Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO6 Direito Administrativo para Advogado (AGERIO) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Mario Moreira, servidor concursado da União desde 2014, perdeu seu cargo por ato normativo motivado em razão do descumprimento do limite fixado em lei complementar com as despesas do pessoal ativo e inativo.
Mario então consultou seu advogado se terá direito a alguma indenização por parte da União, ao que o advogado respondeu corretamente que
a) sim, Mário receberá 8 meses de remuneração correspondentes aos 8 anos de serviço.
b) sim, Mário receberá integralmente sua remuneração por 1 ano e, no segundo ano, receberá 50% (cinquenta por cento) desta.
c) sim, Máro receberá 80% (oitenta por cento) da remuneração por 3 anos.
d) sim, Mário receberá 16 meses de remuneração correspondentes aos 8 anos de serviço.
e) Mário não terá direito a nenhuma indenização.

Suponha que o Estado do Amazonas pretenda reestruturar determinada Secretaria de Estado, extinguindo alguns órgãos que considera ineficientes e reaproveitando alguns servidores que neles atuam, além de extinguir os cargos que estejam vagos.
Considerando o que dispõe a Constituição Estadual, bem como Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado,
a) os cargos extinguem-se por força da vacância, desde que superior a 5 anos, não demandando edição de lei ou ato normativo, enquanto para extinção dos órgãos e reaproveitamento de pessoal é necessária a edição de decreto de organização administrativa, de competência privativa do Governador, vedada delegação.
b) todas as medidas pretendidas podem ser adotadas por ato do Chefe do Poder Executivo, mediante decreto, não sendo possível, contudo, reaproveitamento dos servidores em outros órgãos da Administração por caracterizar provimento derivado, cabendo aposentadoria compulsória com proventos proporcionais.
c) as medidas pretendidas estão sujeitas à reserva de lei, não podendo ser manejadas por decreto do Governador, o qual somente poderá regulamentar o aproveitamento dos servidores nos limites estabelecidos pela lei editada, observada a similaridade de atribuições e equivalência dos requisitos de escolaridade.
d) os cargos vagos poderão ser extintos por decreto do Governador, porém a extinção dos órgãos e dos cargos ocupados demandará edição de lei e os seus ocupantes, se estáveis, serão colocados em disponibilidade com proventos proporcionais ao seu tempo de serviço, acrescidos das vantagens incorporáveis à data da inativação e do salário-família.
e) a extinção de órgãos depende de lei específica, enquanto a extinção de cargos, ocupados ou vagos, pode ser feita por decreto do Governador, o qual poderá delegar ao Secretário a competência para disciplinar, por resolução, o reaproveitamento de pessoal em outros cargos da mesma Pasta.

Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Sobre a estabilidade de servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, analise as assertivas a seguir.
I - Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
II - Validada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
III- A perda do cargo público pode ocorrer mesmo quando houver sentença judicial transitando.
IV- É obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para fins de aquisição da estabilidade.
V - O servidor não poderá recorrer a ampla defesa quando cometer crime de improbidade administrativa.
a) II, IV e V, apenas.
b) I, Il e III, apenas.
c) I e lV, apenas.
d) IV e V, apenas.
e) I,II,IV e V.

Servidor público, perante a Administração Pública direta (União, Estados, DF e Municípios) e à Administração Pública indireta autárquica e fundacional (Autarquias e Fundações Públicas), sujeitos ao regime estatutário e são escolhidos através de concurso público. Possuindo ainda estabilidade, garantia constitucional de permanência no serviço público decorridos 3 (três) anos de estágio probatório e aprovação em avaliação especial de desempenho.
O servidor público, mencionado no período anterior ocupa:
a) Emprego público.
b) Cargo público.
c) Contrato público.
d) Função autônoma.

O regime jurídico de cargos públicos existente no contexto da atividade administrativa é disciplinado pela ordem jurídica com a seguinte particularidade:
a) Os cargos públicos, mesmo que criados por lei, poderão ser extintos por decreto do Poder Executivo quando estiverem vagos.
b) A efetividade e a vitaliciedade configuram garantias constitucionais de permanência do ocupante do cargo no serviço público, cuja aquisição somente ocorre depois de superado o estágio probatório.
c) As funções de direção, chefia e assessoramento somente serão desempenhadas por meio do exercício de cargos em comissão.
d) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo, mas a revisão geral anual de todos os vencimentos poderá ocorrer por meio de índices diferenciados por categoria profissional.
e) As vantagens pecuniárias percebidas por ocupante de cargo público serão computadas e acumuladas para fins de concessão de acréscimos posteriores.

A exigência de concurso público para contratação de servidores públicos, sabe-se, é norma constitucional, excepcionada, contudo, para
a) nomeação para cargos de confiança no âmbito da Administração Indireta, para suprir déficit transitório de empregos.
b) contratação de servidores por tempo determinado, os chamados temporários, conquanto não se destinem à prestação de atividades-fim do ente contratante.
c) nomeação de servidores temporários, ou seja, por prazo determinado, para ocupar cargos de direção indispensáveis ao exercício das atividades precípuas do ente público.
d) fundações integrantes da Administração Pública Indireta, porque sujeitas a regime celetista desprovido de estabilidade funcional.
e) cargos de confiança na organização administrativa da Administração Direta, porque destinados a aguardar o efetivo provimento por servidores efetivos, prestando-se a suprir as lacunas necessárias da estrutura funcional dos órgãos.

Fábio é pessoa com deficiência, exerce cargo público de professor em universidade pública estadual e pretende prestar concurso público para emprego público de professor em empresa pública federal, porém o edital não prevê percentual de vaga reservado para pessoas com deficiência. O prazo de validade desse concurso é de um ano, conforme previsto no edital.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.
Caso Fábio realize a prova do concurso público mencionado e seja aprovado, ele poderá, de forma legal, cumular as duas funções, desde que haja compatibilidade de horários.
Certo
Errado

Conforme a jurisprudência do STF, no âmbito dos concursos públicos, o Poder Judiciário pode
a) avaliar as respostas dadas por candidatos em questões.
b) reexaminar o conteúdo das questões e os critérios de correção utilizados.
c) avaliar as notas atribuídas às respostas.
d) substituir a banca examinadora em aspectos constantes do edital.
e) exercer juízo de compatibilidade do conteúdo das questões do concurso com o previsto no respectivo edital.

Com relação as regras constitucionais pertinentes aos servidores públicos, analise as frases abaixo e responda.
I. João é professor concursado. Tomou posse no cargo há exatos dois anos. Logo, João já é detentor de estabilidade, mas ainda não é detentor de vitaliciedade.
II. João é professor concursado. Tomou posse há exatos dois anos. Se candidatou a vereador no mesmo município onde é professor e sagrou-se vencedor. É possível exercer ambas as funções, se houver compatibilidade de horários, percebendo o pagamento por ambas as atividades.
III. João é professor concursado. Tomou posse há exatos cinco anos. Para perder o cargo, é preciso sentença judicial transitada em julgado.
IV. Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
a) II e IV.
b) II, III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) I e III.

Acerca dos agentes administrativos, julgue o item a seguir.
A admissão em regime de emprego público exige aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, com vínculo de natureza contratual, visto que se materializa por meio de contrato de trabalho.
Certo
Errado

Em observância aos princípios norteadores da Administração Pública, o constituinte determinou que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos.
De acordo com o regramento estabelecido pela Corte Constitucional no que concerne os concursos, assinale a alternativa correta,
a) É constitucional o provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.
b) A previsão editalícia é a única forma de sujeitar o candidato a cargo público à realização de exame psicotécnico que o habilite a concorrer ao cargo.
c) Observada a ordem de classificação, o candidato aprovado tem o direito à nomeação dentro do prazo de validade do concurso a despeito das vagas constantes do edital.
d) Sob qualquer forma de provimento, o funcionário tem direito a posse, uma vez feita a nomeação.
e) O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

O ingresso no setor público ocorre essencialmente por meio de concursos públicos. De acordo com os princípios constitucionais da Administração Pública, qual deles é o principal no sentido de oferecer as bases que justificam os concursos públicos?
a) Moralidade, pois segue-se o princípio ético da gestão pública e evita-se qualquer tipo de favorecimento.
b) Impessoalidade, na medida em que não há discriminação e se preconiza a igualdade entre os participantes.
c) Legalidade, ou seja, cabe ao gestor público seguir o que está estabelecido nas leis, contra personalismo e favorecimentos.
d) Publicidade, na medida em que se deve expor as demandas de pessoal de forma ampla, irrestrita e acessível aos cidadãos.
e) Eficiência, pois o concurso público é o instrumento que otimiza os resultados, maximizando os recursos públicos.

Considerando os balizamentos a serem observados para a proteção da liberdade religiosa e as características do Estado brasileiro, é correto afirmar que
Ana tem o direito público subjetivo de realizar a prova em outra data.
a) Ana tem o direito público subjetivo de realizar a prova em outra data.
b) Ana somente poderá fazer a prova em outra data caso haja anuência expressa de todos os outros candidatos.
c) a Administração Pública tem o dever de adiar as provas de todos os candidatos, de modo a não afrontar a isonomia, considerando a situação de Ana.
d) o caráter laico do Estado brasileiro impede que qualquer aspecto de ordem religiosa seja suscitado nas relações que venha a manter com Ana.
e) a alteração da data da prova de Ana deve ser decidida de forma motivada pela Administração Pública, considerando a razoabilidade, a igualdade entre os candidatos e a ausência de ônus desproporcional para esta última.

Caso seja aprovada no concurso:
a) Leopoldina terá que escolher qual concurso irá atuar, pois não é permitido pela Constituição Federal o acúmulo de funções públicas.
b) Leopoldina poderia atuar nas duas funções públicas se fossem elas de esferas diferentes.
c) Leopoldina poderá atuar nas duas funções, visto que é permitido o acúmulo de um cargo de professor com outro de técnico.
d) Leopoldina terá que escolher qual concurso irá atuar, pois não é permitido o acúmulo de dois cargos de professores.
e) Leopoldina poderá atuar nas duas funções, visto que é permitido o acúmulo de dois cargos de professores.

Determinado concurso público fixou seu prazo de validade em dois anos, havendo dez vagas para provimento na função de professor. Certo candidato foi aprovado, porém fora do número de vagas inicialmente divulgadas no edital, tendo obtido a 11ª colocação. Sabe-se que todos os aprovados dentro do número de vagas foram nomeados e o prazo de validade do certame só se esgotará em três meses.
O candidato aprovado na 11ª posição tem, em relação à sua nomeação:
a) Direito subjetivo.
b) Direito adquirido.
c) Direito potestativo.
d) Expectativa de direito.

A Constituição Federal, em seu artigo 37, estabelece expressamente que:
a) A lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão.
b) É garantido ao servidor público civil o direito à associação sindical desde que haja autorização da chefia imediata.
c) A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidades permanentes de interesse público.
d) O prazo de validade do concurso público será de até um ano, prorrogável uma vez, por igual período.
e) Não haverá prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente público que causem prejuízos ao erário.

Em determinado concurso público direcionado ao preenchimento de cargos de provimento efetivo no Estado Beta, o edital dispôs sobre (I) “cláusula de barreira”, de modo que apenas os candidatos mais bem classificados avancem para a fase seguinte; (II) a necessidade de aprovação em exame psicotécnico para habilitação ao cargo; e (III) a fixação de limite de idade para o acesso ao cargo.
Em relação às determinações acima, é correto afirmar que
a) apenas a determinação II precisaria estar prevista em lei.
b) apenas a determinação III precisaria estar prevista em lei.
c) apenas as determinações II e III precisariam estar previstas em lei.
d) todas podem ser previstas apenas no edital, sem prévia disciplina legal.
e) todas deveriam estar previstas em lei, sendo apenas reproduzidas no edital.

Um município deseja organizar concurso para premiar o melhor trabalho de engenharia aplicável a melhorias na área de saneamento público.
Nesse caso, nos termos da Lei geral de licitações, o edital deve ser publicado com antecedência mínima de quantos dias?
a) oitenta e cinco
b) setenta
c) sessenta
d) quarenta e cinco
e) trinta

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Mario Moreira, servidor concursado da União desde 2014, perdeu seu cargo por ato normativo motivado em razão do descumprimento do limite fixado em lei complementar com as despesas do pessoal ativo e inativo.
Mario então consultou seu advogado se terá direito a alguma indenização por parte da União, ao que o advogado respondeu corretamente que
a) sim, Mário receberá 8 meses de remuneração correspondentes aos 8 anos de serviço.
b) sim, Mário receberá integralmente sua remuneração por 1 ano e, no segundo ano, receberá 50% (cinquenta por cento) desta.
c) sim, Máro receberá 80% (oitenta por cento) da remuneração por 3 anos.
d) sim, Mário receberá 16 meses de remuneração correspondentes aos 8 anos de serviço.
e) Mário não terá direito a nenhuma indenização.

Suponha que o Estado do Amazonas pretenda reestruturar determinada Secretaria de Estado, extinguindo alguns órgãos que considera ineficientes e reaproveitando alguns servidores que neles atuam, além de extinguir os cargos que estejam vagos.
Considerando o que dispõe a Constituição Estadual, bem como Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado,
a) os cargos extinguem-se por força da vacância, desde que superior a 5 anos, não demandando edição de lei ou ato normativo, enquanto para extinção dos órgãos e reaproveitamento de pessoal é necessária a edição de decreto de organização administrativa, de competência privativa do Governador, vedada delegação.
b) todas as medidas pretendidas podem ser adotadas por ato do Chefe do Poder Executivo, mediante decreto, não sendo possível, contudo, reaproveitamento dos servidores em outros órgãos da Administração por caracterizar provimento derivado, cabendo aposentadoria compulsória com proventos proporcionais.
c) as medidas pretendidas estão sujeitas à reserva de lei, não podendo ser manejadas por decreto do Governador, o qual somente poderá regulamentar o aproveitamento dos servidores nos limites estabelecidos pela lei editada, observada a similaridade de atribuições e equivalência dos requisitos de escolaridade.
d) os cargos vagos poderão ser extintos por decreto do Governador, porém a extinção dos órgãos e dos cargos ocupados demandará edição de lei e os seus ocupantes, se estáveis, serão colocados em disponibilidade com proventos proporcionais ao seu tempo de serviço, acrescidos das vantagens incorporáveis à data da inativação e do salário-família.
e) a extinção de órgãos depende de lei específica, enquanto a extinção de cargos, ocupados ou vagos, pode ser feita por decreto do Governador, o qual poderá delegar ao Secretário a competência para disciplinar, por resolução, o reaproveitamento de pessoal em outros cargos da mesma Pasta.

Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Sobre a estabilidade de servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, analise as assertivas a seguir.
I - Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
II - Validada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
III- A perda do cargo público pode ocorrer mesmo quando houver sentença judicial transitando.
IV- É obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para fins de aquisição da estabilidade.
V - O servidor não poderá recorrer a ampla defesa quando cometer crime de improbidade administrativa.
a) II, IV e V, apenas.
b) I, Il e III, apenas.
c) I e lV, apenas.
d) IV e V, apenas.
e) I,II,IV e V.

Servidor público, perante a Administração Pública direta (União, Estados, DF e Municípios) e à Administração Pública indireta autárquica e fundacional (Autarquias e Fundações Públicas), sujeitos ao regime estatutário e são escolhidos através de concurso público. Possuindo ainda estabilidade, garantia constitucional de permanência no serviço público decorridos 3 (três) anos de estágio probatório e aprovação em avaliação especial de desempenho.
O servidor público, mencionado no período anterior ocupa:
a) Emprego público.
b) Cargo público.
c) Contrato público.
d) Função autônoma.

O regime jurídico de cargos públicos existente no contexto da atividade administrativa é disciplinado pela ordem jurídica com a seguinte particularidade:
a) Os cargos públicos, mesmo que criados por lei, poderão ser extintos por decreto do Poder Executivo quando estiverem vagos.
b) A efetividade e a vitaliciedade configuram garantias constitucionais de permanência do ocupante do cargo no serviço público, cuja aquisição somente ocorre depois de superado o estágio probatório.
c) As funções de direção, chefia e assessoramento somente serão desempenhadas por meio do exercício de cargos em comissão.
d) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo, mas a revisão geral anual de todos os vencimentos poderá ocorrer por meio de índices diferenciados por categoria profissional.
e) As vantagens pecuniárias percebidas por ocupante de cargo público serão computadas e acumuladas para fins de concessão de acréscimos posteriores.

A exigência de concurso público para contratação de servidores públicos, sabe-se, é norma constitucional, excepcionada, contudo, para
a) nomeação para cargos de confiança no âmbito da Administração Indireta, para suprir déficit transitório de empregos.
b) contratação de servidores por tempo determinado, os chamados temporários, conquanto não se destinem à prestação de atividades-fim do ente contratante.
c) nomeação de servidores temporários, ou seja, por prazo determinado, para ocupar cargos de direção indispensáveis ao exercício das atividades precípuas do ente público.
d) fundações integrantes da Administração Pública Indireta, porque sujeitas a regime celetista desprovido de estabilidade funcional.
e) cargos de confiança na organização administrativa da Administração Direta, porque destinados a aguardar o efetivo provimento por servidores efetivos, prestando-se a suprir as lacunas necessárias da estrutura funcional dos órgãos.

Fábio é pessoa com deficiência, exerce cargo público de professor em universidade pública estadual e pretende prestar concurso público para emprego público de professor em empresa pública federal, porém o edital não prevê percentual de vaga reservado para pessoas com deficiência. O prazo de validade desse concurso é de um ano, conforme previsto no edital.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.
Caso Fábio realize a prova do concurso público mencionado e seja aprovado, ele poderá, de forma legal, cumular as duas funções, desde que haja compatibilidade de horários.
Certo
Errado

Conforme a jurisprudência do STF, no âmbito dos concursos públicos, o Poder Judiciário pode
a) avaliar as respostas dadas por candidatos em questões.
b) reexaminar o conteúdo das questões e os critérios de correção utilizados.
c) avaliar as notas atribuídas às respostas.
d) substituir a banca examinadora em aspectos constantes do edital.
e) exercer juízo de compatibilidade do conteúdo das questões do concurso com o previsto no respectivo edital.

Com relação as regras constitucionais pertinentes aos servidores públicos, analise as frases abaixo e responda.
I. João é professor concursado. Tomou posse no cargo há exatos dois anos. Logo, João já é detentor de estabilidade, mas ainda não é detentor de vitaliciedade.
II. João é professor concursado. Tomou posse há exatos dois anos. Se candidatou a vereador no mesmo município onde é professor e sagrou-se vencedor. É possível exercer ambas as funções, se houver compatibilidade de horários, percebendo o pagamento por ambas as atividades.
III. João é professor concursado. Tomou posse há exatos cinco anos. Para perder o cargo, é preciso sentença judicial transitada em julgado.
IV. Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
a) II e IV.
b) II, III e IV.
c) I, II, III e IV.
d) I e III.

Acerca dos agentes administrativos, julgue o item a seguir.
A admissão em regime de emprego público exige aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, com vínculo de natureza contratual, visto que se materializa por meio de contrato de trabalho.
Certo
Errado

Em observância aos princípios norteadores da Administração Pública, o constituinte determinou que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos.
De acordo com o regramento estabelecido pela Corte Constitucional no que concerne os concursos, assinale a alternativa correta,
a) É constitucional o provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.
b) A previsão editalícia é a única forma de sujeitar o candidato a cargo público à realização de exame psicotécnico que o habilite a concorrer ao cargo.
c) Observada a ordem de classificação, o candidato aprovado tem o direito à nomeação dentro do prazo de validade do concurso a despeito das vagas constantes do edital.
d) Sob qualquer forma de provimento, o funcionário tem direito a posse, uma vez feita a nomeação.
e) O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

O ingresso no setor público ocorre essencialmente por meio de concursos públicos. De acordo com os princípios constitucionais da Administração Pública, qual deles é o principal no sentido de oferecer as bases que justificam os concursos públicos?
a) Moralidade, pois segue-se o princípio ético da gestão pública e evita-se qualquer tipo de favorecimento.
b) Impessoalidade, na medida em que não há discriminação e se preconiza a igualdade entre os participantes.
c) Legalidade, ou seja, cabe ao gestor público seguir o que está estabelecido nas leis, contra personalismo e favorecimentos.
d) Publicidade, na medida em que se deve expor as demandas de pessoal de forma ampla, irrestrita e acessível aos cidadãos.
e) Eficiência, pois o concurso público é o instrumento que otimiza os resultados, maximizando os recursos públicos.

Considerando os balizamentos a serem observados para a proteção da liberdade religiosa e as características do Estado brasileiro, é correto afirmar que
Ana tem o direito público subjetivo de realizar a prova em outra data.
a) Ana tem o direito público subjetivo de realizar a prova em outra data.
b) Ana somente poderá fazer a prova em outra data caso haja anuência expressa de todos os outros candidatos.
c) a Administração Pública tem o dever de adiar as provas de todos os candidatos, de modo a não afrontar a isonomia, considerando a situação de Ana.
d) o caráter laico do Estado brasileiro impede que qualquer aspecto de ordem religiosa seja suscitado nas relações que venha a manter com Ana.
e) a alteração da data da prova de Ana deve ser decidida de forma motivada pela Administração Pública, considerando a razoabilidade, a igualdade entre os candidatos e a ausência de ônus desproporcional para esta última.

Caso seja aprovada no concurso:
a) Leopoldina terá que escolher qual concurso irá atuar, pois não é permitido pela Constituição Federal o acúmulo de funções públicas.
b) Leopoldina poderia atuar nas duas funções públicas se fossem elas de esferas diferentes.
c) Leopoldina poderá atuar nas duas funções, visto que é permitido o acúmulo de um cargo de professor com outro de técnico.
d) Leopoldina terá que escolher qual concurso irá atuar, pois não é permitido o acúmulo de dois cargos de professores.
e) Leopoldina poderá atuar nas duas funções, visto que é permitido o acúmulo de dois cargos de professores.

Determinado concurso público fixou seu prazo de validade em dois anos, havendo dez vagas para provimento na função de professor. Certo candidato foi aprovado, porém fora do número de vagas inicialmente divulgadas no edital, tendo obtido a 11ª colocação. Sabe-se que todos os aprovados dentro do número de vagas foram nomeados e o prazo de validade do certame só se esgotará em três meses.
O candidato aprovado na 11ª posição tem, em relação à sua nomeação:
a) Direito subjetivo.
b) Direito adquirido.
c) Direito potestativo.
d) Expectativa de direito.

A Constituição Federal, em seu artigo 37, estabelece expressamente que:
a) A lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão.
b) É garantido ao servidor público civil o direito à associação sindical desde que haja autorização da chefia imediata.
c) A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidades permanentes de interesse público.
d) O prazo de validade do concurso público será de até um ano, prorrogável uma vez, por igual período.
e) Não haverá prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente público que causem prejuízos ao erário.

Em determinado concurso público direcionado ao preenchimento de cargos de provimento efetivo no Estado Beta, o edital dispôs sobre (I) “cláusula de barreira”, de modo que apenas os candidatos mais bem classificados avancem para a fase seguinte; (II) a necessidade de aprovação em exame psicotécnico para habilitação ao cargo; e (III) a fixação de limite de idade para o acesso ao cargo.
Em relação às determinações acima, é correto afirmar que
a) apenas a determinação II precisaria estar prevista em lei.
b) apenas a determinação III precisaria estar prevista em lei.
c) apenas as determinações II e III precisariam estar previstas em lei.
d) todas podem ser previstas apenas no edital, sem prévia disciplina legal.
e) todas deveriam estar previstas em lei, sendo apenas reproduzidas no edital.

Um município deseja organizar concurso para premiar o melhor trabalho de engenharia aplicável a melhorias na área de saneamento público.
Nesse caso, nos termos da Lei geral de licitações, o edital deve ser publicado com antecedência mínima de quantos dias?
a) oitenta e cinco
b) setenta
c) sessenta
d) quarenta e cinco
e) trinta

Prévia do material em texto

Direito Administrativo para Advogado (AGERIO) 2023 (
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2c8MU )
Ordenação: Por Matéria
Direito Administrativo
Questão 1001: FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direito Tributário e Direito
Financeiro/2022
Assunto: Criação, transformação e extinção de cargos públicos
Mario Moreira, servidor concursado da União desde 2014, perdeu seu cargo por ato normativo motivado
em razão do descumprimento do limite fixado em lei complementar com as despesas do pessoal ativo e
inativo.
 
Mario então consultou seu advogado se terá direito a alguma indenização por parte da União, ao que o
advogado respondeu corretamente que
 a) sim, Mário receberá 8 meses de remuneração correspondentes aos 8 anos de serviço.
 b) sim, Mário receberá integralmente sua remuneração por 1 ano e, no segundo ano, receberá 50%
(cinquenta por cento) desta.
 c) sim, Máro receberá 80% (oitenta por cento) da remuneração por 3 anos.
 d) sim, Mário receberá 16 meses de remuneração correspondentes aos 8 anos de serviço.
 e) Mário não terá direito a nenhuma indenização.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2223457
Questão 1002: FCC - Proc (PGE AM)/PGE AM/2022
Assunto: Criação, transformação e extinção de cargos públicos
Suponha que o Estado do Amazonas pretenda reestruturar determinada Secretaria de Estado,
extinguindo alguns órgãos que considera ineficientes e reaproveitando alguns servidores que neles
atuam, além de extinguir os cargos que estejam vagos. Considerando o que dispõe a Constituição
Estadual, bem como Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado,
 a) os cargos extinguem-se por força da vacância, desde que superior a 5 anos, não demandando
edição de lei ou ato normativo, enquanto para extinção dos órgãos e reaproveitamento de pessoal é
necessária a edição de decreto de organização administrativa, de competência privativa do Governador,
vedada delegação.
 b) todas as medidas pretendidas podem ser adotadas por ato do Chefe do Poder Executivo, mediante
decreto, não sendo possível, contudo, reaproveitamento dos servidores em outros órgãos da
Administração por caracterizar provimento derivado, cabendo aposentadoria compulsória com proventos
proporcionais.
 c) as medidas pretendidas estão sujeitas à reserva de lei, não podendo ser manejadas por decreto do
Governador, o qual somente poderá regulamentar o aproveitamento dos servidores nos limites
estabelecidos pela lei editada, observada a similaridade de atribuições e equivalência dos requisitos de
escolaridade.
 d) os cargos vagos poderão ser extintos por decreto do Governador, porém a extinção dos órgãos e
dos cargos ocupados demandará edição de lei e os seus ocupantes, se estáveis, serão colocados em
disponibilidade com proventos proporcionais ao seu tempo de serviço, acrescidos das vantagens
incorporáveis à data da inativação e do salário-família.
 e) a extinção de órgãos depende de lei específica, enquanto a extinção de cargos, ocupados ou
vagos, pode ser feita por decreto do Governador, o qual poderá delegar ao Secretário a competência
para disciplinar, por resolução, o reaproveitamento de pessoal em outros cargos da mesma Pasta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2022903
Questão 1003: QUADRIX - Ag Adm (CRBM 4 PA)/CRBM 4 (PA RO)/2021
Assunto: Criação, transformação e extinção de cargos públicos
Acerca dos servidores públicos, julgue o item a seguir.
 
Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com
remuneração proporcional ao tempo de serviço, até o seu adequado aproveitamento em outro cargo.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1648139
Questão 1004: GUALIMP - PNT Cont (Quissamã)/Pref Quissamã/2020
Assunto: Criação, transformação e extinção de cargos públicos
Servidor público, perante a Administração Pública direta (União, Estados, DF e Municípios) e à
Administração Pública indireta autárquica e fundacional (Autarquias e Fundações Públicas), sujeitos ao
regime estatutário e são escolhidos através de concurso público. Possuindo ainda estabilidade, garantia
constitucional de permanência no serviço público decorridos 3 (três) anos de estágio probatório e
aprovação em avaliação especial de desempenho. O servidor público, mencionado no período anterior
ocupa:
 a) Emprego público.
 b) Cargo público.
 c) Contrato público.
 d) Função autônoma.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1390920
Questão 1005: FURB - PM (Pref Gaspar)/Pref Gaspar/2020
Assunto: Criação, transformação e extinção de cargos públicos
O regime jurídico de cargos públicos existente no contexto da atividade administrativa é disciplinado pela
ordem jurídica com a seguinte particularidade:
 a) Os cargos públicos, mesmo que criados por lei, poderão ser extintos por decreto do Poder
Executivo quando estiverem vagos.
 b) A efetividade e a vitaliciedade configuram garantias constitucionais de permanência do ocupante
do cargo no serviço público, cuja aquisição somente ocorre depois de superado o estágio probatório.
 c) As funções de direção, chefia e assessoramento somente serão desempenhadas por meio do
exercício de cargos em comissão.
 d) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores
aos pagos pelo Poder Executivo, mas a revisão geral anual de todos os vencimentos poderá ocorrer por
meio de índices diferenciados por categoria profissional.
 e) As vantagens pecuniárias percebidas por ocupante de cargo público serão computadas e
acumuladas para fins de concessão de acréscimos posteriores.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1751549
Questão 1006: FCC - AFTE (SEFAZ PE)/SEFAZ PE/2022
Assunto: Concurso Público
A exigência de concurso público para contratação de servidores públicos, sabe-se, é norma
constitucional, excepcionada, contudo, para
 a) nomeação para cargos de confiança no âmbito da Administração Indireta, para suprir déficit
transitório de empregos.
 b) contratação de servidores por tempo determinado, os chamados temporários, conquanto não se
destinem à prestação de atividades-fim do ente contratante.
 c) nomeação de servidores temporários, ou seja, por prazo determinado, para ocupar cargos de
direção indispensáveis ao exercício das atividades precípuas do ente público.
 d) fundações integrantes da Administração Pública Indireta, porque sujeitas a regime celetista
desprovido de estabilidade funcional.
 e) cargos de confiança na organização administrativa da Administração Direta, porque destinados a
aguardar o efetivo provimento por servidores efetivos, prestando-se a suprir as lacunas necessárias da
estrutura funcional dos órgãos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2235650
Questão 1007: CEBRASPE (CESPE) - Ativ Reg (ANP)/ANP/Novas Atribuições I/2022
Assunto: Concurso Público
Fábio é pessoa com deficiência, exerce cargo público de professor em universidade pública estadual e
pretende prestar concurso público para emprego público de professor em empresa pública federal, porém
o edital não prevê percentual de vaga reservado para pessoas com deficiência. O prazo de validade desse
concurso é de um ano, conforme previsto no edital.
 
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.
 
Caso Fábio realize a prova do concurso público mencionado e seja aprovado, ele poderá, de forma legal,
cumular as duas funções, desde que haja compatibilidade de horários.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2207608
Questão 1008: CEBRASPE (CESPE) - Of (CBM RO)/CBM RO/Combatente/2022
Assunto: Concurso Público
Conforme a jurisprudência do STF, no âmbito dos concursos públicos, o Poder Judiciário pode
 a) avaliar as respostas dadaspor candidatos em questões.
 b) reexaminar o conteúdo das questões e os critérios de correção utilizados.
 c) avaliar as notas atribuídas às respostas.
 d) substituir a banca examinadora em aspectos constantes do edital.
 e) exercer juízo de compatibilidade do conteúdo das questões do concurso com o previsto no
respectivo edital.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2182034
Questão 1009: IPEFAE - Ass (CM ES Pinhal)/CM ES Pinhal/Comunicação/2022
Assunto: Concurso Público
Com relação as regras constitucionais pertinentes aos servidores públicos, analise as frases abaixo e
responda.
 
I. João é professor concursado. Tomou posse no cargo há exatos dois anos. Logo, João já é detentor
de estabilidade, mas ainda não é detentor de vitaliciedade.
 
II. João é professor concursado. Tomou posse há exatos dois anos. Se candidatou a vereador no
mesmo município onde é professor e sagrou-se vencedor. É possível exercer ambas as funções, se
houver compatibilidade de horários, percebendo o pagamento por ambas as atividades.
 
III. João é professor concursado. Tomou posse há exatos cinco anos. Para perder o cargo, é preciso
sentença judicial transitada em julgado.
 
IV. Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o
eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização,
aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de
serviço.
 
Das assertivas, estão corretas aquelas que constam apenas em:
 a) II e IV.
 b) II, III e IV.
 c) I, II, III e IV.
 d) I e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2139042
Questão 1010: CEBRASPE (CESPE) - Ativ Reg (ANP)/ANP/Novas Atribuições I/2022
Assunto: Concurso Público
Acerca dos agentes administrativos, julgue o item a seguir.
 
A admissão em regime de emprego público exige aprovação prévia em concurso público de provas ou de
provas e títulos, com vínculo de natureza contratual, visto que se materializa por meio de contrato de
trabalho.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2207621
Questão 1011: IDECAN - AJ (TJ PI)/TJ PI/Judiciária/Oficial de Justiça e Avaliador/2022
Assunto: Concurso Público
Em observância aos princípios norteadores da Administração Pública, o constituinte determinou que a
investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas
ou de provas e títulos.
 
De acordo com o regramento estabelecido pela Corte Constitucional no que concerne os concursos,
assinale a alternativa correta,
 a) É constitucional o provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em
concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual
anteriormente investido
 b) A previsão editalícia é a única forma de sujeitar o candidato a cargo público à realização de exame
psicotécnico que o habilite a concorrer ao cargo.
 c) Observada a ordem de classificação, o candidato aprovado tem o direito à nomeação dentro do
prazo de validade do concurso a despeito das vagas constantes do edital.
 d) Sob qualquer forma de provimento, o funcionário tem direito a posse, uma vez feita a nomeação.
 e) O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima quando possa ser justificado
pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2202178
Questão 1012: FUNDEP - PJ (MPE MG)/MPE MG/2022
Assunto: Concurso Público
Assinale a afirmativa CORRETA sobre concurso público:
 a) O limite de idade, em regra, é legítimo em face do art. 7º, XXX, da Constituição, excetuando-se as
hipóteses em que, por analogia, sejam ultrapassados os limites de idade para nomeação ao Supremo
Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), tribunais regionais federais (TRFs), Tribunal
Superior do Trabalho (TST), os tribunais regionais do trabalho (TRTs), Tribunal de Contas da União (TCU)
e a ministros civis do Superior Tribunal Militar (STM).
 b) O limite de idade será legítimo sempre que o edital do concurso, ato administrativo que representa
a “lei interna” do certame, trouxer a restrição fixada pela Administração Pública obediente ao princípio da
razoabilidade, havendo vício insanável nos casos de omissão do edital.
 c) O limite de idade apenas será ilegítimo em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando for
verificado, em desvio de finalidade, prática arbitrária e imotivada por parte da Administração.
 d) O limite de idade para inscrição em concurso público apenas é legítimo quando justificado pela
natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2188968
Questão 1013: VUNESP - APrev (PERUÍBEPREV)/PERUÍBEPREV/Financeira e
Investimentos/2022
Assunto: Concurso Público
O ingresso no setor público ocorre essencialmente por meio de concursos públicos. De acordo com os
princípios constitucionais da Administração Pública, qual deles é o principal no sentido de oferecer as
bases que justificam os concursos públicos?
 a) Moralidade, pois segue-se o princípio ético da gestão pública e evita-se qualquer tipo de
favorecimento.
 b) Impessoalidade, na medida em que não há discriminação e se preconiza a igualdade entre os
participantes.
 c) Legalidade, ou seja, cabe ao gestor público seguir o que está estabelecido nas leis, contra
personalismo e favorecimentos.
 d) Publicidade, na medida em que se deve expor as demandas de pessoal de forma ampla, irrestrita
e acessível aos cidadãos.
 e) Eficiência, pois o concurso público é o instrumento que otimiza os resultados, maximizando os
recursos públicos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2125315
Questão 1014: Instituto Consulplan - Ag (CM Parauapebas)/CM Parauapebas/Polícia
Legislativa/2022
Assunto: Concurso Público
Determinado concurso, para cargo na Administração Pública Federal, teve seu resultado final divulgado.
Entretanto, logo após a publicação, houve denúncia, com fortes provas a respeito do ilícito praticado, de
que houve vazamento das respostas às questões, para um grupo de candidatos (todos aprovados) que
pagaram pela informação. Imediatamente o presidente da banca do certame suspendeu o concurso e
não homologou o resultado. Alguns candidatos, justamente os que haviam comprado as respostas,
ingressaram com recurso administrativo, afirmando que uma vez publicado o resultado final do certam
não haveria possibilidade de suspender o concurso, cujo resultado só poderia ser anulado em ação
própria. Neste caso, é possível decidir sobre a questão proposta que:
 a) Antes de suspender o concurso daria oportunidade de defesa a todos os aprovados, conforme
publicação.
 b) O ilícito praticado por alguns não pode ferir direito adquirido dos que foram regularmente
aprovados, que deveriam ser nomeados.
 c) Deve-se manter a suspensão do concurso, já que a Administração Pública tão somente está
exercendo seu poder- -dever de autotutela.
 d) Deve-se homologar o certame, dando posse aos aprovados e, posteriormente, abrir um processo
administrativo para apurar os fatos e punir os faltosos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2222730
Questão 1015: FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Pronunciamentos/2022
Assunto: Concurso Público
Ana, praticante fervorosa da religião XX, se inscreveu no concurso público de provas e títulos para o
provimento do cargo YY. Após ter sido aprovada em duas fases do certamente, constatou, pela
publicação no diário oficial, que a prova correspondente à terceira fase do certame foi marcada
justamente para uma data em que a sua religião professava a necessidade de uma profunda reflexão
espiritual, com a realização de jejume a proibição de contato com outras pessoas. Por tal razão, Ana
pretendia realizar a prova em outra data.
 
Considerando os balizamentos a serem observados para a proteção da liberdade religiosa e as
características do Estado brasileiro, é correto afirmar que
 a) Ana tem o direito público subjetivo de realizar a prova em outra data.
 b) Ana somente poderá fazer a prova em outra data caso haja anuência expressa de todos os outros
candidatos.
 c) a Administração Pública tem o dever de adiar as provas de todos os candidatos, de modo a não
afrontar a isonomia, considerando a situação de Ana.
 d) o caráter laico do Estado brasileiro impede que qualquer aspecto de ordem religiosa seja suscitado
nas relações que venha a manter com Ana.
 e) a alteração da data da prova de Ana deve ser decidida de forma motivada pela Administração
Pública, considerando a razoabilidade, a igualdade entre os candidatos e a ausência de ônus
desproporcional para esta última.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2225173
Questão 1016: IBADE - ATA II (SEA SC)/SEA SC/Curso Superior/2022
Assunto: Concurso Público
Leopoldina é professora universitária e está inscrita em um concurso para se tornar tradutora de Libras
em um instituto federal. Caso seja aprovada no concurso:
 a) Leopoldina terá que escolher qual concurso irá atuar, pois não é permitido pela Constituição
Federal o acúmulo de funções públicas.
 b) Leopoldina poderia atuar nas duas funções públicas se fossem elas de esferas diferentes.
 c) Leopoldina poderá atuar nas duas funções, visto que é permitido o acúmulo de um cargo de
professor com outro de técnico.
 d) Leopoldina terá que escolher qual concurso irá atuar, pois não é permitido o acúmulo de dois
cargos de professores.
 e) Leopoldina poderá atuar nas duas funções, visto que é permitido o acúmulo de dois cargos de
professores.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2217205
Questão 1017: Instituto Consulplan - ACI (CM Parauapebas)/CM Parauapebas/2022
Assunto: Concurso Público
Determinado concurso público fixou seu prazo de validade em dois anos, havendo dez vagas para
provimento na função de professor. Certo candidato foi aprovado, porém fora do número de vagas
inicialmente divulgadas no edital, tendo obtido a 11ª colocação. Sabe-se que todos os aprovados dentro
do número de vagas foram nomeados e o prazo de validade do certame só se esgotará em três meses. O
candidato aprovado na 11ª posição tem, em relação à sua nomeação:
 a) Direito subjetivo.
 b) Direito adquirido.
 c) Direito potestativo.
 d) Expectativa de direito.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2222959
Questão 1018: FEPESE - An Tec (CINCATARINA)/CINCATARINA/IV/Controlador
Interno/2022
Assunto: Concurso Público
A Constituição Federal, em seu artigo 37, estabelece expressamente que:
 a) A lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de
deficiência e definirá os critérios de sua admissão.
 b) É garantido ao servidor público civil o direito à associação sindical desde que haja autorização da
chefia imediata.
 c) A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidades
permanentes de interesse público.
 d) O prazo de validade do concurso público será de até um ano, prorrogável uma vez, por igual
período.
 e) Não haverá prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente público que causem prejuízos
ao erário.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2223131
Questão 1019: FGV - TL (SEN)/SEN/Policial Legislativo Federal/2022
Assunto: Concurso Público
Em determinado concurso público direcionado ao preenchimento de cargos de provimento efetivo no
Estado Beta, o edital dispôs sobre (I) “cláusula de barreira”, de modo que apenas os candidatos mais
bem classificados avancem para a fase seguinte; (II) a necessidade de aprovação em exame psicotécnico
para habilitação ao cargo; e (III) a fixação de limite de idade para o acesso ao cargo.
O edital, logo após ser publicado, gerou grande insatisfação entre os candidatos em potencial, que
argumentavam com a necessidade de as determinações acima referidas estarem disciplinadas em lei, não
sendo admitido que constem apenas do edital.
Em relação às determinações acima, é correto afirmar que
 a) apenas a determinação II precisaria estar prevista em lei.
 b) apenas a determinação III precisaria estar prevista em lei.
 c) apenas as determinações II e III precisariam estar previstas em lei.
 d) todas podem ser previstas apenas no edital, sem prévia disciplina legal.
 e) todas deveriam estar previstas em lei, sendo apenas reproduzidas no edital.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2221094
Questão 1020: CEBRASPE (CESPE) - Ativ Reg (ANP)/ANP/Novas Atribuições I/2022
Assunto: Concurso Público
Fábio é pessoa com deficiência, exerce cargo público de professor em universidade pública estadual e
pretende prestar concurso público para emprego público de professor em empresa pública federal, porém
o edital não prevê percentual de vaga reservado para pessoas com deficiência. O prazo de validade desse
concurso é de um ano, conforme previsto no edital.
 
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.
 
O prazo de validade do concurso público em questão pode ser prorrogado uma única vez, por igual
período.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2207605
Questão 1021: CESGRANRIO - AGC (EPE)/EPE/Administração Geral/2014
Assunto: Concurso Público
Um município deseja organizar concurso para premiar o melhor trabalho de engenharia aplicável a
melhorias na área de saneamento público.
Nesse caso, nos termos da Lei geral de licitações, o edital deve ser publicado com antecedência mínima
de quantos dias?
 a) oitenta e cinco
 b) setenta
 c) sessenta
 d) quarenta e cinco
 e) trinta
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/286402
Questão 1022: CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/Recursos Humanos/Administração de
Pessoal/2013
Assunto: Concurso Público
Um estudante pretende exercer atividade temporária remunerada enquanto conclui o seu curso
universitário.
 
Após procurar informações em agências de emprego e de seleção, verifica que, para exercer funções em
órgãos federais de forma temporária, ele deverá ser escolhido mediante um(a)
 a) concurso
 b) sorteio
 c) seleção
 d) entrevista
 e) indicação
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/298010
Questão 1023: FGV - TJ TRT16/TRT 16/Administrativa/Qualquer Área/2022
Assunto: Acessibilidade aos cargos e empregos públicos
Pedro, recém-empossado Prefeito do Município Alfa, consultou sua assessoria a respeito da possibilidade
de nomear o seu amigo Jonas, pessoa com sólida formação científica na área urbanística e que não
ocupava nenhum cargo público, para exercer uma função de confiança no âmbito da Secretaria Municipal
de Urbanismo.
A assessoria respondeu corretamente que a referida nomeação
 a) é possível, já que as funções de confiança são franqueadas aos ocupantes de cargo efetivo e de
cargo em comissão, bem como àqueles que não ocupam cargo público.
 b) não é possível, pois Jonas não ocupa cargo efetivo ou cargo em comissão no âmbito da
Administração Pública, o que configura requisito indispensável.
 c) não é possível, pois Jonas não ocupa um cargo efetivo no âmbito da Administração Pública, o que
configura requisito indispensável.
 d) é possível, considerando que a função de confiança a ser desempenhada é de caráter técnico.
 e) somente é possível se Jonas for previamente escolhido em processo seletivo simplificado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2216279
Questão 1024: CEBRASPE(CESPE) - Ativ Reg (ANP)/ANP/Novas Atribuições I/2022
Assunto: Acessibilidade aos cargos e empregos públicos
Fábio é pessoa com deficiência, exerce cargo público de professor em universidade pública estadual e
pretende prestar concurso público para emprego público de professor em empresa pública federal, porém
o edital não prevê percentual de vaga reservado para pessoas com deficiência. O prazo de validade desse
concurso é de um ano, conforme previsto no edital.
 
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.
 
A Constituição Federal de 1988 não prevê a reserva de percentual dos cargos e empregos públicos para
pessoas com deficiência.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2207607
Questão 1025: IAUPE - AnAAF (SEFAZ PE)/SEFAZ PE/2022
Assunto: Acessibilidade aos cargos e empregos públicos
Está INCORRETO dizer que os agentes públicos podem
 a) ser dotados do poder de decisão.
 b) ser estrangeiros apenas em instituições de educação superior e dedicadas à pesquisa.
 c) ser eleitos pelo voto popular.
 d) ser responsabilizados civilmente por danos causados ao Estado.
 e) ser celetistas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2078470
Questão 1026: INSTITUTO MAIS - Ana (CM Santos)/CM Santos/Recursos Humanos/2022
Assunto: Acessibilidade aos cargos e empregos públicos
Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para
provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras. Sobre
o assunto, assinale a alternativa que apresenta o percentual das vagas que devem ser oferecidas em
concursos.
 a) Até 20% dos cargos oferecidos.
 b) Até 5% dos cargos oferecidos.
 c) No mínimo 20% das vagas oferecidas.
 d) Até 20% do total das vagas oferecidas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2121408
Questão 1027: VUNESP - Adv (FITO)/FITO/2020
Assunto: Acessibilidade aos cargos e empregos públicos
De acordo com o princípio constitucional da acessibilidade aos cargos públicos, é correto afirmar que
 a) a investidura em cargo, cargo em comissão, emprego público ou emprego público em comissão
depende de aprovação prévia em concurso público de provas e títulos, de acordo com a natureza e a
complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei.
 b) o prazo de validade do concurso público para investidura em função pública será de até dois anos,
prorrogável por iguais e sucessivos períodos, até o limite de cinco anos.
 c) durante o prazo prorrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso
público de provas ou de provas e títulos poderá ser convocado com prioridade sobre novos concursados
para assumir o cargo ou emprego, na carreira.
 d) a investidura em cargo ou emprego em comissão poderá ser autorizada em níveis não iniciais de
carreira, mediante justificativa que comprove a necessidade da medida, considerando a complexidade
das atribuições e a prévia experiência do candidato no Poder Público.
 e) o ingresso em carreira pública será em nível inicial, mediante concurso público de provas e títulos,
observando-se a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1252163
Questão 1028: CEBRASPE (CESPE) - APO (SEPLAN RR)/SEPLAN RR/Planejamento e
Orçamento/2023
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
Com base nas disposições constitucionais a respeito da administração pública e dos servidores públicos,
julgue o item que se segue.
 
A proibição de acumular, de forma remunerada, cargos, funções ou empregos públicos abrange empresas
públicas e sociedades de economia mista, mas não suas subsidiárias.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2271329
Questão 1029: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE AM)/MPE AM/2023
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
Assinale a opção correta, referente aos servidores públicos.
 a) Funções de confiança e cargos em comissão somente podem ser providos por servidores
ocupantes de cargo efetivo.
 b) Somente é cumulável a percepção de proventos de aposentadoria com a remuneração de cargo
público no caso de cargos cumuláveis na atividade.
 c) A CF assegura irredutibilidade real da remuneração dos agentes públicos.
 d) Em regra, não é permitido que o indivíduo aprovado em concurso público para determinado cargo
seja empossado em outro cargo.
 e) Apenas são cumuláveis dois cargos de professor ou dois cargos de profissão de saúde
regulamentada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2332151
Questão 1030: IDECAN - ST (PM CE)/PM CE/Oficial Combatente/2023
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
Em relação à organização administrativa, analise as assertivas a seguir e marque a alternativa correta:
 
I. Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa
pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei, neste último caso definir as
áreas de sua atuação.
 
II. Em razão da descentralização que viabiliza suas criações, no caso de eventuais danos causados
por autarquias e fundações, fica afastada a responsabilidade do Estado.
 
III. Aos militares da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios é vedada a acumulação
remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários a de dois cargos
de professor, a de um cargo de professor com outro técnico ou científico ou a de dois cargos ou
empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.
 a) Apenas II e III estão corretas.
 b) Apenas a assertiva II está incorreta.
 c) Apenas a assertiva I está correta.
 d) I, II e III estão incorretas.
 e) I, II e III estão corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2324811
Questão 1031: FEPESE - AFis (Pref Pinhalzi)/Pref Pinhalzinho/2022
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
Considere a seguinte situação hipotética: Pedro ocupa o cargo público efetivo de médico no município de
Nova Belluno.
A respeito dos conhecimentos sobre a acumulação
remunerada de cargos públicos, é correto afirmar que Pedro:
 a) Poderá ocupar um cargo público de professor no município de Nova Belluno, havendo ou não
compatibilidade de horários.
 b) Não poderá ocupar um outro cargo público de médico, mesmo que haja compatibilidade de
horários.
 c) Poderá ocupar um outro cargo público de médico em um munícipio vizinho, desde que haja
compatibilidade de horários.
 d) Poderá ocupar um cargo público técnico ou científico, desde que seja em outro ente da federação,
havendo ou não compatibilidade de horários.
 e) Poderá ocupar um outro cargo público de médico em um munícipio vizinho, mas deverá optar por
receber apenas a remuneração de um dos cargos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2261479
Questão 1032: FGV - Proc (AGE MG)/AGE MG/2022
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
José é oficial da Polícia Militar do Estado Delta há dez anos. No ano de 2022, José foi aprovado em
concurso público para o cargo efetivo de professor no mesmo Estado Delta, com carga horária de 20
horas semanais.
 
No ato de convocação para ser nomeado para o cargo de professor, José assinou uma declaração
indicando que é oficial da Polícia Militar e pretende acumular ambos os cargos.
 
Instado a ofertar parecer sobre o caso, o Procurador do Estado Delta esclareceu que, de acordo com a
Constituição da República, a acumulação pretendida por José é
 a) vedada, por expressa proibição no texto constitucional.
 b) permitida, se houver compatibilidade de horários.
 c) vedada, pois o cargo de oficialda Polícia Militar não é considerado cargo técnico ou científico.
 d) permitida, apenas se houver concordância expressa do Comandante-Geral da Polícia Militar.
 e) vedada, em qualquer hipótese, pois o cargo de oficial da Polícia Militar é, por natureza, de
dedicação exclusiva.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2235361
Questão 1033: QUADRIX - Ass (CRT 4 (PR e SC)/CRT 4 (PR e SC)/Recursos
Humanos/2022
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
Acerca das regras de acumulação de cargos públicos, julgue o item a seguir.
 
É permitida a acumulação de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde,
independentemente de regulamentação da profissão.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2192574
Questão 1034: CEBRASPE (CESPE) - AGE (SEE PE)/SEE PE/Geral/2022
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
Nos termos do disposto na CF sobre a organização do Estado e a administração pública, julgue o item a
seguir.
 
Na CF, a proibição de acumulação remunerada de cargos públicos é absoluta.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2208328
Questão 1035: VUNESP - Ana Prev (IPSM SJC)/IPSM SJC/Direito/2022
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
James Joyce exerce o cargo efetivo de Professor do Ensino Médio municipal desde 2015, no período
noturno. Em janeiro de 2022, passou a exercer também o emprego público de Executivo I, praticando
atividades de cunho burocrático em um autarquia federal, no período matutino. O acúmulo em questão é
 a) regular, pois o artigo 37 da Constituição da República autoriza o acúmulo de um cargo de
professor com um emprego público técnico e, no caso, há evidente compatibilidade de horários.
 b) irregular, pois o artigo 37 da Constituição da República não autoriza o acúmulo de um cargo de
professor com um emprego público de caráter técnico.
 c) regular, pois o artigo 37 da Constituição da República apenas restringe o exercício cumulado de
cargos na Administração Direta, nada preceituando acerca do acúmulo de cargo com emprego público da
Administração Indireta.
 d) irregular, pois o emprego público de Executivo I não se reveste de caráter técnico.
 e) regular, desde que autorizado pela Comissão de Acúmulo de Cargos do Município.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2176639
Questão 1036: Instituto Consulplan - Est Dir (PGE ES)/PGE ES/2022
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
Um servidor efetivo estável da Procuradoria-Geral do Estado do Espírito Santo
 a) recolherá fundo de garantia por tempo de serviço, após três anos de estabilidade.
 b) pode escolher o regime previdenciário próprio ou o Regime Geral de Previdência Social.
 c) sujeita-se ao regime de proibição de acumulação de cargos previsto na Constituição Federal.
 d) se condenado por abandono de cargo, será também demitido por improbidade administrativa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2222792
Questão 1037: Instituto Consulplan - ACI (CM Parauapebas)/CM Parauapebas/2022
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
Determinado Vereador eleito é professor concursado de uma Fundação Escola Privada, cujas aulas são
no período noturno, sendo as sessões da Câmara no período vespertino. Nesta hipótese, o vereador
eleito deverá:
 a) Manter ambos os vínculos, já que não há incompatibilidade de horários.
 b) Pedir adiamento da posse, até que ocorra seu desligamento da Fundação.
 c) Pedir suspensão de seu contrato de trabalho, enquanto durar o mandato.
 d) Pedir exoneração da função de professor, já que se trata de uma fundação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2222958
Questão 1038: FUNDEP - JDJM (TJM MG)/TJM MG/2022
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
A Assembleia Legislativa do Estado houve por bem solicitar oficiais da ativa da Polícia Militar e do Corpo
de Bombeiros Militar para prestarem serviços de assessoria nas respetivas especialidades, sem dedicação
exclusiva.
 
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
 a) As instituições de origem podem negar a cessão dos militares ao fundamento de que as
respectivas funções militares se classificam como de caráter de dedicação exclusiva, porque são
incompatíveis com qualquer outra possibilidade de acumulação de cargos, salvo a de um cargo de
magistério ou dois cargos de médico.
 b) Não é possível a acumulação de cargos dos militares estaduais, uma vez que existe regra proibitiva
na Constituição Federal para a situação em espécie, decorrente do princípio da simetria com os militares
das Forças Armadas, estando, neste caso, a acumulação vedada reflexamente.
 c) É possível a acumulação de função de assessoria com cargos militares nas idênticas situações de
acumulação de cargos de servidores civis, com prevalência, no caso, da atividade militar e havendo
compatibilidade de horários.
 d) A acumulação é possível somente no caso de professor militar de escola militar com outro cargo
equivalente do quadro de oficiais.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2232874
Questão 1039: IDECAN - Asst (IF PA)/IF PA/Administração/2022
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
Sobre as funções de confiança e os cargos em comissão, analise as afirmativas a seguir:
 
I. As funções de confiança são exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo.
 
II. Os cargos em comissão destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
 
III. Os cargos em comissão são exercidos, preferencialmente, por pessoas com vinculações
políticas, nos casos e condições previstos em lei.
 
É correto o que se afirma
 a) apenas em I.
 b) apenas em II e III.
 c) em I, II e III.
 d) apenas em I e II.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2148243
Questão 1040: QUADRIX - Ass (CRT 4 (PR e SC)/CRT 4 (PR e SC)/Recursos
Humanos/2022
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
Acerca das regras de acumulação de cargos públicos, julgue o item a seguir.
 
A proibição de acumular restringe-se aos cargos públicos, não abrangendo as sociedades controladas
indiretamente pelo poder público.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2192571
Questão 1041: CEBRASPE (CESPE) - Aud Est (SECONT ES)/SECONT ES/Ciências
Jurídicas/2022
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
Acerca do Conselho Estadual de Correição do Espírito Santo, do termo de ajustamento de conduta, da
acumulação remunerada de cargos públicos e da ética no serviço público, julgue o item seguinte.
 
No estado do Espírito Santo, para fins de acumulação, os cargos que exigirem do ocupante somente o
exercício de atividades burocráticas e operacionais e de média complexidade não serão considerados de
natureza técnica.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2151873
Questão 1042: FGV - AssCE (TCE-TO)/TCE TO/"Sem Área"/2022
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
O presidente da Câmara Municipal da cidade de Almas formulou consulta endereçada para o Tribunal de
Contas do Estado do Tocantins questionando sobre a possibilidade de acumulação remunerada de cargo
público com o exercício do mandato de vereador, ainda que na posição de chefe do Poder Legislativo
local.
Sobre acumulação de cargos, é correto afirmar que:
 a) não é possível a acumulação de cargo público com o exercício do mandato de vereador na condição
de chefe do Poder Legislativo local, tendo em vista a presunção de incompatibilidade de horários;
 b) não é possível aacumulação remunerada de cargo público com o exercício do mandato de
vereador, por extrapolar o limite do teto remuneratório a que se refere o Art. 37, XI, da Constituição da
República de 1988;
 c) é possível a acumulação remunerada de cargo público com o exercício do mandato de vereador,
independentemente da compatibilidade de horários, desde que respeitado o teto remuneratório a que se
refere o Art. 37, XI, da Constituição da República de 1988;
 d) é possível a acumulação remunerada de cargo público com o exercício do mandato de vereador,
ainda que na condição de chefe do Poder Legislativo local, devendo-se observar a compatibilidade de
horários no caso concreto e respeitado o teto remuneratório a que se refere o Art. 37, XI, da Constituição
da República de 1988;
 e) é possível a acumulação remunerada de cargo público com o exercício do mandato de vereador,
ainda que na condição de chefe do Poder Legislativo local, devendo-se observar a compatibilidade de
horários no caso concreto, sem a necessidade de opção por uma das remunerações, a teor do disposto
no Art. 38, II e III, da Constituição da República de 1988.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2217862
Questão 1043: CESGRANRIO - Adv (EPE)/EPE/Jurídica/2014
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
A vedação ao acúmulo remunerado de cargos e proventos públicos, empregos e funções remuneradas,
havendo compatibilidade de horários, se estende às (aos)
 a) sociedades de economia mista
 b) cargos privativos de profissional de saúde com outra profissão regulamentada
 c) membros do Poder Judiciário com o magistério.
 d) cargos de professor e pesquisador na Agência Nacional de Saúde
 e) membros do Ministério Público com o magistério.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/286324
Questão 1044: CESGRANRIO - TA (ANM)/ANM/Apoio Administrativo/2006
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
Será permitido ao Servidor de uma Autarquia Federal exercer mandato eletivo e, havendo
compatibilidade de horário, perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo
eletivo, se for investido no mandato de:
 a) Prefeito.
 b) Vereador.
 c) Deputado Estadual.
 d) Deputado Federal.
 e) Senador.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1817601
Questão 1045: CESGRANRIO - Con Leg (ALTO)/ALTO/Análise de Sistemas/2005
Assunto: Acumulação de cargos e empregos públicos e funções
A acumulação de cargos, ainda que lícita, é condicionada a:
I - afastamento do cargo efetivo;
II - compatibilidade de horários;
III - exercício de cargo em comissão;
IV - participação em órgão de deliberação coletiva;
V - compatibilidade de locais.
Estão corretos os itens:
 a) II e V, apenas.
 b) III e IV, apenas.
 c) I, II e V, apenas.
 d) III, IV e V, apenas.
 e) I, II, IV e V, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/404313
Questão 1046: FCC - TJ TRT18/TRT 18/Administrativa/Agente de Policia Judicial/2023
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
A Lei nº 8.112/1990 estabelece que, ao entrar em exercício, a aptidão e a capacidade do servidor
nomeado para cargo de provimento efetivo serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo. Essa
avaliação é definida como
 a) exercício de cargo probatório.
 b) interstício probatório.
 c) tempo probatório.
 d) estágio probatório.
 e) teste probatório.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2340373
Questão 1047: CEBRASPE (CESPE) - APO (SEPLAN RR)/SEPLAN RR/Planejamento e
Orçamento/2023
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
À luz da jurisprudência do STF, julgue o item a seguir.
 
A estabilidade excepcional prevista no art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT)
impõe que o servidor admitido sem concurso público antes da promulgação da Constituição Federal de
1988 esteja em exercício no cargo, ainda que em ente público diverso, há, no mínimo, três anos.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2271335
Questão 1048: Tec Literal - Cont (CGM RJ)/Pref RJ/2023
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Julgue o item a seguir de acordo com a Lei nº 94/1979, que dispõe sobre o estatuto dos funcionários
públicos do poder executivo do município do Rio de Janeiro e dá outras providências.
 
Estágio probatório é o período de três anos de efetivo exercício, a contar da data do início deste, durante
o qual são apurados os requisitos necessários à confirmação do funcionário no serviço público.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2285445
Questão 1049: Instituto Consulplan - ACI (CM Parauapebas)/CM Parauapebas/2022
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
“Qualidade adquirida pelo servidor público, após três anos de efetivo exercício da função, encontrando-se
no cargo público em virtude de ter sido aprovado em concurso.” O trecho transcrito se refere à:
 a) Posse.
 b) Investidura.
 c) Estabilidade.
 d) Vitaliciedade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2222961
Questão 1050: QUADRIX - Ag Fisc (CRMV RJ)/CRMV RJ/2022
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Em relação às espécies, à classificação e às prerrogativas dos agentes públicos, julgue o item a seguir.
 
A estabilidade consiste na garantia de permanência do servidor público no cargo para o qual foi aprovado
no concurso público.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2181331
Questão 1051: FEPESE - An Tec (CINCATARINA)/CINCATARINA/IV/Advogado/2022
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Analise as afirmativas abaixo a respeito dos servidores públicos.
1. Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o direito inerente aos trabalhadores urbanos
e rurais de remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.
2. São estáveis após dois anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de
provimento efetivo em virtude de concurso público.
3. O servidor abrangido por regime próprio de previdência social será aposentado
compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 65 anos de idade.
4. É vedada a incorporação de vantagens de caráter temporário ou vinculadas ao exercício de função
de confiança ou de cargo em comissão à remuneração do cargo efetivo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
 a) É correta apenas a afirmativa 4.
 b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
 c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
 d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
 e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2223022
Questão 1052: IBADE - Adm (SEA SC)/SEA SC/2022
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
O servidor público estável só perderá o cargo:
 
( ) em virtude de sentença judicial transitada em julgado;
 
( ) mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;
 
( ) mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar,
assegurada ampla defesa.
 
( ) em virtude de sentença judicial não transitada em julgado
 
Assinale V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS. A sequência correta é:
 a) (F), (V), (V), (V).
 b) (F), (F), (V), (V).
 c) (V), (F), (V), (F).
 d) (V), (V), (V), (F).
 e) (V), (V), (F), (V).
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2216037
Questão 1053: FUMARC - AJ TRT3/TRT 3/Administrativa/Contabilidade/2022
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
O servidor estável só perderá o cargo em virtude de:
 a) apenas por processo administrativo disciplinar.
 b) apenas porsentença judicial transitada em julgado.
 c) decisão unilateral do seu superior hierárquico.
 d) sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar com direito de
defesa.
 e) sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar, independente do
direito de defesa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2230632
Questão 1054: COGEPS UNIOESTE - Ag Adm (CONSAMU)/CONSAMU/2022
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Com relação a estabilidade no serviço público, marque a alternativa INCORRETA:
 a) são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento
efetivo em virtude de concurso público.
 b) o servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
 c) o servidor público estável só perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja
assegurada ampla defesa.
 d) invalidada por sentença judicial a demissão de servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual
ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, com direito a indenização.
 e) como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho
por comissão instituída para essa finalidade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2286114
Questão 1055: FUNDEP - Ass (UFJF)/UFJF/Alunos/2022
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Analise as afirmativas a seguir sobre as regras constitucionais relativas à estabilidade do servidor público
e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
 
( ) São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de
provimento efetivo em virtude de concurso público.
 
( ) O servidor público estável poderá perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em
julgado.
 
( ) Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado.
 
( ) Extinto o cargo, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao
tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
 
( ) Como condição para a aquisição da estabilidade, é facultada a avaliação especial de
desempenho por comissão instituída para essa finalidade.
 
Assinale a sequência correta.
 a) V V V V F
 b) F V F F V
 c) V F F F F
 d) F F V V V
 e) V V V F F
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2212691
Questão 1056: Instituto AOCP - Ag Pol (PC GO)/PC GO/2022
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Em relação aos agentes públicos, assinale a alternativa INCORRETA.
 a) São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento
efetivo em virtude de concurso público.
 b) A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.
 c) É vedada a incorporação de vantagens de caráter temporário ou vinculadas ao exercício de função
de confiança ou de cargo em comissão à remuneração do cargo efetivo.
 d) Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de
livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego
público, o Regime Geral de Previdência Social.
 e) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade,
com remuneração integral, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2257758
Questão 1057: QUADRIX - GPPGE (SEE DF)/SEE DF/Administração/2022
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Acerca dos assuntos inerentes à legislação administrativa, julgue o item a seguir.
 
Um servidor público que iniciou seu efetivo exercício no dia 1.o/6/2020 já terá cumprido o seu estágio
probatório no dia 1.o/12/2022.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2275446
Questão 1058: FAPEC - Aud (UFMS)/UFMS/2022
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
É hipótese de perda do cargo público por servidor federal estável:
 a) sentença judicial proferida em segunda instância.
 b) processo administrativo em que lhe seja assegurada a ampla defesa.
 c) excesso de despesa com dívida externa.
 d) decisão da autoridade a que esteja subordinado, desde que ratificada pelo respectivo chefe de
Poder.
 e) sentença judicial, ainda que em primeira instância, proferida pelo Supremo Tribunal Federal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2171180
Questão 1059: FAPEC - Adm (UFMS)/UFMS/2022
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Sobre a estabildade de servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso
público, analise as assertivas a seguir.
 
I - Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade,
com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro
cargo.
 
II - Validada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual
ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização,
aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo
de serviço.
 
III- A perda do cargo público pode ocorrer mesmo quando houver sentença judicial transitando.
 
IV- É obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para fins de aquisição
da estabilidade.
 
V - O servidor não poderá recorrer a ampla defesa quando cometer crime de improbidade
administrativa.
 
Estão corretas as assertivas:
 a) II, IV e V, apenas.
 b) I, Il e III, apenas.
 c) I e lV,apenas.
 d) IV e V, apenas.
 e) I,II,IV e V.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2171142
Questão 1060: IBADE - Tec AE (SEA SC)/SEA SC/Técnico em Agrimensura/2022
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Acerca da estabilidade dos servidores públicos, na forma da Constituição Federal vigente, podemos
afirmar que:
 a) são estáveis após 3 (três) anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de
provimento efetivo em virtude de concurso público.
 b) são estáveis após 2 (dois) anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de
provimento efetivo em virtude de concurso público.
 c) extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade com
renumeração condizente ao cargo.
 d) a aquisição da estabilidade necessita de avaliação especial desempenhada por comissão simples
para que seja concedida.
 e) é dispensada, para a aquisição da estabilidade do servidor público, a avaliação especial de
desempenho por comissão instituída.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2218003
Questão 1061: CESGRANRIO - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Direito/2018
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Dispõe o art. 19 (ADCT): “Os servidores públicos civis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos
Municípios, da administração direta, autárquica e das fundações públicas, em exercício na data da
promulgação da Constituição, há pelo menos cinco anos continuados, e que não tenham sido admitidos
na forma regulada no art. 37, da Constituição, são considerados estáveis no serviço público.”
 
Conforme o disposto nesse art. 19, a estabilidade no serviço público
 a) aplica-se aos servidores que a lei declare de livre exoneração.
 b) aplica-se aos ocupantes de cargos, funções e empregos de confiança ou em comissão.
 c) depende do tempo de serviço dos servidores, que será contado como título, quando se
submeterem a concurso para fins de efetivação, na forma da lei.
 d) não se aplica aos professores de nível superior, nos termos da Constituição.
 e) não se aplicaàs hipóteses que a lei declare de livre exoneração, cujo tempo de serviço não será
computado para os fins do caput desse artigo, inclusive por se tratar de servidor.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/619374
Questão 1062: CESGRANRIO - Ass Adm (UNIRIO)/UNIRIO/2016
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Um servidor que tenha adquirido a estabilidade no serviço público somente poderá vir a perder o seu
cargo, nos termos da Lei nº 8.112/1990, e suas alterações, no caso de ocorrer
 a) decisão arbitral irrecorrível.
 b) sentença judicial transitada em julgado.
 c) ato vinculado do Chefe imediato.
 d) ato de conciliação realizado por comissão.
 e) ato discricionário da autoridade competente.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/373815
Questão 1063: CESGRANRIO - Adv (EPE)/EPE/Jurídica/2014
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Quando a legislação estabelece que o servidor ou agentepúblico não pode ser lotado sem motivo em
local ondenão pretende ou requereu o exercício do seu cargo ou função, entende-se que ocorre a
proteção denominada
 a) estabilidade
 b) proporcionalidade
 c) moralidade
 d) vitaliciedade
 e) inamovibilidade
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/286376
Questão 1064: CESGRANRIO - TCE (TCE-RO)/TCE RO/Ciências Jurídicas/2007
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Em relação ao estágio probatório e à aquisição de estabilidade, a Constituição Federal de 1988 prevê que
a estabilidade nos cargos efetivos decorre do exercício por:
 a) três anos, bem como de avaliação especial realizada por comissão.
 b) três anos, bem como de avaliação especial realizada pela chefia.
 c) três anos, bem como de avaliação coletiva realizada por comissão.
 d) dois anos, bem como de avaliação especial realizada por comissão.
 e) dois anos, bem como de avaliação coletiva realizada pela chefia.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/156135
Questão 1065: CESGRANRIO - TAM (ANM)/ANM/Geologia e Mineração/2006
Assunto: Estabilidade e estágio probatório
Para a aquisição de estabilidade, quantos anos de efetivo exercício são necessários aos servidores
nomeados para cargos de provimento efetivo, em virtude de concurso público?
 a) 2
 b) 3
 c) 4
 d) 5
 e) 6
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1815031
Questão 1066: CEBRASPE (CESPE) - Proc Jud (Recife)/Pref Recife/2022
Assunto: Associação sindical e direito de greve
No que se refere ao direito de greve do servidor, assinale a opção correta.
 a) A competência para a apreciação dos processos que versem sobre direito de greve de servidores
estatutários tem relação direta com o ente ao qual o servidor esteja vinculado juridicamente.
 b) Lei complementar vedou o direito de greve dos servidores públicos, impondo a instauração de
dissídio nos casos de conduta ilegal da administração pública.
 c) É vedado o direito de greve de servidor municipal que atue na área de segurança pública, salvo em
caso de atraso de salário.
 d) Em virtude da suspensão do vínculo jurídico, a administração pública poderá descontar os dias de
salário do período não trabalhado, ainda que se demonstre que a greve decorreu de conduta ilícita do
poder público.
 e) O Supremo Tribunal Federal não admite a vedação absoluta ao direito de greve por considerá-lo um
direito fundamental de segunda geração.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2274747
Questão 1067: Com. Exam. (TRF 4) - JF TRF4/TRF 4/2022
Assunto: Associação sindical e direito de greve
Assinale a alternativa CORRETA.
 a) Cargos, empregos e funções públicas não são acessíveis aos estrangeiros.
 b) A investidura em cargo, emprego ou função pública depende de aprovação prévia em concurso
público.
 c) É vedado aos servidores públicos exercer qualquer outra função pública, salvo uma de magistério.
 d) O exercício do direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, é vedado aos policiais civis e a
todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública.
 e) Os servidores públicos adquirem estabilidade após dois anos de efetivo exercício da função.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2121762
Questão 1068: CEBRASPE (CESPE) - ACE (TCE RJ)/TCE RJ/Organizacional/Tecnologia da
Informação/2022
Assunto: Associação sindical e direito de greve
A prestação de serviço público essencial por determinado ente público foi interrompida em razão de
greve dos servidores públicos que prestam serviço na unidade, o que causou transtornos à população
local.
 
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte.
 
Segundo o texto constitucional, o direito de greve dos servidores públicos deve ser exercido nos termos e
nos limites definidos em lei ordinária específica.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2012059
Questão 1069: FGV - Of (PM PB)/PM PB/2021
Assunto: Associação sindical e direito de greve
Um grupo de policiais militares do Estado Gama, aprovados no último concurso, insatisfeitos com o que
consideram condições inadequadas de trabalho, desejam se organizar para criar um sindicato dos
policiais militares estaduais e, após deliberação de seus futuros membros, decidirem se irão entrar em
greve.
De acordo com as normas de regência, a doutrina e a jurisprudência, a iniciativa da:
 a) sindicalização e da greve não merece prosperar, diante da expressa proibição constitucional;
 b) sindicalização e da greve é possível, diante da inexistência de vedação constitucional e do direito à
livre associação;
 c) sindicalização é possível, por expressa permissão constitucional, mas a greve é vedada por
analogia à proibição para os militares das forças armadas;
 d) greve deve respeitar a continuidade do serviço público, para manter o mínimo indispensável de
agentes de segurança pública em exercício, e a sindicalização é possível, por expressa permissão
constitucional;
 e) greve deve respeitar a continuidade do serviço público, para manter o mínimo indispensável de
agentes de segurança pública em exercício, mas a sindicalização é inviável, por expressa vedação
constitucional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1837989
Questão 1070: FAPEC - Del Pol (PC MS)/PC MS/2021
Assunto: Associação sindical e direito de greve
Sobre o direito de greve dos servidores públicos, assinale a alternativa correta.
 a) Segundo o STF, a vedação a esse direito se restringe aos militares e aos Policiais Civis.
 b) O STF entende que o exercício do direito de greve por parte dos servidores públicos é norma
constitucional de eficácia contida. No entanto, ante a omissão do legislador, o Tribunal entende que há
omissão inconstitucional, aplicando-se, até o advento de tal lei, a Lei nº 7.783/89.
 c) A Justiça do Trabalho é a justiça competente para apreciar a abusividade da greve promovida por
servidores públicos celetistas.
 d) Se a greve é exercida de forma lícita, o servidor tem direito à remuneração referente ao
mencionado período.
 e) O STJ entende que se o servidor exerce o direito de greve de forma lícita, em obediência ao
ordenamento, embora não tenha direito à remuneração pelos dias parados ante a não prestação dos
serviços, o corte da remuneração não pode ocorrer durante o exercício desse direito, sob pena de se
considerar coerção indevida do poder público.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1837055
Questão 1071: CESGRANRIO - Ana Amb (INEA)/INEA/Advogado/2008
Assunto: Associação sindical e direito de greve
Sobre a greve no serviço público, tem-se que:
 a) no caso em que a autarquia for citada em causa cujo objeto seja a indenização por interrupção,
totalou parcial, da prestação dos serviços desenvolvidos pela Administração Pública Federal, em
decorrência de movimento de paralisação, será obrigatória a denunciação à lide dos servidores que
tiverem concorrido para o dano.
 b) até que seja editada lei que defina os termos e limites do exercício do direito de greve no âmbito
da Administração Pública, as faltas decorrentes de participação de servidor publico federal, sujeito ao
Regime Jurídico Único da Lei nº 8.112/90, em movimento de paralisação de serviços públicos, poderão
ser objeto de compensação, conforme previsto no Decreto nº 1.480/95.
 c) até que seja editada lei que defina os termos e limites do exercício do direito de greve no âmbito
da Administração Pública, as faltas decorrentes de participação de servidor publico federal, sujeito ao
Regime Jurídico Único da Lei nº 8.112/90, em movimento de paralisação de serviços públicos, poderão
ser objeto de cômputo para fins de contagem de tempo de serviço, conforme previsto no Decreto nº
1.480/95.
 d) segundo a jurisprudência dominante do Tribunal Superior do Trabalho, é possível a greve dos
servidores públicos celetistas e, portanto, poder-se-lhes-ia aplicar o seguinte preceito legal: “Frustrada a
negociação ou verificada a impossibilidade de recurso via arbitral, é facultada a cessação coletiva do
trabalho” (art.3º da Lei nº 7783/89).
 e) após o advento da Emenda Constitucional nº 19, de 04.06.1998, a Constituição passou a exigir a
promulgação de lei complementar para regular o exercício de greve pelo servidor público.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/176325
Questão 1072: CEBRASPE (CESPE) - Ativ Reg (ANP)/ANP/Novas Atribuições I/2022
Assunto: Direitos sociais dos servidores públicos (art. 7º da CF)
Fábio é pessoa com deficiência, exerce cargo público de professor em universidade pública estadual e
pretende prestar concurso público para emprego público de professor em empresa pública federal, porém
o edital não prevê percentual de vaga reservado para pessoas com deficiência. O prazo de validade desse
concurso é de um ano, conforme previsto no edital.
 
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.
 
Em decorrência do exercício do cargo público de professor, Fábio tem direito a fundo de garantia do
tempo de serviço.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2207609
Questão 1073: FCC - ACE (TCE-GO)/TCE GO/Contabilidade/2022
Assunto: Direitos sociais dos servidores públicos (art. 7º da CF)
De acordo com o que dispõe a Constituição da República, aos servidores ocupantes de cargo público
aplicam-se os seguintes direitos garantidos aos trabalhadores urbanos e rurais:
 a) décimo terceiro salário, calculado com base nos vencimentos, excluídas vantagens pessoais e
gratificações.
 b) adicional noturno fixado no dobro do valor da hora de remuneração do trabalho diurno.
 c) salário-família em valor equivalente ao valor dos vencimentos, excluídas vantagens pessoais e
gratificações.
 d) repouso semanal remunerado aos domingos e em um dia útil, de livre escolha do empregador.
 e) remuneração acrescida de pelo menos 1/3 por ocasião de gozo de férias.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2223492
Questão 1074: FEPESE - Aux (PCien SC)/PCien SC/Médico-Legal/2022
Assunto: Direitos sociais dos servidores públicos (art. 7º da CF)
Assinale a alternativa correta sobre os servidores públicos civis.
 a) A opção pela remuneração sob a forma de subsidio é um direito social dos servidores públicos.
 b) O servidor público tem o direito de exigir redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de
normas de saúde, higiene e segurança.
 c) O servidor público tem direito a acumular cargos públicos, desde que haja compatibilidade de
horários.
 d) É direito dos servidores ter o reajuste anual de sua remuneração vinculada a índices federais de
atualização monetária.
 e) É direito do servidor público civil não ser processado criminalmente, salvo em caso de delito
funcional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2003924
Questão 1075: IDIB - ALeg (CM Planaltina)/CM Planaltina/Controlador Interno/2021
Assunto: Direitos sociais dos servidores públicos (art. 7º da CF)
Assinale a alternativa que não contempla um direito do servidor público submetido ao regime estatutário.
 a) fundo de garantia do tempo de serviço
 b) terço de férias
 c) aposentadoria compulsória
 d) repouso semanal remunerado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1709318
Questão 1076: CEPUERJ - Tec Uni II (UERJ)/UERJ/Técnico em Tecnologia da
Informação/Atendimento e Suporte Técnico/2021
Assunto: Direitos sociais dos servidores públicos (art. 7º da CF)
A Constituição Federal de 1988, consoante os termos do artigo 39, §3, estende aos servidores públicos
determinados direitos previstos em seu art. 7º. Entre os direitos expressamente estendidos encontra-se:
 a) fundo de garantia do tempo de serviço
 b) seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário
 c) garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável
 d) aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de 30 dias, nos termos da lei
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1654577
Questão 1077: CEBRASPE (CESPE) - APO (SEPLAN RR)/SEPLAN RR/Planejamento e
Orçamento/2023
Assunto: Remuneração (Componentes, Subsídio, Teto, Equipração, Vinculação,
Irredutibilidade, etc)
Com base nas disposições constitucionais a respeito da administração pública e dos servidores públicos,
julgue o item que se segue.
 
As vantagens vinculadas ao exercício de função de confiança devem ser incorporadas à remuneração do
cargo efetivo.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2271330
Questão 1078: FGV - Proc (AGE MG)/AGE MG/2022
Assunto: Remuneração (Componentes, Subsídio, Teto, Equipração, Vinculação,
Irredutibilidade, etc)
O Estado Gama editou lei dispondo que um dos requisitos para que haja a revisão anual das
remunerações dos servidores públicos daquele Estado é a constatação de que houve perdas salariais
resultantes de desvalorização do poder aquisitivo da moeda, medida pelo Índice Nacional de Preços ao
Consumidor (INPC), índice de inflação calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), que é uma fundação federal.
 
De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a mencionada norma é
 a) constitucional, pois a remuneração dos servidores públicos somente poderá ser alterada por lei
específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada a revisão geral anual, sempre na
mesma data e sem distinção de índices.
 b) constitucional, pois o Estado Gama, como ente federativo autônomo, goza de liberdade para
organizar seus órgãos públicos e respectivos servidores, fixando e alterando, inclusive, a remuneração
dos agentes públicos.
 c) constitucional, desde que observada a regra de que os vencimentos dos cargos do Poder
Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.
 d) inconstitucional, por violar a autonomia dos entes federados e porque é vedada a vinculação ou
equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço
público, assim como a vinculação do reajuste de vencimentos de servidores estaduais a índices federais
de correção monetária.
 e) inconstitucional, apenas caso o projeto de lei não tenha sido oriundo do Poder Executivo estadual,
porque é permitida a vinculação, mediante lei em sentido formal, do reajuste de vencimentos de
servidores estaduais a índices federais de correção monetária, desde que observada a prerrogativa do
Governador do Estado de encaminhar à Assembleia a proposta legislativa.Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2235362
Questão 1079: FCC - AJ TRT22/TRT 22/Área Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador
Federal/2022
Assunto: Remuneração (Componentes, Subsídio, Teto, Equipração, Vinculação,
Irredutibilidade, etc)
O teto remuneratório dos servidores públicos previstos no inciso XI do art. 37 da Constituição Federal de
1988
 a) é inaplicável a certos ocupantes de emprego na Administração Indireta.
 b) é aplicável apenas aos agentes políticos e servidores públicos que recebam sua remuneração por
meio de subsídios.
 c) deve ser aplicado sobre a somatória das remunerações, em caso de acumulação regular de cargos,
empregos ou funções públicas.
 d) corresponde, para todos os servidores dos Estados e do Distrito Federal, ao subsídio de
Desembargador.
 e) não é autoaplicável, dependendo de legislação de cada um dos entes da Federação para ser
executado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2159416
Questão 1080: FCC - FRE (SEFAZ AP)/SEFAZ AP/2022
Assunto: Remuneração (Componentes, Subsídio, Teto, Equipração, Vinculação,
Irredutibilidade, etc)
A remuneração paga aos servidores públicos titulares de cargo efetivo
 a) sujeita-se ao limite do subsídio fixado para os ministros do Supremo Tribunal Federal, excluídas
verbas indenizatórias e vantagens pessoais de qualquer natureza.
 b) deve ser inicialmente fixada por lei de iniciativa do Chefe do Executivo, admitindo-se revisão
periódica e reajuste anual por decreto, desde que previamente demonstrada a existência de recursos
orçamentário -financeiros para fazer frente à despesa.
 c) fixada, por meio de subsídio, por lei específica, não exclui a possibilidade de pagamento de verbas
indenizatórias a serem excluídas do limite constitucional estabelecido para remuneração dos agentes
públicos (teto constitucional).
 d) tem natureza de subsídio e submete-se integralmente ao teto constitucional estabelecido para os
ministros do Supremo Tribunal Federal, na mesma proporção e percentual, independentemente da
natureza da verba.
 e) admite cumulação de vencimentos com parcelas indenizatórias, a exemplo de subsídio acrescido
de gratificações, de adicionais por tempo de serviço e de décimo terceiro, excluídas do limite
constitucional de remuneração de agentes públicos (teto constitucional).
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2163579
Questão 1081: FGV - Aux (MPE SC)/MPE SC/2022
Assunto: Remuneração (Componentes, Subsídio, Teto, Equipração, Vinculação,
Irredutibilidade, etc)
Após ampla reforma administrativa levada a efeito pela Lei nº XX do Estado Alfa, foi estabelecido um
rígido protocolo de isonomia no âmbito do serviço público estadual. Esse protocolo tinha por objetivo
preservar a equidistância entre a remuneração recebida pelos servidores públicos estaduais e os
servidores públicos federais, cujos cargos fossem providos a partir da exigência de requisitos de
qualificação semelhantes e que tivessem atribuições similares. Com isso, uma vez reajustados os
vencimentos do cargo federal, o mesmo ocorreria em relação ao cargo estadual correspondente.
A técnica de reajuste vencimental utilizada pelo Estado Alfa é:
 a) inconstitucional, pois é vedada essa forma de vinculação de espécies remuneratórias;
 b) inconstitucional, pois as questões remuneratórias de caráter geral devem ser disciplinadas em lei
federal;
 c) constitucional, desde que a vinculação entre as espécies remuneratórias tenha sido estabelecida na
Constituição Estadual;
 d) constitucional, desde que a vinculação entre as espécies remuneratórias tenha sido estabelecida
em lei complementar;
 e) constitucional, desde que a vinculação entre as espécies remuneratórias tenha sido estabelecida
em lei ordinária de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2062401
Questão 1082: Instituto Consulplan - Adm (PGE SC)/PGE SC/2022
Assunto: Remuneração (Componentes, Subsídio, Teto, Equipração, Vinculação,
Irredutibilidade, etc)
Nos termos definidos no Estatuto dos Servidores do Estado de Santa Catarina, quanto ao conceito de
remuneração, vencimento, vencimentos e vantagens, é correto afirmar que:
 a) Gratificações são acréscimos pecuniários de caráter não transitório, ao oposto dos adicionais.
 b) Adicional noturno é concedido ao funcionário com acréscimo de 20% sobre a hora normal.
 c) Vencimentos, grafado no plural, designam a soma do vencimento, grafado no singular, aos
adicionais.
 d) Remuneração, somada às vantagens e ao vencimento, não pode ser inferior ao salário mínimo
vigente.
 e) Adicionais são verbas transitórias ou permanentes que se classificam em indenizações e
gratificações.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2238164
Questão 1083: IADES - Reg SP (ADASA)/ADASA/Gestão e Regulação/2022
Assunto: Remuneração (Componentes, Subsídio, Teto, Equipração, Vinculação,
Irredutibilidade, etc)
Acerca das disposições constantes na Constituição Federal relativas à remuneração dos servidores
públicos, assinale a alternativa correta.
 a) Em face dos princípios da magistratura, entre eles, o da unidade, o subsídio dos desembargadores
dos Tribunais de Justiça observará o limite total estabelecido para os ministros do Supremo Tribunal
Federal, e tal limite, por extensão, também será aplicável aos membros do Ministério Público, aos
procuradores e aos defensores públicos.
 b) A Constituição Federal prevê, expressamente, no seu art. 37, hipóteses de redutibilidade do valor
do subsídio e dos vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos.
 c) Salvo disposição legal específica, é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies
remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.
 d) A remuneração dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderá ser superior aos
valores pagos pelo Poder Executivo em atividades assemelhadas.
 e) A acumulação remunerada de cargos públicos estendese a empregos e funções e abrange
autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias,
excepcionando-se, tão somente, as sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2178594
Questão 1084: FGV - AT (TCE TO)/TCE TO/Letras/2022
Assunto: Remuneração (Componentes, Subsídio, Teto, Equipração, Vinculação,
Irredutibilidade, etc)
O regime jurídico dos servidores públicos do Estado Alfa foi alterado pela Lei nº XX/2020, sendo
assegurado determinado benefício pecuniário, de caráter episódico, não contínuo, aos servidores que
preenchessem os requisitos objetivos previstos na norma. Dois anos depois, ao ser advertido do
crescimento exponencial das despesas com pessoal, o que fora parcialmente influenciado pela criação do
referido benefício, o chefe do Poder Executivo apresentou projeto de lei, que resultou na Lei nº YY/2022,
extinguindo-o.
Após a extinção do benefício, Pedro, pessoa muito distraída, percebeu que preenchera os requisitos para
a fruição do benefício, mas não apresentara o requerimento pertinente.
Ao procurar um advogado, foi informado, corretamente, que:
 a) pode requerer a fruição do benefício, observado o prazo prescricional afeto à Fazenda Pública, pois,
uma vez inserido no regime jurídico dos servidores, é vedada a supressão por lei posterior, sob pena de
afronta ao direito adquirido;
 b) não pode requerer a fruição do benefício, salvo se a Lei nº YY/2022 assegurou a sua fruição
àqueles que não o tenham requerido em momento anterior, os quais tinham mera expectativa de direito;
 c) não pode requerer a fruição do benefício, já que a pretensão administrativa deve ser apresentada
de modo contemporâneo ao direito, pois um não pode subsistir dissociado do outro;
 d) não pode requerera fruição do benefício, já que a despesa pública está relacionada à previsão
orçamentária, que não pode satisfazer benefícios relativos a exercícios pretéritos;
 e) pode requerer a fruição do benefício, observado o prazo prescricional afeto à Fazenda Pública, pois
tem o direito adquirido à sua fruição.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2215082
Questão 1085: CESGRANRIO - Prof Jun (BR)/BR/Direito/2010
Assunto: Remuneração (Componentes, Subsídio, Teto, Equipração, Vinculação,
Irredutibilidade, etc)
O presidente de uma sociedade de economia mista federal formulou consulta à sua assessoria jurídica
indagando sobre a aplicação do limite máximo de remuneração previsto no artigo 37, inciso XI, da
Constituição da República (subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal) no
âmbito daquela entidade. A assessoria jurídica deverá responder que
 a) as sociedades de economia mista são dotadas de personalidade jurídica de direito privado e, por
essa razão, não se submetem às restrições remuneratórias próprias das entidades integrantes da
Administração pública direta.
 b) as sociedades de economia mista, embora dotadas de personalidade jurídica de direito privado,
submetem-se ao regime de direito público no que tange aos direitos e às obrigações trabalhistas,
estando, por essa razão, submetidas ao limite máximo de remuneração.
 c) as sociedades de economia mista federais são dotadas de ampla autonomia administrativa e, por
tal razão, gozam de absoluta independência para a instituição da política remuneratória de seus
empregados, sem qualquer submissão ao regime juspublicista.
 d) o limite máximo de remuneração previsto no artigo 37, inciso XI, da Constituição da República
aplica-se às sociedades de economia mista federais e suas subsidiárias quando receberem recursos da
União para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral.
 e) o limite máximo de remuneração previsto no artigo 37, inciso XI, da Constituição da República
aplica-se somente às sociedades de economia mista federais instituídas após a entrada em vigor da
Emenda Constitucional no 19/98, oportunidade em que foi estabelecida a restrição remuneratória.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/226065
Questão 1086: CESGRANRIO - Adv (DETRAN AC)/DETRAN AC/2009
Assunto: Remuneração (Componentes, Subsídio, Teto, Equipração, Vinculação,
Irredutibilidade, etc)
O Presidente do Departamento de Trânsito do Acre (DETRAN/AC) formulou consulta à sua Assessoria
Jurídica questionando qual o instrumento jurídico necessário para a concessão de aumento de
remuneração aos servidores daquela autarquia. Foi-lhe corretamente respondido que a concessão de
aumento de remuneração aos servidores autárquicos depende de
 a) decreto da Chefia do Poder Executivo.
 b) decreto legislativo.
 c) lei ordinária, de iniciativa da Presidência do DETRAN/AC.
 d) lei complementar, de iniciativa do Presidente do DETRAN/AC.
 e) lei específica, de iniciativa da Chefia do Poder Executivo.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/519093
Questão 1087: CESGRANRIO - Ana (BACEN)/BACEN/Tecnologia da Informação/"Sem
Especialidade"/2009
Assunto: Remuneração (Componentes, Subsídio, Teto, Equipração, Vinculação,
Irredutibilidade, etc)
Uma assessora de autarquia pública federal, questionada a respeito do instrumento jurídico necessário
para a concessão de aumento de remuneração aos servidores daquela entidade, responde corretamente
que o aumento de remuneração, em tal hipótese, depende de
 a) lei específica, de iniciativa da Chefia do Poder Executivo Federal.
 b) lei complementar, de iniciativa do Presidente da autarquia.
 c) lei ordinária, de iniciativa do Presidente da autarquia.
 d) decreto legislativo.
 e) decreto da Chefia do Poder Executivo Federal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/13852
Questão 1088: CEBRASPE (CESPE) - APO (SEPLAN RR)/SEPLAN RR/Planejamento e
Orçamento/2023
Assunto: Mandato Eletivo (art. 38 da CF)
Com base nas disposições constitucionais a respeito da administração pública e dos servidores públicos,
julgue o item que se segue.
Em qualquer caso que exija o afastamento do servidor público para o exercício de mandato eletivo, seu
tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, inclusive para a promoção por merecimento.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2271326
Questão 1089: FGV - Cons Sub (TCE ES)/TCE ES/2023
Assunto: Mandato Eletivo (art. 38 da CF)
Mauro, procurador do Estado Delta, aprovado em concurso público de provas e títulos, é eleito prefeito
do Município Ômega.
Investido no mandato de prefeito, Mauro será afastado do cargo e:
 a) passará a receber obrigatoriamente o subsídio de prefeito;
 b) passará a receber obrigatoriamente o subsídio de vereador;
 c) continuará recebendo obrigatoriamente o subsídio de procurador do Estado Delta;
 d) continuará recebendo o subsídio de procurador do Estado Delta, desde que esse subsídio seja
inferior ao subsídio de prefeito;
 e) continuará recebendo o subsídio de procurador do Estado Delta, se assim optar.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2336507
Questão 1090: Instituto Consulplan - Tec Info (PGE SC)/PGE SC/2022
Assunto: Mandato Eletivo (art. 38 da CF)
Fernando ocupa cargo público de técnico em informática do município X. Ele foi eleito para mandato
eletivo de Vereador no mesmo município e deseja continuar exercendo, simultaneamente com a
vereança, o cargo público efetivo. Considerando o exposto, é correto afirmar que:
 a) Para exercer o mandato eletivo, Fernando terá que pedir exoneração do cargo efetivo.
 b) Fernando terá que se afastar do cargo público efetivo enquanto estiver exercendo cargo político.
 c) A Constituição veda, em qualquer hipótese, o exercício cumulativo de cargo público com mandato
eletivo.
 d) Desde que haja compatibilidade de horário, Fernando poderá continuar exercendo o cargo de
técnico em informática e também o cargo político.
 e) Mesmo que não possa exercer o cargo de técnico em informática durante a vigência do mandato
eletivo, Fernando fará jus à remuneração do cargo efetivo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2238875
Questão 1091: Instituto Consulplan - SEsc (Pref Caeté)/Pref Caeté/2022
Assunto: Mandato Eletivo (art. 38 da CF)
Sobre o mandato eletivo de um servidor público efetivo, lotado na Secretaria de Fazenda do Município de
Caeté, é correto afirmar, EXCETO:
 a) Tratando-se de mandato eletivo estadual, o servidor ficará afastado de seu cargo.
 b) Investido no mandato de prefeito será afastado do cargo, recebendo a remuneração do cargo
efeito.
 c) Investido em mandato de Vereador, não havendo compatibilidade de horários, perceberá a
remuneração que escolher.
 d) Investido em mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens
de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2233941
Questão 1092: FGV - AJ TRT13/TRT 13/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Assunto: Mandato Eletivo (art. 38 da CF)
Maria estava concorrendo ao mandato eletivo de Deputada Federal. Por ser muito íntegra, além de
profissional qualificada na área de informática, consultou o seu advogado a respeito da existência, ou
não, de alguma vedação a que tivesse contratos com uma autarquia federal. O questionamento decorria
do fato de Maria possuir um contrato dessa natureza, o qual apresentava peculiaridades, em relação às
obrigações de ambas as partes, que o distinguiam dos demais contratos celebrados pela autarquia na
área de informática.
 
O advogado respondeu corretamente que
 a) se eleita, Maria, desde a posse, não poderá mantero referido contrato com a autarquia federal.
 b) não há óbice à continuidade do contrato, por se tratar de atividade privada e essencialmente lícita.
 c) se eleita, Maria, desde a proclamação dos eleitos, não poderá manter o referido contrato com a
autarquia federal.
 d) se eleita, Maria, desde a expedição do diploma, não poderá manter o referido contrato com a
autarquia federal.
 e) não há óbice à continuidade do contrato, desde que Maria se abstenha de votar a respeito de
proposições que tangenciem o seu objeto.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2229834
Questão 1093: IBADE - Adm (SEA SC)/SEA SC/2022
Assunto: Mandato Eletivo (art. 38 da CF)
A CF de 1988 determina que ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no
exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:
 
( ) tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo,
emprego ou função;
 
( ) investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe
facultado optar pela sua remuneração.
 
( ) investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens
de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo
compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior.
 
( ) em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de
serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.
 
( ) na hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, não permanecerá filiado a
esse regime, no ente federativo de origem.
 
Assinale V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS. A sequência correta é:
 a) (V), (V), (V), (V), (V).
 b) (V), (F), (F), (F), (V).
 c) (V), (F), (V), (V), (F).
 d) (V), (V), (V), (V), (F).
 e) (F), (F), (F), (F), (F).
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2216035
Questão 1094: IDECAN - Sold (PM MS)/PM MS/2022
Assunto: Mandato Eletivo (art. 38 da CF)
Maria é casada com Paulo, Governador do Estado, com quem tem um filho chamado Raul, de vinte anos.
Caso este último decida concorrer, nas eleições nacionais, para o cargo de Deputado Estadual, ocorrerá o
seguinte:
 a) A candidatura será deferida, ainda que Raul seja filho do Governador do Estado.
 b) A candidatura será indeferida por ausência de condição de elegibilidade.
 c) A candidatura poderá ou não ser deferida, a depender de Paulo renunciar ao mandato seis meses
antes do pleito.
 d) A candidatura somente será deferida se Raul estiver concorrendo à reeleição.
 e) A candidatura será indeferida apenas por Raul ser filho do Governador do Estado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2233914
Questão 1095: Instituto Consulplan - ACI (CM Parauapebas)/CM Parauapebas/2022
Assunto: Mandato Eletivo (art. 38 da CF)
Determinado Vereador eleito é professor concursado de uma Fundação Escola Privada, cujas aulas são
no período noturno, sendo as sessões da Câmara no período vespertino. Nesta hipótese, o vereador
eleito deverá:
 a) Manter ambos os vínculos, já que não há incompatibilidade de horários.
 b) Pedir adiamento da posse, até que ocorra seu desligamento da Fundação.
 c) Pedir suspensão de seu contrato de trabalho, enquanto durar o mandato.
 d) Pedir exoneração da função de professor, já que se trata de uma fundação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2222957
Questão 1096: CEBRASPE (CESPE) - Tec Necro (PC RO)/PC RO/2022
Assunto: Regime Previdenciário (Aposentadoria, Pensão, RPPS)
Lúcio é policial da Polícia Rodoviária Federal; Ana é professora concursada de universidade pública
federal; Cláudio é policial legislativo da Câmara dos Deputados; e Patrícia é policial civil de determinado
estado da Federação. Nessa situação, segundo a Constituição Federal de 1988, poderão ter idade e
tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria, estabelecidos por lei complementar dos
respectivos entes da Federação,
 a) Patrícia, Lúcio e Ana, apenas.
 b) Lúcio, Ana e Cláudio, apenas.
 c) Ana, Cláudio e Patrícia, apenas.
 d) Lúcio, Cláudio e Patrícia, apenas.
 e) Ana, Lúcio, Cláudio e Patrícia.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2170929
Questão 1097: Instituto Consulplan - Ouv (CM Itabira)/CM Itabira/2022
Assunto: Regime Previdenciário (Aposentadoria, Pensão, RPPS)
Considere que o Município Alfa tenha admitido Antônio e mais 20 pessoas, mediante processo seletivo
simplificado, para realizar a atividade de recenseador no censo anual. Após a coleta de dados, o vínculo
será encerrado.
 
Quanto ao vínculo apontado, é correto afirmar que Antônio:
 a) Ocupa emprego público com regime celetista.
 b) Ocupa cargo efetivo ou cargo comissionado municipal.
 c) Recolhe contribuição ao regime geral de previdência social.
 d) Exerce função com contribuição para o regime próprio de previdência social.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2095006
Questão 1098: VUNESP - Adv (Docas PB)/Docas PB/2022
Assunto: Regime Previdenciário (Aposentadoria, Pensão, RPPS)
João da Silva foi contratado no ano 2000 pela empresa pública XPTO S/A, controlada pela União Federal,
para a função de técnico em análises geológicas. No ano de 2020, João da Silva adquiriu o direito à
aposentadoria segundo as regras então vigentes. A respeito dessa situação hipotética, é correto afirmar
que João da Silva
 a) terá direito à aposentadoria integral ao se aposentar, considerando o ano de ingresso no serviço
público federal.
 b) deverá solicitar sua aposentaria formalmente no prazo máximo de um ano caso queira evitar o
risco de que alguma modificação legal das regras de aposentadoria prejudique os seus direitos
adquiridos.
 c) se aposentará pelo Regime Geral de Previdência Social, considerando ser esse o regime aplicável
aos empregados públicos de empresas públicas federais.
 d) terá direito a benefício de aposentadoria equivalente à média dos 80% maiores salários de
contribuição recebidos a partir de 1995, considerando o seu ingresso no serviço público federal antes da
reforma previdenciária de 2019.
 e) deve ter ao menos 67 anos de idade, considerando o seu ano de ingresso no serviço público
federal e o ano de aquisição do direito à aposentadoria.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2030998
Questão 1099: Instituto AOCP - AnaGGov (SEAD GO)/SEAD GO/Gestão e
Desenvolvimento de Pessoas/2022
Assunto: Regime Previdenciário (Aposentadoria, Pensão, RPPS)
Mariana é segurada ativa do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Goiás (RPPS/GO), tendo
ingressado no serviço público em 13 de maio de 2017, não optando por limitar seus benefícios
previdenciários ao valor máximo dos benefícios do RGPS. Com base nesse caso hipotético, a contribuição
previdenciária de Mariana será
 a) mensal e compulsória, realizada mediante desconto em folha de pagamento, com alíquota de
28,5% (vinte oito inteiros e cinco décimos por cento) sobre a totalidade da base de cálculo da
contribuição.
 b) trimestral e compulsória, realizada mediante desconto em folha de pagamento, com alíquota de
14,25% (quatorze inteiros e vinte e cinco centésimos por cento) sobre a terça parte da base de cálculo
da contribuição.
 c) mensal e compulsória, realizada mediante desconto em folha de pagamento, com alíquota de
14,25% (quatorze inteiros e vinte e cinco centésimos por cento) sobre a totalidade da base de cálculo da
contribuição.
 d) trimestral e compulsória, realizada mediante desconto em folha de pagamento, com alíquota de
28,5% (vinte oito inteiros e cinco décimos por cento) sobre a terça parte da base de cálculo da
contribuição.
 e) mensal e compulsória, realizada mediante desconto em folhade pagamento, com alíquota de
28,5% (vinte oito inteiros e cinco décimos por cento) sobre o valor mínimo dos benefícios do RGPS.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2029973
Questão 1100: FEPESE - TRH (Pref Guatambu)/Pref Guatambu/2022
Assunto: Regime Previdenciário (Aposentadoria, Pensão, RPPS)
Assinale a alternativa correta sobre as carreiras e os cargos e empregos públicos:
 a) O servidor abrangido por regime próprio de previdência social será aposentado compulsoriamente,
com proventos integrais, aos 70 anos de idade.
 b) A legislação brasileira veda qualquer diferenciação no regime previdenciário conforme categoria
profissional, havendo apenas distinção entre homens e mulheres.
 c) A legislação brasileira prevê apenas duas hipóteses em que o servidor público estável perderá o
cargo: em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em
que lhe seja assegurada ampla defesa.
 d) Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de
livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego
público, o Regime Geral de Previdência Social.
 e) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade,
sem prejuízo de sua remuneração integral, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2255357
Questão 1101: VUNESP - Proc (ALESP)/ALESP/2022
Assunto: Regime Previdenciário (Aposentadoria, Pensão, RPPS)
Com base na Emenda Constitucional nº 103/2019, o Regime Geral de Previdência Social deve ser
aplicado ao agente público ocupante, exclusivamente, de
 a) função administrativa.
 b) mandato eletivo.
 c) cargo público que tenha optado pelo Regime de Previdência Complementar.
 d) cargo público provido após o início da vigência da Emenda.
 e) função de confiança.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2108022
Questão 1102: INSTITUTO MAIS - Cont (CM Santos)/CM Santos/2022
Assunto: Regime Previdenciário (Aposentadoria, Pensão, RPPS)
O servidor público titular de cargo efetivo de qualquer ente da Federação, ou o militar dos Estados e do
Distrito Federal filiado a regime próprio de previdência social, quando cedido a órgão ou entidade de
outro ente da Federação, com ou sem ônus para o cessionário,
 a) permanecerá vinculado ao regime de origem.
 b) terá seu vínculo transferido para a nova origem.
 c) terá seu contrato de trabalho modificado, quando a distância for superior a 75 quilômetros da sede
base e manterá o vínculo de origem.
 d) terá seu contrato de trabalho modificado quando a mudança for para outro Estado da União e
perderá o vínculo de origem.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2121731
Questão 1103: CEBRASPE (CESPE) - Proc Jud (Recife)/Pref Recife/2022
Assunto: Regime Previdenciário (Aposentadoria, Pensão, RPPS)
A Secretaria de Educação de determinado município concedeu aposentadoria especial, com proventos
integrais e paritários, a professor admitido no serviço público em 2005. O ato foi encaminhado ao
tribunal de contas em 2008 e, em 2011, a aposentadoria foi cassada, por ter sido julgada ilegal.
 
Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.
 a) A cassação da aposentadoria foi legal, visto que o prazo decadencial apenas se iniciou com a
entrada do processo no tribunal de contas, em 2008.
 b) O princípio da juridicidade torna possível a cassação do ato, respeitado o prazo prescricional, uma
vez que não há aposentadoria especial com proventos integrais.
 c) Como o ato é simples, ele somente se perfectibilizaria em 2013, e o prazo para a anulação se
esgotaria em 2018, desde que respeitada a boa-fé.
 d) Como o ato é complexo, o princípio da supremacia do interesse público autoriza a anulação, até
sua apreciação final, pelo tribunal de contas, resguardadas as verbas recebidas de boa-fé.
 e) É imprescritível a pretensão de ressarcimento ao erário das verbas recebidas indevidamente, desde
que a decisão advenha de tribunal de contas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2274749
Questão 1104: CESGRANRIO - Adv (EPE)/EPE/Jurídica/2014
Assunto: Regime Previdenciário (Aposentadoria, Pensão, RPPS)
Um agente administrativo da empresa pública XZ ingressou, junto ao INSS, com pedido espontâneo de
sua aposentadoria. A concessão do benefício foi obtida em junho de 2011, e o agente administrativo
continuou a trabalhar na empresa pública XZ até outubro desse mesmo ano,
ocasião em que seu contrato de trabalho foi rescindido pelo empregador, sem que houvesse qualquer
pedido seu nesse sentido.
A situação jurídica descrita demonstra que o(a)
 a) agente administrativo, para permanecer trabalhando após a aposentadoria, teria que se submeter a
novo concurso público.
 b) agente administrativo, ao formular seu pedido de aposentadoria espontânea, torna evidente que há
presunção de desinteresse na continuação do vínculo empregatício, permitindo inferir que tal vínculo
estaria desfeito na data da concessão do benefício.
 c) agente administrativo, em função da rescisão não pleiteada de seu contrato de trabalho, tem direito
a todas as verbas rescisórias incidentes na demissão sem justa causa.
 d) empresa pública XZ não agiu corretamente, uma vez que permitiu que o agente administrativo
trabalhasse por 4 meses, mesmo depois de aposentado, renovando, fictamente, o contrato de trabalho.
 e) empresa pública XZ agiu de forma correta, visto que há incompatibilidade entre a aposentadoria
requerida e a manutenção do vínculo contratual entre as partes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/286356
Questão 1105: CEBRASPE (CESPE) - Papis (POLC AL)/POLC AL/2023
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Julgue o próximo item, relativo a processo administrativo no âmbito da administração pública, atos
administrativos, licitações e contratos administrativos, poder de polícia e processo administrativo
disciplinar.
 
De acordo com a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, credenciamento é o procedimento
seletivo prévio à licitação, cuja convocação é feita por edital e que se destina à análise das condições de
habilitação, total ou parcial, dos interessados ou do objeto.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2338704
Questão 1106: IADES - GPPGG (SEPLAD DF)/SEPLAD DF/Administração/2023
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
No âmbito da Lei no 14.133/2021, a cláusula contratual definidora de ameaças e de responsabilidades
entre as partes e caracterizadora do equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato é denominada
 a) contratação integrada.
 b) contratação semi-integrada.
 c) concurso.
 d) matriz de risco.
 e) seguro-garantia.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2338001
Questão 1107: IADES - ADFA (SEAGRI DF)/SEAGRI DF/Contador/2023
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
O processo orçamentário preconizado na Lei de Licitações e Contratos Administrativos, Lei nº
14.133/2021, tem como objetivo assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de
contratação mais vantajoso para a Administração Pública, e também evitar contratações com sobrepreço
ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos. Para os fins
dessa lei, o pregão é uma modalidade de licitação com a finalidade de
 a) alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem
oferecer o maior lance.
 b) escolhade trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor
técnica ou conteúdo artístico.
 c) aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou
o de maior desconto.
 d) contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com
licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou
mais alternativas capazes de atender às suas necessidades.
 e) contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços comuns e especiais de engenharia,
cujo critério de julgamento poderá ser menor preço, melhor técnica ou conteúdo artístico e técnica e
preço.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2334471
Questão 1108: CEBRASPE (CESPE) - Per Crim (POLC AL)/POLC AL/Engenharia Civil/2023
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Determinada obra pública, licitada pela Lei n.º 14.133/2021 e contratada pelo regime de contratação
semi-integrada, teve uma prorrogação de prazo de execução aceita pela fiscalização, com o devido
acréscimo de administração local. Além disso, com objetivo de inovar tecnologicamente, a contratada
pleiteou a alteração do projeto estrutural do prédio previsto no projeto básico, cuja solução foi
considerada na matriz de riscos do contrato como uma obrigação de meio.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
No caso apresentado, a prorrogação do prazo de execução contratual sem a devida justificativa
caracteriza situação de superfaturamento.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2340014
Questão 1109: FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Engenharia Civil/2023
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
No acompanhamento de uma obra, há uma distinção entre a figura do gestor do contrato e a do fiscal do
contrato. Dentre as atividades a seguir, assinale aquela que está atribuída ao fiscal do contrato.
 a) Renegociar os preços contratados quando se afastarem das condições de mercado.
 b) Tomar medidas para a prorrogação do contrato, quando cabível.
 c) Conduzir a rescisão contratual quando houver descumprimento de cláusulas contratuais.
 d) Formalizar a atestação dos serviços prestados.
 e) Realizar o pagamento de faturas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2295975
Questão 1110: IADES - GPPGG (SEPLAD DF)/SEPLAD DF/Administração/2023
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Assinale a alternativa que apresenta as matérias a que se aplica a Lei de Licitações e Contratos
Administrativos (Lei no 14.133/2021).
 a) Concessão e permissão de uso de bens públicos e privados.
 b) Prestação de serviços, com exceção dos técnico-profissionais especializados.
 c) Obras e serviços de arquitetura e engenharia.
 d) Contratações que tenham por objeto operação de crédito, interno ou externo, e gestão de dívida
pública, incluídas as contratações de agente financeiro e a concessão de garantia relacionadas a esses
contratos.
 e) Contratações sujeitas a normas previstas em legislação própria.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2337948
Questão 1111: Unifil - Agnt (Pref Maringá)/Pref Maringá/Administrativo/2023
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. De acordo com o Art. 9º da Lei nº 14.133, de 1º
de Abril de 2021:
 
I. é vedado ao agente público designado para atuar na área de licitações e contratos, ressalvados os
casos previstos em lei: admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos que praticar, situações que:
comprometam, restrinjam ou frustrem o caráter competitivo do processo licitatório, inclusive nos
casos de participação de sociedades cooperativas; estabeleçam preferências ou distinções em razão
da naturalidade, da sede ou do domicílio dos licitantes; sejam impertinentes ou irrelevantes para o
objeto específico do contrato.
 
II. é vedado ao agente público designado para atuar na área de licitações e contratos, ressalvados
os casos previstos em lei: estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal,
trabalhista, previdenciária ou qualquer outra entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no
que se refere a moeda, modalidade e local de pagamento, exceto quando envolvido financiamento
de agência nacional ou internacional.
 
III. é vedado ao agente público designado para atuar na área de licitações e contratos, ressalvados
os casos previstos em lei: opor resistência injustificada ao andamento dos processos e,
indevidamente, retardar ou deixar de praticar ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa
em lei.
 
IV. poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução do contrato agente
público de órgão ou entidade licitante ou contratante, devendo ser observadas as situações que
possam configurar conflito de interesses no exercício ou após o exercício do cargo ou emprego, nos
termos da legislação que disciplina a matéria.
 
V. as vedações de que trata este artigo estendem-se a terceiro que auxilie a condução da
contratação na qualidade de integrante de equipe de apoio, profissional especializado ou funcionário
ou representante de empresa que preste assessoria técnica.
 a) Apenas I, III e V estão corretas.
 b) Apenas I, II e III estão corretas.
 c) Apenas II, III e IV estão corretas.
 d) Apenas IV e V estão corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2341482
Questão 1112: Unifil - Agnt (Pref Maringá)/Pref Maringá/Administrativo/2023
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Não se subordinam à Lei nº 14.133, de 1º de Abril de 2021, conforme o seu Art. 3º:
 a) compra, inclusive por encomenda; locação.
 b) contratos que tenham por objeto operação de crédito, interno ou externo, e gestão de dívida
pública, incluídas as contratações de agente financeiro e a concessão de garantia relacionadas a esses
contratos.
 c) alienação e concessão de direito real de uso de bens; concessão e permissão de uso de bens
públicos.
 d) prestação de serviços, inclusive os técnico-profissionais especializados; obras e serviços de
arquitetura e engenharia.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2341480
Questão 1113: FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Engenharia Civil/2023
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
O anteprojeto é a peça técnica que deve apresentar todos os subsídios necessários à elaboração do
projeto básico.
Assinale a opção que apresenta um elemento que deve estar nele contido.
 a) A estética do projeto arquitetônico.
 b) O orçamento detalhado do custo global da obra.
 c) Os subsídios para montagem do plano de licitação da obra.
 d) As soluções técnicas globais e locais suficientemente detalhadas para a execução da obra.
 e) As informações que possibilitem o estudo e a definição de métodos construtivos sem frustrar o
caráter competitivo para a execução da obra.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2295890
Questão 1114: FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Ciências da Computação/2023
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
A Secretaria de Administração do Estado de Santa Catarina pretende realizar licitação para a contratação
de empresa para prestação de serviços especializados de data center e licenciamento de software. De
acordo com o estudo técnico especializado,o serviço a ser contratado é comum, com padrões de
desempenho e de qualidade objetivamente verificáveis. Salienta-se que a Administração Pública Estadual,
com base em parecer da procuradoria, adotará a Lei nº 14.133/21 no procedimento licitatório.
 
Diante da situação narrada, com base na Lei nº 14.133/21, assinale a afirmativa correta.
 a) Caracterizado o serviço como comum, a modalidade de licitação obrigatória será o pregão, cujo
critério de julgamento será necessariamente o de menor preço.
 b) Por expressa previsão legal, as licitações para a contração de serviços de tecnologia da informação
devem seguir a modalidade de concorrência.
 c) Caso seja demonstrado que o objeto da licitação da Secretaria de Administração possua padrões
de desempenho e qualidade que possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de
especificações usuais de mercado, a modalidade deverá ser o pregão.
 d) Na execução indireta de serviços de tecnologia da informação, o regime contratual deverá ser o da
contratação semi-integrada.
 e) Nas contratações de prestação de serviço especializado de data center, não se admite a
contratação de mais de uma empresa para executar o mesmo serviço.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2295407
Questão 1115: IADES - APPGG (SEPLAD DF)/SEPLAD DF/Gestão Governamental/2023
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Com base na Lei no 14.133/2021 – Lei de Licitações e Contratos Administrativos, no que se refere à
definição de serviços não contínuos ou contratados por escopo, assinale a alternativa correta.
 a) Toda atividade estabelecida, por força de lei, como privativa das profissões de arquiteto e de
engenheiro, que implica intervenção no meio ambiente mediante um conjunto harmônico de ações que,
agregadas, formam um todo que inova o espaço físico da natureza ou acarreta alteração substancial das
características originais de bem imóvel.
 b) Serviços contratados e compras realizadas pela Administração Pública para a manutenção da
atividade administrativa, decorrentes de necessidades permanentes ou prolongadas.
 c) Todo serviço de engenharia que tem por objeto ações, objetivamente padronizáveis em termos de
desempenho e qualidade, de manutenção, de adequação e de adaptação de bens móveis e imóveis, com
preservação das características originais dos bens.
 d) Documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação que caracteriza o
interesse público envolvido e a sua melhor solução e dá base ao anteprojeto, ao termo de referência ou
ao projeto básico a serem elaborados caso se conclua pela viabilidade da contratação.
 e) Aqueles serviços que impõem ao contratado o dever de realizar a prestação de um serviço
específico em período predeterminado, podendo ser prorrogado, desde que justificadamente, pelo prazo
necessário à conclusão do objeto.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2340080
Questão 1116: QUADRIX - GPPGE (SEE DF)/SEE DF/Direito e Legislação/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
À luz da Lei n.o 14.133/2021, julgue o item a seguir, a respeito da definição de superfaturamento.
 
Cláusulas financeiras que importem recebimento antecipado pelo contratado não veiculam hipótese de
superfaturamento.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2277314
Questão 1117: FEPESE - AAd (Pref Pinhalz)/Pref Pinhalzinho/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Assinale a alternativa que aponta atividade na qual a Lei 14.133, de 1º de abril de 2021, não se aplica:
 a) Locação.
 b) Obtenção de empréstimos.
 c) Compra, inclusive por encomenda.
 d) Alienação e concessão de direito real de uso de bens.
 e) Contratações de tecnologia da informação e de comunicação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2261129
Questão 1118: QUADRIX - GPPGE (SEE DF)/SEE DF/Direito e Legislação/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
À luz da Lei n.o 14.133/2021, julgue o item a seguir, a respeito da definição de superfaturamento.
 
A prorrogação do prazo contratual importa superfaturamento.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2277315
Questão 1119: FCC - AJ TRT17/TRT 17/Apoio Especializado/Engenharia Civil/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Segundo a Lei Federal nº 14.133/2021, a modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico,
científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para
concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor é denominada
 a) pregão.
 b) concorrência.
 c) concurso.
 d) leilão.
 e) empreitada integral.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2273449
Questão 1120: FEPESE - CI (Pref Pinhalzinh)/Pref Pinhalzinho/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Um município pretende escolher, entre quaisquer interessados, a logo para uma campanha de prevenção
ao câncer de pele. Para isso, abriu edital e estabeleceu os critérios para a escolha, além da fixação do
prêmio de R$ 2.000 para o vencedor.
Nesse caso, a modalidade de licitação utilizada pelo município para seleção da logo foi:
 a) O leilão.
 b) O convite.
 c) O concurso.
 d) A concorrência.
 e) A tomada de preços.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2261557
Questão 1121: FCC - AJ TRT5/TRT 5/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Uelder é agente público designado para atuar na área de licitações e contratos, e Dorival é terceiro que
auxilia a condução da contratação na qualidade de integrante de equipe de apoio. Considerando apenas
as informações fornecidas e em conformidade com a Lei nº 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos
Administrativos), ressalvados os casos previstos em lei, é vedado
 a) apenas a Uelder admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos que praticar, situações que, dentre
outras, comprometam, restrinjam ou frustrem o caráter competitivo do processo licitatório, inclusive nos
casos de participação de sociedades cooperativas.
 b) a Uelder e a Dorival admitirem, preverem, incluírem ou tolerarem, nos atos que praticarem,
situações que, dentre outras, comprometam, restrinjam ou frustrem o caráter competitivo do processo
licitatório, exceto nos casos de participação de sociedades cooperativas.
 c) a Uelder e a Dorival admitirem, preverem, incluírem ou tolerarem, nos atos que praticarem,
situações que, dentre outras, comprometam, restrinjam ou frustrem o caráter competitivo do processo
licitatório, inclusive nos casos de participação de sociedades cooperativas.
 d) apenas a Uelder estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista,
previdenciária ou qualquer outra entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere a
moeda, modalidade e local de pagamento, exceto quando envolvido financiamento de agência
internacional.
 e) a Uelder e a Dorival estabelecerem tratamento diferenciado de natureza comercial, legal,
trabalhista, previdenciária ou qualquer outra entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que
se refere a moeda, modalidade e local de pagamento, exceto quando envolvido financiamento de agência
internacional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2296186
Questão 1122: AMAUC - Aux (PrefPeritiba)/Pref Peritiba/Escritório/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
O processo de licitatório tem a finalidade de buscar conforme a Lei 14.133 de 1 de abril de 2021 atender
o interesse público. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo das licitações:
 a) Direito de comprar conforme análise da equipe e suas necessidades.
 b) Auxiliar no processo de compras sem motivo direto.
 c) Oferecer direção ao comprador.
 d) Oferecer ao Administrador diretriz para escolha livre de fornecedores.
 e) Aquisição de bens ou serviços pela Administração pública.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2258231
Questão 1123: COGEPS UNIOESTE - OAdm (SAMAE Abatiá)/SAMAE Abatiá/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
A Lei nº14.133, de 1° de abril de 2021:
 a) dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou
por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de
liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
 b) estabelece as normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas,
autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
 c) dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos e dá outras providências.
 d) dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e
Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2291771
Questão 1124: FCC - AJ TRT17/TRT 17/Apoio Especializado/Engenharia Elétrica/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Na Lei nº 14.133/2021, no Título I, em seu Capítulo III, artigo 6º, são apresentadas várias definições a
serem aplicadas na referida lei. Considere as proposições referentes a algumas definições:
 
I. Entidade: unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.
II. Agente público: agente público dotado de poder de decisão.
III. Licitante: pessoa física ou jurídica, ou consórcio de pessoas jurídicas, signatária de contrato com
a Administração.
IV. Serviços e fornecimentos contínuos: serviços contratados e compras realizadas pela
Administração Pública para a manutenção da atividade administrativa, decorrentes de necessidades
permanentes ou prolongadas.
 
Está correto o que se afirma APENAS em
 a) I e III.
 b) II e III.
 c) III e IV.
 d) I e IV.
 e) I e II.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2273663
Questão 1125: OBJETIVA CONCURSOS - FTri (Nova Hartz)/Pref Nova Hartz/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Considerando-se a Lei nº 14.133/2021 - Lei de Licitações e Contratos, analisar a sentença abaixo:
 
É vedado ao agente público designado para atuar na área de licitações e contratos, ressalvados os
casos previstos em lei, admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos que praticar, situações que
comprometam, restrinjam ou frustrem o caráter competitivo do processo licitatório, inclusive nos
casos de participação de sociedades cooperativas (1ª parte). Em licitação que envolva bens ou
serviços especiais cujo objeto não seja rotineiramente contratado pela Administração, não poderá ser
contratado serviço de empresas para assessorar os agentes públicos responsáveis pela condução da
licitação (2ª parte).
 
A sentença está:
 a) Totalmente correta.
 b) Correta somente em sua 1ª parte.
 c) Correta somente em sua 2ª parte.
 d) Totalmente incorreta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2300869
Questão 1126: CEBRASPE (CESPE) - AJ TRT8/TRT 8/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Conforme as definições contidas na Lei n.º 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), a
contratação integrada é o regime de contratação
 a) de obras e serviços de engenharia em que o contratado é responsável por elaborar e desenvolver
os projetos básico e executivo, executar as obras e os serviços, fornecer bens ou prestar serviços
especiais e realizar as operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto.
 b) de obras e serviços de engenharia em que o contratado é responsável por elaborar e desenvolver
somente o projeto executivo, executar as obras e os serviços, fornecer bens ou prestar serviços especiais
e realizar as operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto.
 c) de empreendimento em integralidade, compreendida a totalidade das etapas de obras, serviços e
instalações necessárias, sob inteira responsabilidade do contratado, em que não está compreendida a
elaboração dos projetos básico e executivo.
 d) da execução de obra ou de serviço por preço certo de unidades determinadas.
 e) da execução de obra ou de serviço por preço certo e total.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2268167
Questão 1127: CEBRASPE (CESPE) - Arqt (Pref Maringá)/Pref Maringá/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Considerando que bens e serviços comuns são aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade
podem ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais de mercado, assinale a
opção que representa a modalidade de licitação que é obrigatória para a contratação de bens e serviços
comuns na Lei de Licitações n.º 14.133/2021.
 a) diálogo competitivo
 b) credenciamento
 c) pregão
 d) leilão
 e) concurso
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2273536
Questão 1128: INDEPAC - Ana Adm (CM Sumaré)/CM Sumaré/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Nas licitações de serviços contínuos, observado o interregno mínimo de , o critério de
reajustamento será por reajustamento em sentido estrito, quando regime de dedicação
exclusiva de mão de obra ou predominância de mão de obra, mediante previsão de índices específicos ou
setoriais; repactuação, quando regime de dedicação exclusiva de mão de obra ou
predominância de mão de obra, mediante demonstração analítica da variação dos custos.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as respectivas lacunas acima.
 a) 6 (seis) meses / não houver / houver
 b) 6 (seis) meses / houver / não houver
 c) 1 (um) ano / houver / não houver
 d) 1 (um) ano / não houver / houver
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2260885
Questão 1129: CONSULPAM - FAmb (Pref Irauçuba)/Pref Irauçuba/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a margem de preferência nos processos de licitação.
 a) Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para produtos
manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras.
 b) Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para bens e serviços
produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em
lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de
acessibilidade previstas na legislação.
 c) A margem de preferência para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras,
poderá ser estendida, total ou parcialmente, aos bens e serviçosoriginários dos Estados Partes do
Mercado Comum do Sul - Mercosul.
 d) A margem de preferência será estabelecida com base em estudos revistos periodicamente, em
prazo de 10 (dez) anos, que levem em consideração a geração de emprego e renda.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2264215
Questão 1130: QUADRIX - GPPGE (SEE DF)/SEE DF/Direito e Legislação/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Considerando as disposições da Lei n.o 14.133/2021 e a designação de agentes públicos para
desempenho das funções essenciais à execução da referida Lei, julgue o item a seguir.
 
Os impedimentos e requisitos aplicáveis ao servidor designado estendem-se aos agentes de
assessoramento jurídico e de controle interno.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2277323
Questão 1131: FCC - TJ TRT5/TRT 5/Administrativa/"Sem Especialidade"/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Conforme expressa previsão legal, NÃO se subordinam ao regime da Lei de Licitações e Contratos
Administrativos (Lei nº 14.133/2021) os contratos
 a) de locação.
 b) que tenham por objeto operação de crédito, interno ou externo, e gestão de dívida pública.
 c) de alienação e concessão de direito real de uso de bens.
 d) de tecnologia da informação e de comunicação.
 e) que visem à prestação de serviços por microempresas e empresas de pequeno porte, sujeitas a
normas previstas em legislação própria.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2297512
Questão 1132: CEBRASPE (CESPE) - Proc Jud (Recife)/Pref Recife/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
As regras sobre licitação e contratos públicos previstas na Lei n.º 14.133/2021 são aplicáveis a
 a) fundos especiais indiretamente controlados pela administração pública.
 b) sociedade de economia mista.
 c) subsidiária de sociedade de economia mista.
 d) empresa pública.
 e) sociedade empresária privada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2274809
Questão 1133: FCC - AJ TRT5/TRT 5/Apoio Especializado/Engenharia Civil/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Segundo a Lei Federal nº 14.133/2021, o regime de contratação de obras e serviços de engenharia em
que o contratado é responsável por elaborar e desenvolver os projetos básico e executivo, executar obras
e serviços de engenharia, fornecer bens ou prestar serviços especiais e realizar montagem, teste, pré-
operação e as demais operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto é denominado
 a) empreitada por preço global.
 b) contratação semi-integrada.
 c) empreitada integral.
 d) empreitada por preço unitário.
 e) contratação integrada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2294360
Questão 1134: OBJETIVA CONCURSOS - Aux (Nova Hartz)/Pref Nova Hartz/Cadastro/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Considerando-se a Lei nº 14.133/2021 - Lei de Licitações e Contratos, sobre algumas definições, marcar
C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA:
 
( ) Órgão é uma unidade de atuação integrante da estrutura da Administração Pública.
 
( ) Contratante é a pessoa jurídica integrante da Administração Pública responsável pela
contratação.
 a) C - E.
 b) E - C.
 c) C - C.
 d) E - E.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2300055
Questão 1135: Instituto AOCP - Papis (PC GO)/PC GO/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
De acordo com a Lei nº 14.133/2021, assinale a alternativa correta sobre as definições
relacionadas às licitações e aos contratos administrativos.
 a) Concorrência é uma modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e de
obras e serviços comuns e especiais de engenharia.
 b) Contratação integrada é um regime de contratação de mão de obra para pequenos trabalhos por
preço certo, com ou sem fornecimento de materiais.
 c) Compra é atividade ou conjunto de atividades destinadas a obter determinada utilidade, intelectual
ou material, de interesse da Administração.
 d) Bens e serviços especiais são aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade podem ser
objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais de mercado.
 e) Empreitada por preço global é a contratação da execução da obra ou do serviço por preço certo de
unidades determinadas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2288913
Questão 1136: QUADRIX - GPPGE (SEE DF)/SEE DF/Direito e Legislação/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
À luz da Lei n.o 14.133/2021, julgue o item a seguir, a respeito da definição de superfaturamento.
 
O reajuste de preços importa superfaturamento.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2277317
Questão 1137: OBJETIVA CONCURSOS - FOb (Nova Hartz)/Pref Nova Hartz/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
De acordo com a Lei nº 14.133/2021 - Lei de Licitações e Contratos, os serviços contínuos com regime
de dedicação exclusiva de mão de obra são aqueles cujo modelo de execução contratual exige, entre
outros requisitos, que:
 
I. Os empregados do contratado fiquem à disposição nas dependências do contratado para a
prestação dos serviços.
 
II. O contratado não compartilhe os recursos humanos e materiais disponíveis de uma contratação
para execução simultânea de outros contratos.
 a) Os itens I e II estão corretos.
 b) Somente o item I está correto.
 c) Somente o item II está correto.
 d) Os itens I e II estão incorretos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2300817
Questão 1138: QUADRIX - GPPGE (SEE DF)/SEE DF/Direito e Legislação/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Considerando as disposições da Lei n.o 14.133/2021 e a designação de agentes públicos para
desempenho das funções essenciais à execução da referida Lei, julgue o item a seguir.
 
No âmbito dos órgãos e das entidades, o servidor designado deverá ser, necessariamente, efetivo, isto é,
do quadro permanente da Administração.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2277319
Questão 1139: QUADRIX - GPPGE (SEE DF)/SEE DF/Direito e Legislação/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
À luz da Lei n.o 14.133/2021, julgue o item a seguir, a respeito da definição de superfaturamento.
 
Alterações no orçamento de obras incorrem em superfaturamento.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2277318
Questão 1140: AgiRH - Adv (Pref Queluz)/Pref Queluz/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Ainda quanto a nova Lei de Licitações, Não se subordinam ao seu regime:
 
I - contratos que tenham por objeto operação de crédito, interno ou externo, e gestão de dívida
pública, incluídas as contratações de agente financeiro e a concessão de garantia relacionadas a
esses contratos;
 
II - contratações sujeitas a normas previstas em legislação própria.III - Contratações de tecnologia da informação e de comunicação.
 
IV - Concessão e permissão de uso de bens públicos.
 a) apenas I e III são verdadeiras
 b) apenas III e IV são verdadeiras
 c) apenas I e II são verdadeiras
 d) apenas I é verdadeira
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2278151
Questão 1141: QUADRIX - GPPGE (SEE DF)/SEE DF/Direito e Legislação/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
À luz da Lei n.o 14.133/2021, julgue o item a seguir, a respeito da definição de superfaturamento.
 
A Lei n.o 14.133/2021 enuncia um rol taxativo de hipóteses em que se configura o superfaturamento,
vedada a interpretação extensiva.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2277312
Questão 1142: FEPESE - Cont (Pref Chapecó)/Pref Chapecó/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Nas licitações, o documento vinculativo e obrigacional, com característica de compromisso para futura
contratação, no qual são registrados o objeto, os preços, os fornecedores, os órgãos participantes e as
condições a serem praticadas, conforme as disposições contidas no edital da licitação, no aviso ou
instrumento de contratação direta e nas propostas apresentadas é a:
 a) Proposta comercial.
 b) Ata de registro de preços.
 c) Estimativa de custos e despesas.
 d) Parceria público-privada.
 e) Vinculação propositiva.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2301385
Questão 1143: IBFC - Cont (MGS)/MGS/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Licitação pode ser caracterizada como . Assinale a alternativa que completa corretamente a
lacuna.
 a) conjunto de procedimentos administrativos, legalmente estabelecidos, através do qual a
Administração Pública cria meios de não verificar, entre os interessados habilitados, quem oferece
melhores condições para a realização de obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações,
concessões, permissões e locações
 b) conjunto de procedimentos administrativos, não estabelecido legalmente, através do qual a
Administração Pública conhece os interessados habilitados, quem oferece melhores condições para a
realização de obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e
locações
 c) conjunto de procedimentos financeiros, legalmente estabelecidos, através do qual a Administração
Pública cria meios de verificar, entre os interessados habilitados, quem oferece melhores condições para
a realização de obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e
locações
 d) conjunto de procedimentos administrativos, legalmente estabelecidos, através do qual a
Administração Pública cria meios de verificar, entre os interessados habilitados, quem oferece melhores
condições para a realização de obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações,
concessões, permissões e locações
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2265722
Questão 1144: VUNESP - ALic (C Limpo Pta)/CM Campo Limpo Pta/2022
Assunto: Do Âmbito de Aplicação, Definições e Agentes Públicos (arts. 1º a 4º, 6º a 10 da
Lei nº 14.133/21)
Um dos elementos que deve estar contido no termo de referência, na contratação de bens e serviços, de
acordo com a Lei nº 14.133/21, e que consiste, especificamente, na menção aos estudos técnicos
preliminares correspondentes é
 a) a descrição da solução como um todo.
 b) a fundamentação da contratação.
 c) a forma e critérios de seleção do fornecedor.
 d) o modelo de execução do objeto.
 e) o critério de medição e de pagamento.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2327996
Questão 1145: Instituto Consulplan - Ana MP (MPE MG)/MPE MG/Engenharia Civil/2023
Assunto: Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Determinado servidor público da Prefeitura Municipal Beta, lotado na Coordenação do Setor
de Compras, valendo-se de seu cargo, observou que a empresa que o seu amigo utilizava
uniforme estava com Ata de Registro de Preços vigente em uma Autarquia deste Município,
solicitando adesão a ela. Porém, antes de formalizar o processo, já havia acordado com o
amigo a entrega dos produtos, considerando o baixo estoque do almoxarifado. No entanto,
contatou-se que a empresa não era do seu amigo e, sim, da mãe dele. Para infortúnio dos
envolvidos, ela, Microempreendedora Individual (MEI), faleceu antes de assinar os
documentos necessários para a contratação, não deixando sequer uma procuração para o
filho. Impossibilitado de receber o pagamento dos produtos entregues, ele ingressou com o
pedido de reconhecimento de dívida, ensejando a abertura de Processo Administrativo
Disciplinar contra o servidor efetivo. De acordo com a Nova Lei de Licitações, se os seguintes
princípios tivessem sido observados não teria ensejado abertura de Processo Administrativo
Disciplinar contra o servidor, EXCETO:
 a) Moralidade.
 b) Planejamento.
 c) Impessoalidade.
 d) Segregação de Funções.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2318315
Questão 1146: FGV - AJ TRT16/TRT 16/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Assunto: Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Em matéria de princípios da licitação, na aplicação da Lei nº 14.133/2021, serão observados os princípios
da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da eficiência, do interesse público, da
probidade administrativa, da igualdade e também alguns outros, como
 a) da competitividade, da economicidade, do desenvolvimento nacional sustentável e do julgamento
subjetivo.
 b) da não vinculação, ao edital, do julgamento objetivo, da segurança jurídica e da competitividade.
 c) do planejamento, da eficácia, da segregação de funções e da motivação.
 d) da vedação de segregação de funções, do julgamento objetivo, da economicidade e da
competitividade.
 e) da segurança jurídica, da competitividade, da celeridade, do julgamento subjetivo, da
economicidade e do desenvolvimento nacional sustentável.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2214795
Questão 1147: IBFC - TAT (DETRAN DF)/DETRAN DF/2022
Assunto: Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Acerca da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), assinale a alternativa que apresenta
incorretamente um dos princípios previstos na lei.
 a) Segregação de funções
 b) Celeridade
 c) Vinculação ao edital
 d) Julgamento subjetivo
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2242853
Questão 1148: QUADRIX - GPPGE (SEE DF)/SEE DF/Direito e Legislação/2022
Assunto: Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Considerando as disposições da Lei n.o 14.133/2021 e a designação de agentes públicos para
desempenho das funções essenciais à execução da referida Lei, julgue o item a seguir.
 
No âmbito dos órgãos e das entidades, o servidor designado poderá cumular funções sensíveis, de modo
a concentrar as atividades e reduzir sua vulnerabilidade à atuação de terceiros de má-fé.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2277322
Questão 1149: FEPESE - AAd (Pref Pinhalz)/Pref Pinhalzinho/2022
Assunto: Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Analise o trecho abaixo da Lei 14.133, de 1º de abril de 2021, que trata de um dos importantes objetivos
do processo licitatório.
“Assegurar tratamento............ entre os licitantes, bem como a justa competição.”
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
 a) parcial
 b) diferenciado
 c) heterogêneo
 d) isonômico
 e) distinto
Esta questãopossui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2261134
Questão 1150: AgiRH - Adv (Pref Queluz)/Pref Queluz/2022
Assunto: Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Quanto a alguns dos princípios da nova lei de licitações é correto afirmar que são:
 a) transparência e probidade administrativa.
 b) planejamento, publicidade e segurança jurídica.
 c) razoabilidade, celeridade e segregação de funções.
 d) todas as alternativas estão corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2278148
Questão 1151: FCC - DP (DPE AP)/DPE AP/2022
Assunto: Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Na seara do processo licitatório, o princípio do julgamento objetivo das propostas prega
 a) a escolha do vencedor da licitação pela análise do cumprimento de todas as regras expostas em
edital, considerando ainda, ao final, a composição entre técnica e preço.
 b) a escolha da proposta vencedora sob o critério único do menor preço, independentemente da
modalidade licitatória utilizada.
 c) que o desempate dentre propostas em uma mesma licitação se dê pelo critério do menor preço e,
se estes foram coincidentes, em favor da empresa mais antiga no mercado.
 d) objetividade no julgamento das propostas, não sendo utilizado na modalidade de escolha por
melhor técnica.
 e) a objetividade do julgamento das propostas, devendo ser realizado conforme os tipos de licitação,
critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores nele referidos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2211962
Questão 1152: CONSULPAM - FAmb (Pref Irauçuba)/Pref Irauçuba/2022
Assunto: Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Assinale a alternativa que NÃO expressa um dos princípios básicos na qual a licitação é processada e
julgada.
 a) Da probidade administrativa.
 b) Da originalidade.
 c) Do julgamento objetivo.
 d) Da impessoalidade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2264213
Questão 1153: FCC - TJ TRT14/TRT 14/Administrativa/2022
Assunto: Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
A Lei nº 14.133/2021 traz expressamente em seu texto os princípios a serem observados nas licitações
públicas. O princípio que implica na vedação à concentração de atribuições em um único sujeito e a
exigência do fracionamento do exercício de funções mais suscetíveis a riscos entre uma multiplicidade de
agentes públicos, de modo a reduzir a possibilidade de ocultação de erros e de ocorrência de fraudes na
respectiva contratação denomina-se
 a) razoabilidade.
 b) competitividade.
 c) julgamento objetivo.
 d) julgamento nacional sustentável.
 e) segregação de funções.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2239649
Questão 1154: FEPESE - Cont (Pref Chapecó)/Pref Chapecó/2022
Assunto: Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021)
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um princípio das licitações.
 a) Usualidade
 b) Elegibilidade
 c) Colegialidade
 d) Oportunidade
 e) Desenvolvimento nacional sustentável
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2301383
Questão 1155: FGV - ATRFB/SRFB/Geral/2023
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Suponha que recentemente tenha sido divulgada notícia no Portal Nacional de Contratações Públicas –
PNCP informando que o catálogo eletrônico de padronização apresentou o primeiro item padronizado
para a contratação de órgãos públicos, a saber: água mineral natural sem gás, mediante a
disponibilização dos documentos modelo da fase preparatória, inclusive, o termo de referência.
 
Diante desta situação hipotética, à luz do disposto na Lei nº 14.133/2021, é correto afirmar que
 a) o aludido catálogo não tem previsão expressa na nova lei geral de licitações, mas é prática
louvável com vistas a implementar a eficiência da Administração.
 b) o catálogo não deveria divulgar documentos padronizados, pois a utilização de modelos é vedada
pela nova lei geral de licitações.
 c) a especificação do produto necessária para o termo de referência para as compras da
Administração não pode constar de tal catálogo eletrônico de padronização.
 d) os Estados e Municípios não podem se utilizar do catálogo eletrônico de padronização divulgado.
 e) caso a Administração decida não utilizar o mencionado catálogo, deverá justificar tal decisão por
escrito.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2346724
Questão 1156: FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Direito/2023
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
De acordo com a Lei nº 14.133/2021, a princípio, poderá disputar licitação ou participar da execução de
contrato, direta ou indiretamente,
 a) autor do anteprojeto, do projeto básico ou do projeto executivo, pessoa física ou jurídica, quando
a licitação versar sobre obra, serviços ou fornecimento de bens a ele relacionados.
 b) pessoa física ou jurídica que se encontre, ao tempo da licitação, impossibilitada de participar da
licitação em decorrência de sanção que lhe foi imposta.
 c) pessoa física que, dez anos antes da divulgação do edital, tenha sido condenada judicialmente,
com trânsito em julgado, por submissão de trabalhadores a condições análogas às de escravo.
 d) empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou do
projeto executivo, ou empresa da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, controlador, acionista
ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto, responsável técnico ou
subcontratado, quando a licitação versar sobre obra, serviços ou fornecimento de bens a ela necessários.
 e) aquele que mantenha vínculo de natureza técnica, comercial, econômica, financeira, trabalhista ou
civil com dirigente do órgão ou entidade contratante ou com agente público que desempenhe função na
licitação ou atue na fiscalização ou na gestão do contrato, ou que deles seja cônjuge, companheiro ou
parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, devendo essa proibição constar
expressamente do edital de licitação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2292736
Questão 1157: FGV - Aud Est (CGE SC)/CGE SC/Administração/2023
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
A Lei nº 14.133/2021 entrará definitivamente em vigor em 2023. Avalie se, de acordo com o Art. 12 da
referida Lei, no processo licitatório, observar-se-á o seguinte:
 
I - Os documentos serão produzidos por escrito, com data e local de sua realização e assinatura dos
responsáveis.
 
II - Os valores, os preços e os custos utilizados terão como expressão monetária a moeda corrente
nacional, ressalvado o disposto no art. 52 da referida Lei.
 
III - O desatendimento de exigências meramente formais que não comprometam a aferição da
qualificação do licitante ou a compreensão do conteúdo de sua proposta não importará seu
afastamento da licitação ou a invalidação do processo.
 
IV - A prova de autenticidade de cópia de documento público ou particular poderá ser feita perante
agente da Administração, mediante apresentação de original ou de declaração de autenticidade por
advogado, sob sua responsabilidade pessoal.
 
Estão corretos os itens
 a) I e II, apenas.
 b) III e IV, apenas.
 c) I, II e III, apenas.
 d) II, III e IV, apenas.
 e) I, II, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2292657
Questão 1158: FGV - AJ TRT13/TRT 13/Administrativa/Contabilidade/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Assinale a opção que indica a fase do processo de licitação que é caracterizada pelo planejamento.
 a) Preparatória.
 b) De habilitação.
 c) De julgamento.d) De divulgação do edital de licitação.
 e) De apresentação de propostas e lances.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2231147
Questão 1159: IBFC - Ana (DPE MT)/DPE MT/Administrador/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Segundo a Lei nº 14.133/2021, o processo licitatório tem por objetivos os itens relacionados abaixo.
Assinale a alternativa incorreta.
 a) Assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a
Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto
 b) Incentivar a inovação e o desenvolvimento estratégico financeiro
 c) Assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição
 d) Evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e
superfaturamento na execução dos contratos
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2231770
Questão 1160: FEPESE - ECiv (Pref Pinhalzi)/Pref Pinhalzinho/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Considerando as definições constantes na Lei de Licitações e Contratos Administrativos, nº 114.133, de
1º de abril de 2021, o regime de contratação de mão de obra para pequenos trabalhos por preço certo,
com ou sem fornecimento de materiais, é denominada:
 a) empreitada integral.
 b) contratação por tarefa.
 c) contratação semi-integrada.
 d) empreitada por preço unitário.
 e) fornecimento e prestação de serviço associado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2261675
Questão 1161: FUMARC - AJ TRT3/TRT 3/Apoio Especializado/Engenharia Elétrica/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Segundo a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, o processo licitatório tem por objetivos, EXCETO:
 a) Assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a
Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto.
 b) Assegurar que o processo licitatório seja realizado no menor prazo possível.
 c) Assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição.
 d) Evitar contratações com sobre preço ou com preços manifestamente inexequíveis e
superfaturamento na execução dos contratos.
 e) Incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2231277
Questão 1162: INDEPAC - Ana Adm (CM Sumaré)/CM Sumaré/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência:
 a) preparatória; divulgação do edital de licitação; habilitação; apresentação de propostas e lances,
quando for o caso; julgamento; recursal e homologação.
 b) preparatória; divulgação do edital de licitação; apresentação de propostas e lances, quando for o
caso; recursal; julgamento; habilitação e homologação.
 c) preparatória; divulgação do edital de licitação; apresentação de propostas e lances, quando for o
caso; julgamento; habilitação; recursal e homologação.
 d) preparatória; apresentação de propostas e lances, divulgação do edital de licitação, quando for o
caso; habilitação; recursal; julgamento e homologação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2260879
Questão 1163: FGV - ContLeg (CM Taubaté)/CM Taubaté/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
De acordo com o texto da Lei 14.133/21, o processo licitatório tem os seguintes objetivos diretos, à
exceção de um. Assinale-o.
 a) Incentivar as práticas de governança corporativa.
 b) Incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
 c) Assegurar o tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição.
 d) Assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a
Administração Pública.
 e) Evitar as contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e
superfaturamento na execução dos contratos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2232358
Questão 1164: FCC - DP MT/DPE MT/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
A nova Lei de Licitações (Lei no 14.133/2021) trouxe, em seu texto, como inovação, a
 a) obrigatoriedade de se publicizar o montante do orçamento a ser desembolsado no contrato.
 b) forma de licitação presencial, como regra, e eletrônica, como exceção.
 c) proibição da contratação semi-integrada.
 d) instituição do sistema fechado de oferecimento de lances.
 e) fase de julgamento das propostas anteceder a da habilitação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2231505
Questão 1165: INDEPAC - Ana Adm (CM Sumaré)/CM Sumaré/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Considerando o disposto na Lei nº 14.133/2021, os profissionais organizados sob a forma de cooperativa
poderão participar de licitação quando:
 a) a constituição e o funcionamento da cooperativa observarem as regras estabelecidas na legislação
aplicável.
 b) a cooperativa apresentar demonstrativo de atuação em regime cooperado, sem repartição de
receitas e despesas entre os cooperados.
 c) qualquer cooperado, com igual qualificação, for capaz de executar o objeto contratado, permitido à
Administração indicar nominalmente pessoas.
 d) o objeto da licitação referir-se, em se tratando de cooperativas enquadradas na Lei nº 12.690, de
19 de julho de 2012, a serviços não especializados constantes do objeto social da cooperativa, a serem
executados de forma substitutiva à sua atuação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2260877
Questão 1166: FCM - CEFETMINAS - Eng (IF BA)/IF BA/Área/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
De acordo com a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, Lei de Licitações e Contratos Administrativos,
informe os elementos que o projeto básico deve conter.
 a) Orçamento expedito do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e
fornecimentos.
 b) Informações que possibilitem o estudo e a definição de métodos construtivos, de instalações
permanentes e de condições organizacionais para a obra.
 c) Subsídios para acompanhamento do plano de licitação e gestão da obra, compreendidos a sua
programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em
cada caso.
 d) Levantamentos topográficos e cadastrais, sondagens e ensaios geotécnicos, ensaios e análises
laboratoriais, estudos socioambientais e demais dados e levantamentos necessários para elaboração do
projeto de fundações.
 e) Soluções técnicas suficientemente detalhadas, de forma a evitar, por ocasião da elaboração do
projeto executivo e da realização das obras e montagem, a necessidade de reformulações ou variantes
quanto à qualidade, ao preço e ao prazo inicialmente definidos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2268874
Questão 1167: FEPESE - ATA II (FAPESC)/FAPESC/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
De acordo com a Lei 14.133/2021, a fase preparatória do processo licitatório é caracterizada pelo
planejamento e deve compatibilizar-se com o plano de contratações anual, sempre que elaborado, e com
as leis orçamentárias, bem como abordar todas as considerações técnicas, mercadológicas e de gestão
que podem interferir na contratação, compreendidos:
1. A quantidade de servidores públicos alocados para a contratação.
2. O orçamento estimado, com as composições dos preços utilizados para sua formação.
3. A possibilidade da despesacom a execução do contrato ser inscrita em restos a pagar.
4. A elaboração do edital de licitação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
 a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
 b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
 c) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
 d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
 e) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2293619
Questão 1168: IBFC - Ana (DPE MT)/DPE MT/Engenheiro Civil/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Para fins do Processo Licitatório previsto em Lei nº 14.133 de 1º de Abril de 2021, a alta administração
do órgão ou entidade é responsável pela governança das contratações e deve implementar processos e
estruturas, inclusive de gestão de riscos e controles internos, para avaliar, direcionar e monitorar os
processos licitatórios e os respectivos contratos, com o intuito de alcançar os objetivos, promover um
ambiente íntegro e confiável, assegurar o alinhamento das contratações ao planejamento estratégico e
às leis orçamentárias e promover eficiência, efetividade e eficácia em suas contratações. Para tanto, no
processo licitatório deve-se observar:
 
I. Os documentos serão produzidos por escrito, com data e local de sua realização e assinatura dos
responsáveis.
 
II. O desatendimento de exigências meramente formais que não comprometam a aferição da
qualificação do licitante ou a compreensão do conteúdo de sua proposta não importará seu
afastamento da licitação ou a invalidação do processo.
 
III. A prova de autenticidade de cópia de documento público ou particular poderá ser feita perante
agente da Administração, mediante apresentação de original ou de declaração de autenticidade por
advogado, sob sua responsabilidade pessoal.
 
IV. Os valores, os preços e os custos utilizados terão como expressão monetária a moeda corrente
nacional, ressalvado o disposto no art. 52 desta Lei.
 
Estão corretas as afirmativas:
 a) I e II apenas
 b) III apenas
 c) I, II, III e IV
 d) IV apenas
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2232674
Questão 1169: FUNATEC - Ass (CM Pres Dutra)/CM Pres Dutra/Administrativo/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Conforme a Lei n° 14.133, de 1º de abril de 2021 os profissionais organizados sob a forma de
cooperativa poderão participar de licitação quando:
 a) a constituição e o funcionamento da cooperativa observarem as regras estabelecidas na legislação
aplicável, em especial a Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971, a Lei nº 12.690, de 19 de julho de
2012, e a Lei Complementar nº 130, de 17 de abril de 2009;
 b) a cooperativa não necessita apresentar demonstrativo de atuação em regime cooperado, com
repartição de receitas e despesas entre os cooperados;
 c) qualquer cooperado, com igual qualificação, for capaz de executar o objeto contratado, podendo à
Administração indicar nominalmente pessoas;
 d) o objeto da licitação refere-se a serviços geralizados constantes do objeto social da cooperativa, a
serem executados de forma principal à sua atuação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2255549
Questão 1170: FGV - Adv (SEN)/SEN/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Em outubro de 2022, sob o regime jurídico da nova lei de licitações, o Senado Federal publicou edital de
licitação para aquisição de determinados materiais de escritório.
 
A sociedade empresária Delta tem interesse em participar do certame, mas, em setembro de 2021, foi
condenada judicialmente, com trânsito em julgado, por contratação de adolescentes em casos vedados
pela legislação trabalhista.
 
Nesse contexto, com base na Lei nº 14.133/2021, é correto afirmar que a sociedade empresária Delta
 a) não poderá disputar a licitação pretendida, diante da citada condenação judicial, e o impedimento
permanecerá pelo prazo de 5 (cinco) anos entre o trânsito em julgado da condenação e a divulgação do
edital do certame.
 b) poderá disputar a licitação pretendida, pois a citada condenação judicial acarreta impedimento
pelo prazo de 6 (seis) meses entre o trânsito em julgado da condenação e a divulgação do edital do
certame.
 c) poderá disputar a licitação pretendida, pois a citada condenação judicial acarreta impedimento pelo
prazo de 1 (um) ano entre o trânsito em julgado da condenação e a divulgação do edital do certame.
 d) poderá participar da licitação pretendida, haja vista que a citada condenação judicial apenas
impede a sociedade empresária de disputar certames no âmbito dos Poderes Executivo e Judiciário no
âmbito da União, pois a condenação pela contratação ilegal de adolescentes foi proveniente da Justiça do
Trabalho.
 e) não poderá disputar qualquer licitação, diante da citada condenação judicial, e o impedimento
permanecerá por prazo indefinido desde o trânsito em julgado da condenação, como sanção perpétua
pela gravidade na contratação ilegal de adolescentes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2219918
Questão 1171: FGV - AJ TRT13/TRT 13/Administrativa/Contabilidade/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
De acordo com a Lei nº 14.133/2021, o processo licitatório tem os seguintes objetivos, à exceção de
um. Assinale-o.
 a) incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
 b) assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição.
 c) evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e
superfaturamento na execução dos contratos.
 d) celebrar parcerias da administração pública com entidades privadas com a observância das
formalidades legais ou regulamentares aplicáveis.
 e) assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a
Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2231144
Questão 1172: CEBRASPE (CESPE) - AJ TRT8/TRT 8/Apoio Especializado/Engenharia
Civil/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Em uma obra licitada pela Lei n.º 14.133/2021, a data base para reajustamento é vinculada à data
 a) do orçamento estimado pela administração.
 b) da entrega de propostas na licitação.
 c) da emissão da ordem de serviço.
 d) da emissão da nota de empenho.
 e) da solicitação formal da contratada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2266753
Questão 1173: QUADRIX - GPPGE (SEE DF)/SEE DF/Administração/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Julgue o item a seguir, referente a aspectos de licitação pública.
 
No pregão eletrônico, a fase de habilitação, invariavelmente, ocorre depois da fase de apresentação de
lances e de julgamento.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2275456
Questão 1174: Instituto AOCP - Esc Pol (PC GO)/PC GO/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Considerando o que dispõe a Lei nº 14.133/2021, assinale a alternativa que NÃO representa
um dos objetivos do processo licitatório previsto em lei.
 a) Suprir as necessidades da Administração Pública observando a supremacia do interesse público.
 b) Evitar contratações, com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis, e
superfaturamento na execução dos contratos.
 c) Assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição.
 d) Assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a
Administração Pública, inclusive no que se refere aociclo de vida do objeto.
 e) Incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2288611
Questão 1175: Unifil - Adm (SOMAR)/SOMAR/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Segundo o que preconiza o art. 11 da Lei nº 14.133/2021, o processo licitatório tem por objetivo,
exceto:
 a) assegurar a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração Pública.
 b) assegurar tratamento heterogêneo entre os licitantes.
 c) incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
 d) evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2252727
Questão 1176: IBFC - Ana (DPE MT)/DPE MT/Engenheiro Civil/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
A Lei nº 14.133 de 1º de Abril de 2021 estabelece normas gerais do processo licitatório que tem por
objetivos:
I. Assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a
Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto.
II. Assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição.
III. Evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e
superfaturamento na execução dos contratos
IV. Incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
Estão corretas as afirmativas:
 a) III apenas
 b) I apenas
 c) I e II apenas
 d) I, II, III e IV
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2232681
Questão 1177: FCC - AJ TRT5/TRT 5/Apoio Especializado/Engenharia Elétrica/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Na Lei nº 14.133/2021, no Título II, em seu Capítulo I, Artigo 17, são apresentadas as fases, em
sequência, que devem ser observadas no processo de licitação. Considere as fases descritas abaixo que
se encontram fora de ordem:
 
1. preparatória
 
2. de apresentação de propostas e lances, quando for o caso
 
3. recursal
 
4. de habilitação
 
5. de julgamento
 
6. de divulgação do edital de licitação
 
7. de homologação
 
A sequência correta das fases do processo de licitação corresponde a:
 a) 3 – 6 – 1 – 2 – 7 – 4 – 5
 b) 1 – 7 – 5 – 3 – 4 – 2 – 6
 c) 4 – 1 – 2 – 7 – 6 – 5 – 3
 d) 1 – 6 – 2 – 5 – 4 – 3 – 7
 e) 3 – 6 – 2 – 7 – 1 – 5 – 4
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2294232
Questão 1178: FGV - ConsLeg (CM Taubaté)/CM Taubaté/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
De acordo com a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), o processo
licitatório tem por objetivos as opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
 a) Assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição.
 b) Incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
 c) Vedar, em qualquer hipótese, participação em licitação de pessoa jurídica em consórcio.
 d) Evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e
superfaturamento na execução dos contratos.
 e) Assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a
Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2235554
Questão 1179: FUNATEC - Dir (CM Pres Dutra)/CM Pres Dutra/Execução
Orçamentária/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
O processo licitatório previsto na Nova Lei de Licitações N° 14.133/2021, é composto por algumas fases,
que serão observadas em uma sequência estabelecida pela norma. De acordo com essa legislação,
assinale corretamente a sequência que corresponde as fases do processo licitatório.
 a) I - preparatória; II - de divulgação do edital de licitação; III - de habilitação; IV - de julgamento; V
- de apresentação de propostas e lances, quando for o caso; VI - recursal; VII - de homologação.
 b) I - preparatória; II - de habilitação; III - de apresentação de propostas e lances, quando for o
caso; IV - recursal; V - de divulgação do edital de licitação; VI - de julgamento; VII - de homologação.
 c) I - preparatória; II - de habilitação; III - de divulgação do edital de licitação; IV - recursal; V - de
apresentação de propostas e lances, quando for o caso; VI - de julgamento; VII - de homologação.
 d) I - preparatória; II - de divulgação do edital de licitação; III - de apresentação de propostas e
lances, quando for o caso; IV - de julgamento; V - de habilitação; VI - recursal; VII - de homologação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2256856
Questão 1180: IBFC - Of (PM RN)/PM RN/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
No que se refere ao disposto na Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) sobre processo
licitatório, assinale a alternativa que apresenta incorretamente um dos objetivos do processo licitatório.
 a) Assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a
Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto
 b) Evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e
superfaturamento na execução dos contratos
 c) Estabelecimento de critérios e padrões de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e
manejo de recursos ambientais
 d) Incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável
 e) Assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2236616
Questão 1181: FEPESE - ATA II (FAPESC)/FAPESC/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
De acordo com a Lei 14.133/2021, o processo de licitação observará as seguintes fases:
1. De habilitação.
2. De julgamento.
3. De divulgação do edital de licitação.
4. De apresentação de propostas e lances, quando for o caso.
5. Preparatória.
6. De homologação.
7. Recursal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das fases do processo de licitação:
 a) 1 • 5 • 3 • 4 • 2 • 6 • 7
 b) 3 • 1 • 2 • 5 • 6 • 4 • 7
 c) 4 • 3 • 2 • 1 • 7 • 5 • 6
 d) 5 • 1 • 4 • 3 • 2 • 7 • 6
 e) 5 • 3 • 4 • 2 • 1 • 7 • 6
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2293623
Questão 1182: INDEPAC - Proc IMP (Sta Luzia)/Pref Santa Luzia/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
De acordo com a nova Lei de Licitações (Lei Federal nº 14.133/21), o processo licitatório tem por
objetivo, entre outros.
 a) assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a
Administração Pública , exceto no que se refere ao ciclo de vida do objeto.
 b) evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e
superfaturamento na execução dos contratos.
 c) privilegiar os licitantes em ascensão econômica, assegurando a equidade, bem como a justa
competição.
 d) incentivar a inovação, o desenvolvimento nacional e a rápida conversão de recursos naturais em
riqueza monetária.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2309160
Questão 1183: IBFC - Ana (DPE MT)/DPE MT/Administrador/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
Segundo a Lei nº 14.133/2021 o processo de licitação possui algumas fases. Assinale a alternativa
correta que contém a sequência das fases.
 a) Recursal, habilitação, julgamento, preparatória, divulgação do edital, apresentação de propostase
lances e homologação
 b) Preparatória, divulgação do edital, apresentação de propostas e lances, habilitação, recursal,
julgamento e homologação
 c) Preparatória, divulgação do edital, apresentação de propostas e lances, julgamento, habilitação,
recursal e homologação
 d) Divulgação do edital, apresentação de propostas e lances, preparatória, habilitação, julgamento,
recursal e homologação
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2231771
Questão 1184: FUNATEC - Dir (CM Pres Dutra)/CM Pres Dutra/Execução
Orçamentária/2022
Assunto: Objetivos, Fases e Formalidades (arts. 11 a 17 da Lei nº 14.133/2021)
A Nova Lei de Licitações N° 14.133/2021, aborda diversas atualizações sobre os processos licitatórios que
os gestores públicos precisam observar, para a contratação de serviços e compras de materiais, insumos
entre outros produtos adquiridos, buscando o melhor custo e benefício nas aquisições da sua gestão.
Além disso, essa norma ainda traz alguns objetivos legais do processo licitatório em seu Art. 11. Com
base, na Nova Lei de Licitações N° 14.133/2021, assinale a assertiva que NÃO condiz com um objetivo
legal previsto nessa norma.
 a) assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a
Administração Pública, exceto no que se refere ao ciclo de vida do objeto
 b) assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição
 c) evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e
superfaturamento na execução dos contratos
 d) incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2256853
Questão 1185: CEBRASPE (CESPE) - Per Crim (POLC AL)/POLC AL/Engenharia Civil/2023
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
Determinada obra pública, licitada pela Lei n.º 14.133/2021 e contratada pelo regime de contratação
semi-integrada, teve uma prorrogação de prazo de execução aceita pela fiscalização, com o devido
acréscimo de administração local. Além disso, com objetivo de inovar tecnologicamente, a contratada
pleiteou a alteração do projeto estrutural do prédio previsto no projeto básico, cuja solução foi
considerada na matriz de riscos do contrato como uma obrigação de meio.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
 
Nessa situação, é obrigatória a apresentação de matriz de riscos no contrato.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2340016
Questão 1186: FCC - AJ TRT23/TRT 23/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
De acordo com o que estabelece a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei no 14.133/2021),
 a) o edital poderá, na forma disposta em regulamento, exigir que percentual mínimo da mão de obra
responsável pela execução do objeto da contratação seja constituído por mulheres vítimas de violência
doméstica e oriundos ou egressos do sistema prisional.
 b) a Administração poderá convocar, com antecedência mínima de 30 dias úteis, audiência pública
exclusivamente presencial, sobre licitação que pretenda realizar, com disponibilização prévia de
informações pertinentes, inclusive de estudo técnico preliminar e elementos do edital de licitação, e com
possibilidade de manifestação de todos os interessados.
 c) se optar pela realização de leilão por intermédio de leiloeiro oficial, a Administração deverá
selecioná-lo por meio de concurso público e adotar o critério de julgamento de maior capacidade técnica,
utilizados como parâmetro os critérios definidos na lei que regula a referida profissão e observados os
valores dos bens a serem leiloados.
 d) na execução indireta de obras e serviços de engenharia, são admitidos os regimes de empreitada
integral, por preço unitário ou global, sendo vedados os regimes de contratação por tarefa e contratação
semi-integrada.
 e) em razão do princípio da eficiência e da continuidade do serviço público, dispensa-se, para a
execução de cada etapa, a conclusão e a aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos
às etapas anteriores, postergando-se tais avaliações para o final da obra integralmente apresentada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2168633
Questão 1187: QUADRIX - PSTE (CRECI 11)/CRECI 11 (SC)/Assistente
Administrativo/2022
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
Segundo a Lei n.º 14.133/2021, julgue o item.
 
O edital deverá conter o objeto da licitação e as regras relativas à convocação, ao julgamento, à
habilitação, aos recursos e às penalidades da licitação, à fiscalização e à gestão do contrato, à entrega do
objeto e às condições de pagamento.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2073646
Questão 1188: QUADRIX - PSTE (CRECI 11)/CRECI 11 (SC)/Assistente
Administrativo/2022
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
Segundo a Lei n.º 14.133/2021, julgue o item.
 
O valor previamente estimado da contratação deverá ser compatível com os valores praticados pelo
mercado, considerados os preços constantes de bancos de dados públicos e as quantidades a serem
contratadas, observadas a potencial economia de escala e as peculiaridades do local de execução do
objeto.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2073642
Questão 1189: QUADRIX - PSTE (CRECI 11)/CRECI 11 (SC)/Assistente
Administrativo/2022
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
Segundo a Lei n.º 14.133/2021, julgue o item.
 
Os itens de consumo adquiridos para suprir as demandas das estruturas da Administração Pública
deverão ser de qualidade comum, não superior à necessária para cumprir as finalidades às quais se
destinam, vedada a aquisição de artigos de luxo.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2073639
Questão 1190: Instituto AOCP - AnaGGov (SEAD GO)/SEAD GO/Licitações e
Contratos/2022
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
Assinale a alternativa correta acerca da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal
nº 14.133/2021).
 a) Os itens de consumo adquiridos para suprir as demandas das estruturas da Administração Pública
deverão ser de qualidade comum, admitida a aquisição de artigos de luxo nos casos devidamente
justificados.
 b) A Administração poderá convocar, com antecedência mínima de quinze dias úteis, audiência
pública sobre licitação que pretenda realizar, com disponibilização prévia de informações pertinentes.
 c) Quando a contratação se referir a obras e serviços de grande vulto ou forem adotados os regimes
de contratação integrada e semi-integrada, o edital obrigatoriamente contemplará matriz de alocação de
riscos entre o contratante e o contratado.
 d) Nas contratações diretas por inexigibilidade ou por dispensa, quando não for possível estimar o
valor do objeto, o contratado deverá comprovar previamente que os preços estão em conformidade com
os praticados em contratações semelhantes de objetos de mesma natureza, por meio da apresentação
de notas fiscais emitidas para outros contratantes no período de até dois anos anteriores à data da
contratação pela Administração.
 e) Nas licitações de serviços contínuos, observado o interregno mínimo de um ano, o critério de
reajustamento será por repactuação, quando não houver regime de dedicação exclusiva de mão de obra,
mediante previsão de índices específicos ou setoriais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2030280
Questão 1191: Legalle - Asst Leg I (CM POA)/CM POA/2022
Assunto:Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
Considere, na fase preparatória de uma licitação, os procedimentos que envolvem a instrução do
processo licitatório. A Administração poderá convocar, com antecedência mínima de quantos dias úteis,
audiência pública, presencial ou a distância, na forma eletrônica, sobre licitação que pretenda realizar,
com disponibilização prévia de informações pertinentes, inclusive de estudo técnico preliminar e
elementos do edital de licitação, e com possibilidade de manifestação de todos os interessados?
 a) 5 dias úteis.
 b) 8 dias úteis.
 c) 10 dias úteis.
 d) 15 dias úteis.
 e) 21 dias úteis.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2041428
Questão 1192: INDEPAC - Ana Adm (CM Sumaré)/CM Sumaré/2022
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
No processo licitatório para aquisição de bens e contratação de serviços em geral, conforme
regulamento, o valor estimado será definido com base no melhor preço aferido por meio da utilização
dos seguintes parâmetros, adotados de forma combinada ou não, exceto
 a) pesquisa na base nacional de notas fiscais eletrônicas, na forma de regulamento.
 b) pesquisa direta com fornecedores, mediante solicitação formal de cotação, desde que seja
apresentada justificativa da escolha desses fornecedores e que não tenham sido obtidos os orçamentos
com mais de 3 (três) meses de antecedência da data de divulgação do edital.
 c) composição de custos unitários menores ou iguais à mediana do item correspondente no painel
para consulta de preços ou no banco de preços em saúde disponíveis no Portal Nacional de Contratações
Públicas (PNCP).
 d) contratações similares feitas pela Administração Pública, em execução ou concluídas no período de
1 (um) ano anterior à data da pesquisa de preços, inclusive mediante sistema de registro de preços,
observado o índice de atualização de preços correspondente.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2260881
Questão 1193: FGV - Ag TE (SEFAZ BA)/SEFAZ BA/Tecnologia da Informação/2022
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
Considere que o Estado X deseja realizar licitação, celebrada com base na Lei nº 14.133/2021, para a
contratação de obra de construção de complexo voltado para eventos tradicionais, com grande potencial
turístico, visando evitar problemas de desordem urbana. Para a realização da obra, o Estado opta pela
utilização do regime denominado contratação semi-integrada, na modalidade concorrência.
Informado sobre o procedimento licitatório, a sociedade empresária Y, interessada na contratação,
questiona sua assessoria jurídica acerca das características desse regime de contratação.
A assessoria jurídica informou, corretamente, que
 a) deve prever, obrigatoriamente, no edital, matriz de alocação de riscos, que deverá estabelecer a
responsabilidade de cada parte quanto aos riscos do acordo.
 b) deve prever, como atribuição do contratado, a elaboração de projeto básico e executivo baseado no
anteprojeto desenvolvido pela Administração Pública.
 c) deve prever o sigilo do orçamento estimado da contratação, permitindo o seu acesso aos órgãos de
controle e ao vencedor do processo apenas após a adjudicação do objeto.
 d) não é permitido seu uso na situação apresentada, em função da utilização da modalidade de
concorrência escolhida.
 e) não é permitido seu uso na situação apresentada, em função do objeto escolhido.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2047141
Questão 1194: CEPERJ - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Contador/Finanças Públicas/2022
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
A nova lei geral de licitações e contratos administrativos, Lei 14.133/2021, trouxe algumas inovações no
tratamento das sistemáticas de governança nas contratações públicas. Nesse sentido, pode-se afirmar,
em relação aos agentes públicos que atuam com licitações e contratos, que:
 a) A lei 14.133/2021 determina que o estudo técnico preliminar deve conter providências a serem
adotadas pela Administração previamente à celebração do contrato, inclusive quanto à capacitação dos
gestores e fiscais de contratos.
 b) Os tribunais de contas exercem a fiscalização contábil, orçamentária, financeira, operacional e
patrimonial; ocupam a primeira linha de defesa e devem promover eventos de capacitação para os
servidores efetivos e empregados públicos designados para o desempenho das funções essenciais à
execução da Lei 14.133/2021.
 c) Os agentes públicos devem ser, obrigatoriamente, servidores efetivos ou empregados públicos do
quadro permanente e devem possuir qualificação atestada por certificação profissional emitida por cursos
de pós-graduação lato sensu.
 d) Para atuar como agente da contratação, é necessário ser servidor efetivo ou empregado público do
quadro permanente, sendo vedada a atuação de agente público que tenha relação de parentesco, até o
segundo grau, com licitantes ou contratados habituais da Administração.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2120206
Questão 1195: CEBRASPE (CESPE) - AGE (SEE PE)/SEE PE/Direito/2022
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
De acordo com o que dispõe a Lei n.º 8.666/1993 e alterações, a Lei n.º 14.133/2021 e a Lei n.º
10.520/2002, julgue o item a seguir.
 
O orçamento estimado para contratação mediante o procedimento licitatório pode ter caráter sigiloso,
inclusive, em relação aos órgãos de controle externo.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2208588
Questão 1196: CEBRASPE (CESPE) - AJ TRT8/TRT 8/Apoio Especializado/Engenharia
Elétrica/2022
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
De acordo com a Lei n.º 14.133/2021, na instrução do processo licitatório, a definição do objeto para o
atendimento da necessidade será feita por meio de
 a) plano de contratações anual e estudo técnico preliminar.
 b) plano de contratações anual, estudo técnico preliminar ou termo de referência.
 c) plano de contratações anual, estudo técnico preliminar e projeto executivo.
 d) termo de referência, anteprojeto, projeto básico ou projeto executivo, conforme o caso.
 e) anteprojeto, projeto básico ou projeto executivo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2267173
Questão 1197: CEBRASPE (CESPE) - Tec (PGE RJ)/PGE RJ/Processual/2022
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
Julgue o item seguinte, pertinente à gestão de contratos e a processos licitatórios.
 
Admite-se, em edital de licitação, a exigência de que percentual mínimo da mão de obra responsável pela
execução do objeto da contratação seja formado por mulheres vítimas de violência doméstica.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2003543
Questão 1198: CEBRASPE (CESPE) - Eng (FUB)/FUB/Civil/2022
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
Com base na Lei n.º 14.133/2021, que trata de licitações e contratos administrativos, julgue o item
seguinte.
 
O valor estimado para a contratação de obras e serviços de engenharia deverá ser obtido unicamente
com base no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices de Construção Civil (SINAPI).
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2029919
Questão 1199: CEBRASPE (CESPE) - Eng (FUB)/FUB/Civil/2022
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
Com base na Lei n.º 14.133/2021, que trata de licitações e contratos administrativos, julgue o item
seguinte.
 
O estudo técnico preliminar pode ser dispensadopara a contratação de obras e serviços comuns de
engenharia, desde que sejam atendidas as exigências legais para tanto.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2029918
Questão 1200: IBADE - Cont (CRC RO)/CRC RO/2022
Assunto: Instrução do Processo Licitatório (arts. 18 a 27 da Lei nº 14.133/2021)
A fase do processo licitatório em que aborda o regime de fornecimento de bens, de prestação de serviços
ou de execução de obras e serviços de engenharia é chamada de:
 a) apresentação de propostas e lances, quando for o caso.
 b) julgamento.
 c) homologação.
 d) preparatória.
 e) habilitação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2122943
Gabarito
1001) A 1002) D 1003) Certo 1004) B 1005) A 1006) B 1007) Certo
1008) E 1009) B 1010) Certo 1011) E 1012) D 1013) B 1014) C
1015) E 1016) C 1017) D 1018) A 1019) C 1020) Certo 1021) D
1022) C 1023) C 1024) Errado 1025) B 1026) D 1027) E 1028) Errado
1029) D 1030) D 1031) C 1032) B 1033) Errado 1034) Errado 1035) D
1036) C 1037) A 1038) C 1039) D 1040) Errado 1041) Certo 1042) D
1043) A 1044) B 1045) A 1046) D 1047) Errado 1048) Errado 1049) C
1050) Errado 1051) C 1052) D 1053) D 1054) D 1055) A 1056) E
1057) Errado 1058) B 1059) C 1060) A 1061) C 1062) B 1063) E
1064) A 1065) B 1066) A 1067) D 1068) Certo 1069) A 1070) E
1071) A 1072) Errado 1073) E 1074) B 1075) A 1076) C 1077) Errado
1078) D 1079) A 1080) C 1081) A 1082) C 1083) B 1084) E
1085) D 1086) E 1087) A 1088) Errado 1089) E 1090) D 1091) B
1092) D 1093) D 1094) B 1095) A 1096) D 1097) C 1098) C
1099) C 1100) D 1101) B 1102) A 1103) A 1104) C 1105) Errado
1106) D 1107) C 1108) Certo 1109) D 1110) C 1111) A 1112) B
1113) A 1114) C 1115) E 1116) Errado 1117) B 1118) Errado 1119) C
1120) C 1121) C 1122) E 1123) B 1124) D 1125) B 1126) A
1127) C 1128) D 1129) D 1130) Certo 1131) B 1132) A 1133) E
1134) C 1135) A 1136) Errado 1137) C 1138) Errado 1139) Errado 1140) C
1141) Errado 1142) B 1143) D 1144) B 1145) D 1146) C 1147) D
1148) Errado 1149) D 1150) D 1151) E 1152) B 1153) E 1154) E
1155) E 1156) C 1157) E 1158) A 1159) B 1160) B 1161) B
1162) C 1163) A 1164) E 1165) A 1166) E 1167) B 1168) C
1169) A 1170) A 1171) D 1172) A 1173) Errado 1174) A 1175) B
1176) D 1177) D 1178) C 1179) D 1180) C 1181) E 1182) B
1183) C 1184) A 1185) Certo 1186) A 1187) Certo 1188) Certo 1189) Certo
1190) C 1191) B 1192) B 1193) A 1194) A 1195) Errado 1196) D
1197) Certo 1198) Errado 1199) Errado 1200) D

Mais conteúdos dessa disciplina