Logo Passei Direto
Buscar

prova bebe na educação infantil

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A sala de referência do bebê, nos conta de que criança estamos falando, de que sujeito queremos formar, de como acontecem as relações dentro da instituição.
“A sala de referência revela que lugar ocupa o bebê e a criança pequena no processo pedagógico”, assinale a alternativa que se opõe a essa afirmação.
a. A sala de referência deve ser decorada pelos professores, utilizando-se de personagens da mídia.
b. A sala de referência dos bebês e das crianças pequenas deve potencializar as explorações, os desafios e possibilitar a descoberta de novas sensações, odores, formas, cores e sons.
c. Nas paredes do berçário devem ser registrados os processos de desenvolvimento e de aprendizagens dos bebês e das crianças.
d. A sala de referência deve proporcionar a interação com as diferentes linguagens e proporcionar o bem-estar das crianças.

De acordo com a proposta metodológica de inserção da criança na creche, descrita por Nadia Bulgarelli e Laura Restuccia Saitta (1981), no livro Comunicazione Interpersonale e Inserimento del Bambino all’Asilo Nido, ainda não traduzido para o português, mas que significa “Comunicação Interpessoal e Inserção da Criança à Creche”. Marque a alternativa incorreta, que não atende aos princípios propostos pelas autoras:
a. Normalmente uma semana é necessária para que algum familiar permaneça junto à criança na creche, sendo seu tempo de permanência, gradualmente reduzido. A professora deve procurar manter uma rotina estável sem muitas variações para que a criança vá dominando cada vez a rotina.
b. manter a rotina que a criança pequena tem em casa, no entanto, não as acostumar ficar no colo. Modificar os rituais para dormir e comer. Jamais permitir que a criança permaneça com os objetos transicionais ou objetos de apego. Algumas crianças usam objetos tais como paninhos, chupetas, brinquedos e ficam apegadas a eles gerando dependência futuras.
c. conversar com a criança sobre seus sentimentos, contar o que vai acontecer com ela, ajudar a criança a expressar seus sentimentos. A inserção das crianças deve ser feita progressivamente, duas crianças por subgrupo, por semana.
d. valorizar a identidade da criança, e escolher junto com ela seu cabideiro colocando seu nome e garantindo que aquele lugar ficará disponível para ela todos os dias para que possam guardar suas coisas. Não ficar ansiosa para que a criança ajuste sua rotina a do grupo muito rapidamente.

“As rotinas são produtos culturais criados, produzidos e reproduzidos no dia-a-dia, tendo como objetivo a organização da cotidianeidade” (BARBOSA, 2006).
De acordo com essa definição, assinale a resposta correta:
a. é fundamental respeitar o ritmo do bebê e da criança pequena, que naturalmente é diferente do ritmo do adulto. Não podemos criar rotinas que atendam a necessidade da instituição, desconsiderando as necessidades das crianças.
b. é fundamental respeitar o ritmo do bebê e da criança pequena, que naturalmente é diferente do ritmo do adulto. No entanto, o bebê assim que entra tem que adaptar-se de forma rígida e rápida a rotina da Instituição.
c. é fundamental que a rotina atenta as necessidades da Instituição, caso contrário torna-se impossível desenvolver um trabalho que consiga agradar os pais.
d. é fundamental respeitar o ritmo do bebê e da criança pequena, mas as rotinas devem ser inflexíveis, caso contrário o diretor perde a autoridade.

A criança aprende a brincar pelas interações sociais e, por isso, suas brincadeiras estão impregnadas de valores, hábitos, formas e conhecimentos do seu grupo social.
Descreva qual é o papel do professor no brincar livre e autônomo das crianças pequenas.

“Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças” (OSTETTO, 2000, p. 177).
Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
a. quando se planeja a jornada que o bebê e a criança pequena irão passar na creche, tudo o que for proposto, todas as mediações que serão realizadas, todas as ações que serão propostas são pedagógicas.
b. planejar é organizar o tempo, o espaço e materiais, desafiando os bebês e as crianças a construir relações significativas entre elas e a cultura que estão inseridas.
c. o sono, a alimentação, a escovação de dentes, o trocar fraldas, amarrar o tênis, tudo isso é conteúdo da educação infantil, portanto, necessitam fazer parte do planejamento.
d. questões pedagógicas dizem respeito a trabalhos específicos, como: pintar, colar, aprender os números, entre outros. Essas ações devem ser planejadas pelo professor.

A maneira de organizar e compreender uma proposta educativa que atenda às necessidades de cuidado estímulo e afeto varia de acordo com os recursos, a concepção pedagógica, a formação do professor, entre outros aspectos.
No entanto, é possível fazer algumas generalizações, assinalando alguns princípios, que podem favorecer a construção de uma base cerebral sólida nos bebês e nas crianças que frequentam espaços coletivos de educação infantil. Assinale o princípio que não favorece a construção de base cerebral sólida, de acordo com o que estudamos na disciplina:
a. organização de uma rotina que possibilite ao bebê participar de forma ativa.
b. estímulos constantes e incessantes, através de brinquedos de plástico com cores vivas e que produzem ruídos sonoros.
c. construção de espaços e tempos para o bebê brincar em liberdade: brinquedos não estruturados.
d. relação (adulto/bebê) calorosa e responsiva, que demonstre interesse, paciência e aceitação pelo bebê e a preparação de um ambiente seguro e instigante.

Sobre os conceitos de espaço e ambientes na educação infantil, é correto afirmar que:
a. Não existe diferenças entre espaços e ambientes.
b. o espaço, refere-se ao espaço físico, ou seja, o local para a atividade caracterizado pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Ambiente, refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo.
c. o ambiente, refere-se ao espaço físico, ou seja, o local para a atividade caracterizado pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Espaço, refere-se ao conjunto dos espaços físico e às relações que se estabelecem no mesmo.
d. ambiente, refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo (os afetos, as relações interpessoais entre as crianças, entre as crianças e adultos, entre as crianças e a sociedade em seu conjunto). Espaço, refere-se ao conjunto de materiais pedagógicos incluindo a família, a comunidade e a secretaria de educação.

Sabemos que o trabalho com os bebês e as crianças muito pequenas dentro das instituições de educação infantil constitui-se em um desafio para muitos professores.
Assinale a alternativa incorreta, no que se refere ao desenvolvimento do bebê.
a. o bebê conhece o mundo através de seu corpo, todo o conhecimento é obtido por meio das experiências sensoriais (visão, audição, tato, olfato e gustação).
b. a força de exploração do bebê e da criança está ligada a vitalidade da vida, com a potência da criança, com o desejo que ela tem de conhecer o mundo e interagir com ele, dando-lhe sentido.
c. o bebê necessita sentir-se seguro para experimentar seus movimentos e os objetos para brincar. Nesse sentido, o papel do professor é o de controlar e vigiar o bebê, assegurando que ele não tenha nenhum acidente.
d. quanto mais o bebê explorar o mundo, maior será o número de experiências e mais acentuado será o seu desenvolvimento, tanto no aspecto motor, como no intelectual, emocional e comportamental.

No que se refere ao papel do professor de bebês, assinale a resposta correta:
a. a profissão de professor de bebês, não exige um reconhecimento social e econômico e de políticas públicas que reconheçam e valorizem a complexidade da profissão.
b. ser professor de bebês é uma especialidade diferente dos demais profissionais da educação.
c. a profissão de professora na creche é apenas a continuidade dos fazeres maternos.
d. a competência teórica é suficiente para sustentar a prática docente com os bebês.

A creche no Brasil era um local que oferecia atendimento caritativo aos desamparados e teve suas origens no próprio processo de criação dessa Instituição.
assinale a resposta correta:
a. as primeiras creches no Brasil atendiam somente aos filhos de mães trabalhadoras do campo e por esse motivo, não possuíam objetivos educacionais.
b. as primeiras creches no Brasil atendiam somente os filhos de imigrantes e crianças indígenas que eram deixados nas portas das igrejas.
c. as primeiras creches e os primeiros jardins de infância no Brasil não se diferenciavam em objetivos, conteúdos e procedimentos.
d. as primeiras creches no Brasil tinham um caráter filantrópico, caritativo e assistencial, com uma clientela composta basicamente de filhos de indigentes e órfãos.

Após anos de lutas e reivindicações, a Educação infantil passou a ser reconhecido legalmente como um direito das crianças, com a promulgação da Constituição em 1988, como primeira etapa da Educação Básica.
De acordo com a Lei de Diretrizes Bases da Educação nº 9.394/96 – (Art. 30) (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013) a educação infantil será oferecida em:
a. creches, para crianças de 3 (três) a 5 (cinco) anos de idade.
b. creches ou entidades equivalentes, para crianças de até 3 (três) anos de idade e pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
c. creches, para crianças de até 3 (três) anos de idade e pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 6 (seis) anos de idade.
d. pré-escolas, para as crianças de 3 (três) a 6 (seis) anos de idade e creches para crianças de 2 (dois) a 3 (três) anos de idade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A sala de referência do bebê, nos conta de que criança estamos falando, de que sujeito queremos formar, de como acontecem as relações dentro da instituição.
“A sala de referência revela que lugar ocupa o bebê e a criança pequena no processo pedagógico”, assinale a alternativa que se opõe a essa afirmação.
a. A sala de referência deve ser decorada pelos professores, utilizando-se de personagens da mídia.
b. A sala de referência dos bebês e das crianças pequenas deve potencializar as explorações, os desafios e possibilitar a descoberta de novas sensações, odores, formas, cores e sons.
c. Nas paredes do berçário devem ser registrados os processos de desenvolvimento e de aprendizagens dos bebês e das crianças.
d. A sala de referência deve proporcionar a interação com as diferentes linguagens e proporcionar o bem-estar das crianças.

De acordo com a proposta metodológica de inserção da criança na creche, descrita por Nadia Bulgarelli e Laura Restuccia Saitta (1981), no livro Comunicazione Interpersonale e Inserimento del Bambino all’Asilo Nido, ainda não traduzido para o português, mas que significa “Comunicação Interpessoal e Inserção da Criança à Creche”. Marque a alternativa incorreta, que não atende aos princípios propostos pelas autoras:
a. Normalmente uma semana é necessária para que algum familiar permaneça junto à criança na creche, sendo seu tempo de permanência, gradualmente reduzido. A professora deve procurar manter uma rotina estável sem muitas variações para que a criança vá dominando cada vez a rotina.
b. manter a rotina que a criança pequena tem em casa, no entanto, não as acostumar ficar no colo. Modificar os rituais para dormir e comer. Jamais permitir que a criança permaneça com os objetos transicionais ou objetos de apego. Algumas crianças usam objetos tais como paninhos, chupetas, brinquedos e ficam apegadas a eles gerando dependência futuras.
c. conversar com a criança sobre seus sentimentos, contar o que vai acontecer com ela, ajudar a criança a expressar seus sentimentos. A inserção das crianças deve ser feita progressivamente, duas crianças por subgrupo, por semana.
d. valorizar a identidade da criança, e escolher junto com ela seu cabideiro colocando seu nome e garantindo que aquele lugar ficará disponível para ela todos os dias para que possam guardar suas coisas. Não ficar ansiosa para que a criança ajuste sua rotina a do grupo muito rapidamente.

“As rotinas são produtos culturais criados, produzidos e reproduzidos no dia-a-dia, tendo como objetivo a organização da cotidianeidade” (BARBOSA, 2006).
De acordo com essa definição, assinale a resposta correta:
a. é fundamental respeitar o ritmo do bebê e da criança pequena, que naturalmente é diferente do ritmo do adulto. Não podemos criar rotinas que atendam a necessidade da instituição, desconsiderando as necessidades das crianças.
b. é fundamental respeitar o ritmo do bebê e da criança pequena, que naturalmente é diferente do ritmo do adulto. No entanto, o bebê assim que entra tem que adaptar-se de forma rígida e rápida a rotina da Instituição.
c. é fundamental que a rotina atenta as necessidades da Instituição, caso contrário torna-se impossível desenvolver um trabalho que consiga agradar os pais.
d. é fundamental respeitar o ritmo do bebê e da criança pequena, mas as rotinas devem ser inflexíveis, caso contrário o diretor perde a autoridade.

A criança aprende a brincar pelas interações sociais e, por isso, suas brincadeiras estão impregnadas de valores, hábitos, formas e conhecimentos do seu grupo social.
Descreva qual é o papel do professor no brincar livre e autônomo das crianças pequenas.

“Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças” (OSTETTO, 2000, p. 177).
Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
a. quando se planeja a jornada que o bebê e a criança pequena irão passar na creche, tudo o que for proposto, todas as mediações que serão realizadas, todas as ações que serão propostas são pedagógicas.
b. planejar é organizar o tempo, o espaço e materiais, desafiando os bebês e as crianças a construir relações significativas entre elas e a cultura que estão inseridas.
c. o sono, a alimentação, a escovação de dentes, o trocar fraldas, amarrar o tênis, tudo isso é conteúdo da educação infantil, portanto, necessitam fazer parte do planejamento.
d. questões pedagógicas dizem respeito a trabalhos específicos, como: pintar, colar, aprender os números, entre outros. Essas ações devem ser planejadas pelo professor.

A maneira de organizar e compreender uma proposta educativa que atenda às necessidades de cuidado estímulo e afeto varia de acordo com os recursos, a concepção pedagógica, a formação do professor, entre outros aspectos.
No entanto, é possível fazer algumas generalizações, assinalando alguns princípios, que podem favorecer a construção de uma base cerebral sólida nos bebês e nas crianças que frequentam espaços coletivos de educação infantil. Assinale o princípio que não favorece a construção de base cerebral sólida, de acordo com o que estudamos na disciplina:
a. organização de uma rotina que possibilite ao bebê participar de forma ativa.
b. estímulos constantes e incessantes, através de brinquedos de plástico com cores vivas e que produzem ruídos sonoros.
c. construção de espaços e tempos para o bebê brincar em liberdade: brinquedos não estruturados.
d. relação (adulto/bebê) calorosa e responsiva, que demonstre interesse, paciência e aceitação pelo bebê e a preparação de um ambiente seguro e instigante.

Sobre os conceitos de espaço e ambientes na educação infantil, é correto afirmar que:
a. Não existe diferenças entre espaços e ambientes.
b. o espaço, refere-se ao espaço físico, ou seja, o local para a atividade caracterizado pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Ambiente, refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo.
c. o ambiente, refere-se ao espaço físico, ou seja, o local para a atividade caracterizado pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Espaço, refere-se ao conjunto dos espaços físico e às relações que se estabelecem no mesmo.
d. ambiente, refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo (os afetos, as relações interpessoais entre as crianças, entre as crianças e adultos, entre as crianças e a sociedade em seu conjunto). Espaço, refere-se ao conjunto de materiais pedagógicos incluindo a família, a comunidade e a secretaria de educação.

Sabemos que o trabalho com os bebês e as crianças muito pequenas dentro das instituições de educação infantil constitui-se em um desafio para muitos professores.
Assinale a alternativa incorreta, no que se refere ao desenvolvimento do bebê.
a. o bebê conhece o mundo através de seu corpo, todo o conhecimento é obtido por meio das experiências sensoriais (visão, audição, tato, olfato e gustação).
b. a força de exploração do bebê e da criança está ligada a vitalidade da vida, com a potência da criança, com o desejo que ela tem de conhecer o mundo e interagir com ele, dando-lhe sentido.
c. o bebê necessita sentir-se seguro para experimentar seus movimentos e os objetos para brincar. Nesse sentido, o papel do professor é o de controlar e vigiar o bebê, assegurando que ele não tenha nenhum acidente.
d. quanto mais o bebê explorar o mundo, maior será o número de experiências e mais acentuado será o seu desenvolvimento, tanto no aspecto motor, como no intelectual, emocional e comportamental.

No que se refere ao papel do professor de bebês, assinale a resposta correta:
a. a profissão de professor de bebês, não exige um reconhecimento social e econômico e de políticas públicas que reconheçam e valorizem a complexidade da profissão.
b. ser professor de bebês é uma especialidade diferente dos demais profissionais da educação.
c. a profissão de professora na creche é apenas a continuidade dos fazeres maternos.
d. a competência teórica é suficiente para sustentar a prática docente com os bebês.

A creche no Brasil era um local que oferecia atendimento caritativo aos desamparados e teve suas origens no próprio processo de criação dessa Instituição.
assinale a resposta correta:
a. as primeiras creches no Brasil atendiam somente aos filhos de mães trabalhadoras do campo e por esse motivo, não possuíam objetivos educacionais.
b. as primeiras creches no Brasil atendiam somente os filhos de imigrantes e crianças indígenas que eram deixados nas portas das igrejas.
c. as primeiras creches e os primeiros jardins de infância no Brasil não se diferenciavam em objetivos, conteúdos e procedimentos.
d. as primeiras creches no Brasil tinham um caráter filantrópico, caritativo e assistencial, com uma clientela composta basicamente de filhos de indigentes e órfãos.

Após anos de lutas e reivindicações, a Educação infantil passou a ser reconhecido legalmente como um direito das crianças, com a promulgação da Constituição em 1988, como primeira etapa da Educação Básica.
De acordo com a Lei de Diretrizes Bases da Educação nº 9.394/96 – (Art. 30) (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013) a educação infantil será oferecida em:
a. creches, para crianças de 3 (três) a 5 (cinco) anos de idade.
b. creches ou entidades equivalentes, para crianças de até 3 (três) anos de idade e pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
c. creches, para crianças de até 3 (três) anos de idade e pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 6 (seis) anos de idade.
d. pré-escolas, para as crianças de 3 (três) a 6 (seis) anos de idade e creches para crianças de 2 (dois) a 3 (três) anos de idade.

Prévia do material em texto

Iniciado em
	quarta, 8 mar 2023, 14:21
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 8 mar 2023, 15:08
	Tempo empregado
	47 minutos 30 segundos
	Avaliar
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 5 de 5
Marcar questão
Texto da questão
A sala de referência do bebê, nos conta de que criança estamos falando, de que sujeito queremos formar, de como acontecem as relações dentro da instituição.
“A sala de referência revela que lugar ocupa o bebê e a criança pequena no processo pedagógico”, assinale a alternativa que se opõe a essa afirmação.
Escolha uma opção:
a.
Nas paredes do berçário devem ser registrados os processos de desenvolvimento e de aprendizagens dos bebês e das crianças.
b.
A sala de referência deve ser decorada pelos professores, utilizando-se de personagens da mídia.
c.
A sala de referência deve proporcionar a interação com as diferentes linguagens e proporcionar o bem-estar das crianças.
d.
A sala de referência dos bebês e das crianças pequenas deve potencializar as explorações, os desafios e possibilitar a descoberta de novas sensações, odores, formas, cores e sons.
Questão 2
Correto
Atingiu 5 de 5
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com a proposta metodológica de inserção da criança na creche, descrita por Nadia Bulgarelli e Laura Restuccia Saitta (1981), no livro Comunicazione Interpersonale e Inserimento del Bambino all’Asilo Nido, ainda não traduzido para o português, mas que significa “Comunicação Interpessoal e Inserção da Criança à Creche”. Marque a alternativa incorreta, que não atende aos princípios propostos pelas autoras:
Escolha uma opção:
a.
conversar com a criança sobre seus sentimentos, contar o que vai acontecer com ela, ajudar a criança a expressar seus sentimentos. A inserção das crianças deve ser feita progressivamente, duas crianças por subgrupo, por semana.
b.
valorizar a identidade da criança, e escolher junto com ela seu cabideiro colocando seu nome e garantindo que aquele lugar ficará disponível para ela todos os dias para que possam guardar suas coisas. Não ficar ansiosa para que a criança ajuste sua rotina a do grupo muito rapidamente.
c.
manter a rotina que a criança pequena tem em casa, no entanto, não as acostumar ficar no colo. Modificar os rituais para dormir e comer. Jamais permitir que a criança permaneça com os objetos transicionais ou objetos de apego. Algumas crianças usam objetos tais como paninhos, chupetas, brinquedos e ficam apegadas a eles gerando dependência futuras.
d.
Normalmente uma semana é necessária para que algum familiar permaneça junto à criança na creche, sendo seu tempo de permanência, gradualmente reduzido. A professora deve procurar manter uma rotina estável sem muitas variações para que a criança vá dominando cada vez a rotina.
Questão 3
Correto
Atingiu 5 de 5
Marcar questão
Texto da questão
“As rotinas são produtos culturais criados, produzidos e reproduzidos no dia-a-dia, tendo como objetivo a organização da cotidianeidade” (BARBOSA, 2006). De acordo com essa definição, assinale a resposta correta:
Escolha uma opção:
a.
é fundamental respeitar o ritmo do bebê e da criança pequena, mas as rotinas devem ser inflexíveis, caso contrário o diretor perde a autoridade.
b.
é fundamental que a rotina atenta as necessidades da Instituição, caso contrário torna-se impossível desenvolver um trabalho que consiga agradar os pais.
c.
é fundamental respeitar o ritmo do bebê e da criança pequena, que naturalmente é diferente do ritmo do adulto. Não podemos criar rotinas que atendam a necessidade da instituição, desconsiderando as necessidades das crianças.
d.
é fundamental respeitar o ritmo do bebê e da criança pequena, que naturalmente é diferente do ritmo do adulto. No entanto, o bebê assim que entra tem que adaptar-se de forma rígida e rápida a rotina da Instituição.
Questão 4
Completo
Vale 25 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A criança aprende a brincar pelas interações sociais e, por isso, suas brincadeiras estão impregnadas de valores, hábitos, formas e conhecimentos do seu grupo social. Descreva qual é o papel do professor no brincar livre e autônomo das crianças pequenas.
Texto de resposta
Questão 5
Completo
Vale 25 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A rotina é construída e reproduzida para organizar e controlar a vida cotidiana, nessa perspectiva, é possível refletir sobre novas maneiras de organizar o tempo, o espaço, os materiais e os grupos, e ao mesmo tempo, pensar sobre a formas como são proporcionados os encontros entre as crianças. Descreva com suas palavras, de acordo com o que estudamos, como devemos estruturar os tempos no berçário:
Texto de resposta
o berçário deve ter espaços programados para dar a criança a oportunidade de se movimentar 
Questão 6
Correto
Atingiu 5 de 5
Marcar questão
Texto da questão
“Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças” (OSTETTO, 2000, p. 177). Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
Escolha uma opção:
a.
o sono, a alimentação, a escovação de dentes, o trocar fraldas, amarrar o tênis, tudo isso é conteúdo da educação infantil, portanto, necessitam fazer parte do planejamento.
b.
quando se planeja a jornada que o bebê e a criança pequena irão passar na creche, tudo o que for proposto, todas as mediações que serão realizadas, todas as ações que serão propostas são pedagógicas.
c.
planejar é organizar o tempo, o espaço e materiais, desafiando os bebês e as crianças a construir relações significativas entre elas e a cultura que estão inseridas.
d.
questões pedagógicas dizem respeito a trabalhos específicos, como: pintar, colar, aprender os números, entre outros. Essas ações devem ser planejadas pelo professor.
Questão 7
Correto
Atingiu 5 de 5
Marcar questão
Texto da questão
A maneira de organizar e compreender uma proposta educativa que atenda às necessidades de cuidado estímulo e afeto varia de acordo com os recursos, a concepção pedagógica, a formação do professor, entre outros aspectos. No entanto, é possível fazer algumas generalizações, assinalando alguns princípios, que podem favorecer a construção de uma base cerebral sólida nos bebês e nas crianças que frequentam espaços coletivos de educação infantil. Assinale o princípio que não favorece a construção de base cerebral sólida, de acordo com o que estudamos na disciplina:
Escolha uma opção:
a.
organização de uma rotina que possibilite ao bebê participar de forma ativa.
b.
estímulos constantes e incessantes, através de brinquedos de plástico com cores vivas e que produzam ruídos sonoros.
c.
construção de espaços e tempos para o bebê brincar em liberdade: brinquedos não estruturados.
d.
relação (adulto/bebê) calorosa e responsiva, que demonstre interesse, paciência e aceitação pelo bebê e a preparação de um ambiente seguro e instigante.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0 de 5
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os conceitos de espaço e ambientes na educação infantil, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
ambiente, refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo (os afetos, as relações interpessoais entre as crianças, entre as crianças e adultos, entre as crianças e a sociedade em seu conjunto). Espaço, refere-se ao conjunto de materiais pedagógicos incluindo a família, a comunidade e a secretaria de educação.
b.
o ambiente, refere-se ao espaço físico, ou seja, o local para a atividade caracterizado pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Espaço, refere-se ao conjunto dos espaços físico e às relações que se estabelecem no mesmo.
c.
o espaço, refere-se ao espaço físico, ou seja, o local para a atividade caracterizado pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Ambiente, refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo.
d.
Não existe diferenças entre espaços eambientes.
Questão 9
Correto
Atingiu 5 de 5
Marcar questão
Texto da questão
Sabemos que o trabalho com os bebês e as crianças muito pequenas dentro das instituições de educação infantil constitui-se em um desafio para muitos professores.
Assinale a alternativa incorreta, no que se refere ao desenvolvimento do bebê.
Escolha uma opção:
a.
o bebê necessita sentir-se seguro para experimentar seus movimentos e os objetos para brincar. Nesse sentido, o papel do professor é o de controlar e vigiar o bebê, assegurando que ele não tenha nenhum acidente.
b.
o bebê conhece o mundo através de seu corpo, todo o conhecimento é obtido por meio das experiências sensoriais (visão, audição, tato, olfato e gustação).
c.
a força de exploração do bebê e da criança está ligada a vitalidade da vida, com a potência da criança, com o desejo que ela tem de conhecer o mundo e interagir com ele, dando-lhe sentido.
d.
quanto mais o bebê explorar o mundo, maior será o número de experiências e mais acentuado será o seu desenvolvimento, tanto no aspecto motor, como no intelectual, emocional e comportamental.
Questão 10
Correto
Atingiu 5 de 5
Marcar questão
Texto da questão
No que se refere ao papel do professor de bebês, assinale a resposta correta:
Escolha uma opção:
a.
a profissão de professora na creche é apenas a continuidade dos fazeres maternos.
b.
ser professor de bebês é uma especialidade diferente dos demais profissionais da educação.
c.
a competência teórica é suficiente para sustentar a prática docente com os bebês.
d.
a profissão de professor de bebês, não exige um reconhecimento social e econômico e de políticas públicas que reconheçam e valorizem a complexidade da profissão.
Questão 11
Correto
Atingiu 5 de 5
Marcar questão
Texto da questão
A creche no Brasil era um local que oferecia atendimento caritativo aos desamparados e teve suas origens no próprio processo de criação dessa Instituição, assinale a resposta correta:
Escolha uma opção:
a.
as primeiras creches no Brasil atendiam somente os filhos de imigrantes e crianças indígenas que eram deixados nas portas das igrejas.
b.
as primeiras creches no Brasil atendiam somente aos filhos de mães trabalhadoras do campo e por esse motivo, não possuíam objetivos educacionais.
c.
as primeiras creches e os primeiros jardins de infância no Brasil não se diferenciavam em objetivos, conteúdos e procedimentos.
d.
as primeiras creches no Brasil tinham um caráter filantrópico, caritativo e assistencial, com uma clientela composta basicamente de filhos de indigentes e órfãos.
Questão 12
Incorreto
Atingiu 0 de 5
Marcar questão
Texto da questão
Após anos de lutas e reivindicações, a Educação infantil passou a ser reconhecido legalmente como um direito das crianças, com a promulgação da Constituição em 1988, como primeira etapa da Educação Básica. De acordo com a Lei de Diretrizes Bases da Educação nº 9.394/96 – (Art. 30) (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013) a educação infantil será oferecida em:
Escolha uma opção:
a.
pré-escolas, para as crianças de 3 (três) a 6 (seis) anos de idade e creches para crianças de 2 (dois) a 3 (três) anos de idade.
b.
creches ou entidades equivalentes, para crianças de até 3 (três) anos de idade e pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
c.
creches, para crianças de 3 (três) a 5 (cinco) anos de idade.
d.
creches, para crianças de até 3 (três) anos de idade e pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 6 (seis) anos de idade.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina