Logo Passei Direto
Buscar

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE - QUESTIONÁRIO UNIDADE II

User badge image
ana Bsb

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O pensamento pedagógico é algo que surge e altera a depender do modo social e cultural de cada época, de forma que seja possível sistematizar e organizar a prática educativa.
Com relação à evolução dos modelos pedagógicos na educação em saúde, analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta:
I. No pensamento pedagógico oriental, pensando na educação chinesa tradicional, o centro era a reprodução do sistema hierárquico e de obediência.
II. A sociedade grega serviu de berço da cultura, civilização e educação ocidental. A educação do homem integral pautava-se em ginástica para o corpo, filosofia para a mente e artes para a moral e os sentimentos.
III. Na educação romana a Igreja Católica criou o índice de livros proibidos e organizou a Inquisição, também criou a Companhia de Jesus com ação dos jesuítas.
IV. Os estudos medievais compreendiam gramática, dialética e retórica, além de aritmética, geometria, astronomia e música. Cabe destacar que a educação, assim como o pensamento grego e romano, era excludente. Não tinham acesso à educação escravos, mulheres e crianças, apenas a elite que incluía a nobreza e o clero.
a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.

O pensamento pedagógico brasileiro com autonomia nacional teve início a partir da Escola Nova e, até então, havia uma reprodução do pensamento religioso medieval. Com relação a esse tema, assinale a alternativa incorreta:
a. O pensamento pedagógico brasileiro é rico e está concretizado, sendo possível esquematizá-lo e aplicá-lo em todos os contextos sociais.
b. A perspectiva atual é de direcionamento de ideias sobre a educação pós-moderna e multicultural.
c. O pensamento pedagógico brasileiro é uma cópia do modelo europeu.
d. O pensamento pedagógico brasileiro é influenciado por diversas correntes filosóficas.

A atuação do profissional de saúde sobre a busca do bem-estar da pessoa está em favorecer o potencial de como cada um pode modificar hábitos, estilos de vida e reduzir riscos. Com relação à definição de promoção da saúde, assinale a alternativa correta:
a. Processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo.
b. A promoção da saúde é apenas uma responsabilidade do governo.
c. A promoção da saúde não envolve a participação da comunidade.
d. A promoção da saúde é um conceito restrito à medicina preventiva.

A essência da promoção da saúde é a escolha e, portanto, a liberdade. Com relação à liberdade e educação em saúde, analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta:
I- Na “velha” saúde pública, a educação em saúde tinha um único enfoque, o da prevenção de doenças. II- A “nova” educação em saúde deve superar a conceituação biomédica de saúde e abranger objetivos mais amplos, uma vez que a saúde deixa de ser apenas a ausência de doenças para ser uma fonte de vida. III- Na “nova” educação em saúde, o indivíduo deve ser estimulado a tomar decisões sobre a sua própria vida, uma noção de autonomia que cria um ideal de autogoverno.
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d. Nenhuma afirmativa está correta.

Segundo Oliveira (2005) temos como elementos de discussão o que chama de modelo preventivo e modelo radical de educação em saúde. Cabe dizer que a nomenclatura para os modelos pedagógicos, em especial os modelos de educação em saúde, apresentam variações conforme os autores estudados, porém, a base teórico-filosófica desses modelos pode clarificar os pressupostos de cada um. Com relação ao modelo preventivo e modelo radical, assinale a alternativa incorreta:
a. No modelo preventivo, o foco é a prevenção de doenças.
b. No modelo radical, a educação em saúde é vista como uma forma de intervenção social.
c. No modelo radical de educação em saúde, o objetivo da prevenção de doenças deve ser alcançado por meio da persuasão dos indivíduos, para que esses adotem modos de vida saudáveis ou comportamentos considerados pelos profissionais do campo da biomedicina como compatíveis com a saúde.
d. O modelo preventivo é centrado na informação e conscientização.

A importância dada à educação no âmbito da saúde é apresentada em vários momentos históricos, sempre buscando que as práticas diárias pudessem favorecer a longevidade das pessoas. Sendo assim, podemos falar em uma tríade educação-saúde-prática para orientar cada momento social e cultural. Com relação aos modelos de educação em saúde, assinale a alternativa correta:
a. Na pedagogia moderna, o educador é um facilitador do aprendizado.
b. Na pedagogia tradicional, o educador torna-se o único e real sujeito, sendo que, em vez de comunicar-se, apenas faz 'comunicados' aos educandos, meros objetos que recebem pacientemente, memorizam e repetem.
c. A pedagogia crítica busca a transformação social.
d. A pedagogia construtivista foca na individualidade do educando.

O educador Paulo Freire não foi o inventor da educação popular, porém, foi quem primeiro sistematizou teoricamente a experiência acumulada através deste movimento. Por esse motivo, em muitos países a educação popular costuma ser chamada de pedagogia freiriana. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta:
a. A Fundação Nacional de Saúde (2007) acredita que a educação em saúde é uma prática social, contínua, sistemática e permanente que envolve a capacitação do indivíduo na aquisição de uma consciência crítica a respeito de seus problemas de saúde.
b. A pedagogia freiriana é baseada na educação bancária.
c. A educação popular é uma forma de educação formal.
d. A pedagogia freiriana ignora a cultura local.

Para Paulo Freire (2006), educar exige condições básicas que são apresentadas em seu livro intitulado Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa, nesta obra, ele consegue sintetizar suas ideias e produções anteriores e contribui com ensinamentos. Com relação aos seus ensinamentos do livro, assinale a incorreta:
a. Reconhecer que a educação é um ato político.
b. A educação deve ser um processo de diálogo.
c. A educação é um ato de amor.
d. Reconhecer que a educação é normativa e autoritária.

Com relação aos ensinamentos de Paulo Freire, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Ensinar exige: rigorosidade metódica; pesquisa; respeito aos saberes dos educandos; criticidade; estética e ética; a corporificação das palavras pelo exemplo; risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação; reflexão crítica sobre a prática; o reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
II. Ensinar exige: consciência do inacabamento; reconhecimento de ser condicionado; respeito à autonomia do ser educando; bom senso; curiosidade; apreensão da realidade; alegria e esperança; convicção de que a mudança é possível; humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores.
III. Ensinar exige: competência profissional e generosidade; comprometimento; compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo; liberdade e autoridade; tomada consciente de decisões; saber escutar; reconhecer que a educação é ideológica; disponibilidade para o diálogo; querer bem aos educandos.
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Nenhuma afirmativa está correta.

Os conceitos no campo da saúde pública evoluem a cada momento histórico. Houve um momento em que a educação em saúde tinha como foco a prevenção de doenças. Com a necessidade de superar o conceito biomédico, a educação em saúde deixa de ser resumidamente prevenir doenças, mas fazer com que o indivíduo tenha a capacidade de buscar por uma vida completa mais saudável. Com relação à promoção da saúde, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. As direções propostas pela OMS para a promoção da saúde incluem a necessidade da redução das desigualdades sociais e construção de uma comunidade ativa.
II. A atuação do profissional de saúde está em focalizar o potencial da pessoa para o bem-estar e encorajá-la a modificar hábitos pessoais, estilo de vida e ambiente, de modo a reduzir os riscos e aumentar a saúde e o bem-estar.
III. Pela complexidade dos fatores envolvidos no fenômeno saúde, a promoção da saúde passa a ser compreendida como um investimento na articulação de todos esses fatores, visando minimizar as possibilidades de saúde e intensificar a doença.
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. Apenas a afirmativa III está correta.
d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O pensamento pedagógico é algo que surge e altera a depender do modo social e cultural de cada época, de forma que seja possível sistematizar e organizar a prática educativa.
Com relação à evolução dos modelos pedagógicos na educação em saúde, analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta:
I. No pensamento pedagógico oriental, pensando na educação chinesa tradicional, o centro era a reprodução do sistema hierárquico e de obediência.
II. A sociedade grega serviu de berço da cultura, civilização e educação ocidental. A educação do homem integral pautava-se em ginástica para o corpo, filosofia para a mente e artes para a moral e os sentimentos.
III. Na educação romana a Igreja Católica criou o índice de livros proibidos e organizou a Inquisição, também criou a Companhia de Jesus com ação dos jesuítas.
IV. Os estudos medievais compreendiam gramática, dialética e retórica, além de aritmética, geometria, astronomia e música. Cabe destacar que a educação, assim como o pensamento grego e romano, era excludente. Não tinham acesso à educação escravos, mulheres e crianças, apenas a elite que incluía a nobreza e o clero.
a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.

O pensamento pedagógico brasileiro com autonomia nacional teve início a partir da Escola Nova e, até então, havia uma reprodução do pensamento religioso medieval. Com relação a esse tema, assinale a alternativa incorreta:
a. O pensamento pedagógico brasileiro é rico e está concretizado, sendo possível esquematizá-lo e aplicá-lo em todos os contextos sociais.
b. A perspectiva atual é de direcionamento de ideias sobre a educação pós-moderna e multicultural.
c. O pensamento pedagógico brasileiro é uma cópia do modelo europeu.
d. O pensamento pedagógico brasileiro é influenciado por diversas correntes filosóficas.

A atuação do profissional de saúde sobre a busca do bem-estar da pessoa está em favorecer o potencial de como cada um pode modificar hábitos, estilos de vida e reduzir riscos. Com relação à definição de promoção da saúde, assinale a alternativa correta:
a. Processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo.
b. A promoção da saúde é apenas uma responsabilidade do governo.
c. A promoção da saúde não envolve a participação da comunidade.
d. A promoção da saúde é um conceito restrito à medicina preventiva.

A essência da promoção da saúde é a escolha e, portanto, a liberdade. Com relação à liberdade e educação em saúde, analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta:
I- Na “velha” saúde pública, a educação em saúde tinha um único enfoque, o da prevenção de doenças. II- A “nova” educação em saúde deve superar a conceituação biomédica de saúde e abranger objetivos mais amplos, uma vez que a saúde deixa de ser apenas a ausência de doenças para ser uma fonte de vida. III- Na “nova” educação em saúde, o indivíduo deve ser estimulado a tomar decisões sobre a sua própria vida, uma noção de autonomia que cria um ideal de autogoverno.
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d. Nenhuma afirmativa está correta.

Segundo Oliveira (2005) temos como elementos de discussão o que chama de modelo preventivo e modelo radical de educação em saúde. Cabe dizer que a nomenclatura para os modelos pedagógicos, em especial os modelos de educação em saúde, apresentam variações conforme os autores estudados, porém, a base teórico-filosófica desses modelos pode clarificar os pressupostos de cada um. Com relação ao modelo preventivo e modelo radical, assinale a alternativa incorreta:
a. No modelo preventivo, o foco é a prevenção de doenças.
b. No modelo radical, a educação em saúde é vista como uma forma de intervenção social.
c. No modelo radical de educação em saúde, o objetivo da prevenção de doenças deve ser alcançado por meio da persuasão dos indivíduos, para que esses adotem modos de vida saudáveis ou comportamentos considerados pelos profissionais do campo da biomedicina como compatíveis com a saúde.
d. O modelo preventivo é centrado na informação e conscientização.

A importância dada à educação no âmbito da saúde é apresentada em vários momentos históricos, sempre buscando que as práticas diárias pudessem favorecer a longevidade das pessoas. Sendo assim, podemos falar em uma tríade educação-saúde-prática para orientar cada momento social e cultural. Com relação aos modelos de educação em saúde, assinale a alternativa correta:
a. Na pedagogia moderna, o educador é um facilitador do aprendizado.
b. Na pedagogia tradicional, o educador torna-se o único e real sujeito, sendo que, em vez de comunicar-se, apenas faz 'comunicados' aos educandos, meros objetos que recebem pacientemente, memorizam e repetem.
c. A pedagogia crítica busca a transformação social.
d. A pedagogia construtivista foca na individualidade do educando.

O educador Paulo Freire não foi o inventor da educação popular, porém, foi quem primeiro sistematizou teoricamente a experiência acumulada através deste movimento. Por esse motivo, em muitos países a educação popular costuma ser chamada de pedagogia freiriana. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta:
a. A Fundação Nacional de Saúde (2007) acredita que a educação em saúde é uma prática social, contínua, sistemática e permanente que envolve a capacitação do indivíduo na aquisição de uma consciência crítica a respeito de seus problemas de saúde.
b. A pedagogia freiriana é baseada na educação bancária.
c. A educação popular é uma forma de educação formal.
d. A pedagogia freiriana ignora a cultura local.

Para Paulo Freire (2006), educar exige condições básicas que são apresentadas em seu livro intitulado Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa, nesta obra, ele consegue sintetizar suas ideias e produções anteriores e contribui com ensinamentos. Com relação aos seus ensinamentos do livro, assinale a incorreta:
a. Reconhecer que a educação é um ato político.
b. A educação deve ser um processo de diálogo.
c. A educação é um ato de amor.
d. Reconhecer que a educação é normativa e autoritária.

Com relação aos ensinamentos de Paulo Freire, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Ensinar exige: rigorosidade metódica; pesquisa; respeito aos saberes dos educandos; criticidade; estética e ética; a corporificação das palavras pelo exemplo; risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação; reflexão crítica sobre a prática; o reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
II. Ensinar exige: consciência do inacabamento; reconhecimento de ser condicionado; respeito à autonomia do ser educando; bom senso; curiosidade; apreensão da realidade; alegria e esperança; convicção de que a mudança é possível; humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores.
III. Ensinar exige: competência profissional e generosidade; comprometimento; compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo; liberdade e autoridade; tomada consciente de decisões; saber escutar; reconhecer que a educação é ideológica; disponibilidade para o diálogo; querer bem aos educandos.
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Nenhuma afirmativa está correta.

Os conceitos no campo da saúde pública evoluem a cada momento histórico. Houve um momento em que a educação em saúde tinha como foco a prevenção de doenças. Com a necessidade de superar o conceito biomédico, a educação em saúde deixa de ser resumidamente prevenir doenças, mas fazer com que o indivíduo tenha a capacidade de buscar por uma vida completa mais saudável. Com relação à promoção da saúde, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. As direções propostas pela OMS para a promoção da saúde incluem a necessidade da redução das desigualdades sociais e construção de uma comunidade ativa.
II. A atuação do profissional de saúde está em focalizar o potencial da pessoa para o bem-estar e encorajá-la a modificar hábitos pessoais, estilo de vida e ambiente, de modo a reduzir os riscos e aumentar a saúde e o bem-estar.
III. Pela complexidade dos fatores envolvidos no fenômeno saúde, a promoção da saúde passa a ser compreendida como um investimento na articulação de todos esses fatores, visando minimizar as possibilidades de saúde e intensificar a doença.
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. Apenas a afirmativa III está correta.
d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Prévia do material em texto

#interna 
• Pergunta 1 
0,3 em 0,3 pontos 
 
O pensamento pedagógico é algo que surge e altera a depender do modo social e 
cultural de cada época, de forma que seja possível sistematizar e organizar a 
prática educativa. Com relação à evolução dos modelos pedagógicos na 
educação em saúde, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: 
I. No pensamento pedagógico oriental, pensando na educação chinesa 
tradicional, o centro era a reprodução do sistema hierárquico e de obediência. 
II. A sociedade grega serviu de berço da cultura, civilização e educação 
ocidental. A educação do homem integral pautava‐se em ginástica para o corpo, 
filosofia para a mente e artes para a moral e os sentimentos. 
III. Na educação romana a Igreja Católica criou o índice de livros proibidos e 
organizou a Inquisição, também criou a Companhia de Jesus com ação dos 
jesuítas. 
IV. Os estudos medievais compreendiam gramática, dialética e retórica, além de 
aritmética, geometria, astronomia e música. Cabe destacar que a educação, 
assim como o pensamento grego e romano, era excludente. Não tinham acesso à 
educação escravos, mulheres e crianças, apenas a elite que incluía a nobreza e o 
clero. 
 
Resposta Selecionada: c. 
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. 
 
 
• Pergunta 2 
0,3 em 0,3 pontos 
 
O pensamento pedagógico brasileiro com autonomia nacional teve início a partir 
da Escola Nova e, até então, havia uma reprodução do pensamento religioso 
medieval. Com relação a esse tema, assinale a alternativa incorreta: 
 
Resposta 
Selecionada: 
e. 
O pensamento pedagógico brasileiro é rico e está concretizado, 
sendo possível esquematizá-lo e aplicá-lo em todos os 
contextos sociais. A perspectiva atual é de direcionamento de 
ideias sobre a educação pós‐moderna e multicultural. 
 
 
• Pergunta 3 
0,3 em 0,3 pontos 
 
A atuação do profissional de saúde sobre a busca do bem-estar da pessoa está 
em favorecer o potencial de como cada um pode modificar hábitos, estilos de 
vida e reduzir riscos. Com relação à definição de promoção da saúde, assinale a 
alternativa correta: 
 
Resposta 
Selecionada: 
a. 
 
#interna 
Processo de capacitação da comunidade para atuar na 
melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma 
maior participação no controle desse processo. 
 
• Pergunta 4 
0,3 em 0,3 pontos 
 
A essência da promoção da saúde é a escolha e, portanto, a liberdade. Com 
relação à liberdade e educação em saúde, analise as afirmações abaixo e assinale 
a alternativa correta: 
I. Na “velha” saúde pública, a educação em saúde tinha um único enfoque, o da 
prevenção de doenças. 
II. A “nova” educação em saúde deve superar a conceituação biomédica de 
saúde e abranger objetivos mais amplos, uma vez que a saúde deixa de ser 
apenas a ausência de doenças para ser uma fonte de vida. 
III. Na “nova” educação em saúde, o indivíduo deve ser estimulado a tomar 
decisões sobre a sua própria vida, uma noção de autonomia que cria um ideal de 
autogoverno. 
 
Resposta Selecionada: b. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
 
 
• Pergunta 5 
0,3 em 0,3 pontos 
 
Segundo Oliveira (2005) temos como elementos de discussão o que chama de 
modelo preventivo e modelo radical de educação em saúde. Cabe dizer que a 
nomenclatura para os modelos pedagógicos, em especial os modelos de 
educação em saúde, apresentam variações conforme os autores estudados, 
porém, a base teórico‐filosófica desses modelos pode clarificar os pressupostos 
de cada um. Com relação ao modelo preventivo e modelo radical, assinale a 
alternativa incorreta: 
 
Resposta 
Selecionada: 
c. 
No modelo radical de educação em saúde, o objetivo da 
prevenção de doenças deve ser alcançado por meio da 
persuasão dos indivíduos, para que esses adotem modos de vida 
saudáveis ou comportamentos considerados pelos profissionais 
do campo da biomedicina como compatíveis com a saúde. 
 
 
• Pergunta 6 
0,3 em 0,3 pontos 
 
A importância dada à educação no âmbito da saúde é apresentada em vários 
momentos históricos, sempre buscando que as práticas diárias pudessem 
favorecer a longevidade das pessoas. Sendo assim, podemos falar em uma tríade 
 
 
#interna 
educação-saúde-prática para orientar cada momento social e cultural. Com 
relação aos modelos de educação em saúde, assinale a alternativa correta: 
Resposta 
Selecionada: 
d. 
Na “pedagogia tradicional”, o educador torna‐se o único e real 
sujeito, sendo que, em vez de comunicar‐se, apenas faz 
“comunicados” aos educandos, meros objetos que recebem 
pacientemente, memorizam e repetem. 
 
 
• Pergunta 7 
0,3 em 0,3 pontos 
 
O educador Paulo Freire não foi o inventor da educação popular, porém, foi 
quem primeiro sistematizou teoricamente a experiência acumulada através deste 
movimento. Por esse motivo, em muitos países a educação popular costuma ser 
chamada de pedagogia freiriana. Com relação a esse tema, assinale a alternativa 
correta: 
 
Resposta 
Selecionada: 
a. 
A Fundação Nacional de Saúde (2007) acredita que a educação 
em saúde é uma prática social, contínua, sistemática e 
permanente que envolve a capacitação do indivíduo na 
aquisição de uma consciência crítica a respeito de seus 
problemas de saúde. 
 
 
• Pergunta 8 
0,3 em 0,3 pontos 
 
Para Paulo Freire (2006), educar exige condições básicas que são apresentadas 
em seu livro intitulado Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a 
prática educativa, nesta obra, ele consegue sintetizar suas ideias e produções 
anteriores e contribui com ensinamentos. Com relação aos seus ensinamentos do 
livro, assinale a incorreta: 
 
Resposta Selecionada: d. 
Reconhecer que a educação é normativa e autoritária. 
 
 
• Pergunta 9 
0,3 em 0,3 pontos 
 
Com relação aos ensinamentos de Paulo Freire, analise as afirmações abaixo e 
assinale a alternativa correta: 
I. Ensinar exige: rigorosidade metódica; pesquisa; respeito aos saberes dos 
educandos; criticidade; estética e ética; a corporificação das palavras pelo 
exemplo; risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação; 
reflexão crítica sobre a prática; o reconhecimento e a assunção da identidade 
cultural. 
 
 
#interna 
II. Ensinar exige: consciência do inacabamento; reconhecimento de ser 
condicionado; respeito à autonomia do ser educando; bom senso; curiosidade; 
apreensão da realidade; alegria e esperança; convicção de que a mudança é 
possível; humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores. 
III. Ensinar exige: competência profissional e generosidade; comprometimento; 
compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo; liberdade e 
autoridade; tomada consciente de decisões; saber escutar; reconhecer que a 
educação é ideológica; disponibilidade para o diálogo; querer bem aos 
educandos. 
Resposta Selecionada: c. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
 
 
• Pergunta 10 
0,3 em 0,3 pontos 
 
Os conceitos no campo da saúde pública evoluem a cada momento histórico. 
Houve um momento em que a educação em saúde tinha como foco a prevenção 
de doenças. Com a necessidade de superar o conceito biomédico, a educação em 
saúde deixa de ser resumidamente prevenir doenças, mas fazer com que o 
indivíduo tenha a capacidade de buscar por uma vida completa mais saudável. 
Com relação à promoção da saúde, analise as afirmações abaixo e assinale a 
alternativa correta: 
I. As direções propostas pela OMS para a promoção da saúde incluem a 
necessidade da redução das desigualdades sociais e construção de uma 
comunidade ativa. 
II. A atuação do profissional de saúdeestá em focalizar o potencial da pessoa 
para o bem‐estar e encorajá‐la a modificar hábitos pessoais, estilo de vida e 
ambiente, de modo a reduzir os riscos e aumentar a saúde e o bem‐estar. 
III. Pela complexidade dos fatores envolvidos no fenômeno saúde, a promoção 
da saúde passa a ser compreendida como um investimento na articulação de 
todos esses fatores, visando minimizar as possibilidades de saúde e intensificar a 
doença. 
 
Resposta Selecionada: d. 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina