Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Desafio 2
	No sistema tegumentar deve-se verificar as mudanças na integridade da pele, as lesões sugestivas de doenças infectocontagiosas, motivar a prevenção de infecções cruzadas e verificar o grau de hidratação, nutricional e as formas de higiene da pele. Logo, é necessário utilizar os seguintes materiais para avaliação: lugar iluminado e luvas (WEISS; MINUZZI, 2018).
	É importante preparar a paciente explicando o procedimento e descobrindo a parte do corpo que vai ser verificado, observando as condições da pele e a presença de calor, rubor, edema, lesão, prurido e odor. Verificar se possui algum tipo de corpo estranho. É importante fazer a investigação com a paciente e sua história pregressa de lesões, analisando a probabilidade de um tratamento tópico no hospital ou fazer orientação para a paciente e encaminhar a mesmo se for o caso de anormalidade para uma avaliação médica (WEISS; MINUZZI, 2018).
Figura 1: Avaliação Tegumentar
Fonte: Wong (2014).
Para uma avaliação osteomuscular, é necessário colher os dados subjetivos como: Idade e sexo; História de traumas; Patologias; Medicamentos em uso; Histórico familiar; Dor; Distúrbios sistêmicos; Profissão; Hábitos alimentares; Rigidez articular; Funcionalidade. Logo, após, é importante colher também os dados objetivos, como: Inspeção estática; Inspeção dinâmica – Amplitude dos movimentos; Palpação; Medidas de comprimento e circunferência dos membros; Avaliação de força muscular; Avaliação da marcha; Avaliação de sensibilidade; Sempre compare os lados bilateralmente a cada achado (NOGUEIRA, 2010).
Na inspeção, é realizada a comparação das articulações, como a cor da pele, contorno da articulação e a mobilidade articular. Logo, existem dois tipos de inspiração, a estática, quando é verificada a relação harmoniosa e global entre os segmentos corporais na marcha, ao sentar, deixar, levantar e à postura do corpo. E a dinâmica, que faz uma avaliação da amplitude de movimento de cada uma das articulações ou de um grupo delas na dor do músculo esquelético e funcionais no desenvolvimento de atividades (NOGUEIRA, 2010).
REFERÊNCIAS 
NOGUEIRA, Paula Cristina. Avaliação do Sistema músculo esquelético no adulto e no idoso. 2010.
WEISS, Elfy Margrit Göhring. MINUZZI, Ana Paula. Avaliação Tegumentar. Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. 
WONG, D.L. Enfermagem pediátrica. 9ª. Edição. Editora Elsevier. Rio de Janeiro, 2014.

Mais conteúdos dessa disciplina