Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO4 História para Notário e Registrador (TJ MA) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Nossa sociedade moderna liga-se, de muitas maneiras, às civilizações clássicas e sempre há grande interesse pelos mais variados aspectos da cultura antiga que se fazem manifestar, de forma mais ou menos explícita, aqui ou ali, gerando primeiro a curiosidade e, em seguida, o interesse por saber mais. Democracia, Teorema de Pitágoras, República e Direito Romano são temas que estão presentes em nosso cotidiano, em geral descontextualizados sem que se possa compreender o seu sentido e a que se referem.
Sobre a antiguidade grega e romana, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Além dos nobres, compunham a sociedade grega os escravos, os servos, os trabalhadores agrícolas livres, os artesãos e os pequenos proprietários que viviam mais modestamente em seus domínios.
b) Diferentemente dos gregos, as mulheres romanas podiam tomar parte dos cargos no governo. As assembleias romanas escolhiam os tribunos da plebe, que tinham direito a veto sobre as decisões do Senado.
c) A sociedade romana era, ao mesmo tempo, caracterizada por divisões e pela possibilidade de mobilidade, ou seja, um escravo podia deixar de ser escravo e tornar-se livre e um não cidadão podia tornar-se cidadão.
d) Muitíssimo da cultura grega teve influência das civilizações orientais, como as escritas, divindades e costumes. Já na Antiguidade, Heródoto, o “pai da História”, defendia essa ideia ao afirmar que o Egito é uma dádiva do Nilo.

No Nordeste, em 1817, mais uma vez aflorou a percepção da consciência e unidade nacionais. Pernambuco era dominante em relação aos seus vizinhos – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe – que eram áreas articuladas através do polo econômico mais dinâmico, subordinando-se aos estímulos e aos movimentos conjunturais que partiam do porto de Recife, para onde convergiam os principais produtos (açúcar, algodão, pau-brasil etc.) da região Nordeste.
Sobre o movimento de 1817, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Terminada a Revolução de 1817, a Coroa portuguesa resolveu conceder autonomia à capitania do Rio Grande do Norte, afastando-a da influência política e administrativa de Pernambuco. Primeiro, em 25 de março de 1818, foi criada a Ouvidoria do Rio Grande do Norte, desligando-a da Paraíba.
b) No Rio Grande do Norte, a maioria dos envolvidos na Revolução era de padres e militares, não sendo muito diferente, portanto, do que ocorreu em Pernambuco, onde o Movimento era composto, essencialmente, por proprietários rurais, comerciantes de nacionalidade brasileira que brigavam por um setor monopolizado.
c) Do movimento revolucionário de 1817 participaram padres, comerciantes, proprietários de terras e intelectuais. Foi elaborada uma Lei Orgânica, base para formulação de uma Constituição e nela garantia-se a liberdade religiosa e de pensamento, adoção de uma República, abolição de vários impostos e abolição da escravidão.
d) No Rio Grande do Norte, a Revolução de 1817 foi um movimento, praticamente arquitetado e liderado pela família Albuquerque Maranhão, visto que nove dos líderes da insurreição eram daquele grupo familiar, mas com forte presença da Igreja Católica e da Maçonaria; ambas trabalharam para proclamar a independência do Brasil e implantar a República.

“Digam ao povo que a República está feita” é uma frase marcante do cenário político; se remete à Proclamação da República do Brasil.
A frase marcante na história do país é do presidente:
a) Getúlio Vargas.
b) Tancredo Neves.
c) Floriano Peixoto.
d) Marechal Deodoro da Fonseca.

Os grandes temas e acontecimentos da Antiguidade, as próprias periodizações começam a aparecer como construções historiográficas. Na História Antiga, a tradicional dicotomia entre Oriente e Ocidente constitui uma grande narrativa que estrutura toda uma visão eurocêntrica da História.
É INCORRETO afirmar que:
a) Na antiguidade, a “revolução urbana”, como foi chamada, começou no vasto território quase plano, em forma de meia lua, entre os desertos da África e da Arábia e os montes que os encerram ao norte do Mediterrâneo ao Golfo Pérsico.
b) A Mesopotâmia difundiu o fato urbano para outras regiões e independente desta, no continente americano, surgiram cidades, perto de 1000 a.C com apogeu no 1º milênio d.C. com destaque para os Maias nos Andes e Astecas na América Central.
c) Do IV ao VI século a.C., todo o Oriente Médio é unificado no Império Persa. Assim, todo o território gozou de um longo período de paz e de administração uniforme que permitiu a circulação dos homens, das mercadorias e das ideias de uma extremidade à outra da região.
d) No Egito, os monumentos não formavam o centro da cidade, mas eram dispostos como uma cidade independente, divina e eterna, construída de pedra para permanecer imutável, dominando e tornando insignificante a cidade dos vivos transitória e construída de tijolos.

O que é o Mediterrâneo? Mil coisas ao mesmo tempo. Não uma paisagem, mas inúmeras paisagens. Não um mar, mas uma sucessão de mares. Não uma civilização, mas civilizações sobrepostas umas às outras.
Sobre a expansão da civilização mulçumana, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Em 711, os mulçumanos alcançaram o etreito de Gibraltar e iniciaram a conquista da Península Ibérica. Submeteram toda a Península, com exceção do extremo norte, no reino das Astúrias.
b) Os árabes iniciaram a expansão muçulmana, a partir de 634, atacando e conquistando muitos territórios, dominando o império persa, o planalto iraniano, a Síria, a Palestina, o Egito e também a Tunísia.
c) O objetivo principal das invasões árabe-muçulmanas era o proselitismo religioso, sempre impondo os costumes e as religiões aos povos dominados. Assim, a religião mulçumana ganhou grande contingente de adeptos.
d) Em 732, os árabes tentaram invadir o território da França, mas foram derrotados na batalha de Poitiers (ou Tours). Essa derrota pôs fim à expansão árabe-mulçumana, mas assegurou o controle do Mediterrâneo.

A gravura anterior se refere à famosa mina de Potosi, uma das maiores minas de que se tem notícia, explorada intensamente pelos espanhóis no contexto das Grandes Navegações.
A economia mercantilista característica daquele período, expressa na gravura através do metalismo, caracterizou-se também:
a) Pela concessão de monopólios dentro da lógica dos Estados Nacionais para favorecer os detentores do capital.
b) Pela estimulação da produção agrícola, como forma primordial de manutenção da Balança Comercial favorável.
c) Pelo incremento às manufaturas, especialmente nas colônias ibéricas sedentas da libertação do monopólio inglês.
d) Pela competitividade propiciada pela abertura, na maioria dos países europeus, das companhias de comércio e navegação.

Eleitores de todo o país e residentes no exterior foram às urnas para votar nos candidatos de sua preferência a deputados estaduais, distritais, federais, senadores, governadores e presidente da República.
Sobre o voto feminino no Brasil é correto afirmar que
a) sempre foi majoritário em relação ao voto masculino, desde a instituição da República no país.
b) só começou a existir a partir da década de 1930, no governo do então presidente da República, Getúlio Vargas.
c) passou a ter realmente respaldo, a partir da eleição de uma mulher para o cargo máximo do executivo nacional: Dilma Rousseff.
d) tem um número maior e mais relevante do que o voto masculino, devido ao número maior de mulheres letradas no cenário político nacional.

Na virada do século XIX para o século XX, um conjunto de conflitos de caráter imperialista ou nacionalista evidenciava o alto risco de um confronto de altas proporções.
Os interesses em conflito às vésperas da Primeira Guerra Mundial podem ser evidenciados a seguir, EXCETO:
a) Os poloneses, os irlandenses e os filandenses lutavam pelo direito de se autogovernarem.
b) A Inglaterra e a Alemanha disputavam diretamente a hegemonia econômica e a política sobre o mundo.
c) A Alemanha queria retomar as regiões da Alsácia e Lorena, que havia perdido para a França, em 1871, na Guerra Franco- -Prussiana.
d) Os antagonismos levaram à criação de um sistema de alianças e à formação de grupos de países que assumiam compromisso de ajuda mútua, em caso de agressão.

Após a abdicação de D. Pedro I, a vida política do país foi dominada por grupos políticos que dominavam o poder.
O grupo partidário representado se refere aos:
a) Liberais.
b) Restauradores.
c) Liberais exaltados.
d) Liberais moderados.

“Foi um dos grandes nomes da história do Brasil no século XX. Ficou conhecido por ter sido o Presidente brasileiro que mais tempo ocupou a presidência (entre 1930 e 1945). Nascido de uma família de estancieiros no Rio Grande do Sul, foi alçado à presidência em 1930, permanecendo no poder durante 15 anos.”
Trata-se de:
a) Café Filho.
b) Júlio Prestes.
c) Getúlio Vargas.
d) Artur Bernardes.

Observe atentamente as imagens. Imagem I m conhecida como República Populista, foi um período da história brasileira iniciado em 1946, com a posse de Eurico Gaspar Dutra, e finalizado em 1964, com o Golpe Civil-Militar que marcou o início da Ditadura Militar no Brasil.
Sobre tal período, analise as afirmativas a seguir.
I. Foram presidentes do Brasil neste período José Linhares e Júlio Prestes.
II. Foi um período marcado pela industrialização e urbanização brasileira. estacaram no período são: PTB, PSD e UDN, bem como as forças secundárias: PSP, PDC e PCB.
IV. A redemocratização foi intermediada pelo Golpe de 1964.
a) I e III.
b) II e III.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV.

Tendo em vista o conceito marxista de modo de produção e os trechos em destaque, podemos considerar corretamente que:
a) O modelo de modo de produção refere-se especificamente aos aspectos econômicos de uma sociedade, dentro da visão materialista de Marx, excluindo os demais setores.
b) É preciso ter claro que o modo de produção ajuda a compreender a realidade, mas não é a realidade. É uma forma didática, utilizada pelos estudiosos para caracterizar e analisar os períodos pós-capitalistas.
c) Hobsbawm entende a noção de mundo do trabalho como a condição na qual os sujeitos estão inseridos ao construírem suas relações de trabalho, o que condiz com o conceito marxista de modo de produção.
d) Não se pode estimar o valor dos modos de produção na evolução das sociedades, pois é preciso entendê-los como processos dissociados de uma participação da sociedade como um todo, ligados apenas às classes produtoras.
e) É impossível a presença, nas formações sociais reais existentes, de características mescladas de diferentes modos de produção, pois como são de acordo com a dialética marxista, é necessário que um seja todo destruído para que o outro surja.

Considerando que o país mudava a forma de governo sem revolucionar a sociedade, analise as alternativas a seguir.
São consideradas providências tomadas pelo governo provisório o que se afirma apenas em
I. Instituição do federalismo.
II. Regime do padroado.
III. Criação de novos símbolos nacionais.
IV. Lei de restrição a naturalização.
a) I e III.
b) I e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.

Nesse contexto, permeado também por discrepâncias sociais e insatisfação política, eclodiram inúmeros movimentos sociais entre os quais podemos destacar:
a) A Insurreição de Canudos, uma insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos.
b) A Praieira, dirigida principalmente por um grupo coeso de intelectuais, que além de criticar a ordem vigente, preconizavam o liberalismo político.
c) A Revolta da Vacina, que caracterizou uma revolta contra a política sanitarista, ao mesmo tempo que trazia em si, outras questões culturais latentes.
d) A Sabinada, uma rebelião de cunho especificamente político, que chegou a angariar a simpatia de classes médias urbanas, bem como de classes menos abastadas.
e) A Revolta da Armada, que apesar de ter uma motivação de um grupo específico da sociedade, acabou por se expandir a outros nichos, tornando-se, acima de tudo, uma questão política.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Nossa sociedade moderna liga-se, de muitas maneiras, às civilizações clássicas e sempre há grande interesse pelos mais variados aspectos da cultura antiga que se fazem manifestar, de forma mais ou menos explícita, aqui ou ali, gerando primeiro a curiosidade e, em seguida, o interesse por saber mais. Democracia, Teorema de Pitágoras, República e Direito Romano são temas que estão presentes em nosso cotidiano, em geral descontextualizados sem que se possa compreender o seu sentido e a que se referem.
Sobre a antiguidade grega e romana, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Além dos nobres, compunham a sociedade grega os escravos, os servos, os trabalhadores agrícolas livres, os artesãos e os pequenos proprietários que viviam mais modestamente em seus domínios.
b) Diferentemente dos gregos, as mulheres romanas podiam tomar parte dos cargos no governo. As assembleias romanas escolhiam os tribunos da plebe, que tinham direito a veto sobre as decisões do Senado.
c) A sociedade romana era, ao mesmo tempo, caracterizada por divisões e pela possibilidade de mobilidade, ou seja, um escravo podia deixar de ser escravo e tornar-se livre e um não cidadão podia tornar-se cidadão.
d) Muitíssimo da cultura grega teve influência das civilizações orientais, como as escritas, divindades e costumes. Já na Antiguidade, Heródoto, o “pai da História”, defendia essa ideia ao afirmar que o Egito é uma dádiva do Nilo.

No Nordeste, em 1817, mais uma vez aflorou a percepção da consciência e unidade nacionais. Pernambuco era dominante em relação aos seus vizinhos – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe – que eram áreas articuladas através do polo econômico mais dinâmico, subordinando-se aos estímulos e aos movimentos conjunturais que partiam do porto de Recife, para onde convergiam os principais produtos (açúcar, algodão, pau-brasil etc.) da região Nordeste.
Sobre o movimento de 1817, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Terminada a Revolução de 1817, a Coroa portuguesa resolveu conceder autonomia à capitania do Rio Grande do Norte, afastando-a da influência política e administrativa de Pernambuco. Primeiro, em 25 de março de 1818, foi criada a Ouvidoria do Rio Grande do Norte, desligando-a da Paraíba.
b) No Rio Grande do Norte, a maioria dos envolvidos na Revolução era de padres e militares, não sendo muito diferente, portanto, do que ocorreu em Pernambuco, onde o Movimento era composto, essencialmente, por proprietários rurais, comerciantes de nacionalidade brasileira que brigavam por um setor monopolizado.
c) Do movimento revolucionário de 1817 participaram padres, comerciantes, proprietários de terras e intelectuais. Foi elaborada uma Lei Orgânica, base para formulação de uma Constituição e nela garantia-se a liberdade religiosa e de pensamento, adoção de uma República, abolição de vários impostos e abolição da escravidão.
d) No Rio Grande do Norte, a Revolução de 1817 foi um movimento, praticamente arquitetado e liderado pela família Albuquerque Maranhão, visto que nove dos líderes da insurreição eram daquele grupo familiar, mas com forte presença da Igreja Católica e da Maçonaria; ambas trabalharam para proclamar a independência do Brasil e implantar a República.

“Digam ao povo que a República está feita” é uma frase marcante do cenário político; se remete à Proclamação da República do Brasil.
A frase marcante na história do país é do presidente:
a) Getúlio Vargas.
b) Tancredo Neves.
c) Floriano Peixoto.
d) Marechal Deodoro da Fonseca.

Os grandes temas e acontecimentos da Antiguidade, as próprias periodizações começam a aparecer como construções historiográficas. Na História Antiga, a tradicional dicotomia entre Oriente e Ocidente constitui uma grande narrativa que estrutura toda uma visão eurocêntrica da História.
É INCORRETO afirmar que:
a) Na antiguidade, a “revolução urbana”, como foi chamada, começou no vasto território quase plano, em forma de meia lua, entre os desertos da África e da Arábia e os montes que os encerram ao norte do Mediterrâneo ao Golfo Pérsico.
b) A Mesopotâmia difundiu o fato urbano para outras regiões e independente desta, no continente americano, surgiram cidades, perto de 1000 a.C com apogeu no 1º milênio d.C. com destaque para os Maias nos Andes e Astecas na América Central.
c) Do IV ao VI século a.C., todo o Oriente Médio é unificado no Império Persa. Assim, todo o território gozou de um longo período de paz e de administração uniforme que permitiu a circulação dos homens, das mercadorias e das ideias de uma extremidade à outra da região.
d) No Egito, os monumentos não formavam o centro da cidade, mas eram dispostos como uma cidade independente, divina e eterna, construída de pedra para permanecer imutável, dominando e tornando insignificante a cidade dos vivos transitória e construída de tijolos.

O que é o Mediterrâneo? Mil coisas ao mesmo tempo. Não uma paisagem, mas inúmeras paisagens. Não um mar, mas uma sucessão de mares. Não uma civilização, mas civilizações sobrepostas umas às outras.
Sobre a expansão da civilização mulçumana, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Em 711, os mulçumanos alcançaram o etreito de Gibraltar e iniciaram a conquista da Península Ibérica. Submeteram toda a Península, com exceção do extremo norte, no reino das Astúrias.
b) Os árabes iniciaram a expansão muçulmana, a partir de 634, atacando e conquistando muitos territórios, dominando o império persa, o planalto iraniano, a Síria, a Palestina, o Egito e também a Tunísia.
c) O objetivo principal das invasões árabe-muçulmanas era o proselitismo religioso, sempre impondo os costumes e as religiões aos povos dominados. Assim, a religião mulçumana ganhou grande contingente de adeptos.
d) Em 732, os árabes tentaram invadir o território da França, mas foram derrotados na batalha de Poitiers (ou Tours). Essa derrota pôs fim à expansão árabe-mulçumana, mas assegurou o controle do Mediterrâneo.

A gravura anterior se refere à famosa mina de Potosi, uma das maiores minas de que se tem notícia, explorada intensamente pelos espanhóis no contexto das Grandes Navegações.
A economia mercantilista característica daquele período, expressa na gravura através do metalismo, caracterizou-se também:
a) Pela concessão de monopólios dentro da lógica dos Estados Nacionais para favorecer os detentores do capital.
b) Pela estimulação da produção agrícola, como forma primordial de manutenção da Balança Comercial favorável.
c) Pelo incremento às manufaturas, especialmente nas colônias ibéricas sedentas da libertação do monopólio inglês.
d) Pela competitividade propiciada pela abertura, na maioria dos países europeus, das companhias de comércio e navegação.

Eleitores de todo o país e residentes no exterior foram às urnas para votar nos candidatos de sua preferência a deputados estaduais, distritais, federais, senadores, governadores e presidente da República.
Sobre o voto feminino no Brasil é correto afirmar que
a) sempre foi majoritário em relação ao voto masculino, desde a instituição da República no país.
b) só começou a existir a partir da década de 1930, no governo do então presidente da República, Getúlio Vargas.
c) passou a ter realmente respaldo, a partir da eleição de uma mulher para o cargo máximo do executivo nacional: Dilma Rousseff.
d) tem um número maior e mais relevante do que o voto masculino, devido ao número maior de mulheres letradas no cenário político nacional.

Na virada do século XIX para o século XX, um conjunto de conflitos de caráter imperialista ou nacionalista evidenciava o alto risco de um confronto de altas proporções.
Os interesses em conflito às vésperas da Primeira Guerra Mundial podem ser evidenciados a seguir, EXCETO:
a) Os poloneses, os irlandenses e os filandenses lutavam pelo direito de se autogovernarem.
b) A Inglaterra e a Alemanha disputavam diretamente a hegemonia econômica e a política sobre o mundo.
c) A Alemanha queria retomar as regiões da Alsácia e Lorena, que havia perdido para a França, em 1871, na Guerra Franco- -Prussiana.
d) Os antagonismos levaram à criação de um sistema de alianças e à formação de grupos de países que assumiam compromisso de ajuda mútua, em caso de agressão.

Após a abdicação de D. Pedro I, a vida política do país foi dominada por grupos políticos que dominavam o poder.
O grupo partidário representado se refere aos:
a) Liberais.
b) Restauradores.
c) Liberais exaltados.
d) Liberais moderados.

“Foi um dos grandes nomes da história do Brasil no século XX. Ficou conhecido por ter sido o Presidente brasileiro que mais tempo ocupou a presidência (entre 1930 e 1945). Nascido de uma família de estancieiros no Rio Grande do Sul, foi alçado à presidência em 1930, permanecendo no poder durante 15 anos.”
Trata-se de:
a) Café Filho.
b) Júlio Prestes.
c) Getúlio Vargas.
d) Artur Bernardes.

Observe atentamente as imagens. Imagem I m conhecida como República Populista, foi um período da história brasileira iniciado em 1946, com a posse de Eurico Gaspar Dutra, e finalizado em 1964, com o Golpe Civil-Militar que marcou o início da Ditadura Militar no Brasil.
Sobre tal período, analise as afirmativas a seguir.
I. Foram presidentes do Brasil neste período José Linhares e Júlio Prestes.
II. Foi um período marcado pela industrialização e urbanização brasileira. estacaram no período são: PTB, PSD e UDN, bem como as forças secundárias: PSP, PDC e PCB.
IV. A redemocratização foi intermediada pelo Golpe de 1964.
a) I e III.
b) II e III.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV.

Tendo em vista o conceito marxista de modo de produção e os trechos em destaque, podemos considerar corretamente que:
a) O modelo de modo de produção refere-se especificamente aos aspectos econômicos de uma sociedade, dentro da visão materialista de Marx, excluindo os demais setores.
b) É preciso ter claro que o modo de produção ajuda a compreender a realidade, mas não é a realidade. É uma forma didática, utilizada pelos estudiosos para caracterizar e analisar os períodos pós-capitalistas.
c) Hobsbawm entende a noção de mundo do trabalho como a condição na qual os sujeitos estão inseridos ao construírem suas relações de trabalho, o que condiz com o conceito marxista de modo de produção.
d) Não se pode estimar o valor dos modos de produção na evolução das sociedades, pois é preciso entendê-los como processos dissociados de uma participação da sociedade como um todo, ligados apenas às classes produtoras.
e) É impossível a presença, nas formações sociais reais existentes, de características mescladas de diferentes modos de produção, pois como são de acordo com a dialética marxista, é necessário que um seja todo destruído para que o outro surja.

Considerando que o país mudava a forma de governo sem revolucionar a sociedade, analise as alternativas a seguir.
São consideradas providências tomadas pelo governo provisório o que se afirma apenas em
I. Instituição do federalismo.
II. Regime do padroado.
III. Criação de novos símbolos nacionais.
IV. Lei de restrição a naturalização.
a) I e III.
b) I e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.

Nesse contexto, permeado também por discrepâncias sociais e insatisfação política, eclodiram inúmeros movimentos sociais entre os quais podemos destacar:
a) A Insurreição de Canudos, uma insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos.
b) A Praieira, dirigida principalmente por um grupo coeso de intelectuais, que além de criticar a ordem vigente, preconizavam o liberalismo político.
c) A Revolta da Vacina, que caracterizou uma revolta contra a política sanitarista, ao mesmo tempo que trazia em si, outras questões culturais latentes.
d) A Sabinada, uma rebelião de cunho especificamente político, que chegou a angariar a simpatia de classes médias urbanas, bem como de classes menos abastadas.
e) A Revolta da Armada, que apesar de ter uma motivação de um grupo específico da sociedade, acabou por se expandir a outros nichos, tornando-se, acima de tudo, uma questão política.

Prévia do material em texto

História para Notário e Registrador (TJ MA) 2023 (
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2dE51 )
Ordenação: Por Matéria
História
Questão 801: CONSULPLAN - Prof (Pref Macaíba)/Pref Macaíba/História/2022
Assunto: Roma Antiga
Nossa sociedade moderna liga-se, de muitas maneiras, às civilizações clássicas e sempre há grande
interesse pelos mais variados aspectos da cultura antiga que se fazem manifestar, de forma mais ou
menos explícita, aqui ou ali, gerando primeiro a curiosidade e, em seguida, o interesse por saber mais.
Democracia, Teorema de Pitágoras, República e Direito Romano são temas que estão presentes em
nosso cotidiano, em geral descontextualizados sem que se possa compreender o seu sentido e a que se
referem. Sobre a antiguidade grega e romana, assinale a afirmativa INCORRETA.
 a) Além dos nobres, compunham a sociedade grega os escravos, os servos, os trabalhadores
agrícolas livres, os artesãos e os pequenos proprietários que viviam mais modestamente em seus
domínios.
 b) Diferentemente dos gregos, as mulheres romanas podiam tomar parte dos cargos no governo. As
assembleias romanas escolhiam os tribunos da plebe, que tinham direito a veto sobre as decisões do
Senado.
 c) A sociedade romana era, ao mesmo tempo, caracterizada por divisões e pela possibilidade de
mobilidade, ou seja, um escravo podia deixar de ser escravo e tornar-se livre e um não cidadão podia
tornar-se cidadão.
 d) Muitíssimo da cultura grega teve influência das civilizações orientais, como as escritas, divindades
e costumes. Já na Antiguidade, Heródoto, o “pai da História”, defendia essa ideia ao afirmar que o Egito
é uma dádiva do Nilo.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2286681
Questão 802: CONSULPLAN - Prof (Pref Macaíba)/Pref Macaíba/História/2022
Assunto: Movimentos Emancipacionistas
No Nordeste, em 1817, mais uma vez aflorou a percepção da consciência e unidade nacionais.
Pernambuco era dominante em relação aos seus vizinhos – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas
e Sergipe – que eram áreas articuladas através do polo econômico mais dinâmico, subordinando-se aos
estímulos e aos movimentos conjunturais que partiam do porto de Recife, para onde convergiam os
principais produtos (açúcar, algodão, pau-brasil etc.) da região Nordeste. Sobre o movimento de 1817,
assinale a afirmativa INCORRETA.
 a) Terminada a Revolução de 1817, a Coroa portuguesa resolveu conceder autonomia à capitania do
Rio Grande do Norte, afastando-a da influência política e administrativa de Pernambuco. Primeiro, em 25
de março de 1818, foi criada a Ouvidoria do Rio Grande do Norte, desligando-a da Paraíba.
 b) No Rio Grande do Norte, a maioria dos envolvidos na Revolução era de padres e militares, não
sendo muito diferente, portanto, do que ocorreu em Pernambuco, onde o Movimento era composto,
essencialmente, por proprietários rurais, comerciantes de nacionalidade brasileira que brigavam por um
setor monopolizado.
 c) Do movimento revolucionário de 1817 participaram padres, comerciantes, proprietários de terras e
intelectuais. Foi elaborada uma Lei Orgânica, base para formulação de uma Constituição e nela garantia-
se a liberdade religiosa e de pensamento, adoção de uma República, abolição de vários impostos e
abolição da escravidão.
 d) No Rio Grande do Norte, a Revolução de 1817 foi um movimento, praticamente arquitetado e
liderado pela família Albuquerque Maranhão, visto que nove dos líderes da insurreição eram daquele
grupo familiar, mas com forte presença da Igreja Católica e da Maçonaria; ambas trabalharam para
proclamar a independência do Brasil e implantar a República.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2286686
Questão 803: Instituto Consulplan - Med (Pref Rosário L)/Pref Rosário da L/Clínico
Geral/2022
Assunto: Proclamação da República, os Governos Militares e a Constituição de 1891
“Digam ao povo que a República está feita” é uma frase marcante do cenário político; se remete à
Proclamação da República do Brasil. A frase marcante na história do país é do presidente:
 a) Getúlio Vargas.
 b) Tancredo Neves.
 c) Floriano Peixoto.
 d) Marechal Deodoro da Fonseca.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2228318
Questão 804: CONSULPLAN - Prof (Pref Macaíba)/Pref Macaíba/História/2022
Assunto: Mesopotâmicos (sumérios, acádios, amoritas, assírios, caldeus)
Os grandes temas e acontecimentos da Antiguidade, as próprias periodizações começam a aparecer
como construções historiográficas. Na História Antiga, a tradicional dicotomia entre Oriente e Ocidente
constitui uma grande narrativa que estrutura toda uma visão eurocêntrica da História. Cada vez mais,
apresenta-se essa oposição no contexto histórico do moderno imperialismo do século XIX e XX, a mostrar
como o Ocidente se cria como uma supercivilização dominadora do mundo. Em um primeiro momento,
esse Ocidente é nitidamente racista, arianista, antissemita, ao criar um homem ariano ocidental racional,
guerreiro e conquistador do oriental irracional, trapaceiro, indolente, pronto a ser civilizado pelos arianos
(alemães, ingleses, franceses, depois americanos).
 
(Pedro Paulo Funari – A Renovação da História Antiga.)
 
É INCORRETO afirmar que:
 a) Na antiguidade, a “revolução urbana”, como foi chamada, começou no vasto território quase plano,
em forma de meia lua, entre os desertos da África e da Arábia e os montes que os encerram ao norte do
Mediterrâneo ao Golfo Pérsico.
 b) A Mesopotâmia difundiu o fato urbano para outras regiões e independente desta, no continente
americano, surgiram cidades, perto de 1000 a.C com apogeu no 1º milênio d.C. com destaque para os
Maias nos Andes e Astecas na América Central.
 c) Do IV ao VI século a.C., todo o Oriente Médio é unificado no Império Persa. Assim, todo o território
gozou de um longo período de paz e de administração uniforme que permitiu a circulação dos homens,
das mercadorias e das ideias de uma extremidade à outra da região.
 d) No Egito, os monumentos não formavam o centro da cidade, mas eram dispostos como uma
cidade independente, divina e eterna, construída de pedra para permanecer imutável, dominando e
tornando insignificante a cidade dos vivos transitória e construída de tijolos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2286684
Questão 805: CONSULPLAN - Prof (Pref Macaíba)/Pref Macaíba/História/2022
Assunto: Mundo Árabe na Idade Média
O que é o Mediterrâneo? Mil coisas ao mesmo tempo. Não uma paisagem, mas inúmeras paisagens. Não
um mar, mas uma sucessão de mares. Não uma civilização, mas civilizações sobrepostas umas às outras.
Viajar pelo Mediterrâneo é encontrar o mundo romano no Líbano, a pré-história na Sardenha, as cidades
gregas na Sicília, a presença árabe na Espanha, o Islã turco na Iugoslávia. É mergulhar nas profundezas
dos séculos, até as construções megalíticas de Malta ou até as pirâmides do Egito.
 
(Fernand Braudel.)
 
Sobre a expansão da civilização mulçumana, assinale a afirmativa INCORRETA.
 a) Em 711, os mulçumanos alcançaram o etreito de Gibraltar e iniciaram a conquista da Península
Ibérica. Submeteram toda a Península, com exceção do extremo norte, no reino das Astúrias.
 b) Os árabes iniciaram a expansão muçulmana, a partir de 634, atacando e conquistando muitos
territórios, dominando o império persa, o planalto iraniano, a Síria, a Palestina, o Egito e também a
Tunísia.
 c) O objetivo principal das invasões árabe-muçulmanas era o proselitismo religioso, sempre impondo
os costumes e as religiões aos povos dominados. Assim, a religião mulçumana ganhou grande
contingente de adeptos.
 d) Em 732, os árabes tentaram invadir o território da França, mas foram derrotados na batalha de
Poitiers (ou Tours). Essa derrota pôs fim à expansão árabe-mulçumana, mas assegurou o controle do
Mediterrâneo.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2286685Questão 806: CONSULPLAN - Prof (SEDUC PA)/SEDUC PA/Classe I, Nível A/História/2018
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
(Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=602.)
 
A gravura anterior se refere à famosa mina de Potosi, uma das maiores minas de que se tem notícia,
explorada intensamente pelos espanhóis no contexto das Grandes Navegações. A economia mercantilista
característica daquele período, expressa na gravura através do metalismo, caracterizou-se também:
 a) Pela concessão de monopólios dentro da lógica dos Estados Nacionais para favorecer os detentores
do capital.
 b) Pela estimulação da produção agrícola, como forma primordial de manutenção da Balança
Comercial favorável.
 c) Pelo incremento às manufaturas, especialmente nas colônias ibéricas sedentas da libertação do
monopólio inglês.
 d) Pela competitividade propiciada pela abertura, na maioria dos países europeus, das companhias de
comércio e navegação.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/675445
Questão 807: CONSULPLAN - GMA (Natividade)/Pref Natividade/2014
Assunto: As Reformas Institucionais: o Brasil segundo Vargas
Eleitores de todo o país e residentes no exterior foram às urnas para votar nos candidatos de sua
preferência a deputados estaduais, distritais, federais, senadores, governadores e presidente da
República. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estavam aptos a votar 142.822.046
eleitores, sendo 52,13%, mulheres e 47,78%, homens, uma diferença de 4% a mais de mulheres.
(Disponível em: http://www.mt.gov.br/editorias/geral/brasileiros‐vao‐
as‐urnas‐eleger‐seus‐representantes‐no‐executivo‐elegislativo/119776.)
Sobre o voto feminino no Brasil é correto afirmar que
 a) sempre foi majoritário em relação ao voto masculino, desde a instituição da República no país.
 b) só começou a existir a partir da década de 1930, no governo do então presidente da República,
Getúlio Vargas.
 c) passou a ter realmente respaldo, a partir da eleição de uma mulher para o cargo máximo do
executivo nacional: Dilma Rousseff.
 d) tem um número maior e mais relevante do que o voto masculino, devido ao número maior de
mulheres letradas no cenário político nacional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/244866
Questão 808: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: A Crise Internacional e a Primeira Guerra Mundial
Na virada do século XIX para o século XX, um conjunto de conflitos de caráter imperialista ou
nacionalista evidenciava o alto risco de um confronto de altas proporções. Os interesses em conflito às
vésperas da Primeira Guerra Mundial podem ser evidenciados a seguir, EXCETO:
 a) Os poloneses, os irlandenses e os filandenses lutavam pelo direito de se autogovernarem.
 b) A Inglaterra e a Alemanha disputavam diretamente a hegemonia econômica e a política sobre o
mundo.
 c) A Alemanha queria retomar as regiões da Alsácia e Lorena, que havia perdido para a França, em
1871, na Guerra Franco- -Prussiana.
 d) Os antagonismos levaram à criação de um sistema de alianças e à formação de grupos de países
que assumiam compromisso de ajuda mútua, em caso de agressão.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245792
Questão 809: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: A Crise Final e a Abdicação (1831)
Após a abdicação de D. Pedro I, a vida política do país foi dominada por grupos políticos que dominavam
o poder. Observe a descrição de um desses grupos a seguir:
Objetivos
Lutavam pela descentralização do poder, pela
autonomia administrativa das províncias, pelo
sistema federalista. Muitos defendiam o fim da
monarquia e a instalação da república.
Setores sociais que representavam
Profissionais liberais, pequenos comerciantes,
funcionários públicos modestos, militares de baixa
patente, padres. Viviam e trabalhavam nas cidades.
Figuras de destaque
Cipriano Barata, Borges da Fonseca, Miguel Frias,
Rangel Vasconcelos, Augusto May.
O grupo partidário representado se refere aos:
 a) Liberais.
 b) Restauradores.
 c) Liberais exaltados.
 d) Liberais moderados.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245803
Questão 810: Instituto Consulplan - Elet (Pref Caeté)/Pref Caeté/2022
Assunto: O Golpe de 1930 e o Governo Provisório (1930-1934)
“Foi um dos grandes nomes da história do Brasil no século XX. Ficou conhecido por ter sido o Presidente
brasileiro que mais tempo ocupou a presidência (entre 1930 e 1945). Nascido de uma família de
estancieiros no Rio Grande do Sul, foi alçado à presidência em 1930, permanecendo no poder durante 15
anos.” Trata-se de:
 a) Café Filho.
 b) Júlio Prestes.
 c) Getúlio Vargas.
 d) Artur Bernardes.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2230440
Questão 811: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Revolução Francesa e Era Napoleônica
A sociedade francesa organizava-se em três estamentos, definidos pela origem (nascimento) de seus
membros. Sobre a sociedade francesa pré-revolucionária, assinale a afirmativa correta.
 a) A ascenção social era praticamente impossível entre os filhos dos servos.
 b) Os filhos dos servos sempre ocupavam cargos importantes na Igreja Católica.
 c) O terceiro estado era composto pelas ordens privilegiadas; entre eles: a aristocracia, o alto clero e
pela nobreza.
 d) Artesão, pequenos proprietários de terra, militares de baixa patente e pequenos comerciantes
eram responsáveis pelo trabalho e pelo pagamento de impostos que sustentavam os demais estamentos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245810
Questão 812: CONSULPLAN - Prof (Cascavel)/Pref Cascavel/"Sem Área"/2016
Assunto: Os Movimentos de Resistência e a Repressão
Observe atentamente as imagens.
Imagem I
 
 
(Disponível em: http://www.ocafezinho.com/2014/03/13/o-discurso-de-jango/.)
 
Imagem II
 
 
(Disponível em: http://m.memorialdademocracia.com.br/card/marcha-reage-com-deus.)
As imagens referem-se a momentos cruciais que antecederam a implantação da Ditadura Militar no Brasil
e representaram respectivamente:
 a) A vontade dos segmentos da classe média temerosos do “perigo comunista” e favoráveis à
deposição do Presidente da República e a aristocracia urbana em ação.
 b) Uma resposta ao Comício da Central, durante o qual Jango anunciara seu programa de Reformas
de Base e o protesto contra a morte do estudante Edson Luís de Lima.
 c) Os eventos para mobilizar as massas em apoio ao Comício das Reformas de Base, ocasião em que
Jango mandaria uma mensagem aos parlamentares de todo o Brasil.
 d) O Comício de Jango na Central do Brasil e a reação, alguns dias depois, dos setores mais
conservadores que demonstraram indignação às palavras e aos gestos do presidente.
 e) O movimento populista, insuflado pelos parlamentares do PTB e do PSD que exigia a reforma
agrária e o protesto dos proprietários de terra exigindo indenização pelas terras perdidas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/382102
Questão 813: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: A Crise Final da República Liberal e o Golpe de 1964
A Quarta República, também conhecida como República Populista, foi um período da história brasileira
iniciado em 1946, com a posse de Eurico Gaspar Dutra, e finalizado em 1964, com o Golpe Civil-Militar
que marcou o início da Ditadura Militar no Brasil. Sobre tal período, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Foram presidentes do Brasil neste período José Linhares e Júlio Prestes.
II. Foi um período marcado pela industrialização e urbanização brasileira.
III. As forças políticas que se destacaram no período são: PTB, PSD e UDN, bem como as forças
secundárias: PSP, PDC e PCB.
IV. A redemocratização foiintermediada pelo Golpe de 1964.
 
Está correto o que se afirma apenas em
 a) I e III.
 b) II e III.
 c) I, II e IV.
 d) II, III e IV.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245814
Questão 814: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Revolução Industrial, Vida Econômica e Transformações Sociais
Considerando os países envolvidos e as questões técnicas, a Revolução Industrial pode ser dividida em
diferentes momentos importantes; analise as etapas a seguir.
 
I. As principais inovações técnicas foram a utilização do aço (superando o ferro), o aproveitamento
da energia elétrica e dos combustíveis petrolíferos, a invenção do motor a explosão, da locomotiva e
do barco a vapor e do desenvolvimento dos produtos químicos.
 
II. O destaque deste período foi o desenvolvimento da indústria de tecidos de algodão, com a
utilização do tear mecânico. Além disso, o aperfeiçoamento das máquinas a vapor teve extrema
importância para o progresso das fábricas.
 
III. O período é marcado pelo aumento da produtividade com a utilização de um número cada vez
menor de trabalhadores. Grandes transformações, conforme o impacto das novas tecnologias como:
microcomputador; microeletrônica; robótica; engenharia genética; e, telemática.
 
Os três momentos importantes da Revolução Industrial são:
 a) I. Primeira etapa II. Terceira etapa III. Segunda etapa
 b) I. Segunda etapa II. Primeira etapa III. Terceira etapa
 c) I. Segunda etapa II. Terceira etapa III. Primeira etapa
 d) I. Terceira etapa II. Primeira etapa III. Segunda etapa
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245815
Questão 815: CONSULPLAN - Prof (Cascavel)/Pref Cascavel/"Sem Área"/2016
Assunto: Ideologias e Governos
Trecho I
“O conceito de modo de produção se refere a um modelo que explica a maneira de produzir em um
determinado contexto histórico. Esse modelo explicativo pretende abarcar uma leitura de todas as
relações de trabalho possíveis e de suas características nos diversos contextos espaço-temporais. Assim,
os modos de produção não devem ser analisados evolutivamente. Isso quer dizer que a escravidão pode
coexistir e até surgir após um período de trabalho servil, porque um modo de produção predominante
coexiste e interage com várias outras relações de produção em um mesmo contexto.”
 
(Hobsbawm, 1998, p. 178-179.)
Trecho II
“O conceito de modo de produção foi desenvolvido por Marx e Engels para designar a maneira pela qual
determinada sociedade se organiza visando garantir a produção das suas necessidades materiais, de
acordo com o nível de desenvolvimento de suas forças produtivas.”
 
(Disponível em: http://www.pcb.org.br/portal/docs/modosdeproducao.pdf.)
Tendo em vista o conceito marxista de modo de produção e os trechos em destaque, podemos
considerar corretamente que:
 a) O modelo de modo de produção refere-se especificamente aos aspectos econômicos de uma
sociedade, dentro da visão materialista de Marx, excluindo os demais setores.
 b) É preciso ter claro que o modo de produção ajuda a compreender a realidade, mas não é a
realidade. É uma forma didática, utilizada pelos estudiosos para caracterizar e analisar os períodos pós-
capitalistas.
 c) Hobsbawm entende a noção de mundo do trabalho como a condição na qual os sujeitos estão
inseridos ao construírem suas relações de trabalho, o que condiz com o conceito marxista de modo de
produção.
 d) Não se pode estimar o valor dos modos de produção na evolução das sociedades, pois é preciso
entendê-los como processos dissociados de uma participação da sociedade como um todo, ligados
apenas às classes produtoras.
 e) É impossível a presença, nas formações sociais reais existentes, de características mescladas de
diferentes modos de produção, pois como são de acordo com a dialética marxista, é necessário que um
seja todo destruído para que o outro surja.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/382098
Questão 816: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Política no Segundo Reinado
Considerando que o Segundo Reinado é o período da história brasileira em que o país foi governado por
D. Pedro II, assinale a afirmativa correta.
 a) Iniciou-se em 1840 por meio do Golpe da Maioridade.
 b) Um acontecimento marcante neste período foi a Guerra do Paraguai.
 c) Os civis foram o grupo com maior envolvimento com a Proclamação da República.
 d) Durante o Segundo Reinado, a abolição da escravatura foi um dos temas centrais e alvo de
debates acalorados nos meios políticos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245816
Questão 817: CONSULPLAN - Moto (Juatuba)/Pref Juatuba/2015
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade na Primeira República
Virgulino Ferreira da Silva, principal líder do movimento do Cangaço, ocorrido no sertão nordestino, era
muito conhecido como
 a) Lampião.
 b) Zeca Diabo.
 c) Zumbi dos Palmares.
 d) Antônio Conselheiro.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/381599
Questão 818: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: A Estruturação do Regime e a Transição até 1968
Observe a descrição a seguir de um dos governos militares: “No governo X, período conhecido como
‘anos de chumbo’, o poder ditatorial e a violência repressiva contra as oposições foram ainda maiores. Os
direitos fundamentais dos cidadãos foram suspensos. Qualquer um que se opusesse ao governo podia
ser preso. Nas escolas, nas fábricas, nos teatros, na imprensa sentia-se a ‘mão de ferro’ do
autoritarismo”. Tais características se referem ao governo de:
 a) Médici.
 b) Costa e Silva.
 c) Ernesto Geisel.
 d) Castelo Branco.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245822
Questão 819: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Revolução Francesa e Era Napoleônica
Para entender os motivos da Revolução Francesa, torna-se necessário conhecer a França no final do
século XVIII. Sobre sua organização econômica neste período, assinale a afirmativa correta.
 a) A população trabalhava na indústria e no comércio.
 b) A grande maioria da população vivia em áreas urbanas.
 c) Expandia a sua produção industrial e o comércio exterior.
 d) O poder econômico francês estava nas mãos de uma minoria.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245823
Questão 820: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Proclamação da República, os Governos Militares e a Constituição de 1891
No final do século XIX, a monarquia caíra no Brasil e, em seu lugar, foi implantada a República.
Considerando que o país mudava a forma de governo sem revolucionar a sociedade, analise as
alternativas a seguir.
 
I. Instituição do federalismo.
II. Regime do padroado.
III. Criação de novos símbolos nacionais.
IV. Lei de restrição a naturalização.
 
São consideradas providências tomadas pelo governo provisório o que se afirma apenas em
 a) I e III.
 b) I e IV.
 c) I, III e IV.
 d) II, III e IV.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245820
Questão 821: Instituto Consulplan - Vest (FIMCA)/FIMCA/Medicina/2019
Assunto: Movimentos de Contestação na Primeira República: de Canudos ao Tenentismo
“O Rio de Janeiro, no começo do século XX, era a porta de entrada dos navios estrangeiros que se
estabeleciam e afligiam a cidade, contatos econômicos com o Brasil. Capital da República, a cidade
também era marcada pela desordem urbana, oriunda da ausência de planejamento na ocupação e pelos
perigos oferecidos dos viajantes em relação às várias problemáticas sociais que afligiam a cidade. As
principais capitais europeias passavam pelos mesmos problemas, bem como por tentativas de redefinição
do espaço urbano.”
(ZALUAR, Alba e ALVITO, Marcos,1998. Com adaptações.)
Nesse contexto, permeado também por discrepâncias sociais e insatisfação política, eclodiram inúmeros
movimentos sociais entre os quais podemos destacar:
 a) A Insurreição de Canudos, uma insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos.
 b) A Praieira, dirigida principalmente por um grupo coeso de intelectuais, que além de criticar a
ordem vigente, preconizavam o liberalismo político.
 c) A Revolta da Vacina, que caracterizou uma revolta contra a política sanitarista, ao mesmo tempo
que trazia em si, outras questões culturais latentes.
 d) A Sabinada, uma rebelião de cunho especificamente político, que chegou a angariar a simpatia de
classes médias urbanas, bem como de classes menos abastadas.
 e) A Revolta da Armada, que apesar de ter uma motivação de um grupo específico da sociedade,
acabou por se expandir a outros nichos, tornando-se, acima de tudo, uma questão política.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1121968
Questão 822: Instituto Consulplan - Aux (Pref Gonçalves)/Pref Gonçalves/Serviço
Gerais/2022
Assunto: Política no Brasil Atual
A Nova República é caracterizada pela ampla democratização política do Brasil e sua estabilização
econômica, sendo o período da História do país, que se seguiu ao fim da Ditadura Militar até os dias
atuais. São presidentes que compõem a Nova República, EXCETO:
 a) José Sarney.
 b) Costa e Silva.
 c) Itamar Franco.
 d) Fernando Henrique Cardoso.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2094781
Questão 823: CONSULPLAN - OMP (Pref Corbélia)/Pref Corbélia/2021
Assunto: A Redemocratização e a Constituição de 1988
“A história do Brasil é marcada por vários momentos políticos; um dos mais importantes se refere à
posse de José Sarney na presidência, após a morte do presidente eleito Tancredo Neves, do qual era
vice. Após quatro anos ocorreu o movimento “Diretas Já”, resultando na eleição de Fernando Collor de
Mello.” Essas informações se referem ao seguinte período histórico do Brasil:
 a) Era Vargas.
 b) Nova República.
 c) República Velha.
 d) República Populista.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2093756
Questão 824: CONSULPLAN - Of (Ibiraçu)/Pref Ibiraçu/Obras e Serviços Públicos/2015
Assunto: Economia na República Liberal
Considere as seguintes afirmativas:
no começo de seu governo apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lema era
“cinquenta anos em cinco”;
a grande obra em seu governo foi a construção de Brasília, a nova capital do Brasil; e,
foi em seu governo que entraram no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo,
Ford, Volkswagen, Willys e GM (General Motors).
As afirmativas anteriores referem‐se ao governo do presidente:
 a) Itamar Franco.
 b) Getúlio Vargas.
 c) Juscelino Kubitschek.
 d) Luis Inácio Lula da Silva.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/412846
Questão 825: Instituto Consulplan - Inst (Pref Jequié)/Pref Jequié/Iniciação Musical/2022
Assunto: Revolução Francesa e Era Napoleônica
Provenientes do contexto da Revolução Francesa, os termos políticos “direita” e “esquerda” são utilizados
para qualificar a postura dos debatedores políticos.
 
Considerando o enredo das origens do termo “direita” e “esquerda”, marque V para as afirmativas
verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) A Revolução Francesa iniciou em 1789; teve como principal característica a entrada efetiva da
alta e baixa burguesia e os trabalhadores (camponeses e urbanos) na esfera do poder político.
 
( ) O Terceiro Estado do Antigo Regime Absolutista teve sempre seu voto vencido na disputa
institucional contra os outros dois Estados: o clero e a nobreza.
 
( ) A oposição entre o grupo direito (moderado) e o grupo esquerdo (radical) deu origem, portanto,
à nomenclatura que, atualmente, é utilizada.
 
A sequência está correta em
 a) V, F, V.
 b) F, V, F.
 c) V, V, V.
 d) F, F, F.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2114185
Questão 826: Instituto Consulplan - Aux (CM Barbacena)/CM
Barbacena/Contabilidade/2022
Assunto: O Estado Novo (1937-1945): a Guinada Autoritária e a Constituição de 1937
Sobre a “Era Vargas”, período de quinze anos no qual Getúlio Vargas era Presidente do Brasil, é correto
afirmar que:
 a) Foi dividida em três fases: Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo.
 b) Com o assassinato de Getúlio Vargas, o vice-presidente, João Pessoa, assumiu o poder.
 c) Getúlio Vargas assumiu a presidência com um discurso no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 3
de novembro de 1930.
 d) Um movimento armado, chamado Revolução Industrial, culminou numa ruptura na política
nacional antes de Getúlio Vargas ocupar o cargo máximo do executivo federal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2095285
Questão 827: CONSULPLAN - Of (Ibiraçu)/Pref Ibiraçu/Obras e Serviços Públicos/2015
Assunto: Egito Antigo
As pirâmides de Gizé são estruturas monumentais construídas em pedra. Possuem uma base retangular e
quatro faces triangulares que convergem para um vértice. Estas três majestosas pirâmides foram
construídas como tumbas reais para os reis Kufu (ou Quéops), Quéfren e Menkaure (ou Miquerinos) –
pai, filho e neto.
 
O país onde estão localizadas as três pirâmides históricas denomina‐se:
 a) Egito.
 b) França.
 c) Arábia Saudita.
 d) Estados Unidos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/412842
Questão 828: CONSULPLAN - Of (Ibiraçu)/Pref Ibiraçu/Obras e Serviços Públicos/2015
Assunto: Movimentos Emancipacionistas
“Foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789, em pleno ciclo do ouro, na então capitania
de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama (uma cobrança de
imediata dos impostos atrasados) e o domínio português. Foi um dos mais importantes movimentos
sociais da história do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do
governo português no período colonial.”
 
Este movimento ficou conhecido como:
 a) Abertura dos Portos.
 b) Revolta dos Alfaiates.
 c) Noite das Garrafadas.
 d) Inconfidência Mineira.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/412843
Questão 829: CONSULPLAN - Of (Ibiraçu)/Pref Ibiraçu/Obras e Serviços Públicos/2015
Assunto: Baixa Idade Média
“Classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o
renascimento comercial e urbano. Dedicava‐se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, joias
etc) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades
protegidas por muros. Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem‐vistas
pelos integrantes do clero católico.”
 
Essa classe ficou conhecida como:
 a) Dalits.
 b) Nobreza.
 c) Burguesia.
 d) Camponeses.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/412841
Questão 830: Instituto Consulplan - Vest (FIMCA)/FIMCA/Medicina/2019
Assunto: As Reformas Institucionais: o Brasil segundo Vargas
Observe a imagem.
 
 
(Disponível em: http://m.memorialdademocracia.com.br/card/getuliocria- o-departamento-de-
imprensa-e-propaganda.)
 
As comemorações do 1º de maio foram usadas pelo governo Vargas para, dentre outros fatos, enaltecer
a figura de Getúlio Vargas. No cartaz, o homenageado deixa de ser o trabalhador e passa a ser o próprio
presidente. Sobre o “1º de maio” no Brasil, é correto afirmar que:
 a) Surgiu no próprio governo de Vargas, que utilizava a data para implantar as melhorias ligadas ao
trabalho no país.
 b) Foi considerado a concretização da hegemonia sindical sobre as patronais, apadrinhada pela
política trabalhista de Vargas.c) Nasce como uma tentativa de emancipação das massas trabalhadoras em relação ao aparelho
repressivo do Estado Novo.
 d) Tem sua origem nas medidas que compõem a CLT – Consolidação das Leis de Trabalho, a mais
popular criação de Getúlio.
 e) Passou a ser feriado nacional no governo de Arthur Bernardes, em um período de grande
influência imigrante nas indústrias do país.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1121955
Questão 831: CONSULPLAN - Of (Ibiraçu)/Pref Ibiraçu/Obras e Serviços Públicos/2015
Assunto: Guerra Fria e as Superpotências
A imagem abaixo mostra um período da história mundial que promoveu, dentre outras coisas, a corrida
armamentista.
 
 
Esse período foi chamado de:
 a) Guerra Fria.
 b) Holocausto.
 c) Neoliberalismo.
 d) Guerra Nuclear.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/412849
Questão 832: Instituto Consulplan - Vest (FIMCA)/FIMCA/Medicina/2019
Assunto: Questão da Escravidão
A travessia do Atlântico durava mais de dois meses. Espremidos nos porões dos navios negreiros,
milhares de homens, mulheres e crianças suportavam calor, sede, fome, sujeira, ataques de ratos e
piolhos, e surtos de sarampo e escorbuto. Muitos não resistiam e acabavam jogados ao mar.
(FLORENTINO, Manolo. 1997.)
O tráfico de escravos foi uma prática prevalente por vários séculos no Brasil. Sobre essa prática, analise
as afirmativas a seguir.
I. O tráfico ultramarino de africanos, com o objetivo de escravizá-los, teve relação direta com a
necessidade permanente de trabalhadores nos engenhos do Brasil.
II. O Brasil foi o lugar onde houve um dos mais desenvolvidos comércios de escravos, perdendo em
quantidade apenas para a Inglaterra e para a França.
III. Os escravos eram conseguidos por traficantes que obtinham os prisioneiros comprando-os na
África, caso fossem prisioneiros de guerra, ou por meio de emboscadas realizadas pelos próprios
traficantes.
IV. Os navios negreiros, ou tumbeiros eram, de uma maneira geral, subvencionados pelo Estado e
raramente ligados à iniciativa de comerciantes particulares.
V. No sistema colonial escravista, a existência do tráfico negreiro atendia a uma demanda por
escravos das colônias e, por ser uma atividade altamente lucrativa, atendia aos interesses da
metrópole e da colônia.
Estão corretas as afirmativas
 a) I, II, III, IV e V.
 b) I, II e V, apenas.
 c) I, III e V, apenas.
 d) II, IV e V, apenas.
 e) III, IV e V, apenas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1121960
Questão 833: Instituto Consulplan - Mec (Pref Caeté)/Pref Caeté/2022
Assunto: A Independência (1822) e a Guerra de Independência
Em 2022, o Brasil comemora 200 anos de independência. Como parte da história e guardiã da memória
do país, com seu acervo cuidadosamente preservado, a Câmara dos Deputados realiza uma série de
atividades para lembrar a data e também o bicentenário de outros fatos importantes que a antecederam.
Os eventos incluem exposições, concursos, publicações e homenagens. O primeiro marco das
comemorações no Parlamento brasileiro dos 200 anos de independência ocorreu em junho de 2008, no
Salão Negro do Congresso Nacional, quando a Câmara destacou o segundo centenário da vinda da corte
portuguesa para o Brasil.
 
(Disponível em: https://www2.camara.leg.br. Adaptado.)
 
Em relação à Independência do Brasil, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Foi resultado de uma série de transformações que o país enfrentou a partir do Período Joanino e
teve como grandes nomes Pedro de Alcântara e José Bonifácio.
 
II. Teve como grande ponto de partida a Revolução Liberal do Porto, que tinha intenções para o
Brasil diferentes das que a elite brasileira possuía. Essa divergência de interesses fez com que essa
camada social passasse a defender a ideia de ruptura do laço existente com a metrópole.
 
III. A Constituição de 1824 é conhecida como a primeira Constituição da história de nosso país. Esse
documento foi elaborado no contexto de pós-independência do Brasil.
 
Está correto o que se afirma em
 a) I, II e III.
 b) II, apenas.
 c) III, apenas.
 d) I e II, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2231965
Questão 834: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Revolução Industrial, Vida Econômica e Transformações Sociais
A Inglaterra foi pioneira na industrialização. Esse pioneirismo ocorreu porque o país concentrava várias
condições que favoreceram o desenvolvimento industrial. Considerando as possíveis condições do
desenvolvimento industrial inglês, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Grande reserva de capitais oriundos da exploração das colônias na América e na Índia.
 
II. O Estado estava afinado com os interesses do capitalismo inglês, responsável por criar uma
legislação favorável aos empreendimentos burgueses.
 
III. O cercamento dos campos, que substituiu a antiga produção agrícola feudal pela criação de
ovelhas, e foi responsável pela formação de um mercado fornecedor de matéria-prima têxtil (lã) e de
uma parcela da mão de obra fabril.
 
IV. Possuía grandes reservas de carvão mineral, o mais importante combustível dos primeiros
tempos da industrialização.
 
Está correto o que se afirma em
 a) I, II, III e IV.
 b) I e IV, apenas.
 c) II e III, apenas.
 d) I, II e III, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245789
Questão 835: Instituto Consulplan - CSoc (Pref Formiga)/Pref Formiga/2020
Assunto: Feudalismo
O Feudalismo foi um modo de organização social e político que surgiu na Europa, após a queda do
Império Romano do Ocidente, permanecendo durante toda a Idade Média (século X ao século XV da
História). Em relação às características do Feudalismo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para
as falsas.
 
( ) O clero era responsável por rezar e exercia uma grande influência política sobre as pessoas
daquela época. Os nobres também eram chamados de senhores feudais; eles negociavam com o rei
(trabalhavam no exército em troca de terras).
 
( ) O comércio era forte, sendo a base da economia feudal. As indústrias estavam em expansão,
tornando a mão de obra agrária cada vez mais escassa.
 
( ) O feudo se dividia em três partes: a propriedade individual do senhor, o manso servil e o manso
comunal.
 
( ) Eram considerados alguns dos principais tributos e impostos da época: capitação (pagamento por
cada membro da família), dízimo e corveia (trabalho nas terras dos senhores durante alguns dias na
semana).
 
A sequência está correta em
 a) V, F, V, V.
 b) F, F, F, V.
 c) V, F, V, F.
 d) V, V, F, F.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1543895
Questão 836: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Baixa Idade Média
A Idade Média foi um período da história que se desenvolveu entre os séculos V a XV, tendo como
principais marcas a fragmentação política; o poder da Igreja; e, a economia de base agrícola. A
Modernidade não hesitou em classificar a Idade Média como “Idade das Trevas”, negligenciando toda a
produção cultural ocorrida no período. Dentre os argumentos que desqualificam o termo “Idade das
Trevas” para se referir à Idade Média, podemos destacar:
 a) A existência da arquitetura barroca demonstra a grandeza cultural da Idade Média.
 b) A literatura medieval se destacou por representar o nacionalismo dos Estados centralizados
europeus.
 c) O surgimento das universidades, no século XIII, demonstra a existência de uma rica cultura na
Idade Média.
 d) A Igreja Católica se mostrou aberta e conivente com as manifestações culturais de povos
islâmicos, o que marcou o grande espalhamento dos mouros pela Península Ibérica.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245858
Questão 837: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022Assunto: Roma Antiga
A crise responsável por derrubar o Império Romano foi muito complexa. O crescimento territorial
dificultou uma melhor administração; a diminuição das conquistas resultou na falta de escravos e de
alimentos. Soma-se a tudo isso as chamadas “invasões bárbaras”. Diante de uma crise tão complexa, o
Império Romano desenvolveu estratégias para tentar resistir. Assinale a alternativa que indica
corretamente uma dessas estratégias.
 a) O desenvolvimento da Pax Romana como forma de garantir a segurança alimentar da população.
 b) A instauração do Senado como órgão de decisão política, a fim de descentralizar o poder e agilizar
as decisões.
 c) A Política do Pão e Circo materializada no Coliseu foi uma tentativa de ludibriar a população diante
da crise que se apresentava como inevitável.
 d) A divisão do Império Romano em duas partes – uma ocidental, com capital em Roma e outra
oriental, com capital em Constantinopla – teve como objetivo melhor gerir um território tão vasto.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245859
Questão 838: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
Foram várias as causas que levaram à ocorrência da Reforma Religiosa na Idade Moderna. A Igreja
Católica se viu atacada de todos os lados e isso representou um forte golpe contra a instituição no
período. A Reforma Religiosa apresentou causas internas e externas à Igreja Católica. Dentre as causas
externas, é possível citar que:
 a) A economia mercantilista buscava nacionalizar os bens da Igreja.
 b) O advento do socialismo considerou as propriedades da Igreja “um roubo”.
 c) A mudança cultural em que o Renascimento se voltava contra as posições da Igreja.
 d) A cobiça da burguesia sobre os bens da Igreja e dos reis europeus sobre os poderes do Papa.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245862
Questão 839: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
Considerando que as bandeiras foram uma das marcas mais específicas da colonização portuguesa na
América, relacione adequadamente os tipos de bandeiras às suas respectivas características.
 
1. Apressamento ou preação.
2. Prospecção ou mineração.
3. Sertanismo de contrato.
4. De monções.
 
( ) Tem como objetivo encontrar metais preciosos.
( ) Combate quilombolas e índios rebelados.
( ) Simboliza as expedições de caça aos índios.
( ) Caracteriza as expedições comerciais que saíam de São Paulo e navegavam pelo rio Tietê em
direção ao Centro- -Oeste.
 
A sequência está correta em
 a) 2, 3, 1, 4.
 b) 3, 2, 4, 1.
 c) 1, 2, 3, 4.
 d) 2, 3, 4, 1.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2090714
Questão 840: CONSULPLAN - Tec ST (Natividade)/Pref Natividade/2014
Assunto: A Crise Internacional e a Primeira Guerra Mundial
Leia a sinopse do filme “Beneath Hill 60” (Pelotão de Elite) e responda a questão que se referem ao tema
tratado no filme: Primeira Grande Guerra Mundial.
 
Extraordinária história real de Oliver Woodward. O ano é 1916 e Woodward deve romper com seu jovem
e novo amor e ir para a lama e carnificina da Frente Ocidental. Woodward e seu pelotão secreto de
escavadores australianos lutam para minar um complexo sistema de túneis recheados de explosivos e
construído abaixo do túnel feito pelos alemães, para tentar mudar o curso da guerra.
(Disponível em: http://cinema10.com.br/filme/pelotao‐de‐elite.)
 
Como foi a participação brasileira neste conflito?
 a) Não participou, já que mantinha boas relações diplomáticas com as nações envolvidas e estava
distante do conflito.
 b) Assim como as demais nações latino‐americanas cedeu armamentos e homens aos alemães, mas,
oficialmente, não entrou na guerra.
 c) Entrou no último ano do conflito em prol da Tríplice Entente, após navios brasileiros terem sido
atacados por submarinos alemães.
 d) Como estado, não se envolveu no conflito, mas liberou soldados para, voluntariamente, integrar as
forças aliadas dos Estados Unidos e Inglaterra na guerra.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/244422
Questão 841: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Grécia Antiga
A Grécia Antiga alcançou um alto grau de desenvolvimento em diversos campos, com destaque para
política, filosofia e economia. Porém, nem mesmo este alto desenvolvimento impediu a ocorrência de
crises e a derrocada desta civilização. São considerados fatores responsáveis pelo declínio da Grécia
Antiga:
 a) A Liga de Delos conquistou a Grécia e impôs um novo modelo político-econômico liderado por
Esparta.
 b) As Guerras Médicas realizadas contra os persas foram as últimas grandes batalhas travadas pelos
gregos.
 c) A rivalidade entre as pólis de Atenas e Esparta, na Guerra do Peloponeso, e as invasões persas e
macedônicas.
 d) A ocorrência de uma grande peste que dizimou boa parte dos gregos, impedindo-os de resistir
contra os invasores.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245860
Questão 842: CONSULPLAN - Tec ST (Natividade)/Pref Natividade/2014
Assunto: A Crise Internacional e a Primeira Guerra Mundial
Leia a sinopse do filme “Beneath Hill 60” (Pelotão de Elite) e responda a questão que se referem ao tema
tratado no filme: Primeira Grande Guerra Mundial.
 
Extraordinária história real de Oliver Woodward. O ano é 1916 e Woodward deve romper com seu jovem
e novo amor e ir para a lama e carnificina da Frente Ocidental. Woodward e seu pelotão secreto de
escavadores australianos lutam para minar um complexo sistema de túneis recheados de explosivos e
construído abaixo do túnel feito pelos alemães, para tentar mudar o curso da guerra.
(Disponível em: http://cinema10.com.br/filme/pelotao‐de‐elite.)
 
Quem foram os vencedores deste conflito (aliança e alguns países envolvidos) que ficou conhecido como
Primeira Grande Guerra Mundial?
 a) Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
 b) Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria‐Hungria e Itália).
 c) Aliados (União Soviética, Estados Unidos e Império Britânico).
 d) Tríplice Entente (formado por Reino Unido, França e Império Russo).
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/244421
Questão 843: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade Coloniais
O Brasil colonial vivenciou sociedades com diferentes características, como pode ser observado ao se
comparar o ambiente da cana-de-açúcar com o da mineração. Na sociedade mineradora, houve o
desenvolvimento de uma forte burocracia e controle por parte da Coroa Portuguesa e isto foi mais forte
do que em qualquer outro local da colônia. Essa burocracia pode ser evidenciada na existência de vários
impostos que recaíam sobre os mineradores. Foram impostos cobrados pela Coroa Portuguesa na
sociedade mineradora:
 a) Finta e quinto.
 b) Quinto e talha.
 c) Dízimo e talha.
 d) Capitação e mão-morta.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245861
Questão 844: Instituto Consulplan - Moto A (Pref Suzano)/Pref Suzano/2019
Assunto: Questão da Escravidão
“Art. 1º − Os filhos da mulher escrava que nascerem no Império, desde a data desta lei, serão
considerados livres.” O trecho citado anteriormente se refere à Lei Abolicionista:
 a) Lei do Ventre Livre.
 b) Lei Maria da Penha.
 c) Lei dos Sexagenários.
 d) Lei Eusébio de Queirós.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1153750
Questão 845: CONSULPLAN - Tec ST (Natividade)/Pref Natividade/2014
Assunto: A Crise Internacional e a Primeira Guerra Mundial
Leia a sinopse do filme “Beneath Hill 60” (Pelotão de Elite) e responda a questão que se referem ao tema
tratado no filme: PrimeiraGrande Guerra Mundial.
 
Extraordinária história real de Oliver Woodward. O ano é 1916 e Woodward deve romper com seu jovem
e novo amor e ir para a lama e carnificina da Frente Ocidental. Woodward e seu pelotão secreto de
escavadores australianos lutam para minar um complexo sistema de túneis recheados de explosivos e
construído abaixo do túnel feito pelos alemães, para tentar mudar o curso da guerra.
(Disponível em: http://cinema10.com.br/filme/pelotao‐de‐elite.)
 
“Há cem anos, ou seja, em 1914, o mundo assistia o início da Primeira Guerra Mundial, um grande
conflito concentrado no continente europeu, mas que envolveu nações de outros continentes e redefiniu
o mapa político mundial e as estruturas de poder estabelecendo o fim do domínio _________________
no planeta e a supremacia _________________ com a entrada tardia e impactante deste país na
guerra.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
 a) inglês / alemã
 b) soviético / inglesa
 c) europeu / norte‐americana
 d) norte‐americano / soviética
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/244420
Questão 846: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Movimentos de Contestação na Primeira República: de Canudos ao Tenentismo
O crescimento das cidades e a diversificação de suas atividades foram os requisitos mínimos de
constituição de um movimento da classe trabalhadora. Sobre os movimentos sociais urbanos, é
INCORRETO afirmar que:
 a) O jogo político oligárquico era feito sem necessidade de agradar à massa operária nascente.
 b) O movimento da classe trabalhadora urbana no curso da Primeira República, na maioria das vezes,
obteve êxito.
 c) As cidades concentravam fábricas e serviços, reunindo centenas de trabalhadores que participavam
de uma condição comum.
 d) As greves tinham fortes repercussões quando eram gerais, ou quando atingiam setores-chave do
sistema agroexportador, como ferrovias e portos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2090708
Questão 847: Instituto Consulplan - Prof (Pref Linhares)/Pref Linhares/História/2022
Assunto: O Estado Novo (1937-1945): a Guinada Autoritária e a Constituição de 1937
Observe a imagem a seguir:
 
(Imagens do Estado Novo – 1937 a 1945. VEJA – São Paulo. Disponível em: abril.com.br.)
 
Aproveitando-se do tumultuado Governo Constitucional e do recrudescimento dos movimentos políticos,
Getúlio Vargas impôs o Estado Novo. Nesse contexto, a Constituição de 1937:
 a) Implementava uma ordem política antidemocrática, inspirada numa orientação fascista e
autoritária.
 b) Garantia o direito político e a liberdade de imprensa, vistos como critérios indispensáveis à ordem
nacional.
 c) Fundamentava a participação da mulher na política nacional ao estabelecer pela primeira vez, no
país, o sufrágio feminino.
 d) Flexibilizava as relações entre trabalhadores, patrões e sindicatos no intuito de neutralizar os
movimentos de oposição a seu governo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2117360
Questão 848: Instituto Consulplan - Prof (Pref Linhares)/Pref Linhares/História/2022
Assunto: Política: entre a continuidade e as crises (República Liberal)
Transcorrida a vitória eleitoral, em outubro de 1955, e a posse de JK em janeiro de 1956, o país viveu
momentos de tensão política e incertezas quanto ao desfecho da transição. O presidente Café Filho, com
problemas de saúde, afastou-se do cargo em novembro de 1955 e em seu lugar assumiu Carlos Luz,
presidente da Câmara dos Deputados. Enquanto isso, articulou-se uma conspiração que impediria
Juscelino de chegar à presidência. O General Teixeira Lott, ministro da Guerra, defensor da legalidade
constitucional, desbaratou a conspiração.
(NETO, 2011. P. 894.)
 
Ainda que tenha sido tumultuado esse início de governo, JK governou por todo o mandato (1956-1960),
num período marcado, dentre outros fatos, pelo(a):
 a) Política externa que defendia a total independência do Brasil na política e na economia
internacionais.
 b) Investimento pesado em obras de infraestrutura, muitas vezes subvencionadas pelo capital
estrangeiro.
 c) Implantação de medidas econômicas e sociais ultranacionalistas que inauguravam uma maior
intervenção do Estado em todos os setores.
 d) Contradição política, caracterizada pelo alinhamento ideológico com grupos de esquerda e
compromissos econômicos com a burguesia industrial.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2117363
Questão 849: CONSULPLAN - Tec I (CM Caratinga)/CM Caratinga/2015
Assunto: Pré-história
“Pode ser definida como uma escrita sagrada e considerada a forma mais antiga de escrita organizada do
mundo. Formada por desenhos e símbolos foi muito utilizada pelos egípcios, sendo a principal fonte
histórica dessa antiga civilização.” Esse tipo de escrita denomina‐se
 a) Braille.
 b) Aramaica.
 c) Hieroglífica.
 d) Pictográfica.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/383187
Questão 850: Instituto Consulplan - Prof (Volta Grande)/Pref Volta Grande/História/2022
Assunto: A Colônia e o Mundo: a Metrópole, as Invasões e os Vizinhos
No contexto do Brasil colonial e das disputas entre os países europeus pelas terras do “Novo Mundo”,
observa-se o caso da Monarquia francesa, que, rejeitando a partilha do mundo pelos ibéricos, procurou
estabelecer núcleos colonizadores na América do Sul. Em 1555, foi fundada a “França Antártica”, na
região da baía de Guanabara (Campos, 2009). Os franceses chegaram a se consolidar na América do
Norte, nos territórios dos Grandes Lagos e do Rio São Lourenço, sendo que, aqui no Brasil:
 a) A maior parte dos franceses que para cá vieram, era composta por huguenotes fugindo das
perseguições religiosas.
 b) A catequese, sob o comando da igreja católica, serviu de estímulo e subsídio para a vinda e a
conquista de parte do território americano por eles.
 c) O grande apoio do governo lusitano, em nome de uma política de boa vizinhança na Europa, foi
fundamental para a afirmação do projeto colonial francês.
 d) O interesse específico dos franceses era em atuar nas áreas mineradoras, já exploradas pelos
lusitanos, o que retardou bastante o êxito colonial dessa nação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2115833
Questão 851: Instituto Consulplan - Prof (Volta Grande)/Pref Volta Grande/História/2022
Assunto: Movimentos de Contestação na Primeira República: de Canudos ao Tenentismo
No Brasil, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX, despontaram uma série
de revoltas tanto rurais quanto urbanas. A figura mais destacada do Cangaço, uma dessas revoltas, foi
Virgulino Ferreira da Silva, chamado de Lampião pelo efeito que as rajadas de seus tiros provocavam
durante a noite. Nascido em Pernambuco, Lampião foi empregado do importante coronel Delmiro
Gouveia. Tornou-se cangaceiro por volta de 1916 e em 1921 já formara o seu próprio bando, que chegou
a ter cerca de 300 membros (Claro, 2009). Diante do exposto, é correto afirmar que o Cangaço, descrito
por muitos historiadores como uma espécie de Banditismo Social:
 a) Incentivou, a seu modo, a valorização do trabalho no campo, ao mesmo tempo que inibia o êxodo
rural.
 b) Concatenou as ideologias socialistas em ascensão ao repúdio sistemático à acumulação de bens
materiais.
 c) Desestruturou a ordem republicana recém-estabelecida, reascendendo pelo país os movimentos
que propunham o retorno à monarquia.
 d) Representou, assim como outros movimentos da época, uma alternativa para alguns indivíduos
desprovidos de poder econômico e excluídos do jogo político.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2115834
Questão 852: CONSULPLAN - Of (Juatuba)/Pref Juatuba/Biblioteca/2015
Assunto: A Estruturação do Regimee a Transição até 1968
Em 1964, as principais cidades brasileiras foram tomadas por soldados. João Goulart, então Presidente
da República, é deposto do poder e, desta maneira, o chefe maior do exército brasileiro tornou‐se
Presidente do Brasil. O primeiro Presidente a assumir o poder após o golpe militar foi
 a) Getúlio Vargas.
 b) Castello Branco.
 c) Juscelino Kubitschek.
 d) Emílio Garrastazu Médice.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/381662
Questão 853: Instituto Consulplan - Prof (Volta Grande)/Pref Volta Grande/História/2022
Assunto: América Latina no Século XX
Em meio aos acontecimentos que marcaram o final da 2ª Guerra Mundial, a Argentina era vista pelo
governo dos Estados Unidos como um quartel general regional de espionagem nazista. Em 1944, uma
parcela considerável dos militares argentinos acreditava em uma vitória nazista; e continuaram
acreditando, mesmo nos primeiros meses de 1945. Em 1946, ainda nesse contexto, ocorre a ascensão de
Juan Peron ao poder, que, depois de passar pelo Ministério do Trabalho, foi eleito presidente. A partir da
chegada de Peron ao Governo Federal, ao analisar as características de seu governo, percebe-se que:
 a) Os EUA, contando com o apoio integral do novo presidente, puderam implantar suas práticas
neoliberais.
 b) Houve uma aversão ao comunismo, o que não trouxe, necessariamente, um alinhamento político
ao fascismo.
 c) Qualquer resquício de simpatia nazista foi varrida do país devido às tendências comunistas abertas
e declaradas do “Peronismo”.
 d) Enquanto os demais países latino-americanos alinhavam- se com Washington, a Argentina, sob a
égide do sindicalismo de Peron, aliou-se a URSS.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2115837
Questão 854: Instituto Consulplan - Prof (Pref Linhares)/Pref Linhares/História/2022
Assunto: Movimentos de Contestação na Primeira República: de Canudos ao Tenentismo
Pereira Passos transformou a cidade bárbara em metrópole digna da civilização ocidental. Qual o homem
do começo do século que, recordando os benefícios que então se espalhavam sob esta terra querida,
não se lembra da frase que andou na boca do povo, pelas ruas, pelas casas, pelos cafés, nas saudações
que se trocavam, no estribilho das canções e que dizia assim: O Rio civiliza-se? Civilizou-se o Rio.
(Luiz Edmundo. Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro: Conquista, 1957. In: História Antiga e Medieval:
Reforma urbana de Pereira Passos. Disponível em: histantigamedieval.blogspot.com.)
 
A reforma urbana empreendida pelo então prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, no governo de
Rodrigues Alves, contextualiza de certa forma:
 a) O movimento Tenentista, que defendia, além dos interesses da classe, os direitos da classe média
urbana.
 b) A Revolta da Armada, quando a Marinha se viu preterida nos cargos de comando, outorgados num
primeiro momento ao exército.
 c) A Revolta da Vacina quando o descontentamento popular já era patente e se acirrou ainda mais
com a campanha da vacinação obrigatória.
 d) A Greve Geral de 1917, que tinha como pano de fundo a emergência da luta proletária,
incialmente no Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2117374
Questão 855: Instituto Consulplan - Prof (Volta Grande)/Pref Volta Grande/História/2022
Assunto: Guerra Fria e as Superpotências
Para os Estados Unidos, principalmente no decorrer da Guerra Fria, a América Latina, além da região
estratégica, era uma questão de segurança nacional. Diante de qualquer ameaça a seu domínio
geopolítico e a seus interesses, por qualquer movimentação de cunho nacionalista ou esquerdizante, os
governos estadunidenses responderam com intervenções militares diretas ou indiretas, apoiando, com
frequência, golpes militares que mantiveram a região sob sua esfera de influência (Campos, 2009). Nesse
contexto, um ponto em comum nos países latino-americanos foi:
 a) A precariedade das instituições democráticas e a dificuldade de estabilizar regimes no Estado de
direito e justiça social.
 b) A decadência das tendências esquerdizantes e a emergência, numa esfera continental, do modelo
caudilhista- -oligárquico.
 c) A inconsistência dos setores ligados às forças armadas e o protagonismo dos movimentos
proletários e sindicalistas no cenário político.
 d) A instabilidade no mercado de trabalho e a predominância maciça, desde as primeiras décadas do
século XX, da economia do modelo Neoliberal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2115838
Questão 856: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Iluminismo
O Iluminismo, além de uma filosofia política, foi também um pensamento aplicado à economia, tendo
criado importantes escolas econômicas. Assinale, a seguir, as duas escolas econômicas derivadas do
pensamento iluminista.
 a) Escola Clássica e Fisiocracia.
 b) Socialismo e Escola Clássica.
 c) Liberalismo e Mercantilismo.
 d) Fisiocracia e Modo de Produção Asiático.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245826
Questão 857: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Iluminismo
O século XVIII é apontado como o “século das luzes”, devido ao surgimento de uma nova forma de
pensar que marcou a política, a economia e as artes. A filosofia que caracterizou o século XVIII como
“século das luzes” foi:
 a) Sofismo.
 b) Escolástica.
 c) Iluminismo.
 d) Renascimento.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245825
Questão 858: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Iluminismo
Após cerca de dez séculos, a Idade Média chegou ao fim e a Europa presenciou um processo de
fortalecimento da autoridade real, que passou a centralizar as decisões políticas, econômicas e
administrativas. A criação do poder absolutista dependeu da atuação de intelectuais; analise-os.
 a) Marx e Hayek.
 b) Locke e Hobbes.
 c) Hobbes e Maquiavel.
 d) Maquiavel e Montesquieu.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245830
Questão 859: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
Um dos grandes acontecimentos da história da humanidade foi o advento das grandes navegações; pois
isso, modificou a visão de mundo do homem moderno. O processo não foi feito sem dificuldades e
muitos esforços foram canalizados na empreitada. Dentre as muitas dificuldades apresentadas ao
processo de expansão marítima encontram- se:
 a) O desconhecimento de outros continentes, que não o europeu, foi um sério dificultador para o
processo de navegação.
 b) A ausência de materiais de navegação representou uma grande dificuldade ao processo de
expansão marítima, pois não havia tecnologia náutica.
 c) As embarcações europeias não estavam preparadas para navegar a longas distâncias, diferente do
que ocorria com as embarcações vikings.
 d) A postura da Igreja Católica de apontar o Atlântico como o “Mar Tenebroso”, repleto de monstros e
perigos, foi um grande dificultador do processo de navegação.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245831
Questão 860: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Questão da Escravidão
Nas terras onde hoje é o Brasil, os portugueses chegaram em 1500 e, logo, montaram engenhos de
produção de açúcar. No início, esses engenhos eram movidos por indígenas escravizados. Com o avanço
da agroindústria do açúcar nas capitanias da Bahia e de Pernambuco, aumentou a procura por mão de
obra e a alternativa adequada à época foi o esforço africano. Expressam as principais razões da
substituição da mão de obra indígena pela africana, EXCETO:
 a) Alta lucratividade do tráfico de africanos.
 b) Baixa mortalidade dapopulação indígena.
 c) Resistência dos homens indígenas a trabalhar continuamente na agricultura.
 d) Habilidade dos africanos em atividades, como: mestre de açúcar, purgador, ferreiro, caldeiro etc.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2090745
Questão 861: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Estados Modernos, Antigo Regime e Absolutismo
Segundo Prodanov: “Absolutismo e Mercantilismo são dois parceiros que andarão juntos durante a Idade
Moderna, até que a burguesia deixe de apoiar o rei e sua política e tornese revolucionária”.
 
(Cleber Cristiano Prodanov. O Mercantilismo e a América. São Paulo: Contexto, 1998, p. 16.)
 
A junção de Absolutismo e Mercantilismo caracterizou a Idade Moderna e recebeu o nome de Antigo
Regime. A respeito do Antigo Regime e utilizando-se dos dizeres da citação, assinale, a seguir, os motivos
que levaram a burguesia a apoiar e, posteriormente, abandonar o rei.
 a) Ampliar seus mercados, o que encontrou dentro do Antigo Regime. Tornou-se revolucionária
devido à descoberta da América.
 b) Garantir liberdade para o seu comércio, o que encontrou dentro do Antigo Regime. Tornou-se
revolucionária devido ao advento das ideias socialistas.
 c) Garantir liberdade para o seu comércio, o que encontrou dentro do Antigo Regime. Tornou-se
revolucionária, pois foi atraída pelo pensamento Iluminista.
 d) Criar uma nova ordem econômica diferente da vivenciada na Idade Média, em que o lucro era
condenado pela Igreja e a burguesia via poucas possibilidades de crescimento. Tornou-se revolucionária,
a partir do momento que identificou que o Mercantilismo apresentava entraves ao desenvolvimento da
economia, como o controle exacerbado do Estado.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245834
Questão 862: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
Atualmente muito se fala do conceito de globalização e dos seus efeitos sobre a economia mundial e
sobre a vida das pessoas. No entanto, o processo de globalização, embora muito intenso atualmente, é
bem mais antigo, sendo datado a partir da Idade Moderna. Trata-se de um fenômeno que contribuiu para
o início do processo de globalização:
 a) Cruzadas; que permitiu a convivência pacífica entre católicos e muçulmanos.
 b) Expansão marítima; que possibilitou o contato entre diferentes povos e culturas.
 c) Iluminismo; que gerou maior interesse no estudo e conhecimento de outros povos e culturas.
 d) Revolução Francesa; que valorizou a existência de um governo central para financiar a economia
do país.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245839
Questão 863: CONSULPLAN - Moto (CM Caratinga)/CM Caratinga/2015
Assunto: Guerra Fria e as Superpotências
Após o final da Segunda Guerra Mundial, o mundo ficou dividido em duas grandes áreas de influência:
uma capitalista, sob a liderança dos Estados Unidos (“Ocidente”), outra socialista, sob a liderança da ex‐
URSS (“Oriente”). Esse período histórico ficou conhecido como Mundo
 a) Bipolar.
 b) Multipolar.
 c) Mercantilista.
 d) Neoliberalista.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/382699
Questão 864: CONSULPLAN - Moto (CM Caratinga)/CM Caratinga/2015
Assunto: As Reformas Institucionais: o Brasil segundo Vargas
“Todo o homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória que lhe assegure, assim
como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se
necessário, outros meios de proteção social.”
 
(Declaração Universal dos Direitos do Homem.)
 
“A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) foi criada pelo Decreto‐Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943,
e sancionada pelo presidente __________________, durante o período do Estado Novo.” Assinale a
alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
 a) José Sarney
 b) Gaspar Dutra
 c) Jânio Quadros
 d) Getúlio Vargas
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/382698
Questão 865: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Estados Modernos, Antigo Regime e Absolutismo
Dizia o pensador Jacques Bossuet: “se Deus retirar sua mão o mundo voltará ao nada, ao vazio; se a
autoridade do príncipe deixar-se de sentir no reino, tudo e todos cairão no caos da maior confusão”.
 
(Jacques Bossuet. Politique tirée des propres paroles de l’Écriture sainte. Publicado postumamente em 1709.
Tradução dos autores: Política das Sagradas Escrituras. In: Severiano Montero. História de las CIvilizaciones. Madrid:
Akal Ediciones, s/data, p. 201. Adaptado.)
 
A afirmação de Bossuet inaugurou uma justificativa para o poder do rei na Idade Moderna. Porém, uma
ideia semelhante à desenvolvida por Bossuet existia em povos antigos. “O nome da teoria de Bossuet e o
povo antigo no qual se pode encontrar similaridade com sua teoria são , sendo algo
parecido existente .” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a
afirmativa anterior.
 a) da Divisão dos Poderes / na Roma Antiga
 b) da Divisão dos Poderes / na Mesopotâmia
 c) do Poder Divino dos Reis / no Egito Antigo
 d) do Poder Divino dos Reis / na Grécia Ateniense
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245837
Questão 866: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Estados Modernos, Antigo Regime e Absolutismo
Montesquieu foi um importante pensador do século XVIII que revolucionou a política, fazendo chegar até
os dias atuais suas influências em diversos países. Assinale, a seguir, a criação política desenvolvida por
Montesquieu.
 a) Diarquia, onde as funções são divididas entre parlamento e povo.
 b) Divisão tripartite dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário.
 c) Democracia direta, em que os cidadãos decidem os acontecimentos políticos.
 d) Desenvolvimento dos sindicatos como forma de organização dos trabalhadores.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245843
Questão 867: CONSULPLAN - AAdm (Pref Corbélia)/Pref Corbélia/2021
Assunto: Pré-Descobrimento (até 1500)
Quanto ao período pré-cabralino no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
 a) A língua tupi-guarani foi encontrada na maior parte do território.
 b) Os indígenas viviam em tribos, sendo o seu chefe político o cacique.
 c) As culturas eram bastante complexas com características e tradições próprias.
 d) Os indígenas, em contato com os portugueses, aderiram às condições propostas pelos
colonizadores pois iriam angariar conhecimentos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2093293
Questão 868: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Reforma Protestante e Contrarreforma
A Reforma Religiosa foi um movimento que marcou o fim do monopólio católico sobre a fé e representou,
também, uma grande revolução no campo das mentalidades ao longo de vários séculos. Assinale a
alternativa que apresenta corretamente causa da Reforma.
 a) João Calvino foi o primeiro a se indignar com os desmandos da Igreja Católica, criando a religião
protestante.
 b) O despreparo moral e intelectual do clero materializado no desrespeito ao celibato e no comércio
de indulgências e simonias.
 c) A abertura que a Igreja Católica concedeu a novas interpretações da Bíblia Sagrada incentivou os
reformadores a criarem novas vertentes religiosas.
 d) Henrique VIII se indignou com o fato de a Bíblia Sagrada não ser compreensível por todos e,
assim, foi o primeiro a traduzí- la, ganhando popularidade entre os seus súditos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245841
Questão 869: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021Assunto: Revoltas Provinciais
Muitos conflitos sociais eclodiram logo após a abdicação de Pedro I, em 1831, e perduraram por todo o
período Regencial. A tabela apresenta nomes de conflitos, datas, locais de ocorrência e grupos de
destaque; observe.
 
Rebeliões
Datas de
ocorrência
Locais
Grupos de
destaque
I. Cabanagem 1837-1838 Salvador Classe médiaurbana
II. Revolta dos
Malês 1835 Salvador
Escravos e
negros libertos
III. Sabinada 1835 a 1840 Provínciado Pará
Camadas
pobres
IV. Balaiada 1838 a 1841 Salvador Elite urbana
Está correto o que se afirma apenas em
 a) I.
 b) II.
 c) III.
 d) IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2090731
Questão 870: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Hebreus, fenícios e persas
Os povos antigos desenvolveram várias habilidades e ferramentas que marcaram época e que são
importantes até os dias de hoje. Alguns desses desenvolvimentos podem ser apontados como tendo sido
criados pelos povos fenícios. São consideradas as principais características dos povos fenícios:
 a) Pólvora; bússola; e, naus.
 b) Moeda; código de leis; e, navios mercantes.
 c) Religião monoteísta e economia de base agrícola.
 d) Desenvolvimento do alfabeto; comércio; e, navegação.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245846
Questão 871: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Reforma Protestante e Contrarreforma
Antes da ocorrência da Reforma Religiosa, o catolicismo mantinha amplo domínio sobre a fé em terras
europeias. As alternativas ao catolicismo se apresentavam em outras religiões de base não cristã como o
budismo, o hinduísmo e o islamismo. Porém, essas alternativas estavam muito distantes de se espalhar
grandemente pela Europa a ponto de quebrar o monopólio católico. As ameaças mais sérias ao
catolicismo ocorreram a partir do surgimento de novas religiões cristãs, consequência do processo de
Reforma. Considerando as religiões derivadas da Reforma, assinale, a seguir, a relação correta entre a
religião e suas características.
 a) A religião luterana defendia a caridade como único critério de salvação.
 b) A junção de poder político e religioso foi amplamente defendida por todos os reformadores.
 c) A religião calvinista apresentou a ideia de riqueza como uma bênção de Deus, o que atraiu grande
parte da burguesia.
 d) O anglicanismo surgiu na Alemanha, pois o rei, Henrique VIII, queria romper o seu casamento
com Catarina de Aragão.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245847
Questão 872: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Reforma Protestante e Contrarreforma
A Contrarreforma foi o movimento de reação da Igreja Católica ao surgimento das novas religiões
protestantes. A Igreja Católica organizou um amplo movimento para barrar os ataques recebidos e
também para impedir o advento de novos credos. Assinale, a seguir, a iniciativa tomada pela Igreja na
Contrarreforma e seus efeitos.
 a) Index; que perseguia e julgava os hereges.
 b) Inquisição; instituição que organizou todo o movimento da Contrarreforma.
 c) Concílio de Niceia; que estabeleceu as formas de ação da Igreja Católica na Contrarreforma.
 d) Companhia de Jesus; que visava cuidar da educação nos seminários e também da catequese de
índios.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245845
Questão 873: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Grécia Antiga
Para a historiografia, os estudos sobre a Antiguidade são sempre dificultados pela questão da ausência
ou da pouca disponibilidade de documentos, especialmente os escritos. Sobre a Grécia Antiga, um tipo
de documento que colabora com os estudos historiográficos é o literário. Assinale, a seguir, os
documentos literários utilizados como bases para o estudo da Grécia Antiga.
 a) Ilíada, de Homero e Eneida, de Virgílio.
 b) Ilíada e Odisséia, da autoria de Homero.
 c) O príncipe, de Maquiavel e A arte da guerra, de Sun Tzu.
 d) A política segundo as sagradas escrituras, de Bossuet e Eneida, de Virgílio.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245850
Questão 874: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Egito Antigo
O Egito antigo desperta muito fascínio até os dias atuais. Foi uma grande civilização, que desenvolveu
gigantescas construções, uma agricultura rica e uma cultura única. Dentre seus aspectos culturais, sem
dúvida, a religião é um dos mais interessantes, pois defendia a existência da vida após a morte e possuía
deuses com formas humanas e animais. Assinale, a seguir, a alternativa que indica, corretamente, a
religião egípcia.
 a) Religião dualista.
 b) Politeísta natural.
 c) Religião zoroastrista.
 d) Politeísta antropozoomórfica.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245851
Questão 875: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2018
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
“A cerimônia de posse foi uma cena teatral, de caráter jurídico: uma cerimônia com a intenção cartorial
de ser ato de Direito Internacional. [...] participa dessa ficção jurídica: ato cartorial de declaração de
propriedade, num lugar onde não havia cartório algum. Declarava-se a propriedade sobre uma ilha, e
não havia ilha; não só havia ficção quanto ao objeto, mas se inventava uma repartição pública, para
cumprir a ficção de uma partilha papal do planeta, com a ficção de um desvio de rota, pela ficção da
vontade divina. O direito de propriedade pretendia basear-se numa posse – o uti possidetis – o ‘como
possuis’ do que não se possuía nem se sabia o que era. A posse do território era uma ficção (...) O
sistema de propriedade rural brasileiro constrói-se à base dessa ficção: e com ele o sistema de poder e
de organização social.”
(Fonte: KOTHE, Flávio R. O Cânone Colonial. Editora UnB, 1997.)
Do trecho transcrito, depreende-se que o autor discorre sobre o documento (omitido na transcrição):
 a) A Carta de Pero Vaz de Caminha.
 b) A Carta de Doação da Capitania Hereditária do Espírito Santo, cujo território estendia-se do litoral
do hoje estado do Espírito Santo até a atual região do Triângulo Mineiro, no estado de Minas Gerais.
 c) Uma específica Carta de Sesmaria tendo por objeto uma gleba de terras, inicialmente tida por uma
ilha, que, mais tarde, adquiriu natureza jurídica de terreno de marinha, localizado no atual estado do
Espírito Santo.
 d) O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494,
celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras “descobertas e por
descobrir” por ambas as Coroas fora da Europa.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/732401
Questão 876: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Política e Economia Coloniais
Sobre as mudanças econômicas e sociais na Colônia, provocadas pela mineração, analise as afirmativas a
seguir.
 
I. A mais significativa mudança econômica foi a transferência do eixo por onde circulavam as
riquezas do Nordeste para o Centro-sul e Sudeste da Colônia.
 
II. A exploração das minas levou ao aparecimento de muitas vilas e arraiás, onde se formou
significativo mercado consumidor de alimentos e de animais de carga, usados para transportar os
minérios até o porto.
 
III. Os colonos produziram manufaturas para o mercado que se desenvolvia nos núcleos urbanos,
uma vez que eram permitidas pelos comerciantes portugueses.
 
IV. Os núcleos urbanos se desenvolveram em função da atividade mineradora e do controle que a
Coroa exercia sobre ela.
 
Está correto o que se afirma apenas em
 a) I e III.
 b) II e IV.
 c) I, II e IV.
 d) II, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2090724Questão 877: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Grécia Antiga
A história da Grécia Antiga é dividida em vários períodos, sendo um dos primeiros o chamado Período
Homérico. Dentro dessa periodização encontramos características inerentes à civilização grega, que
remetem a sua forma de organização política, econômica e social. São características do Período
Homérico da Grécia Antiga:
 a) Os gregos se organizavam em unidades autônomas gerenciadas politicamente pelo Senado.
 b) Os gregos se organizavam em estruturas familiares chamadas genos; o poder estava nas mãos do
patriarca chamado pater.
 c) Cada geno era autossuficiente em termos agrícolas e a fome nunca foi um problema para os
gregos, pois possuíam rios que fertilizavam o solo.
 d) Devido às crises de fome que afetavam os genos, os gregos do Período Homérico realizaram
associações entre os genos, o que recebeu o nome de Liga do Peloponeso.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245854
Questão 878: CONSULPLAN - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Egito Antigo
O crescente fértil foi a região que possibilitou o maior desenvolvimento agrícola, na chamada Antiguidade
Oriental. Tal região englobava parte do Egito e do Oriente Médio e era composta por importantes rios
que transportavam matéria orgânica e fertilizava o solo. Algumas das maiores civilizações da Antiguidade
se desenvolveram nesta região. Assinale, a seguir, alguns dos rios que compunham o crescente fértil.
 a) Indo e Nilo.
 b) Sena e Amstel.
 c) Tigre e Eufrates.
 d) Amarelo e Arno.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2245853
Questão 879: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade na Primeira República
Estima-se que 465 mil portugueses se deslocaram para a Colônia luso-americana entre 1500 e 1808,
quando ocorreu a abertura dos portos. A partir de 1746, a Coroa Portuguesa estimulou a vinda de
açorianos. Em 1818, o governo financiou a vinda de centenas de colonos suíços e alemães. Sobre os
grupos que entraram no Brasil e suas respectivas áreas geográficas, relacione adequadamente as colunas
a seguir.
 
1. Joinville e Blumenau.
2. Planaltos de Santa Catarina.
3. Paraná.
4. São Paulo.
( ) Eslavos (poloneses e ucranianos).
( ) Alemães.
( ) Italianos.
( ) Japoneses.
 
A sequência está correta em
 a) 1, 4, 3, 2.
 b) 3, 2, 1, 4.
 c) 3, 1, 2, 4.
 d) 4, 3, 2, 1.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2090782
Questão 880: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Movimentos Emancipacionistas
Com o declínio da produção aurífera em Minas Gerais e a pressão metropolitana no sentido de arrecadar,
anualmente, as cem arrobas de ouro devidas ao rei, a situação dos donos das minas ficou difícil. A
decretação da derrama deixou a população revoltada com o governo e, no entender dos inconfidentes,
criava um contexto favorável a rebeliões. Sobre a Inconfidência Mineira, marque V para as afirmativas
verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) Caracterizou-se pelas lideranças das camadas populares.
( ) Entre os rebelados, muitos tinham grandes dívidas com o fisco metropolitano.
( ) O movimento era emancipacionista e pretendia fazer de Minas Gerais, se possível, do Rio de
Janeiro, um novo país.
( ) Havia um consenso entre participantes da Inconfidência quanto à questão da abolição da
escravidão.
( ) No plano econômico, havia a intenção de estimular as manufaturas.
 
A sequência está correta em
 a) V, V, F, V, F.
 b) F, F, V, V, F.
 c) V, V, F, F, V.
 d) F, V, V, F, V.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2090775
Questão 881: Instituto Consulplan - Prof (Pref Linhares)/Pref Linhares/História/2022
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
O trecho a seguir do espanhol Bernal Díaz Del Castillo descreve uma cena na capital asteca
Tenochtitlan:
 
O burburinho e o ruído do mercado... podia ser ouvido até quase uma légua de distância... uma
multidão de pessoas e a ordem que prevalecia, assim como uma imensa quantidade de mercadorias...
Cada espécie tinha seu lugar particular, que era distinguido por um sinal. Os artigos consistiam em ouro,
prata, joias, plumas, mantas, chocolate, peles curtidas ou não, sandálias e outras manufaturas de raízes
e fibras de juta, grande número de escravos homens e mulheres, muitos dos quais estavam atados pelo
pescoço, com gargalheiras, a longos paus.
(PINSKY, 2007.)
 
No contexto da apropriação da América pelos europeus, pode-se perceber diferenças, bem como
semelhanças circunstanciais, no que diz respeito aos processos nas diversas regiões do continente. Sobre
esse assunto, é correto afirmar que:
 a) O movimento anteriormente descrito causou estranheza e perplexidade nos estrangeiros que não
imaginavam tal desenvolvimento.
 b) De uma maneira geral, o trecho reflete o quadro socioeconômico comum a todo território
usurpado pelos conquistadores ibéricos.
 c) Todo o arsenal de itens descrito chegou à América com o chamado “comércio triangular”, que
promovia o intercâmbio entre América, Europa e Ásia.
 d) Todo esse movimento descrito no texto só foi possível a partir da chegada dos europeus e do início
da mistura cultural entre colonizadores e colonizados.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2117416
Questão 882: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: A Redemocratização e a Constituição de 1988
Em relação à Constituição e às reformas estruturais, analise as afirmativas a seguir.
 
I. “Ao mesmo tempo que representou avanços, especialmente no campo dos direitos sociais, a
Constituição de 1988 gerou problemas. O sistema tributário retirou muitos recursos da União,
passando-os aos Estados e Municípios, sem que estes assumissem obrigações de gastos em nível
correspondente. Manutenção da aposentadoria por idade, para qualquer profissão, sobrecarregou a
previdência social, a ponto de torná-la sempre deficitária. A manutenção da estabilidade de todos os
funcionários públicos concursados concorreu para dificultar a flexibilidade da máquina do Estado.”
 
II. “Os fatos descritos na afirmativa I explicam a emergência de uma reforma da previdência,
trabalhista e administrativa.”
 
Após a análise das afirmativas, é possível afirmar que:
 a) A afirmativa I está incorreta, pois a Constituição Federal não onerou o sistema tributário; a
afirmativa II não apresenta proposta coerente para a resolução da sobrecarga tributária.
 b) A afirmativa I está correta e retrata os desafios da Constituição Federal; a afirmativa II pode ser
considerada uma proposta para a revisão de problemas que apareceram com o tempo.
 c) A afirmativa I está correta e retrata os desafios da Constituição Federal; a afirmativa II não é uma
proposta adequada para a revisão de problemas que apareceram no decorrer do tempo.
 d) A afirmativa I está incorreta, pois a Constituição Federal não deu margem à geração de problemas
estruturais; a afirmativa II não constitui uma proposta viável para a resolução da problemática.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2090765
Questão 883: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Política e Economia Coloniais
Hoje, o Brasil se caracteriza por conter regiões muito diferentes entre si; entretanto, esse fato era ainda
mais acentuado nos tempos coloniais, quando, inclusive, as comunicações eram difíceis e existiam áreas
inexploradas ou desconhecidas. Sobre as atividades econômicas, marque V para as afirmativas
verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) Durante as primeiras atividades econômicas, especificamente a produção do açúcar, o Sul foi o
primeiro centro de colonização e de urbanização da nova terra. O Nordeste foia área periférica,
menos urbanizada, sem vinculação direta com a economia exportadora.
 
( ) O fumo foi uma significativa atividade destinada à exportação, embora ficasse muito longe de
competir com o açúcar. A grande região produtora se localizou no Recôncavo Baiano, em especial na
área em torno da atual cidade de Cachoeira.
 
( ) A criação de gado começou nas proximidades dos engenhos; no entanto, a tendência à
ocupação das terras mais férteis para o cultivo da cana foi empurrando os criadores para o interior.
 
A sequência está correta em
 a) V, V, F.
 b) F, V, V.
 c) V, F, V.
 d) F, F, F.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2090760
Questão 884: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Economia na Primeira República
O crescimento industrial deve ser visto em uma perspectiva geográfica mais ampla, abrangendo várias
regiões, ou seja, não é uniforme. Assinale, a seguir, um fator que NÃO contribuiu para a instalação de
fábricas no Rio de Janeiro:
 a) Escassez de operários de baixa qualificação.
 b) Mercado consumidor com proporções razoáveis.
 c) Grandes bancos com sede no Rio de Janeiro, com condições de financiar outras atividades.
 d) Acúmulo proveniente da empresa agrícola ou dos negócios do comércio exterior, que facilitou a
instalação de fábricas no Rio de Janeiro.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2090757
Questão 885: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Política: entre a continuidade e as crises (República Liberal)
“O fragmento trata de um dos presidentes do processo de redemocratização do Brasil: ‘durante seu
governo, apoiado pela esquerda e pelos grupos nacionalistas, lançou as chamadas reformas de base. As
propostas de reforma agrária apresentadas alarmaram os grandes proprietários de terra. Outros projetos
acentuaram a desconfiança das elites empresariais, burocráticas e militares que passaram a tramar um
golpe contra o Presidente, que passou a realizar uma série de comícios pela aprovação das reformas de
base. No comício de 13 de março de 1964, comprometeu-se com o aprofundamento da reforma e acirrou
o embate na sociedade brasileira’.”
 
(Baraeck. P. R. et al. Ciências Humanas e Sociais
Aplicadas. Sociedade, Política e Cultura. 1ª ed. Editora Moderna Plus. São Paulo. P. 139. Adaptado.)
 
As informações caracterizam o governo de:
 a) João Goulart.
 b) Jânio Quadros.
 c) Getúlio Vargas.
 d) Juscelino Kubischek.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2090755
Questão 886: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: A Crise Final da República Liberal e o Golpe de 1964
“O movimento de 31 de março de 1964 tinha sido lançado aparentemente para livrar o país da corrupção
e do comunismo e, ainda, para restaurar a democracia; mas o novo regime começou a mudar as
instituições do país através de decretos, chamados Atos Institucionais (AI).”
 
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. 14ª ed. São Paulo. Editora USP, 2013. P. 397.)
 
Sobre o a AI-1, é correto afirmar que:
 a) Reforçou as imunidades parlamentares em todos os três níveis de governo: municipal, estadual e
federal.
 b) Várias medidas tinham como objetivo reforçar o campo de ação do congresso e reduzir do poder
executivo.
 c) Foram ratificadas as garantias de vitaliciedade asseguradas aos magistrados, pela qual eles têm
direito a permanecer em seu cargo, e de estabilidade conferidas aos servidores públicos.
 d) Criou as bases para instalação dos Inquéritos Policial- -Militares (IPMs), a que ficaram sujeitos os
responsáveis pela prática do crime contra o Estado, ou seu patrimônio e a ordem política e social, ou por
atos de guerra revolucionária.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2090752
Questão 887: Instituto Consulplan - Prof (Volta Grande)/Pref Volta Grande/História/2022
Assunto: Política e Economia Coloniais
Todos os discursos que revestiam a América de representações paradisíacas não teriam se tornado uma
propaganda eficaz se não houvesse, mais concretamente, algum estímulo para a vinda e fixação de
colonos portugueses nessas terras. Povoar era fundamental para os lusitanos manterem em seus
domínios os americanos e resistir às incursões estrangeiras. Mas, apesar de tudo isso, era necessário
apresentar uma alternativa de enriquecimento e poder que não fosse possível na metrópole. (Claro,
2009). A alternativa que se apresentou e que se vinculou aos circuitos comerciais do mundo da época
foi:
 a) A extração predatória do cacau e da borracha, produtos nativos na América e muito cobiçados por
europeus e asiáticos.
 b) A implantação da lavoura canavieira, que se tornou o principal meio de viabilização econômica da
colônia por um bom tempo.
 c) A coleta seletiva do pau-brasil e de outras drogas do sertão, que, embora totalmente
desconhecidos na Europa, encantaram o comércio do “Velho Mundo”.
 d) O tráfico humano, que, ao mesmo tempo que acentuou o comércio triangular (África-Europa-
América), inaugurou a escravidão nesses continentes.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2115840
Questão 888: Instituto Consulplan - Prof (Pref Linhares)/Pref Linhares/História/2022
Assunto: A América no Século XIX
Os homens que lideraram o processo nacional de independência política na América Latina, de uma
maneira geral, estavam imbuídos do ideário burguês liberal como justificativa de seus atos. Alguns,
penso eu, acreditavam profundamente naquilo que pregavam. Em nome das ideias de liberdade,
igualdade jurídica, legitimidade de propriedade privada, dentre outras, fizeram a independência e
aceitaram mesmo algumas alterações mais profundas nas relações sociais, porque tiveram que enfrentar
situações limites.
(PRADO, 1994. P. 70.)
 
Além do ideário burguês liberal, que permeou grande parte dos processos de independência da América
Latina e a formação de seus Estados Nacionais, podemos destacar como ponto comum desse contexto:
 a) O estabelecimento imediato e unânime de sistemas de governo republicanos condizentes com a
ideologia democrática.
 b) A decadência do poder das oligarquias locais que não mais podiam contar com a sustentação
econômica por parte da Coroa.
 c) A permanência de imensos contrastes sociais que acabaram se sustentando na nova organização
administrativa e política.
 d) A garantia de novas relações sociais alicerçadas pelas constituições nacionais imediatamente
promulgadas após cada emancipação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2117376
Questão 889: Instituto Consulplan - Prof (Volta Grande)/Pref Volta Grande/História/2022
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade Coloniais
Com as tensões latentes e, após o exemplo dos inconfidentes mineiros, a Coroa portuguesa passou a
vigiar mais de perto seus súditos da América. Em 1794, membros da Sociedade Literária do Rio de
Janeiro foram acusados de conspiração. Denunciados às autoridades locais pelas reuniões noturnas, dez
integrantes permaneceram presos por mais de três anos. Para a metrópole, desbaratava-se a suposta
Conjuração do Rio de Janeiro e afastava-se o risco de uma nova Rebelião (Campos, 2009). No Brasil
oitocentista, essas e outras revoltas, na maioria das vezes duramente reprimidas pela metrópole lusitana,
tinham também em comum:
 a) O cunho social que predominava inequivocamente as revoltas, cujo objetivo principal era a
equidade econômica entre todos.
 b) As ideologias que influenciavam, ou mesmo sustentavam os projetos revolucionários, oriundos, em
grande parte, da ilustração europeia.
 c) O grupo social que protagonizava as ações e fomentava o movimento, ou seja, cidadãos de baixa
renda e pouca representatividade social.
 d) O destino iminente de todos os conjurados ou inconfidentes, a saber, a punição exemplar da pena
demorte, usual no Brasil daquele período.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2115842
Questão 890: Instituto Consulplan - Prof (Volta Grande)/Pref Volta Grande/História/2022
Assunto: Artes, Cultura e sociedade na República Liberal
Influenciado pela estética do neorrealismo italiano nasceu, no Brasil, na passagem dos anos 1950-1960,
o Cinema Novo. O Cinema Novo nasce escaldado pelo fracasso da experiência industrial da Vera Cruz
entre os anos de 1940 e 1950, uma tentativa de organizar o cinema nacional nos moldes hollywoodianos
(estrutura empresarial: grande estúdio; produções gigantescas; enormes sucessos de bilheteria; atores
glamourizados pela imprensa, enfim, o cinema-espetáculo). A produção nacional não conseguia competir
com a norte -americana.
 
(A influência neorrealista no cinema brasileiro e o início do Cinema
Novo – Cinema em Foco.)
 
Com a frase célebre de seu idealizador Glauber Rocha: “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, o
Cinema Novo caracterizou- se, entre outros aspectos:
 a) Por ser uma espécie de arte apolítica, desvinculada de qualquer referência à contemporaneidade
da época.
 b) Pela preocupação em retratar a realidade nacional, um cinema comprometido com os problemas
do seu tempo.
 c) Pela íntima vinculação com o governo e suas ideologias, uma vez que suas produções eram
subsidiadas pelo poder público.
 d) Pela busca da artificialidade e da alienação, evitando temas que tratassem da problemática do
subdesenvolvimento ou das discrepâncias sociais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2115844
Questão 891: CONSULPLAN - AuxSG (CM Caratinga)/CM Caratinga/2015
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
Com relação ao seu povo e sua cultura, de maneira geral, os mineiros apresentam baixíssimo grau de
ancestralidade indígena, enquanto a ancestralidade europeia (principalmente portuguesa) e africana
predominam. Isto se deve ao fato de que a população indígena foi
 a) beneficiada.
 b) catequizada.
 c) discriminada.
 d) exterminada.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/382755
Questão 892: CONSULPLAN - Moto (Pref Sabará)/Pref Sabará/B/2017
Assunto: Economia na República Liberal
Durante o período desenvolvimentista foi criado um plano de metas denominado 50 anos em 5,
destinado a promover o desenvolvimento global da economia brasileira. Assim, em poucos anos, milhares
de obras espalharam-se pelo país. Obras importantes desse período foram construídas em Minas Gerais
como as usinas hidrelétricas de Furnas, Três Marias e a Usiminas. O período mencionado anteriormente
enquadra-se dentro do governo de:
 a) Getúlio Vargas.
 b) Tancredo Neves.
 c) Juscelino Kubitschek.
 d) Fernando Henrique Cardoso.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/678700
Questão 893: CONSULPLAN - Tec NS I (Patos MG)/Pref Patos MG/Odontólogo/Regulador
Vigilância Sanitária/2015
Assunto: Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Três dias depois do ataque a Hiroshima veio o bombardeio a Nagasaki. O saldo total de mortes dos dois
ataques supera os 200 mil e resultou na
 a) intensificação da Guerra Fria.
 b) rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial.
 c) vitória dos Estados Unidos sobre o Japão na I Guerra Mundial.
 d) primeira sanção da ONU contra os Estados Unidos, obrigando a nação a reconstruir as cidades e
investir fortemente na recuperação do Japão.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394028
Questão 894: Instituto Consulplan - Moto (Pref Suzano)/Pref Suzano/"Sem Área"/2019
Assunto: Revolução Industrial, Vida Econômica e Transformações Sociais
O feudalismo promoveu uma reestruturação no modelo de organização social, política, econômica e
cultural dos países da Europa Ocidental. O sistema criou um modo de produção que marcou o início da
Idade Média após a queda do Império Romano. São classes sociais que faziam parte do feudalismo,
EXCETO:
 a) Clero.
 b) Servo.
 c) Nobreza.
 d) Proletariado.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1153825
Questão 895: CONSULPLAN - Prof EB (Patos MG)/Pref Patos MG/História/2015
Assunto: A Fuga da Família Real e as Reformas Joaninas
Leia a entrevista dada pelo coronel e historiador militar Manoel Soriano Neto à revista Verde Oliva, sobre
a vinda de D. João VI para o Brasil, feita em 2008.
 
Qual é, a seu ver, a importância histórica das comemorações do bicentenário da vinda da Corte
Portuguesa para o Brasil?
 
M. S – Comemorações nos trazem à memória fatos históricos superlativos ou simples episódios da vida,
que têm valor individual ou coletivo. E celebrar o que é precioso nos leva a pensar e a refletir. Assim, as
comemorações do duocentenário da chegada de D. João e sua Corte ao Brasil dão ensejo à relembrança
de notáveis marcos de nossa História, dos quais devemos sempre nos orgulhar. Entretanto, tais
celebrações seriam de acanhada dimensão se não reavaliarmos a augusta figura do 27º Rei de Portugal,
fazendo‐lhe a merecida e imprescindível justiça. Eis a importância maior, dos festejos do presente ano.
 
E por que D. João VI, em seu entender, é tão injustiçado?
 
M. S – Infelizmente, de forma leviana, são emitidos juízos desairosos acerca da pessoa de D. João VI,
não condizentes com a veracidade histórica e com os tantos e tamanhos serviços por ele prestados ao
Brasil, em tempos de paz e de guerra. A nossa historiografia, com raras exceções, denigre esse
personagem exponencial da História brasileira e portuguesa, tratando‐o debochadamente, sem levar em
conta a Justiça e a Verdade.
 
(Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/a‐chegada‐da‐corte‐portuguesa‐ao‐brasil/.)
 
Segundo o historiador supracitado, há certa injustiça histórica no que se refere à figura de D. João VI. De
fato há controvérsias acerca desse personagem. No entanto, aponta‐se como uma de suas ações, no
período de sua estadia no Brasil:
 a) A revogação da proibição de manufaturas na colônia portuguesa, o que abria possibilidades a um
processo industrial.
 b) O fortalecimento da unidade territorial da América Portuguesa através da anexação de todos os
territórios a oeste de Tordesilhas.
 c) A modificação do caráter político‐institucional do Brasil através da criação de um ministério de
brasileiros e de uma Constituição.
 d) A proibição do fluxo de estrangeiros para o Brasil, com exceção dos lusitanos e africanos, esses
últimos necessários ao processo agroexportador.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394039
Questão 896: CONSULPLAN - Prof EB (Patos MG)/Pref Patos MG/História/2015
Assunto: Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
Observe a charge a seguir.
 
 
“O momento que o Brasil passava no início da década de 1990 pode ser sintetizado em desafios e
contradições centrados num regime de altíssima inflação e incertezas quanto à condução política que
seria tomada para uma nova tentativa de arrefecimento desse fenômeno econômico. Nessa acepção,
buscou‐se uma forma que equalizasse a aporia econômica e, simultaneamente, abrisse espaço para um
novo caminho para a acumulação de capital, qual seja: a financeira. Diante desse novo espectro, o Brasil
– com um histórico de ‘atrasos’ – é sugado para uma nova etapa do capitalismo mundial: O
Neoliberalismo.”
 
(Carinhato, 2008.)
 
De acordo com a imagem e a afirmativa anteriores, analise as premissas a seguir acerca das
características e ideias principais do pensamento Neoliberal, que permeou o cenário político e econômico
brasileiro a partir da década de 1990, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) O Estado deveria minimizar ou destruir o poder dos sindicatos e tornar‐se um “Estado Mínimo”.
 
( ) As empresas, e setores como os da Educação, previdência e saneamento básicodeveriam migrar
para a iniciativa pública.
 
( ) Deveriam ocorrer reformas fiscais, previdenciárias e a redução de impostos para apenas algumas
camadas específicas da população.
 
( ) O governo deveria se preocupar com a estabilidade da moeda, procurando conter as causas da
Inflação.
 
A sequência está correta em
 a) V, V, F, F.
 b) V, F, V, V.
 c) F, F, V, V.
 d) F, V, V, F.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394036
Questão 897: CONSULPLAN - Prof EB (Patos MG)/Pref Patos MG/História/2015
Assunto: O Populismo Varguista e as Grandes Reformas
[...] “Depois de decênios de espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz‐me chefe
de uma revolução e venci.”
 
[...] “Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobras e, mal
começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma.”
 
[...] “A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou‐se à dos grupos nacionais revoltados
contra o regime de garantia do trabalho.”
 
Os fragmentos de texto referem‐se à Carta – Testamento de Getúlio Vargas, um documento endereçado
ao povo brasileiro escrito por Getúlio Vargas horas antes de seu suicídio, em 24 de Agosto de 1954.
Existe uma nota manuscrita do suicídio, e um documento datilografado “Carta Testamento”, da qual se
conhecem três cópias, que foi lido em seu enterro por João Goulart, porém, existe uma grande polêmica
quanto à autenticidade do texto datilografado. No entanto, independente do conteúdo da carta, sabe‐se
que esse segundo governo de Getúlio Vargas foi bastante conturbado e marcado principalmente:
 a) Por uma política econômica e social excludente e antioperária, contraditória à sua política populista
da “Era Vargas”.
 b) Por ser um governo subserviente ao imperialismo estadunidense e por outro, também marcado por
um caráter antifascista.
 c) Pela relação de forças entre as tendências entreguista e nacionalista, mas que se deslocou num
sentido favorável a um nacionalismo de caráter mais popular.
 d) Às necessidades de setores da burocracia de Estado – militares nacionalistas – e às oligarquias
rurais – que advogavam uma política mais ativa em relação ao café.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394037
Questão 898: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2019
Assunto: Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade, e envolveu diversos países em
quatro continentes. Os participantes se aliaram em dois grupos, sendo eles os Aliados e os Países do
Eixo. Marque a alternativa na qual estão relacionados os Países do Eixo.
 a) Alemanha, Itália e Japão.
 b) Inglaterra, EUA e Polônia.
 c) Alemanha, URSS e Hungria.
 d) França, Inglaterra, EUA e URSS.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1014588
Questão 899: Instituto Consulplan - Moto (Pref Suzano)/Pref Suzano/"Sem Área"/2019
Assunto: Proclamação da República, os Governos Militares e a Constituição de 1891
A Proclamação da República foi um acontecimento conduzido, em grande parte, pelo Exército brasileiro.
No século XIX, a insatisfação dos militares com o regime monárquico era tão grande que um grupo de
militares passou a conspirar contra o Imperador Dom Pedro II. A Proclamação da República é uma data
comemorativa celebrada em:
 a) 1º de janeiro.
 b) 12 de outubro.
 c) 7 de setembro.
 d) 15 de novembro.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1153828
Questão 900: CONSULPLAN - Prof EB (Patos MG)/Pref Patos MG/História/2015
Assunto: O Fim da Bipolaridade e a Nova Ordem Mundial
Em tempos de globalização, a formação de megamercados ou blocos econômicos ocupa um lugar de
destaque na economia mundial. É uma tendência que parece irreversível, mas significa que os problemas
mundiais, especialmente aqueles ligados ao comércio e ao mundo do trabalho estejam resolvidos. Em
relação à América Latina, o Mercosul apresenta‐se como um bloco econômico que tem entre outras
características,
 a) o fato de ser uma União Aduaneira, que pretende que seus países membros tenham condições de
competitividade no mercado mundial.
 b) a missão de quebrar as barreiras econômicas entre seus participantes, unificando o sistema
monetário e estabelecendo uma cultura comum.
 c) a função de unificar o espaço econômico, pela desregulamentação e desburocratização, através da
unificação legislativa e fundiária dos países membros.
 d) a incumbência primordial de romper as barreiras alfandegárias, judiciais e governamentais,
permitindo a irrestrita circulação de mercadorias entre seus sócios.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394035
Questão 901: CONSULPLAN - Prof EB (Patos MG)/Pref Patos MG/História/2015
Assunto: Guerra Fria e as Superpotências
A “onda” de governos militares da América Latina dos anos de 1960 aos anos 1980 (década) está ligada
ao contexto da Guerra Fria. O exemplo da Revolução Cubana (1959) foi combatido pelo governo norte
americano e pelas elites regionais por meio da sustentação de regimes de força. Impunha‐se a garantia
de alinhamento à órbita capitalista. E nesse contexto, em vários países, inclusive no Brasil, surgiram
movimentos de resistência, normalmente clandestinos, como a “Guerrilha do Araguaia”. De acordo com o
exposto, analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as características e o papel desses movimentos
no processo de redemocratização, ocorrido no Brasil.
 
I. A Guerrilha do Araguaia ocorreu no Pará e teve muitas de suas ações pautadas na ideologia
comunista.
 
II. Não houve um confronto direto entre militantes dessa guerrilha, pois houve a intervenção de
organismos internacionais de defesa dos direitos humanos.
 
III. Foi graças a essa e a outras guerrilhas urbanas que a população civil se mobilizou e tomou a
frente do processo de redemocratização do país.
 
IV. A Guerrilha tomou proporções incontroláveis devido à adesão das tribos indígenas
remanescentes no Xingu, que também eram contra a ditadura.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
 a) I, II, III e IV.
 b) I, apenas.
 c) I e IV, apenas.
 d) II e III, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394033
Questão 902: Instituto Consulplan - Fisc Mun (Ervália)/Pref Ervália/2021
Assunto: A Crise do Sistema Colonial, a Crise Portuguesa e a Partida Real
Em 7 de setembro comemora-se o dia da Independência do Brasil, proclamada pelo príncipe
regente, Dom Pedro de Alcântara, que foi coroado como Imperador do Brasil, com o título de
D. Pedro I. Em relação à Independência do Brasil, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A Revolução Liberal do Porto foi o grande ponto de partida, uma vez que as ideias da elite
brasileira divergiam de Portugal.
 
II. Portugal cobrou como indenização dois milhões de libras do Brasil, tornando o país endividado.
 
III. A soberania estabelecida não permitiu que o Brasil tivesse suas normas e políticas públicas
próprias.
 
Está correto o que se afirma em
 a) I, II e III.
 b) I e II, apenas.
 c) I e III, apenas.
 d) II e III, apenas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2100505
Questão 903: Instituto Consulplan - ATop (Pref Suzano)/Pref Suzano/2019
Assunto: O Nacional-desenvolvimentismo e as Grandes Transformações: Industrialização e
Urbanização
“Na época do Brasil Colônia, já havia a ideia de levar a capital do país para a região central, para evitar
ataques pelo mar. Em 1823, José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como ‘Patriarca da
Independência’, reforçou a proposta de levar a sede das decisões brasileiras para o interior do território e
sugeriu pela primeira vez o nome ‘Brasília’. ___________________ foi arquiteto responsável pela
construção dos monumentos. O carioca foi autor das principais estruturas da cidade: o Congresso
Nacional,os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília.”
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
 a) Burle Marx
 b) Dom Bosco
 c) Oscar Niemeyer
 d) Louis Ferdinand Cruls
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1153320
Questão 904: Instituto Consulplan - Prof (Pref Linhares)/Pref Linhares/História/2022
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
Se nos colocarmos numa perspectiva mais pragmática, cremos que continua a ter algum sentido aceitar
a designação de mercantilismo para referenciar um certo período da história e da política econômicas e
para descrever a tendência marcante do pensamento econômico desde finais do século XVI até meados
do século XVIII. Na verdade, como Mark Blaug põe em relevo, apesar da descoordenação dos esforços
intelectuais dos ‘mercantilistas’, apesar das divergências e das polêmicas entre eles – muitas vezes
refletindo uma grande diversidade de situações concretas –, é possível encontrar algumas ideias
comuns, suscetíveis de dar sentido à designação corrente de mercantilismo.
(Disponível em: Microsoft Word – Mercantilismo-mercantilismos.doc.uc.pt.)
 
Sobre esse sistema mercantilista, chamado por alguns historiadores de Capitalismo Mercantil ou
Capitalismo Comercial, é correto afirmar que:
 a) A valorização do ouro e da prata como medidas de riqueza foi uma concepção mercantil adotada
exclusivamente pelos ingleses, pioneiros do capitalismo comercial.
 b) Dentro da lógica intervencionista dos Estados mercantilistas, não havia lugar para monopólios, ou
seja, para a exclusividade de exploração e produção de mercadorias.
 c) A questão do protecionismo alfandegário provocou intensos debates entre as nações mercantilistas
e acabou sendo adotada apenas pelos seus criadores, os países ibéricos.
 d) A centralização política liderada pela monarquia favoreceu a expansão dos negócios conduzidos em
geral pelos burgueses, mas acompanhados de perto pelos governos absolutistas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2117402
Questão 905: Instituto Consulplan - ATop (Pref Suzano)/Pref Suzano/2019
Assunto: A Crise do Sistema Político e o Colapso das Alianças Políticas
A Era Vargas foi o período de quinze anos da história brasileira que se estendeu de 1930 a 1945, no qual
Getúlio Vargas era o Presidente do país. A ascensão de Vargas ao poder foi o resultado direto da
Revolução de 1930, que destituiu:
 a) João Dantas.
 b) Júlio Prestes.
 c) Artur Bernardes.
 d) Washington Luís.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1153322
Questão 906: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Política e Economia Coloniais
“Um mercantilismo de tipo clássico, tardio, mas ajustado à defasagem da sociedade lusa, adequado ao
absolutismo reformador que dele se serve como instrumento de aceleração das mudanças. Insere-se,
então, como problemática mais profunda, a transição do feudalismo ao capitalismo. Ilustração numa
sociedade periférica, longamente fechada sobre si mesma, na qual o movimento ilustrado foi fatalmente
uma coisa vinda de fora, do ‘estrangeiro’. Em consequência, diversidade de discursos, ecletismo das
formas de pensamento, redefinição das práticas ao sopro de uma realidade que se dobra, mas continua
a resistir. Encontro, teoricamente inexplicável, de dois fenômenos que deveriam, a princípio, repelir-se
um ao outro: o mercantilismo e a ilustração.”
 
(CARDOSO, Ciro Flamarion. A crise do
colonialismo luso na América Portuguesa. In. LINHARES, Maria Yedda. História Geral do Brasil. 14ª
ed. Rio de Janeiro. Elsevier: 1990. P. 114. Adaptado.)
 
Infere-se que a citação:
 a) Faz uma apologia ao período Pré-Colonial, principalmente no tocante à exposição da relação entre
mercantilismo e ilustração.
 b) Narra os desdobramentos das influências capitalistas e socialistas no Brasil, bem como suas
disputas na perspectiva geopolítica nacional.
 c) Faz referência ao momento em que a política imperial brasileira se consolidava como
definitivamente independente de Portugal no século XIX. Dessa forma, o país se submetia a uma
liderança central legitimada.
 d) Remete ao período em que o Marquês de Pombal esteve à frente da administração de Portugal e
de suas colônias; onde houve uma grande renovação das estruturas políticoinstitucionais à luz dos novos
ideais da época.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2090787
Questão 907: Instituto Consulplan - Prof (Pref Linhares)/Pref Linhares/História/2022
Assunto: Os Movimentos de Resistência e a Repressão
Devido à natureza de abuso de Estados contra seus particulares, é colocada a Operação Condor como
um exemplo de terrorismo de Estado. Essa classificação, porém, merece algumas observações,
principalmente quanto ao significado da palavra terrorismo. É recente o uso da palavra e é fruto da
intensa publicidade gerada a partir dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados
Unidos. Além disso, a dificuldade em definir o que é exatamente terrorismo é algo que vem sendo
discutido nos últimos anos. O Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, por exemplo, não
tipifica em nenhum lugar o crime de terrorismo. Seria difícil até mesmo procurar crimes com o uso de
terror em jurisprudências internacionais antigas.
(CHAVES, 2015.)
 
Essa então chamada “Operação Condor” estabeleceu-se a partir dos anos 1960, para combater os
movimentos que lutavam contra os regimes militares, sendo uma aliança político-militar entre vários
governos conservadores da América e esteve relacionada, dentre outros fatores:
 a) Ao estabelecimento da Lei de Anistia e à flexibilização da pena de morte estabelecida pelo AI-5.
 b) Às ameaças à integridade nacional e ao boicote aos investimentos estrangeiros na América Latina
como um todo.
 c) À tentativa de neutralização da propagação do socialismo e aos interesses econômicos dos EUA na
América do Sul.
 d) À Doutrina de Segurança Nacional e à emergência do Neoliberalismo apoiado de forma pioneira
pelo governo ditatorial.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2117404
Questão 908: CONSULPLAN - Prof EB (Patos MG)/Pref Patos MG/História/2015
Assunto: América Latina no Século XX
 
A imagem mostra Evita e à sua esquerda o presidente Juan Domingo Perón que com seu apelo popular,
usualmente dirigido aos “descamisados” da nação argentina, ganhou as eleições de 1946. A sua
perspectiva política combinava elementos de traço populista e mecanismo de centralização do poder. O
poder de intervenção estatal aliado ao notável desenvolvimento econômico trouxe um cenário marcado
por algum tempo por baixos preços e altos salários.
 
A respeito desse período conhecido como “Peronismo” na Argentina, analise as afirmativas.
 
I. O governo dos EUA boicotou o governo de Peron, em razão da simpatia daquele presidente pelos
países do eixo na II Guerra Mundial.
 
II. A sua perspectiva política combinava elementos de traço populista e mecanismo de centralização
do poder, atuando diretamente na economia.
 
III. Elementos paternalistas e nacionalistas de Juan Perón andavam de mãos dadas com um
governo liberal que apoiava protestos públicos e tinha um sistema político pluripartidarista.
 
IV. Com apoio da URSS, através de um golpe, Juan Perón, mesmo sem amplo apoio popular,
retomou o poder e governou por mais de 15 anos.
 
Estão corretas as afirmativas
 a) I, II, III e IV.
 b) I e II, apenas.
 c) I, II e III, apenas.
 d) III e IV, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394042
Questão 909: CONSULPLAN - Prof EB (Patos MG)/Pref Patos MG/História/2015
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade na Primeira República
Os sapos
 
(Manuel Bandeira.)
 
Enfunando os papos,
Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.A luz os deslumbra.
 
Em ronco que aterra,
Berra o sapo‐boi:
– “Meu pai foi à guerra!”
– “Não foi!” – “Foi!” – “Não foi!”
 
O sapo‐tanoeiro,
Parnasiano aguado,
Diz: – “Meu cancioneiro
É bem martelado.
 
Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos.
 
O meu verso é bom.
Frumento sem joio.
Faço rimas com
Consoantes de apoio.
 
Vai por cinqüenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A fôrmas a forma.
 
Clame a saparia
Em críticas céticas:
Não há mais poesia,
Mas há artes poéticas...”
 
Urra o sapo‐boi:
– “Meu pai foi rei” – “Foi!”
– “Não foi!” – “Foi!” – “Não foi!”
[...]
 
(BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.)
 
Dentre as diversas manifestações culturais que compõem os anos 1920 no Brasil, está presente, de
forma relevante, a Semana de Arte Moderna, que ocorreu nos dias 13 (segunda‐feira), 15 (quarta‐
feira) e 17 (sexta‐feira) de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. Era o Ano do Centenário
da Independência de um País oligárquico. O evento abalou a elite paulista. Entre os poemas
apresentados no segundo dia, está “O Sapo” de Manuel Bandeira. De acordo com o exposto, é correto
identificar essa semana como:
 a) Um movimento de cunho artístico, dissociado de intenções políticas e com forte apologia e
expansão da cultura estrangeira.
 b) Uma ruptura definitiva entre a cultura popular e a cultura erudita, definido claramente as classes
sociais que cada uma representava.
 c) Um momento de grande repercussão cultural, embora não muito bem entendido e que provocou
certo repúdio da plateia na época em que ocorreu.
 d) Um reflexo das vanguardas de movimentos europeus, embora com uma releitura tropical, em
busca de um relato propriamente brasileiro e da construção de identidade.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394040
Questão 910: Instituto Consulplan - ATop (Pref Suzano)/Pref Suzano/2019
Assunto: Revolução Industrial, Vida Econômica e Transformações Sociais
Proletariado se refere à classe social mais baixa que se formou dentro das sociedades industrializadas.
Quanto ao proletariado, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A classe dos proletários é a classe dos operários, constituída de indivíduos que se caracterizam
pela sua condição permanente de assalariados e pelos seus modos de vida e atitudes decorrentes de
tal situação.
 
II. A palavra proletário teve origem entre os romanos, para descrever o cidadão pobre que só era
útil à República para gerar prole (filho), que, no futuro, iria servir à Pátria.
 
III. A burguesia é a classe social que está ao lado do proletariado; trata-se da classe social, do
regime capitalista, que abrange todos os grupos ou indivíduos, cujos interesses se identificam com
os dos possuidores de capital.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
 a) I, II e III.
 b) II, apenas.
 c) III, apenas.
 d) I e II, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1153326
Questão 911: CONSULPLAN - Prof EB (Patos MG)/Pref Patos MG/História/2015
Assunto: África e Ásia Pós-descolonização
“Um dos importantes passos para a construção do capitalismo foi o processo de colonização da América
nos séculos XV e XVI e a neocolonização da África e da Ásia, no século XX. No século XXI, surge o pós‐
colonialismo, teoria que busca entender os efeitos políticos e culturais para além do econômico, visando
a superação do legado dominante e opressor das nações colonizadoras sobre os países colonizados.
Segundo a historiadora Mary Anne Junqueira, a teoria generalizante de dependência econômica como
herança colonial já não explica mais a relação do modelo colonial luso‐espanhol, tido como exploratório,
e o modelo colonial anglo‐saxão, assentado no povoamento, para explicar os atuais sistemas de
desenvolvimento, como sendo processos evolutivos do capital.”
 
(Soares, 2014.)
 
Pode‐se dizer que o modo capitalista está assentado no acúmulo de capital e na disparidade social,
características profundamente acirradas nos períodos de colonização. No entanto, é correto afirmar que a
consolidação do capitalismo, enquanto sistema mundialmente preponderante, não ocorreu efetivamente
naquele período e sim
 a) durante as duas grandes guerras mundiais, ratificando seu triunfo com o fim da Guerra Fria e a
dissolução da URSS.
 b) com o advento do neoliberalismo, sistema econômico responsável pela imposição do capitalismo à
nível globalizado.
 c) a partir do neocolonialismo da Ásia e da África, quando a Europa se autointitulou como a única
metrópole imperialista.
 d) a partir da formação dos grandes conglomerados econômicos, como Holdings, Trustes e Cartéis,
que inseriram definitivamente o capital nas relações internacionais.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/394041
Questão 912: Instituto Consulplan - Prof (Pref Jequié)/Pref Jequié/História/2022
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
Se nos colocarmos numa perspectiva mais pragmática, cremos que continua a ter algum sentido aceitar
a designação de mercantilismo para referenciar um certo período da história e da política econômicas e
para descrever a tendência marcante do pensamento econômico desde finais do século XVI até meados
do século XVIII. Na verdade, como Mark Blaug põe em relevo, apesar da descoordenação dos esforços
intelectuais dos ‘mercantilistas’, apesar das divergências e das polêmicas entre eles – muitas vezes
refletindo uma grande diversidade de situações concretas –, é possível encontrar algumas ideias comuns,
suscetíveis de dar sentido à designação corrente de mercantilismo.
 
(Disponível em: Microsoft Word – Mercantilismo-mercantilismos.doc.uc.pt.)
 
Sobre esse sistema mercantilista, chamado por alguns historiadores de Capitalismo Mercantil ou
Capitalismo Comercial, é correto afirmar que:
 a) A valorização do ouro e da prata como medidas de riqueza foi uma concepção mercantil adotada
exclusivamente pelos ingleses, pioneiros do capitalismo comercial.
 b) Dentro da lógica intervencionista dos Estados mercantilistas, não havia lugar para monopólios, ou
seja, para a exclusividade de exploração e produção de mercadorias.
 c) A questão do protecionismo alfandegário provocou intensos debates entre as nações mercantilistas
e acabou sendo adotada apenas pelos seus criadores, os países ibéricos.
 d) A centralização política liderada pela monarquia favoreceu a expansão dos negócios conduzidos em
geral pelos burgueses, mas acompanhados de perto pelos governos absolutistas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2114918
Questão 913: Instituto Consulplan - Prof (Pref Jequié)/Pref Jequié/História/2022
Assunto: Os Movimentos de Resistência e a Repressão
Devido à natureza de abuso de Estados contra seus particulares, é colocada a Operação Condor como
um exemplo de terrorismo de Estado. Essa classificação, porém, merece algumas observações,
principalmente quanto ao significado da palavra terrorismo. É recente o uso da palavra e é fruto da
intensa publicidade gerada a partir dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados
Unidos. Além disso, a dificuldade em definir o que é exatamente terrorismo é algo que vem sendo
discutido nos últimos anos. O Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, por exemplo, não tipifica
em nenhum lugar o crime de terrorismo. Seria difícil até mesmo procurar crimes com o uso de terror em
jurisprudências internacionais antigas.
 
(CHAVES, 2015.)
 
Essa então chamada “Operação Condor” estabeleceu-se a partir dos anos 1960, para combater os
movimentos que lutavam contra os regimes militares, sendo uma aliança político-militar entre vários
governos conservadores da América e esteve relacionada, dentre outros fatores:
 a) Ao estabelecimento da Lei de Anistia e à flexibilização da pena de morte estabelecida pelo AI-5.
 b) Às ameaças à integridade nacional e aoboicote aos investimentos estrangeiros na América Latina
como um todo.
 c) À tentativa de neutralização da propagação do socialismo e aos interesses econômicos dos EUA na
América do Sul.
 d) À Doutrina de Segurança Nacional e à emergência do Neoliberalismo apoiado de forma pioneira
pelo governo ditatorial.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2114920
Questão 914: Instituto Consulplan - Prof (Pref Jequié)/Pref Jequié/História/2022
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
O trecho a seguir do espanhol Bernal Díaz Del Castillo descreve uma cena na capital asteca Tenochtitlan:
O burburinho e o ruído do mercado... podia ser ouvido até quase uma légua de distância... uma multidão
de pessoas e a ordem que prevalecia, assim como uma imensa quantidade de mercadorias... Cada
espécie tinha seu lugar particular, que era distinguido por um sinal. Os artigos consistiam em ouro, prata,
joias, plumas, mantas, chocolate, peles curtidas ou não, sandálias e outras manufaturas de raízes e fibras
de juta, grande número de escravos homens e mulheres, muitos dos quais estavam atados pelo pescoço,
com gargalheiras, a longos paus.
 
(PINSKY, 2007.)
 
No contexto da apropriação da América pelos europeus, pode-se perceber diferenças, bem como
semelhanças circunstanciais, no que diz respeito aos processos nas diversas regiões do continente.
 
Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
 a) O movimento anteriormente descrito causou estranheza e perplexidade nos estrangeiros que não
imaginavam tal desenvolvimento.
 b) De uma maneira geral, o trecho reflete o quadro socioeconômico comum a todo território
usurpado pelos conquistadores ibéricos.
 c) Todo o arsenal de itens descrito chegou à América com o chamado “comércio triangular”, que
promovia o intercâmbio entre América, Europa e Ásia.
 d) Todo esse movimento descrito no texto só foi possível a partir da chegada dos europeus e do início
da mistura cultural entre colonizadores e colonizados.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2114924
Questão 915: Instituto Consulplan - Cov (Pref Ervália)/Pref Ervália/2021
Assunto: Questão da Escravidão
“A escravidão foi uma instituição que se estabeleceu no Brasil por volta da década de 1530, quando as
primeiras medidas efetivas de colonização foram implantadas pelos portugueses. Essa escravização
ocorreu, a princípio, com os nativos; entre os séculos XVI e XVII foi sendo gradativamente substituída
pela escravização dos africanos que chegaram ao Brasil pelo tráfico negreiro.”
 
(Mundo Educação. Escravidão no Brasil. Adaptado.)
 
Sobre a escravidão no Brasil, podemos afirmar que:
 a) Teve início com a implantação do sistema de capitanias hereditárias.
 b) A relação de trabalho dos escravos com os portugueses era remunerada.
 c) Na era da industrialização brasileira, foi fundamental para o crescimento do país.
 d) Os povos indígenas não aceitaram a forma de escambo proposta pelos portugueses.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2100078
Questão 916: CONSULPLAN - Of Adm (CMCV)/CM CV/2011
Assunto: Guerra Fria e as Superpotências
No período da Guerra Fria, quais nações disputavam a hegemonia política, econômica e militar do
mundo?
 a) Estados Unidos da América e Rússia.
 b) Estados Unidos da América e China.
 c) EUA, Reino Unido, Alemanha e Itália.
 d) Estados Unidos da América e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
 e) EUA, URSS, Japão, Reino Unido e Alemanha.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/247635
Questão 917: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
“O documento que servirá de base a um eventual governo Michel Temer, e que deve ser divulgado na
próxima semana, afirma que, na infraestrutura, ‘tudo’ o que for possível deve ser concedido ou
privatizado: ‘O Estado deve transferir para o setor privado tudo o que for possível em matéria de
infraestrutura. É necessário um novo começo das relações do Estado com as empresas privadas que lhe
prestam serviços’, diz trecho do documento.”
(Disponível em: http://oglobo.globo.com/brasil/programa-de-temer-preve-privatizacao-de-tudo-que-for-
possivel-19193319.)
A política de privatizações, característica premente do neoliberalismo, no Brasil:
 a) Teve um impulso no governo de Fernando Collor de Melo através do “Programa Nacional de
Desestatização”.
 b) Teve início, pela primeira vez, no governo de FHC (Fernando Henrique Cardoso), no setor das
telecomunicações.
 c) Teve seu incremento inicial no governo de Lula, inserido no contexto do PAC – Programa de
Aceleração do Crescimento.
 d) Originou-se no governo interino de José Sarney, dentro do programa SALTE, que visava
desenvolver setores da saúde, educação, transporte e energia.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680283
Questão 918: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: A Colônia e o Mundo: a Metrópole, as Invasões e os Vizinhos
Letrados do Brasil
“Durante o período colonial, as universidades estiveram proibidas no Brasil, assim como a imprensa,
dificultando a circulação de livros e do conhecimento.
Os poucos livros que chegavam ao Brasil eram importados da Europa, não só de Portugal, como também
da França e Inglaterra. O que, inclusive, exigia o conhecimento de outras línguas, em meio a uma
população quase completamente formada por analfabetos.”
(Disponível em: http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/03/historia-e-politica-do-ensino-
superior.html.)
Até 1808, o governo português não havia permitido a criação de faculdades e de imprensa no Brasil.
Uma das justificativas para que isso não tivesse ocorrido até então é:
 a) O embate político entre os representantes da Coroa portuguesa remanescentes ainda em Portugal,
que não viam com bons olhos qualquer benfeitoria feita no Brasil.
 b) Que havia uma proibição que intentava impedir que se desenvolvesse na colônia uma elite capaz
de desenvolver um pensamento destoante do pensamento metropolitano.
 c) O desinteresse da elite colonial de que tais reformas ocorressem, uma vez que o trânsito intenso
de jovens que ia estudar na Europa era considerado como sinal exterior de riqueza.
 d) Que o ensino superior, a impressão, a venda de livros e a vinda de docentes constituiriam um
atraso na economia de Portugal, voltada apenas para a extração aurífera desde o início da colonização.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680280
Questão 919: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: Artes, Cultura e sociedade na República Liberal
 
 
(Disponível em: http://www.ebc.com.br/noticias/
esporte/2012/11/escute-na-integra-a-final-da-copa-do-mundo-de-1958-entre-brasil-e-suecia.)
O contexto histórico da imagem caracteriza-se entre outros aspectos
 a) pela eclosão do chamado “Milagre Brasileiro”, que além dos aspectos econômicos, destacava o
Brasil também como o “país do futebol”.
 b) pelo período de êxito em vários setores, inclusive o futebolístico, que serviu para acentuar o clima
de otimismo e confiança no futuro da “Era JK.”
 c) pela onda de ufanismo provocada pela campanha “O Petróleo é Nosso”, que junto às riquezas
naturais vangloriava o futebol como esporte nacional.
 d) pela efervescência do “antropofagismo”, corrente cultural que defendia o nacionalismo em todos
os setores, reforçado pela vitória na Copa de 1958.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680281
Questão 920: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: América Latina no Século XX
 
(Disponível em: http://www.autobahn.com.br/filmes/historia_oficial.html.)
“‘A História Oficial’ é o único filme latino-americano a ganhar um Oscar de melhor filme, foio filme mais
premiado da história da América Latina e, com certeza, faz parte dos melhores filmes da década de 80.
Relata com riqueza de detalhes o momento mais sombrio da história da Argentina, uma das mais
sangrentas ditaduras da América Latina.”
(Disponível em: http://www.autobahn.com.br/filmes/historia_oficial.html.)
Acerca das ditaduras da América Latina e mais especificamente da Argentina, assinale a afirmativa
correta.
 a) Nos anos 1980, o fracasso econômico e os assassinatos políticos levaram à eclosão dos regimes
militares para tentar conter a violência e as conturbações urbanas.
 b) Para evitar o avanço comunista no Cone Sul, os EUA forneceram suporte técnico e financeiro a
militares para destituir governos eleitos democraticamente.
 c) Na Argentina, a ditadura foi a mais violenta da América Latina com estimativa de 30 mil civis
mortos, embora tenha sido a única a manter um único ditador em toda sua permanência.
 d) A invasão das Ilhas Malvinas pela Argentina e a vitória contra os ingleses levaram ao
fortalecimento da ditadura, apesar da insatisfação do povo com os rumos da economia e a repressão.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680286
Questão 921: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: Política: entre a continuidade e as crises (República Liberal)
“Em meio a uma crise política de grandes proporções, na qual a oposição exigia sua renúncia, Getúlio
Vargas suicidou-se, na manhã de 24 de agosto de 1954. O seu velório, na sala do Gabinete Militar da
presidência, foi marcado por um clima de comoção popular. Para o escritor Oswald de Andrade, o
‘Holocausto de Vargas o colocou acima da intriga e das discussões. Ele soube ser lógico, quis levar até o
fim a arrancada que começara em 1930’.”
(MARQUES, Adhemar, 2006. p. 687.)
Dentre os fatores agravantes, considerados por muitos como diretamente relacionados a essa atitude
intempestiva de Vargas, podemos apontar:
 a) “Queremismo”.
 b) “Intentona Comunista”.
 c) “Atentado da Rua Torneleros”.
 d) “Revolução Constitucionalista”.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680287
Questão 922: Instituto Consulplan - Moto (Gonçalves)/Pref Gonçalves/I/2022
Assunto: A Independência (1822) e a Guerra de Independência
“A Independência do Brasil foi declarada no dia 7 de setembro de 1822, e, com ela, o Brasil determinou o
fim do laço colonial que existia com Portugal, declarando-se como uma nação Independente.”
 
(Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br. Acesso em: 07/01/2022. Adaptado.)
 
Em relação à Independência do Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
I. Foi derivada de uma série de transformações a partir do Período Joanino.
II. Pedro de Alcântara e José Bonifácio são nomes de grande importância neste período histórico.
III. A Revolução Liberal do Porto foi um ponto de partida para a Independência do país.
 
A sequência está correta em
 a) F, F, F.
 b) F, V, F.
 c) V, V, V.
 d) V, F, V.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2094921
Questão 923: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: Crise do Estado Monárquico
 
(Disponível em: http://www.anba.com.br/noticia_orientese.kmf?cod=7391587&indice=60.)
A caricatura de D. Pedro II, publicada pelo republicano Ângelo Agostini, em 1870, era uma crítica:
 a) À situação de instabilidade do Império Brasileiro, segundo alguns opositores, um “mistério
indecifrável”.
 b) Às obras faraônicas do Imperador, tais como a iluminação elétrica do Rio de Janeiro e a primeira
ferrovia nacional.
 c) Ao absolutismo de D. Pedro II, considerado por muitos como um déspota, que governava de
maneira tirânica e autoritária.
 d) Às longas viagens internacionais do Imperador e sua família, pela Europa, Oriente Médio, África e
América, alvo de crítica de seus opositores.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680284
Questão 924: Instituto Consulplan - Aux (CM Arcos)/CM Arcos/Contabilidade/2020
Assunto: A Política e o Sistema de Governabilidade da Primeira República
O Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição entre os países
consumidores da bebida. Corresponde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como
maior produtor mundial, posto que detém há mais de 150 anos. Durante toda a República Velha (1889-
1930) ocorreu o acordo nacional, político e econômico conhecido como “A Política do Café
com Leite”, que funcionava entre as oligarquias estaduais e o governo federal para manter o poder nas
mãos das elites de grandes proprietários de terras do Brasil. Os estados que faziam parte da “Política do
Café com Leite” são:
 a) São Paulo e Minas Gerais.
 b) Rio de Janeiro e São Paulo.
 c) Espírito Santo e Minas Gerais.
 d) Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1441091
Questão 925: CONSULPLAN - Of Adm (CMCV)/CM CV/2011
Assunto: Arte, Cultura e Sociedade no Império
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas...” Assim começa a mais importante canção brasileira – o Hino
Nacional – que tem como autor de sua letra:
 a) Olavo Bilac.
 b) Joaquim Osório Duque Estrada.
 c) Carlos Drummond de Andrade.
 d) Manuel Bandeira.
 e) Antônio Frederico de Castro Alves.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/247636
Questão 926: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: Mercantilismo, Grandes Navegações e Colonialismo
Trecho I
 
“Esse sistema foi considerado como um conjunto de associações para a subordinação e dominação que
englobavam tanto as colônias quanto as metrópoles, na Época Moderna. Essas associações se davam
entre as áreas metropolitanas e periféricas, que eram consideradas diretas e exclusivas.”
(Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/sistema-economico.)
Trecho II
“Correspondia à periferia do sistema colonial. Porções de terra localizadas na América, África e Ásia, onde
se localizavam as colônias e feitorias. As primeiras áreas colônias, no continente americano, operavam na
área de produção especializada de gêneros do mercado, já as feitorias, típicas da África e Ásia, operavam
na área de trocas de mercadorias.”
 
(Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/sistema-economico.)
Ambos os trechos fazem referência a elementos do sistema denominado:
 a) Metalismo.
 b) Bulionismo.
 c) Imperialismo.
 d) Mercantilismo.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680285
Questão 927: Instituto Consulplan - Cov (Pref Ervália)/Pref Ervália/2021
Assunto: Guerra do Paraguai (1864-1870)
“Em meados do século XIX, o Paraguai era uma próspera nação. Até 1840, o país era fechado e buscava
autossuficiência. Naquele ano, assumiu o poder, o ditador Carlos Antônio López, que abriu o Paraguai ao
comércio exterior. A prosperidade paraguaia contrariava o ditador argentino Juan Manuel de Rosas, que
impôs um bloqueio comercial ao Paraguai e se negava a reconhecer a independência desse país. Carlos
Antônio López viu suas pretensões de integração com o comércio mundial ameaçadas e montou um
poderoso exército, com apoio da Alemanha.”
(Disponível em: https://www.historia-brasil.com/imperio/guerraparaguay. htm. Adaptado.)
 
Considerando que o Paraguai não possui acesso ao mar, tem como circunvizinhos os
seguintes países, EXCETO:
 a) Brasil.
 b) Bolívia.
 c) México.
 d) Argentina.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2100089
Questão 928: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
“Cerca de quatro mil indígenas de povos de todas as regiões do Brasil realizaram diversos atos em
protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215 e em defesa dademarcação das suas
terras tradicionais. Pelo menos 14 rodovias foram interditadas durante as manifestações. Além de
algumas passeatas, foram feitas as ocupações da prefeitura de Irauçu (SC) e da Assembleia Legislativa
do Rio Grande do Sul. E, de Norte a Sul, embaixo de sol forte ou de temporal intenso, muitos rituais
foram realizados contra a PEC 215.”
(Disponível em: cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=8476&action=read.)
Os direitos do indígena constituem um tema bastante relevante, principalmente em virtude da disputada
posse de suas terras e riquezas nelas existentes. Em relação à situação dos índios do Brasil hoje e das
leis que respaldam as demarcações de terras indígenas, é correto afirmar que:
 a) Há direitos dos índios expressos na Constituição, o que falta, no entanto, para sua efetivação,
entre outras coisas, é a aplicação das normas constitucionais reguladoras desses direitos.
 b) A influência que os índios sofrem da sociedade civilizada e a sua ocasional aculturação, os coloca
no mesmo patamar de qualquer cidadão brasileiro, sem necessidade de uma legislação diferenciada.
 c) As terras requisitadas pelos índios para uma qualidade de vida dentro de sua cultura são maiores
do que as que a sociedade em geral precisa, o que inviabiliza toda tentativa de demarcação na
atualidade.
 d) Discussões envolvendo indígenas não são de domínio público, pois envolvem basicamente os
índios, e não a coletividade. Os direitos dos índios têm um âmbito específico de lei, alheio à Constituição.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680275
Questão 929: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: Movimentos Emancipacionistas
Liberdade e Igualdade
Igualdade, e liberdade,
No Sacrário da razão,
Ao lado da sã justiça
Preenchem o meu coração.
Se a causa mortis dos entes
Tem as mesmas sensaçoens
Mesmos organos, e precizoens
Dados a todos os viventes,
Se a qualquer suficientes
Meios da necessidade,
Remir deo com equidade;
Logo são imprescritíveis
E de Deus Leys infalliveis
Igualdade, e liberdade.
(Disponível em: http://www.institutobuzios.
org.br/documentos/HINO%20DA%20CONJURA%C7%C3O%20DOS%20B%DAZIOS.pdf.)
“Versos como esses eram recitados às escondidas pelas esquinas de Salvador no começo de 1798. Ao
mesmo tempo, circulavam folhetos pela cidade fazendo severas críticas ao governo e ao preço dos
gêneros alimentícios. Inspirado em parte por esses escritos, um movimento assumiu grandes
proporções.” Assinale-o.
 a) Balaiada.
 b) Revolta dos Malês.
 c) Revolução Praieira.
 d) Revolta dos Alfaiates.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680278
Questão 930: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: Povos Americanos (maias, astecas e incas)
 
(Disponível em: http://oridesmjr.blogspot.com.br/2015/01/entre-cruz-religiao-e-espada-guerra.html.)
“A cruz realizou um trabalho complementar à espada. Um conjunto de circunstâncias de ordem religiosa
entre algumas nações indígenas facilitou a tarefa dos dominadores, já que tanto no México quanto no
Peru uma série de profecias e
sinais asseguravam a chegada iminente de novos deuses. E os europeus, manipulando o imaginário
destes povos, não tiveram dúvidas em se apresentar como tais.”
(RAMPINELLI, Waldir José. A falácia do V Centenário. In:
OURIQUES, Nildo Domingos (Org.). Os 500 anos: a conquista interminável. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 30-
31.)
Tendo em vista a análise da imagem, do trecho e do contexto da apropriação da América pelos europeus,
é correto afirmar acerca dos povos pré-colombianos que:
 a) Os incas, únicos monoteístas entre os povos da América, detinham entre eles uma religião para
nobres e outra para pobres.
 b) O fato de todos esses povos praticarem o politeísmo facilitou a adaptação cultural a um único deus
apresentado pelos colonizadores.
 c) Lutas internas, catástrofes naturais, guerras e crenças nefastas já eliminaram os maias antes da
chegada dos colonizadores espanhóis.
 d) Esses povos tinham diferentes estágios de desenvolvimento cultural e material, e essa
fragmentação, de certa forma, facilitou a dominação.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680277
Questão 931: Instituto Consulplan - Prof (Pref Colômbia)/Pref Colômbia/Educação Básica
II/História/2020
Assunto: A Fuga da Família Real e as Reformas Joaninas
Embora usasse o título de rei desde a morte da mãe, a rainha D. Maria I, em 20 de março de 1816, D.
João esperou quase dois anos para receber o juramento legal, eclesiástico e popular pela sucessão ao
trono. Se até então D. João entendera a estada em sua colônia tropical como um idílio, a partir de 1817
uma nova realidade lhe estorvaria o pacato cotidiano. O decreto real que fixou a data foi publicado em
28 de janeiro de 1818, determinando o dia 6 de fevereiro para a celebração do reconhecimento de D.
João como Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e dos Algarves, d’Aquém e d’Além -Mar em África,
Senhor da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia. Dentre os
motivos que levaram ao atraso da cerimônia da coroação, podemos destacar, EXCETO:
 a) Em 9 de julho de 1816, data em que foi declarada a independência das Províncias Unidas do Rio
da Prata, um conflito estourou. O governo joanino interveio: a alegação oficial era evitar invasões;
porém, a intenção não explícita era anexar ao Brasil a assim chamada Banda Oriental além do atual
Uruguai. Estava em jogo o controle do estuário, por onde afluía todo o comércio do extremo sul.
 b) Surgiu em Pernambuco a Revolução Praieira, denominação derivada de um jornal liberal – O Diário
Novo – cuja sede ficava na Rua da Praia, no Recife. É importante lembrar que aquele ano não foi um ano
qualquer, pois, nele, uma série de revoluções democráticas varreu a Europa. Em Olinda e Recife,
respirava-se o que um autor anônimo, adversário das revoluções, chamara muitos anos antes de
“maligno vapor pernambucano”.
 c) Em 1815, o tema da escravidão entra na pauta de negociações internacionais. Durante a realização
do Congresso de Viena foi aprovada uma cláusula que abolia o comércio de escravos em todo o
hemisfério Norte. O regente não só concordou em abolir o tráfico ao norte do Equador, como afirmou
que exigiria melhores tratamentos para a população escravizada. No entanto, em uma sociedade
escravocrata como a brasileira, este tipo de regulamentação tendia a ser engavetado. Entre o estatuto
legal e a realidade havia imenso abismo.
 d) Em 1817, estoura, em Pernambuco, o amplo movimento que rapidamente se transformaria na
“pedra no sapato” da política joanina. Se até então o Império se mostrara bastante unido, no Norte,
reagia-se agora às “pesadas contribuições e excessivas conscrições” provocadas pela conquista da Banda
Oriental, “no que o povo do Brasil não só não tem parte, mas julga contrária aos seus interesses”. O peso
dos impostos aumentava, bem como a desigualdade regional. Em suma, o sentimento nas regiões
afastadas da Corte era o de que, com a vinda da Realeza, o domínio escorregara de Lisboa para o Rio de
Janeiro.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1459062
Questão 932: Instituto Consulplan - Prof (Pref Colômbia)/Pref Colômbia/Educação Básica
II/História/2020
Assunto: Ideologias e Governos
A Crise de 1929, na Alemanha, agravou os resultados da hiperinflação de 1923, depois de uma
“prosperidade” relativamente breve. Dentro da burguesia, só os grandes industriais e banqueiros
sobreviveram: a média e pequena burguesia, arruinada pela inflação e deflação alternantes, acabou
subproletarizada. Os camponeses, menos atingidos pela crise, eram uma minoria neste país
industrializado. Os trabalhadores industriais sofriam com o desemprego de massa, uma miséria densa, na
qual a procura de um emprego parecia interminável. A juventude carecia de qualquer perspectiva de
trabalho, ou de vida “normal”: milhõesde jovens viraram nômades sem rumo, muitos enchiam os
“campos de trabalho”. Fenômenos de decomposição social se desenvolveram em grande escala (droga,
alcoolismo, prostituição etc.). O desespero e a cólera se voltavam contra o governo, frequentemente
ocupado pelos socialistas (SPD). Toda esperança, todo “bode expiatório”, eram aceitos: o nazismo, em
escala maior que o fascismo italiano, foi capaz de mobilizar a pequena burguesia desesperada. Sobre o
governo de Hitler na Alemanha, analise as afirmativas a seguir.
I. O 1º de maio de 1933 foi proclamado feriado nacional. No dia 2, os dirigentes sindicais foram
presos, espancados e jogados em campos de concentração. E sobre os escombros do mais poderoso
movimento operário da Europa, Hitler criou a Frente do Trabalho operário-patronal.
II. Em julho de 1933, foi habilitado, em Dachau, o primeiro campo de concentração, no qual foram
internados comunistas, anarquistas, socialistas e demais opositores e, em janeiro de 1934, foi ditada
a Lei de Regulação do Trabalho Nacional, totalmente desfavorável às empresas privadas.
III. Os patrões das grandes empresas foram designados como “Führer”. Hitler foi, antes do mais, o
homem do grande capital na situação histórica criada pela crise capitalista mundial e pela
emergência da classe operária.
IV. O ministro da propaganda (Goebbels) controlava a imprensa, a edição de livros, o rádio, o
cinema – setores que conheceram “depurações” em massa. Os “criadores” e jornalistas receberam
instruções precisas: as bibliotecas sofreram razias (20 mil volumes foram queimados só a 10 de maio
de 1933).
V. Na educação houve também um expurgo dantesco: baseada no racismo, foi feita a revisão de
manuais e textos escolares, e o enquadramento de estudantes e professores em corporações. As
organizações juvenis nazistas (para espanto das igrejas) passaram a enquadrar crianças a partir de
oito anos de idade, ao tempo que a lei passou a autorizar a esterilização de certos indivíduos ou
grupos “defeituosos”.
Estão corretas as afirmativas
 a) I, II, III, IV e V.
 b) IV e V, apenas.
 c) II, III e IV, apenas.
 d) I, III, IV e V, apenas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1459063
Questão 933: Instituto Consulplan - Prof (Pref Colômbia)/Pref Colômbia/Educação Básica
II/História/2020
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
Até os dias de hoje há muita controvérsia sobre a antiguidade dos povos do Novo Mundo, que só era
novo em relação a uma Europa que se reconhecia como velha. As estimativas mais tradicionais
mencionam o período de 12 mil anos, mas pesquisas recentes arriscam projetar de 30 mil a 35 mil anos.
Sabe-se pouco desta história indígena, e dos inúmeros povos que desapareceram em resultado do que
agora chamamos eufemisticamente de “encontro” de sociedades. Um verdadeiro morticínio teve início
naquele momento: uma população estimada na casa dos milhões em 1500 foi sendo reduzida aos poucos
em, aproximadamente, 800 mil, que é a quantidade de índios que habitam o Brasil atualmente. São
muitos os fatores que explicam tal desastre populacional. Sobre o encontro entre europeus, povos pré- -
colombianos e africanos, analise as afirmativas a seguir.
I. Existiu uma barreira epidemiológica favorável aos europeus que exterminou grande parte dos
povos pré-colombianos.
II. Na África, a barreira epidemiológica exterminou os brancos que morreram aos milhares, como se
houvesse uma linha invisível e envenenada.
III. Na América, os índios morriam, atacados por agentes patogênicos, mas a falta de imunidade
não é suficiente para justificar tamanha mortandade; o cataclismo biológico só teve tais
consequências porque ocorreu em um contexto, com características sociais específicas e, até então,
em equilíbrio.
IV. Na África, como na América, a barreira epidemiológica exterminou os povos locais que morreram
aos milhares, como se houvesse uma linha invisível e envenenada.
Estão corretas apenas as afirmativas
 a) I e II.
 b) III e IV.
 c) I, II e III.
 d) I, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1459061
Questão 934: CONSULPLAN - Psico (Coimbra)/Pref Coimbra/2014
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
O texto a seguir contextualiza o tema tratado na questão. Leia‐o atentamente.
(...) A retomada da reforma agrária pelo governo federal foi anunciada nesta quinta‐feira (17) pela
presidente Dilma Rousseff e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, durante cerimônia
de lançamento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, em Brasília. Os estados onde
irão ocorrer desapropriações de terras são Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Pará,
Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio
Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. A expectativa do
governo, destacou o Incra, é assentar 5.050 famílias de trabalhadores rurais em uma área que chegará a
200 mil hectares. Segundo Dilma, o titular do Desenvolvimento Agrário se comprometeu com ela a editar
pelo menos 100 decretos de desapropriação de terra para reforma agrária até o final do ano.
(Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/10/
reforma‐agraria‐de‐2013‐ira‐desapropriar‐terras‐em‐21‐estados.html. Acesso em: 17/10/2013.)
 
Analise as afirmativas correlatas.
I. “Os latifúndios que se tornaram característicos, durante séculos, no setor agrário do Brasil,
gerando grande problema fundiário, remontam as primeiras décadas da colonização do país.”
PORQUE
II. “Nasceram a partir de 1530 quando foram criadas as capitanias hereditárias e o sistema de
sesmarias – grandes glebas distribuídas pela Coroa Portuguesa a quem se dispusesse a cultivá‐las
dando em troca um sexto da produção.”
Assinale a alternativa correta.
 a) As duas afirmativas são falsas.
 b) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
 c) A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
 d) As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
 e) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/245095
Questão 935: CONSULPLAN - Moto (Cantagalo)/Pref Cantagalo/2013
Assunto: Economia na República Liberal
“Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo” foi lema do governo de
 a) Itamar Franco.
 b) Getúlio Vargas.
 c) Juscelino Kubitschek.
 d) Luiz Inácio Lula da Silva.
 e) Fernando Collor de Mello.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/243047
Questão 936: Instituto Consulplan - Prof (Pref Colômbia)/Pref Colômbia/Educação Básica
II/História/2020
Assunto: Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
“Collor ganhou a eleição com 50% dos votos, contra 44% de Lula. Tomou posse em 15 de março de
1990 e, no dia seguinte, reuniu a equipe da área econômica e mandou a nova ministra da Economia,
Zélia Cardoso de Mello, anunciar à imprensa um plano para enfrentar a voragem da inflação.” Sobre o
Plano Collor I, é possível afirmar que, EXCETO:
 a) Bloqueou, nos bancos, parte do dinheiro das contas correntes, das aplicações financeiras e das
cadernetas de poupança.
 b) Os salários foram congelados, as tarifas de serviços públicos aumentadas e o Banco Central
decretou feriado bancário de três dias.
 c) O Plano trocou o cruzeiro por uma nova moeda – o cruzado; criou o seguro-desemprego,
estabelecendo o congelamento total de preços, tarifas e serviços.
 d) A quantia bloqueada nas contas bancárias seria devolvida depois de dezoito meses, em doze
prestações, levando a uma redução real no valor do dinheiro.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1459058
Questão 937: Instituto Consulplan - Prof (Pref Colômbia)/PrefColômbia/Educação Básica
II/História/2020
Assunto: Política e Economia Coloniais
Em suas andanças pelos sertões, os paulistas iriam, afinal, realizar velhos sonhos e confirmar um
raciocínio lógico. O raciocínio continha uma pergunta: se a parte do continente que pertencia à América
espanhola era rica em metais preciosos, por que estes não existiriam em abundância também na colônia
lusa? Em 1695, no Rio das Velhas, próximo às atuais Sabará e Caeté, ocorreram as primeiras descobertas
significativas de ouro. A tradição associa a estas primeiras descobertas o nome de Borba Gato, genro de
Fernão Dias. Durante os quarenta anos seguintes, foi encontrado ouro em Minas Gerais, na Bahia, em
Goiás e no Mato Grosso. Sobre o ouro explorado no século XVIII, é possível afirmar que, EXCETO:
 a) A extração do ouro liquidou a economia açucareira do Nordeste. Ela já estava em dificuldades
vinte anos antes da descoberta do ouro e foi, ainda mais, afetada pelos deslocamentos de população e,
sobretudo, pelo aumento do preço da mão de obra escrava, dada a ampliação da procura.
 b) A economia mineradora gerou uma articulação entre áreas distantes da colônia. Gado e alimentos
foram transportados da Bahia para Minas e um comércio se estabeleceu em sentido inverso. Do Sul
vieram não apenas o gado, mas as mulas, tão necessárias ao carregamento de mercadorias.
 c) Na metrópole, a corrida do ouro provocou a primeira grande corrente imigratória para o Brasil.
Durante os primeiros sessenta anos do século XVIII, chegaram de Portugal e das ilhas do Atlântico cerca
de 600 mil pessoas, em média anual de 8 a 10 mil, gente da mais variada condição, desde pequenos
proprietários, padres, comerciantes, até prostitutas e aventureiros.
 d) Os metais preciosos vieram aliviar momentaneamente os problemas financeiros de Portugal. Na
virada do século XVIII, a dependência lusa com relação à Inglaterra era um fato consumado. O Tratado
de Methuen, firmado pelos dois países em 1703, indica a diferença entre um Portugal agrícola, de um
lado, e uma Inglaterra em pleno processo de industrialização, de outro.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1459059
Questão 938: Instituto Consulplan - Prof (Pref Colômbia)/Pref Colômbia/Educação Básica
II/História/2020
Assunto: Economia no Regime Militar
O movimento de 31 de março de 1964 tinha sido lançado aparentemente para livrar o país da corrupção
e do comunismo e para restaurar a democracia; mas o novo regime começou a mudar as instituições do
país através de decretos, chamados de Atos Institucionais (AI). Eles eram justificados como decorrência
“do exercício do poder constituinte, inerente a todas as revoluções”.
(BORIS, 2004.)
Sobre o período da ditadura civil-militar, é correto afirmar que, EXCETO:
 a) A primeira medida do governo de Castelo Branco, nacionalista, foi sancionar a Lei de
Nacionalização das Refinarias Particulares e a Lei de Remessa de Lucros, que impedia as empresas
estrangeiras de fazer remessa de lucros exageradas para o exterior.
 b) Entre 1964 e 1979 ocorreram 1.202 intervenções nos sindicatos, das quais 810 só nos anos 1964-
1965. Foram realizadas 78 destituições de membros de diretorias sindicais; realizou-se interferência em
31 eleições de sindicatos e 354 dissolução de entidades sindicais.
 c) A política salarial iniciada a partir de 1964 teve na legislação um claro conteúdo de contenção do
poder de compra dos salários e se transformou em uma espécie de “código genético” que se reproduziu,
com maior ou menor ênfase, ao longo de todo o período do regime militar.
 d) Consumou-se uma política de Estado que a “ferro e fogo” buscou, continuadamente, depreciar o
preço da força de trabalho incrementando a taxa de lucro dos grandes grupos econômicos da cidade e do
campo, acelerando a acumulação, resultando na ampliação das desigualdades e a excludência social.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1459057
Questão 939: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: A Crise Final da República Liberal e o Golpe de 1964
“O Brasil possui uma forte tradição militar em sua história política. Essa tradição se perpetua. Ainda hoje,
muitas pessoas continuam a defender um governo militar e a rejeitar a democracia. Mesmo que os
defensores de um novo regime militar sejam minoria, as Forças Armadas continuam a ser a instituição
com maior credibilidade perante a população brasileira, com declaração de confiança de 59% dos
brasileiros. Para efeito de comparação, apenas 7% dos brasileiros confiam nos partidos políticos.”
(Disponível em: http://www.politize.com.br/intervencao-militar-argumentos-contra-e-favor/.)
Sobre essa tradição militar e a presença de militares no cenário político brasileiro ao longo de sua
história, analise as afirmativas a seguir.
I. Nossa república foi proclamada por um marechal: Deodoro da Fonseca, graças ao apoio dado pela
maioria da população.
II. Tivemos cinco militares em sequência durante a ditadura que perdurou entre 1964 e 1985.
III. Na Coluna Prestes dos anos 1920 e na intentona comunista de 1935, tivemos a ascensão
forçada de militares ao poder.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
 a) I, II e III.
 b) I, apenas.
 c) II, apenas.
 d) III, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680290
Questão 940: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: América Latina no Século XX
“[...] A Assembleia Geral Nacional do Povo de Cuba condena energicamente a intervenção aberta e
criminosa que durante mais de um século exerceu o Imperialismo norte-americano sobre todos os povos
da América Latina; povos que mais de uma vez viram a invasão de seu solo no México, Nicarágua, Haiti,
Santo Domingo ou Cuba; que perderam perante a voracidade dos imperialistas ianques extensas e ricas
zonas, como Texas, centros estratégicos vitais, como o Canal do Panamá, países inteiros, como Porto
Rico, convertido em território de ocupação; que sofreu, além disso, o trato vexatório dos fuzileiros navais,
o mesmo contra nossas mulheres e filhas que contra símbolos mais altos da história da pátria, como a
efigie de José Martí.”
(Disponível em: http://olhandoparacuba.blogspot.com.br/2016/09/primeira-declaracao-de-havana.html.)
A “Declaração de Havana”, discurso emblemático de Fidel Castro, líder da Revolução Cubana morto
recentemente, expõe algumas das razões para sua eclosão. No discurso, várias vezes é citado o nome de
José Martí, que muito inspirou Fidel Castro em suas ações. José Martí foi:
 a) Um político de origem venezuelana, uma das figuras mais destacadas da emancipação da América
Latina, primeiro Presidente da Bolívia, e de clara inspiração comunista.
 b) Um poeta, jornalista, filósofo e político, criador do Partido Revolucionário Cubano, um dos líderes
da Independência e considerado por Fidel, o ideólogo da Revolução Cubana.
 c) Uma influência decisiva para Fidel na opção pelo comunismo soviético, líder do grupo M26, ou
Movimento Guerrilheiro 26 de julho, que definiu, de uma certa forma, os rumos de Cuba.
 d) Um político e militar que atuou de forma decisiva no processo de independência da Colômbia,
Panamá, Peru, Equador, Bolívia e Venezuela. É uma das figuras históricas mais importantes da América
Latina.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680291
Questão 941: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade Coloniais
“[...] ‘Em muitas casas urbanas do Brasil antigo, conforme fixou a tradição oral, podia-se ver uma
cruzinha de madeira pregada à porta de entrada; nas zonas rurais, um mastro, com a bandeira de um
santo, revela aos visitantes a preferência da devoção familiar. Dentro de casa, uma série de imagens,
quadros e amuletos sinalizam a presença do sagrado no espaço privado do lar. No Brasil colonial,
seguindo o costume português, desde o despertar o cristão se via rodeado de lembrançasdo Reino dos
Céus. Na parede contígua à cama, havia sempre algum símbolo visível da fé cristã: um quadrinho ou
caixilho com gravura do santo anjo da guarda ou do santo onomástico; uma pequena concha com água
benta; o rosário dependurado na própria cabeceira da cama’.”
 
(MOTT, Luiz, 1997. p. 164.)
No Brasil Colonial, em relação ao panorama religioso, infere-se que:
 a) O fervor religioso de alguns católicos foi o responsável pela manutenção da Companhia de Jesus,
mesmo após expulsão dos jesuítas e sua substituição por outras ordens religiosas.
 b) Com o processo de colonização portuguesa no Brasil e, principalmente, no Nordeste brasileiro, a
prática de trocas simbólicas se retraiu, substituída pelas demonstrações míticas africanas.
 c) Essa marca da presença católica é responsável em grande parte pelo substrato cultural
profundamente religioso que permaneceu, com modificações e interferências, na formação cultural do
Brasil.
 d) A fé foi mantida graças aos interesses comerciais ligados à arte santeira materializada na arte
popular de talhar, esculpir anjos e santos fabricados sob encomenda dos fiéis e utilizados com fins
religiosos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680288
Questão 942: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: Economia na Primeira República
“Fazia quase dois anos que ocorrera o crash na Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929. Mas
os estragos provocados pela crise ainda eram sentidos em todo o planeta – e também no Brasil. Em
junho de 1931, uma nuvem de fumaça gigantesca, que vinha de uma enorme fogueira, pairava sobre a
cidade de Santos, no Litoral de São Paulo, por onde escoava boa parte das exportações do café
brasileiro. Acesa durante as festas juninas, a fogueira duraria até o fim do ano – mas tinha pouco a ver
com a comemoração de São João.”
(Disponível em: https: //historiablog.org/2009/01/03/a-crise-de-1929-e-o-brasil/.)
Acerca da Crise de 1929 e suas repercussões no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. Afetou o Brasil e favoreceu a adoção de um modelo econômico centrado na substituição de
importações e na intervenção estatal.
II. O café era queimado a mando do governo de Gaspar Dutra, para tentar reduzir o impacto
negativo da crise no Brasil, então responsável por 60% das vendas mundiais do produto.
III. O Brasil exportava outros produtos agrícolas, como algodão, cacau e borracha, o que impediu
que sua economia se desestabilizasse.
IV. Mesmo com os esforços do governo e a adoção de uma política de “socialização dos prejuízos”
dos cafeicultores, foi impossível deter o declínio das receitas cambiais brasileiras.
Estão corretas apenas as afirmativas
 a) I e II.
 b) I e IV.
 c) II e III.
 d) III e IV.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680289
Questão 943: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: Movimentos de Contestação na Primeira República: de Canudos ao Tenentismo
“A notícia correu pelos sertões: fazendas e vilas despovoavam-se porque em Belo Monte ‘havia descido o
céu’. Não tinha polícia e o trabalho era igual pra todos [...].”
 
(Chavenato, 1989.)
O trecho em destaque refere-se ao movimento de Canudos, um dos mais significativos e famosos do
sertão da Bahia. Ele destaca uma das principais características desse movimento social; assinale-a.
 a) O de ser uma revolta popular.
 b) A desorganização social vigente entre os revoltosos.
 c) O messianismo que permeou as ações desse episódio histórico.
 d) O caráter antirrepublicano que moldou as ações de Conselheiro.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680294
Questão 944: Instituto Consulplan - Prof (Pref Colômbia)/Pref Colômbia/Educação Básica
II/História/2020
Assunto: Economia no Segundo Reinado e a Questão da Imigração
Diante de uma questão de tal vulto, não se podem entender as novas leis do Império de forma isolada.
Com efeito, a Lei de Terras, a abolição do tráfico e a reforma da Guarda Nacional são medidas
vinculadas. A polêmica Lei de Terras de 1850, apresentada pela primeira vez em 1843, visava a organizar
o país para o fim eventual do trabalho escravo — tendo sido aprovada poucos dias após a interrupção do
tráfico —, enquanto a centralização da Guarda buscava fortalecer a posição do governo perante os
proprietários, cuja reação ao final do tráfico e às tentativas de regulamentação da posse da terra teria
sido negativa. Sobre a Lei de Terras, analise as afirmativas a seguir.
I. O modelo consolidado pela Lei de Terras constituiu obstáculo jurídico central ao desenvolvimento
da pequena propriedade agrícola no Brasil, durante o século XIX, tornando-se um empecilho
histórico à democratização do solo, com decorrências futuras para o país.
II. A interpretação flexível do Art. 3º, inciso IV, da Lei de Terras (que admitia e legitimava a posse
concretizada antes da promulgação da Lei), ensejou a aquisição fraudulenta de terrenos públicos
mediante legitimação, por ofício, de posse alegadamente anterior, principalmente cometidas por
pequenos lavradores. A prática resultou na ocorrência de falsas posses em todo o país.
III. Nas áreas cafeicultoras, o destino da maioria das terras roxas devolutas incorporadas ao
domínio particular favoreceu a persistência do sistema de latifúndio. No Oeste Paulista, entre 1850 e
1890, o avanço de posseiros e matadores de índios, sobre territórios habitados por indígenas
kaingangs, guaranis e terenas deixou como marca as expulsões, o morticínio e o desmantelamento
de suas sociedades.
IV. A nova legislação de terras sintetizava a diretriz restritiva, definidora do papel social do imigrante
como mão de obra agrícola a se empregar nos latifúndios. Em paralelo à opção de continuísmo da
escravidão, a permanente necessidade de novos suprimentos de braços para a cafeicultura levou à
caracterização do trabalhador estrangeiro que se desejava atrair.
Estão corretas as afirmativas
 a) I, II, III e IV.
 b) I e III, apenas.
 c) II e IV, apenas.
 d) I, III e IV, apenas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1459064
Questão 945: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: Política: entre a continuidade e as crises (República Liberal)
Filho de Jango conta em livro o gosto amargo do exílio
“João Vicente fala do desentendimento do pai com Vinicius de Moraes à ausência sentida de Pelé, em
encontro com jogadores. João Vicente compra algumas brigas no texto, como a acusação da esquerda
que seu pai deveria ter resistido ao golpe de 64 e enfrentado os militares. É um assunto que vai e volta
no livro. ‘Não houve resistência porque Jango preferiu evitar derramamento de sangue entre seus
conterrâneos. Esse é um de seus grandes méritos, pois, se tivesse resistido, haveria uma luta prolongada
e muito provavelmente o país seria dividido em Norte e Sul’, escreve João Vicente, que cita nomes em
outro trecho.”
(Disponível em: http://oglobo.
globo.com/brasil/filho-de-jango-conta-em-livro-gosto-amargo-do-exilio-20504237.)
O último governante populista antes do golpe militar de 1964, João Belchior Marques Goulart, ou
simplesmente Jango, teve seu governo marcado, entre outros fatos, pela:
 a) Instauração do sistema Parlamentarista, no qual o poder do Presidente fica limitado.
 b) Condecoração de um dos líderes da Revolução Socialista Cubana, Ernesto “Che” Guevara, com a
medalha Cruzeiro do Sul.
 c) Revolta de Jacareacanga, uma rebelião de pequena monta, mas que seu governo encontrou
dificuldades para reprimir.
 d) Elaboração de uma nova Constituição em vigor até o Golpe de 1964 e que estabelecia o mandato
de cinco anos para cargos executivos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680292
Questão 946: CONSULPLAN - Hist (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Assunto: A Consolidação da Independência e a Constituição de 1824
“Ao menos temos independência reconhecida,bem que a soberania nacional recebeu um coice no
estômago, de que não sei se morrerá, ou se se restabelecerá com o tempo.”
(Disponível em: https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2015/01/artigo-digital-correspondencia-jose-
bonifacio-nas.)
Consideradas em dezembro de 2014 como “documento de valor excepcional e interesse nacional”, as
“Cartas Andradinas” são julgadas como uma boa fonte de informação para o estudo daquele período.
Nesse trecho específico, José Bonifácio demonstra:
 a) Insatisfação com as elites coloniais.
 b) Revolta com o absolutismo implantado por D. Pedro I.
 c) Preocupação com os desdobramentos da Independência.
 d) Decepção com as atitudes autoritárias portuguesas com D. Pedro I.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/680293
Questão 947: Instituto Consulplan - Prof (Pref Colômbia)/Pref Colômbia/Educação Básica
II/História/2020
Assunto: Guerra Fria e as Superpotências
Os Estados Unidos, baseados na política de boa vizinhança, evitam qualquer intervenção armada na
América Latina e reconhecem que o período da Segunda Guerra e o franco enfraquecimento dos países
europeus são um momento oportuno para ampliar seus mercados e capital. O período entreguerras e o
período da Segunda Guerra Mundial mostram uma valorização estratégica da América Latina como centro
de atenção para instalação de novos mercados, mas a situação encontrará seu revés no período da
Guerra Fria. Sobre a Guerra Fria, é correto afirmar que:
 a) A principal medida norte-americana, a Doutrina Truman, foi elaborada para a reconstrução da
Europa, enquanto a América Latina passa a ser dominada política e militarmente em nome da contenção
do avanço socialista.
 b) A América Latina deixa de ser vista como uma área a ser investida, ao perder importância relativa
e ao deixar de ter prioridades de investimentos. As mudanças pós 1945 são grandes, como a hegemonia
soviética, a expansão do socialismo e o mundo bipolar.
 c) O Plano Marshall é a encarnação da política da Guerra Fria na América Latina. Com o pretexto de
combater a “ameaça comunista”, os EUA lançaram uma ofensiva destinada à destruição das forças
políticas latino-americanas tidas como obstáculo de seu domínio continental.
 d) Os países latino-americanos se transformaram em laboratórios para combater governos e
insurreições marxistas ou sindicalistas. Através de intervenção armada ou pelo financiamento de grupos
pró- capitalismo, os EUA dominaram a conjuntura política e militar nestes países.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1459065
Questão 948: CONSULPLAN - Ag PT (IBGE)/IBGE/2009
Assunto: Economia no Regime Militar
Ao se fazer um balanço socioeconômico do Brasil durante os governos militares (1964-1985), depara-se
com:
 a) Distorções do modelo de desenvolvimento adotado com grandes conquistas modernizadoras nos
setores de infraestrutura (energia, transportes, telecomunicações), enquanto os problemas na área social
(educação, saúde, alimentação, desemprego) permaneceram ou se agravaram.
 b) Uma concentração de renda que gerou elevada concentração de riquezas para a maioria da
população de acordo com Delfim Neto (Ministro da área econômica no período dos governos militares).
 c) O sucesso do modelo político/econômico adotado no regime militar e a crescente satisfação social
canalizada na diminuição da dívida externa e das dívidas públicas.
 d) A força renovada das camadas populares, pela conquista equitativa dos setores de infraestrutura
(construção de estradas, modernização da indústria, desenvolvimento do setor aeronáutico) e das
aspirações do pleno exercício de cidadania.
 e) Grande satisfação social.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/236402
Questão 949: Instituto Consulplan - Ag (Pref Suzano)/Pref Suzano/Cultural/2019
Assunto: Pré-história
Originalmente, os primeiros agrupamentos humanos, que eram nômades, utilizavam a natureza como
habitat e também para a extração de alimentos. Com o passar do tempo, a constituição da agricultura no
período Neolítico possibilitou a instalação fixa das primeiras sociedades e, por extensão, o
desenvolvimento de diferentes civilizações.
 
Isso foi possível graças à(ao):
 a) Descoberta da roda e, consequentemente, o êxodo da população por todo o globo terrestre.
 b) Evolução ocorrida nas técnicas e nos instrumentos técnicos, que permitiram o cultivo e a
administração dos elementos naturais.
 c) Proibição da caça em diversas regiões, por questões religiosas, fazendo com que o homem
desenvolvesse a criação de animais para o seu próprio consumo.
 d) Deslocamento dos continentes, transformando a Pangeia (o continente único) nos continentes
existentes hoje e, assim, dividindo o mundo em diversas culturas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1151328
Questão 950: Instituto Consulplan - Prof (Pref Jequié)/Pref Jequié/História/2022
Assunto: O Estado Novo (1937-1945): a Guinada Autoritária e a Constituição de 1937
Observe a imagem a seguir:
 
 
(Imagens do Estado Novo – 1937 a 1945. VEJA – São Paulo. Disponível em: abril.com.br.)
 
Aproveitando-se do tumultuado Governo Constitucional e do recrudescimento dos movimentos políticos,
Getúlio Vargas impôs o Estado Novo.
 
Nesse contexto, a Constituição de 1937:
 a) Implementava uma ordem política antidemocrática, inspirada numa orientação fascista e
autoritária.
 b) Garantia o direito político e a liberdade de imprensa, vistos como critérios indispensáveis à ordem
nacional.
 c) Fundamentava a participação da mulher na política nacional ao estabelecer pela primeira vez, no
país, o sufrágio feminino.
 d) Flexibilizava as relações entre trabalhadores, patrões e sindicatos no intuito de neutralizar os
movimentos de oposição a seu governo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2114901
Questão 951: Instituto Consulplan - Prof (Pref Jequié)/Pref Jequié/História/2022
Assunto: Política: entre a continuidade e as crises (República Liberal)
Transcorrida a vitória eleitoral, em outubro de 1955, e a posse de JK em janeiro de 1956, o país viveu
momentos de tensão política e incertezas quanto ao desfecho da transição. O presidente Café Filho, com
problemas de saúde, afastou-se do cargo em novembro de 1955 e em seu lugar assumiu Carlos Luz,
presidente da Câmara dos Deputados.
 
Enquanto isso, articulou-se uma conspiração que impediria Juscelino de chegar à presidência. O General
Teixeira Lott, ministro da Guerra, defensor da legalidade constitucional, desbaratou a conspiração.
 
(NETO, 2011. P. 894.)
 
Ainda que tenha sido tumultuado esse início de governo, JK governou por todo o mandato (1956-1960),
num período marcado, dentre outros fatos, pelo(a):
 a) Política externa que defendia a total independência do Brasil na política e na economia
internacionais.
 b) Investimento pesado em obras de infraestrutura, muitas vezes subvencionadas pelo capital
estrangeiro.
 c) Implantação de medidas econômicas e sociais ultranacionalistas que inauguravam uma maior
intervenção do Estado em todos os setores.
 d) Contradição política, caracterizada pelo alinhamento ideológico com grupos de esquerda e
compromissos econômicos com a burguesia industrial.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2114903
Questão 952: Instituto Consulplan - Ag (Pref Suzano)/Pref Suzano/Cultural/2019
Assunto: Ideologias e Governos
O conceito de identidade cultural é considerado pelos acadêmicos como um termo em trânsito, isto é, em
constante evolução. Isso nos permite afirmar que, para a sua formação, é necessário que sejam
consideradas as manifestações sociais e culturais diversas, como, EXCETO:
 a) A língua.
 b) A política.
 c) As vestes.
 d) Os costumes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1151336
Questão 953: InstitutoConsulplan - Prof (Pref Jequié)/Pref Jequié/História/2022
Assunto: Movimentos de Contestação na Primeira República: de Canudos ao Tenentismo
Pereira Passos transformou a cidade bárbara em metrópole digna da civilização ocidental. Qual o homem
do começo do século que, recordando os benefícios que então se espalhavam sob esta terra querida, não
se lembra da frase que andou na boca do povo, pelas ruas, pelas casas, pelos cafés, nas saudações que
se trocavam, no estribilho das canções e que dizia assim: O Rio civiliza-se? Civilizou-se o Rio.
 
(Luiz Edmundo. Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro: Conquista, 1957. In: História Antiga e
Medieval: Reforma urbana de Pereira Passos. Disponível em: histantigamedieval.blogspot.com.)
 
A reforma urbana empreendida pelo então prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, no governo de
Rodrigues Alves, contextualiza de certa forma:
 a) O movimento Tenentista, que defendia, além dos interesses da classe, os direitos da classe média
urbana.
 b) A Revolta da Armada, quando a Marinha se viu preterida nos cargos de comando, outorgados num
primeiro momento ao exército.
 c) A Revolta da Vacina quando o descontentamento popular já era patente e se acirrou ainda mais
com a campanha da vacinação obrigatória.
 d) A Greve Geral de 1917, que tinha como pano de fundo a emergência da luta proletária,
incialmente no Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2114908
Questão 954: Instituto Consulplan - Prof (Pref Jequié)/Pref Jequié/História/2022
Assunto: A América no Século XIX
Os homens que lideraram o processo nacional de independência política na América Latina, de uma
maneira geral, estavam imbuídos do ideário burguês liberal como justificativa de seus atos. Alguns,
penso eu, acreditavam profundamente naquilo que pregavam. Em nome das ideias de liberdade,
igualdade jurídica, legitimidade de propriedade privada, dentre outras, fizeram a independência e
aceitaram mesmo algumas alterações mais profundas nas relações sociais, porque tiveram que enfrentar
situações limites.
 
(PRADO, 1994. P. 70.)
 
Além do ideário burguês liberal, que permeou grande parte dos processos de independência da América
Latina e a formação de seus Estados Nacionais, podemos destacar como ponto comum desse contexto:
 a) O estabelecimento imediato e unânime de sistemas de governo republicanos condizentes com a
ideologia democrática.
 b) A decadência do poder das oligarquias locais que não mais podiam contar com a sustentação
econômica por parte da Coroa.
 c) A permanência de imensos contrastes sociais que acabaram se sustentando na nova organização
administrativa e política.
 d) A garantia de novas relações sociais alicerçadas pelas constituições nacionais imediatamente
promulgadas após cada emancipação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2114911
Questão 955: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2017
Assunto: A Crise Internacional e a Primeira Guerra Mundial
Acerca da História Mundial, assinale a alternativa correta:
 a) Foi durante o reinado de Alexandre, o Grande, que o Império Romano alcançou o seu apogeu.
 b) Durante a primeira Guerra Mundial, a chamada tríplice entente compreendia o Reino Unido, a
França e o Império Russo.
 c) Durante a segunda Guerra Mundial, as Potências do Eixo eram a Alemanha, a Itália e a Rússia.
 d) Atualmente, diversos países que integraram a União Soviética fazem parte da Organização do
Tratado do Atlântico Norte – OTAN, inclusive a própria Rússia.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/466808
Questão 956: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Ideologias e Governos
“O antissemitismo europeu é um corolário da cristandade. Desde os primórdios da consolidação no
Império Romano, os líderes cristãos fizeram pregação contra os judeus, utilizando acusações explícitas,
emocionais e categóricas. As necessidades teológicas e psicológicas que impeliram os cristãos a se
diferenciarem das bases da religião com a qual haviam rompido renasceram a cada geração, porque, ao
rejeitarem a revelação de Jesus, os judeus, involuntariamente, desafiavam a certeza cristã nessa mesma
revelação. Os judeus eram desobedientes religiosos em um mundo onde a religião e a ordem moral
funcionavam contíguas e onde um desvio era considerado grave transgressão [...]. Os cristãos
concebiam sua religião como substituta do judaísmo. Por esse motivo, os judeus, enquanto judeus,
deveriam desaparecer da face da terra.”
(GOLDHAGEN, Daniel Jonah.
Os Carrascos Voluntários de Hitler. O povo alemão e o Holocausto. São Paulo, Cia. das Letras, 1997. p.
60.)
 
São características da evolução do antissemitismo eliminacionista na Alemanha moderna, EXCETO:
 a) A lógica psicológica desse antagonismo reforçada pelo fato de que os judeus deveriam se tornar
cristãos; porém, eles recusaram tal ideia.
 b) Os judeus eram, por definição, seus inimigos; e, ainda, uma influência maligna. A definição de ser
cristão dependia inteiramente de uma hostilidade visceral em relação aos judeus.
 c) Os judeus se tornaram, simbolicamente, assassinos de Cristo; foram vistos como coniventes e, por
isso, se lhes fossem concedida uma nova chance, eram capazes de repetir o crime.
 d) Centenas de milhares de alemães contribuíram para o genocídio e o seu maior processo de
subjugação, constituídos pelo sistema de campo de concentração, onde milhares de judeus foram
exterminados.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2097054
Questão 957: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade Coloniais
“A ascensão de Dom José I ao trono de Portugal, em 1750, e a nomeação de Sebastião José de Carvalho
e Melo para a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra representaram uma mudança
radical na forma de conceber o poder e o papel do Estado. Inspirado pelo pensamento Ilustrado, ambos
defendiam um Estado laico, que deveria concentrar os seus esforços na modernização do país, no
fortalecimento de sua presença na Metrópole e Colônia.”
 
(SOUZA JÚNIOR, José Alves de. 2012. p. 27.)
 
Assinale, a seguir, a afirmativa que melhor representa o pensamento de Sebastião José de Carvalho e
Melo.
 a) O esforço modernizador contou com ampla participação da nobreza e das ordens religiosas,
principalmente os jesuítas.
 b) A consecução plena dos fins material e espiritual do homem exigia que Estado e Igreja estivessem
aliados em um mesmo propósito.
 c) A administração no período Josefino lutou contra uma estrutura agrária e semifeudal, domínio
social e político da nobreza e clero.
 d) As reformas foram efetuadas no período Josefino, principalmente aquelas direcionadas à
perpetuação do poder temporal diante da secularização do Estado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2097053
Questão 958: Instituto Consulplan - Ana MP (MPE MG)/MPE MG/História/2023
Assunto: A América no Século XIX
Em 18 de novembro de 2013, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, fez um pouco
notado discurso na Organização dos Estados Americanos (OEA) em que afirmou categoricamente que “a
era da Doutrina Monroe terminou”. Tal assertiva carregava consigo um peso simbólico bastante
significativo do ponto de vista das relações internacionais entre Estados Unidos e seus vizinhos ao sul e
trazia à tona a oportunidade de um reexame desse, que é um dos mais longevos princípios de política
externa dos Estados Unidos. A frase que ficou conhecida na história como resumindo o espírito da
chamada Doutrina Monroe – “A América para os Americanos” – ajudou a consolidar a percepção de que
a referida política tinha como alvo a totalidade do continente americano. Ainda que o próprio presidente
Monroe jamais tenha proferido tal frase durante o seu discurso anual ao Congresso dosEstados Unidos
em 1823, considerado o marco da Doutrina Monroe, o mandatário norte-americano foi muito claro ao
declarar em um determinado momento do discurso que “devemos considerar qualquer tentativa da parte
deles [europeus] de estender seu sistema para qualquer parte desse hemisfério como um perigo para a
nossa paz e segurança”.
 
(Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-
7329201400307.)
 
Prestes a completar os seus dois séculos de sua declaração, a Doutrina Monroe já gerou
inúmeros debates, tanto quanto episódios considerados controversos por parte de outras
nações em relação aos Estados Unidos da América. Sobre os países da América Latina,
especificamente no século XIX:
 a) Estados Unidos era visto como um aliado, único capaz de garantir suas independências
econômicas e políticas das potências europeias.
 b) O presidente James Monroe esclareceu que o escopo geográfico de sua doutrina aplicava-se à
toda América Latina e às nações de suas relações.
 c) Muitos países, cuja independência em relação aos europeus ainda era recente, estavam ainda mais
ligados à Europa do que aos seus vizinhos americanos.
 d) Não havia nenhum tipo de interação entre os países independentes no continente americano, e a
função da doutrina seria controlar o continente como um todo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2320289
Questão 959: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: África e Ásia Pós-descolonização
Atualmente, o dragão chinês é respeitado e reconhecido internacionalmente; sempre que possível seu
poderio militar, tecnológico e econômico é evidenciado. Mas, nem sempre foi assim; a China, ao longo de
sua história, passou por períodos difíceis. Foi invadida diversas vezes em diferentes períodos tanto por
países ocidentais (I Guerra do Ópio – 1840-1842 e II Guerra do Ópio – 1856-1860) quanto orientais,
sendo derrotada pelo Japão (1894-1895). Em 1937-1954, a Guerra Sino-Japonesa foi um conflito que
matou milhares de chineses e, mais uma vez, a China sofreu ocupação em seu território. Alguns fatos
marcaram a história chinesa, mudando sua orientação e marcando radicalmente a sua trajetória. Assinale
a alternativa que externa corretamente esses fatores.
 a) Sob a orientação da Proclamação da República Popular da China (1949), o estado imperial chinês
controlou e centralizou o poder; fez a reforma agrária, distribuindo terra aos camponeses.
 b) A partir da Proclamação da República Popular da China (1949), ocorreu o alinhamento com o bloco
soviético, o rompimento com a URSS, a aproximação com Estados Unidos e a abertura para o Ocidente.
 c) A Proclamação da República Popular da China (1949) foi possível, graças aos nacionalistas da Liga
Jurada, os grandes mentores do partido comunista e responsáveis pelas principais transformações deste
país.
 d) A Revolução Cultural Chinesa (1966-1976) foi responsável pela modernização desta nação; em
todas as áreas colocou a China entre as grandes potências mundiais, devido aos investimentos de capital
estrangeiro e ao fortalecimento da burguesia nacional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2097052
Questão 960: Instituto Consulplan - Ana MP (MPE MG)/MPE MG/História/2023
Assunto: Pré-Descobrimento (até 1500)
FPI do São Francisco identifica dois novos sítios arqueológicos no Sertão de Alagoas
 
A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco identificou, em Água Branca, no Sertão
de Alagoas, dois novos sítios arqueológicos. Localizados numa área próxima ao Morro do Craunã, os dois
painéis de pinturas e gravuras rupestres não estão cadastrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (Iphan), mas já eram conhecidos pelos moradores mais antigos da região, que
batizaram o local de Pedra do Letreiro. A denominação “Pedra do Letreiro”, se deve à densidade de
pinturas rupestres que ali se encontram. São dois painéis relativamente preservados contendo uma
quantidade significativa de pinturas e gravuras rupestres.
 
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconhece, hoje, cerca de 19 mil sítios
arqueológicos no Brasil. Entre eles, sítios com pintura rupestre ou de arquitetura colonial, e até regiões
de importância etnográfica. Através desses sítios e de outros processos, muito da história pré-cabralina e
de outros períodos históricos do Brasil vem sendo escritos.
 
(Disponível em: https://tribunahoje.com/noticias/interior/2022/ 12/01/112919-fpi-do-sao-francisco-identifica-dois-
novos-sitiosarqueologicos. Adaptado.)
 
Sobre o período anterior à chegada dos lusitanos, é correto afirmar que:
 a) Os chamados paleoíndios eram organizados em pequenas comunidades ou, de preferência,
andavam individualmente, cada um como responsável pela sua caça e sua proteção.
 b) De acordo com pesquisas realizadas através de vestígios arqueológicos, os primeiros grupos
humanos dominavam o uso do fogo para cozinhar e se proteger contra o ataque de animais.
 c) As feições negroides dos primeiros homens da América conduziram os pesquisadores à conclusão
de sua origem especificamente africana, considerando o formato do crânio e a cor da pele desses
espécimes humanos.
 d) Uma característica importante dessas sociedades era o fato de, ao contrário de outros ameríndios,
não dominarem técnicas agrícolas de forma autossuficiente, o que os manteve, por grande parte do
período, propícios ao nomadismo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2320295
Questão 961: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2021
Assunto: Ideologias e Governos
“Feixe de Vara” símbolo de união e resistência
dos povos indígenas de Roraima é entregue
à nova coordenação da COIAB
 
Um dos símbolos mais expressivos dos povos indígenas de Roraima, o feixe de vara, foi entregue à nova
Coordenação da COIAB no encerramento da X Assembleia Ordinária, como um ato de fortalecimento e
união dos povos indígenas da Amazônia Brasileira. A Assembleia foi realizada no período de 26 a 29 de
agosto, na aldeia Umutina, no município de Barra do Bugres, em Mato Grosso (MT), reunindo mais de
cem lideranças indígenas dos nove Estados que compõem a COIAB.
 
(Disponível em: http://www.hutukara.org/index.
php/noticias/591- feixe-de-vara-simbolo-de-uniao-e-resistencia-dos-povos-indigena-deroraima- e-
entregue-a-nova-coordenacao-da-coiab.)
 
Assinale, a seguir, o movimento representado pelo faixe de vara:
 a) União.
 b) Nazismo.
 c) Fascismo.
 d) Integralismo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2097051
Questão 962: Instituto Consulplan - Prof (Pref Formiga)/Pref Formiga/História/2020
Assunto: Povos Americanos (maias, astecas e incas)
O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo
muito particular: é uma guerra, ou melhor, como se dizia então, a conquista. Um mistério continua ligado
à conquista; trata-se do resultado do combate. Por que esta vitória fulgurante, se os habitantes da
América são tão superiores em número a seus adversários, e lutam em seu próprio solo? Se nos
limitarmos à conquista do México, a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do
mundo pré-colombiano: como explicar que Cortez, liderando algumas centenas de homens, tenha
conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de várias centenas de milhares de guerreiros? Ao
ler a história do México não podemos evitar a pergunta: por que os índios não resistem mais? Será que
não se dão conta das ambições colonizadoras de Cortez? Entre os motivos e estratégias que
possibilitaram a dominação espanhola sobre os astecas, é INCORRETO afirmar que:
 a) O México de então é um estado homogêneo, um conglomerado de populações subjugadas pelos
astecas, que ocupam o topo da pirâmide.
 b) Os índios das regiões atravessadaspor Cortez no início não ficam muito impressionados com suas
intenções colonizadoras, porque esses índios já foram conquistados e colonizados pelos astecas.
 c) Longe de encarnar o mal absoluto, Cortez frequentemente aparecerá como um mal menor, como
um libertador, mantidas as proporções, que permite acabar com a tirania dos astecas, particularmente
detestável, por ser muito mais próxima.
 d) Os espanhóis queimaram os livros dos mexicanos para apagar a religião deles; destruíram os
monumentos para fazer desaparecer qualquer lembrança de uma grandeza antiga. Mas, cem anos antes,
durante o reinado de Itzcoatl, os próprios astecas tinham destruído todos os livros antigos para poderem
escrever a história a seu modo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1545631
Questão 963: Instituto Consulplan - Prof (Pref Formiga)/Pref Formiga/História/2020
Assunto: Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
A compreensão do mundo globalizado permite desvendar a natureza das transformações econômicas,
sociais e políticas da atualidade. Porém, devemos ter cautela para não usarmos “globalização” como uma
palavra mágica que explica tudo e qualquer coisa. Isso porque a globalização interage com as realidades
nacionais e locais, alterando a sua forma de relacionamento com o mundo externo, mas sem eliminar as
suas características peculiares. Podendo ser entendida a globalização como um processo revolucionário,
mas que vem se desenvolvendo de forma lenta e progressiva, com saltos qualitativos em determinados
momentos, até alcançar a etapa atual – e que também não é a última – de ampliação das fronteiras do
capitalismo para, virtualmente, todas as áreas geográficas. Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar
que:
 a) Os Estados Unidos são, em geral, globalizadores, mas em muitos campos se deixam globalizar com
a entrada de empresas multinacionais e de profissionais qualificados de outros países.
 b) Séculos de história criaram identidades culturais, nexos econômicos internos e sistemas políticos
dotados de particularidades nos espaços nacionais, tornando inviável a sua substituição por uma nova
ordem global que represente perfeitamente essas várias histórias.
 c) A globalização não elimina as especificidades nacionais e locais, mas se superpõe a essas. No
decorrer desse processo, abre possibilidades novas, mas também gera atritos, já que a concorrência
internacional entre sistemas econômicos e culturais se torna mais forte.
 d) A globalização pode ser qualificada como necessariamente boa, sendo o resultado de um conjunto
complexo de fatores econômicos, políticos e sociais que influenciam o mundo inteiro, por igual,
proporcionando aos países que possuem maior capacidade econômica intervir no cenário internacional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1545629
Questão 964: Instituto Consulplan - Prof (Pref Formiga)/Pref Formiga/História/2020
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
Nas últimas décadas do século XX, a produção historiográfica e educacional acadêmica aumentou sua
presença na indústria cultural. Assim, além do Estado, do mercado editorial, a mídia também se fez
presente na discussão sobre o que ensinar em história aos milhões de jovens que frequentam as escolas
brasileiras. Desta forma, discutir o ensino de história, hoje, é pensar os processos formativos que se
desenvolvem nos diversos espaços, é pensar fontes e formas de educar cidadãos, numa sociedade
complexa marcada por diferenças e desigualdades. Analisando a história da educação no contexto das
mudanças sócio- -históricas ocorridas no Brasil pós-1964 podemos afirmar que, EXCETO:
 a) A Constituição de 1967 vinculou a porcentagem de verbas destinadas para o ensino ao Orçamento
Geral da União, aumentando, sucessivamente, os investimentos no setor educacional. A participação do
Ministério da Educação e Cultura no orçamento cresceu de 4,3% em 1965 para 10,6% em 1975.
 b) O papel da educação – assim como as metas para o setor, estabelecidas pelo Estado brasileiro,
nesse período – esteve estritamente vinculado ao ideário de segurança nacional e desenvolvimento
econômico. O projeto delineado nos planos e programas de desenvolvimento, na legislação e nas
diretrizes governamentais representa o ideário educacional dos setores políticos dominantes.
 c) Em 1983, o Congresso Nacional aprovou a emenda constitucional do senador João Calmon, pela
qual a União fica obrigada a aplicar nunca menos de 12% da receita de impostos no ensino, e os estados
e municípios, igualmente, 25% no mínimo. Tal aprovação ocorreu graças às pressões dos movimentos
organizados, sobretudo dos trabalhadores da educação desde meados dos anos 70.
 d) No plano interno, tem-se a continuidade de experiências visando à elaboração de políticas e
tecnologias educacionais como, por exemplo, as Forças Armadas por meio da Escola Superior de Guerra,
e os empresários por meio do Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES). No plano externo, há um
estreitamento dos vínculos com organismos internacionais, tais como USAID, além da OEA e da UNESCO.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1545627
Questão 965: Instituto Consulplan - OMaq (Gonçalves)/Pref Gonçalves/2022
Assunto: Guerra Fria e as Superpotências
Os anos 1950, conhecidos como “Anos Dourados”, ficaram evidenciados por grandes avanços científicos,
tecnológicos e mudanças culturais e comportamentais, sendo eles, EXCETO:
 a) Fim da guerra entre Irã e Iraque.
 b) Início das transmissões de televisão.
 c) Lançamento do primeiro satélite – o Sputnik I.
 d) Conflitos entre os blocos capitalista e socialista (Guerra Fria).
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2094995
Questão 966: Instituto Consulplan - ILib (Pref Linhares)/Pref Linhares/Habilitado e Não
Habilitado/2022
Assunto: Povos Americanos (maias, astecas e incas)
Um glifo – espécie de desenho ou gravura – representando um dia chamado “7 Veado” do Calendário
Maia, desenhado em um fragmento de mural datado do século 3 a.C., foi encontrado dentro das ruínas
de uma pirâmide na Guatemala. Essa é a mais antiga referência deste calendário já encontrada,
informaram os arqueólogos responsáveis pela descoberta. Os fragmentos foram encontrados no sítio
arqueológico de San Bartolo, nas selvas do norte da Guatemala, que ficou famoso com a descoberta, em
2001, de uma câmara enterrada com murais coloridos datados de 100 a.C., representando cenas
cerimoniais e mitológicas dos Maias.
 
(Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/04/16/ registro-mais-antigo-do-calendario-maia-e-
descoberto-dentro-depiramide- na-guatemala.ghtml. Acesso em: 25/04/2022. Adaptado.)
 
Sobre a civilização Maia é possível inferir que, EXCETO:
 a) O solo não era propriedade privada; teoricamente, o Estado era o proprietário de todas as terras.
 b) A camada mais alta era composta pelos servidores do Estado, pois eram como os cobradores de
impostos, os responsáveis pela defesa.
 c) Politicamente se organizavam em cidades-estados, juntamente com as aldeias formando unidades
de políticas independentes, tendo o seu grau de desenvolvimento próprio.
 d) Formaram e desenvolveram a região conhecida como Mesoamérica, que ficava localizada na maior
parte na América Central; apenas parte do seu território ficava na América Norte onde, hoje, se localiza o
México.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2116014
Questão 967: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Povos Americanos (maias, astecas e incas)
São vários os povos que ocupavam a América antes da chegada dos colonizadores e, sua
organização social, econômica, religiosa e política era variada. Tais povos deixaram
heranças históricas, uma vez que muitos deles foram dizimados durante o período de
colonização; dentre eles,destacam-se os Maias, os Astecas e os Incas. Sobre a sociedade, a
economia e a religião Maia, assinale a afirmativa correta.
 a) Politicamente, os Maias se organizavam em cidades-Estado.
 b) A monarquia não era hereditária, apesar de ter caráter religioso.
 c) A base da economia Maia eram as atividades comerciais e industriais.
 d) A sociedade Maia vivia na região que vai dos Andes até o Oceano Pacífico.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244013
Questão 968: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Hebreus, fenícios e persas
Os hebreus são também conhecidos como israelenses ou judeus. A sociedade hebraica se
consolidou no segundo milênio antes de Cristo, momento em que o Egito e a Mesopotâmia já
eram considerados grandes impérios. Sobre o povo hebreu, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Os hebreus acreditavam ser o povo eleito de Deus.
 
II. A sociedade hebraica era matriarcal.
 
III. A sociedade hebraica era escravocrata.
 
IV. O povo hebreu se dedicou ao comércio e à indústria.
 
V. A fase inicial de organização política e econômica dos hebreus é conhecida como Período dos
Patriarcas.
 
Está correto o que se afirma em
 a) I, II, III, IV e V.
 b) II e IV, apenas.
 c) I, III e V, apenas.
 d) I, III, IV e V, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244019
Questão 969: Instituto Consulplan - Ana MP (MPE MG)/MPE MG/História/2023
Assunto: Economia no século XX
O modelo de socialismo soviético: uma avaliação
 
Na verdade, para um país atrasado e primitivo, isolado de ajuda estrangeira, a industrialização sob
ordem, com todos os seus desperdícios e ineficiências, funcionou de modo impressionante. Transformou
a URSS numa grande economia industrial em poucos anos. Contudo, o sistema manteve o consumo da
população lá embaixo – em 1940 a economia produziu apenas pouco mais de um par de calçados por
cada habitante na URSS. Deu-lhe trabalho, comida, roupa e habitação a preços controlados (ou seja,
subsidiados), aluguéis, pensões, assistência médica e uma certa igualdade, até que o sistema de
recompensas com privilégios especiais para a nomenklatura se descontrolou após a morte de Stalin.
Muito mais generosamente deu educação. A transformação de um país em grande parte analfabeto na
moderna URSS foi, por quaisquer padrões, um feito impressionante. E para milhões de habitantes das
aldeias para os quais mesmo nos tempos mais difíceis, o desenvolvimento soviético significou a abertura
de novos horizontes.
 
(HOBSBAWM, Eric., 1995, p. 372/378. Adaptado.)
 
O modelo de desenvolvimento soviético durante os anos 30 e dos pós-guerras mundiais serviu de
inspiração para vários países, que passaram a adotar o planejamento estatal para perseguir a sua
industrialização. Entre esses países se destacam China, Cuba e outros da Europa Oriental. Esse modelo,
que para os teóricos da revolução comunista internacional era uma sociedade superior ao capitalismo:
 a) Começou, a partir principalmente da década de 1970, a dar sinais de desaceleração econômica e
de desestrutura do Estado.
 b) Aboliu definitivamente a propriedade privada dos meios de produção, transformada em
propriedade exclusiva dos trabalhadores.
 c) Extinguiu na maior parte do século XX, as desigualdades geradoras das crises econômicas, do
desemprego, dos desperdícios de recursos naturais e humanos.
 d) Superou as contradições sociais da população, através do planejamento coletivo do processo de
produção e distribuição, de fato, nos países onde foi adotado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2320306
Questão 970: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Povos Americanos (maias, astecas e incas)
Os Incas formaram um vasto império que ocupava a região que hoje corresponde à Bolívia,
ao Peru, ao Equador, parte do Chile, chegando até a Argentina. Sua organização social,
econômica e política é específica. Considerando sua organização econômica e política,
assinale a afirmativa INCORRETA.
 a) A sucessão imperial era hereditária.
 b) A exploração das províncias era feita por meio do trabalho familiar.
 c) Todas as famílias tinham a obrigação de entregar ao Inca uma parte do que produziam.
 d) O império era politicamente dirigido pela cidade de Cuzco, que os Incas acreditavam ser o centro
do mundo.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244017
Questão 971: CONSULPLAN - Pol Pen (SEAP RN)/SEAP RN/2009
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
O Forte dos Reis Magos é, a um só tempo, atração turística e um símbolo de um período da história da
cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Para oficializar a conquista e a colonização da então
capitania do Rio Grande, a Coroa Portuguesa ordenou que ali fosse instalada uma fortaleza militar. No
ano de 1597, do século XVI, chegava uma esquadra liderada por Manoel Mascarenhas Homem, Capitão-
Mor de Pernambuco, para povoar o território e construir uma base militar, com o objetivo de:
 a) Resguardar as minas de ouro e prata recém-descobertas naquele território.
 b) Facilitar o processo de escravização dos indígenas, que já estavam pacificados.
 c) Proteger a capitania que ocupava posição geográfica estratégica na colônia.
 d) Permitir o acesso seguro aos estrangeiros que comercializavam com a Colônia Portuguesa.
 e) Identificar a situação geográfica da capitania.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/385425
Questão 972: Instituto Consulplan - Ana MP (MPE MG)/MPE MG/História/2023
Assunto: A Redemocratização e a Constituição de 1988
A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 216, ampliou o conceito de patrimônio estabelecido pelo
Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, substituindo a nominação Patrimônio Histórico e
Artístico, por Patrimônio Cultural Brasileiro. Essa alteração incorporou o conceito de referência cultural e
a definição dos bens passíveis de reconhecimento, sobretudo os de caráter imaterial. Enquanto o
Decreto de 1937 estabelece como patrimônio “o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no país e
cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do
Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”, o Art. 216
da Constituição conceitua patrimônio cultural como sendo os bens “de natureza material e imaterial,
tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos
diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.
(Página. IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Adaptado.)
 
Nessa redefinição promovida pela Constituição, estão as formas de expressão; os modos de
criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; dentre outros
elementos. A Carta Magna estabelece também:
 a) Uma gradação de importância, considerando patrimônios materiais mais importantes que
patrimônios imateriais, por conta, principalmente, do valor financeiro de cada um.
 b) Que o reconhecimento de bens como patrimônios históricos e culturais no Brasil, como em
qualquer outra nação, depende da aprovação e do reconhecimento exclusivo da Unesco.
 c) A obrigatoriedade de estudar sistematicamente cada um dos patrimônios culturais sejam eles,
materiais ou imateriais, arqueológicos ou científicos, nas aulas de história em seus mais variados níveis
de escolaridade.
 d) A parceria entre o poder público e as comunidades para promoção e proteção do Patrimônio
Cultural Brasileiro, embora mantendo a gestão do patrimônio e da documentação relativa aos bens
principalmente sob responsabilidade da administração pública.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2320310
Questão 973: Instituto Consulplan- Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Egito Antigo
De início, o Egito estava dividido em pequenas aldeias independentes, lideradas pelos
nomarcas. A prática da agricultura, favorecida pelo quadro natural do território, propiciou o
desenvolvimento da região com a formação das primeiras cidades. A união das populações
do Vale do Nilo na construção de canais de irrigação e diques, para melhor controlar os
efeitos das inundações, originou a formação de dois reinos: o Alto Egito ou Terra do Sul e o
Baixo Egito ou Terra do Norte. Por volta de 3200 a.C ocorreu a unificação do Egito, que
passou a estar submetido à autoridade de um único soberano, o Faraó. A história do Egito
unificado é normalmente dividida em três períodos: o antigo, o médio e o novo império.
 
Considerando os períodos da história do Egito unificado, bem como suas respectivas
características, relacione adequadamente as colunas a seguir.
 
1. Antigo Império.
 
2. Médio Império.
 
3. Novo Império.
 
( ) Resultou de um processo de união dos egípcios contra os hicsos. Sobre a liderança do faraó Amós
I, a sociedade conseguiu expulsar os invasores.
 
( ) Caracterizou-se por grandes obras de irrigação e pelo desenvolvimento da agricultura, além da
construção de grandes pirâmides como a de Quéops, de Quéfren e de Miquerinos, no planalto de
Gizé.
 
( ) Foi um período próspero, marcado pela expansão territorial e pelo início das relações comerciais
entre os egípcios e outros povos como os fenícios, os sírios e os cretenses.
 
A sequência está correta em
 a) 3, 1, 2.
 b) 3, 2, 1.
 c) 2, 1, 3.
 d) 1, 2, 3.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244023
Questão 974: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Reforma Protestante e Contrarreforma
Em 31 de outubro de 1517, Lutero fixou na porta da capela do castelo de Wittenberg um
documento com 95 teses sobre a prática das indulgências. As teses criticavam a venda do
perdão sob a alegação de que o papa não poderia livrar ninguém do pecado em função de
uma contribuição material. O papa exigiu retratação, que Lutero negou, o que lhe valeu a
excomunhão. Em 1530, Lutero e o teólogo Felipe Melanchton escreveram as confissões de
Augsburg, que se tornaram a base da doutrina luterana. Considerando a doutrina luterana,
assinale a afirmativa correta.
 a) Havia submissão do Estado à Igreja.
 b) A salvação se dá unicamente pelas obras.
 c) São necessários apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia.
 d) O único dogma que pode ser contestado são as sagradas escrituras.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244021
Questão 975: Instituto Consulplan - Ag (CM Barbacena)/CM
Barbacena/Administrativo/2022
Assunto: A Estruturação do Regime e a Transição até 1968
O Golpe Militar foi deflagrado contra o governo legalmente constituído de João Goulart, estabelecendo,
por um logo período, a Ditadura Militar que findou em 1985 com a eleição indireta do presidente
Tancredo Neves. São características da Ditadura Militar, EXCETO:
 a) Implantação do bipartidarismo.
 b) Punição dos movimentos sociais e manifestações políticas divergentes.
 c) Intensidade das atividades do poder legislativo e extinção do poder executivo.
 d) Investimentos na infraestrutura refletindo o crescimento da economia; contudo, aumentando a
dívida externa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2094982
Questão 976: Instituto Consulplan - Atu (IPASG)/IPASG/2021
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade na Primeira República
“A luta em torno do mito de origem da República mostrou a dificuldade de construir um herói para o
novo regime. Heróis são símbolos poderosos, encarnações de ideias e aspirações, pontos de referência,
fulcros de identidade coletiva. São, por isso, instrumentos eficazes para atingir a cabeça e o coração dos
cidadãos a serviço da legitimação de regimes políticos. Não há regime que não promova o culto de seus
heróis e não possua seu panteão cívico.”
 
(CARVALHO, José Murilo de. A Formação das Almas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 55.)
 
O herói construído para a República no Brasil, a partir 1889, foi:
 a) Tiradentes.
 b) Floriano Peixoto.
 c) Marechal Deodoro.
 d) Benjamin Constant.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2096517
Questão 977: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Hebreus, fenícios e persas
Os fenícios habitavam uma posição geográfica próxima às rotas das caravanas nômades, o
que favoreceu o contato com diversos povos estrangeiros e a atividade comercial. Sobre a
política, a economia e a religião Fenícia, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A expansão do comércio e da indústria favoreceu o crescimento de poderosas cidades.
 
II. Desenvolveu-se na Fenícia um Estado unificado.
 
III. A religião dos fenícios era animista.
 
IV. A base econômica da Fenícia permaneceu na agricultura com o decorrer do tempo.
 
Está correto o que se afirma em
 a) I, II, III e IV.
 b) I e III, apenas.
 c) I e IV, apenas.
 d) II e III, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244025
Questão 978: Instituto Consulplan - Ana MP (MPE MG)/MPE MG/História/2023
Assunto: Revolução Industrial, Vida Econômica e Transformações Sociais
O trabalhador assalariado não está na mesma situação frente à exploração capitalista. Os trabalhadores
assalariados só possuem a força de trabalho, que devem vender aos capitalistas para poder sobreviver.
Em todos os tempos, as classes exploradas lutaram contra a exploração. A diferença entre o trabalho
servil e o trabalho assalariado consiste no fato de que o camponês/ servo liberto da servidão pode
tornar-se proprietário de seus instrumentos de trabalho e bens de produção (terra). O operário, o
trabalhador assalariado que adquire o estatuto de proprietário dos bens de produção, deixa de ser
assalariado. Torna-se capitalista. Essa situação é claramente traduzida pelo Manifesto do Partido
Comunista: “os proletários nada têm a perder, a não ser as correntes que os atam”.
 
(A História das Internacionais Operárias. O Trabalho.)
 
Em 1864, representantes da classe operária de diversos países da Europa fundaram a
Associação Internacional de Trabalhadores, posteriormente conhecida como Primeira
Internacional Socialista. Entre os objetivos da organização estava:
 a) Estabelecer de forma legal a diferença entre trabalho servil e assalariado; legalizar a situação das
mulheres no ambiente fabril; e, eliminar de vez a chamada “mais-valia”.
 b) Providenciar a isonomia salarial e cultural entre homens e mulheres no trabalho industrial; impedir
o uso da mão de obra infanto-juvenil; e, criar os primeiros sindicatos proletários.
 c) Obter o reconhecimento legal dos sindicatos; promover a solidariedade a todos os trabalhadores e
às suas lutas; e, conquistar o poder político por meio de partidos genuinamente operários.
 d) Divulgar as ideias marxistas; dissociar a luta operária das questões ideológicas socialistas e/ou
anarquistas; e, conquistar adeptos para a luta de classes, a ser empreendida inicialmente no meio
industrial.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2320312
Questão 979: Instituto Consulplan - ASG (Pref Ervália)/Pref Ervália/ESF/2021
Assunto: Questão da Escravidão
Moagem de Cana Fazenda Cachoeira, Benedito Calixto de Jesus. Campinas,1830. Museu Paulista da USP
 
“As revoltas nas fazendas não eram raras no Período Colonial. Muitos grupos de escravos fugiam e
formavam comunidades fortificadas e escondidas na mata chamadas ‘quilombos’. Uma das comunidades
significativas, no Brasil Colonial, foi o ‘Quilombo dos Palmares’.”
 
(Educa Mais Brasil. História. Enem. Adaptado.)
 
Sobre o Quilombo dos Palmares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as
falsas.( ) Era o reduto dos escravos fugitivos da capitanias da Bahia e de Pernambuco.
 
( ) O termo “quilombo” faz apologia aos guerreiros dos acampamentos de forte armamentos
próximos às províncias.
 
( ) Por dois séculos se recusou a administração colonial.
 
( ) Apesar de ser uma comunidade de expressão, chegou a abrigar menos de cem quilombolas. Sua
subsistência se dava através da pesca e caça, apenas.
 
A sequência está correta em
 a) V, F, V, F.
 b) F, V, V, F.
 c) F, F, V, V.
 d) F, V, F, V.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2101692
Questão 980: Instituto Consulplan - Ana MP (MPE MG)/MPE MG/História/2023
Assunto: Artes, Culturas e Sociedades: do Renascimento ao Pré-romantismo
Leonardo Da Vinci foi o curioso mais insistente da história. Perguntava o porquê e o como de tudo o que
via. Descobre, anota: quando pode ver, desenha. Copia. Faz a mesma pergunta uma, duas, várias vezes.
A curiosidade de Leonardo unia-se a uma energia mental incansável. Chega a ser cansativa a leitura de
suas intermináveis anotações. Não se contenta com um sim por resposta. Não deixa nada de lado:
preocupa-se, expõe, responde a interlocutores imaginários. De todas as perguntas, a mais insistente é a
questão sobre o homem não o homem de espírito, razão e memória como um deus imortal de Alberti,
mas o homem como mecanismo. Como anda? E ensina como se desenha um pé de dez maneiras
diferentes, cada uma revelando componentes diversos na sua estrutura. Como o coração bombeia o
sangue? O que acontece quando o homem espirra ou boceja? Como vive, quando feto, no útero? Por
que morre de velhice? Leonardo descobriu um centenário num hospital de Florença, e esperou
alegremente que ele morresse para examinar- lhe as veias. Cada pergunta exigia uma dissecação e cada
dissecação era desenhada com precisão maravilhosa.
 
(CLARK, Kenneth. Civilização. São Paulo, Martins Fontes, 1980. P. 155.)
 
Inspirados nas obras da Antiguidade Clássica, os renascentistas começaram a refletir sobre
o papel da natureza e dos fenômenos naturais de modo a explicá-lo melhor sob o ponto de
vista da razão. Essa e outras mudanças:
 a) Quebravam definitivamente a ideia da intervenção divina tão propagada durante a Idade Média
como, por exemplo, no caso da Peste Negra, vista como castigo divino.
 b) Levaram toda a interpretação racional e empírica a rumos tão incontroláveis, que as críticas sobre
os documentos e falas da Antiguidade os levou à completa descrença.
 c) Contribuíram para a ascensão de classes sociais menos abastadas, uma vez que o conhecimento,
divulgado com uma amplitude nunca antes experimentada, não obedecia a diferenças econômicas.
 d) Na reflexão da realidade em torno do ser humano, deram origem e dinamizaram diversas
características, como possíveis formas de governo e os limites entre a religião e o Estado – que se
tornaria laico.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2320319
Questão 981: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Povos Americanos (maias, astecas e incas)
Antes da chegada dos europeus às terras que posteriormente foram chamadas de América
(que incluem o Brasil), diferentes povos habitavam essa parte do mundo, desenvolvendo
culturas diversificadas e construindo sua história. Considerando as hipóteses sobre o início
da ocupação humana na América, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Os primeiros grupos a chegarem ao continente vieram do norte da Ásia, provavelmente, pelo
estreito de Bering, que separa a Sibéria (Rússia) do Alasca (Estados Unidos).
 
II. Os primeiros humanos teriam surgido no continente asiático, e de lá se deslocaram para outras
regiões da Terra, entre eles a América.
 
III. Os primeiros homens e mulheres chegaram à América atravessando o Oceano Pacífico, vindo da
Ásia e da Oceania.
 
IV. Niéde Guidon (arqueóloga brasileira) defende que as mais antigas travessias foram realizadas
entre 40 mil e 70 mil anos atrás, e que o ser humano chegou à América por diferentes vias de
acesso.
 
São hipóteses aceitáveis o que se afirma em
 a) I, II, III e IV.
 b) I e II, apenas.
 c) I, III e IV, apenas.
 d) II, III e IV, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244031
Questão 982: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Grécia Antiga
No final do século VI a.C, a tirania predominante no último século do período arcaico foi
derrubada por grupos comandados por aristocratas, dando início ao período clássico da
civilização grega. Sobre o período clássico da civilização grega, assinale a afirmativa correta.
 a) A Grécia Clássica é caracterizada, exclusivamente, pela democracia.
 b) Todas as cidades-Estado gregas alcançaram grande extensão territorial.
 c) Em todas as cidades-Estado, os reis tradicionais foram depostos ou reduzidos a figuras decorativas.
 d) Desenvolveram a produção artesanal e o comércio, trazendo a necessidade de ampliar as áreas de
cultivo e estabelecer novas colônias para ampliar o fornecimento de cereais.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244028
Questão 983: Instituto Consulplan - Ana MP (MPE MG)/MPE MG/História/2023
Assunto: Revolução Industrial, Vida Econômica e Transformações Sociais
No primeiro volume de sua trilogia “A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura” (2000), antes
de dar início à sua extensa análise dos efeitos da revolução das tecnologias da informação, Castells
procura identificar os fatores que transformam o desenvolvimento de uma nova tecnologia em uma
revolução tecnológica. Restringindo o escopo de sua análise aos últimos 250 anos, julga ser importante
fazer um levantamento dos aspectos invariantes daquelas que vê como as duas Revoluções Industriais:
a desencadeada no final do século XVIII pela descoberta da energia a vapor e aquela gerada, na
segunda metade do século XIX, pela invenção da energia elétrica. Segundo ele, entre as duas há
muitas diferenças que, pelo próprio fato de serem cruciais, ressaltam os aspectos que ambas têm em
comum. E são exatamente as características partilhadas por diferentes revoluções geradas por diferentes
desenvolvimentos tecnológicos que, a seu ver, oferecem subsídios preciosos para uma compreensão da
lógica das revoluções tecnológicas. Entre essas, destacam-se as seguintes: uma transformação
tecnológica em aceleração e sem precedentes em comparação com os padrões históricos; a difusão das
novas tecnologias por todo o sistema econômico; e, a penetração dessas mesmas tecnologias em todo o
tecido social.
(Castells, M. 2000.)
 
A industrialização na Inglaterra foi muito mais do que o fruto de uma revolução técnica e
científica. Se pensarmos na sua espacialidade e temporalidade, percebemos que sua
abrangência é imensa. Em relação mais especificamente às questões do trabalho:
 a) O trabalho passou a distinguir o homem da mulher e a qualificá-lo, tornando-se um indicador de
sua posição de superioridade na manutenção da família e na gestão do lar.
 b) Ela representou uma mudança social profunda na medida em que transformou a vida dos
indivíduos, que passaram a incorporar em seu trabalho a preocupação ambiental.
 c) O controle técnico do processo de produção, no momento em que se instituiu a divisão do
trabalho, trouxe uma maior autonomia de cada trabalhador em relação à sua produtividade.
 d) O que antes era visto como o castigo divino pelo pecado original, apregoado pela Igreja Medieval,
passou a designar uma condição básica para a salvação diante de Deus, que poderia propiciar riqueza e
dignidade.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2320317
Questão 984: Instituto Consulplan - Prof (SEED PR)/SEED PR/História/2022
Assunto: Roma Antiga
Desde o início do século III, uma crise generalizada se abateu sobre as instituições romanas.
Embora poderoso, o Estado nãoconseguiu preservar a unidade política e administrativa do
imenso território, habitado por povos de origens e culturas diversas, propiciando a crise e a
queda do império romano. Sobre os fatores que propiciaram a crise e a queda do Império
Romano, analise as afirmativas a seguir.
 
I. As sucessivas lutas pelo poder entre chefes militares e o Senado minaram a coesão político-militar
do exército.
 
II. As invasões bárbaras contribuíram para a crise e a queda do Império Romano.
 
III. O Império do Oriente recebeu o golpe fatal em 476, ano em que foi deposto Rômulo Augústulo,
seu último soberano.
 
Está correto o que se afirma em
 a) I, II e III.
 b) I e II, apenas.
 c) I e III, apenas.
 d) II e III, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2244029
Questão 985: Instituto Consulplan - Prof (Pref Orlândia)/Pref Orlândia/História PEB
II/2019
Assunto: A Fuga da Família Real e as Reformas Joaninas
O estabelecimento de instituições monárquicas no Brasil, a partir de 1808, contribuiu, estamos hoje
certos e, aliás, alicerçados numa larga tradição histórica, para uma mutação pacífica do estado de colônia
à situação de Estado Independente. A dinastia de Bragança ao transferir-se para o Rio de Janeiro, ao
transportar para a colônia todo o aparelho institucional do reino abandonado às intenções napoleônicas,
deu um passo gigantesco, não só garantindo a sua própria sobrevivência ativa, institucional e política,
como acentuando essa unidade administrativa e territorial
no Brasil.
(Disponível em: http: //blogdosanharol.blogspot.com/2017/12/ dom-joao-vi-esse-injusticado-)
Muitas e notáveis são as mudanças ocorridas no Brasil a partir da vinda de D. João VI, o que não
impediu a sua volta para Portugal, em 1821. Sobre o seu retorno ao reino luso, analise as afirmativas a
seguir.
I. Seu retorno ocorreu, como consequência direta da Revolução do Porto e da convocação das
Cortes Portuguesas, entendida como o conjunto de órgãos públicos responsáveis pela administração
do Estado.
II. A situação em que ficara a antiga metrópole e o sentimento de orfandade dos súditos pela
ausência do monarca foram fatores que muito concorreram para a volta do monarca.
III. A situação de quase independência do Brasil em relação às decisões tomadas por Portugal e as
exigências da burguesia comercial lusa contribuíram para a volta de D. João VI.
IV. A principal causa foi a ruptura do Pacto Colonial, tirando da Inglaterra a exclusividade nas
transações dos produtos demandados pela colônia, o que provocou, a curto prazo, conflitos com os
ingleses.
Estão corretas apenas as afirmativas
 a) I e II.
 b) II e III.
 c) I, II e III.
 d) II, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1132471
Questão 986: Instituto Consulplan - Prof (Pref Orlândia)/Pref Orlândia/História PEB
II/2019
Assunto: Ideologias e Governos
Com a ascensão do fascismo e do comunismo, a extrema direita e a extrema esquerda passaram a
representar duas forças que disputavam entre si a tarefa de reordenar o mundo: (...) nos anos 30, os
regimes fascistas, o nazismo, o stalinismo, não necessariamente identificados entre si, intercambiam
febrilmente fórmulas e experiências que pretendem congelar os focos de tensão da história e resolver,
definitivamente, a questão social.
(DUTRA, 1997, p. 16.)
No cenário brasileiro dos anos anteriormente citados, várias transformações estavam ocorrendo,
principalmente mudanças nos padrões culturais vigentes até então. Em relação às concepções partidárias
de “esquerda” e “direita”, nesse contexto, podemos destacar:
 a) Um movimento ideológico complexo que colocava ideias contrastantes no cenário político,
representado principalmente pelos integralistas de um lado e pelos aliancistas do outro.
 b) O florescer de uma renovação do nacionalismo exacerbado acompanhado de uma renovação
católica, aproximando da igreja os intelectuais, com uma tendência claramente esquerdista.
 c) O surgimento de uma elite agrária, que preconizava um controle que normalizasse, uniformizasse e
totalizasse o conjunto da vida social em nome da equiparação entre o público e o privado.
 d) A emergência de uma disposição totalitária no cenário nacional ligada, fundamentalmente, não a
um regime, mas sim a uma ideologia que sustentava a imagem de uma sociedade sem divisão de
classes.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1132473
Questão 987: Instituto Consulplan - Prof (Pref Orlândia)/Pref Orlândia/História PEB
II/2019
Assunto: América Latina no Século XX
A Revolução Mexicana é, para a história Contemporânea do México, o que a Revolução Francesa foi para
a França e a Soviética foi para a URSS. A referência mitológica do presente um talismã de legitimidade
que os governos que postulam seus herdeiros esgrimem sem cessar, como certificado de origem e como
promessa de um futuro desejável, sempre por realizar-se.
(CAMIN, 2002.)
A Revolução Mexicana constitui um dos momentos mais marcantes da história do século XX, tanto
quanto as demais revoluções citadas em outros tempos e lugares. Tal Revolução representou, dentre
outras coisas:
 a) A derrocada da burguesia, substituída por uma oligarquia em franco crescimento e ascensão
social.
 b) O domínio do campesinato mexicano, ao mesmo tempo que a submissão indígena e operária aos
caudilhos.
 c) A extinção total da desigualdade fundiária que marcara até então o cenário econômico e político
do México.
 d) O repúdio às contradições acumuladas ao longo dos séculos de uma história de invasões e domínio
espanhol.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1132472
Questão 988: Instituto Consulplan - Prof (Pref Orlândia)/Pref Orlândia/História PEB
II/2019
Assunto: Movimentos Emancipacionistas
A severidade das penas foi desproporcional à ação e às possibilidades de êxito dos conjurados. Nelas
transparece a intenção de exemplo, um exemplo mais duro do que o proporcionado pelas condenações
aos inconfidentes mineiros. [...] A insurreição de escravos iniciada em São Domingos, colônia francesa
nas Antilhas, em 1791, estava em pleno curso e só iria terminar em 1801, com a criação do Haiti como
Estado independente. Por sua vez, a Bahia era uma região onde os conflitos iam se tornando frequentes.
Essa situação preocupava muito a Coroa portuguesa.
(Fausto, 2013.)
O trecho em questão se refere à Conjuração Baiana, ocorrida no contexto de outras rebeliões pelo Brasil.
Essas rebeliões apresentaram em comum:
 a) O repúdio às ideologias literais francesas e a aquiescência e apoio da Igreja Católica.
 b) O protagonismo exclusivo das classes desprivilegiadas e a radicalização dos movimentos.
 c) A ausência de participação de elementos da elite e o ideário nacionalista e emancipacionista.
 d) A reprimenda das cortes e as discrepâncias econômicas que marcavam os lugares em que cada
uma ocorreu.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1132475
Questão 989: Instituto Consulplan - Ag (CM Barbacena)/CM
Barbacena/Administrativo/2022
Assunto: Ideologias e Governos
O Nazismo, abreviação de Nacional Socialismo, é o nome de uma ideologia política disseminada
amplamente pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, que foi criado em 1920, por
Anton Drexler. Sobre o comando de Adolf Hitler, essa ideologia logo se espalhou por toda a
Alemanha.
 
(Disponível em: https://www.politize.com.br/nazismo/. Adaptado.)
 
Sobre o Nazismo, assinale a afirmativa INCORRETA.
 a) A caraterística principal foi a militarização.
 b) Englobava especificidades como o antissemitismo e a aversão à democracia liberal.
 c) O poder da Alemanha foi assumido pelos nazitas, em 1933, e derrubados ao final da Segunda
Guerra Mundial.
 d) O governo, apesar do regime autoritário, tinha uma particularidade notável; ele matinha livre as
emissoras de rádio e de televisão, exigindo apenasa vinculação de propagandas de Hitler.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2095027
Questão 990: Instituto Consulplan - Prof (Pref Orlândia)/Pref Orlândia/História PEB
II/2019
Assunto: O Nacional-desenvolvimentismo e as Grandes Transformações: Industrialização e
Urbanização
Juscelino Kubitschek de Oliveira, o JK, é uma das personalidades brasileiras mais biografadas. Ele se
incutiu na memória coletiva como o Presidente da República, dos “anos dourados”, que levou o Brasil à
modernidade. O governo JK foi marcado por desenvolvimentismo e mudanças. Promoveu um modelo de
crescimento econômico de industrialização acelerada. [...] Devido à implantação da política econômica do
governo JK, o país deixou de ser basicamente agrário, tendo se transformado em país majoritariamente
urbano, e com a preponderância da urbanidade surgindo novas sensibilidades e códigos sociais. Estes,
invariavelmente relacionados às novas demandas de consumo (produtos eletrodomésticos, carros e
lambretas, vestimentas e artigos de moda), e de cultural (bossa-nova, cinema e teatro), e o primeiro
Campeonato Mundial de Futebol.
(Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/resources/
anais/54/1502840154_ARQUIVO_ANPUH2017-JK_trajetorias_
trabalho_completo.pdf.)
Dentre as principais ações realizadas no governo de JK, podemos apontar:
 a) A criação do Estatuto do Petróleo e a da Companhia Siderúrgica Nacional.
 b) A reforma monetária na economia brasileira e a criação da Escola Superior de Guerra.
 c) A interligação de regiões do país até então isoladas e a construção de grande malha rodoviária.
 d) O estímulo à ocupação das regiões mais distantes do país e a implantação da Política Neoliberal no
país.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1132476
Questão 991: Instituto Consulplan - Prof (Pref Orlândia)/Pref Orlândia/História PEB
II/2019
Assunto: Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
No intervalo de 1942 e 1994, o Brasil mudou de moeda 10 vezes. O auge dessa mudança se concentrou
nas décadas de 1980 e 1990, quando ocorreram seis modificações. Em algumas situações, a mudança
não era compatível com a capacidade técnica em emitir o novo papel moeda, exigindo que as notas
fossem carimbadas com o novo padrão monetário. [...] A modificação monetária foi encerrada com o
lançamento do Plano Real, que criou o Real, moeda que permanece até hoje. O Plano Real, lançado no
contexto do governo de Itamar Franco, foi responsável pela:
 a) Aniquilação das políticas neoliberais.
 b) Superação da hiperinflação no Brasil.
 c) Equidade distributiva, sob a tutela do Estado.
 d) Evasão fiscal, mitigando o capital estrangeiro.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1132479
Questão 992: Instituto Consulplan - Prof (Pref Orlândia)/Pref Orlândia/História PEB
II/2019
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
Observe a imagem.
 
 
(Gravura do livro Rethorica Christiana, de Diego Valadares (c. 1579), que retrata o contato de clérigos
e nativos. Imagem: Fundação
Biblioteca Nacional. Disponível em: https://web.archive.org/
web/20160415174009/http://rhbn.com.br/secao/capa/mao-deobra-
da-fe.)
 
Texto:
A chegada do padre Antônio Vieira a São Luís do Maranhão, em 16 de janeiro de 1653, provocou uma
grande inquietação entre os colonos. Eles temiam que o jesuíta restringisse o acesso à mão de obra
indígena, a única disponível na época. Os boatos tinham razão de ser: três dias depois, no dia 19, um
alvará concedeu a liberdade a todos os índios cativos. A medida fez eclodir uma revolta.
 
(Franco, 2008.)
A imagem retrata o contato de clérigos (jesuítas) e nativos. A Coroa Portuguesa confiou aos jesuítas um
papel de destaque na catequização dos gentios, interessada na pacificação, bem como:
 a) Na liderança das chamadas “guerras justas”, apoiando os índios e inibindo totalmente sua
escravização.
 b) Na tutela dos lusitanos sobre todos os povos indígenas, mantendo-os aquartelados apenas em
aldeamentos.
 c) No avanço para o interior, que estava estagnado desde as investidas holandesas e francesas no
Brasil naquela região.
 d) Na administração dos índios, cujos conhecimentos e braços eram imprescindíveis para a coleta das
“drogas do sertão”.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1132478
Questão 993: Instituto Consulplan - Prof (Rosário L)/Pref Rosário da L/II/História/2022
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade Coloniais
Segundo o jesuíta Antonil, “o escravo é as mãos e os pés do senhor de engenho”. Considerando tais
dizeres, podemos entender que, na sociedade açucareira do Brasil colonial, os escravos:
 a) Eram totalmente desprezados dentro do sistema produtivo.
 b) Eram assalariados e reconhecidos pela sua prestação de serviço.
 c) Cultivavam produtos que não eram de importância no sistema colonial.
 d) Realizavam diversos trabalhos no sistema produtivo do açúcar, dos mais pesados aos mais
técnicos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2229138
Questão 994: Instituto Consulplan - Prof (Pref Formiga)/Pref Formiga/História/2020
Assunto: América Latina no Século XX
O golpe civil-militar de 1964, no Brasil, deu início a um processo de militarização dos regimes políticos do
Cone Sul latino-americano, entendido como sub-região política do continente. Sobre as ditaduras
impostas nos países do Cone Sul latino-americano, analise as afirmativas a seguir.
 
I. De forma coordenada ou caminhando por seus próprios passos para direções similares,
instalaram-se regimes semelhantes nos países do Cone Sul.
 
II. Constituiu-se um quadro dominado pelo papel de protagonista exercido pelas Forças Armadas no
exercício do poder político, baseado em ditaduras que faziam uso sistemático do terror, da tortura,
da exclusão política e da repressão contra movimentos sociais, partidos políticos opositores,
imprensa independente, universidades, igrejas, manifestações intelectuais e artísticas críticas e todas
as formas de dissidência.
 
III. A trajetória de cada um e seu destino de chegada teve particularidades ligadas à própria história
de cada país, às potencialidades de desenvolvimento econômico, à situação das várias classes sociais
e, até mesmo, aos momentos em que os golpes militares foram desencadeados.
 
IV. É inegável que os países do Cone Sul pertencem todos a um mesmo ciclo político e ideológico,
que teve seu início no Brasil e se generalizou a toda a sub-região, chegando a seu ápice em 1976,
momento do segundo golpe argentino, quando todos se achavam sob ditaduras militares.
 
Estão corretas as afirmativas
 a) I, II, III e IV.
 b) I e III, apenas.
 c) II e IV, apenas.
 d) I, III e IV, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1545639
Questão 995: Instituto Consulplan - Prof (Pref Formiga)/Pref Formiga/História/2020
Assunto: Política e Economia Coloniais
“O negócio das Minas há muitos dias está parado; porque andam aqueles moradores com as armas nas
mãos, divididos em duas facções, sendo capitão de uma delas, que são todos os que não são paulistas,
um Manuel Nunes Viana, natural daquela vila e morador no sertão da Bahia. Este se acha com mais de
três mil homens armados em campanha; é homem que leva consigo muita gente por ser muito rico,
facinoroso e intrépido por cujas razões é o que introduz nas minas muitas e grandes tropas da Bahia
para onde vai a maior parte do ouro que elas produzem contra as outras de Sua Majestade que Deus
guarde, e com grande prejuízo de sua real fazenda porque não paga quintos. [...] O governador desta
praça se resolveu passar aos sertões de Minas e ver se pode a sua pessoa sossegar aqueles moradores.
Queira Deus que o consiga pelo muito que importa El Rei nosso senhor.” Podemos afirmar que o relato se
refere à:
 a) Revolta dos Malês.
 b) Revoltado Maneta.
 c) Guerra dos Mascates.
 d) Guerra dos Emboabas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1545638
Questão 996: Instituto Consulplan - Prof (Pref Formiga)/Pref Formiga/História/2020
Assunto: Revoltas Provinciais
Em 1831, a segunda renúncia do Imperador buscava apaziguar os ânimos no Brasil. Tal efeito não é
difícil de ser compreendido: como herdeiro do trono ficou uma criança – o futuro Dom Pedro II –, que
não havia completado os cinco anos de idade. Na prática, portanto, a abdicação significava a
transferência do poder para as elites regionais, tendo em vista que o cargo máximo do governo –
inicialmente na forma de regência trina (ou seja, composto por três regentes) e, depois, na forma da
escolha de um único regente, como foi Diogo Feijó (1835-37) e Araújo Lima (1837-40) –, passou a ser
definido via eleição. A descentralização, porém, ao contrário do imaginado, acentuou ainda mais as
tendências separatistas. Entre os movimentos separatistas durante o período citado podemos destacar,
EXCETO:
 a) No extremo sul do país, a Farroupilha alcança a independência do Rio Grande do Sul e, durante
alguns anos, a então denominada República do Piratini mantém-se separada do Brasil.
 b) No Pará, uma revolta política lança a província em uma violenta guerra civil, que se estende por
cinco anos. A independência local chega a ser decretada, mas os rebeldes, autointitulados cabanos, são
violentamente esmagados, deixando como saldo cerca de 30 mil mortos, ou seja, cerca de 20% da
população provincial.
 c) Na combativa província de Pernambuco, durante a Revolução Praieira, os rebeldes contaram com a
adesão popular, havendo até a defesa da reforma agrária, o que em muito assustou os grupos
conservadores que, talvez, pela primeira vez, fazem menção à “ameaça socialista” que pairava sobre o
Brasil, conforme se lê nas devassas feitas contra os insurgentes.
 d) O Maranhão também apresentou um movimento rebelde com características populares. Entre as
elites, essa revolta escapou ao controle delas, passando a ser liderada por um escravo fugido e por um
fazedor de balaios. A então denominada Balaiada chegou a reunir um exército de 11 mil revoltosos,
espalhando terror entre as elites maranhenses e de províncias vizinhas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1545636
Questão 997: Instituto Consulplan - Prof (Pref Formiga)/Pref Formiga/História/2020
Assunto: Colonização e Configuração Territorial da América Portuguesa
Podemos dividir a história do Brasil colonial em três períodos muito desiguais em termos cronológicos: o
primeiro vai da chegada de Cabral à instalação do governo geral, em 1549; o segundo se refere a um
longo lapso de tempo entre a instalação do governo geral e as últimas décadas do século XVIII; o
terceiro vai dessa época à Independência, em 1822. Sobre os três períodos, assinale a afirmativa correta.
 a) O primeiro período se caracteriza pelo reconhecimento e posse da nova terra e um farto comércio.
Com a criação do governo geral inicia-se a montagem da colonização que irá se consolidar ao longo de
mais de dois séculos, com marchas e contramarchas. As últimas décadas do século XVIII são uma
referência para indicar um conjunto de transformações na ordem mundial e nas colônias, que dão origem
à crise do sistema colonial e aos movimentos pela Independência.
 b) O primeiro período se caracteriza pelo reconhecimento e posse da nova terra e um escasso
comércio. Com a criação do governo geral inicia-se a montagem da colonização que irá se consolidar ao
longo de mais de dois séculos, com marchas e contramarchas. As últimas décadas do século XVIII são
uma referência para indicar um conjunto de transformações na ordem mundial e nas colônias, que dão
origem à crise do sistema colonial e aos movimentos pela Independência.
 c) O primeiro período se caracteriza pelo reconhecimento e posse da nova terra e um escasso
comércio. Com a criação do governo geral inicia-se a montagem da colonização que irá se debilitar ao
longo de mais de dois séculos, com marchas e contramarchas. As últimas décadas do século XVIII são
uma referência para indicar um conjunto de transformações na ordem mundial e nas colônias, que dão
origem à crise do sistema colonial e aos movimentos pela Independência.
 d) O primeiro período se caracteriza pelo reconhecimento e posse da nova terra e um escasso
comércio. Com a criação do governo geral inicia-se a montagem da colonização que irá se consolidar ao
longo de mais de dois séculos, com marchas e contramarchas. As últimas décadas do século XVIII são
uma referência para indicar um conjunto de transformações na ordem mundial e nas colônias, que dão
origem à formação do sistema colonial e aos movimentos pela Independência.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1545635
Questão 998: Instituto Consulplan - Prof (Rosário L)/Pref Rosário da L/II/História/2022
Assunto: Artes, Cultura e Sociedade Coloniais
Os do Conselho Geral do Santo Ofício, contra a herética gravidade e apostasia nestes reinos e senhorios
de Portugal etc. Fazemos saber a quantos a presente virem, que pela boa informação que temos da
geração, vida, e costumes de Antônio Martins de Araújo, escultor, solteiro, filho de João Martins de
Ramilde, natural da Freguesia de São Miguel, couto de Santo [Gireo], Comarca da Maia, Bispado do
Porto, e morador na cidade (de) Mariana. E confiando dele que fará com toda a diligência, consideração,
verdade e segredo tudo o que por nós lhe for mandado e pelos inquisidores cometido. Havemos por bem
de (o) criar e fazer Familiar do Santo Ofício da Inquisição desta cidade de Lisboa, para que daqui em
diante sirva o tal cargo, assim como o servem os mais Familiares da dita Inquisição (...).
 
(Registro de uma carta de Familiar do Santo Ofício, passada a Antônio
Martins de Araújo. (Em) 1770 se registrou. AHCMM. Códice 660, f. 300,
300v.)
 
Tendo em vista o documento anterior, o qual se refere a indicação de um morador da cidade de Mariana,
Antônio Martins, para integrar o quadro de Familiares do Santo Ofício em Minas Gerais, NÃO relaciona a
atuação dos Familiares do Tribunal do Santo Ofício à prática do “pecado nefando” – sodomia – na
colônia:
 a) Os pecadores poderiam ser degredados.
 b) A inquisição foi mais severa em Portugal e Espanha do que no Brasil.
 c) Os familiares do Santo Ofício eram implacáveis e a eles não escapou nenhum caso de sodomia.
 d) Muitas pessoas delatavam os sodomitas, tendo em vista as recompensas que poderiam receber.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2229142
Questão 999: Instituto Consulplan - Ag (AMTT Ji-Paraná)/AMTT Ji-Paraná/Trânsito/2020
Assunto: Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
“Mergulhadores alemães encontram equipamento nazista perdido no fundo do mar Báltico. Enquanto
buscavam redes de pesca, que ameaçam a vida marinha, mergulhadores se depararam com máquina
codificadora Enigma, usada pelos militares nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.”
 
(Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/12/03/ mergulhadores-alemaes-encontram-equipamento-
nazista-perdido-nofundo- do-maquina-mar-baltico.ghtml.)
 
Em relação à Segunda Guerra Mundial, analise as afirmativas a seguir.
 
I. No período de 1939 a 1945, várias nações, dentre elas o Brasil, participaram em operações
militares resultando na morte de, aproximadamente, 45 milhões de pessoas.
 
II. O expansionismo da Alemanha nazista foi a causa direta da Segunda Guerra Mundial.
 
III. Os canadenses tiveram um expressivo aumento econômico ocasionando o aumento de
indústrias de metais pesados.
 
IV. O líder da Alemanha nazista promoveu uma verdadeira campanha de apreço e amparo aos
judeus, social- -democratas e comunistas.
 
Está correto o que se afirma apenas em
 a) III.
 b) I, II e III.
 c) I, II e IV.
 d) II, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor nosite. www.tecconcursos.com.br/questoes/1701293
Questão 1000: Instituto Consulplan - Prof (Rosário L)/Pref Rosário da L/II/História/2022
Assunto: Questão da Escravidão
“Diante da violência do sistema escravista, muitas vezes, os cativos tentavam fugir e se embrenhavam no
mato para formar um sistema de resistência. Em algumas situações, essa resistência gerava um
povoamento de escravos fugidos, formando sistemas autossustentáveis.” A descrição anterior se refere a:
 a) Quilombos.
 b) Minas de ouro.
 c) Tribos indígenas.
 d) Colônias canavieiras.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2229143
Gabarito
801) B 802) C 803) D 804) B 805) C 806) A 807) B
808) C 809) C 810) C 811) D 812) D 813) D 814) B
815) C 816) C 817) A 818) A 819) D 820) A 821) C
822) B 823) B 824) C 825) C 826) A 827) A 828) D
829) C 830) E 831) A 832) C 833) A 834) A 835) A
836) C 837) D 838) D 839) A 840) C 841) C 842) D
843) A 844) A 845) C 846) B 847) A 848) B 849) C
850) A 851) D 852) B 853) B 854) C 855) A 856) A
857) C 858) C 859) D 860) B 861) D 862) B 863) A
864) D 865) C 866) B 867) D 868) B 869) B 870) D
871) C 872) D 873) B 874) D 875) A 876) C 877) B
878) C 879) C 880) D 881) A 882) B 883) B 884) A
885) A 886) D 887) B 888) C 889) B 890) B 891) D
892) C 893) B 894) D 895) A 896) B 897) C 898) A
899) D 900) A 901) B 902) B 903) C 904) D 905) D
906) D 907) C 908) B 909) D 910) D 911) A 912) D
913) C 914) A 915) A 916) D 917) A 918) B 919) B
920) B 921) C 922) C 923) D 924) A 925) B 926) D
927) C 928) A 929) D 930) D 931) B 932) D 933) C
934) E 935) C 936) C 937) A 938) A 939) C 940) B
941) C 942) B 943) C 944) D 945) A 946) C 947) D
948) A 949) B 950) A 951) B 952) B 953) C 954) C
955) B 956) B 957) C 958) C 959) B 960) B 961) D
962) A 963) D 964) A 965) A 966) B 967) A 968) C
969) A 970) A 971) C 972) D 973) A 974) C 975) C
976) A 977) B 978) C 979) A 980) D 981) C 982) D
983) D 984) B 985) C 986) A 987) D 988) D 989) D
990) C 991) B 992) D 993) D 994) A 995) D 996) C
997) B 998) C 999) B 1000) A

Mais conteúdos dessa disciplina