Logo Passei Direto
Buscar

Equoterapia, Transtornos de Personalidade e Educação de Superdotados

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para Barbosa e Munster (2014, p. 83) "a equoterapia consiste em uma intervenção que reúne inúmeros estímulos com ferramentas capazes de influenciar com sucesso diferentes aspectos, por meio da interação com o cavalo, a movimentação tridimensional e o contato com a natureza". Focalizando a relação de animais com alunos acometidos por patologias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Estimula a sensibilidade e a observação da linguagem não verbal (gestos, olhares, expressões faciais, posturas).
( ) Instiga a consciência ecológica, porém não promove a conscientização humanitária, nem o desenvolvimento do relacionamento com outras pessoas.
( ) Pode auxiliar na reflexão sobre os processos do ciclo vital (nascimento, desenvolvimento, crescimento, reprodução, morte).
a) V - F - F.
b) F - V - F.
c) F - F - V.
d) V - F - V.

Conforme Morana, Stone e Abdalla-Filho (2006, p. 77), pessoas com "[...] transtorno de personalidade antissocial têm uma forte tendência a culpar os outros por seus insucessos e desavenças".
Quando uma criança possui pais com distúrbio de personalidade antissocial, ela pode ter alguma influência destes na apresentação de alguma psicopatologia?
A A hereditariedade é a única esfera que interfere no desenvolvimento de um transtorno de conduta. Sendo assim, filhos de casais que apresentam distúrbio de personalidade antissocial com certeza também manifestarão o transtorno de conduta, independente de como for o ambiente no qual estão inseridos.
B Tanto a hereditariedade quanto o ambiente certamente influenciam o desenvolvimento de um transtorno de conduta. Portanto, quando uma criança é oriunda de pais que apresentam distúrbio de personalidade antissocial, tem maior chance de manifestar transtorno de conduta.
C O ambiente é o único fator que acarreta o aparecimento de um transtorno de conduta. É justamente por isso que as crianças que convivem com pessoas que têm o transtorno de personalidade antissocial desenvolverão o mesmo transtorno, independente de sua herança genética.
D O transtorno de personalidade antissocial se substancializa em pessoas com falha no caráter. Em virtude disso, não há fatores causais para o desenvolvimento de transtorno de conduta relacionados à carga genética, ou ao ambiente. Pelo contrário, ele é gerado exclusivamente pela maldade espontânea da pessoa.

"Tanto os alunos com altas habilidades/superdotação, como seus familiares e professores têm o direito de serem atendidos no Brasil. Inclusive, a legislação prevê que o atendimento dos alunos seja feito em salas com recursos multifuncionais" (FLORIO, 2016, p. 13). No que se refere à educação da criança superdotada, classifique V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Essa é uma excelente indicação de leitura para professores: "Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento ás necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação".
( ) Para que uma pessoa seja considerada superdotada ela precisa apresentar obrigatoriamente a capacidade de liderança elevada.
( ) Equívocos até podem acontecer no processo diagnóstico de superdotação. Para evitá-los é necessário levar em conta certos fatores.
A F - F - V.
B V - V - F.
C F - V - F.
D V - F - V.

O palestrante brasileiro Leandro Karnal vem compartilhando diversas informações que contribuem para que as pessoas tenham mais cuidados com a própria saúde. Essas informações são valiosas principalmente para profissionais da educação.
Com base nas concepções de Karnal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A minha felicidade é uma decisão minha. Não devo ter uma impressão equivocada sobre mim mesmo(a), no sentido de me achar muito superior ao que realmente sou, ou muito inferior.
( ) O fundador da psicanálise Sigmund Freud faleceu de câncer. Ele teve que fugir de Berlim em 1928. Ele queria entender porque na verdade as pessoas buscam a felicidade.
( ) Geralmente nos damos conta de que os melhores momentos da vida não demandaram tantos gastos, isto é, altos investimentos financeiros, e sim, foram desfrutados com a simplicidade.
( ) O autoconhecimento envolve olhar para mim mesmo(a) com clareza, identificando os próprios limites em termos físicos, afetivos e econômicos. Inclui ainda estar ciente sobre o que eu realmente desejo.
A V - F - V - V.
B F - V - F - F.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.

Para Magalhães e Cardoso (2010, p. 59), "teorizar sobre a identidade da pessoa deficiente/com deficiência, considerando os processos de estigmatização, faz concluir que a essas pessoas são negadas importantes oportunidades de metamorfose. A fluidez e a dinamicidade afirmadas como inerentes aos processos de constituição identitária são postas em xeque pelas amarras do deficiente, estigmatizado às características de sua deficiência".
Sobre estigmatização e rotulação na esfera escolar, analise as sentenças a seguir:
I- Diante de uma criança com deficiência na sala de aula, é apropriado que o professor antecipe um saber teórico sobre o que ele aprendeu sobre o assunto, reproduzindo um olhar estigmatizado, no qual o quadro clínico tende a predominar sobre uma compreensão mais larga acerca da criança.
II- Os profissionais da educação e da saúde não devem solicitar laudos tão precocemente. É importante a realização de uma investigação diagnóstica de qualidade, o que envolverá tempo, assim, devemos evitar "rótulos". É válido refletir sobre a ética no atendimento/acompanhamento à educação especial.
III- Rótulos atrapalham as crianças no seu processo de desenvolvimento. Exemplos de rótulos: "Essa criança é muito lenta!" "Esse menino é agressivo demais!" O rótulo é uma forma de julgamento, e deve ser combatido porque fecha a criança numa palavra, numa característica.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença III está correta.

"O pensador austríaco Viktor Emil Frankl (1905-1997) foi o criador da chamada logoterapia, abordagem psicoterápica situada na tradição humanista e existencial e também conhecida como a terceira escola vienense de psicoterapia, precedida pela psicanálise freudiana e pela psicologia individual de Alfred Adler" (PEREIRA, 2015, p. 390). A Logoterapia é uma das abordagens da psicologia.
Quais são as três principais vertentes metodológicas da psicologia?
A Terapia cognitivo-comportamental, transpessoal e terapia reichiana.
B Psicanálise, cognitivismo comportamental e fenomenologia/humanista.
C Comportamental, parapsicologia e Gestalt.
D Ludoterapia, psicologia analítica e humanista.

O trabalho realizado por Jafferian e Barone (2015, p. 119) teve por objetivo "[...] tão somente discutir o efeito do diagnóstico sobre o sujeito e da intervenção psicopedagógica como desconstrução do rótulo, e não a discussão do diagnóstico".
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O psicopedagogo trata diretamente do sintoma e da transmissão do conhecimento, e não do sujeito em sua complexidade.
II- O trabalho psicopedagógico, se constitui como atividade que trata do sujeito em situação de aprendizagem.
III- A intervenção psicopedagógica auxilia a criança a compreender que o professor dela possui um saber, e que além disso, ela tem que ser a autora de seu próprio saber.
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

"Deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento que inclui prejuízos intelectuais e adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático" (TOMAZ, et al, 2017, p. 2). Levando isso em consideração, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Funcionamento cognitivo.
II- Funcionamento adaptativo.
( ) Relacionado com a capacidade cerebral de aprender, solucionar problemas, pensar.
( ) Tem a ver com competências relativas à autonomia e à independência do sujeito em relação à comunidade em que vive.
( ) Atinente à inteligência sobre o mundo que nos cerca e à capacidade de encontrar um sentido nele.
( ) Também é chamado de funcionamento intelectual e envolve processos indispensáveis para perceber e guardar informação.
A I - I - II - II.
B I - II - I - I.
C II - I - II - I.
D I - II - I - II.

A respeito do instituto NeuroSaber, é sabido que "em 2015, percebemos que era hora de iniciar um novo capítulo desta história. Criamos um canal no YouTube. Nem dois meses tinham se passado quando atingimos os 10 mil inscritos. É nesse mesmo ano que acontece o clímax de nossa história. Quatro cursos online foram criados, direcionados para pais, professores e profissionais da saúde. Tamanho foi o sucesso que, nos dois anos seguintes, criamos novos cursos e produtos voltados para o mesmo público, abordando temas sobre desenvolvimento infantil, neuroaprendizagem e transtornos de neurodesenvolvimento".
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Agitação. É exemplificada por criança que não fica parada, que parece ter uma inquietude incessante.
( ) Excesso de introspecção e timidez. É a criança que só participa dos diálogos da sala de aula, quando é muito estimulada pelo professor.
( ) Tem uma tendência a reincindir nos mesmos erros, como, por exemplo, dificuldade para esperar sua vez de falar, mesmo que seja repreendida sobre isso.
( ) Dificuldades de estabelecer ou de preservar relacionamentos interpessoais saudáveis, tanto na escola, quanto fora dela.
A F - V - F - V.
B V - F - V - V.
C V - V - F - F.
D F - F - V - F.

Segundo Charlot (2002, p. 346), "é uma ilusão crer que se possa fazer desaparecer a agressividade e, como conseqüência, a agressão e o conflito. Aliás, seria isso desejável, levando-se em conta que a agressividade sublimada é a fonte de condutas socialmente valorizadas (no esporte, na arte, nas diversas formas da concorrência) e se o conflito é também um motor da História, como pensava Hegel? A questão é saber quais são as formas de expressão legítimas ou aceitáveis da agressividade e do conflito".
Considerando a agressividade no âmbito educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os professores podem contribuir como desencadeadores da agressividade ou funcionarem como recursos intermediadores de ajuda às crianças sobre como lidar com esses sentimentos.
( ) Elogiar comportamentos positivos e recorrer ao diálogo para expor as consequências de ações inapropriadas são dois exemplos de maneiras que os professores podem usar para prevenir a agressividade nas crianças.
( ) A agressividade surge por fatores inatos. Ela é necessariamente negativa, já que o final dela sempre é o conflito, a tensão, a desavença. Por isso, toda forma de agressividade precisa ser combatida e contestada na escola.

Diante da incidência do discurso religioso, a Psicologia sofre tensionamentos internos, e os conselhos profissionais da área têm se encontrado na posição de alvo de ofensivas contra algumas normativas, frente à reivindicação de uma 'Psicologia cristã'.
É correto apenas o que se afirma em:
I- O debate sobre laicidade, democracia e Psicologia tem refletido o esforço epistemológico em reafirmar a autonomia da Psicologia como ciência e profissão.
II- O psicólogo, segundo o Código de Ética Profissional, deve contemplar a diversidade que configura o exercício de sua profissão e, desse modo, deve relativizar o princípio da laicidade.
III- O desenvolvimento da Psicologia, em termos epistemológicos e de suas práticas, tem sido orientado pelas transformações e demandas sociais.
IV- A Psicologia, como ciência e profissão, deve ser crítica e reflexiva e, portanto, contrária a qualquer posicionamento fundamentalista.
A II e III.
B I, III e IV.
C II e IV.
D I, II e III.

A produção de documentos psicológicos é motivo de diversas queixas dos psicólogos, bem como de processos contra esses profissionais.
É correto o que se afirma em:
I- A linguagem dos documentos elaborados pelos psicólogos deve ser objetiva, coerente e consistente, devendo a expressão escrita do documento ajustar-se às características do destinatário.
II- O temor à exposição de dados sigilosos justifica a negação, por profissionais de psicologia, da produção de registros escritos sobre a condição psicológica dos pacientes.
III- A coerência interna na redação de documentos psicológicos diz respeito à apresentação de informações correlatas entre a metodologia utilizada e a comunicação dos resultados observados.
A II, apenas.
B I, II e III.
C I e III, apenas.
D II e III, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para Barbosa e Munster (2014, p. 83) "a equoterapia consiste em uma intervenção que reúne inúmeros estímulos com ferramentas capazes de influenciar com sucesso diferentes aspectos, por meio da interação com o cavalo, a movimentação tridimensional e o contato com a natureza". Focalizando a relação de animais com alunos acometidos por patologias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Estimula a sensibilidade e a observação da linguagem não verbal (gestos, olhares, expressões faciais, posturas).
( ) Instiga a consciência ecológica, porém não promove a conscientização humanitária, nem o desenvolvimento do relacionamento com outras pessoas.
( ) Pode auxiliar na reflexão sobre os processos do ciclo vital (nascimento, desenvolvimento, crescimento, reprodução, morte).
a) V - F - F.
b) F - V - F.
c) F - F - V.
d) V - F - V.

Conforme Morana, Stone e Abdalla-Filho (2006, p. 77), pessoas com "[...] transtorno de personalidade antissocial têm uma forte tendência a culpar os outros por seus insucessos e desavenças".
Quando uma criança possui pais com distúrbio de personalidade antissocial, ela pode ter alguma influência destes na apresentação de alguma psicopatologia?
A A hereditariedade é a única esfera que interfere no desenvolvimento de um transtorno de conduta. Sendo assim, filhos de casais que apresentam distúrbio de personalidade antissocial com certeza também manifestarão o transtorno de conduta, independente de como for o ambiente no qual estão inseridos.
B Tanto a hereditariedade quanto o ambiente certamente influenciam o desenvolvimento de um transtorno de conduta. Portanto, quando uma criança é oriunda de pais que apresentam distúrbio de personalidade antissocial, tem maior chance de manifestar transtorno de conduta.
C O ambiente é o único fator que acarreta o aparecimento de um transtorno de conduta. É justamente por isso que as crianças que convivem com pessoas que têm o transtorno de personalidade antissocial desenvolverão o mesmo transtorno, independente de sua herança genética.
D O transtorno de personalidade antissocial se substancializa em pessoas com falha no caráter. Em virtude disso, não há fatores causais para o desenvolvimento de transtorno de conduta relacionados à carga genética, ou ao ambiente. Pelo contrário, ele é gerado exclusivamente pela maldade espontânea da pessoa.

"Tanto os alunos com altas habilidades/superdotação, como seus familiares e professores têm o direito de serem atendidos no Brasil. Inclusive, a legislação prevê que o atendimento dos alunos seja feito em salas com recursos multifuncionais" (FLORIO, 2016, p. 13). No que se refere à educação da criança superdotada, classifique V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Essa é uma excelente indicação de leitura para professores: "Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento ás necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação".
( ) Para que uma pessoa seja considerada superdotada ela precisa apresentar obrigatoriamente a capacidade de liderança elevada.
( ) Equívocos até podem acontecer no processo diagnóstico de superdotação. Para evitá-los é necessário levar em conta certos fatores.
A F - F - V.
B V - V - F.
C F - V - F.
D V - F - V.

O palestrante brasileiro Leandro Karnal vem compartilhando diversas informações que contribuem para que as pessoas tenham mais cuidados com a própria saúde. Essas informações são valiosas principalmente para profissionais da educação.
Com base nas concepções de Karnal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A minha felicidade é uma decisão minha. Não devo ter uma impressão equivocada sobre mim mesmo(a), no sentido de me achar muito superior ao que realmente sou, ou muito inferior.
( ) O fundador da psicanálise Sigmund Freud faleceu de câncer. Ele teve que fugir de Berlim em 1928. Ele queria entender porque na verdade as pessoas buscam a felicidade.
( ) Geralmente nos damos conta de que os melhores momentos da vida não demandaram tantos gastos, isto é, altos investimentos financeiros, e sim, foram desfrutados com a simplicidade.
( ) O autoconhecimento envolve olhar para mim mesmo(a) com clareza, identificando os próprios limites em termos físicos, afetivos e econômicos. Inclui ainda estar ciente sobre o que eu realmente desejo.
A V - F - V - V.
B F - V - F - F.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.

Para Magalhães e Cardoso (2010, p. 59), "teorizar sobre a identidade da pessoa deficiente/com deficiência, considerando os processos de estigmatização, faz concluir que a essas pessoas são negadas importantes oportunidades de metamorfose. A fluidez e a dinamicidade afirmadas como inerentes aos processos de constituição identitária são postas em xeque pelas amarras do deficiente, estigmatizado às características de sua deficiência".
Sobre estigmatização e rotulação na esfera escolar, analise as sentenças a seguir:
I- Diante de uma criança com deficiência na sala de aula, é apropriado que o professor antecipe um saber teórico sobre o que ele aprendeu sobre o assunto, reproduzindo um olhar estigmatizado, no qual o quadro clínico tende a predominar sobre uma compreensão mais larga acerca da criança.
II- Os profissionais da educação e da saúde não devem solicitar laudos tão precocemente. É importante a realização de uma investigação diagnóstica de qualidade, o que envolverá tempo, assim, devemos evitar "rótulos". É válido refletir sobre a ética no atendimento/acompanhamento à educação especial.
III- Rótulos atrapalham as crianças no seu processo de desenvolvimento. Exemplos de rótulos: "Essa criança é muito lenta!" "Esse menino é agressivo demais!" O rótulo é uma forma de julgamento, e deve ser combatido porque fecha a criança numa palavra, numa característica.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença III está correta.

"O pensador austríaco Viktor Emil Frankl (1905-1997) foi o criador da chamada logoterapia, abordagem psicoterápica situada na tradição humanista e existencial e também conhecida como a terceira escola vienense de psicoterapia, precedida pela psicanálise freudiana e pela psicologia individual de Alfred Adler" (PEREIRA, 2015, p. 390). A Logoterapia é uma das abordagens da psicologia.
Quais são as três principais vertentes metodológicas da psicologia?
A Terapia cognitivo-comportamental, transpessoal e terapia reichiana.
B Psicanálise, cognitivismo comportamental e fenomenologia/humanista.
C Comportamental, parapsicologia e Gestalt.
D Ludoterapia, psicologia analítica e humanista.

O trabalho realizado por Jafferian e Barone (2015, p. 119) teve por objetivo "[...] tão somente discutir o efeito do diagnóstico sobre o sujeito e da intervenção psicopedagógica como desconstrução do rótulo, e não a discussão do diagnóstico".
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O psicopedagogo trata diretamente do sintoma e da transmissão do conhecimento, e não do sujeito em sua complexidade.
II- O trabalho psicopedagógico, se constitui como atividade que trata do sujeito em situação de aprendizagem.
III- A intervenção psicopedagógica auxilia a criança a compreender que o professor dela possui um saber, e que além disso, ela tem que ser a autora de seu próprio saber.
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

"Deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento que inclui prejuízos intelectuais e adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático" (TOMAZ, et al, 2017, p. 2). Levando isso em consideração, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Funcionamento cognitivo.
II- Funcionamento adaptativo.
( ) Relacionado com a capacidade cerebral de aprender, solucionar problemas, pensar.
( ) Tem a ver com competências relativas à autonomia e à independência do sujeito em relação à comunidade em que vive.
( ) Atinente à inteligência sobre o mundo que nos cerca e à capacidade de encontrar um sentido nele.
( ) Também é chamado de funcionamento intelectual e envolve processos indispensáveis para perceber e guardar informação.
A I - I - II - II.
B I - II - I - I.
C II - I - II - I.
D I - II - I - II.

A respeito do instituto NeuroSaber, é sabido que "em 2015, percebemos que era hora de iniciar um novo capítulo desta história. Criamos um canal no YouTube. Nem dois meses tinham se passado quando atingimos os 10 mil inscritos. É nesse mesmo ano que acontece o clímax de nossa história. Quatro cursos online foram criados, direcionados para pais, professores e profissionais da saúde. Tamanho foi o sucesso que, nos dois anos seguintes, criamos novos cursos e produtos voltados para o mesmo público, abordando temas sobre desenvolvimento infantil, neuroaprendizagem e transtornos de neurodesenvolvimento".
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Agitação. É exemplificada por criança que não fica parada, que parece ter uma inquietude incessante.
( ) Excesso de introspecção e timidez. É a criança que só participa dos diálogos da sala de aula, quando é muito estimulada pelo professor.
( ) Tem uma tendência a reincindir nos mesmos erros, como, por exemplo, dificuldade para esperar sua vez de falar, mesmo que seja repreendida sobre isso.
( ) Dificuldades de estabelecer ou de preservar relacionamentos interpessoais saudáveis, tanto na escola, quanto fora dela.
A F - V - F - V.
B V - F - V - V.
C V - V - F - F.
D F - F - V - F.

Segundo Charlot (2002, p. 346), "é uma ilusão crer que se possa fazer desaparecer a agressividade e, como conseqüência, a agressão e o conflito. Aliás, seria isso desejável, levando-se em conta que a agressividade sublimada é a fonte de condutas socialmente valorizadas (no esporte, na arte, nas diversas formas da concorrência) e se o conflito é também um motor da História, como pensava Hegel? A questão é saber quais são as formas de expressão legítimas ou aceitáveis da agressividade e do conflito".
Considerando a agressividade no âmbito educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os professores podem contribuir como desencadeadores da agressividade ou funcionarem como recursos intermediadores de ajuda às crianças sobre como lidar com esses sentimentos.
( ) Elogiar comportamentos positivos e recorrer ao diálogo para expor as consequências de ações inapropriadas são dois exemplos de maneiras que os professores podem usar para prevenir a agressividade nas crianças.
( ) A agressividade surge por fatores inatos. Ela é necessariamente negativa, já que o final dela sempre é o conflito, a tensão, a desavença. Por isso, toda forma de agressividade precisa ser combatida e contestada na escola.

Diante da incidência do discurso religioso, a Psicologia sofre tensionamentos internos, e os conselhos profissionais da área têm se encontrado na posição de alvo de ofensivas contra algumas normativas, frente à reivindicação de uma 'Psicologia cristã'.
É correto apenas o que se afirma em:
I- O debate sobre laicidade, democracia e Psicologia tem refletido o esforço epistemológico em reafirmar a autonomia da Psicologia como ciência e profissão.
II- O psicólogo, segundo o Código de Ética Profissional, deve contemplar a diversidade que configura o exercício de sua profissão e, desse modo, deve relativizar o princípio da laicidade.
III- O desenvolvimento da Psicologia, em termos epistemológicos e de suas práticas, tem sido orientado pelas transformações e demandas sociais.
IV- A Psicologia, como ciência e profissão, deve ser crítica e reflexiva e, portanto, contrária a qualquer posicionamento fundamentalista.
A II e III.
B I, III e IV.
C II e IV.
D I, II e III.

A produção de documentos psicológicos é motivo de diversas queixas dos psicólogos, bem como de processos contra esses profissionais.
É correto o que se afirma em:
I- A linguagem dos documentos elaborados pelos psicólogos deve ser objetiva, coerente e consistente, devendo a expressão escrita do documento ajustar-se às características do destinatário.
II- O temor à exposição de dados sigilosos justifica a negação, por profissionais de psicologia, da produção de registros escritos sobre a condição psicológica dos pacientes.
III- A coerência interna na redação de documentos psicológicos diz respeito à apresentação de informações correlatas entre a metodologia utilizada e a comunicação dos resultados observados.
A II, apenas.
B I, II e III.
C I e III, apenas.
D II e III, apenas.

Prévia do material em texto

21/11/2022 08:57 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/8
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:746269)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 45969698
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 11/1
Nota 10,00
Para Barbosa e Munster (2014, p. 83) "a equoterapia consiste em uma intervenção que reúne 
inúmeros estímulos com ferramentas capazes de influenciar com sucesso diferentes aspectos, por 
meio da interação com o cavalo, a movimentação tridimensional e o contato com a natureza". 
Focalizando a relação de animais com alunos acometidos por patologias, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Estimula a sensibilidade e a observação da linguagem não verbal (gestos, olhares, expressões 
faciais, posturas). 
( ) Instiga a consciência ecológica, porém não promove a conscientização humanitária, nem o 
desenvolvimento do relacionamento com outras pessoas. 
( ) Pode auxiliar na reflexão sobre os processos do ciclo vital (nascimento, desenvolvimento, 
crescimento, reprodução, morte). 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: BARBOSA, Gardenia de Oliveira; MUNSTER, Mey de Abreu van. O efeito de um 
programa de equoterapia no desenvolvimento psicomotor de crianças com indicativos de transtorno 
de déficit de atenção e hiperatividade. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 20, n. 1, p. 69-84, mar. 
2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
65382014000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 7 maio 2019.
A V - F - V.
B F - V - F.
C F - F - V.
D V - F - F.
Conforme Morana, Stone e Abdalla-Filho (2006, p. 77), pessoas com "[...] transtorno de 
personalidade antissocial têm uma forte tendência a culpar os outros por seus insucessos e 
desavenças". 
Quando uma criança possui pais com distúrbio de personalidade antissocial, ela pode ter alguma 
influência destes na apresentação de alguma psicopatologia? 
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
21/11/2022 08:57 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/8
FONTE: MORANA, Hilda C. P.; STONE, Michael H.; ABDALLA-FILHO, Elias. Transtornos de 
personalidade, psicopatia e serial killers. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 28, p. 74-79, out. 2006. 
Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-
44462006000600005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 jan. 2022.
A
A hereditariedade é a única esfera que interfere no desenvolvimento de um transtorno de conduta.
Sendo assim, filhos de casais que apresentam distúrbio de personalidade antissocial com certeza
também manifestarão o transtorno de conduta, independente de como for o ambiente no qual
estão inseridos.
B
Tanto a hereditariedade quanto o ambiente certamente influenciam o desenvolvimento de um
transtorno de conduta. Portanto, quando uma criança é oriunda de pais que apresentam distúrbio
de personalidade antissocial, tem maior chance de manifestar transtorno de conduta.
C
O ambiente é o único fator que acarreta o aparecimento de um transtorno de conduta. É
justamente por isso que as crianças que convivem com pessoas que têm o transtorno de
personalidade antissocial desenvolverão o mesmo transtorno, independente de sua herança
genética.
D
O transtorno de personalidade antissocial se substancializa em pessoas com falha no caráter. Em
virtude disso, não há fatores causais para o desenvolvimento de transtorno de conduta
relacionados à carga genética, ou ao ambiente. Pelo contrário, ele é gerado exclusivamente pela
maldade espontânea da pessoa.
"Tanto os alunos com altas habilidades/superdotação, como seus familiares e professores têm o 
direito de serem atendidos no Brasil. Inclusive, a legislação prevê que o atendimento dos alunos seja 
feito em salas com recursos multifuncionais" (FLORIO, 2016, p. 13). No que se refere à educação da 
criança superdotada, classifique V para as asserções verdadeiras e F para as falsas: 
Fonte: FLORIO, Victoria. Dificuldade de identificar e investir em pessoas com altas habilidades pode 
minar o talento nato. Cienc. Cult., São Paulo , v. 68, n. 1, p. 12-13, Mar. 2016 . Available from . 
access on 09 Aug. 2021. http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602016000100006. 
( ) Essa é uma excelente indicação de leitura para professores: "Saberes e práticas da inclusão: 
desenvolvendo competências para o atendimento ás necessidades educacionais especiais de alunos 
com altas habilidades/superdotação". 
( ) Para que uma pessoa seja considerada superdotada ela precisa apresentar obrigatoriamente a 
capacidade de liderança elevada. 
( ) Equívocos até podem acontecer no processo diagnóstico de superdotação. Para evitá-los é 
necessário levar em conta certos fatores. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V.
B V - V - F.
C F - V - F.
3
21/11/2022 08:57 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/8
D V - F - V.
O palestrante brasileiro Leandro Karnal vem compartilhando diversas informações que 
contribuem para que as pessoas tenham mais cuidados com a própria saúde. Essas informações são 
valiosas princiapalmente para profissionais da educação. Com base nas concepções de Karnal, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A minha felicidade é uma decisão minha. Não devo ter uma impressão equivocada sobre mim 
mesmo(a), no sentido de me achar muito superior ao que realmente sou, ou muito inferior. 
( ) O fundador da psicanálise Sigmund Freud faleceu de câncer. Ele teve que fugir de Berlim em 
1928. Ele queria entender porque na verdade as pessoas buscam a felicidade. 
( ) Geralmente nos damos conta de que os melhores momentos da vida não demandaram tantos 
gastos, isto é, altos investimentos financeiros, e sim, foram desfrutados com a simplicidade. 
( ) O autoconhecimento envolve olhar para mim mesmo(a) com clareza, identificando os próprios 
limites em termos físicos, afetivos e econômicos. Inclui ainda estar ciente sobre o que eu realmente 
desejo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: https://www.youtube.com/watch?
v=LRBYmsuyFYI&list=LLiNazV3lXBOm60qtY3_2kOw&index=87&app=desktop. Acesso em: 25 
nov. 2020.
A V - F - V - V.
B F - V - F - F.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.
Para Magalhães e Cardoso (2010, p. 59), "teorizar sobre a identidade da pessoa deficiente/com 
deficiência, considerando os processos de estigmatização, faz concluir que a essas pessoas são 
negadas importantes oportunidades de metamorfose. A fluidez e a dinamicidade afirmadas como 
inerentes aos processos de constituição identitária são postas em xeque pelas amarras do deficiente, 
estigmatizado às características de sua deficiência". Rótulos estão associados ao conceito de estigma 
proposto por Erving Goffman. Sobre estigmatização e rotulação na esfera escolar, analise as 
sentenças a seguir: 
I- Diante de uma criança com deficiência na sala de aula, é apropriado que o professor antecipe um 
saber teórico sobre o que ele aprendeu sobre o assunto, reproduzindo um olhar estigmatizado, no qual 
o quadro clínico tende a predominar sobre uma compreensão mais larga acerca da criança 
II- Os profissionais da educação e da saúde não devem solicitar laudos tão precocemente. É 
importante a realização de uma investigação diagnóstica de qualidade, o que envolverá tempo, assim, 
devemos evitar "rótulos". É válido refletir sobre a ética no atendimento/acompanhamento à educação 
especial. 
III- Rótulos atrapalham as crianças no seu processo de desenvolvimento. Exemplos de rótulos: "Essa 
criança é muito lenta!" "Esse menino é agressivo demais!" O rótulo é uma forma de julgamento, e 
deve ser combatido porque fecha a criança numa palavra, numa característica. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
4
5
21/11/2022 08:57 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/8
FONTE: MAGALHAES, Rita de Cássia Barbosa Paiva; CARDOSO, Ana Paula Lima Barbosa. A 
pessoa com deficiência e a crise das identidades nacontemporaneidade. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 
40, n. 139, p. 45-61, abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 7 maio 2019.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença III está correta.
"O pensador austríaco Viktor Emil Frankl (1905-1997) foi o criador da chamada logoterapia, 
abordagem psicoterápica situada na tradição humanista e existencial e também conhecida como a 
terceira escola vienense de psicoterapia, precedida pela psicanálise freudiana e pela psicologia 
individual de Alfred Adler" (PEREIRA, 2015, p. 390). A Logoterapia é uma das abordagens da 
psicologia. Quais são as três principais vertentes metodológicas da psicologia? 
FONTE: PEREIRA, Ivo Studart. Espírito e liberdade na obra de Viktor Frankl. Psicol., São Paulo, v. 
26, n. 3, p. 390-396, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S0103-65642015000300390&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 fev. 2020.
A Terapia cognitivo-comportamental, transpessoal e terapia reichiana.
B Psicanálise, cognitivismo comportamental e fenomenologia/humanista.
C Comportamental, parapsicologia e Gestalt.
D Ludoterapia, psicologia analítica e humanista.
O trabalho realizado por Jafferian e Barone (2015, p. 119) teve por objetivo "[...] tão somente 
discutir o efeito do diagnóstico sobre o sujeito e da intervenção psicopedagógica como desconstrução 
do rótulo, e não a discussão do diagnóstico". Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- O psicopedagogo trata diretamente do sintoma e da transmissão do conhecimento, e não do sujeito 
em sua complexidade. 
II- O trabalho psicopedagógico, se constitui como atividade que trata do sujeito em situação de 
aprendizagem 
III- A intervenção psicopedagógica auxilia a criança a compreender que o professor dela possui um 
saber, e que além disso, ela tem que ser a autora de seu próprio saber. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: JAFFERIAN, Vera Helena Peres; BARONE, Leda Maria Codeço. A construção e a 
desconstrução do rótulo do TDAH na intervenção psicopedagógica. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 
32, n. 98, p. 118-127, 2015.
A As sentenças I e III estão corretas.
B S t t II tá t
6
7
21/11/2022 08:57 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/8
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.
"Deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento que inclui prejuízos intelectuais e 
adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático" (TOMAZ, et al, 2017, p. 2). Levando isso em 
consideração, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Funcionamento cognitivo. 
II- Funcionamento adaptativo. 
( ) Relacionado com a capacidade cerebral de aprender, solucionar problemas, pensar. 
( ) Tem a ver com competências relativas à autonomia e à independência do sujeito em relação à 
comunidade em que vive. 
( ) Atinente à inteligência sobre o mundo que nos cerca e à capacidade de encontrar um sentido 
nele. 
( ) Também é chamado de funcionamento intelectual e envolve processos indispensáveis para 
perceber e guardar informação. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: TOMAZ, Rodrigo Victor Viana et al. Impacto da deficiência intelectual moderada na 
dinâmica e na qualidade de vida familiar: um estudo clínico-qualitativo. Cad. Saúde Pública, Rio de 
Janeiro, v. 33, n. 11, e00096016, nov. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S0102-311X2017001105005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 out. 2020.
A I - I - II - II.
B I - II - I - I.
C II - I - II - I.
D I - II - I - II.
A respeito do instituto NeuroSaber, é sabido que "em 2015, percebemos que era hora de iniciar 
um novo capítulo desta história. Criamos um canal no YouTube. Nem dois meses tinham se passado 
quando atingimos os 10 mil inscritos. É nesse mesmo ano que acontece o clímax de nossa história. 
Quatro cursos online foram criados, direcionados para pais, professores e profissionais da saúde. 
Tamanho foi o sucesso que, nos dois anos seguintes, criamos novos cursos e produtos voltados para o 
mesmo público, abordando temas sobre desenvolvimento infantil, neuroaprendizagem e transtornos 
de neurodesenvolvimento". Para o médico Clay Brites representante desse instituto, existem sintomas 
específicos da hiperatividade, quando manifesta com impulsividade excessiva. Com base no exposto, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Agitação. É exemplificada por criança que não fica parada, que parece ter uma inquietude 
incessante. 
( ) Excesso de introspecção e timidez. É a criança que só participa dos diálogos da sala de aula, 
quando é muito estimulada pelo professor. 
( ) Tem uma tendência a reincindir nos mesmos erros, como, por exemplo, dificuldade para esperar 
8
9
21/11/2022 08:57 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 6/8
sua vez de falar, mesmo que seja repreendida sobre isso. 
( ) Dificuldades de estabelecer ou de preservar relacionamentos interpessoais saudáveis, tanto na 
escola, quanto fora dela. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: https://institutoneurosaber.com.br/quem-somos/nossa-historia/. Acesso em: 24 nov. 2020.
A F - V - F - V.
B V - F - V - V.
C V - V - F - F.
D F - F - V - F.
Segundo Charlot (2002, p. 346), "é uma ilusão crer que se possa fazer desaparecer a 
agressividade e, como conseqüência, a agressão e o conflito. Aliás, seria isso desejável, levando-se 
em conta que a agressividade sublimada é a fonte de condutas socialmente valorizadas (no esporte, na 
arte, nas diversas formas da concorrência) e se o conflito é também um motor da História, como 
pensava Hegel? A questão é saber quais são as formas de expressão legítimas ou aceitáveis da 
agressividade e do conflito". Considerando a agressividade no âmbito educacional, classifique V para 
as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Os professores podem contribuir como desencadeadores da agressividade ou funcionarem como 
recursos intermediadores de ajuda às crianças sobre como lidar com esses sentimentos. 
( ) Elogiar comportamentos positivos e recorrer ao diálogo para expor as consequências de ações 
inapropriadas são dois exemplos de maneiras que os professores podem usar para prevenir a 
agressividade nas crianças. 
( ) A agressividade surge por fatores inatos. Ela é necessariamente negativa, já que o final dela 
sempre é o conflito, a tensão, a desavença. Por isso, toda forma de agressividade precisa ser 
combatida e contestada na escola. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa 
questão. Sociologias, Porto Alegre, n. 8, p. 432-443, dez. 2002. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-
45222002000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 mar. 2019.
A F - F - V.
B V - V - F.
C V - F - V.
D F - V - F.
(ENADE, 2018) Do ponto de vista epistemológico, é possível abordar a história da ciência 
psicológica, que começa com Wundt e James e seus precursores e os sistemas que deles emergiram. 
Nesse sentido, é importante que conhecimentos fundamentados na laicidade da ciência não se 
10
11
21/11/2022 08:57 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 7/8
confundam com os conhecimentos dogmáticos da religião. Diante da incidência do discurso religioso, 
a Psicologia sofre tensionamentos internos, e os conselhos profissionais da área têm se encontrado na 
posição de alvo de ofensivas contra algumas normativas, frente à reivindicação de uma "Psicologia 
cristã". Em meio a este cenário complexo, os Conselhos de Psicologia têm produzido marcos de 
referência para a defesa da laicidade e recusa de fundamentalismos,sendo atualmente atores 
estratégicos na defesa da democracia brasileira. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir: 
I- O debate sobre laicidade, democracia e Psicologia tem refletido o esforço epistemológico em 
reafirmar a autonomia da Psicologia como ciência e profissão. 
II- O psicólogo, segundo o Código de Ética Profissional, deve contemplar a diversidade que 
configura o exercício de sua profissão e, desse modo, deve relativizar o princípio da laicidade. 
III- O desenvolvimento da Psicologia, em termos epistemológicos e de suas práticas, tem sido 
orientado pelas transformações e demandas sociais. 
IV- A Psicologia, como ciência e profissão, deve ser crítica e reflexiva e, portanto, contrária a 
qualquer posicionamento fundamentalista. 
É correto apenas o que se afirma em: 
FONTE: ABIB, J. A. D. Epistemologia pluralizada e história da psicologia. Sci. stud., São Paulo, v. 
7, n. 2, p. 195-208, jun. 2009 (adaptado).
A II e III.
B I, III e IV.
C II e IV.
D I, II e III.
(ENADE, 2018) A produção de documentos psicológicos é motivo de diversas queixas dos 
psicólogos, bem como de processos contra esses profissionais. Considerando os princípios 
norteadores da elaboração de documentos pelo profissional de Psicologia, determinados pela 
Resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 007/2003, avalie as afirmações a seguir: 
I- A linguagem dos documentos elaborados pelos psicólogos deve ser objetiva, coerente e 
consistente, devendo a expressão escrita do documento ajustar-se às características do destinatário. 
II- O temor à exposição de dados sigilosos justifica a negação, por profissionais de psicologia, da 
produção de registros escritos sobre a condição psicológica dos pacientes. 
III- A coerência interna na redação de documentos psicológicos diz respeito à apresentação de 
informações correlatas entre a metodologia utilizada e a comunicação dos resultados observados. 
É correto o que se afirma em:
A II, apenas.
B I, II e III.
C I e III, apenas.
D II e III, apenas.
12
21/11/2022 08:57 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 8/8
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina