Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - Contexto Histórico-Filosófico da Educação

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na metade do século XX, dois movimentos foram importantes por levantarem questões críticas à sociedade e à educação de modo geral: a Escola de Frankfurt, no âmbito da academia e suas críticas sociais, e a Teologia da Libertação, como um movimento teológico religioso com suas críticas às interpretações bíblicas e práticas sociais.
Sobre esses movimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Escola de Frankfurt possuía forte influência marxista, mas não se resumia aos dogmatismos e ao marxismo tradicional do século XIX, atuou como crítica tanto das ideologias do capitalismo e liberalismo internacional como do socialismo soviético.
( ) Na primeira leva de integrantes da Escola de Frankfurt estavam Jürgen Habermas, Franz Neumann, Albrecht Wellmer e na segunda geração participou Immanuel Kant, Hegel, Karl Marx, Sigmund Freud, Max Weber e George Lukács.
( ) A Teologia da Libertação priorizava o trabalho aos pobres e desvalidos e defendia toda uma reinterpretação analítica e antropológica da fé cristã, ou seja, a viabilidade prática dos princípios e valores cristãos.
( ) O movimento da Teologia da Libertação foi aprovado nos pontificados de João Paulo II e Bento XVI, porém recentemente recebeu reprovação do Papa Francisco.
a) V - V - F - F.
b) F - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - F - V - F.

Existem várias maneiras de conceber a educação com os múltiplos campos e abordagens da filosofia. A filosofia da educação pode ser entendida, em uma de suas concepções, não como uma disciplina acadêmica, mas como uma teoria educacional normativa que unifica a pedagogia, o currículo, a teoria da aprendizagem e o propósito da educação e se baseia em pressupostos metafísicos, epistemológicos e axiológicos específicos.
Sobre a abordagem educacional perenialista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Como os detalhes dos fatos mudam constantemente, eles não podem ser os mais importantes, portanto, deve-se ensinar princípios, não fatos; e como as pessoas são humanas, deve-se ensinar primeiro sobre os seres humanos, não sobre máquinas ou técnicas.
II- Os perenialistas acreditam que se deve ensinar as coisas que se considera de eterna importância para todas as pessoas em todos os lugares.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Severino (1990) descreve que o campo da filosofia, ainda na Grécia Clássica, apresentava forte preocupação e intenção pedagógica e com a formação do ser humano. No entanto, chegamos aos dias atuais e nos deparamos com o fato de que as áreas da educação, da filosofia, da história, da sociologia e das demais disciplinas reflexivas encontram-se desprestigiadas e são anunciadas como campos menores do saber.
Sobre esse pensamento de Severino, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Parece ser a primeira vez que uma forte tendência da filosofia se considera desvinculada de qualquer preocupação de natureza pedagógica, vendo-se tão somente como um exercício puramente lógico.
b) No contexto do neopositivismo, qualquer critério do agir humano só pode ser ético e político, nunca mais técnico, fica assim completa a unidade do saber.
c) Há uma tendência na filosofia que se desprendeu de suas próprias raízes, que se encontravam no positivismo, transformando-se numa concepção abrangente, o neopositivismo, que passa a considerar a filosofia como tarefa subsidiária da ciência.
d) O campo da filosofia da educação pode contribuir na identificação e solução profunda de contextos e realidades, em especial, a educação precisa estar comprometida com a finalidade de atribuir sentido à existência cultural da sociedade histórica.

O processo de implantação das ideias iluministas, modernas, laicas e racionais não se deu de forma pacífica e de aceitação unânime, e formas de resistência podem ser registradas tanto em países católicos como em países protestantes. Entre as resistências e os impasses ao processo do laicismo, o romantismo e o niilismo foram marcas importantes no pensamento ocidental entre o século XVIII e XIX.
Sobre essas resistências a laicização no pensamento ocidental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Entre a resistência pode-se citar, no contexto católico, Dom Bosco e sua rede salesiana de ensino.
( ) O romantismo infla de valor o sentimento, os instintos, o desejo, entre outras dimensões humanas que tinham sido relegadas pela razão.
( ) O processo de secularização da sociedade enfrentou uma resistência que retoma o valor moral, tradicional e sagrado, supervalorizando os aspectos de fé e religiosos do humano. Essa resistência à secularização é chamada de niilismo.
A V - F - V.
B V - V - F.
C F - F - V.
D F - V - F.

