Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO5 História para Notário e Registrador (TJ MA) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

John Manoel Monteiro, em sua obra Negros da Terra, discorre sobre o processo de educação e catequese imprimido pelos jesuítas aos índios do Brasil quinhentista. Sobre a catequização dos índios promovida pelos jesuítas, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em
I. A catequização dos índios tinha como um de seus objetivos tornar os índios mais dóceis, facilitando o processo de exploração promovido pelos portugueses.
II. Uma das estratégias usadas pelos jesuítas era a destribalização dos índios, misturando índios de diferentes etnias e grupos linguísticos.
III. Até mesmo a geografia das aldeias foi modificada pelos jesuítas, inserindo-se um modelo de disposição das aldeias conforme os padrões europeus.
a) I, II e III.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.

O movimento europeu, ocorrido em fevereiro de 1848, foi um dos primeiros a apresentar propostas de cunho socialista, chocando as elites europeias. A partir deste evento, os movimentos sociais passariam a ser norteados pelas ideias socialistas encontradas nas obras de Engels e Marx.
Assinale, a seguir, esse movimento e suas características.
a) Primavera dos povos: entra em cena o proletariado como proposições de mudança da ordem social.
b) Comuna de Paris: essa revolução se baseava num pacto colonial, ideias liberais e democracia como princípios máximos.
c) Comuna de Paris: o proletariado incorporou suas reivindicações classistas, além da primeira experiência de governo popular.
d) Revolução dos Três Dias Gloriosos: o internacionalismo do proletariado era germinado e exportado para outros países europeus; esse motivo levou ao sucesso deste movimento.

Dentro do período colonial brasileiro, muito se estuda sobre a atuação dos padres jesuítas e sua importância na implementação dos poderes metropolitanos. Sobre a atuação dos padres jesuítas no Brasil Colonial, analise as afirmativas a seguir.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
I. Os jesuítas concordavam com a escravização dos indígenas, assim como concordaram com a escravização dos africanos, posteriormente.
II. Os padres jesuítas procuraram descredibilizar os pajés ou xamãs da tribo, intencionando substituí-los.
III. A conversão dos principais mostrou-se como forma de tentarem influenciar todo o restante da tribo.
IV. A conversão dos mais jovens foi muito eficaz e estes não voltavam às suas práticas quando se tornavam adultos.
a) IV.
b) I e III.
c) I e IV.
d) I, III e IV.

O vice-Rei do Brasil mandou dar baixa do posto de capitão-mor a um índio, porque “se mostrara de tão baixos sentimentos que casou com uma preta, manchando seu sangue com esta aliança e tornando-se assim indigno de exercer o referido posto”.
Todas as proposições estão corretas, EXCETO:
a) Em geral, a situação do índio era muito penosa, mas não equivalia à do negro.
b) A própria Coroa estabelecia uma política menos discriminatória em relação ao índio.
c) As uniões de índio com negro, bem como índio com branco, eram consideradas pela Coroa como desonrosas.
d) A proteção das ordens religiosas nos aldeamentos indígenas impôs limites à exploração pura e simples dos índios.

Analise a imagem a seguir. (Mulher banhando-se no riacho, 1655, óleo sobre madeira, 61,8 x 47 cm. National Gallery, Londres.)
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
a) barroco
b) arcadista
c) surrealista
d) modernista

Alforriados [...] certamente investiram em habilidades, em informações, em comportamentos, em práticas cotidianas, em sentimentos, para, tempos mais tarde, serem eles os escolhidos pelo proprietário moribundo, entre todos os outros companheiros, para, então, “ganharem” suas Cartas de Liberdade.
O excerto anterior discorre sobre algumas estratégias empregadas pelos escravos no Brasil colonial para a obtenção das cartas de alforria. Sobre tais estratégias e as práticas de alforria no Brasil colonial, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Muitos escravos trabalhavam com afinco, tinham bom comportamento, mirando uma possível carta de alforria.
b) Nas Minas Gerais do ouro, os escravos tinham mais possibilidades de alcançarem sua alforria, principalmente aqueles que trabalhavam por jornal, podendo, assim, acumular pecúlio para a compra da alforria.
c) A prática de alforrias foi algo bastante recorrente no nordeste açucareiro, haja vista que os senhores de engenho premiavam os bons escravos com a carta de alforria, dando a eles liberdade após um tempo de trabalho.
d) Alguns escravos investiram em comportamentos bem vistos pelos senhores, criando até mesmo vínculos como, por exemplo, ao convidarem seus senhores para batizarem seus filhos, o que, futuramente, poderia ser convertido em uma carta de alforria.

Pelas palavras das Escrituras somos instruídos de que há duas espadas: a espiritual e a temporal [...]. É preciso que uma espada esteja sob o domínio da outra, por conseguinte que o poder temporal se submeta ao poder espiritual.
Bula Unam Sanctam, de Bonifácio VIII, se refere a:
a) Papa Bonifácio VIII; uma exceção entre os religiosos que sempre apoiaram os monarcas, sustentando o poder centralizado das monarquias.
b) Teoria do direito divino, que justificava o poder dos reis; havia uma aliança longa entre os poderes espiritual e temporal, em que ambos se beneficiavam.
c) Alguns teóricos afirmavam que o trono real não é o trono de um homem; mas, o trono do próprio Deus. Isso justifica a aliança entre os poderes espiritual e temporal.
d) Escritos de Bonifácio VIII, que relatavam as disputas entre o papado e os imperadores pelo poder universal. Os imperadores reagiram contra o internacionalismo do Papa e a sua influência.

No decorrer dos regimes autoritários que assolaram a América Latina nos anos 1960 e 1970, iniciou‐se um processo de resistência democrática em várias esferas sociais, incluindo vários atores e instituições sociais. Tal processo foi fundamental para o enfraquecimento e o fim dos regimes militares em diversos países, bem como para as mobilizações e conquistas que se seguiram, dentre as quais é correto citar:
a) As indenizações impostas aos militares que, no contexto da recessão econômica, marcaram a volta ao “Estado de Direito”.
b) A organização de partidos políticos de extrema direita, de movimentos anarcossindicalistas e de movimentos estudantis.
c) A mobilização de grupos de esquerda, o que resultou na instituição integral da democracia, agora de maneira institucional.
d) O recrudescimento das pressões civis pela punição aos militares e pelo reconhecimento oficial dos mortos e desaparecidos durante o regime.

A Idade Moderna foi palco do absolutismo político e do mercantilismo econômico. O mercantilismo pode ser caracterizado como um conjunto de práticas e ideias econômicas adotadas pelos reis, que tinham os burgueses endinheirados como parceiros comerciais, para fortalecer o Estado e ampliar o poderio econômico da burguesia. Sobre o mercantilismo, é correto afirmar, no que diz respeito a Portugal, Espanha e suas colônias na América:
a) Uma das táticas do mercantilismo era conquistar territórios, explorar suas riquezas minerais e, depois, abandoná-los, conquistando novos territórios por meio das mesmas técnicas.
b) No colonialismo, os portos das colônias eram abertos para transações comerciais entre diferentes países e colônias, podendo estas escolher o comércio mais lucrativo. Durante a colonização, a Inglaterra foi um dos países que mais comercializaram com as Américas.
c) No sistema mercantilista, as Coroas mantinham um equilíbrio financeiro e comercial entre a produção das colônias e das metrópoles, de forma que as colônias se mantinham comercialmente ativas e mantendo boa lucratividade interna e externa para sua respectiva Coroa.
d) A exploração de metais preciosos nos territórios conquistados foi uma das bases do sistema mercantilista, assim como a manutenção de colônias lucrativas para as Coroas, com a permanência de um sistema de monopólio de consumo de produtos fornecidos exclusivamente pelas metrópoles.

Na mítica cidade do El Dorado, em meio a florestas exuberantes, um cacique mergulhava todos os dias num lagoa de puro ouro, circundado por seus fiéis súditos. Perto dali, às margens de um imenso rio, cujo nome viraria símbolo da extraordinária beleza e biodiversidade do mundo tropical, mulheres guerreiras – chamadas de ‘Amazonas’ por sua semelhança com as da Antiguidade grega – reuniam-se longe dos seus parceiros masculinos, com os quais só se encontravam uma vez por ano, para assegurar a reprodução do seu grupo. Essas histórias maravilhosas, originárias do centro do continente, espalharam‐se pelo mundo no século XVI, logo após a chegada dos primeiros viajantes à América do Sul.
Sobre a apropriação de terras americanas pelos europeus e as consequências do processo de colonização das comunidades ameríndias, é correto afirmar que:
a) O imaginário construído na Europa em relação às terras desconhecidas foi fundamental para consolidar o principal objetivo das Grandes Navegações, ou seja, alcançar a América.
b) O ouro tão esperado e imaginado, cantado em prosa e verso pelos europeus estimulou, bem mais tarde, a prática da agricultura e da pecuária em diversas regiões do território luso‐americano.
c) No caso específico de Portugal, a insersão do índio no trabalho compulsório não chegou a se materializar, devido à imposição do clero jesuítico, que pregava em sua catequese o respeito e a imunidade dos gentios.
d) A Espanha foi o primeiro Estado Europeu a se empenhar na ocupação e exploração das terras americanas e como encontraram indígenas civilizados como os Incas, Astecas e Maias, não tiveram que subjugar os nativos.

Considerando as informações anteriores, é possível ponderar que o Estado Nacional brasileiro em relação aos povos indígenas:
a) Tem consciência política da heterogeneidade das situações indígenas no Brasil.
b) Possui, como princípio elementar, o respeito à diferença, o cultivo da diversidade, a polifonia de tradições e opiniões que se pautem pela tolerância.
c) Em geral, reconheceu a diversidade linguística, os modos de vida e as visões de mundo dos povos de histórias tão distintas como os que habitam o Brasil.
d) Estabeleceu modelos únicos para solucionar os problemas dos índios no país e da sua presença, em longa duração, que vêm desde os alvores das conquistas das Américas.

Sobre o quadro que permitiu o sucesso do tráfico negreiro e sua dinâmica de funcionamento, podemos afirmar que:
a) A escravidão foi criada pelos portugueses, ao chegarem no continente africano, e estabelecerem alianças com as tribos locais.
b) Os africanos eram trazidos para o Brasil para serem usados como escravos, atuando, principalmente, nas indústrias paulistas do século XIX.
c) O trecho deixa claro que o continente africano, com sua organização e cultura, utilizava a mão de obra africana livre, assalariada, mas convertida em mão de obra escrava após a chegada dos portugueses.
d) A escravidão era uma instituição pré-existente no continente africano, o que permitiu aos portugueses se aproveitarem dessa dinâmica comercial de compra de mão de obra, já praticada pelos africanos, os quais escravizavam seus rivais e os vendia aos portugueses.

Sobre a relação existente entre os colonizadores ibéricos e os indígenas de ambos os lados da fronteira, assinale a afirmativa correta.
a) A relação existente entre colonizadores e indígenas foi de dominação dos europeus sobre os saberes e cultura indígenas. No tocante à religião, os colonizadores não tiveram sucesso; os indígenas mantiveram seus ritos; mitologias; e, deuses.
b) A relação existente entre colonizadores e indígenas foi de dominação dos europeus sobre os indígenas. Quando havia resistência indígena em relação à dominação europeia, os índios eram mortos e suas aldeias destruídas. Houve imposição da religião, da língua e da cultura europeias sobre a indígena.
c) O massacre dos povos indígenas, durante o período colonial espanhol e português na América, é considerado o maior genocídio da humanidade. No entanto, a relação existente entre colonizador e população originária foi de empatia; poucos indígenas foram escravizados e suas crianças preservadas.
d) Os indígenas foram escravizados pelo conquistador europeu, que evitou exterminá-los, pois eram mais lucrativos vivos do que mortos. Na América portuguesa, os indígenas se tornaram importante mão de obra no projeto colonizador, e, na América espanhola, ao contrário, utilizou-se mais mão de obra africana do que indígena.

O trecho da música de Belchior retrata o sentimento de um jovem humilde, em um país latino, durante a Ditadura Civil Militar. Os seguintes fragmentos musicais expressam críticas, EXCETO em:
a) “Por isso, cuidado, meu bem há perigo na esquina. Eles venceram e o sinal está fechado pra nós que somos jovens.”
b) “Se você vier me perguntar por onde andei. No tempo em que você sonhava. De olhos abertos, lhe direi. Amigo, eu me desesperava”.
c) “Eu estou muito cansado de não poder, de não poder falar palavra sobre essas coisas sem jeito. Que eu trago em meu peito e que eu acho tão bom.”
d) “Foi por medo de avião que eu segurei pela primeira vez a tua mão. Um gole de conhaque aquele toque em teu cetim que coisa adolescente James Dean.”

Sobre as representações realizadas neste período, é correto afirmar que:
a) Todos, de algum modo, por meio de sermões, ou na pragmática das luzes, encontravam um meio de representar a natureza brasileira.
b) Por meio de pensamento Ilustrado, os autores representaram aspectos importantes, como natureza, homem e ciência; sendo essencial para as ideias edênicas.
c) É comum, aos dois autores, a mesma matriz teológica em seus pensamentos, seja por meio de sermão, ou por escrituras sagradas, assim representam o que há de mais fiel no Brasil.
d) Ambos os autores, embora divergissem em alguns assuntos, possuíam a mesma matriz intelectual; assim, representavam o que era mais comum no pensamento europeu do período.

Considerando o exposto, é INCORRETO afirmar que:
a) As culturas dos povos indígenas sofreram profundas modificações, uma vez que, dentro das etnias, se operaram importantes processos de mudança sociocultural.
b) Adaptados culturalmente ao meio em que habitavam, contavam com pouca experiência prévia de relações interétnicas; por isso, houve impactos na vida cultural após o contato.
c) O enfraquecimento sobremaneira das matrizes cosmológicas e míticas, em torno das quais girava toda a dinâmica da vida tradicional, foi responsável pela adesão total de outras crenças.
d) Resistiram a toda essa história de opressão e repressão. Viver a memória dos ancestrais significa projetar o futuro a partir das riquezas, dos valores, dos conhecimentos e das experiências do passado.

Assinale a alternativa que melhor descreve as principais mudanças que ocorreram na colônia portuguesa após a descoberta das minas de ouro.
a) A construção da capital em Brasília, centralizada na região Centro-Oeste, fez com que as riquezas tanto do Nordeste quanto do Norte, Oeste, Sudeste e Sul fossem melhor administradas do que as do Rio de Janeiro, promovendo equidade econômica e social entre as diversas regiões do país.
b) Uma das principais mudanças foi a divisão do imenso território português, com administrações distintas entre o Nordeste açucareiro e a região das minas, mais ao sul. A capitania de São Paulo despontou como importante no cenário colonial com a chegada dos padres jesuítas e a transposição da Serra do Mar.
c) Deslocou o eixo econômico para o Centro-Sul do Brasil. A capital Salvador perdeu seu posto para o Rio de Janeiro, em 1763. Houve corrida migratória para a região das minas e aumento do tráfico de pessoas da África para trabalhar na mineração. A população aumentou muito e ocorreu maior interiorização territorial.
d) A abertura dos portos às nações amigas foi um dos principais acontecimentos da descoberta do ouro em Minas Gerais. O ouro precisava ser escoado rapidamente, e a abertura dos portos foi uma solução inteligente e prática. A Inglaterra se tornou, rapidamente, o maior parceiro comercial de Portugal, e uma parte considerável do ouro do Brasil foi diretamente para os portos ingleses.

O fascismo, primeiro em sua forma original italiana, depois na forma alemã do nacional-socialismo, inspirou outras forças antiliberais, as apoiou e deu à direita internacional um senso de confiança histórica: na década de 1930 parecia a onda do futuro.
Sobre o fascismo, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O fascismo, primeiro em sua forma original italiana, depois na forma alemã do nacional-socialismo, inspirou outras forças antiliberais, as apoiou e deu à direita internacional um senso de confiança histórica: na década de 1930 parecia a onda do futuro.
b) Os fascistas denunciavam a emancipação liberal — as mulheres deviam ficar em casa e ter muitos filhos — e desconfiavam da corrosiva influência da cultura moderna, sobretudo das artes modernistas, que os nacional-socialistas alemães descreviam como “bolchevismo cultural” e degeneradas.
c) A grande diferença entre a direita fascista e não fascista era que o fascismo existia mobilizando massas de baixo para cima. Pertencia essencialmente à era da política democrática e popular que os reacionários tradicionais deploravam, e que os defensores do “Estado orgânico” tentavam contornar. O fascismo rejubilava-se na mobilização das massas, e a mantinha simbolicamente na forma de teatro público.
d) Hostil como era, em princípio, a herança do Iluminismo e da Revolução Francesa do século XVIII, o fascismo podia formalmente acreditar em modernidade e progresso, mas não se acanhava em combinar um lunático conjunto de crenças com uma modernidade tecnológica em questões práticas, mesmo quando ela comprometia sua pesquisa científica básica feita em premissas ideológicas. O fascismo era triunfantemente liberal. Também forneceu a prova de que o homem pode, sem dificuldade, combinar crenças malucas sobre o mundo com um confiante domínio de alta tecnologia contemporânea.

Sabe‐se que o processo de interiorização do Brasil durante o início da colonização esteve intimamente ligado às atividades econômicas que aqui se estabeleceram.
Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A estrutura fundiária colonial acabou por se consolidar também nessa atividade (pecuária).
( ) Ao contrário do que defende uma ampla parcela da historiografia, a interiorização do processo colonizador foi fruto basicamente da pecuária.
( ) Os engenhos de açúcar começaram a surgir em decorrência das necessidades de abastecimento das populações das vilas e cidades que tiveram seu nascimento ligado à mineração.
( ) Nos primórdios da colonização, a facilidade de transporte por via fluvial e naval, sobretudo através dos Rio Amazonas e Prata, estimulou a interiorização da ocupação portuguesa.
( ) Muito importante foi o papel desempenhado pelas missões jesuítas e não menos importante foi a busca pelas drogas do sertão e do ouro, diamantes e esmeraldas.
a) V, V, F, V, F.
b) V, F, F, F, V.
c) F, V, V, V, F.
d) F, V, F, V, F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

John Manoel Monteiro, em sua obra Negros da Terra, discorre sobre o processo de educação e catequese imprimido pelos jesuítas aos índios do Brasil quinhentista. Sobre a catequização dos índios promovida pelos jesuítas, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em
I. A catequização dos índios tinha como um de seus objetivos tornar os índios mais dóceis, facilitando o processo de exploração promovido pelos portugueses.
II. Uma das estratégias usadas pelos jesuítas era a destribalização dos índios, misturando índios de diferentes etnias e grupos linguísticos.
III. Até mesmo a geografia das aldeias foi modificada pelos jesuítas, inserindo-se um modelo de disposição das aldeias conforme os padrões europeus.
a) I, II e III.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.

O movimento europeu, ocorrido em fevereiro de 1848, foi um dos primeiros a apresentar propostas de cunho socialista, chocando as elites europeias. A partir deste evento, os movimentos sociais passariam a ser norteados pelas ideias socialistas encontradas nas obras de Engels e Marx.
Assinale, a seguir, esse movimento e suas características.
a) Primavera dos povos: entra em cena o proletariado como proposições de mudança da ordem social.
b) Comuna de Paris: essa revolução se baseava num pacto colonial, ideias liberais e democracia como princípios máximos.
c) Comuna de Paris: o proletariado incorporou suas reivindicações classistas, além da primeira experiência de governo popular.
d) Revolução dos Três Dias Gloriosos: o internacionalismo do proletariado era germinado e exportado para outros países europeus; esse motivo levou ao sucesso deste movimento.

Dentro do período colonial brasileiro, muito se estuda sobre a atuação dos padres jesuítas e sua importância na implementação dos poderes metropolitanos. Sobre a atuação dos padres jesuítas no Brasil Colonial, analise as afirmativas a seguir.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
I. Os jesuítas concordavam com a escravização dos indígenas, assim como concordaram com a escravização dos africanos, posteriormente.
II. Os padres jesuítas procuraram descredibilizar os pajés ou xamãs da tribo, intencionando substituí-los.
III. A conversão dos principais mostrou-se como forma de tentarem influenciar todo o restante da tribo.
IV. A conversão dos mais jovens foi muito eficaz e estes não voltavam às suas práticas quando se tornavam adultos.
a) IV.
b) I e III.
c) I e IV.
d) I, III e IV.

O vice-Rei do Brasil mandou dar baixa do posto de capitão-mor a um índio, porque “se mostrara de tão baixos sentimentos que casou com uma preta, manchando seu sangue com esta aliança e tornando-se assim indigno de exercer o referido posto”.
Todas as proposições estão corretas, EXCETO:
a) Em geral, a situação do índio era muito penosa, mas não equivalia à do negro.
b) A própria Coroa estabelecia uma política menos discriminatória em relação ao índio.
c) As uniões de índio com negro, bem como índio com branco, eram consideradas pela Coroa como desonrosas.
d) A proteção das ordens religiosas nos aldeamentos indígenas impôs limites à exploração pura e simples dos índios.

Analise a imagem a seguir. (Mulher banhando-se no riacho, 1655, óleo sobre madeira, 61,8 x 47 cm. National Gallery, Londres.)
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
a) barroco
b) arcadista
c) surrealista
d) modernista

Alforriados [...] certamente investiram em habilidades, em informações, em comportamentos, em práticas cotidianas, em sentimentos, para, tempos mais tarde, serem eles os escolhidos pelo proprietário moribundo, entre todos os outros companheiros, para, então, “ganharem” suas Cartas de Liberdade.
O excerto anterior discorre sobre algumas estratégias empregadas pelos escravos no Brasil colonial para a obtenção das cartas de alforria. Sobre tais estratégias e as práticas de alforria no Brasil colonial, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Muitos escravos trabalhavam com afinco, tinham bom comportamento, mirando uma possível carta de alforria.
b) Nas Minas Gerais do ouro, os escravos tinham mais possibilidades de alcançarem sua alforria, principalmente aqueles que trabalhavam por jornal, podendo, assim, acumular pecúlio para a compra da alforria.
c) A prática de alforrias foi algo bastante recorrente no nordeste açucareiro, haja vista que os senhores de engenho premiavam os bons escravos com a carta de alforria, dando a eles liberdade após um tempo de trabalho.
d) Alguns escravos investiram em comportamentos bem vistos pelos senhores, criando até mesmo vínculos como, por exemplo, ao convidarem seus senhores para batizarem seus filhos, o que, futuramente, poderia ser convertido em uma carta de alforria.

Pelas palavras das Escrituras somos instruídos de que há duas espadas: a espiritual e a temporal [...]. É preciso que uma espada esteja sob o domínio da outra, por conseguinte que o poder temporal se submeta ao poder espiritual.
Bula Unam Sanctam, de Bonifácio VIII, se refere a:
a) Papa Bonifácio VIII; uma exceção entre os religiosos que sempre apoiaram os monarcas, sustentando o poder centralizado das monarquias.
b) Teoria do direito divino, que justificava o poder dos reis; havia uma aliança longa entre os poderes espiritual e temporal, em que ambos se beneficiavam.
c) Alguns teóricos afirmavam que o trono real não é o trono de um homem; mas, o trono do próprio Deus. Isso justifica a aliança entre os poderes espiritual e temporal.
d) Escritos de Bonifácio VIII, que relatavam as disputas entre o papado e os imperadores pelo poder universal. Os imperadores reagiram contra o internacionalismo do Papa e a sua influência.

No decorrer dos regimes autoritários que assolaram a América Latina nos anos 1960 e 1970, iniciou‐se um processo de resistência democrática em várias esferas sociais, incluindo vários atores e instituições sociais. Tal processo foi fundamental para o enfraquecimento e o fim dos regimes militares em diversos países, bem como para as mobilizações e conquistas que se seguiram, dentre as quais é correto citar:
a) As indenizações impostas aos militares que, no contexto da recessão econômica, marcaram a volta ao “Estado de Direito”.
b) A organização de partidos políticos de extrema direita, de movimentos anarcossindicalistas e de movimentos estudantis.
c) A mobilização de grupos de esquerda, o que resultou na instituição integral da democracia, agora de maneira institucional.
d) O recrudescimento das pressões civis pela punição aos militares e pelo reconhecimento oficial dos mortos e desaparecidos durante o regime.

A Idade Moderna foi palco do absolutismo político e do mercantilismo econômico. O mercantilismo pode ser caracterizado como um conjunto de práticas e ideias econômicas adotadas pelos reis, que tinham os burgueses endinheirados como parceiros comerciais, para fortalecer o Estado e ampliar o poderio econômico da burguesia. Sobre o mercantilismo, é correto afirmar, no que diz respeito a Portugal, Espanha e suas colônias na América:
a) Uma das táticas do mercantilismo era conquistar territórios, explorar suas riquezas minerais e, depois, abandoná-los, conquistando novos territórios por meio das mesmas técnicas.
b) No colonialismo, os portos das colônias eram abertos para transações comerciais entre diferentes países e colônias, podendo estas escolher o comércio mais lucrativo. Durante a colonização, a Inglaterra foi um dos países que mais comercializaram com as Américas.
c) No sistema mercantilista, as Coroas mantinham um equilíbrio financeiro e comercial entre a produção das colônias e das metrópoles, de forma que as colônias se mantinham comercialmente ativas e mantendo boa lucratividade interna e externa para sua respectiva Coroa.
d) A exploração de metais preciosos nos territórios conquistados foi uma das bases do sistema mercantilista, assim como a manutenção de colônias lucrativas para as Coroas, com a permanência de um sistema de monopólio de consumo de produtos fornecidos exclusivamente pelas metrópoles.

Na mítica cidade do El Dorado, em meio a florestas exuberantes, um cacique mergulhava todos os dias num lagoa de puro ouro, circundado por seus fiéis súditos. Perto dali, às margens de um imenso rio, cujo nome viraria símbolo da extraordinária beleza e biodiversidade do mundo tropical, mulheres guerreiras – chamadas de ‘Amazonas’ por sua semelhança com as da Antiguidade grega – reuniam-se longe dos seus parceiros masculinos, com os quais só se encontravam uma vez por ano, para assegurar a reprodução do seu grupo. Essas histórias maravilhosas, originárias do centro do continente, espalharam‐se pelo mundo no século XVI, logo após a chegada dos primeiros viajantes à América do Sul.
Sobre a apropriação de terras americanas pelos europeus e as consequências do processo de colonização das comunidades ameríndias, é correto afirmar que:
a) O imaginário construído na Europa em relação às terras desconhecidas foi fundamental para consolidar o principal objetivo das Grandes Navegações, ou seja, alcançar a América.
b) O ouro tão esperado e imaginado, cantado em prosa e verso pelos europeus estimulou, bem mais tarde, a prática da agricultura e da pecuária em diversas regiões do território luso‐americano.
c) No caso específico de Portugal, a insersão do índio no trabalho compulsório não chegou a se materializar, devido à imposição do clero jesuítico, que pregava em sua catequese o respeito e a imunidade dos gentios.
d) A Espanha foi o primeiro Estado Europeu a se empenhar na ocupação e exploração das terras americanas e como encontraram indígenas civilizados como os Incas, Astecas e Maias, não tiveram que subjugar os nativos.

Considerando as informações anteriores, é possível ponderar que o Estado Nacional brasileiro em relação aos povos indígenas:
a) Tem consciência política da heterogeneidade das situações indígenas no Brasil.
b) Possui, como princípio elementar, o respeito à diferença, o cultivo da diversidade, a polifonia de tradições e opiniões que se pautem pela tolerância.
c) Em geral, reconheceu a diversidade linguística, os modos de vida e as visões de mundo dos povos de histórias tão distintas como os que habitam o Brasil.
d) Estabeleceu modelos únicos para solucionar os problemas dos índios no país e da sua presença, em longa duração, que vêm desde os alvores das conquistas das Américas.

Sobre o quadro que permitiu o sucesso do tráfico negreiro e sua dinâmica de funcionamento, podemos afirmar que:
a) A escravidão foi criada pelos portugueses, ao chegarem no continente africano, e estabelecerem alianças com as tribos locais.
b) Os africanos eram trazidos para o Brasil para serem usados como escravos, atuando, principalmente, nas indústrias paulistas do século XIX.
c) O trecho deixa claro que o continente africano, com sua organização e cultura, utilizava a mão de obra africana livre, assalariada, mas convertida em mão de obra escrava após a chegada dos portugueses.
d) A escravidão era uma instituição pré-existente no continente africano, o que permitiu aos portugueses se aproveitarem dessa dinâmica comercial de compra de mão de obra, já praticada pelos africanos, os quais escravizavam seus rivais e os vendia aos portugueses.

Sobre a relação existente entre os colonizadores ibéricos e os indígenas de ambos os lados da fronteira, assinale a afirmativa correta.
a) A relação existente entre colonizadores e indígenas foi de dominação dos europeus sobre os saberes e cultura indígenas. No tocante à religião, os colonizadores não tiveram sucesso; os indígenas mantiveram seus ritos; mitologias; e, deuses.
b) A relação existente entre colonizadores e indígenas foi de dominação dos europeus sobre os indígenas. Quando havia resistência indígena em relação à dominação europeia, os índios eram mortos e suas aldeias destruídas. Houve imposição da religião, da língua e da cultura europeias sobre a indígena.
c) O massacre dos povos indígenas, durante o período colonial espanhol e português na América, é considerado o maior genocídio da humanidade. No entanto, a relação existente entre colonizador e população originária foi de empatia; poucos indígenas foram escravizados e suas crianças preservadas.
d) Os indígenas foram escravizados pelo conquistador europeu, que evitou exterminá-los, pois eram mais lucrativos vivos do que mortos. Na América portuguesa, os indígenas se tornaram importante mão de obra no projeto colonizador, e, na América espanhola, ao contrário, utilizou-se mais mão de obra africana do que indígena.

O trecho da música de Belchior retrata o sentimento de um jovem humilde, em um país latino, durante a Ditadura Civil Militar. Os seguintes fragmentos musicais expressam críticas, EXCETO em:
a) “Por isso, cuidado, meu bem há perigo na esquina. Eles venceram e o sinal está fechado pra nós que somos jovens.”
b) “Se você vier me perguntar por onde andei. No tempo em que você sonhava. De olhos abertos, lhe direi. Amigo, eu me desesperava”.
c) “Eu estou muito cansado de não poder, de não poder falar palavra sobre essas coisas sem jeito. Que eu trago em meu peito e que eu acho tão bom.”
d) “Foi por medo de avião que eu segurei pela primeira vez a tua mão. Um gole de conhaque aquele toque em teu cetim que coisa adolescente James Dean.”

Sobre as representações realizadas neste período, é correto afirmar que:
a) Todos, de algum modo, por meio de sermões, ou na pragmática das luzes, encontravam um meio de representar a natureza brasileira.
b) Por meio de pensamento Ilustrado, os autores representaram aspectos importantes, como natureza, homem e ciência; sendo essencial para as ideias edênicas.
c) É comum, aos dois autores, a mesma matriz teológica em seus pensamentos, seja por meio de sermão, ou por escrituras sagradas, assim representam o que há de mais fiel no Brasil.
d) Ambos os autores, embora divergissem em alguns assuntos, possuíam a mesma matriz intelectual; assim, representavam o que era mais comum no pensamento europeu do período.

Considerando o exposto, é INCORRETO afirmar que:
a) As culturas dos povos indígenas sofreram profundas modificações, uma vez que, dentro das etnias, se operaram importantes processos de mudança sociocultural.
b) Adaptados culturalmente ao meio em que habitavam, contavam com pouca experiência prévia de relações interétnicas; por isso, houve impactos na vida cultural após o contato.
c) O enfraquecimento sobremaneira das matrizes cosmológicas e míticas, em torno das quais girava toda a dinâmica da vida tradicional, foi responsável pela adesão total de outras crenças.
d) Resistiram a toda essa história de opressão e repressão. Viver a memória dos ancestrais significa projetar o futuro a partir das riquezas, dos valores, dos conhecimentos e das experiências do passado.

Assinale a alternativa que melhor descreve as principais mudanças que ocorreram na colônia portuguesa após a descoberta das minas de ouro.
a) A construção da capital em Brasília, centralizada na região Centro-Oeste, fez com que as riquezas tanto do Nordeste quanto do Norte, Oeste, Sudeste e Sul fossem melhor administradas do que as do Rio de Janeiro, promovendo equidade econômica e social entre as diversas regiões do país.
b) Uma das principais mudanças foi a divisão do imenso território português, com administrações distintas entre o Nordeste açucareiro e a região das minas, mais ao sul. A capitania de São Paulo despontou como importante no cenário colonial com a chegada dos padres jesuítas e a transposição da Serra do Mar.
c) Deslocou o eixo econômico para o Centro-Sul do Brasil. A capital Salvador perdeu seu posto para o Rio de Janeiro, em 1763. Houve corrida migratória para a região das minas e aumento do tráfico de pessoas da África para trabalhar na mineração. A população aumentou muito e ocorreu maior interiorização territorial.
d) A abertura dos portos às nações amigas foi um dos principais acontecimentos da descoberta do ouro em Minas Gerais. O ouro precisava ser escoado rapidamente, e a abertura dos portos foi uma solução inteligente e prática. A Inglaterra se tornou, rapidamente, o maior parceiro comercial de Portugal, e uma parte considerável do ouro do Brasil foi diretamente para os portos ingleses.

O fascismo, primeiro em sua forma original italiana, depois na forma alemã do nacional-socialismo, inspirou outras forças antiliberais, as apoiou e deu à direita internacional um senso de confiança histórica: na década de 1930 parecia a onda do futuro.
Sobre o fascismo, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O fascismo, primeiro em sua forma original italiana, depois na forma alemã do nacional-socialismo, inspirou outras forças antiliberais, as apoiou e deu à direita internacional um senso de confiança histórica: na década de 1930 parecia a onda do futuro.
b) Os fascistas denunciavam a emancipação liberal — as mulheres deviam ficar em casa e ter muitos filhos — e desconfiavam da corrosiva influência da cultura moderna, sobretudo das artes modernistas, que os nacional-socialistas alemães descreviam como “bolchevismo cultural” e degeneradas.
c) A grande diferença entre a direita fascista e não fascista era que o fascismo existia mobilizando massas de baixo para cima. Pertencia essencialmente à era da política democrática e popular que os reacionários tradicionais deploravam, e que os defensores do “Estado orgânico” tentavam contornar. O fascismo rejubilava-se na mobilização das massas, e a mantinha simbolicamente na forma de teatro público.
d) Hostil como era, em princípio, a herança do Iluminismo e da Revolução Francesa do século XVIII, o fascismo podia formalmente acreditar em modernidade e progresso, mas não se acanhava em combinar um lunático conjunto de crenças com uma modernidade tecnológica em questões práticas, mesmo quando ela comprometia sua pesquisa científica básica feita em premissas ideológicas. O fascismo era triunfantemente liberal. Também forneceu a prova de que o homem pode, sem dificuldade, combinar crenças malucas sobre o mundo com um confiante domínio de alta tecnologia contemporânea.

Sabe‐se que o processo de interiorização do Brasil durante o início da colonização esteve intimamente ligado às atividades econômicas que aqui se estabeleceram.
Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A estrutura fundiária colonial acabou por se consolidar também nessa atividade (pecuária).
( ) Ao contrário do que defende uma ampla parcela da historiografia, a interiorização do processo colonizador foi fruto basicamente da pecuária.
( ) Os engenhos de açúcar começaram a surgir em decorrência das necessidades de abastecimento das populações das vilas e cidades que tiveram seu nascimento ligado à mineração.
( ) Nos primórdios da colonização, a facilidade de transporte por via fluvial e naval, sobretudo através dos Rio Amazonas e Prata, estimulou a interiorização da ocupação portuguesa.
( ) Muito importante foi o papel desempenhado pelas missões jesuítas e não menos importante foi a busca pelas drogas do sertão e do ouro, diamantes e esmeraldas.
a) V, V, F, V, F.
b) V, F, F, F, V.
c) F, V, V, V, F.
d) F, V, F, V, F.

Prévia do material em texto

História para Notário e Registrador (TJ MA) 2023 (
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2dE51 )
Ordenação: Por Matéria
História
Questão 1001: Instituto Consulplan - Prof (Rosário L)/Pref Rosário da L/II/História/2022
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade Coloniais
John Manoel Monteiro, em sua obra Negros da Terra, discorre sobre o processo de educação e catequese
imprimido pelos jesuítas aos índios do Brasil quinhentista. Sobre a catequização dos índios promovida
pelos jesuítas, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A catequização dos índios tinha como um de seus objetivos tornar os índios mais dóceis,
facilitando o processo de exploração promovido pelos portugueses.
 
II. Uma das estratégias usadas pelos jesuítas era a destribalização dos índios, misturando índios de
diferentes etnias e grupos linguísticos.
 
III. Até mesmo a geografia das aldeias foi modificada pelos jesuítas, inserindo-se um modelo de
disposição das aldeias conforme os padrões europeus.
 
Está correto o que se afirma em
 a) I, II e III.
 b) III, apenas.
 c) I e II, apenas.
 d) I e III, apenas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2229140
Questão 1002: Instituto Consulplan - Ag (CM Barbacena)/CM
Barbacena/Administrativo/2022
Assunto: Povos Americanos (maias, astecas e incas)
Arqueólogos peruanos encontraram 14 múmias do período pré-Inca no Peru. Dos restos mortais, seis
deles eram de crianças, possivelmente sacrifícios, enterradas junto com uma importante figura social
no antigo complexo urbano de barro de Cajamarquilla, nos arredores de Lima, há mais de 1.000
anos.
 
(Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/02/15/arqueologos-encontram-14-mumias-do-periodo-
pre-inca-no-peru. ghtml. Acesso em: 18/02/2022.)
 
A civilização Inca foi importante durante o período pré- -colombiano; sobre tal civilização, marque V para
as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) Os incas (chamados de quéchua) dominavam a região de Cuzco.
 
( ) Desenvolveram um vasto império na região andina, estenderam pelos territórios que,
atualmente, correspondem à parte da Colômbia até o norte do Chile e Argentina.
 
( ) Construíram um império que era baseado em um sistema de governo conhecido como teocracia.
 
( ) Possuíam uma cultura sofisticada e suas construções marcantes, como a rede de estradas que
interligava as diferentes partes do império.
 
A sequência está correta em
 a) V, V, V, V.
 b) F, V, F, V.
 c) F, F, F, F.
 d) V, F, V, F.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2095017
Questão 1003: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: As Revoluções Burguesas e o Nacionalismo
O movimento europeu, ocorrido em fevereiro de 1848, foi um dos primeiros a apresentar propostas de
cunho socialista, chocando as elites europeias. A partir deste evento, os movimentos sociais passariam a
ser norteados pelas ideias socialistas encontradas nas obras de Engels e Marx. Assinale, a seguir, esse
movimento e suas características.
 a) Primavera dos povos: entra em cena o proletariado como proposições de mudança da ordem
social.
 b) Comuna de Paris: essa revolução se baseava num pacto colonial, ideias liberais e democracia como
princípios máximos.
 c) Comuna de Paris: o proletariado incorporou suas reivindicações classistas, além da primeira
experiência de governo popular.
 d) Revolução dos Três Dias Gloriosos: o internacionalismo do proletariado era germinado e exportado
para outros países europeus; esse motivo levou ao sucesso deste movimento.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2097065
Questão 1004: Instituto Consulplan - Prof (Rosário L)/Pref Rosário da L/II/História/2022
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade Coloniais
Dentro do período colonial brasileiro, muito se estuda sobre a atuação dos padres jesuítas e sua
importância na implementação dos poderes metropolitanos. Sobre a atuação dos padres jesuítas no
Brasil Colonial, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Os jesuítas concordavam com a escravização dos indígenas, assim como concordaram com a
escravização dos africanos, posteriormente.
 
II. Os padres jesuítas procuraram descredibilizar os pajés ou xamãs da tribo, intencionando
substituí-los.
 
III. A conversão dos principais mostrou-se como forma de tentarem influenciar todo o restante da
tribo.
 
IV. A conversão dos mais jovens foi muito eficaz e estes não voltavam às suas práticas quando se
tornavam adultos.
 
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
 a) IV.
 b) I e III.
 c) I e IV.
 d) I, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2229141
Questão 1005: Instituto Consulplan - Prof (Pref Formiga)/Pref Formiga/História/2020
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade Coloniais
O vice-Rei do Brasil mandou dar baixa do posto de capitão- -mor a um índio, porque “se mostrara de tão
baixos sentimentos que casou com uma preta, manchando seu sangue com esta aliança e tornando-se
assim indigno de exercer o referido posto”.
(Fausto, 2008 p. 68.)
 
Todas as proposições estão corretas, EXCETO:
 a) Em geral, a situação do índio era muito penosa, mas não equivalia à do negro.
 b) A própria Coroa estabelecia uma política menos discriminatória em relação ao índio.
 c) As uniões de índio com negro, bem como índio com branco, eram consideradas pela Coroa como
desonrosas.
 d) A proteção das ordens religiosas nos aldeamentos indígenas impôs limites à exploração pura e
simples dos índios.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1545632
Questão 1006: Instituto Consulplan - Atu (IPASG)/IPASG/2021
Assunto: Artes, Culturas e Sociedades: do Renascimento ao Pré-romantismo
Analise a imagem a seguir.
 
(Mulher banhando-se no riacho, 1655, óleo sobre madeira, 61,8 x 47 cm. National Gallery, Londres.)
 
“O quadro é uma das obras-primas do artista , Rembrandt, no auge da fama e do domínio
absoluto da sua arte. É uma imagem delicadamente íntima, informal na pose e de uma irresistível
proximidade que se supôs tratar-se de uma obra incompleta.” Assinale a alternativa que completa
corretamente a afirmativa anterior.
 a) barroco
 b) arcadista
 c) surrealista
 d) modernista
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2096552
Questão 1007: Instituto Consulplan - Prof (Rosário L)/Pref Rosário da L/II/História/2022
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade Coloniais
Alforriados [...] certamente investiram em habilidades, em informações, em comportamentos, em
práticas cotidianas, em sentimentos, para, tempos mais tarde, serem eles os escolhidos pelo proprietário
moribundo, entre todos os outros companheiros, para, então, “ganharem” suas Cartas de Liberdade.
 
(PAIVA, Eduardo França. Escravos e libertos nas Minas Gerais do século
XVIII: estratégias de resistência através dos testamentos.
São Paulo: Annablume, 1995, p. 62.)
 
O excerto anterior discorre sobre algumas estratégias empregadas pelos escravos no Brasil colonial para
a obtenção das cartas de alforria. Sobre tais estratégias e as práticas de alforria no Brasil colonial,
assinale a afirmativa INCORRETA.
 a) Muitos escravos trabalhavam com afinco, tinham bom comportamento, mirando uma possível carta
de alforria.
 b) Nas Minas Gerais do ouro, os escravos tinham mais possibilidades de alcançarem sua alforria,
principalmente aqueles que trabalhavam por jornal, podendo, assim, acumular pecúlio para a compra da
alforria.
 c) A prática de alforrias foi algo bastante recorrente no nordeste açucareiro, haja vista que os
senhores de engenho premiavam os bons escravos com a carta de alforria, dando a eles liberdade após
um tempo de trabalho.
 d) Alguns escravos investiram em comportamentos bem vistos pelos senhores, criando até mesmo
vínculos como, por exemplo, ao convidarem seus senhores para batizarem seus filhos,o que,
futuramente, poderia ser convertido em uma carta de alforria.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2229146
Questão 1008: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Igreja Católica na Idade Média
“Pelas palavras das Escrituras somos instruídos de que há duas espadas: a espiritual e a temporal [...]. É
preciso que uma espada esteja sob o domínio da outra, por conseguinte que o poder temporal se
submeta ao poder espiritual.”
 
(Bonifácio VIII, Bula Unam Sanctam; 1302.)
 
Bula Unam Sanctam, de Bonifácio VIII, se refere a:
 a) Papa Bonifácio VIII; uma exceção entre os religiosos que sempre apoiaram os monarcas,
sustentando o poder centralizado das monarquias.
 b) Teoria do direito divino, que justificava o poder dos reis; havia uma aliança longa entre os poderes
espiritual e temporal, em que ambos se beneficiavam.
 c) Alguns teóricos afirmavam que o trono real não é o trono de um homem; mas, o trono do próprio
Deus. Isso justifica a aliança entre os poderes espiritual e temporal.
 d) Escritos de Bonifácio VIII, que relatavam as disputas entre o papado e os imperadores pelo poder
universal. Os imperadores reagiram contra o internacionalismo do Papa e a sua influência.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2097063
Questão 1009: CONSULPLAN - Tec NS I (Patos MG)/Pref Patos MG/Historiador/2015
Assunto: América Latina no Século XX
No decorrer dos regimes autoritários que assolaram a América Latina nos anos 1960 e 1970, iniciou‐se
um processo de resistência democrática em várias esferas sociais, incluindo vários atores e instituições
sociais. Tal processo foi fundamental para o enfraquecimento e o fim dos regimes militares em diversos
países, bem como para as mobilizações e conquistas que se seguiram, dentre as quais é correto citar:
 a) As indenizações impostas aos militares que, no contexto da recessão econômica, marcaram a volta
ao “Estado de Direito”.
 b) A organização de partidos políticos de extrema direita, de movimentos anarcossindicalistas e de
movimentos estudantis.
 c) A mobilização de grupos de esquerda, o que resultou na instituição integral da democracia, agora
de maneira institucional.
 d) O recrudescimento das pressões civis pela punição aos militares e pelo reconhecimento oficial dos
mortos e desaparecidos durante o regime.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394686
Questão 1010: Instituto Consulplan - Prof (Rosário L)/Pref Rosário da L/II/História/2022
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
A Idade Moderna foi palco do absolutismo político e do mercantilismo econômico. O mercantilismo pode
ser caracterizado como um conjunto de práticas e ideias econômicas adotadas pelos reis, que tinham os
burgueses endinheirados como parceiros comerciais, para fortalecer o Estado e ampliar o poderio
econômico da burguesia. Sobre o mercantilismo, é correto afirmar, no que diz respeito a Portugal,
Espanha e suas colônias na América:
 a) Uma das táticas do mercantilismo era conquistar territórios, explorar suas riquezas minerais e,
depois, abandoná-los, conquistando novos territórios por meio das mesmas técnicas.
 b) No colonialismo, os portos das colônias eram abertos para transações comerciais entre diferentes
países e colônias, podendo estas escolher o comércio mais lucrativo. Durante a colonização, a Inglaterra
foi um dos países que mais comercializaram com as Américas.
 c) No sistema mercantilista, as Coroas mantinham um equilíbrio financeiro e comercial entre a
produção das colônias e das metrópoles, de forma que as colônias se mantinham comercialmente ativas
e mantendo boa lucratividade interna e externa para sua respectiva Coroa.
 d) A exploração de metais preciosos nos territórios conquistados foi uma das bases do sistema
mercantilista, assim como a manutenção de colônias lucrativas para as Coroas, com a permanência de
um sistema de monopólio de consumo de produtos fornecidos exclusivamente pelas metrópoles.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2229147
Questão 1011: CONSULPLAN - Tec NS I (Patos MG)/Pref Patos MG/Historiador/2015
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
“Na mítica cidade do El Dorado, em meio a florestas exuberantes, um cacique mergulhava todos os dias
numa lagoa de puro ouro, circundado por seus fiéis súditos. Perto dali, às margens de um imenso rio,
cujo nome viraria símbolo da extraordinária beleza e biodiversidade do mundo tropical, mulheres
guerreiras – chamadas de ‘Amazonas’ por sua semelhança com as da Antiguidade grega – reuniam‐se
longe dos seus parceiros masculinos, com os quais só se encontravam uma vez por ano, para assegurar
a reprodução do seu grupo. Essas histórias maravilhosas, originárias do centro do continente,
espalharam‐se pelo mundo no século XVI, logo após a chegada dos primeiros viajantes à América do Sul.
Na Europa, a imagem que se criou da bacia amazônica era repleta de lendas e fantasia.”
 
(Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/retrato/apropriacao‐indevida)
 
Os europeus só conheceram a América em fins do século XV. Porém, muito antes disso, as terras desse
continente já eram habitadas por pessoas que constituíam grupos sociais com modos de vida diferentes
entre si. A chegada dos europeus provocou uma série de mudanças na vida dos povos da América. Muito
tempo antes desse período, mitos fantásticos permeavam o imaginário europeu em relação a terras
distantes. Sobre a apropriação de terras americanas pelos europeus e as consequências do processo de
colonização das comunidades ameríndias, é correto afirmar que:
 a) O imaginário construído na Europa em relação às terras desconhecidas foi fundamental para
consolidar o principal objetivo das Grandes Navegações, ou seja, alcançar a América.
 b) O ouro tão esperado e imaginado, cantado em prosa e verso pelos europeus estimulou, bem mais
tarde, a prática da agricultura e da pecuária em diversas regiões do território luso‐americano.
 c) No caso específico de Portugal, a insersão do índio no trabalho compulsório não chegou a se
materializar, devido à imposição do clero jesuítico, que pregava em sua catequese o respeito e a
imunidade dos gentios.
 d) A Espanha foi o primeiro Estado Europeu a se empenhar na ocupação e exploração das terras
americanas e como encontraram indígenas civilizados como os Incas, Astecas e Maias, não tiveram que
subjugar os nativos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394687
Questão 1012: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Ideologias e Governos
“O que está na base da História do nosso país, que continua a ser incapaz de acolher os seus habitantes
originais – sempre recorrendo a práticas desumanas para promover mudanças em formas de vida que
essas populações conseguiram manter por muito tempo, mesmo sob o ataque feroz das forças coloniais,
que, até hoje, sobrevivem na mentalidade cotidiana de muitos brasileiros –, é a ideia de que os índios
deveriam estar contribuindo para o sucesso de um projeto de exaustão da natureza.”
 
(KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo. Editora: Companhia das Letras, 2019.
P. 21.)
 
Sobre a ideia de “índios”, está em DESACORDO com os conceitos vigentes:
 a) Distinguem entre si e, no conjunto da sociedade, em virtude de seus vínculos históricos com
populações de origem pré-colombiana.
 b) Constituem um indicativo de um estado cultural, claramente manifestado pelos termos: silvícolas,
aborígenes, selvagens, primitivos, dentre outros.
 c) Indicam um segmento da população brasileira que enfrenta problemas de adaptação à sociedade
nacional em decorrência de sua vinculação com tradições pré-colombianas.
 d) Apresentam características particulares; se mantêm com traços físicos e carga genética de
populações pré-colombianase preservam os elementos de sua cultura original.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2097062
Questão 1013: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
“Há uma grande diferença entre os milhões de povos nativos que habitavam as terras que hoje
chamamos de Brasil desde milhares de anos antes da chegada dos portugueses e as poucas centenas de
povos denominados indígenas que, atualmente, compõem os 0,4% da população brasileira, segundo
dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2001). A diferença não é só de tempo nem
de população, mas, principalmente, de cultura, de espírito e de visão do mundo sobre o passado, o
presente e o futuro. Estimativas apontam que, no atual território brasileiro, habitavam pelo menos 5
milhões de pessoas, por ocasião da chegada de Pedro Álvares Cabral, no ano de 1500. Se hoje esse
contingente populacional está reduzido a pouco mais de 700.000 pessoas, muitas coisas ruins as
atingiram.”
 
(LUCIANO, Gersem dos Santos, 2006, P. 17.)
 
Considerando as informações anteriores, é possível ponderar que o Estado Nacional brasileiro em relação
aos povos indígenas:
 a) Tem consciência política da heterogeneidade das situações indígenas no Brasil.
 b) Possui, como princípio elementar, o respeito à diferença, o cultivo da diversidade, a polifonia de
tradições e opiniões que se pautem pela tolerância.
 c) Em geral, reconheceu a diversidade linguística, os modos de vida e as visões de mundo dos povos
de histórias tão distintas como os que habitam o Brasil.
 d) Estabeleceu modelos únicos para solucionar os problemas dos índios no país e da sua presença,
em longa duração, que vêm desde os alvores das conquistas das Américas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2097061
Questão 1014: Instituto Consulplan - Prof (Rosário L)/Pref Rosário da L/II/História/2022
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
O escravo negro tornado mercadoria do século XVI ao XIX, mercadoria absolutamente indispensável ao
Brasil, não vem de um continente desorganizado, sem cultura, sem tradições, sem passado [...]. O
escravo já existe nas sociedades muito hierarquizadas [...]
 
(MATOSO, K. Q., 1982, p. 24-25.)
 
Sobre o quadro que permitiu o sucesso do tráfico negreiro e sua dinâmica de funcionamento, podemos
afirmar que:
 a) A escravidão foi criada pelos portugueses, ao chegarem no continente africano, e estabelecerem
alianças com as tribos locais.
 b) Os africanos eram trazidos para o Brasil para serem usados como escravos, atuando,
principalmente, nas indústrias paulistas do século XIX.
 c) O trecho deixa claro que o continente africano, com sua organização e cultura, utilizava a mão de
obra africana livre, assalariada, mas convertida em mão de obra escrava após a chegada dos
portugueses.
 d) A escravidão era uma instituição pré-existente no continente africano, o que permitiu aos
portugueses se aproveitarem dessa dinâmica comercial de compra de mão de obra, já praticada pelos
africanos, os quais escravizavam seus rivais e os vendia aos portugueses.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2229144
Questão 1015: Instituto Consulplan - Prof (Rosário L)/Pref Rosário da L/II/História/2022
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
O sistema colonial de exploração implementado por Portugal e Espanha na América foi de grande
impacto para as diversas populações nativas. Estima-se que, no final do século XV, existiam 100 milhões
de habitantes na América colonial (indígenas de várias etnias e troncos linguísticos). No final do século
XVI, os indígenas contavam pouco mais de 10 milhões, ou seja, em um século, 90% dos habitantes
originários da América foram exterminados. Sobre a relação existente entre os colonizadores ibéricos e
os indígenas de ambos os lados da fronteira, assinale a afirmativa correta.
 a) A relação existente entre colonizadores e indígenas foi de dominação dos europeus sobre os
saberes e cultura indígenas. No tocante à religião, os colonizadores não tiveram sucesso; os indígenas
mantiveram seus ritos; mitologias; e, deuses.
 b) A relação existente entre colonizadores e indígenas foi de dominação dos europeus sobre os
indígenas. Quando havia resistência indígena em relação à dominação europeia, os índios eram mortos e
suas aldeias destruídas. Houve imposição da religião, da língua e da cultura europeias sobre a indígena.
 c) O massacre dos povos indígenas, durante o período colonial espanhol e português na América, é
considerado o maior genocídio da humanidade. No entanto, a relação existente entre colonizador e
população originária foi de empatia; poucos indígenas foram escravizados e suas crianças preservadas.
 d) Os indígenas foram escravizados pelo conquistador europeu, que evitou exterminá-los, pois eram
mais lucrativos vivos do que mortos. Na América portuguesa, os indígenas se tornaram importante mão
de obra no projeto colonizador, e, na América espanhola, ao contrário, utilizou-se mais mão de obra
africana do que indígena.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2229145
Questão 1016: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
Apenas um rapaz latino-americano
Mas sei que tudo é proibido
Aliás, eu queria dizer
Que tudo é permitido até beijar você no escuro do cinema
Quando ninguém nos vê
Não me peça que eu lhe faça uma canção como se deve
Correta, branca, suave, muito limpa, muito leve
Sons, palavras, são navalhas
E eu não posso cantar como convém
Sem querer ferir ninguém
Mas não se preocupe meu amigo
Com os horrores que eu lhe digo
Isso é somente uma canção
A vida realmente é diferente
Quer dizer
Ao vivo é muito pior.
(Antônio Carlos Belchior. Alucinação, Rio de Janeiro, 1976. Fragmento.)
 
O trecho da música de Belchior retrata o sentimento de um jovem humilde, em um país latino, durante a
Ditadura Civil Militar. Os seguintes fragmentos musicais expressam críticas, EXCETO em:
 a) “Por isso, cuidado, meu bem há perigo na esquina. Eles venceram e o sinal está fechado pra nós
que somos jovens.”
 b) “Se você vier me perguntar por onde andei. No tempo em que você sonhava. De olhos abertos,
lhe direi. Amigo, eu me desesperava”.
 c) “Eu estou muito cansado de não poder, de não poder falar palavra sobre essas coisas sem jeito.
Que eu trago em meu peito e que eu acho tão bom.”
 d) “Foi por medo de avião que eu segurei pela primeira vez a tua mão. Um gole de conhaque aquele
toque em teu cetim que coisa adolescente James Dean.”
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2097060
Questão 1017: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
Pensar a produção e a repercussão das leituras que a cultura e a mentalidade europeia produziram sobre
aspectos específicos do Brasil, entre os séculos XVII e XIX, é um exercício complexo, porque tais
representações são, em algumas medidas, divergentes, principalmente nas formas e conteúdos; só
observamos dois expoentes deste período: Antônio Vieira e Alexandre Rodrigues Ferreira. Sobre as
representações realizadas neste período, é correto afirmar que:
 a) Todos, de algum modo, por meio de sermões, ou na pragmática das luzes, encontravam um meio
de representar a natureza brasileira.
 b) Por meio de pensamento Ilustrado, os autores representaram aspectos importantes, como
natureza, homem e ciência; sendo essencial para as ideias edênicas.
 c) É comum, aos dois autores, a mesma matriz teológica em seus pensamentos, seja por meio de
sermão, ou por escrituras sagradas, assim representam o que há de mais fiel no Brasil.
 d) Ambos os autores, embora divergissem em alguns assuntos,possuíam a mesma matriz intelectual;
assim, representavam o que era mais comum no pensamento europeu do período.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2097059
Questão 1018: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
“De fato, a história é testemunha de que várias tragédias ocasionadas pelos colonizadores aconteceram
na vida dos povos originários dessas terras: escravidão, guerras, doenças, massacres, genocídios,
etnocídios e outros males que, por pouco, não eliminaram por completo os seus habitantes. Não que
esses povos não conhecessem guerra, doença e outrosmales. A diferença é que, nos anos da
colonização portuguesa, eles faziam parte de um projeto ambicioso de dominação cultural, econômica,
política e militar do mundo, ou seja, um projeto político dos europeus, que os povos indígenas não
conheciam e não podiam adivinhar qual fosse. Eles não eram capazes de entender a lógica das disputas
territoriais como parte de um projeto político civilizatório, de caráter mundial e centralizador, uma vez
que só conheciam as experiências dos conflitos territoriais intertribais e interlocais.”
(LUCIANO, Gersem dos Santos. 2006. P. 17.)
 
Considerando o exposto, é INCORRETO afirmar que:
 a) As culturas dos povos indígenas sofreram profundas modificações, uma vez que, dentro das etnias,
se operaram importantes processos de mudança sociocultural.
 b) Adaptados culturalmente ao meio em que habitavam, contavam com pouca experiência prévia de
relações interétnicas; por isso, houve impactos na vida cultural após o contato.
 c) O enfraquecimento sobremaneira das matrizes cosmológicas e míticas, em torno das quais girava
toda a dinâmica da vida tradicional, foi responsável pela adesão total de outras crenças.
 d) Resistiram a toda essa história de opressão e repressão. Viver a memória dos ancestrais significa
projetar o futuro a partir das riquezas, dos valores, dos conhecimentos e das experiências do passado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2097058
Questão 1019: Instituto Consulplan - Prof (Rosário L)/Pref Rosário da L/II/História/2022
Assunto: Política e Economia Coloniais
Estudos historiográficos têm demonstrado que a descoberta de ouro no território colonial português
aconteceu no final do século XVII. O primeiro registro de descoberta significativa de ouro na região das
minas data da década de 1690, decorrente da expedição organizada por Antônio Rodrigues Arzão.
Assinale a alternativa que melhor descreve as principais mudanças que ocorreram na colônia portuguesa
após a descoberta das minas de ouro.
 a) A construção da capital em Brasília, centralizada na região Centro-Oeste, fez com que as riquezas
tanto do Nordeste quanto do Norte, Oeste, Sudeste e Sul fossem melhor administradas do que as do Rio
de Janeiro, promovendo equidade econômica e social entre as diversas regiões do país.
 b) Uma das principais mudanças foi a divisão do imenso território português, com administrações
distintas entre o Nordeste açucareiro e a região das minas, mais ao sul. A capitania de São Paulo
despontou como importante no cenário colonial com a chegada dos padres jesuítas e a transposição da
Serra do Mar.
 c) Deslocou o eixo econômico para o Centro-Sul do Brasil. A capital Salvador perdeu seu posto para o
Rio de Janeiro, em 1763. Houve corrida migratória para a região das minas e aumento do tráfico de
pessoas da África para trabalhar na mineração. A população aumentou muito e ocorreu maior
interiorização territorial.
 d) A abertura dos portos às nações amigas foi um dos principais acontecimentos da descoberta do
ouro em Minas Gerais. O ouro precisava ser escoado rapidamente, e a abertura dos portos foi uma
solução inteligente e prática. A Inglaterra se tornou, rapidamente, o maior parceiro comercial de
Portugal, e uma parte considerável do ouro do Brasil foi diretamente para os portos ingleses.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2229148
Questão 1020: Instituto Consulplan - Prof (Pref Formiga)/Pref Formiga/História/2020
Assunto: O Estado Novo (1937-1945): a Guinada Autoritária e a Constituição de 1937
O Estado Novo Foi arquitetado como um Estado autoritário e modernizador que deveria durar muitos
anos. No entanto, seu tempo de vida acabou sendo curto, pois não chegou a oito anos. Sobre o fim do
Estado Novo é INCORRETO afirmar que:
 a) Os problemas do regime resultaram mais da inserção do Brasil no quadro das relações
internacionais do que das condições políticas internas do país.
 b) Após a entrada do Brasil na guerra e os preparativos para enviar a FEB à Itália, personalidades da
oposição começaram a explorar a contradição existente entre o apoio do Brasil às democracias e a
ditadura de Vargas.
 c) Em torno de 1943, um grupo social importante, por seu prestígio e expressão simbólica, os
estudantes universitários começaram a se mobilizar contra a ditadura, organizando a União Nacional dos
Estudantes (UNE), conseguindo provocar a indignação popular, após a morte de duas pessoas e mais de
vinte feridas na manifestação em dezembro de 1943.
 d) A imprensa cada vez mais burlava a censura, indicando a perda de força do regime autoritário. O
Correio da Manhã do Rio de Janeiro publicou a 22/02/1945 uma entrevista de José Américo, na qual o
ex-ministro de Getúlio fazia críticas ao Estado Novo e dizia que a oposição já tinha candidato. No dia
seguinte, informava ao jornal O Globo o nome de Eurico Gaspar Dutra para candidato de oposição.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1545641
Questão 1021: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Imperialismo
“Neste sentido, o ‘novo imperialismo’ foi o subproduto natural de uma economia internacional baseada
na rivalidade entre várias economias industriais concorrentes, intensificada pela pressão econômica dos
anos 1880.”
 
(HOBSBAWM, 1992. P. 101.)
 
O trecho anterior retrata um evento importante do século XX. NÃO há relação com tal evento:
 a) Houve uma acirrada disputa entre as burguesias nacionais, que extrapolou o campo econômico.
 b) A crise de superprodução foi responsável pelos países industriais ampliarem os seus mercados e
por conquistas fora do continente europeu.
 c) O protecionismo, a expansão do mercado, o nacionalismo e as rivalidades decorrentes de guerras
de unificação levaram aos choques bélicos na Europa.
 d) O comércio produzia alta rentabilidade para os países europeus, pois a expansão ultramarina dos
séculos XV e XVI descobriu novas rotas e fontes de exploração de matéria-prima.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2097057
Questão 1022: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Política e Economia Coloniais
O Brasil de 1500 a 1822 é conhecido sob uma ótica vaga e particular, pois as representações deste
período são feitas por cronistas, viajantes, religiosos e funcionários da Coroa Portuguesa; mas, afinal, o
que foi esse Brasil? Assinale a afirmativa que exprime corretamente a concepção do país.
 a) O conceito de Colônia é sinônimo de exploração, cuja relação entre Metrópole e Colônia é de total
submissão e subordinação.
 b) O conceito de Brasil Império é marcado por uma relação de dominação cultural, política e
econômica da Metrópole em relação à Colônia.
 c) A característica fundamental do Brasil Império é a dominação de um país sobre o outro, nos
aspectos econômico, jurídico e cultural.
 d) O termo ‘Colônia’ designa a posição jurídica de um país que é posse de outro; onde há uma
dominação nos aspectos político, econômico e cultural.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2097056
Questão 1023: Instituto Consulplan - Prof (Pref Formiga)/Pref Formiga/História/2020Assunto: Ideologias e Governos
A democracia só se salvou porque, para enfrentar o fascismo e seu corolário de movimentos e regimes
autoritários, houve uma aliança temporária e bizarra entre capitalismo liberal e comunismo: basicamente
a vitória sobre a Alemanha de Hitler foi, como só poderia ter sido, uma vitória do Exército Vermelho. De
muitas maneiras, esse período de aliança capitalista-comunista contra o fascismo — sobretudo as
décadas de 1930 e 1940 constitui o ponto crítico da história do século XX e seu momento decisivo. De
muitas maneiras, esse é um momento de paradoxo histórico nas relações entre capitalismo e
comunismo, que na maior parte do século — com exceção do breve período de antifascismo — ocuparam
posições de antagonismo inconciliável. Sobre o fascismo, assinale a afirmativa INCORRETA.
 a) O fascismo, primeiro em sua forma original italiana, depois na forma alemã do nacional-socialismo,
inspirou outras forças antiliberais, as apoiou e deu à direita internacional um senso de confiança
histórica: na década de 1930 parecia a onda do futuro.
 b) Os fascistas denunciavam a emancipação liberal — as mulheres deviam ficar em casa e ter muitos
filhos — e desconfiavam da corrosiva influência da cultura moderna, sobretudo das artes modernistas,
que os nacional-socialistas alemães descreviam como “bolchevismo cultural” e degeneradas.
 c) A grande diferença entre a direita fascista e não fascista era que o fascismo existia mobilizando
massas de baixo para cima. Pertencia essencialmente à era da política democrática e popular que os
reacionários tradicionais deploravam, e que os defensores do “Estado orgânico” tentavam contornar. O
fascismo rejubilava-se na mobilização das massas, e a mantinha simbolicamente na forma de teatro
público.
 d) Hostil como era, em princípio, a herança do Iluminismo e da Revolução Francesa do século XVIII,
o fascismo podia formalmente acreditar em modernidade e progresso, mas não se acanhava em
combinar um lunático conjunto de crenças com uma modernidade tecnológica em questões práticas,
mesmo quando ela comprometia sua pesquisa científica básica feita em premissas ideológicas. O
fascismo era triunfantemente liberal. Também forneceu a prova de que o homem pode, sem dificuldade,
combinar crenças malucas sobre o mundo com um confiante domínio de alta tecnologia contemporânea.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1545640
Questão 1024: CONSULPLAN - Tec NS I (Patos MG)/Pref Patos MG/Historiador/2015
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
“Assim, o (vaqueiro) podia iniciar seu próprio rebanho e sua fazenda criatória que, por ser extremamente
simples, requeria pouco capital (...). A sociedade que se organizou nas áreas de pecuária, denominada
‘civilização do couro’ permitiu certa mobilidade social. No século XVIII, a descoberta de ouro nas Minas
Gerais levou a pecuária descer o curso do São Francisco, onde ocorreram lutas entre os índios, que
tinham roças, e os vaqueiros que viam ali a possibilidade de estábulos naturais para o gado. [...]”
 
(Botelho, 2001.)
 
Sabe‐se que o processo de interiorização do Brasil durante o início da colonização esteve intimamente
ligado às atividades econômicas que aqui se estabeleceram. Analise as afirmativas, marque V para as
verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) A estrutura fundiária colonial acabou por se consolidar também nessa atividade (pecuária).
 
( ) Ao contrário do que defende uma ampla parcela da historiografia, a interiorização do processo
colonizador foi fruto basicamente da pecuária.
 
( ) Os engenhos de açúcar começaram a surgir em decorrência das necessidades de abastecimento
das populações das vilas e cidades que tiveram seu nascimento ligado à mineração.
 
( ) Nos primórdios da colonização, a facilidade de transporte por via fluvial e naval, sobretudo
através dos Rio Amazonas e Prata, estimulou a interiorização da ocupação portuguesa.
 
( ) Muito importante foi o papel desempenhado pelas missões jesuítas e não menos importante foi a
busca pelas drogas do sertão e do ouro, diamantes e esmeraldas.
 
A sequência está correta em
 a) V, V, F, V, F.
 b) V, F, F, F, V.
 c) F, V, V, V, F.
 d) F, V, F, V, F.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394694
Questão 1025: Instituto Consulplan - Vest (FMO)/FMO/Medicina/2019
Assunto: Reformas Administrativas, Investimentos e Reformas Públicas: o Brasil Potência
Para nós, operários, milagre é conseguir sobreviver com os baixos salários que recebemos. Para isso,
somos obrigados a trabalhar 12 a 13 horas por dia, e muitos trabalham aos domingos, o que significa, na
prática, o fim de uma das maiores conquistas da classe operária: a jornada de 8 horas e o descanso
semanal. (Manifesto da Oposição Metalúrgica de São Paulo, 1975.)
(Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/
estrategiasensino/ a-crise-milagre-economico-movimento-operario.htm)
Sobre o Milagre Econômico, suas características e consequências, analise as afirmativas a seguir.
I. O crescimento da economia brasileira, atestado em diversos documentos e pesquisas da época,
não implicou em uma distribuição de renda mais ampla.
II. Os efeitos do milagre econômico repercutiram na condução de grandes obras públicas e
ampliação do crédito para os setores médios da população.
III. Os trabalhadores viveram uma situação marcada pelas longas jornadas de trabalho e baixos
salários, ou seja, o modelo de desenvolvimento não era para todos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
 a) I, II e III.
 b) I, apenas.
 c) II, apenas.
 d) III, apenas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1124305
Questão 1026: Instituto Consulplan - Vest (FMO)/FMO/Medicina/2019
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade Coloniais
Texto I
 
 
(Disponível em: http://www.comproourobh.com.br/santo-do-pau-oconasceu- da-compra-e-venda-
de-ouro/)
 
Texto II
A Coroa Portuguesa, com o objetivo de controlar toda transação de compra e venda de ouro no Brasil,
cria uma série de tributações consideradas absurdas aos olhos dos colonos. Indignados, muitos
mineradores começaram a criar artifícios para driblar os impostos quando realizavam a compra e venda
de ouro. Uma das formas era esculpir imagens de santos em madeira oca e “rechearem” com o ouro.
(Disponível em: http://www.comproourobh.com.br/santo-do-pau-oconasceu- da-compra-e-venda-
de-ouro/)
Além da incidência de “santos do pau oco”, bem como de algumas tradições marcadas pelo sincretismo
religioso, a época colonial brasileira, especificamente o período minerador, é também caracterizado
pelo(a):
 a) Inexistência de trabalhadores livres, numa sociedade estamental, ou seja, sem mobilidade social.
 b) Fato do Brasil ser exclusivamente agrário e rural, o que impediu o desenvolvimento de uma cultura
urbana e regional.
 c) Emergência de movimentos sociais que, mesmo sem a ideia emancipacionista, logo de início,
visavam burlar o fisco metropolitano.
 d) Exclusão econômica de uma classe média colonial (profissionais liberais: médicos, professores,
padres), mas com domínio nas atividades culturais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1124304
Questão 1027: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Hebreus, fenícios e persas
Um dos aspectos mais importantes para os povos da Antiguidade é a sua religião. Ela servia
como uma forma de organizar a sociedade, estabelecer princípios jurídicos, éticos e morais.
Porém, os inúmeros povos antigos possuíam importantes variáveis no que diz respeito ao
aspecto religioso. Dentre os povos antigos vigorava, na maioria das vezes, o politeísmo. O
único povo monoteísta da Antiguidade Oriental foi:
 a) Persas.
 b) Egípcios.
 c) Hebreus.
 d) Fenícios.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244067
Questão 1028: CONSULPLAN - Tec NS I (Patos MG)/PrefPatos MG/Historiador/2015
Assunto: Reformas Administrativas, Investimentos e Reformas Públicas: o Brasil Potência
“O regime militar foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou
marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a
censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a
repressão àqueles que eram contrários ao regime militar. A ditadura militar no Brasil teve seu início com
o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João
Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por
personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição
de Tancredo Neves em 1985. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia
uma ameaça comunista no país.”
 
(Disponível em: http://www.sohistoria.com.br/ef2/ditadura/)
 
Acerca desse período de ditadura no Brasil, analise as afirmativas.
 
I. O golpe de 1964 foi civil‐militar e articulou os diversos segmentos da burguesia em torno da
liderança do grande capital nacional e estrangeiro contra a ofensiva do movimento de massas,
dirigida principalmente pelo trabalhismo.
 
II. O novo sistema introduzido com a Ditadura preconizava no controle da remessa de lucro, na
nacionalização de setores estratégicos e promoção da indústria nacional e numa política externa
independente, anti‐imperialista, baseada no direito à autodeterminação dos povos.
 
III. Além do legado da financeirização da economia, o golpe de 1964 deixou marcas iniciadas
naquele contexto e que permanecem presentes até hoje: a concentração da propriedade e de renda,
a lei de anistia e o monopólio dos meios de comunicação e do ensino superior.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
 a) I, II e III.
 b) I, apenas.
 c) II, apenas.
 d) II e III, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394692
Questão 1029: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Egito Antigo
A Antiguidade Oriental foi marcada pelo desenvolvimento de civilizações hidráulicas, dentre
as quais podemos mencionar o Egito. Esta civilização se tornou um dos principais centros
políticos e econômicos do mundo antigo, despertando cobiça e ambição em outros povos. O
historiador grego Heródoto, ao refletir sobre a civilização egípcia, teria dito a frase, que se
tornou célebre “O Egito é uma dádiva do Nilo”. Tal expressão constitui uma tentativa de
depreciar a civilização egípcia, pois:
 a) A Grécia era mais desenvolvida, em termos de produção agrícola, que os povos egípcios.
 b) Os gregos foram dominados pelos egípcios e Heródoto queria se vingar, diminuindo, assim, os
feitos dos povos africanos.
 c) Considera a organização e a habilidade dos egípcios em lidar com as cheias do rio Nilo, o que
resultou na formação de uma grande civilização.
 d) Considera que a civilização egípcia não necessitou se esforçar para usar o rio Nilo em favor de seu
desenvolvimento, tendo de realizar a construção de canais e barragens de forma a tornar o rio benéfico à
agricultura.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244065
Questão 1030: CONSULPLAN - Tec NS I (Patos MG)/Pref Patos MG/Historiador/2015
Assunto: Ideologias e Governos
“Assim sendo, a sensação de superioridade que uniu os brancos ocidentais — ricos, classe média e
pobres — não se deveu apenas ao fato de todos eles desfrutarem de privilégios de governante,
sobretudo quando efetivamente estavam nas colônias. Em Dacar ou Mombaça, o mais modesto
funcionário era um amo e era aceito como gentleman por pessoas que nem teriam notado sua existência
em Paris ou Londres...”
 
(Hobsbawm, 1988.)
 
“Quando estiverdes entre os chineses”... diz [o Imperador da Alemanha], “lembrai que sois a vanguarda
da Cristandade”, diz ele, “e atravessai com vossas baionetas todo odioso infiel de marfim que virdes”, diz
ele. “Fazei‐os compreender o que significa a nossa civilização ocidental...”
 
(Hobsbawm, 1988.)
 
Ao analisar os dois trechos, tendo em vista o contexto e a ideologia que permeou o processo
neocolonialista do século XIX, é possível inferir corretamente que são
 a) complementares e apresentam‐se como símbolos ou paladinos ideológicos do Imperialismo ao
citarem sobre a dominação.
 b) contraditórios, uma vez que o segundo justifica a superioridade ocidental e o primeiro fala dos
cargos ocupados também pelos mais humildes.
 c) antagônicos, pois o primeiro defende a igualdade de direitos entre nobres e cidadãos mais simples
e o segundo preconiza a supremacia do clero.
 d) incongruentes, pois o primeiro defende a dominação diplomática, através das “Guerras Justas” e o
segundo prega a violência institucionalizada e sagrada.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394693
Questão 1031: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: Política e Economia Coloniais
Se considerarmos somente as partes do Brasil que, em cada época, concentraram principalmente a
população e as produções coloniais, tornar-se-á possível perceber quatro fases no relativo à história do
trabalho. De acordo com o exposto, assinale a afirmativa correta.
 a) 1532-1600: época de predomínio da escravidão negra.
 b) 1600-1700: fase de instalação do escravismo colonial de plantation em sua forma “clássica”.
 c) 1500-1532: período chamado pré-colonial, caracterizado por uma economia extrativista baseada
no escambo com os índios e início da escravização do negro.
 d) 1700-1822: anos de diminuição da diversificação das atividades em função da mineração, do
surgimento de uma rede urbana, mais tarde de uma importância maior da manufatura – embora sempre
sob o signo da escravidão predominante.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681422
Questão 1032: CONSULPLAN - Tec NS I (Patos MG)/Pref Patos MG/Historiador/2015
Assunto: Imperialismo
“Na passagem do século XVIII para o XIX, o Ocidente foi marcado por duas grandes revoluções que
causaram profundo impacto nos seus contemporâneos, não sendo os luso‐brasileiros dos dois lados do
Atlântico uma exceção. A Independência dos EUA e a Revolução Francesa. A Independência das Treze
Colônias foi classificada pela ‘Gazeta de Lisboa’ como a revolução ‘mais memorável’ do globo, cujas
consequências, no dizer do mesmo jornal, ‘teriam grande influência no sistema geral de todas as nações’
[...] Sobre a Revolução Francesa, chegou‐se a dizer que ‘Era um dos sucessos mais extraordinários, não
só da história moderna, mas da história antiga’...”
 
(VILLATA, Luiz Carlos. 1789‐1808; O Império Luso‐Brasileiro e os Brasis”. São Paulo: Companhia das
letras, 2000. P. 11‐13.)
 
À medida que a economia europeia se desenvolvia em decorrência de processos como a Revolução
Industrial e o capitalismo se consolidava, o sistema colonial tornava‐se cada vez mais contraditório. As
expressões que passaram a permear esse novo contexto diziam respeito à liberdade, no seu sentido mais
amplo. O antigo “Pacto Colonial” passou
 a) a ser considerado imprescindível no estabelecimento das relações internacionais, principalmente
com países como a Inglaterra, que preconizava o capitalismo.
 b) por reajustes liberais, devido aos exemplos promissores que vinham da Europa e da América do
Norte, baseados, principalmente, nas ideias de Adam Smith.
 c) a ser visto como um entrave ao livre desenvolvimento das colônias, em que a dinâmica econômica
e política baseadas anteriormente no mercantilismo iam se tornando obsoletas.
 d) a ser substituído de maneira lenta, gradual e segura, respeitando, ainda, o exclusivo colonial,
elemento que garantia os direitos elementares da colônia em relação à sua metrópole.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394690Questão 1033: Instituto Consulplan - Vest (FMO)/FMO/Medicina/2019
Assunto: Século XXI
A China censurou, no dia 3 de junho de 2009, as informações sobre a repressão do movimento
democrático na Praça da Paz Celestial. O veto prossegue e afeta também os canais de TV estrangeiros
captados no país. Os internautas chineses não conseguiram acessar vários serviços da Microsoft. O
Google com fotos da repressão ainda era acessado. O bloqueio provocou discussões nos fóruns virtuais
especializados.
(Disponível em: www.1folha.uol.com.br/folhas/informática/uli124.)
A notícia, datada de junho de 2009, faz referência à tentativa do governo Chinês de censurar
informações sobre a repressão aos manifestantes que protestaram, em 1989, há 30 anos atrás, na Praça
da Paz Celestial. Nos dias atuais, em relação à situação da China, é correto afirmar que:
 a) Três décadas depois, os tanques da Praça da Paz Celestial foram substituídos por milhares de
câmeras atentas ao menor sinal de protesto, igualmente eficazes para o regime chinês.
 b) A abertura econômica chinesa, iniciada no século passado, foi acompanhada de reformas políticas,
com direitos individuais, liberdade de imprensa e de expressão finalmente respeitados.
 c) Desde a chegada do presidente Xi Jinping ao poder, em 2012, a China reduziu ainda mais a
vigilância, garantindo, assim, o exercício das liberdades civis, econômicas e religiosas dos cidadãos.
 d) Capitaneados pelos ideais socialistas, os chineses, principalmente após os protestos de 1989,
conseguiram uma abertura maior com o governo, sobretudo através das mídias sociais amplamente
difundidas no país.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1124309
Questão 1034: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: Feudalismo
Entre os séculos XI e XIII o modo de produção feudal atingiu o seu apogeu. Ao atingir o ápice,
paradoxalmente, o modo de produção feudal trazia os germes de sua própria decadência.
Desenvolvimento das cidades, economia monetária, ascensão da burguesia e paulatina mudança da
mentalidade atuaram como solventes no processo de declínio do feudalismo. Entre os fatores que
desencadearam a crise do feudalismo podemos destacar, EXCETO:
 a) O avanço das técnicas agrícolas: a força motriz das águas correntes e dos animais passaram a ser
melhor utilizadas e enxadas e arados de madeira passaram, gradativamente, a ser substituídos pelos de
ferro.
 b) As epidemias: com a má alimentação da população ressurgiram com grande força as epidemias.
Entre os anos de 1348 e 1349 ocorreu a mais grave delas, conhecida como Gripe Espanhola. Cerca de
um terço da população europeia morreu vítima desta epidemia.
 c) A crise agrícola do século XIV: graças aos avanços técnicos houve aumento da produção agrícola e
o trabalho dos camponeses se tornaram menos fatigante e mais produtivo; tais fatores contribuíram para
o aumento demográfico. Com o crescimento populacional ocorreu um novo período de falta de alimentos,
e a subnutrição crônica que vitimava a população pobre transformou-se, no século XIV, em inanição.
 d) As revoltas camponesas: inúmeras revoltas eclodiram motivadas pelo agravamento da miséria
unindo camponeses de várias localidades se alastrando por toda a Europa. Ocorreu na França, no ano de
1358, a Jacquerie, uma revolta do campesinato contra a nobreza, durante quatorze dias, nos quais houve
muita violência. Na Inglaterra, a mais grave revolta ocorreu em 1381, devido a uma cobrança
extraordinária de impostos. No século seguinte, a servidão praticamente não existia no solo inglês.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681423
Questão 1035: Instituto Consulplan - Vest (FMO)/FMO/Medicina/2019
Assunto: Imperialismo
Texto I
Na América, contudo, como em escala mundial desde 500 anos atrás, o capital existe apenas como o
eixo dominante da articulação conjunta de todas as formas historicamente conhecidas de controle e
exploração do trabalho, configurando, assim, um único padrão de poder, histórico- estruturalmente
heterogêneo, com relações descontínuas e conflitivas entre seus componentes. [...] A dominação é o
requisito da exploração, e a raça é o mais eficaz instrumento de dominação que, associado à exploração,
serve como o classificador universal no atual padrão mundial de poder capitalista. [...]
(BALANDIER, Georges. 1993.)
Texto II
O Imperialismo surgiu como desenvolvimento e continuação direta das características fundamentais do
capitalismo em geral. Mas o Capitalismo só se transformou em Imperialismo Capitalista quando chegou a
um determinado grau, muito elevado, do seu desenvolvimento, quando algumas das características
fundamentais do Capitalismo começaram a transformar-se na sua antítese, quando ganharam corpo e se
manifestaram em toda a linha os traços da época de transição do Capitalismo para uma estrutura
econômica e social mais elevada.
 
(LENINE, Vladimir Llitch. 1984.)
Tendo em vista os contextos colonialista e neocolonialista dos respectivos séculos XVI e XIX, é correto
afirmar, acerca da relação entre dominação colonial e capitalismo, que:
 a) Em ambos os casos, as alterações sociais estão ligadas apenas às questões culturais e étnicas,
como comprovam os textos, e não às questões econômicas de fato.
 b) No Colonialismo do século XVI, a teoria do Darwinismo social possibilitou uma miscigenação não
aceita mais tarde, no contexto do Neocolonialismo do século XIX.
 c) Tanto num caso quanto no outro pode-se considerar que as práticas de dominação, com a
intervenção maior ou menor do Estado, colaboraram com a expansão capitalista.
 d) No conjunto das relações estabelecidas, em ambos os contextos, nota-se a preocupação com a
manutenção do Antigo Regime e de suas características socioeconômicas aristocráticas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1124308
Questão 1036: CONSULPLAN - Tec NS I (Patos MG)/Pref Patos MG/Historiador/2015
Assunto: A Fuga da Família Real e as Reformas Joaninas
 
No contexto das Invasões Napoleônicas na Europa, está inserida a vinda de D João VI e sua corte para o
Brasil. Analise a charge apresentada anteriormente, tendo em vista as consequências da chegada da
família real e as relações internacionais que se estabeleceram tanto em Portugal, quanto no Brasil a
partir de então. A charge refere‐se especificamente:
 a) Às taxas preferenciais cedidas aos Ingleses a partir dos tratados de Aliança e Amizade, Comércio e
Navegação.
 b) À implantação da Tarifa Alves Branco que determinou a revisão das taxas alfandegárias praticadas
pelo governo imperial.
 c) Ao rompimento do Pacto Colonial, que determinou a implantação de várias indústrias de base no
país, principalmente britânicas.
 d) À lei criada por D João VI que determinava que a mercadoria a ser tributada que não tivesse
nenhum concorrente semelhante no país, teria passe livre.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394688
Questão 1037: Instituto Consulplan - Vest (FMO)/FMO/Medicina/2019
Assunto: Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Uma bomba americana de 100 quilos da II Guerra Mundial foi desativada na madrugada deste sábado
(15), após sua descoberta no centro de Berlim, perto da icônica Praça Alexanderplatz, informou a polícia.
“O detonador foi destruído com sucesso. Estamos retirando aos poucos os bloqueios. Em breve, vocês
poderão retornar a suas casas”, indicou a polícia em uma rede social.
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/
2019/06/bomba-da-segundaguerra- e-desativada-no-centro-de-berlim.shtml)
Se a discussão atual sobre armas de guerra é permeada por questionamentos sobre os limiares éticos no
uso dos drones e pela condenação do uso de armas químicas no conflito da Síria, há 80 anos a
humanidade começava a acompanhar o que seria o morticínio generalizado representado pela II Guerra
Mundial. Em relação a essa grande guerra, no aspecto tecnológicoem específico, é correto afirmar que:
 a) Foi apenas a partir da entrada inusitada dos EUA, após o famoso ataque da base naval do Pacífico,
Pearl Harbor, que a tecnologia de fato passou a ser usada em armas de guerra.
 b) Devido às limitações econômicas advindas da II Guerra Mundial, a “Tríplice Aliança” não teve
muitas condições de investir muito em tecnologia bélica, o que determinou sua derrota.
 c) A Alemanha se destacou com armas absurdamente modernas e inovadoras para a época, pois o
Partido Nazista apostava muito em pesquisas científicas e tinha ótimos engenheiros à disposição.
 d) A retaliação econômica infringida aos derrotados em “Versalhes” refletiu na maneira como os
povos passaram a ver a guerra e suas consequências, limitando, a partir daí, o poder de destruição das
armas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1124311
Questão 1038: Instituto Consulplan - Vest (FMO)/FMO/Medicina/2019
Assunto: Política e Economia Coloniais
Com a morte de D. José I, em 1777, o trono português foi assumido por sua filha: D. Maria I. A
expectativa dos portugueses era de que a rainha virasse pelo avesso a política de Pombal. Por isso sua
política ficou conhecida como “Viradeira”. Muitas medidas tomadas por Pombal, entretanto,
permaneceram inalteradas. A decisão de se estimular as manufaturas em Portugal foi mantida. Ela
proibiu, em 1785, as atividades de ourives e a instalação de manufaturas no Brasil. [...]
(Disponível em: http://emanuelnunessilva.blogspot.com/2013/12/asurpreendente- d-maria-i-rainha-
do.html)
Dentre as consequências da proibição supracitada podemos apontar:
 a) O fim das capitanias hereditárias e sua posterior transformação em províncias autônomas.
 b) O reforço dos vínculos entre colônia e metrópole, através da instalação do chamado self
government.
 c) A instalação das companhias de comércio holandesas, para tentar, então, suprir a falta de
manufaturas no território.
 d) A permissão da produção têxtil apenas para a fabricação de vestuário dos escravos e sacos para
empacotamento.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1124310
Questão 1039: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: Política e Economia Coloniais
No processo de colonização do Brasil, entre os poderes de que dispunham os capitães- donatários no
tocante à administração pública, assinale a afirmativa correta.
 a) Nos casos de traição, heresia, sodomia e moeda falsa, o capitão-donatário tinha dever de enviar
para Portugal o criminoso, onde seria julgado pela corte real.
 b) Não tinham o comando militar e muito menos o direito de alistar os colonos e formar milícias, pois
tais poderes poderiam tornar o capitão-donatário mais poderoso que o próprio rei de Portugal.
 c) Tinham o monopólio da baixa e da alta justiça, sem ressalvas a morte natural ou retalhamento de
membros em pessoas de condição nobre, e com alçada até a morte sobre escravos, gentios e homens
livres de menor qualidade.
 d) Visando a promover o povoamento, tinham o direito de doar sesmarias, conforme o regimento de
dom Fernando (1367-1383) e as Ordenações Manuelinas, de 1521, sem ônus para o sesmeiro, mas com
a obrigação de cultivá-la no prazo máximo de cinco anos, sob pena de perda das terras.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681421
Questão 1040: CONSULPLAN - Tec NS I (Patos MG)/Pref Patos MG/Historiador/2015
Assunto: Política: entre a continuidade e as crises (República Liberal)
Observe as imagens.
 
Imagem I
 
 
(Disponível em: http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?query=vargas)
 
Imagem II
 
 
(Disponível em: http://espn.uol.com.br/noticia/434754_60‐anos‐da‐morte‐de‐getulio‐vargas‐suicidio‐deixou‐
esquecida‐morte‐de‐jogador‐em‐campo)
 
Por duas vezes Getúlio Vargas ocupou o cargo máximo do executivo no Brasil. O presidente que mais
tempo ficou no poder, enfrentou várias crises, tanto internas quanto externas. Tendo em vista os dois
governos de Vargas, analise as afirmativas.
 
I. Nos dois governos, Getúlio adotou uma postura populista, porém ditatorial, o que prejudicou as
suas relações e determinou o rompimento com o Congresso Nacional.
 
II. Em seu primeiro governo, as políticas públicas voltadas para o setor trabalhista fizeram com que
Vargas angariasse a simpatia das camadas mais populares.
 
III. Sua opção pelo nacionalismo, em seus dois governos, prejudicou as relações internacionais do
Brasil, causando a ruptura política e econômica com os EUA.
 
IV. Os contextos de crise econômica e pressão política dos dois períodos de governo de Vargas
contribuíram para os desfechos peculiares e dramáticos de ambos.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
 a) I, apenas.
 b) I, II, III e IV.
 c) II e III, apenas.
 d) II e IV, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394689
Questão 1041: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Roma Antiga
A questão das origens é sempre muito importante para qualquer civilização. Vários povos
criaram explicações e justificativas, muitas vezes fantásticas, sobre o seu surgimento. Os
romanos foram amplamente reconhecidos como uma civilização que criou um dos mitos de
fundação mais conhecidos na História. Considerando as explicações lendárias sobre a
origem de Roma, assinale a afirmativa correta.
 a) Remo matou Rômulo e instituiu o primeiro governo tirânico na história de Roma.
 b) Os irmãos Rômulo e Remo derrotaram os egípcios e estabeleceram colônias em toda a África
Oriental.
 c) Rômulo e Remo fundaram a República Romana e governaram de maneira democrática através da
Pax Romana.
 d) Os irmãos Rômulo e Remo foram abandonados no rio, amamentados por uma loba e,
posteriormente, fundaram a cidade de Roma.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244075
Questão 1042: Instituto Consulplan - Vest (FMO)/FMO/Medicina/2019
Assunto: Artes, Culturas e Sociedades: do Renascimento ao Pré-romantismo
Para Eugenio Garin (1972) trata-se de uma revolução cultural que tem origem nos modos de vida das
cidades italianas nos séculos XIV e XV e nas transformações no conhecimento que abrem o mundo para
o novo. Essa perspectiva, embora acentuadamente Italiana, dá conta da complexidade de mudanças que
ocorreram na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Nossa proposição, no entanto, não toma
a ideia de revolução cultural como um processo de ruptura radical, principalmente porque sendo cultural
ela se processa de forma mais lenta, indo e vindo, por meio da renovação de ideias que só adquirem o
sentido do novo expostas a um debate.
(FALCON, Francisco; RODRIGUES, Antonio Edmilson.
A formação do Mundo Moderno – A construção do ocidente dos séculos XIV ao XVIII. 2ª ed. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2006. p 107. Com adaptações.)
Quando o autor menciona “revolução cultural”, ele se refere a:
 a) Reforma.
 b) Renascimento.
 c) Estado Absolutista.
 d) Revolução Industrial.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1124312
Questão 1043: CONSULPLAN - Ad Adm (Cantagalo)/Pref Cantagalo/2013
Assunto: Economia no Regime Militar
Leia os seguintes slogans:
Slogan 1: “Brasil, ame-o ou deixe-o.”
Slogan 2: “O petróleo é nosso!”
Slogan 3: “Varre, varre, vassourinha, varre, varre a bandalheira.”
Os slogans remetem a três momentos distintos de líderes no governo brasileiro, representados,
respectivamente, por
 a) Itamar Franco, Castello Branco e Ernesto Geisel.
 b) Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas e João Goulart.
 c) Emílio Garrastazu Médici, Getúlio Vargas e Jânio Quadros.
 d) Eurico Gaspar Dutra, Luiz Inácio Lula da Silva e José Sarney.
 e) Getúlio Vargas, Luiz Inácio Lula da Silva e Juscelino Kubitschek.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/242633
Questão 1044: Instituto Consulplan - Prof(SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Mesopotâmicos (sumérios, acádios, amoritas, assírios, caldeus)
As sociedades desenvolvidas na antiguidade, na região conhecida como crescente fértil,
foram extremamente desenvolvidas em diversos aspectos. Um ponto especial do
desenvolvimento pode ser observado na organização jurídica de alguns desses povos. O
famoso Código de Hamurabi, primeiro código de leis escritas da Antiguidade, foi uma criação
dos povos:
 a) Persas.
 b) Egípcios.
 c) Fenícios.
 d) Mesopotâmicos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244072
Questão 1045: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Grécia Antiga
O mundo grego antigo foi composto por várias cidades-Estado com características às vezes
semelhantes e em outros momentos diferentes umas das outras. A Grécia não constituía
uma unidade política, mas uma série de individualidades, o que não raramente levou a
conflitos. Duas cidades se destacaram nos aspectos políticos, econômicos, culturais e
sociais: Atenas e Esparta. Sobre a comparação entre Atenas e Esparta, podemos mencionar
corretamente que:
 a) Atenas era mais militarizada do que Esparta, o que a levou a conquistar toda a Hélade.
 b) Esparta se organizava de forma democrática, tendo o Senado como principal instituição.
 c) Atenas e Esparta, mesmo diferentes em muitos aspectos, se estruturavam através de uma
diarquia.
 d) Enquanto Atenas era a pólis democrática, Esparta era marcada pelo forte caráter militar de sua
sociedade.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244073
Questão 1046: Instituto Consulplan - Vest (FMO)/FMO/Medicina/2019
Assunto: Europa no Século XX: da Reconstrução à União Europeia
A União Europeia deu uma semana para a Itália responder aos questionamentos sobre suas contas
públicas e apresentar novos dados que evitem a abertura de uma denúncia por violação das normas
fiscais do bloco. Em 5 de junho, a Comissão Europeia afirmou que a Itália não respeitou as regras
orçamentárias da UE, o que “justifica” a abertura de um procedimento de infração.
(Disponível em: https: //noticias.uol.com.br/
ultimasnoticias/ansa/2019/06/14/ue-da-ultimato-para-italia-explicar-deficit.htm)
Atualmente, fazem parte da União Europeia 28 países; a sede do bloco fica em Bruxelas, capital da
Bélgica. Em relação a esse bloco econômico e político, analise as afirmativas a seguir.
I. A bandeira oficial da União Europeia é composta por doze estrelas douradas, cujo número de
estrelas está relacionado com a quantidade de Estados-membros que formam o bloco europeu.
II. Todos os países que integram a União Europeia adotaram o Euro como moeda oficial, sendo esse
um critério de aceitação no grupo.
III. Ao longo da existência da UE foram criados vários Tratados que definem como são tomadas as
decisões e como ospaíses integrantes devem se relacionar entre si.
IV. Na atualidade, entre as principais funções do Tribunal de Justiça da UE estão a aplicação das leis
e a interpretação uniforme da lei para evitar conflitos na aplicação.
Estão corretas apenas as afirmativas
 a) I e II.
 b) I e III.
 c) II e III.
 d) III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1124314
Questão 1047: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: Imperialismo
“Por volta de 1900, o imperialismo era considerado como um prolongamento da política nacional no
quadro da política internacional. A palavra tinha acabado por significar construir um império com base
em aquisições coloniais; desenvolver a marinha e o exército como instrumento desta política. O
imperialismo consistia, também, em desenvolver as exportações e os investimentos no estrangeiro em
proveito da economia nacional.” Sobre o imperialismo ou neocolonialismo, assinale a afirmativa correta.
 a) O imperialismo foi um sistema de dominação realizado, principalmente por meio do controle de
mercados, sem controle político direto em muitos casos, garantindo, assim, a autonomia das novas
colônias.
 b) A exploração econômica caracterizou-se pela transferência de empresas ou de capitais, pela
utilização da mão de obra nativa com baixos salários e pela imposição de uma produção que atendia aos
interesses da colônia.
 c) As nações que se enriqueciam com a industrialização começaram a buscar regiões onde pudessem
aplicar seus capitais excedentes, garantindo uma verdadeira modernização em todas as regiões
colonizadas. Sem essa política de expansão, tais regiões teriam permanecido no atraso total em que se
encontravam antes da chegada dos europeus.
 d) No final do século XIX, multiplicaram-se as ideologias do imperialismo. A “missão civilizadora” foi a
justificativa francesa para entrar na África, o “destino manifesto” foi o argumento americano para policiar
a América Central e garantir seus interesses e o “fardo do homem branco” foi o argumento inglês para
espoliar a Índia com administração centralizada.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681434
Questão 1048: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: Economia na República Liberal
A vitória de Juscelino Kubitschek, mineiro de Diamantina, destacara-se pelo estilo empreendedor quando
prefeito de Belo Horizonte. Mais tarde, elegera-se governador de Minas Gerais. Na presidência da
República, inaugurou seu governo com otimismo e grandes projetos. O “presidente bossa-nova”
desconsiderava a ideia de que o Brasil estava condenado a ser um eterno exportador de matéria-prima.
Assim, dentro de uma concepção empresarial e desenvolvimentista, ele injetou ânimo no
empreendimento industrial e mexeu com a imaginação da sociedade brasileira ao afirmar que realizaria
“cinquenta anos de progresso em cinco de governo: 50 em 5”. Sobre o período em que JK esteve no
governo, assinale a afirmativa correta.
 a) A entrada de capitais europeus e japoneses favoreceu aos Estados Unidos assumirem a plena
hegemonia nos investimentos brasileiros.
 b) A posse de JK foi garantida pelas armas; conforme afirmam vários estudiosos, seu governo foi
marcado pela instabilidade política, porém conseguiu manter a democracia.
 c) A inflação, o favorecimento dos grandes grupos econômicos, o significativo crescimento da dívida
externa e as suspeitas de improbidades administrativas fizeram com que amplos setores da sociedade
brasileira apoiassem o candidato de oposição Jânio Quadros e seu discurso moralizante.
 d) Um resultado negativo da implementação do desenvolvimentismo foi a inflação devido à política
emissionista adotada pelo governo. Jk considerou esta a alternativa mais viável, adotando, também,
outras estratégias, como redução dos salários e aumento dos impostos das classes mais favorecidas,
propiciando, assim, a estabilidade política naquele momento.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681435
Questão 1049: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: A Crise Final da República Liberal e o Golpe de 1964
“As manifestações da direita e da esquerda se sucediam: ora eram universitários que queriam impedir a
remessa de lucros das empresas estrangeiras, ora trabalhadores na agricultura que pediam a reforma
agrária. Já se falava até em reforma urbana, nos moldes da realizada em Cuba. A ameaça esquerdista
era repelida pela direita com marchas e passeatas pelas principais ruas das cidades brasileiras. A
burguesia industrial e os grandes proprietários rurais também se manifestavam e conspiravam. Dividida,
a Igreja Católica participava, ora de um lado, ora de outro. Do lado da direita, sua participação era muito
mais ativa.” De acordo com o exposto, assinale a afirmativa correta.
 a) A vitória do golpe militar de 1964 foi consequência da crise do Estado populista, da radicalização
do movimento de massas, que exigiram reformas de base, e do apoio ao governo Goulart de importantessetores da elite econômica brasileira.
 b) Em 31 de março de 1964, um golpe militar derrubou o Presidente. Os militares passaram a agir
desmobilizando toda e qualquer oposição ao regime como IPÊS (Instituto de Pesquisa e Estudo Social)
fundado no final de 1961, por empresários e militares do eixo Rio São Paulo.
 c) Entre os dias 25 e 27 de março, ocorreu uma revolta dos marinheiros, oportunidade na qual cerca
de 1.200 homens, sob a liderança da Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais, protestaram contra
punições recebidas. João Goulart posicionou-se contrário aos marinheiros, agradando o alto escalão das
Forças Armadas, que caracterizava a revolta como quebra de disciplina e da hierarquia.
 d) Os artífices do movimento que depôs Goulart não pensavam em uma revolução no sentido de
romper com as estruturas socioeconômicas vigentes no país. O objetivo era uma modernização
conservadora, dentro dos quadros do capitalismo internacional, mantendo-se a dependência crônica da
economia brasileira. Politicamente, o que importava era garantir a hegemonia das elites e afastar as
massas do processo.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681432
Questão 1050: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: Revoltas Provinciais
“O papel dos escravos no levante do Maranhão pode ser avaliado pela luta do Quilombo de Cumbe e de
vultos como o Preto Cosme, o ‘Cara Preta’, e o negro ‘Balaio’ (Manoel dos Anjos Ferreira). Desmentindo a
lenda que fala da ‘índole pacífica e acomodada’ do povo brasileiro, as grandes massas brasileiras de
despossuídos lutaram sempre, durante séculos.” Sobre as revoltas do período regencial, assinale a
afirmativa correta.
 a) Elementos de ordem fiscal permitem entender especificamente a Revolução Farroupilha, que foi,
sob vários aspectos, um movimento popular.
 b) A proliferação de rebeliões nas províncias na época da Regência exprimiu um desejo de maior
vínculo com o império, na medida em que na sua base estavam atos políticos que pretendiam resolver a
questão da opressão econômica e fiscal.
 c) Na revolta conhecida como Cabanagem (1835-1840, Pará), os liberais federalistas convocaram o
povo para a luta contra o governo central e o povo pobre e oprimido (os “cabanos”) deu à luta um
caráter social que unificou o movimento como um todo.
 d) No Nordeste como fatores que interferiram nas revoltas contamos com a existência de massas
pobres e livres, os deserdados do sistema; a escravidão; o declínio das principais exportações como
algodão, fumo e açúcar; e, a estagnação econômico-social da região.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681433
Questão 1051: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: Economia no Regime Militar
Brasil: Concentração de Renda em Porcentagem, Conforme os Grupos Sociais
 
Grupos % sobre população 1960 1970 1976 1980 1983
Pobres 50 17,4 14,9 13,1 14,2 12,2
Médios 30 27,4 23,2 21,7 22,6 23,2
Ricos 20 54,8 61,9 65,2 63,2 64,6
 
(Fundação IBGE.)
Assinale a afirmativa que melhor se relaciona com a tabela anterior.
 a) Nas eleições parlamentares de 1974, sob o impacto da crise econômica e uma sucessão de
escândalos financeiros, o MDB conseguiu uma ampla vitória eleitoral.
 b) A mudança dramática da conjuntura mundial, em especial a partir de 1973, com o choque do
petróleo, produziu-se um forte impacto sobre o modelo em prática. Esgotaram-se as fontes de
financiamento, elevaram-se os gastos estatais e fecharam-se os grandes mercados mundiais.
 c) O presidente Geisel, após inúmeras hesitações, acelerou a abertura política, afastando militares
identificados com a tortura e com a corrupção. Sob pressão da opinião pública deu continuidade a uma
abertura “leitura, gradual e segura”, consolidada na Emenda Constitucional de 1978.
 d) Embora levando o país a um crescimento econômico próximo aos 10% ao ano, com o
desenvolvimento de um vasto parque industrial, o regime militar não conseguiu, bem pelo contrário,
diminuir as injustiças sociais. Tratava-se de um processo de concentração econômica que prenunciava
uma crise social bem mais ampla.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681438
Questão 1052: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
“Noventa milhões em ação
Pra frente Brasil, do meu coração
Todos juntos, vamos pra frente Brasil
Salve a seleção!
De repente é aquela
Corrente pra frente,
Parece que todo o Brasil deu a Mão!
Todos ligados na mesma emoção
Tudo é um só coração...”
A música anterior se converteu em hino da campanha da seleção brasileira, em 1970, no México.
Considerando o contexto da música, assinale a afirmativa correta.
 a) O governo Médice destacou-se por ter sido o menos repressivo. Visando fortalecer o regime no
país, montou-se um aparato de propaganda que tinha como base a ideia da cooperação dos brasileiros
para o engrandecimento da nação.
 b) As torturas e a repressão permaneciam encobertas em meio ao clima de euforia coletiva. Eram
poucos os brasileiros que percebiam o que acontecia nos porões da ditadura. Boa parte da população
estava entusiasmada pela vitória da seleção canarinho e pelo “milagre econômico”.
 c) O presidente menos violento do período militar também se tornou o mais popular. Sua imagem era
polida por uma eficiente campanha de publicidade, que explorava, entre outras características, a sua
paixão pelo futebol. Médice frequentava estádios e fazia as vezes de torcedor entusiasmado, com o
radinho de pilha grudado ao ouvido.
 d) O auge da campanha publicitária oficial foi atingido quando a seleção brasileira de futebol ganhou
o tricampeonato na Copa do Mundo de 1970, disputada no México. O general-presidente e todos aqueles
que lhe davam sustentação no poder transformaram o evento em uma “conquista do Estado brasileiro”, e
fortaleceram-se com esse acontecimento, podendo, assim, diminuir os aparatos repressivos do regime.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681439
Questão 1053: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: A América no Século XIX
“Descrever a economia do continente entre 1790 e 1870 em que se converteu a velha economia colonial
já desmantelada pelo contrabando inglês quando as instituições do pacto colonial desaparecem
oficialmente e que sopram, cada dia mais forte, na Inglaterra, as máquinas a vapor da revolução
industrial.” Sobre a inserção da América Latina na ordem capitalista mundial, é correto afirmar que
 a) no período colonial, a América Latina foi submetida ao “pacto colonial” e precisou suportar todas
as consequências dessa submissão, guiadas pelos princípios mercantilistas.
 b) a América Latina, ao longo do século XIX, vinculou-se à ordem capitalista mundial, como área
periférica, desvinculando-se das economias capitalistas centrais, em especial da Inglaterra.
 c) no decurso do século XIX, a necessidade de expansão do capitalismo europeu impôs a
permanência da antiga ordem colonial, pois a economia colonial da América Latina representava a
garantia do desenvolvimento do capitalismo.
 d) os movimentos de independência da América Latina provocaram profundas transformações na
estrutura socioeconômica. Uma das características marcantes da fase que se seguiu à dos movimentos
de independência foi a alteração dessa estrutura, chamada “herança colonial”.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681436
Questão 1054: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: América Latina no Século XX
Na década de 50, Cuba era considerada o quintal dos Estados Unidos. Essa situação vinha desde os
movimentos de independência, em 1898, quando tropas norte-americanas tomaram parte na luta contra
os espanhóis. Assim, a política econômica da ilha estava sob a tutela de Washington e as tropasdos
Estados Unidos realizaram diversas ocupações: 1906, 1912, 1913, 1917 e 1933. Segundo a Constituição
cubana, tais ocupações eram legítimas, pois a Emenda Platt assegurava o direito de intervenção militar
norte-americana. Relativo ao contexto da revolução cubana, é correto afirmar que:
 a) O regime de Fulgêncio teve como características a corrupção e a brutalidade impedindo o
surgimento de opositores.
 b) Rebeldes liderados por Ernesto Che Guevara e Fidel Castro, após invasão fracassada pela praia,
instalaram-se no território cubano de Sierra Maestra de onde lançaram um movimento de guerrilha.
 c) Os guerrilheiros tomaram o poder em janeiro de 1959. Os aliados de Fulgêncio Batista foram
exilados e Fidel Castro foi proclamado primeiro-ministro. O novo líder prometeu a realização de eleições
livres assim que a situação interna se normalizasse.
 d) No ano de 1952, o general Fulgêncio Batista liderou um golpe de Estado e implantou uma ditadura
em Cuba. Fulgêncio foi incapaz de enfrentar problemas como os altos índices de analfabetismo, a crise
no campo foi solucionada com a reforma agrária, mas não foi suficiente para acabar com o atraso
econômico.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681437
Questão 1055: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: Pensamento Filosófico e Político desde 1789
“A primavera dos povos foi como ficou conhecida a onda revolucionária que varreu a Europa após a
Revolução de 1848. Sobre a Revolução de 1848 é correto afirmar que o conflito revelou uma nova força
política no cenário social.” Essa força política denomina-se:
 a) Burguesia.
 b) Operariado.
 c) Campesinato.
 d) Monarquia liberal burguesa.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681426
Questão 1056: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
Deve-se notar que a ênfase dada à faceta cruzadística da expansão portuguesa não implica, de modo
algum, que os interesses comerciais estivessem dela ausentes – como tampouco o haviam estado das
cruzadas do Levante, em boa parte manejadas e financiadas pela burguesia das repúblicas marítimas da
Itália. Tão mesclados andavam os desejos de dilatar o território cristão com as aspirações por lucro
mercantil que, na sua oração de obediência ao pontífice romano, D. João II não hesitava em mencionar
entre os serviços prestados por Portugal à cristandade o trato do ouro da Mina, “comércio tão santo, tão
seguro e tão ativo que o nome do Salvador, nunca antes nem de ouvir dizer conhecido, ressoava agora
nas plagas africanas”. De acordo com a afirmação de Luiz Felipe Thomaz, é correto afirmar que:
 a) A expansão portuguesa visava puramente interesses econômicos e usava a religião como pretexto
para o domínio de novos territórios.
 b) A expansão portuguesa contou com interesses comerciais e religiosos visto que religião e
economia serviam a uma expansão mútua.
 c) A expansão portuguesa, a partir do século XV, contava com interesses puramente religiosos, dada
a religiosidade da corte portuguesa.
 d) A expansão portuguesa atendeu aos interesses da coroa em aumentar seu território além-mar,
visto que o país se encontrava limitado por sua fronteira com Espanha a Leste.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681427
Questão 1057: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: Política e Economia Coloniais
Os mecanismos de explicação das crises de fome inscrevem-se nas próprias estruturas da produção de
alimentos. Podemos, assim, destacar como elementos fundamentais das crises de subsistência da
economia colonial:
 a) Os portugueses aumentaram a biodiversidade dificultando os ataques de epizotias, possibilitando,
assim, a redução de pragas em amplas superfícies homogêneas de biomassa.
 b) O manejo adequado da tecnologia agrícola herdada dos grupos indígenas: os portugueses
adaptaram o cultivo de gêneros ameríndios adotando grande parte da tecnologia da floresta tropical.
 c) Um conjunto de normas e regulamentos, de cunho mercantilista, impostos pela Coroa, tabelando
preços, estabelecendo mercados preferenciais, obrigatoriedade de abastecimento a fortes e à frota,
garantiu a produção de alimentos aumentando suas forças.
 d) Ao fixar os cultivos e ignorar qualquer prática de recomposição de solos – conhecidas e praticadas,
por exemplo, no cultivo do tabaco – promoveram o esgotamento, a erosão e a desertificação de vastas
superfícies agricultáveis. Já no início do século XVII, ao sul de Salvador, em Porto Seguro e no
Recôncavo, vastas áreas apresentam-se desertificadas e colonizadas por formigas. Vilas inteiras tiveram
que se mudar devido à invasão de formigas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681424
Questão 1058: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: Movimentos Emancipacionistas
“Desde 1734, o valor mínimo, o quinto exigido pelo governo português, era de 100 arrobas anuais. Em
1750, estabeleceu-se que os impostos atrasados seriam cobrados através da derrama. Quer dizer, nos
anos em que o recolhimento do quinto da capitania de Minas Gerais não atingisse 100 arrobas, o débito
seria cobrado à força da população mineira.” Sobre a Inconfidência Mineira, assinale a afirmativa
correta.
 a) Os ideais políticos dos jacobinos e sans-culottes da Revolução Francesa eram semelhantes aos
ideais defendidos pelos inconfidentes mineiros.
 b) Assim como Alvarenga Peixoto, um dos maiores senhores de escravos entre os conjurados, era
consenso entre os inconfidentes o fim da escravidão visando o apoio dos escravos à rebelião.
 c) Os conjurados planejaram instaurar o movimento revolucionário durante a derrama, mas não
contavam com a participação da população, pois só os mais ricos seriam atingidos pela cobrança dos
impostos atrasados.
 d) Vitorioso o movimento, após a tomada do poder, os revoltosos instalariam governo republicano
unitário, seria redigida uma constituição; no plano militar seria utilizado, além do apoio externo, um
sistema de guerrilhas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681425
Questão 1059: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: Política e Economia Coloniais
A exploração de metais preciosos teve importantes efeitos na metrópole e na colônia. Na metrópole, a
corrida do ouro provocou a primeira corrente imigratória para o Brasil. Durante os primeiros sessenta
anos do século XVIII, chegaram de Portugal e das ilhas do Atlântico cerca de 600 mil pessoas, em média
anual de 8 a 10 mil, gente da mais variada condição, desde pequenos proprietários, padres,
comerciantes, até prostitutas e aventureiros. Sobre as consequências da mineração para a colônia
brasileira, é correto afirmar que:
 a) A extração do ouro liquidou completamente a economia açucareira do Nordeste.
 b) Os metais preciosos vieram a aliviar momentaneamente os problemas financeiros de Portugal.
 c) O desequilíbrio da balança comercial entre Portugal e Inglaterra foi compensado pelo ouro extraído
no Brasil.
 d) A economia mineradora gerou articulação entre áreas distantes da colônia. Gado e alimentos
foram transportados da Bahia para Minas e estabeleceu, também, um comércio em sentido inverso. Do
Sul vieram, além de gado, as mulas necessárias ao carregamento de mercadorias.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681430
Questão 1060: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
Conhecido por capitalismo comercial, o Mercantilismo não é um sistema econômico, mas uma doutrina,
um conjunto de práticas, de ideias aplicadas sobre o sistema econômico, que tem como característica
fundamental o metalismo, que corresponde à ideia de que “quanto mais metalprecioso existir dentro do
território nacional, mais rico será o país”. O metalismo completa as características mercantilistas.
Buscando acumular os metais preciosos, os Estados Nacionais tomariam medidas defendendo o princípio
da balança comercial favorável, ou seja, exportar sempre mais que importar. Esse princípio atrai outro, o
do protecionismo alfandegário, que tenta promover a indústria e o comércio nacionais, evitando a
concorrência de similares externos. Sobre o mercantilismo, assinale a afirmativa correta.
 a) O intervencionismo estatal se efetivou sob a forma de protecionismo e de desregulamentação da
atividade econômica.
 b) A produção colonial apresentava determinadas especificidades: obrigatoriamente era realizada em
larga escala e com baixo custo de produção, o que explica a utilização extensiva dos recursos naturais e
a adoção de formas de trabalho compulsórias.
 c) O pleno desenvolvimento manufatureiro nos países ibéricos fez com que não poucos afirmassem
que “Espanha e Portugal eram as gargantas por onde passavam os tesouros da América; mas o
estômago ficava na França, na Holanda e na Inglaterra”.
 d) Na Espanha, por meio de intervenção estatal, impediu-se a saída de metais preciosos saqueados,
tributados e extraídos de suas colônias na América. Essa forma mais primária de aplicação das práticas
mercantilistas garantiu à Espanha e, mais tarde, no século XVIII, a Portugal a reterem os estoques
metálicos originários de suas colônias americanas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681431
Questão 1061: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: A Fuga da Família Real e as Reformas Joaninas
Em 1807, tropas francesas cruzaram a fronteira de Portugal com a Espanha e avançaram em direção a
Lisboa. O Príncipe Dom João, que regia o reino desde 1792, quando sua mãe Dona Maria fora declarada
louca, decidiu-se, em poucos dias, pela transferência da Corte para o Brasil. Sobre uma das primeiras
medidas tomada por Dom João assim que chegou ao Brasil, assinale a afirmativa correta.
 a) Logo ao chegar, enquanto permaneceu brevemente na Bahia, decretou a abertura dos portos do
Brasil às nações amigas.
 b) Assinou o tratado de Navegação e Comércio, que reduziu de 24% para 16% a taxa alfandegária
sobre os produtos ingleses.
 c) Ao chegar à Bahia, transferiu a capital da colônia de Salvador para o Rio que passou a ser capital
do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
 d) Revogou os decretos que proibiam a instalação de manufaturas na Colônia, isentou de tributos a
importação de matérias-primas destinadas à indústria, ofereceu subsídios para as indústrias da lã, da
seda e do ferro, encorajou a introdução de novas máquinas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681428
Questão 1062: Instituto Consulplan - Vest (FMO)/FMO/Medicina/2019
Assunto: Movimentos de Contestação na Primeira República: de Canudos ao Tenentismo
Texto I
A atuação de Antônio Conselheiro como líder religioso também foi extremamente importante e
responsável por atrair milhares de pessoas à procura do beato, e isso fez de Canudos um centro de
romaria. Canudos não era um arraial com estilo de vida igualitário, mas, nas palavras das historiadoras
Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, tratava-se “de uma experiência social e política distinta daquela do
governo central republicano”.
 
(SCHWARCZ, 2015.)
 
Texto II
Os episódios de perseguição policial contra o monge José Maria foram motivados pelo temor da
concentração de gente pobre do campo. As autoridades locais e estaduais, em sua maioria grandes
fazendeiros e oficiais da Guarda Nacional, sentiam que tinham como missão subjugar os sertanejos que
não se submetiam mais aos seus respectivos coronéis.
(MACHADO, 2012.)
Os fragmentos de texto referem-se a dois movimentos sociais da República Brasileira que, além de
guardarem semelhanças pelo messianismo que os caracteriza, foram considerados também:
 a) Cada um a seu modo, experiências anarcossindicalistas, embora estivessem fora do contexto
urbano-industrial.
 b) No contexto em que ocorreram, ameaças à ordem vigente e, principalmente, ao novo modelo
político que se instalara.
 c) Uma revolução cultural, pelo teor de ideias e hábitos liberais, antidemocráticos e antimonarquistas
que preconizavam.
 d) Uma mudança de paradigma, pois, a partir daí, oficializava-se a preponderância da Igreja Católica
no cenário político nacional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1124303
Questão 1063: Instituto Consulplan - Aux (CODESG)/CODESG/Construção Civil/2019
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
“Os portugueses descobriram o Brasil em 1500, por meio de expedição liderada por . A
partir de então, o território originalmente habitado por indígenas tornou-se colônia da Coroa Portuguesa.”
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
 a) Tomé de Souza
 b) José de Anchieta
 c) Pedro Álvares Cabral
 d) Martim Afonso de Souza
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1131982
Questão 1064: CONSULPLAN - PEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/História/2017
Assunto: O Estado Novo (1937-1945): a Guinada Autoritária e a Constituição de 1937
Com o golpe de Estado, Getúlio Vargas outorgou uma nova Constituição após decretar o fechamento do
Congresso Nacional, a Constituição de 1937, inspirada nas constituições fascistas da Itália, da Polônia e
de Portugal e a qual foi denominada de “polaca” pelos adversários do Estado Novo. Como características
dessa Constituição, destaca-se:
 a) Determinação da iniciativa governamental em relação aos projetos de lei; controle do Estado sobre
a educação e as manifestações culturais; com caráter populista a Constituição permitia a organização de
greves pelos sindicatos.
 b) Legitimação de um estado ultracentralizado e autoritário; controle sobre os estados por meio da
nomeação de interventores em substituição aos governos até então eleitos; determinação da iniciativa
governamental em relação aos projetos de lei.
 c) Presidente da República como suprema autoridade do Estado, com poderes para decretar “estado
de emergência” em caso de “ameaça externa ou iminência de perturbações internas”; direito do Estado
de estabelecer a censura prévia, limitar as manifestações públicas, proibir o funcionamento e fechar
entidades sindicais e, em nome “da ordem, do interesse público e da segurança do Estado”, autorizar
prisões e processos judiciais em tribunais especiais; com caráter populista a constituição permitia a
organização de greves pelos sindicatos.
 d) Garantia de “livre associação profissional ou sindical”, tais associações profissionais e sindicais
tinham direito de representar os trabalhadores, institucionalizando-se, assim, o corporativismo, doutrina
que propõe a organização da coletividade baseada na associação representativa dos interesses e das
atividades profissionais, isto é, das corporações; o corporativismo pressupõe, ainda, a neutralização dos
elementos socioeconômicos de conflito: a concorrência no plano econômico, a luta de classes no plano
social e as diferenças ideológicas no plano político; controle do Estado sobre a educação e as
manifestações culturais.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/681429
Questão 1065: Instituto Consulplan - Vest (FMO)/FMO/Medicina/2019
Assunto: Revolução Francesa e Era Napoleônica
Quem foram os jacobinos europeus? Suspeitamos que não haja resposta simples a tal questão. Nos
países onde a estrutura social era mais próxima da França (Bélgica, Países Baixos, Renânia, Suíça, Itália
Setentrional), um recrutamento de domínio burguês tem um lugar importante junto aos intelectuais, por
vezes aos nobres (Itália), mas pode abrir-se a elementos do artesanato e do comércio em meio urbano.
[...] Mas, o jacobinismoguarda um caráter minoritário e se choca com fortes resistências populares...
(Disponível em:https://pt.scribd.com/document/343830845/ARevolucao-
Francesa-e-seu-eco-pdf)
No contexto da Revolução Francesa, os jacobinos, por suas características peculiares, desempenharam,
entre outros, o papel de:
 a) Radicalizar os rumos da revolução, angariando a simpatia e o apoio, mesmo que temporário, de
camponeses e trabalhadores urbanos.
 b) Manter a revolução nos moldes iluministas de igualdade, liberdade e fraternidade; sem, contudo,
propor mudanças na ordem hierárquica estabelecida.
 c) Fazer emergir, em toda sua opulência, os privilégios aristocráticos que constituíam o cerne da
sociedade francesa estruturalmente estamental.
 d) Garantir a eficácia capitalista da revolução, atendendo às reivindicações máximas dos industriais e
financistas que até então sustentavam a economia francesa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1124302
Questão 1066: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Artes, Culturas e Sociedades: do Renascimento ao Pré-romantismo
O Renascimento ocorreu, em maior ou menor grau, em várias regiões da Europa. Começou
na Itália e expandiu-se para a França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Holanda.
Sobre o Renascimento, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Os renascentistas preocupavam-se, principalmente, com as questões ligadas à vida humana. Por
isso, o movimento associa- -se ao humanismo.
 
II. A valorização da pessoa significou uma ruptura com a religião.
 
III. Os humanistas invalidaram a ideia criacionista, segundo a qual Deus criou a Terra e as pessoas.
 
IV. O Renascimento representou a redescoberta do conhecimento e do estudo fora do âmbito do
que era permitido pela Igreja.
 
Está correto o que se afirma em
 a) I, II, III e IV.
 b) I e II, apenas.
 c) I e IV, apenas.
 d) II e III, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244034
Questão 1067: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Reforma Protestante e Contrarreforma
Dando seguimento à intenção de modificar a Igreja, o papa Paulo III convocou, em 1545, o
19º Concílio Ecumênico da Igreja Cristã, que ficou conhecido como o Concílio de Trento. O
Concílio foi encerrado em 1563. Foi uma medida adotada em Trento:
 a) O princípio de salvação pela fé.
 b) A dissolubilidade do casamento.
 c) A proibição da venda de indulgências.
 d) Os estudos nos seminários tornaram-se facultativos aos clérigos antes de serem ordenados.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244035
Questão 1068: CONSULPLAN - Ana SS (CESAN)/CESAN/Suporte de Arquivo Técnico/2011
Assunto: Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Acerca da Organização das Nações Unidas – ONU – surgida após a Segunda Guerra Mundial, é possível
afirmar, EXCETO:
 a) São seus objetivos: manter a paz, defender os direitos humanos e promover o desenvolvimento dos
países em escala mundial.
 b) Atua em diversas áreas, tais como saúde pública, proteção à infância, educação, defesa do meio
ambiente, uso pacífico da energia nuclear etc.
 c) Possui agências especializadas que atuam em diversas áreas, como o Banco Mundial, o Fundo
Monetário Internacional (FMI), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) etc.
 d) Para manutenção da Paz, possui o Conselho de Segurança que é formado por dois grupos de
países: os membros permanentes que têm poder de voto e veto e os membros eleitos que somente têm
poder de voto.
 e) A Fundação das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Programa das Nações Unidas para o
Meio Ambiente e o Programa Mundial de Alimentos (PMA) são instrumentos da ONU que buscam
melhorar as condições econômicas e sociais das populações.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/241122
Questão 1069: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Feudalismo
Deus tinha distribuído tarefas específicas a cada homem, uns deviam orar pela salvação de
todos, outros deviam lutar para proteger o povo; cabia aos membros do terceiro Estado, de
longe o mais numeroso, alimentar, com seu trabalho, os homens de religião e da guerra.
Este padrão, que rapidamente marcou a consciência coletiva, apresentava uma forma
simples e uma conformidade com o plano divino e, assim, sancionava a desigualdade social e
todas as formas de exploração econômica.
 
(DUBY, G. As três ordens ou imaginário do feudalismo. Editorial Estampa, Lisboa. 1982.)
 
Sobre a sociedade feudal, é correto afirmar que:
 a) Os religiosos eram indivíduos detentores de terras e do poder político.
 b) A estrutura social era bastante flexível, com possibilidade de movimentação entre as camadas da
sociedade.
 c) A nobreza desempenhava um papel importante na “idade da fé” e era intermediária entre Deus e
os homens.
 d) O cavaleiro era um especialista no uso das armas. Também precisava ter cavalos para a guerra e
para as caçadas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244033
Questão 1070: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Feudalismo
A reforma religiosa impulsionada por Lutero e Calvino contribuiu, decisivamente, para a
desestruturação das relações sociais predominantes no Feudalismo. Foram diversos efeitos
provocados por tal reforma. Constitui um desses efeitos provocados pela reforma religiosa:
 a) Nacionalismo nos Estados.
 b) Adoção do latim nas cerimônias religiosas.
 c) Unificação da cristandade em uma única igreja.
 d) Interpretação da bíblica de acordo com as diretrizes da Igreja.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244038
Questão 1071: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Iluminismo
O Iluminismo também é chamado de movimento das luzes, filosofia das luzes, ou ilustração.
O século XVIII é denominado século das luzes. Sobre o Iluminismo, analise as afirmativas a
seguir.
 
I. O Iluminismo não pode ser classificado como uma revolução cultural.
 
II. Os iluministas passaram a procurar no universo da razão as explicações para os fenômenos do
mundo físico e social.
 
III. O pressuposto básico do Iluminismo era o senso comum.
 
IV. No pensamento iluminista, um determinado pressuposto, para ser considerado verdadeiro,
deveria ser analisado racionalmente.
 
Está correto o que se afirma em
 a) I, II, III e IV.
 b) III, apenas.
 c) I e II, apenas.
 d) II e IV, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244036
Questão 1072: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Iluminismo
O pensamento iluminista, ao mesmo tempo em que refletia o panorama histórico do século
XVIII, sedimentava o processo político-revolucionário que teria início no final daquele
mesmo século. Assinale, a seguir, uma formulação correta do pensamento político
iluminista.
 a) Adesão ao absolutismo.
 b) Crença na tese do direito divino dos reis.
 c) Defesa da participação da Igreja na vida pública.
 d) Defesa do contrato como mediador das relações sociais.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244037
Questão 1073: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
Em 1534, para promover o povoamento efetivo e o desenvolvimento da América portuguesa,
o rei D. João III instituiu as capitanias hereditárias. Sobre as capitanias hereditárias, analise
as afirmativas a seguir.
 
I. Esse sistema implicou na divisão do território por linhas paralelas ao Equador, em lotes entregues
aos chamados capitães donatários.
 
II. Os capitães donatários formavam um grupo social homogêneo.
 
III. Os direitos e os deveres dos capitães donatáriosconstavam de um documento denominado
Foral.
 
IV. Os objetivos pretendidos com as capitanias hereditárias se consolidaram totalmente.
 
V. Apenas prosperaram as capitanias de São Vicente e Pernambuco.
 
Está correto o que se afirma em
 a) I, II, III, IV e V.
 b) IV e V, apenas.
 c) I, III e V, apenas.
 d) I, II e III, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244042
Questão 1074: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Movimentos Emancipacionistas
Foram muitos os motins, conspirações, revoltas e rebeliões no decorrer da história do
domínio português sobre o Brasil nos séculos XVII e XVIII; além de vários movimentos
regionais contestatórios e de caráter separatista. Dentre os movimentos relacionados,
assinale o de caráter separatista.
 a) Conjuração Carioca.
 b) Sedição de Vila Rica.
 c) Guerra dos Mascates.
 d) Guerra dos Emboabas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244047
Questão 1075: Instituto Consulplan - Ana MP (MPE MG)/MPE MG/História/2023
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
O patrimônio cultural imaterial manifesta vários aspectos na sociedade. Correspondem ao
patrimônio imaterial; marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) Expressões orais.
 
( ) Práticas sociais.
 
( ) Técnicas artesanais tradicionais.
 
( ) Rituais e atos festivos.
 
( ) Expressões artísticas.
 
A sequência está correta em
 a) F, F, F, V, F.
 b) V, V, V, V, V.
 c) V, F, F, F, V.
 d) F, V, V, F, F.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2320336
Questão 1076: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: A Política e o Sistema de Governabilidade da Primeira República
A República tornou-se cenário das disputas entre as oligarquias, pouco dispostas a ceder
parte do poder aos grupos opositores, uma vez que a maioria das pessoas eram excluídas do
exercício cotidiano da cidadania. Sobre o domínio oligárquico, analise as afirmativas a
seguir.
 
I. As oligarquias que dominavam os Estados eram formadas por pobres e agricultores familiares de
terras.
 
II. As oligarquias mais poderosas eram as de Salvador e Rio Grande do Sul que, durante muito
tempo, se revezavam no poder elegendo a maioria dos presidentes da República.
 
III. Predominava no domínio oligárquico o voto de cabresto, que mantinha o eleitor sobre o jugo da
vontade política dos coronéis.
 
IV. Os coronéis influenciavam no setor público, na distribuição dos cargos e das verbas e
beneficiavam-se das obras públicas, montando um esquema de poder que envolvia o município, o
Estado e o governo federal.
 
Está correto o que se afirma apenas em
 a) I e II.
 b) II e IV.
 c) III e IV.
 d) I, III e IV.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244055
Questão 1077: Instituto Consulplan - CSoc (Pref Ervália)/Pref Ervália/2021
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
O continente Americano, em sua extensão, é considerado o maior, compreendendo uma área
total de, aproximadamente, 42.189.120 km2. Possui diversas línguas faladas como
português, francês, espanhol, línguas nativas, dentre outras. Podemos afirmar que o
primeiro navegador europeu a chegar ao continente Americano foi:
 a) Dom João II.
 b) Américo Vespúcio.
 c) Cristóvão Colombo.
 d) Fernando V de Aragão.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2100182
Questão 1078: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Revolução Francesa e Era Napoleônica
O dia 22 de setembro de 1792, data da abolição da monarquia, foi considerado, no novo
calendário, o ano I da liberdade. Com a Convenção Nacional definiram-se mais claramente
as tendências políticas. Considerando as tendências políticas, bem como suas respectivas
características, relacione adequadamente as colunas a seguir.
 
1. Girondinos.
 
2. Jacobinos.
 
3. Pântano.
 
( ) Pertencentes à pequena burguesia e às camadas populares, eram apoiados pelos san-culottes e
liderados por Robespierre e Saint-Just; sentavam-se à esquerda e nos lugares mais altos, por isso
foram chamados de montanhas.
 
( ) Segmento politicamente indefinido, ocupava os lugares mais baixos do plenário.
 
( ) Pertenciam à alta e média burguesias e representavam os conservadores, queriam garantir a
manutenção da liberdade; sentavam-se à direita do plenário.
 
A sequência está correta em
 a) 2, 3, 1.
 b) 2, 1, 3.
 c) 3, 2, 1.
 d) 1, 2, 3.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244059
Questão 1079: CONSULPLAN - Cod Cen (IBGE)/IBGE/2011
Assunto: A Independência (1822) e a Guerra de Independência
“Em 2007, ao reconstituir a vinda da corte portuguesa para o Brasil, no início do século XIX, o autor
Laurentino Gomes produziu um efeito notável: seu ‘1808’ tornou-se um best-seller, vendendo mais de
600.000 exemplares e despertando em muitos de seus leitores um interesse pela história que, como a
movimentação do mercado editorial denota, só faz crescer.”
O fato é que no segundo semestre de 2010, o mesmo autor lançou outro livro denominado “1822”,
seguindo a mesma trajetória de sucesso e que trata de um importante momento da história do Brasil:
 a) Abolição da Escravatura.
 b) Proclamação da República.
 c) Guerra do Paraguai.
 d) Independência do Brasil.
 e) Revolução de Canudos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/226809
Questão 1080: Instituto Consulplan - Rece (Pitangueiras)/Pref Pitangueiras/2019
Assunto: Economia no Regime Militar
O preço médio do litro da gasolina nas bombas recuou 0,3%, segundo levantamento divulgado pela
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira, dia 26/07/2019. Foi
a 11ª queda semanal consecutiva no valor do combustível. Assinale, a seguir, a Estatal Brasileira, criada
na década de 1950, após o movimento “O petróleo é nosso”:
 a) DNIT.
 b) ANTT.
 c) Petrobras.
 d) Eletrobras.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1169899
Questão 1081: Instituto Consulplan - Prof (Pref Linhares)/Pref Linhares/Artes/Habilitado e
Não Habilitado/2022
Assunto: Artes e Cultura desde 1789
Os movimentos artísticos do século XX que mais se destacaram foram: expressionismo; fauvismo;
cubismo; abstracionismo; dadaísmo; surrealismo; op art e pop art. Os maiores pintores do século XX
foram Henri Matisse e Pablo Picasso. Amigos e rivais, eles criaram novos estilos, exploraram vários
campos da arte e influenciaram profundamente a história da arte. Atualmente, seus quadros são
vendidos por dezenas de milhões de dólares.
(Fonte: EducaBras. Adaptado.)
 
Quando Pablo Picasso expôs seu quadro Les Demoiselles d’ Avignon foi introduzido o seguinte
movimento artístico:
 a) Cubismo.
 b) Fauvismo.
 c) Dadaísmo.
 d) Expressionismo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2117086
Gabarito
1001) A 1002) A 1003) A 1004) C 1005) C 1006) A 1007) C
1008) D 1009) D 1010) D 1011) B 1012) B 1013) D 1014) D
1015) B 1016) D 1017) A 1018) C 1019) C 1020) D 1021) C
1022) B 1023) D 1024) B 1025) A 1026) C 1027) C 1028) B
1029) B 1030) A 1031) B 1032) C 1033) A 1034) B 1035) C
1036) A 1037) C 1038) D 1039) C 1040) D 1041) D 1042) B
1043) C 1044) D 1045) D 1046) D 1047) D 1048) C 1049) D
1050) D 1051) D 1052) B 1053) A 1054) B 1055) B 1056) B
1057) D 1058) D 1059) D 1060) B 1061) A 1062) B 1063) C
1064) B 1065) A 1066) C 1067) C 1068) C 1069) D 1070) A
1071) D 1072) D 1073) C 1074) A 1075) B 1076) C 1077) C
1078) A 1079) D 1080) C 1081) A

Mais conteúdos dessa disciplina