Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A transformação na educação desenvolverá uma velocidade e proporcionará uma variedade de ideias, métodos, jamais vistos na história da humanidade sobretudo a partir do século XVIII quando a velocidade das máquinas se refletirá no tempo do homem, da sua necessidade de formação e no elaborar e reelaborar os projetos educacionais ideais que foram pensados sobretudo pelo filósofo estadunidense John Dewey em fins do século XIX e início do XX. A corrente pedagógica proposta por John Dewey apresenta diversas características.
Sobre isso, assinale a alternativa corretamente.
a. Empenhada em desconstruir uma filosofia da educação que assume um papel muito importante também no campo social e político, enquanto a ela é delegado o desenvolvimento democrático da sociedade e a formação do cidadão dotado de uma mentalidade moderna, científica e aberta à colaboração.
b. Entrelaçada intimamente com as pesquisas das ciências experimentais, às quais a educação não deve recorrer para definir corretamente seus problemas, em particular à psicologia e à sociologia.
c. Empenhada em construir uma filosofia da educação que assume um papel muito importante também no campo social e político, enquanto a ela é delegado o desenvolvimento democrático da sociedade e a formação do cidadão dotado de uma mentalidade moderna, científica e aberta à colaboração.
d. Inspirada no pragmatismo e, portanto, em um constante contato entre o momento teórico e o prático, de modo tal que o “fazer” do educando não se torne o momento central da aprendizagem.
e. Entrelaçada superficialmente com as pesquisas das ciências experimentais, às quais a educação deve recorrer para definir corretamente seus problemas, em particular à psicologia e à sociologia.

A mudança operada pelos gregos “no âmbito da organização social e política e na visão da cultura” (CAMBI, 1999, p. 71), realizada em direção à laicização, à racionalização e à universalização levou a uma fuga dos estudos baseados nas práticas mágicas e esotéricas que, eram exclusivas dos sacerdotes e iniciados para se transformar em conhecimento próprio da mente de cada homem que, por meio da crítica, demonstração e rigor irá validar ou não esse conhecimento.
Ou seja, no centro da cultura grega está o quê? Assinale corretamente, visando o contexto apresentado.
a. Empirismo.
b. Improcedente.
c. Racionalismo.
d. Contraditório.
e. Inconsistente.

A principal escrita egípcia eram os hieróglifos, que foram decifrados em 1822 pelo francês Jean-François Champollion. Os egípcios também tinham outros dois tipos de escrita, a hierática que era hieroglífica simplificada e a demótica que era mais simples e rápida. A parte artística e cultural dos povos egípcios estava relacionada a tradições religiosas e funerárias. Pouca parte das obras egípcias foi criada como a arte pela arte, praticamente quase todas estavam interligadas num contexto religioso e político, como a representação do faraó. A literatura era basicamente em cima da ideologia religiosa e moral. Um dos livros mais importantes da literatura egípcia é o Livro dos Mortos ou Livro Sagrado, que seria para eles como uma bíblia. Para eles haviam 360 dias divido em 12 meses, mais 5 dias de festas religiosas. O calendário baseava-se no movimento do Sol. As estações eram ditas conforme a agropecuária: verão, estação das cheias e inverno.
A esse respeito, avalie as afirmativas: 1. Outro elemento da cultura educacional criada pelos egípcios são as Onomásticas. A Onomástica, juntamente com o ensino mnemônico, ajudava a controlar uma complexa administração estatal e são consideradas as ancestrais das nossas enciclopédias. 2. A civilização egípcia que se formou ao longo do rio Nilo é fruto da fusão de diversos grupos étnicos, politeístas e organizados politicamente sob a instituição dos faraós. 3. A sabedoria torna-se cultura, isto é, em conhecimento erudito e em assimilação da tradição com seus rituais e a correlativa constituição da escola com seus materiais didáticos, os rolos de papiro. Em seguida, correlacione-as com as questões abaixo: ( ) A educação no Novo Império ( ) A educação no Médio Império ( ) A educação no Antigo Império egípcio É correto o que se afirma em:
a. 1 – 3 – 2
b. 1 – 2 – 3
c. 3 – 2 – 1
d. 2 – 3 – 1
e. 3 – 1 – 2

I. Theodore Schultz (1973), em sua teoria do capital humano, afirma que a educação deve estar com vistas ao crescimento econômico. Um trabalhador qualificado consegue produzir mais e ser mais bem remunerado, contribuindo para o crescimento do país. Nesse ponto, como afirma abaixo o autor, podemos dizer que, aos poucos, o próprio trabalhador se torna capitalista. II. “Os trabalhadores transformaram-se em capitalistas, pela difusão da propriedade das ações da empresa, mas pela aquisição de conhecimentos e capacidades que possuem valor econômico”. A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.
I. Theodore Schultz (1973), em sua teoria do capital humano, afirma que a educação deve estar com vistas ao crescimento econômico. Um trabalhador qualificado consegue produzir mais e ser mais bem remunerado, contribuindo para o crescimento do país. Nesse ponto, como afirma abaixo o autor, podemos dizer que, aos poucos, o próprio trabalhador se torna capitalista.
II. “Os trabalhadores transformaram-se em capitalistas, pela difusão da propriedade das ações da empresa, mas pela aquisição de conhecimentos e capacidades que possuem valor econômico”.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

No período renascentista (Séc. XIV-XVI), vimos que com o fortalecimento da burguesia o crescimento da manufatura alterou significativamente as formas de trabalho, onde a produção doméstica feita por artesãos, foi sendo substituída por uma produção em maior escala, dentro dos moldes capitalistas em franco desenvolvimento. Com isso, a nova ordem do Mercantilismo, levou, dentre outras medidas políticas e econômicas, uma aliança entre burgueses e a alta nobreza. Outra característica do período foram modificações no pensamento religioso pautadas pelo racionalismo que, por sua vez, é a retomada do pensamento filosófico presente na Antiguidade Clássica.
Quais dessas afirmacoes fazem parte deste período? Analise e assinale corretamente.
a. Nos dois momentos da sociedade medieval existiam modelos educacionais. Como já visto na Unidade anterior, o cristianismo em ascensão desde o final do século III impôs ao mundo europeu um novo modelo de homem baseado na vida de Jesus Cristo, mas, esse modelo seria superado por outras formas de pensar propostas pelo mundo medieval centrado na Igreja Católica.
b. Este período se constrói dentro de uma contradição entre o absolutismo real em um mundo cada vez mais liberal, onde os valores burgueses ficavam cada vez mais evidentes enquanto se fortaleciam gradualmente. As novas formas de vida obrigavam cada vez mais pessoas a educarem-se, a especialização dos saberes ganha forma.
c. De acordo com Aranha (2012, p. 127), com a queda do último rei etrusco, teve início a República, fase em que os patrícios dominavam a política e, por consequência, representavam seus interesses particulares. A duração da República romana foi de aproximadamente cinco séculos, sendo delimitada pelos anos de 509 a. C. até 27 a. C.
d. Um desses modelos visava formar as “gentes de ofício” como o alfaiate, ferreiro, boticário, tecelão, marceneiro, etc. Com o incremento comercial e as exigências por luxo e conforto da nascente burguesia e da já existente nobreza, os artesãos passaram a se organizar em Corporações de Ofício.
e. Havia neste momento uma preocupação de fato de preparar as crianças para uma vida social mais justa e equilibrada, preocupada com o bem-estar social, com o progresso e a transformação. É o período das escolas técnicas, do desenvolvimento gigantesco das disciplinas científicas das quais algumas foram reformuladas, dividiram-se ou criaram-se novas.

Analise o trecho abaixo:
Por ser um país católico, que resistiu ao movimento protestante com a Contra - Reforma e a Inquisição, Portugal condenava os juros, o que restringiu a acumulação de capital e retardou a implantação do capitalismo. Além disso, enquanto a Europa renascentista preparava para o livre pensar que se consolidaria no Iluminismo do século _____________. Em qual século isso ocorreu?
a. XVI
b. XV
c. XVII
d. XVIII
e. XXV

Segundo Aranha (2012), a educação na Idade Média foi marcada pela fé, notadamente a fé católica. O período histórico que compreende a Idade Média Ocidental se estende desde o século IV até o século XV e apresenta diferentes modelos de educação e de escolas. Durante a Idade Média ainda foram criadas as primeiras Universidades, que visavam, num primeiro momento, atender quais objetivos?
Avalie o contexto das alternativas e assinale corretamente.
a. Atender à formação específica de profissionais que não colaborem com as necessidades da nascente sociedade burguesa e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
b. Atender à formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades da nascente sociedade burguesa e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à desinformação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
c. Atener à formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades da nascente sociedade marginalizada e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
d. Atender formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades da nascente sociedade burguesa e, também, dos pobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
e. Atender à formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades da nascente sociedade burguesa e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A transformação na educação desenvolverá uma velocidade e proporcionará uma variedade de ideias, métodos, jamais vistos na história da humanidade sobretudo a partir do século XVIII quando a velocidade das máquinas se refletirá no tempo do homem, da sua necessidade de formação e no elaborar e reelaborar os projetos educacionais ideais que foram pensados sobretudo pelo filósofo estadunidense John Dewey em fins do século XIX e início do XX. A corrente pedagógica proposta por John Dewey apresenta diversas características.
Sobre isso, assinale a alternativa corretamente.
a. Empenhada em desconstruir uma filosofia da educação que assume um papel muito importante também no campo social e político, enquanto a ela é delegado o desenvolvimento democrático da sociedade e a formação do cidadão dotado de uma mentalidade moderna, científica e aberta à colaboração.
b. Entrelaçada intimamente com as pesquisas das ciências experimentais, às quais a educação não deve recorrer para definir corretamente seus problemas, em particular à psicologia e à sociologia.
c. Empenhada em construir uma filosofia da educação que assume um papel muito importante também no campo social e político, enquanto a ela é delegado o desenvolvimento democrático da sociedade e a formação do cidadão dotado de uma mentalidade moderna, científica e aberta à colaboração.
d. Inspirada no pragmatismo e, portanto, em um constante contato entre o momento teórico e o prático, de modo tal que o “fazer” do educando não se torne o momento central da aprendizagem.
e. Entrelaçada superficialmente com as pesquisas das ciências experimentais, às quais a educação deve recorrer para definir corretamente seus problemas, em particular à psicologia e à sociologia.

A mudança operada pelos gregos “no âmbito da organização social e política e na visão da cultura” (CAMBI, 1999, p. 71), realizada em direção à laicização, à racionalização e à universalização levou a uma fuga dos estudos baseados nas práticas mágicas e esotéricas que, eram exclusivas dos sacerdotes e iniciados para se transformar em conhecimento próprio da mente de cada homem que, por meio da crítica, demonstração e rigor irá validar ou não esse conhecimento.
Ou seja, no centro da cultura grega está o quê? Assinale corretamente, visando o contexto apresentado.
a. Empirismo.
b. Improcedente.
c. Racionalismo.
d. Contraditório.
e. Inconsistente.

A principal escrita egípcia eram os hieróglifos, que foram decifrados em 1822 pelo francês Jean-François Champollion. Os egípcios também tinham outros dois tipos de escrita, a hierática que era hieroglífica simplificada e a demótica que era mais simples e rápida. A parte artística e cultural dos povos egípcios estava relacionada a tradições religiosas e funerárias. Pouca parte das obras egípcias foi criada como a arte pela arte, praticamente quase todas estavam interligadas num contexto religioso e político, como a representação do faraó. A literatura era basicamente em cima da ideologia religiosa e moral. Um dos livros mais importantes da literatura egípcia é o Livro dos Mortos ou Livro Sagrado, que seria para eles como uma bíblia. Para eles haviam 360 dias divido em 12 meses, mais 5 dias de festas religiosas. O calendário baseava-se no movimento do Sol. As estações eram ditas conforme a agropecuária: verão, estação das cheias e inverno.
A esse respeito, avalie as afirmativas: 1. Outro elemento da cultura educacional criada pelos egípcios são as Onomásticas. A Onomástica, juntamente com o ensino mnemônico, ajudava a controlar uma complexa administração estatal e são consideradas as ancestrais das nossas enciclopédias. 2. A civilização egípcia que se formou ao longo do rio Nilo é fruto da fusão de diversos grupos étnicos, politeístas e organizados politicamente sob a instituição dos faraós. 3. A sabedoria torna-se cultura, isto é, em conhecimento erudito e em assimilação da tradição com seus rituais e a correlativa constituição da escola com seus materiais didáticos, os rolos de papiro. Em seguida, correlacione-as com as questões abaixo: ( ) A educação no Novo Império ( ) A educação no Médio Império ( ) A educação no Antigo Império egípcio É correto o que se afirma em:
a. 1 – 3 – 2
b. 1 – 2 – 3
c. 3 – 2 – 1
d. 2 – 3 – 1
e. 3 – 1 – 2

I. Theodore Schultz (1973), em sua teoria do capital humano, afirma que a educação deve estar com vistas ao crescimento econômico. Um trabalhador qualificado consegue produzir mais e ser mais bem remunerado, contribuindo para o crescimento do país. Nesse ponto, como afirma abaixo o autor, podemos dizer que, aos poucos, o próprio trabalhador se torna capitalista. II. “Os trabalhadores transformaram-se em capitalistas, pela difusão da propriedade das ações da empresa, mas pela aquisição de conhecimentos e capacidades que possuem valor econômico”. A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.
I. Theodore Schultz (1973), em sua teoria do capital humano, afirma que a educação deve estar com vistas ao crescimento econômico. Um trabalhador qualificado consegue produzir mais e ser mais bem remunerado, contribuindo para o crescimento do país. Nesse ponto, como afirma abaixo o autor, podemos dizer que, aos poucos, o próprio trabalhador se torna capitalista.
II. “Os trabalhadores transformaram-se em capitalistas, pela difusão da propriedade das ações da empresa, mas pela aquisição de conhecimentos e capacidades que possuem valor econômico”.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

No período renascentista (Séc. XIV-XVI), vimos que com o fortalecimento da burguesia o crescimento da manufatura alterou significativamente as formas de trabalho, onde a produção doméstica feita por artesãos, foi sendo substituída por uma produção em maior escala, dentro dos moldes capitalistas em franco desenvolvimento. Com isso, a nova ordem do Mercantilismo, levou, dentre outras medidas políticas e econômicas, uma aliança entre burgueses e a alta nobreza. Outra característica do período foram modificações no pensamento religioso pautadas pelo racionalismo que, por sua vez, é a retomada do pensamento filosófico presente na Antiguidade Clássica.
Quais dessas afirmacoes fazem parte deste período? Analise e assinale corretamente.
a. Nos dois momentos da sociedade medieval existiam modelos educacionais. Como já visto na Unidade anterior, o cristianismo em ascensão desde o final do século III impôs ao mundo europeu um novo modelo de homem baseado na vida de Jesus Cristo, mas, esse modelo seria superado por outras formas de pensar propostas pelo mundo medieval centrado na Igreja Católica.
b. Este período se constrói dentro de uma contradição entre o absolutismo real em um mundo cada vez mais liberal, onde os valores burgueses ficavam cada vez mais evidentes enquanto se fortaleciam gradualmente. As novas formas de vida obrigavam cada vez mais pessoas a educarem-se, a especialização dos saberes ganha forma.
c. De acordo com Aranha (2012, p. 127), com a queda do último rei etrusco, teve início a República, fase em que os patrícios dominavam a política e, por consequência, representavam seus interesses particulares. A duração da República romana foi de aproximadamente cinco séculos, sendo delimitada pelos anos de 509 a. C. até 27 a. C.
d. Um desses modelos visava formar as “gentes de ofício” como o alfaiate, ferreiro, boticário, tecelão, marceneiro, etc. Com o incremento comercial e as exigências por luxo e conforto da nascente burguesia e da já existente nobreza, os artesãos passaram a se organizar em Corporações de Ofício.
e. Havia neste momento uma preocupação de fato de preparar as crianças para uma vida social mais justa e equilibrada, preocupada com o bem-estar social, com o progresso e a transformação. É o período das escolas técnicas, do desenvolvimento gigantesco das disciplinas científicas das quais algumas foram reformuladas, dividiram-se ou criaram-se novas.

Analise o trecho abaixo:
Por ser um país católico, que resistiu ao movimento protestante com a Contra - Reforma e a Inquisição, Portugal condenava os juros, o que restringiu a acumulação de capital e retardou a implantação do capitalismo. Além disso, enquanto a Europa renascentista preparava para o livre pensar que se consolidaria no Iluminismo do século _____________. Em qual século isso ocorreu?
a. XVI
b. XV
c. XVII
d. XVIII
e. XXV

Segundo Aranha (2012), a educação na Idade Média foi marcada pela fé, notadamente a fé católica. O período histórico que compreende a Idade Média Ocidental se estende desde o século IV até o século XV e apresenta diferentes modelos de educação e de escolas. Durante a Idade Média ainda foram criadas as primeiras Universidades, que visavam, num primeiro momento, atender quais objetivos?
Avalie o contexto das alternativas e assinale corretamente.
a. Atender à formação específica de profissionais que não colaborem com as necessidades da nascente sociedade burguesa e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
b. Atender à formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades da nascente sociedade burguesa e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à desinformação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
c. Atener à formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades da nascente sociedade marginalizada e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
d. Atender formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades da nascente sociedade burguesa e, também, dos pobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
e. Atender à formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades da nascente sociedade burguesa e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.

Prévia do material em texto

22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 1/17
Painel / Meus cursos / História da Educação. / AVALIAÇÕES DO PERÍODO 2023/1
/ PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
Iniciado em quarta, 22 mar 2023, 20:53
Estado Finalizada
Concluída em quarta, 22 mar 2023, 20:55
Tempo
empregado
1 minuto 48 segundos
Avaliar 2,00 de um máximo de 6,00(33%)
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=338
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=338#section-18
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=41402
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 2/17
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
A transformação na educação desenvolverá uma velocidade e proporcionará uma variedade de
ideias, métodos, jamais vistos na história da humanidade sobretudo a partir do século XVIII
quando a velocidade das máquinas se refletirá no tempo do homem, da sua necessidade de
formação e no elaborar e reelaborar os projetos educacionais ideais que foram pensados
sobretudo pelo filósofo estadunidense John Dewey em fins do século XIX e início do XX. A
corrente pedagógica proposta por John Dewey apresenta diversas características. 
Sobre isso, assinale a alternativa corretamente.
Escolha uma opção:
a. Empenhada em desconstruir uma filosofia da educação que assume um papel muito
importante também no campo social e político, enquanto a ela é delegado o
desenvolvimento democrático da sociedade e a formação do cidadão dotado de uma
mentalidade moderna, científica e aberta à colaboração. 
b. Inspirada no pragmatismo e, portanto, em um constante contato entre o momento
teórico e o prático, de modo tal que o “fazer” do educando não se torne o momento central
da aprendizagem.
c. Entrelaçada superficialmente com as pesquisas das ciências experimentais, às quais a
educação deve recorrer para definir corretamente seus problemas, em particular à
psicologia e à sociologia.
d. Empenhada em construir uma filosofia da educação que assume um papel muito
importante também no campo social e político, enquanto a ela é delegado o
desenvolvimento democrático da sociedade e a formação do cidadão dotado de uma
mentalidade moderna, científica e aberta à colaboração.
e. Entrelaçada intimamente com as pesquisas das ciências experimentais, às quais a
educação não deve recorrer para definir corretamente seus problemas, em particular à
psicologia e à sociologia.
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 3/17
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
O sistema educacional como conhecemos hoje teve muitas contribuições. Uma delas foi o
estudo realizado pelo sociólogo Norbert Elias (1897 - 1990), plasmado na obra O Processo
Civilizador. Nessa obra o autor analisa a história dos costumes a partir da formação do Estado
Moderno e suas influências sobre a civilização e nos leva a pensar no que aconteceria se um
homem da sociedade contemporânea fosse, de repente, transportado para uma época remota
de sua própria sociedade. Alguns hábitos e costumes lhe seriam atraentes, convenientes e
aceitáveis do seu ponto de vista, enquanto outros seriam inadequados. Estaria diante de uma
sociedade que, para ele, não seria civilizada.
Qual frase abaixo está dentro deste contexto? Assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. É possível que encontrasse um modo de vida muito diferente do seu.
b. O homem atua sobre o meio ativamente e o transforma dentro de sua perspectiva
cultural e econômica.
c. Os grupos humanos eram nômades e colhiam vegetais ou faziam pequenas caçadas.

d. Saberes especiais, como questões espirituais em um momento em que o pensamento
mítico era o que predominava.
e. O homem atua sobre o meio ativamente e o transforma dentro de sua perspectiva
cultural e social.
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 4/17
Questão 3
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
A mudança operada pelos gregos “no âmbito da organização social e política e na visão da
cultura” (CAMBI, 1999, p. 71), realizada em direção à laicização, à racionalização e à
universalização levou a uma fuga dos estudos baseados nas práticas mágicas e esotéricas
que, eram exclusivas dos sacerdotes e iniciados para se transformar em conhecimento próprio
da mente de cada homem que, por meio da crítica, demonstração e rigor irá validar ou não
esse conhecimento. Ou seja, no centro da cultura grega está o quê? 
Assinale corretamente, visando o contexto apresentado.
Escolha uma opção:
a. Contraditório.
b. Racionalismo. 
c. Improcedente.
d. Inconsistente.
e. Empirismo.
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 5/17
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
O século XVIII é conhecido por meio da definição dos livros didáticos por “Século das Luzes”, é
denominado também por alguns teóricos de “Século da Educação”, apesar de ainda
persistirem antigas contradições decorrentes da decadência do regime feudal e da ascensão
da burguesia, mesmo assim, as luzes traduzem o poder da razão humana de interpretar e
reorganizar o mundo.
Qual desses filósofos não faz parte deste período? Assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. Hume.
b. Aristóteles.
c. Bacon.
d. Locke. 
e. Descartes.
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 6/17
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
A principal escrita egípcia eram os hieróglifos, que foram decifrados em 1822 pelo francês
Jean-François Champollion. Os egípcios também tinham outros dois tipos de escrita, a
hierática que era hieroglífica simplificada e a demótica que era mais simples e rápida. A parte
artística e cultural dos povos egípcios estava relacionada a tradições religiosas e funerárias.
Pouca parte das obras egípcias foi criada como a arte pela arte, praticamente quase todas
estavam interligadas num contexto religioso e político, como a representação do faraó. A
literatura era basicamente em cima da ideologia religiosa e moral. Um dos livros mais
importantes da literatura egípcia é o Livro dos Mortos ou Livro Sagrado, que seria para eles
como uma bíblia. Para eles haviam 360 dias divido em 12 meses, mais 5 dias de festas
religiosas. O calendário baseava-se no movimento do Sol. As estações eram ditas conforme a
agropecuária: verão, estação das cheias e inverno.
A esse respeito, avalie as afirmativas:
1. Outro elemento da cultura educacional criada pelos egípcios são as Onomásticas. A
Onomástica, juntamente com o ensino mnemônico, ajudava a controlar uma complexa
administração estatal e são consideradas as ancestrais das nossas enciclopédias.
2. A civilização egípcia que se formou ao longo do rio Nilo é fruto da fusão de diversos grupos
étnicos, politeístas e organizados politicamente sob a instituição dos faraós.
3. A sabedoria torna-se cultura, isto é, em conhecimento erudito e em assimilação da tradição
com seus rituais e a correlativa constituição da escola com seus materiais didáticos, os rolos
de papiro.
Em seguida, correlacione-as com as questões abaixo:
( ) A educação no Novo Império ( ) A educação no Médio Império ( ) A educação no
Antigo Império egípcio
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. 1 – 3 – 2
b. 3 – 2 – 1
https://www.infoescola.com/civilizacao-egipcia/faraos/
https://www.infoescola.com/historia/literatura-egipcia/
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 7/17
c. 1 – 2 – 3 
d. 2 – 3 – 1
e. 3 – 1 – 2
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 8/17
Questão 6
Correto
Atingiu0,40 de 0,40
No decorrer do século XIX reafirmam a necessidade da escola pública, leiga, gratuita e
obrigatória. Inevitavelmente, esta proposta deveria ser implantada, verificando a explosão
demográfica e o desenvolvimento industrial e tecnológico. Para Dewey (1859-1952), conforme
Aranha (1990), educação era ação. Desse modo, o aspecto instrucional da educação cava
relegado a um segundo plano. Dewey imaginava o processo educacional como algo contínuo,
no qual, permanentemente, reconstruía-se a experiência concreta, ativa e produtiva de cada
ser humano. Para ele, a escola não deveria preparar para a vida, pois a escola deveria ser a
própria vida.
Avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.
I. Theodore Schultz (1973), em sua teoria do capital humano, afirma que a educação deve
estar com vistas ao crescimento econômico. Um trabalhador qualificado consegue produzir
mais e ser mais bem remunerado, contribuindo para o crescimento do país. Nesse ponto, como
afirma abaixo o autor, podemos dizer que, aos poucos, o próprio trabalhador se torna
capitalista. 
PORQUE
II. “Os trabalhadores transformaram-se em capitalistas, pela difusão da propriedade das ações
da empresa, mas pela aquisição de conhecimentos e capacidades que possuem valor
econômico”.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa
correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 9/17
Questão 7
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Nas escolas “novas”, a espontaneidade, o jogo e o trabalho são elementos presentes: é por
isso que depois foram chamadas “ativas”. A ênfase da educação não se concentra na
acumulação de conhecimentos, mas na capacidade de aplicá-los às situações vividas. Neste
modelo de escola há uma preocupação voltada para a formação do cidadão, na formação de
uma sociedade democrática, plural.
Considerando esse contexto da pedagogia das escolas novas, quais conhecimentos eram
relevantes para que o professor conseguisse desenvolver um bom trabalho
pedagógico? Assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Sociologia e psicologia da idade evolutiva. Cambi (1999).
b. Psicologia da idade evolutiva e didática. Aranha (2012).
c. Psicologia evolutiva e sexualidade infantil. Morin (1921).
d. Psicologia infantil e psicologia da idade evolutiva. Manacorda (1992). 
e. Psicología infantil e pragmática. Gentile (1875).
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 10/17
Questão 8
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Na sociedade Medieval, as escolas mantiveram um estudo conservador e não criativo e,
somente com o renascimento das cidades esse modelo foi questionado e modificado quando,
diante da nascente sociedade burguesa, outros saberes tornaram-se necessários.
Considerando esse contexto, qual o nome dessa metodologia de ensino?
 Assinale a alternativa correta, visando o contexto apresentado.
Escolha uma opção:
a. Escolas Abaciais.
b. Escolas Palacianas.
c. Escolas Catedrais. 
d. Escolas Palatinas.
e. Escolas Monásticas.
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 11/17
Questão 9
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Uma diretriz pode ser tanto uma linha que determina um traçado quanto o esboço de um
projeto, ou seja, é algo que indica um caminho, uma orientação. No que tange às Diretrizes
Curriculares Nacionais da Educação Básica, uma diretriz significa orientação para o
pensamento e a educação em âmbito escolar e se configura como uma das políticas públicas
educacionais vigentes no Brasil. O documento contendo as diretrizes está disponível na
internet e foi aprovado no ano de 2010 sob o Parecer emitido pelo Conselho Nacional de
Educação – CNE/CEB nº 07/2010.
Qual sigla simboliza essa diretriz? Assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. DDNs.
b. LBES.
c. LDEs.
d. DCMs.
e. DCNs. 
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 12/17
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
No período renascentista (Séc. XIV-XVI),vimos que com o fortalecimento da burguesia o
crescimento da manufatura alterou significativamente as formas de trabalho, onde a produção
doméstica feita por artesãos, foi sendo substituída por uma produção em maior escala, dentro
dos moldes capitalistas em franco desenvolvimento. Com isso, a nova ordem do Mercantilismo,
levou, dentre outras medidas políticas e econômicas, uma aliança entre burgueses e a alta
nobreza. Outra característica do período foram modificações no pensamento religioso
pautadas pelo racionalismo que, por sua vez, é a retomada do pensamento filosófico presente
na Antiguidade Clássica. 
Quais dessas afirmações fazem parte deste período? Analise e assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. Nos dois momentos da sociedade medieval existiam modelos educacionais. Como já
visto na Unidade anterior, o cristianismo em ascensão desde o final do século III impôs ao
mundo europeu um novo modelo de homem baseado na vida de Jesus Cristo, mas, esse
modelo seria superado por outras formas de pensar propostas pelo mundo medieval
centrado na Igreja Católica.
b. Havia neste momento uma preocupação de fato de preparar as crianças para uma
vida social mais justa e equilibrada, preocupada com o bem-estar social, com o progresso
e a transformação. É o período das escolas técnicas, do desenvolvimento gigantesco das
disciplinas científicas das quais algumas foram reformuladas, dividiram-se ou criaram-se
novas. 
c. De acordo com Aranha (2012, p. 127), com a queda do último rei etrusco, teve início a
República, fase em que os patrícios dominavam a política e, por consequência,
representavam seus interesses particulares. A duração da República romana foi de
aproximadamente cinco séculos, sendo delimitada pelos anos de 509 a. C. até 27 a. C.
d. Um desses modelos visava formar as “gentes de ofício” como o alfaiate, ferreiro,
boticário, tecelão, marceneiro, etc. Com o incremento comercial e as exigências por luxo e
conforto da nascente burguesia e da já existente nobreza, os artesãos passaram a se
organizar em Corporações de Ofício.
e. Este período se constrói dentro de uma contradição entre o absolutismo real em um
mundo cada vez mais liberal, onde os valores burgueses ficavam cada vez mais evidentes
enquanto se fortaleciam gradualmente. As novas formas de vida obrigavam cada vez mais
pessoas a educarem-se, a especialização dos saberes ganha forma.
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 13/17
Questão 11
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Analise o trecho:
Durante a teoria do pensamento complexo, surgiram as disciplinas e seus campos específicos
do saber, o que teria levado à "incapacidade de captar ‘o que está tecido em conjunto’, isto é, o
complexo, segundo o sentido original do termo”. Outro ponto criticado por ele é a separação
entre a cultura humanista e a cultura científica, uma vez que
______________________________________________________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente esta lacuna.
Escolha uma opção:
a. A primeira valoriza as obras do passado e as revitaliza, enquanto que a segunda
valoriza apenas aquelas obras adquiridas no passado. Assim, a presença de interlocução
entre ambas traria, segundo ele, “graves consequências uma para a outra”.
b. A primeira valoriza apenas aquelas obras adquiridas no presente enquanto que asegunda valoriza as obras do passado e as revitaliza. Assim, a ausência de interlocução
entre ambas traria, segundo ele, “leves consequências uma para a outra”.
c. A primeira valoriza as obras do passado e as revitaliza, enquanto que a segunda
valoriza apenas aquelas obras adquiridas no presente. Assim, a ausência de interlocução
entre ambas traria, segundo ele, “graves consequências uma para a outra”.
d. A primeira valoriza as obras do passado e as revitaliza, enquanto que a segunda
valoriza apenas aquelas obras adquiridas no presente. Assim, a presença de interlocução
entre ambas traria, segundo ele, “graves consequências uma para a outra”.
e. A primeira valoriza apenas aquelas obras adquiridas no presente enquanto que a
segunda valoriza as obras do passado e as revitaliza. Assim, a ausência de interlocução
entre ambas traria, segundo ele, “graves consequências uma para a outra”. 
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 14/17
Questão 12
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Analise o trecho abaixo:
Por ser um país católico, que resistiu ao movimento protestante com a Contra - Reforma e a
Inquisição, Portugal condenava os juros, o que restringiu a acumulação de capital e retardou a
implantação do capitalismo. Além disso, enquanto a Europa renascentista preparava para o
livre pensar que se consolidaria no Iluminismo do século _____________. Em qual século isso
ocorreu?
Assinale a alternativa corretamente, com base no contexto apresentado.
Escolha uma opção:
a. XV
b. XXV 
c. XVII
d. XVIII
e. XVI
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 15/17
Questão 13
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Segundo Aranha (2012), a educação na Idade Média foi marcada pela fé, notadamente a fé
católica. O período histórico que compreende a Idade Média Ocidental se estende desde o
século IV até o século XV e apresenta diferentes modelos de educação e de escolas. Durante
a Idade Média ainda foram criadas as primeiras Universidades, que visavam, num primeiro
momento, atender quais objetivos?
Avalie o contexto das alternativas e assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. Atender à formação específica de profissionais que não colaborem com as
necessidades da nascente sociedade burguesa e, também, dos nobres investidores. Nesse
sentido, grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à
formação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para
construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo. 
b. Atender à formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades
da nascente sociedade burguesa e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido,
grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à
desinformação de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também
para construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
c. Atender à formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades
da nascente sociedade burguesa e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido,
grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação
de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para
construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
d. Atener à formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades da
nascente sociedade marginalizada e, também, dos nobres investidores. Nesse sentido,
grande parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação
de trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para
construtores de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
e. Atender formação específica de profissionais que colaborem com as necessidades da
nascente sociedade burguesa e, também, dos pobres investidores. Nesse sentido, grande
parte do investimento no sistema educacional do período se destinava à formação de
trabalhadores para os diversos ofícios artesanais, assim como também para construtores
de mapas, visando as navegações e o comércio marítimo.
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 16/17
Questão 14
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo para as redes de ensino e suas
instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares
e propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no
Brasil. Uma das maiores características da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é sua
capacidade de se adequar às realidades regionais sendo o tripé utilizando de algumas palavras
chave para compreender essa capacidade de adequação. Quais palavras são essas? 
Compreenda e analise as alternativas e assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. Igualdade, desigualdade e equidade. 
b. Equidade, igualdade e diversidade.
c. Equivaliedade, diversidade e equidade.
d. Igualdade, diversidade e equivaliedade
e. Diversidade, desigualdade e equidade.
22/03/2023, 20:55 PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2023/1
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2416440 17/17
Questão 15
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Analise o trecho abaixo:
Somente em 1834 é que o ensino elementar passará a ser responsabilidade das _____,
ficando os cursos superiores à cargo do __________. Foi fundada em 1835, na Escola de
Niterói, as escolas_______, procurando melhorar a formação dos mestres. No entanto, com o
funcionamento precário e com a falta de alunos, foram fechadas em 1849.
Qual alternativa corresponde aos anos referentes ao texto? Assinale a alternativa que completa
correta e respectivamente as lacunas do texto.
Escolha uma opção:
a. Províncias/poder municipal/gerais. 
b. Secretarias/poder central/gerais.
c. Secretarias/poder municipal/gerais.
d. Secretarias/poder central/normais.
e. Províncias/poder central/normais.

Mais conteúdos dessa disciplina