Logo Passei Direto
Buscar

Conhecimentos sobre o Corpo Humano

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés. A artrite reumatoide afeta o revestimento de suas articulações, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular. Com relação às articulações, analise as seguintes afirmativas.
É correto o que se afirma em:
I. A sinartrose é um tipo de articulação livremente móvel.
II. A sindesmose é uma sinartrose encontrada na articulação tíbio-fibular.
III. A sínfise é uma anfiartrose que mantém os ossos articulados por meio de tecido fibrocartilaginoso.
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III, apenas.
D) II, apenas.
E) II e III, apenas.

Dentre as doenças urogenitais mais frequentes no sexo masculino estão as inflamações da próstata, das vesículas seminais e dos colículos seminais, chamadas de prostatite, vesiculite e coliculite. Estas se tornam importantes principalmente porque muitas vezes evoluem para a forma crônica. A prostatite ocorre devido a inúmeros fatores, dentre eles estão a contaminação por bactérias através da uretra, principalmente Escherichia coli que é encontrada em 80% dos casos.
Em relação à próstata, assinale a alternativa correta:
A) Trata-se de um tubo fino e longo que se origina em cada epidídimo, passando pela virilha e seguindo sua trajetória pela cavidade abdominal onde se alarga para receber o líquido seminal.
B) Apresenta-se como um canal alongado e enovelado localizado na superfície de cada testículo.
C) Apresenta-se em duas unidades localizadas atrás da bexiga. Possui como função de produzir o líquido seminal.
D) Trata-se do canal que serve tanto ao sistema urinário e quanto ao sistema reprodutor. Ela atravessa o pênis por seu interior indo até vai a ponta da glande, onde há uma abertura pela qual a urina e o sêmen são eliminados.
E) Trata-se de uma glândula localizada entre a bexiga e o pavimento pélvico. É atravessada pela parte inicial da uretra e possui secreção clara e fluida.

O esqueleto humano é formado por aproximadamente 206 ossos, que podem ser classificados de acordo com o formato que apresentam em longos, curtos, irregulares, sesamoides, alongados, pneumáticos entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de osso irregular.
A) ossos do carpo.
B) vértebra.
C) fêmur.
D) patela.
E) osso frontal.

Peristaltismo é o movimento responsável pela progressão do bolo alimentar ao longo da maior parte do tubo digestório. As contrações musculares formam ondas peristálticas seguidas de relaxamento dos músculos do aparelho digestório obrigando a progressão do alimento ao longo deste.
Em relação aos movimentos musculares do sistema digestório, qual tipo de tecido possui movimento involuntário e é responsável pelos movimentos de órgãos como esôfago, estômago e intestino?
A) Tecido Muscular Liso.
B) Tecido Conjuntivo Frouxo.
C) Tecido Muscular Estriado Esquelético.
D) Tecido Conjuntivo Denso.
E) Tecido Cartilaginoso.

Malformação de Chiari é uma deformidade neuromuscular pouco comum que ocorre quando a fossa posterior é formada inadequadamente. Ela é caracterizada pelo alongamento do cerebelo e deslocamento caudal das amígdalas cerebelares através do forame magno.
Em relação ao seu conhecimento sobre as fossas e forames dos ossos, podemos caracterizá-los como sendo:
A) Falhas ósseas.
B) Imperfeições ósseas.
C) Depressões ósseas.
D) Acidentes ósseos.
E) Inconformidades ósseas.

Para que o ato sexual seja efetivo em sua função reprodutiva, _______ secundário deve estar disponível na aparelho reprodutor feminino para que seja fecundado pelo espermatozoide. A lacuna é preenchida corretamente como qual termo:
A) gônadas.
B) espermatozoide.
C) ovócito.
D) ovogônia.
E) zona pelúcida.

A deformidade mais comumente encontrada na parede do tórax é o pectus, caracterizado pelo abaulamento (Carinatum) ou retração (Excavatum) do osso esterno, que divide o tórax ao meio.
Com base em seu conhecimento sobre a divisão do esqueleto, e sabendo-se que o tórax compreende parte do esqueleto axial, relacione os ossos abaixo, dividindo-os em esqueleto axial ou apendicular:
A) o conjuntivo.
B) A- Crânio, B- Clavícula, C- Esterno, D- Ilíaco.
C) I – Esqueleto Axial, II – Esqueleto Apendicular.
D) A relação correta encontra-se na alternativa.

Após a lesão do tecido este passa por algumas fases até que seja completamente reparado. Em relação a estas fases, julgue as afirmativas a seguir:
A alternativa que possui as afirmativas corretas é:
I. A fase inflamatória é uma resposta vascular, onde ocorre a formação de coágulos sanguíneos resultante da liberação e agregação de plaquetas sanguíneas para diminuir o sangramento.
II. A fase inflamatória favorece o acúmulo de células de defesa como neutrófilos, monócitos e macrófagos, que atuarão contra microrganismos, eliminação de corpos estranhos e tecidos necrosados.
III. A fase de proliferação é o momento em que ocorre o crescimento de células epiteliais. Aleatoriamente, fibroblastos e fibras de colágeno se depositam no local lesado, onde também ocorre a formação de vasos sanguíneos.
IV. A fase de maturação é marcada pelo desprendimento da crosta originada pelo coágulo e pelo remodelamento do tecido de granulação em tecido de cicatrização, chamado de fibrose.
A) I, II, III e IV.
B) I, II e III.
C) Somente I e III.
D) I, III e IV.
E) Somente III e IV.

O sistema reprodutor masculino é constituído de diferentes estruturas, que propiciam a esse sistema exercer sua principal função que é a reprodução e perpetuação da espécie.
Assinale a alternativa que indica o nome do órgão do sistema reprodutor masculino em que são produzidos os espermatozoides:
A) Testículo.
B) Pênis.
C) Escroto.
D) Próstata.
E) Epidídimo.

O processo de formação dos ossos é denominado ossificação ou osteogênese. No ser humano, esse processo ocorre por volta da sexta semana de gestação e pode ser de dois tipos: ossificação endocondral ou ossificação intramembranosa.
A respeito da ossificação intramembranosa, analise as seguintes afirmativas.
I. Ocorre utilizando-se como base estrutural o tecido cartilaginoso.
II. Ocorre dentro da própria membrana do tecido conjuntivo fibroso.
III. Os ossos formados apresentam placas epifisárias que permitem o crescimento ósseo longitudinal.
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III, apenas.
D) II, apenas.
E) II e III, apenas.

Osteoporose é uma doença osteometabólica caracterizada pela redução e deterioração da massa óssea, levando a um aumento da fragilidade do esqueleto e consequente risco de fraturas.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é:
I – Além de participar de processos como a ovulação, a concepção e a gestação, o estrógeno também é responsável por manter a integridade óssea e por regular os níveis de colesterol.
II – Após a menopausa a reposição hormonal pode ser necessária para diminuir o risco de doenças.
III – A reposição hormonal irá atuar aumentando os níveis de LDL, e diminuir os níveis de HDL.
A) II e III estão corretas.
B) Somente a I está correta.
C) I e II estão corretas.
D) Somente a II está correta.
E) I, II e III estão corretas.

A respeito do tecido ósseo e seus constituintes, relacione as principais células ósseas com suas funções, representado pelas colunas 1 e 2.
Assinale a alternativa que segue a sequência correta.
A. Osteoblastos.
B. Osteoclastos.
C. Osteócitos.
A) B, A e C.
B) A, C e B.
C) C, B, e A.
D) A, B e C.
E) B, C e A.

A reconstrução de membros fraturados é uma tarefa árdua para o ortopedista e sua recuperação depende muito da gravidade da lesão. Sabe-se que diferentes tipos celulares atuam nesse processo de reparo. A respeito do tecido ósseo, estruturas e componente, analise as seguintes af irmativas.
É correto o que se af irma em:
I. Os ossos são recobertos externamente por uma estrutura denominada periósteo e, internamente recobrindo a cavidade medular, temos o endósteo.
II. O periósteo atua na manutenção da estrutura óssea, conferindo proteção, nutrição, auxiliando seu reparo e crescimento, além de servir de ponto de f ixação de tendões e ligamentos.
III. O endósteo participa ativamente da troca de substâncias, da mineralização e manutenção da matriz óssea, assim como serve de ponto de f ixação para tendões e ligamentos.
A) III, apenas.
B) I, apenas.
C) II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I e II, apenas.

O edema ósseo é o edema que ocorre dentro do osso, ele está associado a um trauma periarticular. Realizando-se um exame de ressonância é possível observar que alguns pacientes com lesões nos ligamentos articulares, muitas vezes, apresentam também sinais de edema intraósseo, causado pela ruptura de algumas trabéculas ósseas.
Em relação ao tecido ósseo lesionado no caso de ruptura das trabéculas ósseas, podemos dizer que:
A) Trata-se de tecido cartilaginoso, intraósseo, nos ligamentos articulares.
B) Trata-se do endósteo, que possui como função proteger o osso contra impactos mecânicos.
C) Trata-se de tecido ósseo esponjoso, localizado geralmente na parte interna das epíf ises e diáf ise dos ossos longos.
D) Trata-se de tecido ósseo cartilaginoso, composto por trabéculas que possuem como função o revestimento e delimitação da medula nos óssea.
E) Trata-se de tecido ósseo compacto, localizado no interior dos ossos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés. A artrite reumatoide afeta o revestimento de suas articulações, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular. Com relação às articulações, analise as seguintes afirmativas.
É correto o que se afirma em:
I. A sinartrose é um tipo de articulação livremente móvel.
II. A sindesmose é uma sinartrose encontrada na articulação tíbio-fibular.
III. A sínfise é uma anfiartrose que mantém os ossos articulados por meio de tecido fibrocartilaginoso.
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III, apenas.
D) II, apenas.
E) II e III, apenas.

Dentre as doenças urogenitais mais frequentes no sexo masculino estão as inflamações da próstata, das vesículas seminais e dos colículos seminais, chamadas de prostatite, vesiculite e coliculite. Estas se tornam importantes principalmente porque muitas vezes evoluem para a forma crônica. A prostatite ocorre devido a inúmeros fatores, dentre eles estão a contaminação por bactérias através da uretra, principalmente Escherichia coli que é encontrada em 80% dos casos.
Em relação à próstata, assinale a alternativa correta:
A) Trata-se de um tubo fino e longo que se origina em cada epidídimo, passando pela virilha e seguindo sua trajetória pela cavidade abdominal onde se alarga para receber o líquido seminal.
B) Apresenta-se como um canal alongado e enovelado localizado na superfície de cada testículo.
C) Apresenta-se em duas unidades localizadas atrás da bexiga. Possui como função de produzir o líquido seminal.
D) Trata-se do canal que serve tanto ao sistema urinário e quanto ao sistema reprodutor. Ela atravessa o pênis por seu interior indo até vai a ponta da glande, onde há uma abertura pela qual a urina e o sêmen são eliminados.
E) Trata-se de uma glândula localizada entre a bexiga e o pavimento pélvico. É atravessada pela parte inicial da uretra e possui secreção clara e fluida.

O esqueleto humano é formado por aproximadamente 206 ossos, que podem ser classificados de acordo com o formato que apresentam em longos, curtos, irregulares, sesamoides, alongados, pneumáticos entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de osso irregular.
A) ossos do carpo.
B) vértebra.
C) fêmur.
D) patela.
E) osso frontal.

Peristaltismo é o movimento responsável pela progressão do bolo alimentar ao longo da maior parte do tubo digestório. As contrações musculares formam ondas peristálticas seguidas de relaxamento dos músculos do aparelho digestório obrigando a progressão do alimento ao longo deste.
Em relação aos movimentos musculares do sistema digestório, qual tipo de tecido possui movimento involuntário e é responsável pelos movimentos de órgãos como esôfago, estômago e intestino?
A) Tecido Muscular Liso.
B) Tecido Conjuntivo Frouxo.
C) Tecido Muscular Estriado Esquelético.
D) Tecido Conjuntivo Denso.
E) Tecido Cartilaginoso.

Malformação de Chiari é uma deformidade neuromuscular pouco comum que ocorre quando a fossa posterior é formada inadequadamente. Ela é caracterizada pelo alongamento do cerebelo e deslocamento caudal das amígdalas cerebelares através do forame magno.
Em relação ao seu conhecimento sobre as fossas e forames dos ossos, podemos caracterizá-los como sendo:
A) Falhas ósseas.
B) Imperfeições ósseas.
C) Depressões ósseas.
D) Acidentes ósseos.
E) Inconformidades ósseas.

Para que o ato sexual seja efetivo em sua função reprodutiva, _______ secundário deve estar disponível na aparelho reprodutor feminino para que seja fecundado pelo espermatozoide. A lacuna é preenchida corretamente como qual termo:
A) gônadas.
B) espermatozoide.
C) ovócito.
D) ovogônia.
E) zona pelúcida.

A deformidade mais comumente encontrada na parede do tórax é o pectus, caracterizado pelo abaulamento (Carinatum) ou retração (Excavatum) do osso esterno, que divide o tórax ao meio.
Com base em seu conhecimento sobre a divisão do esqueleto, e sabendo-se que o tórax compreende parte do esqueleto axial, relacione os ossos abaixo, dividindo-os em esqueleto axial ou apendicular:
A) o conjuntivo.
B) A- Crânio, B- Clavícula, C- Esterno, D- Ilíaco.
C) I – Esqueleto Axial, II – Esqueleto Apendicular.
D) A relação correta encontra-se na alternativa.

Após a lesão do tecido este passa por algumas fases até que seja completamente reparado. Em relação a estas fases, julgue as afirmativas a seguir:
A alternativa que possui as afirmativas corretas é:
I. A fase inflamatória é uma resposta vascular, onde ocorre a formação de coágulos sanguíneos resultante da liberação e agregação de plaquetas sanguíneas para diminuir o sangramento.
II. A fase inflamatória favorece o acúmulo de células de defesa como neutrófilos, monócitos e macrófagos, que atuarão contra microrganismos, eliminação de corpos estranhos e tecidos necrosados.
III. A fase de proliferação é o momento em que ocorre o crescimento de células epiteliais. Aleatoriamente, fibroblastos e fibras de colágeno se depositam no local lesado, onde também ocorre a formação de vasos sanguíneos.
IV. A fase de maturação é marcada pelo desprendimento da crosta originada pelo coágulo e pelo remodelamento do tecido de granulação em tecido de cicatrização, chamado de fibrose.
A) I, II, III e IV.
B) I, II e III.
C) Somente I e III.
D) I, III e IV.
E) Somente III e IV.

O sistema reprodutor masculino é constituído de diferentes estruturas, que propiciam a esse sistema exercer sua principal função que é a reprodução e perpetuação da espécie.
Assinale a alternativa que indica o nome do órgão do sistema reprodutor masculino em que são produzidos os espermatozoides:
A) Testículo.
B) Pênis.
C) Escroto.
D) Próstata.
E) Epidídimo.

O processo de formação dos ossos é denominado ossificação ou osteogênese. No ser humano, esse processo ocorre por volta da sexta semana de gestação e pode ser de dois tipos: ossificação endocondral ou ossificação intramembranosa.
A respeito da ossificação intramembranosa, analise as seguintes afirmativas.
I. Ocorre utilizando-se como base estrutural o tecido cartilaginoso.
II. Ocorre dentro da própria membrana do tecido conjuntivo fibroso.
III. Os ossos formados apresentam placas epifisárias que permitem o crescimento ósseo longitudinal.
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III, apenas.
D) II, apenas.
E) II e III, apenas.

Osteoporose é uma doença osteometabólica caracterizada pela redução e deterioração da massa óssea, levando a um aumento da fragilidade do esqueleto e consequente risco de fraturas.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é:
I – Além de participar de processos como a ovulação, a concepção e a gestação, o estrógeno também é responsável por manter a integridade óssea e por regular os níveis de colesterol.
II – Após a menopausa a reposição hormonal pode ser necessária para diminuir o risco de doenças.
III – A reposição hormonal irá atuar aumentando os níveis de LDL, e diminuir os níveis de HDL.
A) II e III estão corretas.
B) Somente a I está correta.
C) I e II estão corretas.
D) Somente a II está correta.
E) I, II e III estão corretas.

A respeito do tecido ósseo e seus constituintes, relacione as principais células ósseas com suas funções, representado pelas colunas 1 e 2.
Assinale a alternativa que segue a sequência correta.
A. Osteoblastos.
B. Osteoclastos.
C. Osteócitos.
A) B, A e C.
B) A, C e B.
C) C, B, e A.
D) A, B e C.
E) B, C e A.

A reconstrução de membros fraturados é uma tarefa árdua para o ortopedista e sua recuperação depende muito da gravidade da lesão. Sabe-se que diferentes tipos celulares atuam nesse processo de reparo. A respeito do tecido ósseo, estruturas e componente, analise as seguintes af irmativas.
É correto o que se af irma em:
I. Os ossos são recobertos externamente por uma estrutura denominada periósteo e, internamente recobrindo a cavidade medular, temos o endósteo.
II. O periósteo atua na manutenção da estrutura óssea, conferindo proteção, nutrição, auxiliando seu reparo e crescimento, além de servir de ponto de f ixação de tendões e ligamentos.
III. O endósteo participa ativamente da troca de substâncias, da mineralização e manutenção da matriz óssea, assim como serve de ponto de f ixação para tendões e ligamentos.
A) III, apenas.
B) I, apenas.
C) II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I e II, apenas.

O edema ósseo é o edema que ocorre dentro do osso, ele está associado a um trauma periarticular. Realizando-se um exame de ressonância é possível observar que alguns pacientes com lesões nos ligamentos articulares, muitas vezes, apresentam também sinais de edema intraósseo, causado pela ruptura de algumas trabéculas ósseas.
Em relação ao tecido ósseo lesionado no caso de ruptura das trabéculas ósseas, podemos dizer que:
A) Trata-se de tecido cartilaginoso, intraósseo, nos ligamentos articulares.
B) Trata-se do endósteo, que possui como função proteger o osso contra impactos mecânicos.
C) Trata-se de tecido ósseo esponjoso, localizado geralmente na parte interna das epíf ises e diáf ise dos ossos longos.
D) Trata-se de tecido ósseo cartilaginoso, composto por trabéculas que possuem como função o revestimento e delimitação da medula nos óssea.
E) Trata-se de tecido ósseo compacto, localizado no interior dos ossos.

Prévia do material em texto

Questão 1
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés. A artrite reumatoide afeta o revestimento de suas articulações, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular. Com relação às articulações, analise as seguintes afirmativas.
I. A sinartrose é um tipo de articulação livremente móvel.
II. A sindesmose é uma sinartrose encontrada na articulação tíbio-fibular.
III. A sínfise é uma anfiartrose que mantém os ossos articulados por meio de tecido fibrocartilaginoso.
É correto o que se afirma em:
A)
 
I, apenas.
B)
 
I e II, apenas.
C)
 
III, apenas.
D)
 
II, apenas.
E)
 
II e III, apenas.
Questão 2
Dentre as doenças urogenitais mais frequentes no sexo masculino estão as inflamações da próstata, das vesículas seminais e dos colículos seminais, chamadas de prostatite, vesiculite e coliculite. Estas se tornam importantes principalmente porque muitas vezes evoluem para a forma crônica. A prostatite ocorre devido a inúmeros fatores, dentre eles estão a contaminação por bactérias através da uretra, principalmente Escherichia coli que é encontrada em 80% dos casos. É importante lembrar que esta também é a mais encontrada em infecções do aparelho urinário. Em relação à próstata, assinale a alternativa correta:
A)
 
Trata-se de um tubo fino e longo que se origina em cada epidídimo, passando pela virilha e seguindo sua trajetória pela cavidade abdominal onde se alarga para receber o líquido seminal.
B)
 
Apresenta-se como um canal alongado e enovelado localizado na superfície de cada testículo.
C)
 
Apresenta-se em duas unidades localizadas atrás da bexiga. Possui como função de produzir o líquido seminal.
D)
 
Trata-se do canal que serve tanto ao sistema urinário e quanto ao sistema reprodutor. Ela atravessa o pênis por seu interior indo até vai a ponta da glande, onde há uma abertura pela qual a urina e o sêmen são eliminados.
E)
 
Trata-se de uma glândula localizada entre a bexiga e o pavimento pélvico. É atravessada pela parte inicial da uretra e possui secreção clara e fluida.
Questão 3
O esqueleto humano é formado por aproximadamente 206 ossos, que podem ser classificados de acordo com o formato que apresentam em longos, curtos, irregulares, sesamoides, alongados, pneumáticos entre outros. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de osso irregular.
A)
 
ossos do carpo.
B)
 
fêmur.
C)
 
vértebra.
D)
 
osso frontal.
E)
 
patela.
Questão 4
Peristaltismo é o movimento responsável pela progressão do bolo alimentar ao longo da maior parte do tubo digestório. As contrações musculares formam ondas peristálticas seguidas de relaxamento dos músculos do aparelho digestório obrigando a progressão do alimento ao longo deste. Cada onda peristáltica percorre todo o esôfago em aproximadamente 10 segundos. No intestino delgado, as ondas peristálticas possuem percursos curtos, enquanto que em alguns segmentos do intestino grosso, a progressão do conteúdo faz-se através dos movimentos de massa com contrações que abrangem segmentos muito maiores do que os movimentos peristálticos. Em relação aos movimentos musculares do sistema digestório, qual tipo de tecido possui movimento involuntário e é responsável pelos movimentos de órgãos como esôfago, estômago e intestino?
A)
 
Tecido Muscular Liso.
B)
 
Tecido Conjuntivo Frouxo.
C)
 
Tecido Muscular Estriado Esquelético.
D)
 
Tecido Conjuntivo Denso.
E)
 
Tecido Cartilaginoso.
Questão 5
Malformação de Chiari é uma deformidade neuromuscular pouco comum que ocorre quando a fossa posterior é formada inadequadamente. Ela é caracterizada pelo alongamento do cerebelo e deslocamento caudal das amígdalas cerebelares através do forame magno. Em vez de se acomodar em seu lugar, o cerebelo fica alojado dentro da cavidade em forma de funil, colocando sob pressão a medula espinhal em alguns casos apresenta-se com um aspecto encolhido podendo-se colar a ela. Em relação ao seu conhecimento sobre as fossas e forames dos ossos, podemos caracterizá-los como sendo:
A)
 
Falhas ósseas.
B)
 
Imperfeições ósseas.
C)
 
Depressões ósseas.
D)
 
Acidentes ósseos.
E)
 
Inconformidades ósseas.
Questão 6
Popularmente conhecem-se apenas dois tipos de gêmeos: os monozigóticos (univitelinos ou idênticos), originados a partir da divisão de um único zigoto ou de suas células-filhas (blastômeros), e os gêmeos dizigóticos (bivitelinos ou fraternos), que surgem após a gestação simultânea de dois ou mais zigotos diferentes. Apesar dos gêmeos monozigóticos e dizigóticos serem os tipos mais conhecidos de gravidez múltipla, há outras formas menos comuns. A existência de irmãos formados por óvulos fertilizados por dois espermatozoides diferentes, conhecidos como gêmeos de corpúsculo polar, não foi comprovada cientificamente, porém é teoricamente possível. Nesse caso haveria a formação de gêmeos que compartilhariam os mesmos genes maternos, mas que possuiriam o material genético de pais diferentes, uma vez que foram fecundados por espermatozoides distintos. Contudo, após a fecundação de um ovócito secundário por um espermatozoide, normalmente, outro espermatozoide é impedido de entrar nesse ovócito e fecundá-lo. Isso se deve a:
A)
 
Formação de um aumento na espessura do ovócito devido sua fusão com a membrana do espermatozoide.
B)
 
A formação dos pro-núcleos que irão se unir, alterando o número de cromossomos da espécie e impedindo outra fecundação.
C)
 
Formação da membrana do espermatozoide que ficará aderida externamente ao óvulo, dificultando o acesso de outros.
D)
 
Formação da corona radiata que irá impedir a passagem de outro espermatozoide.
E)
 
Formação da membrana de fecundação, que impede a entrada de outros espermatozoides no ovócito.
Questão 7
Para que o ato sexual seja efetivo em sua função reprodutiva, _______ secundário deve estar disponível na aparelho reprodutor feminino para que seja fecundado pelo espermatozoide. A lacuna é preenchida corretamente como qual termo:
A)
 
ovogônia.
B)
 
zona pelúcida.
C)
 
gônadas.
D)
 
ovócito.
E)
 
espermatozoide.
Questão 8
A deformidade mais comumente encontrada na parede do tórax é o pectus, caracterizado pelo abaulamento (Carinatum) ou retração (Excavatum) do osso esterno, que divide o tórax ao meio. Pectus Excavatum trata-se de uma anomalia congênita, também conhecido vulgarmente como tórax em funil ou de sapateiro. Pode-se dizer que é a mais frequente deformidade da parede torácica anterior, caracterizando-se pela depressão do esterno (parte que divide o tórax ao meio) e das cartilagens inferiores das costas. Em alguns casos, o esterno quase toca a coluna vertebral, além de poder reduzir de forma significativa o volume do tórax, deslocando o coração para cima e para a esquerda. Com base em seu conhecimento sobre a divisão do esqueleto, e sabendo-se que o tórax compreende parte do esqueleto axial, relacione os ossos abaixo, dividindo-os em esqueleto axial ou apendicular:
Coluna 1
A- Crânio.
B- Clavícula.
C- Esterno.
D- Ilíaco.
Coluna 2
I – Esqueleto Axial.
II – Esqueleto Apendicular.
A relação correta encontra-se na alternativa:
A)
 
A-I; B-I; C-I; D-I.
B)
 
A-II; B-I; C-II; D-I.
C)
 
A-II; B-II; C-I; D-I.
D)
 
A-I; B-I; C-II; D-II.
E)
 
A-I; B-II; C-I; D-II.
Questão 9
As lesões do tecido epitelial podem ter origem esperada, em casos cirúrgicos ou acidentais, com agentes físicos multifatoriais. A maioria das lesões do organismo é reparada pela regeneração das células parênquimas, seguida de uma cicatrização mais ou menos acentuada do tecido conjuntivo.
Ou seja, toda lesão é seguida por um processo de cicatrização. (Fonte: GLINARDELLO et al., 2009).
Após a lesão do tecido este passa por algumas fases até que seja completamente reparado. Em relação a estas fases, julgue as afirmativas a seguir:
I. A fase inflamatória é uma resposta vascular, onde ocorre a formação de coágulos sanguíneos resultante da liberação e agregação de plaquetas sanguíneas para diminuir o sangramento.
II. A fase inflamatória favorece o acúmulo de célulasde defesa como neutrófilos, monócitos e macrófagos, que atuarão contra microrganismos, eliminação de corpos estranhos e tecidos necrosados.
III. A fase de proliferação é o momento em que ocorre o crescimento de células epiteliais. Aleatoriamente, fibroblastos e fibras de colágeno se depositam no local lesado, onde também ocorre a formação de vasos sanguíneos.
IV. A fase de maturação é marcada pelo desprendimento da crosta originada pelo coágulo e pelo remodelamento do tecido de granulação em tecido de cicatrização, chamado de fibrose.
A alternativa que possui as afirmativas corretas é:
A)
 
I, II, III e IV.
B)
 
I, II e III.
C)
 
Somente I e III.
D)
 
I, III e IV.
E)
 
Somente III e IV.
Questão 10
O sistema reprodutor masculino é constituído de diferentes estruturas, que propiciam a esse sistema exercer sua principal função que é a reprodução e perpetuação da espécie. Assinale  a alternativa que indica o nome do órgão do sistema reprodutor masculino em que são produzidos os espermatozoides:
A)
 
Epidídimo.
B)
 
Pênis.
C)
 
Próstata.
D)
 
Testículo.
E)
 
Escroto.
Questão 11
O processo de formação dos ossos é denominado ossificação ou osteogênese. No ser humano, esse processo ocorre por volta da sexta semana de gestação e pode ser de dois tipos: ossificação endocondral ou ossificação intramembranosa. A respeito da ossificação intramembranosa, analise as seguintes afirmativas.
I. Ocorre utilizando-se como base estrutural o tecido cartilaginoso.
II. Ocorre dentro da própria membrana do tecido conjuntivo fibroso.
III. Os ossos formados apresentam placas epifisárias que permitem o crescimento ósseo longitudinal.
É correto o que se afirma em:
A)
 
I, apenas.
B)
 
I e II, apenas.
C)
 
III, apenas.
D)
 
II, apenas.
E)
 
II e III, apenas.
Questão 12
Osteoporose é uma doença osteometabólica caracterizada pela redução e deterioração da massa óssea, levando a um aumento da fragilidade do esqueleto e consequente risco de fraturas. Um dos fatores etiológicos osteoporose é o período pós-menopausa feminino onde há diminuição dos níveis de estrogênio que acarreta uma aceleração da atividade de reabsorção óssea. Este fato leva a uma perda óssea excessiva que resulta em um balanço negativo de cálcio nos ossos, caracterizando a doença. Quanto a produção hormonal e a relação destes hormônios com patologias femininas, julgue as afirmativas a seguir:
I – Além de participar de processos como a ovulação, a concepção e a gestação, o estrógeno também é responsável por manter a integridade óssea e por regular os níveis de colesterol.
II – Após a menopausa a reposição hormonal pode ser necessária para diminuir o risco de doenças.
III – A reposição hormonal irá atuar aumentando os níveis de LDL, e diminuir os níveis de HDL.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é:
A)
 
II e III estão corretas.
B)
 
Somente a I está correta.
C)
 
I e II estão corretas.
D)
 
Somente a  II está correta.
E)
 
I, II e III estão corretas.
Questão 13
A respeito do tecido ósseo e seus constituintes, relacione as principais células ósseas com suas funções, representado pelas colunas 1 e 2. 
COLUNA 1.
A.Osteoblastos.
B.Osteoclastos.
C.Osteócitos.
COLUNA 2.
( ) Participam num primeiro instante da síntese de colágeno para posteriormente concentrar fosfato de cálcio, fazendo a mineralização da matriz.
( ) São células de grande tamanho, multinucleadas que reabsorvem o osso, ou seja, retiram o cálcio do osso, produzindo uma cavidade no osso.
( ) São encontrados na matriz óssea para realizar a troca de nutrientes e metabólitos com o sangue, com a finalidade de nutrir o osso.
Assinale a alternativa que segue a sequência correta.
A)
 
B, A e C.
B)
 
A, C e B.
C)
 
C, B, e A.
D)
 
A, B e C.
E)
 
B, C e A.
Questão 14
Uma região importante para uma vida saudável é a coluna vertebral também saudável, aja visto as inúmeras enfermidades que acometem está região, como o "bico de papagaio" que incapacita a movimentação por motivo de dores intensas na coluna vertebral. Observando a imagem abaixo a qual classificação morfológica este osso representa?
A)
 
Osso irregular.
B)
 
Osso pneumático.
C)
 
Osso longo.
D)
 
Osso curto.
E)
 
Osso laminar.
Questão 15
A reconstrução de membros fraturados é uma tarefa árdua para o ortopedista e sua recuperação depende muito da gravidade da lesão. Sabe-se que diferentes tipos celulares atuam nesse processo de reparo. A respeito do tecido ósseo, estruturas e componente, analise as seguintes afirmativas.
I. Os ossos são recobertos externamente por uma estrutura denominada periósteo e, internamente recobrindo a cavidade medular, temos o endósteo.
II. O periósteo atua na manutenção da estrutura óssea, conferindo proteção, nutrição, auxiliando seu reparo e crescimento, além de servir de ponto de fixação de tendões e ligamentos.
III. O endósteo participa ativamente da troca de substâncias, da mineralização e manutenção da matriz óssea, assim como serve de ponto de fixação para tendões e ligamentos.
É correto o que se afirma em:
A)
 
III, apenas.
B)
 
I, apenas.
C)
 
II, apenas.
D)
 
II e III, apenas.
E)
 
I e II, apenas.
Questão 16
O edema ósseo é o edema que ocorre dentro do osso, ele está associado a um trauma periarticular. Realizando-se um exame de ressonância é possível observar que alguns pacientes com lesões nos ligamentos articulares, muitas vezes, apresentam também sinais de edema intraósseo, causado pela ruptura de algumas trabéculas ósseas. Em relação ao tecido ósseo lesionado no caso de ruptura das trabéculas ósseas, podemos dizer que:
A)
 
Trata-se de tecido cartilaginoso, intraósseo, nos ligamentos articulares.
B)
 
Trata-se do endósteo, que possui como função proteger o osso contra impactos mecânicos.
C)
 
Trata-se de tecido ósseo esponjoso, localizado geralmente na parte interna das epífises e diáfise dos ossos longos.
D)
 
Trata-se de tecido ósseo cartilaginoso, composto por trabéculas que possuem como função o revestimento e delimitação da medula nos óssea.
E)
 
Trata-se de tecido ósseo compacto, localizado no interior dos ossos.

Mais conteúdos dessa disciplina