Logo Passei Direto
Buscar

PROVA - Políticas Públicas e Legislação Educacional

User badge image
Eduarda

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) trata em seus artigos sobre a verificação do rendimento escolar.
Leia as afirmativas a seguir e assinale a que NÃO condiz com o estabelecido na lei acima citada.
a. Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo.
b. Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação de aprendizagem.
c. Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
d. Para aprovação deverão prevalecer os resultados obtidos nas provas finais.
e. Para aprovação do aluno deverão ser levados em consideração os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

O Decreto 5.622/2005 regulamentou a modalidade de ensino Educação a Distância.
Analise as assertivas a seguir:
I- A Educação a Distância poderá ser oferecida nos níveis e modalidades: educação básica, EJA, educação profissional de nível técnico e tecnológico e ensino superior.
II- As universidades credenciadas para oferecer curso de Educação a Distância podem criar novos cursos, inclusive de medicina, psicologia, odontologia e direito, independentemente de outras manifestações.
III- Um dos objetivos da Educação a Distância é alcançar estudantes de vários lugares do Brasil que antes não teriam acesso à educação.
IV- As avaliações dos estudantes de Educação a Distância ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
a. I, II e III, apenas.
b. I e IV, apenas.
c. I e III, apenas.
d. II e IV, apenas.
e. III e IV, apenas.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) contempla a educação especial como uma modalidade da educação escolar.
Considerando o enunciado acima apresentado, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições.
Aos educandos portadores de necessidades educativas especiais deve ser oferecida educação escolar preferencialmente na rede regular de ensino.
Porque
É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar às pessoas portadoras de necessidades especiais o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação.
a. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª é falsa.
b. A 1ª proposição é falsa e a 2ª é verdadeira.
c. As duas proposições são verdadeiras, mas a 2ª não justifica a 1ª.
d. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª.
e. As duas proposições são falsas.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) “disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino em instituições próprias” (Art. 1º § 1º), estabelecendo a organização do ensino no Brasil.
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B”, e em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nelas contidas.
COLUNA “A”
I- Tem como uma das finalidades a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na etapa anterior, possibilitando o prosseguimento de estudos.
II- Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
III- Tem como objetivo a formação do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender; a compreensão do ambiente natural e social; o desenvolvimento e o fortalecimento da capacidade de aprendizagem.
IV- Tem como finalidade o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
COLUNA “B”
1- Ensino Fundamental
2- Ensino Médio
3- Educação Infantil
a. I - 1, II - 2, III - 3, IV – 3.
b. I - 3, II - 1, III - 2, IV – 1.
c. I - 3, II - 3, III - 2, IV – 1.
d. I - 2, II - 3, III - 1, IV – 2.
e. I - 1, II - 2, III - 2, IV – 3.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) se destina àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental ou médio na idade própria.
Orientando-se pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale a alternativa que NÃO condiz com o que determina a Lei.
a. A educação de jovens e adultos deve ser oferecida em cursos presenciais.
b. A educação de adultos pressupõe que os mesmos podem e querem aprender, que são capazes e estão dispostos a assumir a responsabilidade por sua aprendizagem.
c. A idade mínima para o ingresso nos cursos de educação de jovens e adultos e a participação nos exames supletivos é de quinze anos completos para o ensino fundamental e de dezoito anos para o ensino médio.
d. O ensino presencial deve ser oferecido anualmente, correspondendo à duração do ensino regular, como também pode ser oferecido semestralmente, ou seja, cada semestre na educação de jovens e adultos corresponderia a um ano de ensino regular.
e. Aos alunos da modalidade EJA os sistemas de ensino devem garantir gratuitamente oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do aluno, sua condição de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

A Lei 13.005, de 25 de julho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação (PNE).
Analise as afirmativas a seguir.
I- A vigência do Plano Nacional de Educação é de 10 (dez) anos.
II- O Plano Nacional de Educação foi elaborado e aprovado para cumprir com o disposto no artigo 214 da Constituição Federal.
III- Uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação é a erradicação do analfabetismo.
IV- Cabe ao Ministério da Educação (MEC), além de acompanhar a execução do PNE, promover a articulação das conferências nacionais de educação com as conferências regionais, estaduais e municipais que as precederam.
a. I, II e III, apenas.
b. I e III, apenas.
c. III e IV, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. I, III e IV, apenas.

O principal instrumento da Política Pública Educacional é o Plano de Educação.
Considerando o fragmento acima apresentado, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições.
Para que os Planos de Educação estejam compatibilizados com os desafios locais, regionais e nacionais, é fundamental que em seu processo de elaboração, revisão e acompanhamento, sejam contemplados diversos olhares sobre a educação, bem como considerar a opinião de toda a comunidade escolar: gestores, professores, coordenadores, agentes de apoio escolar, pais e estudantes.
PORQUE
O Plano de Educação é um importante instrumento contra a descontinuidade das políticas públicas, pois orienta a gestão educacional e dá a conhecer o controle social e a participação cidadã.
a. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª.
b. As duas proposições são falsas.
c. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª não justifica a 1ª.
d. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª proposição é falsa.
e. A 1ª proposição é falsa e a 2ª proposição é verdadeira.

A formação de docentes para atuar na educação básica é contemplada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Fundamentando-se na citação acima, analise as seguintes assertivas quanto à sua veracidade - V para VERDADEIRO e F para FALSO.
I- A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura.
II- A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação.
III- Para o exercício do magistério no ensino superior, exigir-se-á curso de licenciatura, de graduação plena em universidades.
IV- Com o objetivo de promover a valorização dos profissionais de educação, os sistemas de ensino deverão promover o aperfeiçoamento profissional continuado dos docentes.
a. V, F, V, V.
b. F, F, V, V.
c. V, V, F, V.
d. V, V, V, F.
e. F, V, F, V.

O Plano Nacional de Educação é um projeto de Nação que estabelece as estratégias das políticas de educação para o Brasil.
Considerando as metas estabelecidas pelo PNE, analise as assertivas a seguir.
I- Oferecer educação em tempo integral em no mínimo 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) dos alunos da educação básica.
II- Alfabetizar todas as crianças até o final do quinto ano do ensino fundamental.
III- Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último ano de vigência do PNE (2024).
IV- Universalizar para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.
a. II, III e IV, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I, III e IV, apenas.
d. III e IV, apenas.
e. II e III, apenas.

A Constituição Federal de 1988 define os papéis de cada ente federativo no cenário da garantia do direito à educação.
Analise as assertivas a seguir.
I- À União cabe organizar o sistema federal de ensino, financiar as instituições de ensino federais e exercer, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, para garantir a igualdade de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade de ensino.
II- Os municípios devem atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
III- Os Estados e o Distrito Federal devem atuar prioritariamente nos ensinos fundamental e médio.
IV- O Plano Nacional de Educação estabelece metas para garantir o direito à educação básica com qualidade, como, por exemplo, que até 2024, 50% dos alunos concluam o ensino fundamental de nove anos, na idade recomendada.
a. I e III, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. I, III e IV, apenas.
e. II, III e IV, apenas.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) ratifica os preceitos de Constituição Federal, dentre outros a organização do sistema de ensino do país e as competências e responsabilidades de cada ente federado com relação à oferta da educação, em seus diferentes níveis e modalidades.
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B”, e em seguida assinale a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nelas contidas.
Coluna “A”
I – Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação.
II – Atuar prioritariamente na educação infantil em creches e pré-escolas, e no ensino fundamental.
III – Atuar prioritariamente no ensino fundamental e no ensino médio.
IV – Exercer função normativa, redistributiva e supletiva em relação às instâncias educacionais.
Coluna “B”
1- Município
2- União
3- Estados e Distrito Federal
a. I - 2, II - 1, III - 3, IV – 3.
b. I - 1, II - 3, III - 1, IV – 2.
c. I - 2, II - 2, III - 1, IV – 3.
d. I - 3, II - 1, III - 3, IV – 2.
e. I - 1, II - 3, III - 2, IV – 1.

O ensino para funcionar precisa de recursos financeiros, portanto a LDB 9394/96, confirmando o que estabelece a Constituição Federal, determina que cabe à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios organizarem, em regime de colaboração, seus respectivos sistemas de ensino.
Considerando o enunciado acima apresentado, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições.
É responsabilidade da União (Governo Federal) coordenar a política nacional de educação por meio de leis, normas, formulações, implementações e avaliações de ações e políticas públicas educacionais respeitando e articulando com os demais níveis e sistemas de ensino.
PORQUE
Cabe à União “prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva.
a. As duas proposições são verdadeiras e a 2º proposição justifica a 1ª.
b. As duas proposições são falsas.
c. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª não justifica a 1ª.
d. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª proposição é falsa.
e. A 1ª proposição é falsa e a 2ª proposição é verdadeira.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) estabelece que é de responsabilidade da União coordenar a política nacional de educação, por meio de leis e normas para o funcionamento da educação brasileira, além de apoiar financeiramente e tecnicamente estados, municípios e o Distrito Federal em seus sistemas de ensino.
Orientando-se pelos estudos sobre o financiamento da Educação Escolar, é INCORRETO afirmar:
a. Os recursos públicos poderão ser destinados a bolsas de estudo para a educação básica, para os que demonstrarem insuficiência de recursos, quando houver falta de vagas e cursos regulares da rede pública.
e. A partir do que determina a Constituição Federal em relação aos recursos públicos destinados à educação, a charge nos mostra que não são devidamente aplicados, deixando aparente a presença do analfabetismo funcional.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) também trata da organização da Educação Nacional, apresentando os papéis da União, Estados, Municípios, Distrito Federal, dos estabelecimentos de ensino e dos docentes.
Fundamentando-se na Lei acima citada, analise as seguintes assertivas quanto à sua veracidade - V para VERDADEIRO e F para FALSO.
I- Cabe aos Estados, Distrito Federal e Municípios elaborar o Plano Nacional de Educação (PNE).
II- Cabe aos Estados ofertar transporte escolar aos alunos da rede estadual de ensino.
III- Cabe aos municípios ofertar prioritariamente educação infantil e ensino fundamental.
IV- Cabe aos municípios assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidos para o seu sistema de ensino.
a. V, F, F, V.
b. F, V, V, F.
c. F, V, F, V.
d. V, F, F, F.
e. V, V, F, F.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) estabelece que a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena em universidades e institutos superiores de educação.
Com o intuito de colaborar na formação dos profissionais que já atuam na educação, a lei acima citada estabelece:
I- A formação dos profissionais da educação para atender às especificidades do exercício de suas atividades independe do curso que frequentou.
II- Será garantida aos profissionais em exercício nas escolas a formação continuada no local de trabalho ou em instituições de educação básica e superior.
III- Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação estabelecendo que o ingresso ao cargo seja exclusivamente por concurso público de provas e títulos.
IV- A formação continuada e a capacitação de profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação à distância.
a. I e II, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. II e IV, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. III e IV, apenas.

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é a lei máxima do país e estabelece que todos são iguais, sem distinção de qualquer natureza.
Orientando-se pelo enunciado acima, assinale a alternativa que NÃO é contemplada na Constituição Federal.
a. Os recursos públicos poderão ser destinados às escolas públicas e particulares e, excepcionalmente, às escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas.
b. A União aplicará, anualmente, nunca menos de 18%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios 25% da receita resultante de impostos para a educação.
c. O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
d. O ensino nas escolas será ministrado no princípio de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
e. Os municípios atuarão, prioritariamente, no ensino fundamental e na educação infantil, e os Estados e Distrito Federal atuarão, prioritariamente, no ensino fundamental e médio.

Tanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos, como a Constituição Federal do Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tratam do direito à educação.
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS em relação a como cada legislação enumerada no enunciado se refere ao Direito à Educação.
COLUNA “A”
I- Toda educação é um direito social que tem como objetivo a igualdade entre as pessoas, reconhecidamente também em tratados internacionais.
II- O acesso à educação básica obrigatória é direito público, assim como a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais e garantia a uma educação de qualidade.
III- Toda criança e adolescente tem acesso a escola pública e gratuita, e essa escola deve ser próxima de sua residência.
IV- Todo ser humano tem direito a instrução, que será gratuita e obrigatória pelo menos nos graus elementares.
COLUNA “B”
1- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96)
2- Estatuto da Criança e do Adolescente
3- Declaração Universal dos Direitos Humanos
4- Constituição da República Federativa do Brasil.
a. I - 2, II - 4, III - 1, IV – 3.
b. I - 4, II - 1, III - 2, IV – 3.
c. I - 1, II - 2, III - 3, IV – 4.
d. I - 2, II - 4, III - 3, IV – 1.
e. I - 3, II - 2, III - 4, IV – 1.

Um dos princípios estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) é que no Ensino Público deve prevalecer a gestão democrática.
Considerando o enunciado acima, podemos dizer que a gestão democrática está presente quando:
I. os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, asseguram o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
II. na elaboração do projeto pedagógico da escola, contar com a participação da comunidade escolar.
III. há participação de professores, alunos, funcionários, comunidade, pais de alunos no conselho escolar e nas instituições auxiliares.
IV. a gestão escolar informa aos órgãos centrais sobre a frequência e o rendimento escolar dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
a. III e IV, apenas.
b. I e III, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I e II, apenas.

A Declaração Universal de Direitos Humanos defende a igualdade entre as pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicadas a cada cidadão do planeta.
Considerando o fragmento acima apresentado, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições.
Toda pessoa tem direito a liberdade de opinião e de expressão, esse direito implica a liberdade de manter as suas próprias opiniões sem interferência e de procurar receber e difundir informações e ideias por qualquer meio de expressão independentemente das fronteiras.
Toda a pessoa tem direito a educação. A Educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar, que deve ser obrigatório. O ensino técnico e profissional deve ser generalizado.
a. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª proposição justifica a 1ª.
b. A 1ª proposição é falsa e a 2ª proposição é verdadeira.
c. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª proposição é falsa.
d. As duas proposições são verdadeiras, mas a 2ª proposição não justifica a 1ª.
e. As duas proposições são falsas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) trata em seus artigos sobre a verificação do rendimento escolar.
Leia as afirmativas a seguir e assinale a que NÃO condiz com o estabelecido na lei acima citada.
a. Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo.
b. Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação de aprendizagem.
c. Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
d. Para aprovação deverão prevalecer os resultados obtidos nas provas finais.
e. Para aprovação do aluno deverão ser levados em consideração os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

O Decreto 5.622/2005 regulamentou a modalidade de ensino Educação a Distância.
Analise as assertivas a seguir:
I- A Educação a Distância poderá ser oferecida nos níveis e modalidades: educação básica, EJA, educação profissional de nível técnico e tecnológico e ensino superior.
II- As universidades credenciadas para oferecer curso de Educação a Distância podem criar novos cursos, inclusive de medicina, psicologia, odontologia e direito, independentemente de outras manifestações.
III- Um dos objetivos da Educação a Distância é alcançar estudantes de vários lugares do Brasil que antes não teriam acesso à educação.
IV- As avaliações dos estudantes de Educação a Distância ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
a. I, II e III, apenas.
b. I e IV, apenas.
c. I e III, apenas.
d. II e IV, apenas.
e. III e IV, apenas.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) contempla a educação especial como uma modalidade da educação escolar.
Considerando o enunciado acima apresentado, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições.
Aos educandos portadores de necessidades educativas especiais deve ser oferecida educação escolar preferencialmente na rede regular de ensino.
Porque
É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar às pessoas portadoras de necessidades especiais o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação.
a. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª é falsa.
b. A 1ª proposição é falsa e a 2ª é verdadeira.
c. As duas proposições são verdadeiras, mas a 2ª não justifica a 1ª.
d. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª.
e. As duas proposições são falsas.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) “disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino em instituições próprias” (Art. 1º § 1º), estabelecendo a organização do ensino no Brasil.
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B”, e em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nelas contidas.
COLUNA “A”
I- Tem como uma das finalidades a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na etapa anterior, possibilitando o prosseguimento de estudos.
II- Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
III- Tem como objetivo a formação do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender; a compreensão do ambiente natural e social; o desenvolvimento e o fortalecimento da capacidade de aprendizagem.
IV- Tem como finalidade o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
COLUNA “B”
1- Ensino Fundamental
2- Ensino Médio
3- Educação Infantil
a. I - 1, II - 2, III - 3, IV – 3.
b. I - 3, II - 1, III - 2, IV – 1.
c. I - 3, II - 3, III - 2, IV – 1.
d. I - 2, II - 3, III - 1, IV – 2.
e. I - 1, II - 2, III - 2, IV – 3.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) se destina àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental ou médio na idade própria.
Orientando-se pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale a alternativa que NÃO condiz com o que determina a Lei.
a. A educação de jovens e adultos deve ser oferecida em cursos presenciais.
b. A educação de adultos pressupõe que os mesmos podem e querem aprender, que são capazes e estão dispostos a assumir a responsabilidade por sua aprendizagem.
c. A idade mínima para o ingresso nos cursos de educação de jovens e adultos e a participação nos exames supletivos é de quinze anos completos para o ensino fundamental e de dezoito anos para o ensino médio.
d. O ensino presencial deve ser oferecido anualmente, correspondendo à duração do ensino regular, como também pode ser oferecido semestralmente, ou seja, cada semestre na educação de jovens e adultos corresponderia a um ano de ensino regular.
e. Aos alunos da modalidade EJA os sistemas de ensino devem garantir gratuitamente oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do aluno, sua condição de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

A Lei 13.005, de 25 de julho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação (PNE).
Analise as afirmativas a seguir.
I- A vigência do Plano Nacional de Educação é de 10 (dez) anos.
II- O Plano Nacional de Educação foi elaborado e aprovado para cumprir com o disposto no artigo 214 da Constituição Federal.
III- Uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação é a erradicação do analfabetismo.
IV- Cabe ao Ministério da Educação (MEC), além de acompanhar a execução do PNE, promover a articulação das conferências nacionais de educação com as conferências regionais, estaduais e municipais que as precederam.
a. I, II e III, apenas.
b. I e III, apenas.
c. III e IV, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. I, III e IV, apenas.

O principal instrumento da Política Pública Educacional é o Plano de Educação.
Considerando o fragmento acima apresentado, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições.
Para que os Planos de Educação estejam compatibilizados com os desafios locais, regionais e nacionais, é fundamental que em seu processo de elaboração, revisão e acompanhamento, sejam contemplados diversos olhares sobre a educação, bem como considerar a opinião de toda a comunidade escolar: gestores, professores, coordenadores, agentes de apoio escolar, pais e estudantes.
PORQUE
O Plano de Educação é um importante instrumento contra a descontinuidade das políticas públicas, pois orienta a gestão educacional e dá a conhecer o controle social e a participação cidadã.
a. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª.
b. As duas proposições são falsas.
c. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª não justifica a 1ª.
d. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª proposição é falsa.
e. A 1ª proposição é falsa e a 2ª proposição é verdadeira.

A formação de docentes para atuar na educação básica é contemplada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Fundamentando-se na citação acima, analise as seguintes assertivas quanto à sua veracidade - V para VERDADEIRO e F para FALSO.
I- A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura.
II- A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação.
III- Para o exercício do magistério no ensino superior, exigir-se-á curso de licenciatura, de graduação plena em universidades.
IV- Com o objetivo de promover a valorização dos profissionais de educação, os sistemas de ensino deverão promover o aperfeiçoamento profissional continuado dos docentes.
a. V, F, V, V.
b. F, F, V, V.
c. V, V, F, V.
d. V, V, V, F.
e. F, V, F, V.

O Plano Nacional de Educação é um projeto de Nação que estabelece as estratégias das políticas de educação para o Brasil.
Considerando as metas estabelecidas pelo PNE, analise as assertivas a seguir.
I- Oferecer educação em tempo integral em no mínimo 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) dos alunos da educação básica.
II- Alfabetizar todas as crianças até o final do quinto ano do ensino fundamental.
III- Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último ano de vigência do PNE (2024).
IV- Universalizar para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.
a. II, III e IV, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I, III e IV, apenas.
d. III e IV, apenas.
e. II e III, apenas.

A Constituição Federal de 1988 define os papéis de cada ente federativo no cenário da garantia do direito à educação.
Analise as assertivas a seguir.
I- À União cabe organizar o sistema federal de ensino, financiar as instituições de ensino federais e exercer, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, para garantir a igualdade de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade de ensino.
II- Os municípios devem atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
III- Os Estados e o Distrito Federal devem atuar prioritariamente nos ensinos fundamental e médio.
IV- O Plano Nacional de Educação estabelece metas para garantir o direito à educação básica com qualidade, como, por exemplo, que até 2024, 50% dos alunos concluam o ensino fundamental de nove anos, na idade recomendada.
a. I e III, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. I, III e IV, apenas.
e. II, III e IV, apenas.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) ratifica os preceitos de Constituição Federal, dentre outros a organização do sistema de ensino do país e as competências e responsabilidades de cada ente federado com relação à oferta da educação, em seus diferentes níveis e modalidades.
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B”, e em seguida assinale a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nelas contidas.
Coluna “A”
I – Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação.
II – Atuar prioritariamente na educação infantil em creches e pré-escolas, e no ensino fundamental.
III – Atuar prioritariamente no ensino fundamental e no ensino médio.
IV – Exercer função normativa, redistributiva e supletiva em relação às instâncias educacionais.
Coluna “B”
1- Município
2- União
3- Estados e Distrito Federal
a. I - 2, II - 1, III - 3, IV – 3.
b. I - 1, II - 3, III - 1, IV – 2.
c. I - 2, II - 2, III - 1, IV – 3.
d. I - 3, II - 1, III - 3, IV – 2.
e. I - 1, II - 3, III - 2, IV – 1.

O ensino para funcionar precisa de recursos financeiros, portanto a LDB 9394/96, confirmando o que estabelece a Constituição Federal, determina que cabe à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios organizarem, em regime de colaboração, seus respectivos sistemas de ensino.
Considerando o enunciado acima apresentado, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições.
É responsabilidade da União (Governo Federal) coordenar a política nacional de educação por meio de leis, normas, formulações, implementações e avaliações de ações e políticas públicas educacionais respeitando e articulando com os demais níveis e sistemas de ensino.
PORQUE
Cabe à União “prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva.
a. As duas proposições são verdadeiras e a 2º proposição justifica a 1ª.
b. As duas proposições são falsas.
c. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª não justifica a 1ª.
d. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª proposição é falsa.
e. A 1ª proposição é falsa e a 2ª proposição é verdadeira.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) estabelece que é de responsabilidade da União coordenar a política nacional de educação, por meio de leis e normas para o funcionamento da educação brasileira, além de apoiar financeiramente e tecnicamente estados, municípios e o Distrito Federal em seus sistemas de ensino.
Orientando-se pelos estudos sobre o financiamento da Educação Escolar, é INCORRETO afirmar:
a. Os recursos públicos poderão ser destinados a bolsas de estudo para a educação básica, para os que demonstrarem insuficiência de recursos, quando houver falta de vagas e cursos regulares da rede pública.
e. A partir do que determina a Constituição Federal em relação aos recursos públicos destinados à educação, a charge nos mostra que não são devidamente aplicados, deixando aparente a presença do analfabetismo funcional.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) também trata da organização da Educação Nacional, apresentando os papéis da União, Estados, Municípios, Distrito Federal, dos estabelecimentos de ensino e dos docentes.
Fundamentando-se na Lei acima citada, analise as seguintes assertivas quanto à sua veracidade - V para VERDADEIRO e F para FALSO.
I- Cabe aos Estados, Distrito Federal e Municípios elaborar o Plano Nacional de Educação (PNE).
II- Cabe aos Estados ofertar transporte escolar aos alunos da rede estadual de ensino.
III- Cabe aos municípios ofertar prioritariamente educação infantil e ensino fundamental.
IV- Cabe aos municípios assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidos para o seu sistema de ensino.
a. V, F, F, V.
b. F, V, V, F.
c. F, V, F, V.
d. V, F, F, F.
e. V, V, F, F.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) estabelece que a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena em universidades e institutos superiores de educação.
Com o intuito de colaborar na formação dos profissionais que já atuam na educação, a lei acima citada estabelece:
I- A formação dos profissionais da educação para atender às especificidades do exercício de suas atividades independe do curso que frequentou.
II- Será garantida aos profissionais em exercício nas escolas a formação continuada no local de trabalho ou em instituições de educação básica e superior.
III- Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação estabelecendo que o ingresso ao cargo seja exclusivamente por concurso público de provas e títulos.
IV- A formação continuada e a capacitação de profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação à distância.
a. I e II, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. II e IV, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. III e IV, apenas.

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é a lei máxima do país e estabelece que todos são iguais, sem distinção de qualquer natureza.
Orientando-se pelo enunciado acima, assinale a alternativa que NÃO é contemplada na Constituição Federal.
a. Os recursos públicos poderão ser destinados às escolas públicas e particulares e, excepcionalmente, às escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas.
b. A União aplicará, anualmente, nunca menos de 18%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios 25% da receita resultante de impostos para a educação.
c. O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
d. O ensino nas escolas será ministrado no princípio de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
e. Os municípios atuarão, prioritariamente, no ensino fundamental e na educação infantil, e os Estados e Distrito Federal atuarão, prioritariamente, no ensino fundamental e médio.

Tanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos, como a Constituição Federal do Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tratam do direito à educação.
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS em relação a como cada legislação enumerada no enunciado se refere ao Direito à Educação.
COLUNA “A”
I- Toda educação é um direito social que tem como objetivo a igualdade entre as pessoas, reconhecidamente também em tratados internacionais.
II- O acesso à educação básica obrigatória é direito público, assim como a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais e garantia a uma educação de qualidade.
III- Toda criança e adolescente tem acesso a escola pública e gratuita, e essa escola deve ser próxima de sua residência.
IV- Todo ser humano tem direito a instrução, que será gratuita e obrigatória pelo menos nos graus elementares.
COLUNA “B”
1- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96)
2- Estatuto da Criança e do Adolescente
3- Declaração Universal dos Direitos Humanos
4- Constituição da República Federativa do Brasil.
a. I - 2, II - 4, III - 1, IV – 3.
b. I - 4, II - 1, III - 2, IV – 3.
c. I - 1, II - 2, III - 3, IV – 4.
d. I - 2, II - 4, III - 3, IV – 1.
e. I - 3, II - 2, III - 4, IV – 1.

Um dos princípios estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) é que no Ensino Público deve prevalecer a gestão democrática.
Considerando o enunciado acima, podemos dizer que a gestão democrática está presente quando:
I. os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, asseguram o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
II. na elaboração do projeto pedagógico da escola, contar com a participação da comunidade escolar.
III. há participação de professores, alunos, funcionários, comunidade, pais de alunos no conselho escolar e nas instituições auxiliares.
IV. a gestão escolar informa aos órgãos centrais sobre a frequência e o rendimento escolar dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
a. III e IV, apenas.
b. I e III, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I e II, apenas.

A Declaração Universal de Direitos Humanos defende a igualdade entre as pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicadas a cada cidadão do planeta.
Considerando o fragmento acima apresentado, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições.
Toda pessoa tem direito a liberdade de opinião e de expressão, esse direito implica a liberdade de manter as suas próprias opiniões sem interferência e de procurar receber e difundir informações e ideias por qualquer meio de expressão independentemente das fronteiras.
Toda a pessoa tem direito a educação. A Educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar, que deve ser obrigatório. O ensino técnico e profissional deve ser generalizado.
a. As duas proposições são verdadeiras e a 2ª proposição justifica a 1ª.
b. A 1ª proposição é falsa e a 2ª proposição é verdadeira.
c. A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª proposição é falsa.
d. As duas proposições são verdadeiras, mas a 2ª proposição não justifica a 1ª.
e. As duas proposições são falsas.

Prévia do material em texto

CURSO: Políticas Públicas e Legislação Educacional
RESULTADO: 7,5 de 10
PERGUNTA 1
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) trata em seus artigos sobre a verificação do rendimento escolar.
Leia as afirmativas a seguir e assinale a que NÃO condiz com o estabelecido na lei acima citada.
	
	a.
	Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo.
	
	b.
	Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação de aprendizagem.
	
	c.
	Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
	
	d.
	Para aprovação deverão prevalecer os resultados obtidos nas provas finais.
	
	e.
	Para aprovação do aluno deverão ser levados em consideração os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
PERGUNTA 2
O Decreto 5.622/2005 regulamentou a modalidade de ensino Educação a Distância.
Analise as assertivas a seguir:
I- A Educação a Distância poderá ser oferecida nos níveis e modalidades: educação básica, EJA, educação profissional de nível técnico e tecnológico e ensino superior.
II- As universidades credenciadas para oferecer curso de Educação a Distância podem criar novos cursos, inclusive de medicina, psicologia, odontologia e direito, independentemente de outras manifestações.
III- Um dos objetivos da Educação a Distância é alcançar estudantes de vários lugares do Brasil que antes não teriam acesso à educação.
IV- As avaliações dos estudantes de Educação a Distância ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	a.
	I, II e III, apenas.
	
	b.
	I e IV, apenas.
	
	c.
	I e III, apenas.
	
	d.
	II e IV, apenas.
	
	e.
	III e IV, apenas.
PERGUNTA 3
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) contempla a educação especial como uma modalidade da educação escolar.
 
Considerando o enunciado acima apresentado, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições.
 
Aos educandos portadores de necessidades educativas especiais deve ser oferecida educação escolar preferencialmente na rede regular de ensino.
 
Porque
 
É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar às pessoas portadoras de necessidades especiais o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação.
 
Sobre essas duas asserções, é CORRETO afirmar que:
	
	a.
	A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª é falsa.
	
	b.
	A 1ª proposição é falsa e a 2ª é verdadeira.
	
	c.
	As duas proposições são verdadeiras, mas a 2ª não justifica a 1ª.
	
	d.
	As duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª.
	
	e.
	As duas proposições são falsas.
PERGUNTA 4
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) “disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominanatemente, por meio do ensino em instituições próprias” (Art. 1º § 1º), estabelecendo a organização do ensino no Brasil.
 
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B”, e em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nelas contidas.
 
COLUNA “A”
I-             Tem como uma das finalidades a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na etapa anterior, possibilitando o prosseguimento de estudos.
II-            Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
III-           Tem como objetivo a formação do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender; a compreensão do ambiente natural e social; o desenvolvimento e o fortalecimento da capacidade de aprendizagem.
IV-          Tem como finalidade o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autononomia intelectual e do pensamento crítico.
 
COLUNA “B”
1-    Ensino Fundamental
2-    Ensino Médio
3-    Educação Infantil
 
A sequência CORRETA dessa associação é:
	
	a.
	I - 1, II - 2, III - 3, IV – 3.
	
	b.
	I - 3, II - 1, III - 2, IV – 1.
	
	c.
	I - 3, II - 3, III - 2, IV – 1.
	
	d.
	I - 2, II - 3, III - 1, IV – 2.
	
	e.
	I - 1, II - 2, III - 2, IV – 3.
PERGUNTA 5
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) se destina àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental ou médio na idade própria.
Orientando-se pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale a alternativa que NÃO condiz com o que determina a Lei.
	
	a.
	A educação de jovens e adultos deve ser oferecida em cursos presenciais.
	
	b.
	A educação de adultos pressupõe que os mesmos podem e querem aprender, que são capazes e estão dispostos a assumir a responsabilidade por sua aprendizagem.
	
	c.
	A idade mínima para o ingresso nos cursos de educação de jovens e adultos e a participação nos exames supletivos é de quinze anos completos para o ensino fundamental e de dezoito anos para o ensino médio.
	
	d.
	O ensino presencial deve ser oferecido anualmente, correspondendo à duração do ensino regular, como também pode ser oferecido semestralmente, ou seja, cada semestre na educação de jovens e adultos corresponderia a um ano de ensino regular.
	
	e.
	Aos alunos da modalidade EJA os sistemas de ensino devem garantir gratuitamente oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do aluno, sua condição de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
PERGUNTA 6
A Lei 13.005, de 25 de julho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação (PNE).
Analise as afirmativas a seguir.
I- A vigência do Plano Nacional de Educação é de 10 (dez) anos.
II- O Plano Nacional de Educação foi elaborado e aprovado para cumprir com o disposto no artigo 214 da Constituição Federal.
III- Uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação é a erradicação do analfabetismo.
IV- Cabe ao Ministério da Educação (MEC), além de acompanhar a execução do PNE, promover a articulação das conferências nacionais de educação com as conferências regionais, estaduais e municipais que as precederam.
Orientando-se pelos estudos sobre a Lei que aprovou o Plano Nacional de Educação, as assertivas que correspondem ao estabelecido pela Lei acima citada são:
	
	a.
	I, II e III, apenas.
	
	b.
	I e III, apenas.
	
	c.
	III e IV, apenas.
	
	d.
	II, III e IV, apenas.
	
	e.
	I, III e IV, apenas.
	PERGUNTA 7
1. O principal instrumento da Política Pública Educacional é o Plano de Educação.
 
Considerando o fragmento acima apresentado, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições.
 
Para que os Planos de Educação estejam compatibilizados com os desafios locais, regionais e nacionais, é fundamental que em seu processo de elaboração, revisão e acompanhamento, sejam contemplados diversos olhares sobre a educação, bem como considerar a opinião de toda a comunidade escolar: gestores, professores, coordenadores, agentes de apoio escolar, pais e estudantes.
 
PORQUE
 
O Plano de Educação é um importante instrumento contra a descontinuidade das políticas públicas, pois orienta a gestão educacional e dá a conhecer o controle social e a participação cidadã.
 
Sobre essas duas asserções, é CORRETO afirmar que:
	
	a.
	As duas proposições são verdadeiras e a 2ª justifica a 1ª.
	
	b.
	As duas proposições são falsas.
	
	c.
	As duas proposições são verdadeiras e a 2ª não justifica a 1ª. ERRADA
	
	d.
	A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª proposição é falsa.
	
	e.
	A 1ª proposição é falsa e a 2ª proposição é verdadeira.
	
	
PERGUNTA 8
A formação de docentes para atuar na educação básica é contemplada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Fundamentando-se na citação acima, analise as seguintes assertivas quanto à sua veracidade - V para VERDADEIRO e F para FALSO.
I- A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura.
II- A formação de profissionais de educação para administração, planejamento,inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação.
III- Para o exercício do magistério no ensino superior, exigir-se-á curso de licenciatura, de graduação plena em universidades.
IV- Com o objetivo de promover a valorização dos profissionais de educação, os sistemas de ensino deverão promover o aperfeiçoamento profissional continuado dos docentes.
As assertivas I, II, III e IV são RESPECTIVAMENTE:
	
	a.
	V, F, V, V.
	
	b.
	F, F, V, V.
	
	c.
	V, V, F, V.
	
	d.
	V, V, V, F.
	
	e.
	F, V, F, V.
PERGUNTA 9
O Plano Nacional de Educação é um projeto de Nação que estabelece as estratégias das políticas de educação para o Brasil.
Considerando as metas estabelecidas pelo PNE, analise as assertivas a seguir.
I- Oferecer educação em tempo integral em no mínimo 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) dos alunos da educação básica.
II- Alfabetizar todas as crianças até o final do quinto ano do ensino fundamental.
III- Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último ano de vigência do PNE (2024).
IV- Universalizar para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.
Considerando as metas estabelecidas pelo PNE, é CORRETO o que se afirma em:
	
	a.
	II, III e IV, apenas.
	
	b.
	I, II e III, apenas.
	
	c.
	I, III e IV, apenas.
	
	d.
	III e IV, apenas.
	
	e.
	II e III, apenas.
PERGUNTA 10
A Constituição Federal de 1988 define os papéis de cada ente federativo no cenário da garantia do direito à educação.
Analise as assertivas a seguir.
I- À União cabe organizar o sistema federal de ensino, financiar as instituições de ensino federais e exercer, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, para garantir a igualdade de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade de ensino.
II- Os municípios devem atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
III- Os Estados e o Distrito Federal devem atuar prioritariamente nos ensinos fundamental e médio.
IV- O Plano Nacional de Educação estabelece metas para garantir o direito à educação básica com qualidade, como, por exemplo, que até 2024, 50% dos alunos concluam o ensino fundamental de nove anos, na idade recomendada.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	a.
	I e III, apenas.
	
	b.
	I, II e III, apenas.
	
	c.
	I e IV, apenas.
	
	d.
	I, III e IV, apenas.
	
	e.
	II, III e IV, apenas.
PERGUNTA 11
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) ratifica os preceitos de Constituição Federal, dentre outros a organização do sistema de ensino do país e as competências e responsabilidades de cada ente federado com relação à oferta da educação, em seus diferentes níveis e modalidades.
 
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B”, e em seguida assinale a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nelas contidas.
 
Coluna “A”
I – Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação.
II – Atuar prioritariamente na educação infantil em creches e pré-escolas, e no ensino fundamental.
III – Atuar prioritariamente no ensino fundamental e no ensino médio.
IV – Exercer função normativa, redistributiva e supletiva em relação às instâncias educacionais.
 
Coluna “B”
1-           Município
2-           União
3-           Estados e Distrito Federal
 
A sequência CORRETA dessa associação é:
	
	a.
	I - 2, II - 1, III - 3, IV – 3.
	
	b.
	I - 1, II - 3, III - 1, IV – 2.
	
	c.
	I - 2, II - 2, III - 1, IV – 3.
	
	d.
	I - 3, II - 1, III - 3, IV – 2.
	
	e.
	I - 1, II - 3, III - 2, IV – 1.
PERGUNTA 12
O ensino para funcionar precisa de recursos financeiros, portanto a LDB 9394/96, confirmando o que estabelece a Constituição Federal, determina que cabe à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios organizarem, em regime de colaboração, seus respectivos sistemas de ensino.
 
Considerando o enunciado acima apresentado, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições.
 
É responsabilidade da União (Governo Federal) coordenar a política nacional de educação por meio de leis, normas, formulações, implementações e avaliações de ações e políticas públicas educacionais respeitando e articulando com os demais níveis e sistemas de ensino.
 
PORQUE
 
Cabe à União “prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva”.
 
Sobre essas duas asserções, é CORRETO afirmar que:
	
	a.
	As duas proposições são verdadeiras e a 2º proposição justifica a 1º.
	
	b.
	A 1º proposição é verdadeira e a 2º proposição é falsa.
	
	c.
	As duas proposições são falsas.
	
	d.
	As duas proposições são verdadeiras e a 2º proposição não justifica a primeira.
	
	e.
	A 1º proposição é falsa e a 2º proposição é verdadeira.
PERGUNTA 13
1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) estabelece que é de responsabilidade da União coordenar a política nacional de educação, por meio de leis e normas para o funcionamento da educação brasileira, além de apoiar financeiramente e tecnicamente estados, municípios e o Distrito Federal em seus sistemas de ensino.
Orientando-se pelos estudos sobre o financiamento da Educação Escolar, é INCORRETO afirmar:
	
	a.
	Os recursos públicos poderão ser destinados a bolsas de estudo para a educação básica, para os que demonstrarem insuficiência de recursos, quando houver falta de vagas e cursos regulares da rede pública.
	
	b.
	A União deve utilizar 25% e os Estados e Municípios no mínimo 18% da receita resultante dos impostos na manutenção e no desenvolvimento do ensino.
	
	c.
	Os recursos públicos poderão ser destinados às atividades universitárias de pesquisa e extensão, inclusive mediante bolsas de estudo.
	
	d.
	Os recursos públicos destinados à educação são originários de receitas de impostos próprios da União, dos Estados, Distrito Federal e Municípios, receita do salário educação e de outras contribuições sociais, receita de incentivos fiscais, receita de transferências constitucionais e outras interferências. ERRADA
	
	e.
	Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas para aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino.
PERGUNTA 14
A Constituição Federal de 1988 estabelece que a educação é um direito de todos, e “A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere à universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação” (art. 23 § 3º).
Comparando-se o enunciado acima com a charge, assinale a assertiva abaixo que retrata a realidade educacional atual no Brasil.
	
	a.
	O sistema educacional independe da distribuição dos recursos financeiros para a definição da qualidade do ensino oferecido.
	
	b.
	A Constituição Federal do Brasil, determina que todo individuo tem direito a educação, portanto, de acordo com pesquisas realizadas é constatado que o analfabetismo no Brasil foi erradicado.
	
	c.
	O direito a educação não depende da formulação e da implementação de políticas públicas e da provisão de financiamento público para estas políticas.
	
	d.
	O acesso à educação de qualidade no Brasil contempla toda clientela escolar.
	
	e.
	A partir do que determina a Constituição Federal em relação aos recursos públicos destinados à educação, a charge nos mostra que não são devidamente aplicados, deixando aparentea presença do analfabetismo funcional.
PERGUNTA 15
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) também trata da organização da Educação Nacional, apresentando os papéis da União, Estados, Municípios, Distrito Federal, dos estabelecimentos de ensino e dos docentes.
Fundamentando-se na Lei acima citada, analise as seguintes assertivas quanto à sua veracidade - V para VERDADEIRO e F para FALSO.
I- Cabe aos Estados, Distrito Federal e Municípios elaborar o Plano Nacional de Educação (PNE).
II- Cabe aos Estados ofertar transporte escolar aos alunos da rede estadual de ensino.
III- Cabe aos municípios ofertar prioritariamente educação infantil e ensino fundamental.
IV- Cabe aos municípios assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidos para o seu sistema de ensino.
As assertivas I, II, III e IV são RESPECTIVAMENTE:
	
	a.
	V, F, F, V.
	
	b.
	F, V, V, F.
	
	c.
	F, V, F, V.
	
	d.
	V, F, F, F.
	
	e.
	V, V, F, F.
PERGUNTA 16
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) estabelece que a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena em universidades e institutos superiores de educação.
Com o intuito de colaborar na formação dos profissionais que já atuam na educação, a lei acima citada estabelece:
I- A formação dos profissionais da educação para atender às especificidades do exercício de suas atividades independe do curso que frequentou.
II- Será garantida aos profissionais em exercício nas escolas a formação continuada no local de trabalho ou em instituições de educação básica e superior.
III- Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação estabelecendo que o ingresso ao cargo seja exclusivamente por concurso público de provas e títulos.
IV- A formação continuada e a capacitação de profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação à distância.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	a.
	I e II, apenas.
	
	b.
	I, II e III, apenas.
	
	c.
	II e IV, apenas.
	
	d.
	II, III e IV, apenas. ERRADA
	
	e.
	III e IV, apenas.
PERGUNTA 17
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é a lei máxima do país e estabelece que todos são iguais, sem distinção de qualquer natureza.
Orientando-se pelo enunciado acima, assinale a alternativa que NÃO é contemplada na Constituição Federal.
	
	a.
	Os recursos públicos poderão ser destinados às escolas públicas e particulares e, excepcionalmente, às escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas.
	
	b.
	A União aplicará, anualmente, nunca menos de 18%, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios 25% da receita resultante de impostos para a educação.
	
	c.
	O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
	
	d.
	O ensino nas escolas será ministrado no princípio de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. ERRADA
	
	e.
	Os municípios atuarão, prioritariamente, no ensino fundamental e na educação infantil, e os Estados e Distrito Federal atuarão, prioritariamente, no ensino fundamental e médio.
PERGUNTA 18
Tanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos, como a Constituição Federal do Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tratam do direito à educação.
 
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS em relação a como cada legislação enumerada no enunciado se refere ao Direito à Educação.
 
COLUNA “A”
I-             Toda educação é um direito social que tem como objetivo a igualdade entre as pessoas, reconhecidamente também em tratados internacionais.
II-            O acesso à educação básica obrigatória é direito público, assim como a igualdade de condições para acesso e permanência na escola, gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais e garantia a uma educação de qualidade.
III-           Toda criança e adolescente tem acesso a escola pública e gratuita, e essa escola deve ser próxima de sua residência.
IV-          Todo ser humano tem direito a instrução, que será gratuita e obrigatória pelo menos nos graus elementares.
 
COLUNA “B”
       1-    Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96)
       2-    Estatuto da Criança e do Adolescente
       3-    Declaração Universal dos Direitos Humanos
       4-    Constituição da República Federativa do Brasil.
 
A sequência correta dessa associação é:
	
	a.
	I - 2, II - 4, III - 1, IV – 3.
	
	b.
	I - 4, II - 1, III - 2, IV – 3.
	
	c.
	I - 1, II - 2, III - 3, IV – 4.
	
	d.
	I - 2, II - 4, III - 3, IV – 1.
	
	e.
	I - 3, II - 2, III - 4, IV – 1.
PERGUNTA 19
Um dos princípios estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) é que no Ensino Público deve prevalecer a gestão democrática.
Considerando o enunciado acima, podemos dizer que a gestão democrática está presente quando:
I. os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, asseguram o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
II. na elaboração do projeto pedagógico da escola, contar com a participação da comunidade escolar.
III. há participação de professores, alunos, funcionários, comunidade, pais de alunos no conselho escolar e nas instituições auxiliares.
IV. a gestão escolar informa aos órgãos centrais sobre a frequência e o rendimento escolar dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	a.
	III e IV, apenas.
	
	b.
	I e III, apenas.
	
	c.
	I e IV, apenas.
	
	d.
	II e III, apenas.
	
	e.
	I e II, apenas.
PERGUNTA 20
A Declaração Universal de Direitos Humanos defende a igualdade entre as pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicadas a cada cidadão do planeta.
Considerando o fragmento acima apresentado, analise as seguintes asserções quanto à veracidade das proposições.
Toda pessoa tem direito a liberdade de opinião e de expressão, esse direito implica a liberdade de manter as suas próprias opiniões sem interferência e de procurar receber e difundir informações e ideias por qualquer meio de expressão independentemente das fronteiras.
Porque
Toda a pessoa tem direito a educação. A Educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar, que deve ser obrigatório. O ensino técnico e profissional deve ser generalizado.
Sobre essas duas asserções é CORRETO afirmar:
	
	a.
	As duas proposições são verdadeiras e a 2ª proposição justifica a 1ª. ERRADA
	
	b.
	A 1ª proposição é falsa e a 2ª proposição é verdadeira.
	
	c.
	A 1ª proposição é verdadeira e a 2ª proposição é falsa.
	
	d.
	As duas proposições são verdadeiras, mas a 2ª proposição não justifica a 1ª.
	
	e.
	As duas proposições são falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina