Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Desafio
Controle é uma função que compõe o processo administrativo. Controlar significa definir padrões, monitorar desempenho e averiguar se as atividades efetivas estão de acordo com as atividades planejadas, com a proposta de utilização de métodos estatísticos para o acompanhamento e o controle das diferentes atividades do processo.
Caso o resultado não seja o esperado ou satisfatório, o gestor deve definir ações corretivas com o objetivo de corrigir as falhas ou erros, prevenindo o surgimento de situações futuras.
Acompanhe a seguinte situação:
Diante do cenário apresentado e na condição de gerente designado pela direção para tentar salvar a fábrica, por onde você começará sua análise? Quais indicadores e ações pode sugerir?
Padrão de resposta esperado
Embora existam diversas maneiras de lidar com a questão, o primeiro passo consistirá em fazer um levantamento detalhado da situação, incluindo a apuração de pedidos em produção (atrasados ou não), a previsão de novas vendas, o levantamento de estoques e demais recursos disponíveis (como equipamentos e pessoal), além de outras variáveis relacionadas à produção. De posse dessas informações, deve-se realizar a reorganização da operação com base nos mecanismos essenciais do PCP (carregamento, sequenciamento e programação), estabelecendo a retomada da atividade produtiva da fábrica, bem como a montagem do plano mestre de produção, contendo as informações necessárias para o desenvolvimento das atividades.
É necessário também promover integração entre as áreas, como vendas, por exemplo, para que os novos pedidos sejam assumidos de acordo com as capacidades reais da fábrica, evitando novos atrasos. Retomada a produção, deve-se avaliar a operação e localizar possíveis restrições (gargalos) e, sobre elas, tomar as medidas cabíveis, como adequação das demais atividades em razão da capacidade do gargalo (para evitar desperdícios), além de manter o gargalo em produção máxima e, se possível, ininterrupta para que sua capacidade possa ser ampliada, permitindo a elevação da produtividade da operação como um todo.
Tomadas essas medidas, deve-se seguir acompanhando a operação a fim de monitorar e controlar a produção, verificando se as atividades estão sendo desempenhadas conforme planejado, realizando possíveis ajustes se necessário para que possam ser gerados os resultados esperados, evitando, assim, o fechamento da unidade.

Mais conteúdos dessa disciplina