O modelo de educação escolar tradicional vem sendo criticado nos últimos 30 anos por diversos intelectuais, das mais distintas correntes teóricas. Uma espécie de mal-estar docente invade as salas de aula pelo país. Em grande parte, devido às distintas formas de ensinar em um mundo em que a velocidade de informação é maior que as atualizações curriculares.
Sobre o pensamento de Michel Foucault e suas contribuições analíticas, analise as sentenças a seguir:
I- Para eles a escola era um local em que os professores propagavam as ideias que mantinham o Estado como um agente da classe burguesa, ao inculcar ideias de submissão dos seres humanos.
II- Na obra de Foucault, encontra-se uma forte crítica aos processos de modernização da sociedade, bem como as estruturas dos governos que procuravam racionalizar de forma esmagadora os indivíduos.
III- Pesquisou a história do ensino, do saber, a epistemologia das palavras, a história da loucura, os espaços de manicômios, asilos, hospitais, a arquitetura de prisões, e as apresenta como instituições disciplinares das condutas e dos comportamentos sociais.
IV- Para o filósofo Michael Foucault, a escola era um local, assim como os quartéis, que visavam à construção de corpos dóceis, com a função de internalizar a disciplina como uma expressão cotidiana dos homens e das mulheres quando adultos.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B Somente a sentença IV está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

Por Educação Realista compreende-se um período da 'história educativa' do mundo ocidental. Mais notadamente, no século XVII, as utopias dos renascentistas são substituídas pelo realismo dos pedagogos seiscentistas.
Sobre a Educação Realista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) João Amós Comenius pode ser considerado um pedagogo realista.
( ) Fenelon pode ser considerado um educador realista.
( ) Jean Piaget pode ser considerado um educador realista.
( ) Maria Montessori pode ser considerada uma educadora realista.
A F - F - V - F.
B V - F - V - V.
C V - V - F - F.
D F - V - F - V.

As filosofias educacionais estão sempre presentes como pano de fundo da prática docente. Muitas vezes, o docente não possui muita clareza sobre as suas próprias crenças e sua visão a respeito do mundo e da natureza humana.
Sobre o Essencialismo, assinale a alternativa CORRETA:
A Para os essencialistas, o currículo concentra-se na experiência dos alunos e na ação social em problemas reais, como a violência, a fome, o terrorismo internacional, a inflação e a desigualdade.
B Os essencialistas acreditam que não há núcleos comuns de conhecimento, por isso o que é mediado aos alunos é feito de forma difusa e cooperativa.
C O essencialismo é uma filosofia que enfatiza o tratamento de questões sociais e uma busca para criar uma sociedade melhor e uma democracia mundial, e reconhece que a educação é o meio de preparar as pessoas para criar essa nova ordem social.
D As escolas não devem tentar definir ou influenciar as políticas. Aos alunos devem ser ensinado o trabalho, o respeito pela autoridade e a disciplina e os professores devem ajudar os alunos a manter seus instintos não produtivos sob controle.

Há uma série de problemas e tarefas filosóficas básicas que ocuparam os filósofos da educação ao longo da história. A variedade de respostas contextualizadas em suas vertentes culturais e de suas demandas sociais possibilitaram uma variedade de ramificações nas escolas de pensamento.
Fazendo um recorte ao pensamento pedagógico contemporâneo, analise as sentenças a seguir:
( ) Édouard Claparède - Escola Nova; Janusz Korczak - Fenomenológico-Existencial; Carl Rogers - Humanista; Pierre Bordieu - Pensamento Crítico.
( ) Celéstian Freinet - Humanista; Henry Giroux - Pensamento Crítico; Martin Buber - Fenomenológico-Existencial; Jean Piaget - Escola Nova.
( ) Pierre Bordieu - Escola Nova; Janusz Korczak - Estruturalismo; Carl Rogers - Pensamento Crítico; Édouard Claparède - Humanista.
( ) Maria Montessori - Pensamento Crítico; Georges Gusdorf - Humanista; Michel Lobrot - Fenomenológico-Existencial; Christian Baudelot - Escola Nova.
a) V - V - F - F.
b) V - F - F - F.
c) F - V - V - V.
d) F - F - V - V.

Com relação ao contexto histórico entre os séculos XIII e XIX, pode-se afirmar que a Revolução Industrial foi marcada pela produção capitalista, que introduziu a máquina a vapor, a modernização dos métodos de produção, desintegrou costumes e introduziu novas formas de organização da vida social.
Sobre a transformação da Revolução Industrial e o contexto educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras F para as falsas:
( ) A formação necessária à preparação do trabalhador da indústria solicitava a realização em escola técnica, na qual o aluno aprende as rotinas industriais, até ser capaz de atuar como técnico qualificado para determinada função.
( ) O crescimento demográfico das cidades sem a devida infraestrutura básica favoreceu a formação de cortiços e favelas, o aumento das condições degradantes de vida, da prostituição, suicídio, alcoolismo, violência e epidemias.
( ) As manifestações de revolta dos trabalhadores foram da destruição das máquinas, sabotagem, explosão de algumas oficinas, formação de sindicatos, produziram jornais e literatura, exercendo a crítica à sociedade capitalista.
( ) Com o incremento da produção industrial de vários objetos fabricados, o aprendizado para o ingresso em uma indústria passa a ser realizado em corporações, nas quais aprendizes aprendiam com mestres mais antigos no ofício, até que se especializavam e, deixando de ser aprendizes, se tornavam oficiais e, posteriormente, mestres.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - F.

Dentre as abordagens filosóficas educacionais, prevalecem o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Essas filosofias educacionais fornecem elementos essenciais do que se deve ensinar e são fundamentais no que diz respeito aos componentes curriculares escolares.
Sobre o Perenialismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O objetivo da educação é garantir que os alunos adquiram compreensão sobre as grandes ideias da civilização ocidental.
( ) A aprendizagem está enraizada nas questões dos alunos que surgem ao experimentar o mundo, é ativa, não passiva, e o aluno é um solucionador de problemas e pensador que faz sentido através de sua experiência individual.
( ) O cultivo do intelecto é a mais alta prioridade de uma educação que vale a pena, o currículo exigente centra-se na obtenção de alfabetização cultural, enfatizando o crescimento dos alunos em disciplinas duradouras.
( ) A filosofia da educação perenialista foi estabelecida na América desde meados dos anos de 1920 até meados dos anos 1950, e John Dewey foi seu principal proponente.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - F.
d) F - V - F - V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na metade do século XX, dois movimentos foram importantes por levantarem questões críticas à sociedade e à educação de modo geral: a Escola de Frankfurt, no âmbito da academia e suas críticas sociais, e a Teologia da Libertação, como um movimento teológico religioso com suas críticas às interpretações bíblicas e práticas sociais.
Sobre esses movimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Escola de Frankfurt possuía forte influência marxista, mas não se resumia aos dogmatismos e ao marxismo tradicional do século XIX, atuou como crítica tanto das ideologias do capitalismo e liberalismo internacional como do socialismo soviético.
( ) Na primeira leva de integrantes da Escola de Frankfurt estavam Jürgen Habermas, Franz Neumann, Albrecht Wellmer e na segunda geração participou Immanuel Kant, Hegel, Karl Marx, Sigmund Freud, Max Weber e George Lukács.
( ) A Teologia da Libertação priorizava o trabalho aos pobres e desvalidos e defendia toda uma reinterpretação analítica e antropológica da fé cristã, ou seja, a viabilidade prática dos princípios e valores cristãos.
( ) O movimento da Teologia da Libertação foi aprovado nos pontificados de João Paulo II e Bento XVI, porém recentemente recebeu reprovação do Papa Francisco.
a) V - V - F - F.
b) F - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - F - V - F.

Existem várias maneiras de conceber a educação com os múltiplos campos e abordagens da filosofia. A filosofia da educação pode ser entendida, em uma de suas concepções, não como uma disciplina acadêmica, mas como uma teoria educacional normativa que unifica a pedagogia, o currículo, a teoria da aprendizagem e o propósito da educação e se baseia em pressupostos metafísicos, epistemológicos e axiológicos específicos.
Sobre a abordagem educacional perenialista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Como os detalhes dos fatos mudam constantemente, eles não podem ser os mais importantes, portanto, deve-se ensinar princípios, não fatos; e como as pessoas são humanas, deve-se ensinar primeiro sobre os seres humanos, não sobre máquinas ou técnicas.
II- Os perenialistas acreditam que se deve ensinar as coisas que se considera de eterna importância para todas as pessoas em todos os lugares.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Severino (1990) descreve que o campo da filosofia, ainda na Grécia Clássica, apresentava forte preocupação e intenção pedagógica e com a formação do ser humano. No entanto, chegamos aos dias atuais e nos deparamos com o fato de que as áreas da educação, da filosofia, da história, da sociologia e das demais disciplinas reflexivas encontram-se desprestigiadas e são anunciadas como campos menores do saber.
Sobre esse pensamento de Severino, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Parece ser a primeira vez que uma forte tendência da filosofia se considera desvinculada de qualquer preocupação de natureza pedagógica, vendo-se tão somente como um exercício puramente lógico.
b) No contexto do neopositivismo, qualquer critério do agir humano só pode ser ético e político, nunca mais técnico, fica assim completa a unidade do saber.
c) Há uma tendência na filosofia que se desprendeu de suas próprias raízes, que se encontravam no positivismo, transformando-se numa concepção abrangente, o neopositivismo, que passa a considerar a filosofia como tarefa subsidiária da ciência.
d) O campo da filosofia da educação pode contribuir na identificação e solução profunda de contextos e realidades, em especial, a educação precisa estar comprometida com a finalidade de atribuir sentido à existência cultural da sociedade histórica.

O processo de implantação das ideias iluministas, modernas, laicas e racionais não se deu de forma pacífica e de aceitação unânime, e formas de resistência podem ser registradas tanto em países católicos como em países protestantes. Entre as resistências e os impasses ao processo do laicismo, o romantismo e o niilismo foram marcas importantes no pensamento ocidental entre o século XVIII e XIX.
Sobre essas resistências a laicização no pensamento ocidental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Entre a resistência pode-se citar, no contexto católico, Dom Bosco e sua rede salesiana de ensino.
( ) O romantismo infla de valor o sentimento, os instintos, o desejo, entre outras dimensões humanas que tinham sido relegadas pela razão.
( ) O processo de secularização da sociedade enfrentou uma resistência que retoma o valor moral, tradicional e sagrado, supervalorizando os aspectos de fé e religiosos do humano. Essa resistência à secularização é chamada de niilismo.
A V - F - V.
B V - V - F.
C F - F - V.
D F - V - F.

O modelo de educação escolar tradicional vem sendo criticado nos últimos 30 anos por diversos intelectuais, das mais distintas correntes teóricas. Uma espécie de mal-estar docente invade as salas de aula pelo país. Em grande parte, devido às distintas formas de ensinar em um mundo em que a velocidade de informação é maior que as atualizações curriculares.
Sobre o pensamento de Michel Foucault e suas contribuições analíticas, analise as sentenças a seguir:
I- Para eles a escola era um local em que os professores propagavam as ideias que mantinham o Estado como um agente da classe burguesa, ao inculcar ideias de submissão dos seres humanos.
II- Na obra de Foucault, encontra-se uma forte crítica aos processos de modernização da sociedade, bem como as estruturas dos governos que procuravam racionalizar de forma esmagadora os indivíduos.
III- Pesquisou a história do ensino, do saber, a epistemologia das palavras, a história da loucura, os espaços de manicômios, asilos, hospitais, a arquitetura de prisões, e as apresenta como instituições disciplinares das condutas e dos comportamentos sociais.
IV- Para o filósofo Michael Foucault, a escola era um local, assim como os quartéis, que visavam à construção de corpos dóceis, com a função de internalizar a disciplina como uma expressão cotidiana dos homens e das mulheres quando adultos.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B Somente a sentença IV está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

Por Educação Realista compreende-se um período da 'história educativa' do mundo ocidental. Mais notadamente, no século XVII, as utopias dos renascentistas são substituídas pelo realismo dos pedagogos seiscentistas.
Sobre a Educação Realista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) João Amós Comenius pode ser considerado um pedagogo realista.
( ) Fenelon pode ser considerado um educador realista.
( ) Jean Piaget pode ser considerado um educador realista.
( ) Maria Montessori pode ser considerada uma educadora realista.
A F - F - V - F.
B V - F - V - V.
C V - V - F - F.
D F - V - F - V.

As filosofias educacionais estão sempre presentes como pano de fundo da prática docente. Muitas vezes, o docente não possui muita clareza sobre as suas próprias crenças e sua visão a respeito do mundo e da natureza humana.
Sobre o Essencialismo, assinale a alternativa CORRETA:
A Para os essencialistas, o currículo concentra-se na experiência dos alunos e na ação social em problemas reais, como a violência, a fome, o terrorismo internacional, a inflação e a desigualdade.
B Os essencialistas acreditam que não há núcleos comuns de conhecimento, por isso o que é mediado aos alunos é feito de forma difusa e cooperativa.
C O essencialismo é uma filosofia que enfatiza o tratamento de questões sociais e uma busca para criar uma sociedade melhor e uma democracia mundial, e reconhece que a educação é o meio de preparar as pessoas para criar essa nova ordem social.
D As escolas não devem tentar definir ou influenciar as políticas. Aos alunos devem ser ensinado o trabalho, o respeito pela autoridade e a disciplina e os professores devem ajudar os alunos a manter seus instintos não produtivos sob controle.

Há uma série de problemas e tarefas filosóficas básicas que ocuparam os filósofos da educação ao longo da história. A variedade de respostas contextualizadas em suas vertentes culturais e de suas demandas sociais possibilitaram uma variedade de ramificações nas escolas de pensamento.
Fazendo um recorte ao pensamento pedagógico contemporâneo, analise as sentenças a seguir:
( ) Édouard Claparède - Escola Nova; Janusz Korczak - Fenomenológico-Existencial; Carl Rogers - Humanista; Pierre Bordieu - Pensamento Crítico.
( ) Celéstian Freinet - Humanista; Henry Giroux - Pensamento Crítico; Martin Buber - Fenomenológico-Existencial; Jean Piaget - Escola Nova.
( ) Pierre Bordieu - Escola Nova; Janusz Korczak - Estruturalismo; Carl Rogers - Pensamento Crítico; Édouard Claparède - Humanista.
( ) Maria Montessori - Pensamento Crítico; Georges Gusdorf - Humanista; Michel Lobrot - Fenomenológico-Existencial; Christian Baudelot - Escola Nova.
a) V - V - F - F.
b) V - F - F - F.
c) F - V - V - V.
d) F - F - V - V.

Com relação ao contexto histórico entre os séculos XIII e XIX, pode-se afirmar que a Revolução Industrial foi marcada pela produção capitalista, que introduziu a máquina a vapor, a modernização dos métodos de produção, desintegrou costumes e introduziu novas formas de organização da vida social.
Sobre a transformação da Revolução Industrial e o contexto educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras F para as falsas:
( ) A formação necessária à preparação do trabalhador da indústria solicitava a realização em escola técnica, na qual o aluno aprende as rotinas industriais, até ser capaz de atuar como técnico qualificado para determinada função.
( ) O crescimento demográfico das cidades sem a devida infraestrutura básica favoreceu a formação de cortiços e favelas, o aumento das condições degradantes de vida, da prostituição, suicídio, alcoolismo, violência e epidemias.
( ) As manifestações de revolta dos trabalhadores foram da destruição das máquinas, sabotagem, explosão de algumas oficinas, formação de sindicatos, produziram jornais e literatura, exercendo a crítica à sociedade capitalista.
( ) Com o incremento da produção industrial de vários objetos fabricados, o aprendizado para o ingresso em uma indústria passa a ser realizado em corporações, nas quais aprendizes aprendiam com mestres mais antigos no ofício, até que se especializavam e, deixando de ser aprendizes, se tornavam oficiais e, posteriormente, mestres.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - F.

Dentre as abordagens filosóficas educacionais, prevalecem o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Essas filosofias educacionais fornecem elementos essenciais do que se deve ensinar e são fundamentais no que diz respeito aos componentes curriculares escolares.
Sobre o Perenialismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O objetivo da educação é garantir que os alunos adquiram compreensão sobre as grandes ideias da civilização ocidental.
( ) A aprendizagem está enraizada nas questões dos alunos que surgem ao experimentar o mundo, é ativa, não passiva, e o aluno é um solucionador de problemas e pensador que faz sentido através de sua experiência individual.
( ) O cultivo do intelecto é a mais alta prioridade de uma educação que vale a pena, o currículo exigente centra-se na obtenção de alfabetização cultural, enfatizando o crescimento dos alunos em disciplinas duradouras.
( ) A filosofia da educação perenialista foi estabelecida na América desde meados dos anos de 1920 até meados dos anos 1950, e John Dewey foi seu principal proponente.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - F.
d) F - V - F - V.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:668357)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 32028601
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
Na metade do século XX, dois movimentos foram importantes por levantarem questões críticas 
à sociedade e à educação de modo geral: a Escola de Frankfurt, no âmbito da academia e suas críticas 
sociais, e a Teologia da Libertação, como um movimento teológico religioso com suas críticas às 
interpretações bíblicas e práticas sociais. Sobre esses movimentos, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Escola de Frankfurt possuía forte influência marxista, mas não se resumia aos dogmatismos e 
ao marxismo tradicional do século XIX, atuou como crítica tanto das ideologias do capitalismo e 
liberalismo internacional como do socialismo soviético.
( ) Na primeira leva de integrantes da Escola de Frankfurt estavam Jürgen Habermas, Franz 
Neumann, Albrecht Wellmer e na segunda geração participou Immanuel Kant, Hegel, Karl Marx, 
Sigmund Freud, Max Weber e George Lukács.
( ) A Teologia da Libertação priorizava o trabalho aos pobres e desvalidos e defendia toda uma 
reinterpretação analítica e antropológica da fé cristã, ou seja, a viabilidade prática dos princípios e 
valores cristãos.
( ) O movimento da Teologia da Libertação foi aprovado nos pontificados de João Paulo II e Bento 
XVI, porém recentemente recebeu reprovação do Papa Francisco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B V - F - V - F.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.
Existem várias maneiras de conceber a educação com os múltiplos campos e abordagens da 
filosofia. A filosofia da educação pode ser entendida, em uma de suas concepções, não como uma 
disciplina acadêmica, mas como uma teoria educacional normativa que unifica a pedagogia, o 
currículo, a teoria da aprendizagem e o propósito da educação e se baseia em pressupostos 
metafísicos, epistemológicos e axiológicos específicos. Essas teorias também são chamadas de 
filosofias educacionais. Entre as diversas abordagens filosóficas educacionais, podemos destacar o 
Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Sobre a abordagem 
educacional perenialista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Como os detalhes dos fatos mudam constantemente, eles não podem ser os mais importantes, 
portanto, deve-se ensinar princípios, não fatos; e como as pessoas são humanas, deve-se ensinar 
primeiro sobre os seres humanos, não sobre máquinas ou técnicas.
PORQUE
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
II- Os perenialistas acreditam que se deve ensinar as coisas que se considera de eterna importância 
para todas as pessoas em todos os lugares.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da
primeira.
B A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da
primeira.
Severino (1990) descreve que o campo da filosofia, ainda na Grécia Clássica, apresentava forte 
preocupação e intenção pedagógica e com a formação do ser humano. No entanto, chegamos aos dias 
atuais e nos deparamos com o fato de que as áreas da educação, da filosofia, da história, da sociologia 
e das demais disciplinas reflexivas encontram-se desprestigiadas e são anunciadas como campos 
menores do saber. Sobre esse pensamento de Severino, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: SEVERINO, A. J. As contribuições da filosofia para a educação. Em Aberto, Brasília. Ano 
9, n. 45, jan/mar,1990. p. 18-25.
A
Parece ser a primeira vez que uma forte tendência da filosofia se considera desvinculada de
qualquer preocupação de natureza pedagógica, vendo-se tão somente como um exercício
puramente lógico.
B
O campo da filosofia da educação pode contribuir na identificação e solução profunda de
contextos e realidades, em especial, a educação precisa estar comprometida com a finalidade de
atribuir sentido à existência cultural da sociedade histórica.
C
Há uma tendência na filosofia que se desprendeu de suas próprias raízes, que se encontravam no
positivismo, transformando-se numa concepção abrangente, o neopositivismo, que passa a
considerar a filosofia como tarefa subsidiária da ciência.
D No contexto do neopositivismo, qualquer critério do agir humano só pode ser ético e político,
nunca mais técnico, fica assim completa a unidade do saber.
O processo de implantação das ideias iluministas, modernas, laicas e racionais não se deu de 
forma pacífica e de aceitação unânime, e formas de resistência podem ser registradas tanto em países 
católicos como em países protestantes. Entre as resistências e os impasses ao processo do laicismo, o 
romantismo e o niilismo foram marcas importantes no pensamento ocidental entre o século XVIII e 
XIX. Sobre essas resistências a laicização no pensamento ocidental, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Entre a resistência pode-se citar, no contexto católico, Dom Bosco e sua rede salesiana de 
ensino.
( ) O romantismo infla de valor o sentimento, os instintos, o desejo, entre outras dimensões 
humanas que tinham sido relegadas pela razão.
( ) O processo de secularização da sociedade enfrentou uma resistência que retoma o valor moral, 
tradicional e sagrado, supervalorizando os aspectos de fé e religiosos do humano. Essa resistência à 
secularização é chamada de niilismo.
3
4
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F.
B F - V - F.
C F - F - V.
D V - F - V.
O modelo de educação escolar tradicional vem sendo criticado nos últimos 30 anos por diversos 
intelectuais, das mais distintas correntes teóricas. Uma espécie de mal-estar docente invade as salas 
de aula pelo país. Em grande parte, devido às distintas formas de ensinar em um mundo em que a 
velocidade de informação é maior que as atualizações curriculares. Michel Foucault foi um dos 
intelectuais a diagnosticar este problema e oferecer uma análise contextualizada das raízes do que 
hoje enfrentamos. Sobre o pensamento desse autor e suas contribuições analíticas, analise as 
sentenças a seguir:
I- Para eles a escola era um local em que os professores propagavam as ideias que mantinham o 
Estado como um agente da classe burguesa, ao inculcar ideias de submissão dos seres humanos.
II- Na obra de Foucault, encontra-se uma forte crítica aos processos de modernização da sociedade, 
bem como as estruturas dos governos que procuravam racionalizar de forma esmagadora os 
indivíduos.
III- Pesquisou a história do ensino, do saber, a epistemologia das palavras, a história da loucura, os 
espaços de manicômios, asilos, hospitais, a arquitetura de prisões, e as apresenta como instituições 
disciplinares das condutas e dos comportamentos sociais.
IV- Para o filósofo Michael Foucault, a escola era um local, assim como os quartéis, que visavam à 
construção de corpos dóceis, com a função de internalizar a disciplina como uma expressão cotidiana 
dos homens e das mulheres quando adultos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B Somente a sentença IV está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
Por Educação Realista compreende-se um período da "história educativa" do mundo ocidental. 
Mais notadamente, no século XVII, as utopias dos renascentistas são substituídas pelo realismo dos 
pedagogos seiscentistas. Sobre a Educação Realista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas:
( ) João Amós Comenius pode ser considerado um pedagogo realista.
( ) Fenelon pode ser considerado um educador realista.
( ) Jean Piaget pode ser considerado um educador realista.
( ) Maria Montessori pode ser considerada umaeducadora realista.
5
6
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B V - F - V - V.
C V - V - F - F.
D F - F - V - F.
As filosofias educacionais estão sempre presentes como pano de fundo da prática docente. 
Muitas vezes, o docente não possui muita clareza sobre as suas próprias crenças e sua visão a respeito 
do mundo e da natureza humana. Contudo, este seu pano de fundo filosófico, tanto se estiver 
implícito ou explícito, enquadra e tendencia a sua prática docente no processo de ensino e 
aprendizagem. Por isso, a importância de se conhecer qual é a filosofia educacional que embasa a 
prática docente. Podemos pensar, por exemplo, no Essencialismo, como uma filosofia educacional 
bastante presente e revelada na prática de muitos docentes. Sobre o Essencialismo, assinale a 
alternativa CORRETA:
A
O essencialismo é uma filosofia que enfatiza o tratamento de questões sociais e uma busca para
criar uma sociedade melhor e uma democracia mundial, e reconhece que a educação é o meio de
preparar as pessoas para criar essa nova ordem social.
B
As escolas não devem tentar definir ou influenciar as políticas. Aos alunos devem ser ensinado o
trabalho, o respeito pela autoridade e a disciplina e os professores devem ajudar os alunos a
manter seus instintos não produtivos sob controle.
C
Para os essencialistas, o currículo concentra-se na experiência dos alunos e na ação social em
problemas reais, como a violência, a fome, o terrorismo internacional, a inflação e a
desigualdade.
D Os essencialistas acreditam que não há núcleos comuns de conhecimento, por isso o que é
mediado aos alunos é feito de forma difusa e cooperativa.
Há uma série de problemas e tarefas filosóficas básicas que ocuparam os filósofos da educação 
ao longo da história. A variedade de respostas contextualizadas em suas vertentes culturais e de suas 
demandas sociais possibilitaram uma variedade de ramificações nas escolas de pensamento. No 
pensamento pedagógico contemporâneo tivemos e temos uma diversidade de autores, vinculados as 
suas ramificações, que foram representativos em delimitar e ao mesmo tempo expandir suas respostas 
aos problemas e dilemas educacionais. Fazendo um recorte ao pensamento pedagógico 
contemporâneo, analise as sentenças a seguir:
( ) Édouard Claparède - Escola Nova; Janusz Korczak - Fenomenológico-Existencial; Carl Rogers - 
Humanista; Pierre Bordieu - Pensamento Crítico
( ) Celéstian Freinet - Humanista; Henry Giroux - Pensamento Crítico; Martin Buber - 
Fenomenológico-Existencial; Jean Piaget - Escola Nova.
( ) Pierre Bordieu - Escola Nova; Janusz Korczak - Estruturalismo; Carl Rogers - Pensamento 
Crítico; Édouard Claparède - Humanista. 
( ) Maria Montessori - Pensamento Crítico; Georges Gusdorf - Humanista; Michel Lobrot - 
Fenomenológico-Existencial; Christian Baudelot - Escola Nova.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
7
8
A V - V - F - F.
B V - F - F - F.
C F - V - V - V.
D F - F - V - V.
Com relação ao contexto histórico entre os séculos XIII e XIX, pode-se afirmar que a 
Revolução Industrial foi marcada pela produção capitalista, que introduziu a máquina a vapor, a 
modernização dos métodos de produção, desintegrou costumes e introduziu novas formas de 
organização da vida social. Por outro lado, ocorreu a transição da produção artesanal para a 
manufatureira e desta para a produção fabril, a migração do campo para a cidade, entre outras 
mudanças que tiveram efeito direto no contexto educacional. Sobre a transformação da Revolução 
Industrial e o contexto educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras F para as falsas:
( ) A formação necessária à preparação do trabalhador da indústria solicitava a realização em escola 
técnica, na qual o aluno aprende as rotinas industriais, até ser capaz de atuar como técnico qualificado 
para determinada função.
( ) O crescimento demográfico das cidades sem a devida infraestrutura básica favoreceu a formação 
de cortiços e favelas, o aumento das condições degradantes de vida, da prostituição, suicídio, 
alcoolismo, violência e epidemias.
( ) As manifestações de revolta dos trabalhadores foram da destruição das máquinas, sabotagem, 
explosão de algumas oficinas, formação de sindicatos, produziram jornais e literatura, exercendo a 
crítica à sociedade capitalista.
( ) Com o incremento da produção industrial de vários objetos fabricados, o aprendizado para o 
ingresso em uma indústria passa a ser realizado em corporações, nas quais aprendizes aprendiam com 
mestres mais antigos no ofício, até que se especializavam e, deixando de ser aprendizes, se tornavam 
oficiais e, posteriormente, mestres.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B V - V - V - F.
C F - F - V - V.
D V - F - V - F.
Dentre as abordagens filosóficas educacionais, prevalecem o Perenialismo, o Essencialismo, o 
Progressismo e o Reconstrucionismo. Essas filosofias educacionais fornecem elementos essenciais do 
que se deve ensinar e são fundamentais no que diz respeito aos componentes curriculares escolares. 
Sobre o Perenialismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O objetivo da educação é garantir que os alunos adquiram compreensão sobre as grandes ideias 
da civilização ocidental.
( ) A aprendizagem está enraizada nas questões dos alunos que surgem ao experimentar o mundo, é 
ativa, não passiva, e o aluno é um solucionador de problemas e pensador que faz sentido através de 
sua experiência individual.
( ) O cultivo do intelecto é a mais alta prioridade de uma educação que vale a pena, o currículo 
9
10
exigente centra-se na obtenção de alfabetização cultural, enfatizando o crescimento dos alunos em 
disciplinas duradouras.
( ) A filosofia da educação perenialista foi estabelecida na América desde meados dos anos de 1920 
até meados dos anos 1950, e John Dewey foi seu principal proponente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - V.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D V - F - F - V.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina