Logo Passei Direto
Buscar

Técnicas de Conservação, Preservação e Gestão de Documentos - Avaliação I - Individual

User badge image
Lucirene Reis

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A preservação e a conservação de coleções são tarefas urgentes enfrentadas por quem realiza um programa de gerenciamento de acervo. Sendo assim, o bibliotecário e/ou gestor necessita de conhecimentos específicos voltados para a realização de tal tarefa. Sobre os conhecimentos essenciais ao gestor de um acervo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Conhecer detalhadamente o acervo.
( ) Conhecer a história dos livros e da biblioteca.
( ) Conhecer o que constitui um livro raro.
a) V - F - V.
b) F - F - F.
c) F - V - V.
d) V - V - V.

A conservação preventiva prevê uma série de métodos de barreiras buscando evitar o avanço do agente agressor ao artefato. Nesse sentido, o uso de embalagens, suportes e materiais de acondicionamento são medidas de proteção.
A respeito do uso das embalagens, analise as sentenças a seguir: I- Resistência aos agentes biológicos e ausência de favorecimento à absorção de umidade e poeira são alguns dos requisitos para escolha do material de confecção das embalagens. II- Deve ser observada a materialidade do tipo de acervo para a confecção e o uso de embalagens. III- A peça em tecido pode ser acondicionada em caixas, preferencialmente do tipo polionda. IV- Fitas e etiquetas adesivas não são indicadas para fixação no objeto, assim como colar clips e outros metais. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Resistência aos agentes biológicos e ausência de favorecimento à absorção de umidade e poeira são alguns dos requisitos para escolha do material de confecção das embalagens.
II- Deve ser observada a materialidade do tipo de acervo para a confecção e o uso de embalagens.
III- A peça em tecido pode ser acondicionada em caixas, preferencialmente do tipo polionda.
IV- Fitas e etiquetas adesivas não são indicadas para fixação no objeto, assim como colar clips e outros metais.
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença IV está correta.
C As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

A ação que os agentes biológicos ocasionam aos acervos é bastante fácil de reconhecer. Esses agentes dependem exclusivamente das condições do meio ambiente para se proliferarem. É possível ainda associar esses agentes à natureza química dos materiais que constituem os documentos.
Sobre os agentes biológicos, analise as sentenças a seguir: I- Fungos são os agentes que se alimentam de papéis, cola, couro, pigmentos e outros elementos presentes nos materiais do acervo. II- Os poluentes como os gases e as partículas sólidas são provenientes do ambiente externo à biblioteca e provocam reações químicas sérias aos acervos. III- Os roedores são agentes deteriorantes do acervo que se aproximam devido à presença de resíduos de alimentos, hábito que deve ser desencorajado junto aos funcionários e usuários. IV- Os insetos são potencialmente os piores inconvenientes dos acervos documentais e, em regra, são realizados por baratas, brocas, traças e cupins que podem estar em papel ou revestimentos do material. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Fungos são os agentes que se alimentam de papéis, cola, couro, pigmentos e outros elementos presentes nos materiais do acervo.
II- Os poluentes como os gases e as partículas sólidas são provenientes do ambiente externo à biblioteca e provocam reações químicas sérias aos acervos.
III- Os roedores são agentes deteriorantes do acervo que se aproximam devido à presença de resíduos de alimentos, hábito que deve ser desencorajado junto aos funcionários e usuários.
IV- Os insetos são potencialmente os piores inconvenientes dos acervos documentais e, em regra, são realizados por baratas, brocas, traças e cupins que podem estar em papel ou revestimentos do material.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

Quanto ao tratamento aquoso utilizado em restauro de livros, é previsto sua aplicação em casos em que o papel esteja em deterioração ou já deteriorado. São necessários alguns testes antes da aplicação desse tratamento, como nas tintas que não são solúveis aos produtos utilizados.
Com relação aos procedimentos relativos ao tratamento aquoso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Pode-se banhar o livro para remover intervenções realizadas anteriormente. PORQUE II- A obra é reenfibrada visando que não surjam manchas ou diferenças de tom. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Pode-se banhar o livro para remover intervenções realizadas anteriormente.
II- A obra é reenfibrada visando que não surjam manchas ou diferenças de tom.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A conservação de acervos, seja em bibliotecas, arquivos ou museus, exige o conhecimento de teorias e técnicas de aplicação, garantindo, assim, a estabilidade das condições e a sua preservação. As técnicas de preservação de acervos em bibliotecas passam por etapas que formam um processo fundamentado e eficaz.
Considerando a definição para a fase de diagnóstico, assinale a alternativa CORRETA:
a) O diagnóstico é a primeira medida visando à conservação do acervo, preocupando-se com a análise da situação física de cada material e decidindo a prioridade de tratamento.
b) O diagnóstico se propõe a proteger documentos de agentes externos ou internos da biblioteca, ou para oferecer proteção aos materiais que foram restaurados contra novos ataques, estabelecendo rotina de higienização.
c) O diagnóstico é voltado ao controle de temperatura e da umidade relativa do ar, a fim de evitar a desintegração dos materiais.
d) O diagnóstico é vistoriar o acervo por amostragem, identificando se ocorreu ataque de insetos ou microrganismos.

Os aparelhos de controle ambiental fazem grande diferença no domínio da variação da temperatura e umidade nos espaços de conservação e guarda do acervo museológico. Entretanto, nenhum equipamento é otimizado sem a monitoria e distribuição das responsabilidades.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Data Logger serve para registrar a iluminância das salas e vitrines. II- Termo higrômetro é usado para medir a temperatura e a umidade relativa do ar. III- Desumidificador controla a temperatura do ambiente. IV- Luxímetro registra altas temperaturas e umidade incidente nos objetos. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Data Logger serve para registrar a iluminância das salas e vitrines.
II- Termo higrômetro é usado para medir a temperatura e a umidade relativa do ar.
III- Desumidificador controla a temperatura do ambiente.
IV- Luxímetro registra altas temperaturas e umidade incidente nos objetos.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

As intervenções de conservação preventiva não produzem resultados visíveis nos objetos. São voltadas para que as coleções sejam mantidas em bom estado, evitando danos. Quando se trata de uma atuação mais direta sobre as peças, temos as técnicas de conservação reparadora.
Sobre a conservação reparadora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tipo de medida possível:
A Controle das condições ambientais envolventes.
B Higienização de livros/documentos.
C Evitar qualquer tipo de dobras nos cantos das páginas.
D Confecção de capa e planificação de documentos.

A deterioração ocorre por um conjunto de fatores e agentes que envolvem os acervos. Conservar significa, portanto, agir sobre um suporte informacional buscando não apenas conferir-lhe estabilidade, mas recuperar as informações nele contidas. Sobre os danos ocasionados por agentes biológicos e ambientais, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Furos, buracos e sujidades.
II- Manuseio errado, vandalismo e furto.
III- Intervenções inadequadas e falta de acondicionamento.
IV- Amarelamento, ressecamento e umidade no papel.
A As opções II e III estão corretas.
B As opções I, II e III estão corretas.
C As opções I, II e IV estão corretas.
D As opções I e IV estão corretas.

Os conceitos preservação, conservação e restauração são comuns a arquivos, bibliotecas e museus, entretanto, não possuem o mesmo significado e as mesmas práticas de procedimentos, considerando que as materialidades são distintas. Sobre os ambientes de bibliotecas e as demais unidades de informação, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Conservação é o conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos, como higienização, reparos e acondicionamento.
II- A preservação precisa possuir o conhecimento técnico quanto à área de preservação e de mecanismos de ação dos chamados agentes de deterioração.
III- A conservação utiliza melhorias do meio ambiente e dos meios de armazenagem e proteção que visam retardar a degradação dos materiais do acervo.
IV- Conservar é estabelecer políticas de circulação, práticas de encadernação, critérios de armazenagem e medidas de segurança que envolvam a aplicação de procedimentos padronizados a todo um sistema.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A preservação e a conservação de coleções são tarefas urgentes enfrentadas por quem realiza um programa de gerenciamento de acervo. Sendo assim, o bibliotecário e/ou gestor necessita de conhecimentos específicos voltados para a realização de tal tarefa. Sobre os conhecimentos essenciais ao gestor de um acervo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Conhecer detalhadamente o acervo.
( ) Conhecer a história dos livros e da biblioteca.
( ) Conhecer o que constitui um livro raro.
a) V - F - V.
b) F - F - F.
c) F - V - V.
d) V - V - V.

A conservação preventiva prevê uma série de métodos de barreiras buscando evitar o avanço do agente agressor ao artefato. Nesse sentido, o uso de embalagens, suportes e materiais de acondicionamento são medidas de proteção.
A respeito do uso das embalagens, analise as sentenças a seguir: I- Resistência aos agentes biológicos e ausência de favorecimento à absorção de umidade e poeira são alguns dos requisitos para escolha do material de confecção das embalagens. II- Deve ser observada a materialidade do tipo de acervo para a confecção e o uso de embalagens. III- A peça em tecido pode ser acondicionada em caixas, preferencialmente do tipo polionda. IV- Fitas e etiquetas adesivas não são indicadas para fixação no objeto, assim como colar clips e outros metais. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Resistência aos agentes biológicos e ausência de favorecimento à absorção de umidade e poeira são alguns dos requisitos para escolha do material de confecção das embalagens.
II- Deve ser observada a materialidade do tipo de acervo para a confecção e o uso de embalagens.
III- A peça em tecido pode ser acondicionada em caixas, preferencialmente do tipo polionda.
IV- Fitas e etiquetas adesivas não são indicadas para fixação no objeto, assim como colar clips e outros metais.
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença IV está correta.
C As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

A ação que os agentes biológicos ocasionam aos acervos é bastante fácil de reconhecer. Esses agentes dependem exclusivamente das condições do meio ambiente para se proliferarem. É possível ainda associar esses agentes à natureza química dos materiais que constituem os documentos.
Sobre os agentes biológicos, analise as sentenças a seguir: I- Fungos são os agentes que se alimentam de papéis, cola, couro, pigmentos e outros elementos presentes nos materiais do acervo. II- Os poluentes como os gases e as partículas sólidas são provenientes do ambiente externo à biblioteca e provocam reações químicas sérias aos acervos. III- Os roedores são agentes deteriorantes do acervo que se aproximam devido à presença de resíduos de alimentos, hábito que deve ser desencorajado junto aos funcionários e usuários. IV- Os insetos são potencialmente os piores inconvenientes dos acervos documentais e, em regra, são realizados por baratas, brocas, traças e cupins que podem estar em papel ou revestimentos do material. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Fungos são os agentes que se alimentam de papéis, cola, couro, pigmentos e outros elementos presentes nos materiais do acervo.
II- Os poluentes como os gases e as partículas sólidas são provenientes do ambiente externo à biblioteca e provocam reações químicas sérias aos acervos.
III- Os roedores são agentes deteriorantes do acervo que se aproximam devido à presença de resíduos de alimentos, hábito que deve ser desencorajado junto aos funcionários e usuários.
IV- Os insetos são potencialmente os piores inconvenientes dos acervos documentais e, em regra, são realizados por baratas, brocas, traças e cupins que podem estar em papel ou revestimentos do material.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

Quanto ao tratamento aquoso utilizado em restauro de livros, é previsto sua aplicação em casos em que o papel esteja em deterioração ou já deteriorado. São necessários alguns testes antes da aplicação desse tratamento, como nas tintas que não são solúveis aos produtos utilizados.
Com relação aos procedimentos relativos ao tratamento aquoso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Pode-se banhar o livro para remover intervenções realizadas anteriormente. PORQUE II- A obra é reenfibrada visando que não surjam manchas ou diferenças de tom. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Pode-se banhar o livro para remover intervenções realizadas anteriormente.
II- A obra é reenfibrada visando que não surjam manchas ou diferenças de tom.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A conservação de acervos, seja em bibliotecas, arquivos ou museus, exige o conhecimento de teorias e técnicas de aplicação, garantindo, assim, a estabilidade das condições e a sua preservação. As técnicas de preservação de acervos em bibliotecas passam por etapas que formam um processo fundamentado e eficaz.
Considerando a definição para a fase de diagnóstico, assinale a alternativa CORRETA:
a) O diagnóstico é a primeira medida visando à conservação do acervo, preocupando-se com a análise da situação física de cada material e decidindo a prioridade de tratamento.
b) O diagnóstico se propõe a proteger documentos de agentes externos ou internos da biblioteca, ou para oferecer proteção aos materiais que foram restaurados contra novos ataques, estabelecendo rotina de higienização.
c) O diagnóstico é voltado ao controle de temperatura e da umidade relativa do ar, a fim de evitar a desintegração dos materiais.
d) O diagnóstico é vistoriar o acervo por amostragem, identificando se ocorreu ataque de insetos ou microrganismos.

Os aparelhos de controle ambiental fazem grande diferença no domínio da variação da temperatura e umidade nos espaços de conservação e guarda do acervo museológico. Entretanto, nenhum equipamento é otimizado sem a monitoria e distribuição das responsabilidades.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Data Logger serve para registrar a iluminância das salas e vitrines. II- Termo higrômetro é usado para medir a temperatura e a umidade relativa do ar. III- Desumidificador controla a temperatura do ambiente. IV- Luxímetro registra altas temperaturas e umidade incidente nos objetos. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Data Logger serve para registrar a iluminância das salas e vitrines.
II- Termo higrômetro é usado para medir a temperatura e a umidade relativa do ar.
III- Desumidificador controla a temperatura do ambiente.
IV- Luxímetro registra altas temperaturas e umidade incidente nos objetos.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

As intervenções de conservação preventiva não produzem resultados visíveis nos objetos. São voltadas para que as coleções sejam mantidas em bom estado, evitando danos. Quando se trata de uma atuação mais direta sobre as peças, temos as técnicas de conservação reparadora.
Sobre a conservação reparadora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tipo de medida possível:
A Controle das condições ambientais envolventes.
B Higienização de livros/documentos.
C Evitar qualquer tipo de dobras nos cantos das páginas.
D Confecção de capa e planificação de documentos.

A deterioração ocorre por um conjunto de fatores e agentes que envolvem os acervos. Conservar significa, portanto, agir sobre um suporte informacional buscando não apenas conferir-lhe estabilidade, mas recuperar as informações nele contidas. Sobre os danos ocasionados por agentes biológicos e ambientais, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Furos, buracos e sujidades.
II- Manuseio errado, vandalismo e furto.
III- Intervenções inadequadas e falta de acondicionamento.
IV- Amarelamento, ressecamento e umidade no papel.
A As opções II e III estão corretas.
B As opções I, II e III estão corretas.
C As opções I, II e IV estão corretas.
D As opções I e IV estão corretas.

Os conceitos preservação, conservação e restauração são comuns a arquivos, bibliotecas e museus, entretanto, não possuem o mesmo significado e as mesmas práticas de procedimentos, considerando que as materialidades são distintas. Sobre os ambientes de bibliotecas e as demais unidades de informação, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Conservação é o conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos, como higienização, reparos e acondicionamento.
II- A preservação precisa possuir o conhecimento técnico quanto à área de preservação e de mecanismos de ação dos chamados agentes de deterioração.
III- A conservação utiliza melhorias do meio ambiente e dos meios de armazenagem e proteção que visam retardar a degradação dos materiais do acervo.
IV- Conservar é estabelecer políticas de circulação, práticas de encadernação, critérios de armazenagem e medidas de segurança que envolvam a aplicação de procedimentos padronizados a todo um sistema.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:766971)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 55246918
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
A preservação e a conservação de coleções são tarefas urgentes enfrentadas por quem realiza um programa 
de gerenciamento de acervo. Sendo assim, o bibliotecário e/ou gestor necessita de conhecimentos específicos 
voltados para a realização de tal tarefa. Sobre os conhecimentos essenciais ao gestor de um acervo, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Conhecer detalhadamente o acervo.
( ) Conhecer a história dos livros e da biblioteca. 
( ) Conhecer o que constitui um livro raro. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V.
B F - V - V .
C V - F - V.
D F - F - F.
A conservação preventiva prevê uma série de métodos de barreiras buscando evitar o avanço do agente 
agressor ao artefato. Nesse sentido, o uso de embalagens, suportes e materiais de acondicionamento são medidas 
de proteção. A respeito do uso das embalagens, analise as sentenças a seguir:
I- Resistência aos agentes biológicos e ausência de favorecimento à absorção de umidade e poeira são alguns dos 
requisitos para escolha do material de confecção das embalagens.
II- Deve ser observada a materialidade do tipo de acervo para a confecção e o uso de embalagens.
III- A peça em tecido pode ser acondicionada em caixas, preferencialmente do tipo polionda.
IV- Fitas e etiquetas adesivas não são indicadas para fixação no objeto, assim como colar clips e outros metais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença IV está correta.
C As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.
Conhecer as características do tipo de papel é uma maneira de auxiliar na identificação de problemas, assim 
como na escolha dos procedimentos e materiais adequados para seu tratamento. O papel se deteriora muito 
facilmente, mesmo já tendo sido higienizado e reparado. Considerando a restauração de livros, sobre as causas 
mais comuns de deterioração do papel, assinale a alternativa CORRETA:
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
FONTE: GIORDANO, P. A. de. A restauração de livros raros: procedimentos e critérios a serem seguidos. In: 
GIORDANO, P. A. de; CASSARES, N. C.; MOTTA, G. C. (Orgs.) Diálogos: conservação de acervos de 
bibliotecas. São Paulo: USP, 2008.
A Baixo nível de lignina na celulose, acidificação do papel e tratamento aquoso nas folhas.
B Ataque de bactérias, obra desmontada e manchas nas embalagens.
C Ataque de fungos e insetos, acidificação do papel e matéria-prima inadequada para composição.
D Tintas manchadas, ataque de vírus e bactérias, material inadequado na confecção do papel.
A ação que os agentes biológicos ocasionam aos acervos é bastante fácil de reconhecer. Esses agentes 
dependem exclusivamente das condições do meio ambiente para se proliferarem. É possível ainda associar esses 
agentes à natureza química dos materiais que constituem os documentos. Sobre os agentes biológicos, analise as 
sentenças a seguir:
I- Fungos são os agentes que se alimentam de papéis, cola, couro, pigmentos e outros elementos presentes nos 
materiais do acervo.
II- Os poluentes como os gases e as partículas sólidas são provenientes do ambiente externo à biblioteca e 
provocam reações químicas sérias aos acervos.
III- Os roedores são agentes deteriorantes do acervo que se aproximam devido à presença de resíduos de 
alimentos, hábito que deve ser desencorajado junto aos funcionários e usuários.
IV- Os insetos são potencialmente os piores inconvenientes dos acervos documentais e, em regra, são realizados 
por baratas, brocas, traças e cupins que podem estar em papel ou revestimentos do material.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.
Quanto ao tratamento aquoso utilizado em restauro de livros, é previsto sua aplicação em casos em que o 
papel esteja em deterioração ou já deteriorado. São necessários alguns testes antes da aplicação desse tratamento, 
como nas tintas que não são solúveis aos produtos utilizados. Com relação aos procedimentos relativos ao 
tratamento aquoso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Pode-se banhar o livro para remover intervenções realizadas anteriormente.
PORQUE
II- A obra é reenfibrada visando que não surjam manchas ou diferenças de tom. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
4
5
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A conservação de acervos, seja em bibliotecas, arquivos ou museus, exige o conhecimento de teorias e 
técnicas de aplicação, garantindo, assim, a estabilidade das condições e a sua preservação. As técnicas de 
preservação de acervos em bibliotecas passam por etapas que formam um processo fundamentado e eficaz. 
Considerando a definição para a fase de diagnóstico, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COSTA, M. F. Noções básicas de conservação preventiva de documentos. Rio de Janeiro: Fundação 
Oswaldo Cruz, 2003.
A O diagnóstico é vistoriar o acervo por amostragem, identificando se ocorreu ataque de insetos ou
microrganismos.
B O diagnóstico é voltado ao controle de temperatura e da umidade relativa do ar, a fim de evitar a
desintegração dos materiais.
C
O diagnóstico se propõe a proteger documentos de agentes externos ou internos da biblioteca, ou para
oferecer proteção aos materiais que foram restaurados contra novos ataques, estabelecendo rotina de
higienização.
D O diagnóstico é a primeira medida visando à conservação do acervo, preocupando-se com a análise da
situação física de cada material e decidindo a prioridade de tratamento.
Os aparelhos de controle ambiental fazem grande diferença no domínio da variação da temperatura e 
umidade nos espaços de conservação e guarda do acervo museológico. Entretanto, nenhum equipamento é 
otimizado sem a monitoria e distribuição das responsabilidades. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Data Logger serve para registrar a iluminância das salas e vitrines.
II- Termo higrômetro é usado para medir a temperatura e a umidade relativa do ar. 
III- Desumidificador controla a temperatura do ambiente.
IV- Luxímetro registra altas temperaturas e umidade incidente nos objetos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.
As intervenções de conservação preventiva não produzem resultados visíveis nos objetos. São voltadas para 
que as coleções sejam mantidas em bom estado, evitando danos. Quando se trata de uma atuação mais direta 
sobre as peças, temos as técnicas de conservação reparadora. Sobre a conservação reparadora, assinale a 
alternativa CORRETA que apresenta o tipo de medida possível:
A Higienização de livros/documentos.
B Controle das condições ambientais envolventes.
C Confecção de capa e planificação de documentos.
6
7
8
D Evitar qualquer tipo de dobras nos cantos das páginas.
A deterioração ocorre por um conjunto de fatores e agentes que envolvem os acervos. Conservar significa, 
portanto, agir sobre um suporte informacional buscando não apenas conferir-lhe estabilidade, mas recuperar as 
informações nele contidas. Sobre os danos ocasionados por agentes biológicos e ambientais, analise as opções a 
seguir:
I- Furos, buracos e sujidades.
II- Manuseio errado, vandalismo e furto.
III- Intervenções inadequadas e falta de acondicionamento.
IV- Amarelamento, ressecamento e umidade no papel. 
Assinale aalternativa CORRETA:
A As opções I, II e IV estão corretas.
B As opções II e III estão corretas.
C As opções I e IV estão corretas.
D As opções I, II e III estão corretas.
Os conceitos preservação, conservação e restauração são comuns a arquivos, bibliotecas e museus, 
entretanto, não possuem o mesmo significado e as mesmas práticas de procedimentos, considerando que as 
materialidades são distintas. Sobre os ambientes de bibliotecas e as demais unidades de informação, analise as 
sentenças a seguir:
I- Conservação é o conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de 
documentos ou objetos por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos, como higienização, reparos 
e acondicionamento.
II- A preservação precisa possuir o conhecimento técnico quanto à área de preservação e de mecanismos de ação 
dos chamados agentes de deterioração.
III- A conservação utiliza melhorias do meio ambiente e dos meios de armazenagem e proteção que visam 
retardar a degradação dos materiais do acervo.
IV- Conservar é estabelecer políticas de circulação, práticas de encadernação, critérios de armazenagem e 
medidas de segurança que envolvam a aplicação de procedimentos padronizados a todo um sistema. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANTUNES, C. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - BBM - USP. In: VIEIRA, B. V. G.; ALVES, 
A. P. M. (Orgs.). Acervos especiais: memórias e diálogos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.
9
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina