Logo Passei Direto
Buscar

AVALIAÇÃO LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E O IMAGINÁRIO INFANTIL

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E O IMAGINÁRIO INFANTIL
NOTA 10
1
1-De acordo com Luckesi (2000) é correto afirmar que a ludicidade:
· Foca apenas na experiência motora.
· Possui conceito definitivo em qualquer dicionário.
· Foca na experiência lúdica como uma experiência interna do sujeito que a vivencia.
· Foca a experiência da alfabetização.
1
2-Para Vygotsky, a criança é introduzida no mundo adulto pelo jogo e a sua imaginação (estimulada por meio dos jogos) pode contribuir para expansão de suas habilidades conceituais. Sabemos que os jogos possuem objetivos. Sobre os jogos que envolvem socialização é correto afirmar que:
· Fazem relação com saber ganhar e perder.
· Fazem relação com aprender a viver em sociedade.
· Proporcionam o desenvolvimento do pensamento criativo.
· Desenvolvem o gosto pela busca.
1
3-Sabendo que o brincar é parte importante do desenvolvimento do sujeito, analise as sentenças abaixo:
I – O verbo brincar deriva de brinco, tendo vários significados, como foliar, divertir-se, entreter-se, gracejar, jogar, etc.
II – O verbo brincar deriva jogo, tendo vários significados, como foliar, divertir-se, entreter-se, gracejar, jogar, etc.
III – É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral.
IV – Brincar relaciona-se ao objeto e ao imaginário.
Quais sentenças estão corretas?
· I, II, III e IV.
· III e IV apenas.
· II e III apenas.
· I e IV apenas.
4-É consenso que a escola é fundamental para o desenvolvimento das crianças em todos os sentidos. Além disso, ela também possui aspectos formais que distanciam bastante a criança dos elementos lúdicos necessários ao seu desenvolvimento. Como avaliar as atividades escolares em sua perspectiva lúdica? Assinale a alternativa que indica a melhor forma de introduzir o lúdico no cotidiano da escola:
· Todas as atividades devem ser realizadas por meio de jogos.
· As atividades devem ser desenvolvidas com a utilização de brinquedos.
· O lúdico deve ser considerado na perspectiva das crianças.
· A escola deve ter mais brincadeiras em seu cotidiano.
1
5-De acordo com Duarte (2013), sob que ponto de vista a criança se organiza e organiza seu contexto, sua realidade e suas relações?
· Sob o ponto de vista da aprendizagem.
· Sob o ponto de vista imaginário, cultural e do brincar.
· Sob o ponto de vista das relações e do afeto.
· Sob o ponto de vista das experiências e descobertas.
6-A psicomotricidade é uma profissão versátil, que abarca atualmente diferentes perfis profissionais. De acordo com sua regulamentação (BRASIL, 2019), o graduado ou especialista nessa área está habilitado a exercer tal prática profissional. Ciente disso, analise as seguintes sentenças e classifique-as em verdadeiro (V) e falso (F).
(   ) Compete ao psicomotricista atuar nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora, utilizando recursos para prevenir e desenvolver os aspectos emocionais, cognitivos e motores de seu público-alvo, que podem variar desde bebês, crianças e adolescentes, até adultos e idosos.
(   ) Considerada a fase de ouro para a psicomotricidade, dos zero meses aos sete anos de idade, há na criança o desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro, responsável pelos aspectos motores atrelados à aprendizagem. Daí a importância de o psicomotricista atuar na Educação Infantil, a fim de oportunizar atividades que englobem não somente a cognição (tão enfatizada nessa fase da vida em detrimento da alfabetização), mas também aspectos emocionais e motores da criança.
(   ) O psicomotricista é considerado um profissional da saúde, pois lida com a prevenção e o tratamento de deficiências de cunho neurológico, caso, por exemplo, da dislexia, deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, entre outros.
Selecione a alternativa que apresenta a ordem correta.
 
· V; F; F.
· F; F; V.
· V; V; F.
· F; V; F.
1
7- partir da reflexão sobre o simbólico, qual é a característica de uma educação simbólica?
 
· O importante é o aluno virar “ator”, aquele que sabe encarnar outros personagens que não ele mesmo.
· O aluno não deve envolver-se pessoalmente e intensamente no processo de conhecimento, pois ele perceberá que seu grau de percepção das ideias depende da consciência.
· Os tempos de silêncio e interiorização neste momento não são importantes, mas sim as falas.
· O aluno deveria ser levado a pensar de forma simbólica sobre os diferentes níveis da realidade interior com sua contrapartida exterior.
1
8-Reflita e escolha a alternativa que está de acordo com o estudo de Piaget.
· As crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho.
· Apenas a pesquisa vai promover a descoberta e posteriormente a construção do conhecimento.
· O conhecimento real e concreto é construído por meio de leituras.
· Somente poderá ocorrer a aprendizagem quando o esquema de assimilação sofre uma mudança.
1
9-A psicomotricidade no Ensino Infantil é uma ferramenta da qual o educador poderá lançar mão a fim de sistematizar o ensino e otimizar a aprendizagem das crianças desde a mais tenra idade. Ciente disso, analise as sentenças a seguir:
I – Psicomotricidade é uma ciência aplicada que busca conectar aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano. No Ensino Infantil, o educador, seja um pedagogo ou o profissional de educação física, poderá lançar mão de sua teoria e técnicas a fim de oportunizar às crianças o desenvolvimento integral.
II – Dentre outros aspectos, a importância da psicomotricidade, nesta que é a primeira etapa da Educação Básica, está centrada na possibilidade de identificar precocemente as deficiências e limitações das crianças desde a mais tenra idade, tendo pela frente tempo hábil para amenizá-las ou até mesmo revertê-las.
III. Ademais, todas as crianças podem se beneficiar da prática profissional do psicomotricista no Ensino Infantil, visto que sua intervenção nem sempre precisa ser individualizada. A dinâmica da sala de aula é o local onde o educador pode exercer a beleza de sua profissão ao integrar os deficientes, identificar as limitações e potencialidades da turma, bem como oportunizar a todos, sem exceção, o acesso a um ensino sistematizado de qualidade direcionado ao seu desenvolvimento integral.
IV – Devido à salutar contribuição da psicomotricidade para o Ensino Infantil, todos os educadores interessados nessa teoria e conhecedores das técnicas psicomotoras estão habilitados a intervir sob essa ótica na Educação Infantil. A psicomotricidade é um adendo formativo importante na engrenagem do ensino e, justamente por exigir formação na área, é um recurso de fácil acesso a todos os professores que diretamente exercem a profissão da creche à pré-escola.
Selecione a alternativa que apresenta afirmações corretas acerca da importância da psicomotricidade aplicada à Educação Infantil.
· I; II e III.
· I e IV.
· II e IV.
· II; III e IV.
1
10-É por meio do brincar que a criança experimenta diversas possibilidades de ser. A criança passa a se conhecer melhor, passa a conhecer suas dimensões, seu corpo, seus limites, faz descobertas brilhantes, passa a dominar suas angústias e a representar o mundo exterior, usando para isso o brinquedo, os jogos e suas construções. Tais ações se fundamentam e se constroem através da:
· motivação.
· conhecimento.
· ludicidade.
· emoção.
O educador deve reconhecer a importância do brincar no processo de alfabetização e letramento. Ele também precisa entender os elementos que compõem a cultura lúdica do aluno, incluindo o ajuste de _________________, _________________ e _________________ quando necessário.
Assinale a alternativa abaixo, que complete corretamente as lacunas acima:
· Materiais, brinquedos e jogos
· Aplicativos, discos e dados
· Estruturas, gincanas e atividades
· Materiais, discos e atividades
O caráter lúdico para a formação de professores e, consequentemente, para o cotidiano da escola, é de extrema importância.Por isso, é urgente inserir nos currículos de formação docente, disciplinas que abordem os jogos, brincadeiras e brinquedos como potentes ferramentas que auxiliam e favorecem a alfabetização e o letramento.
Essa afirmação é:
· Verdadeira
· Falsa
O foco da psicomotricidade no trabalho pedagógico na educação infantil é abordar a criança integralmente, não se restringindo apenas a aspectos:
· Emocionais, mecânicos ou linguísticos
· Lógicos, cognitivos ou motores
· Estruturais, mecânicos ou linguísticos
· Emocionais, cognitivos ou motores
1
A psicomotricidade, como campo profissional e área de intervenção, tem passado por transformações estruturais nos últimos anos. Há vários anos, essa área de intervenção tem sido incorporada por diferentes perfis de profissionais da saúde, educação e até mesmo do lazer. Muito disso, está centrado no fato de que somente recentemente a psicomotricidade foi reconhecida como:
· Ciência
· Campo profissional
· Questionamento
· Campo político
A criança cria seus mecanismos para compreender o seu entorno e, nessa perspectiva, a criatividade alimenta a vida. Os recursos, por vezes, podem ser simples: histórias, contos, parlendas, brinquedos adaptados, jogos, brincadeiras, rimas, ou seja, um universo de possibilidades e um caminho de infinitas aprendizagens. E tudo isso deverá ser reconhecido e utilizado nos processos educativos de:
· Conscientização e sequenciamento
· Alfabetização e sequenciamento
· Alfabetização e letramento
· Conscientização e letramento

Mais conteúdos dessa disciplina