Prévia do material em texto
Questão 1/10 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“O continente americano nos dá o segundo exemplo de regionalização dos Direitos Humanos, no âmbito da OEA e da cooperação interamericana, ao instituir um mecanismo de proteção sofisticado, fortemente inspirado no modelo europeu. A qualidade do discurso de proclamação contrasta - deve-se afirmar - singularmente, com a situação real dos Direitos Humanos na América Central ou na América do Sul”.
Fonte: BICUDO, Hélio. Defesa dos direitos humanos: sistemas regionais. Estud. av., São Paulo, v. 17, n. 47, p. 225-236, Apr. 2003. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000100014&lng=en&nrm=iso>. access on 19 Feb. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142003000100014.
Com base nos seus conhecimentos sobre o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos (SIDH), analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise correta.
I. Existem dois sistemas de proteção em Direitos Humanos e Justiça internacional que embasam o sistema interamericano de proteção dos direitos humanos.
II. O primeiro é o sistema de responsabilização dos Estados americanos, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o segundo é o sistema da Convenção Americana de Direitos Humanos.
III. Os antecedentes do SIDH são marcados pela Declaração Europeia de Direitos Humanos, de 1948, bem como por outros instrumentos jurídicos que o precederam.
IV. O SIDH é fundamentado por questões normativas, como a Declaração Americana de Direitos e Deveres do Homem, a Carta da Organização dos Estados Americanos, a Convenção Americana de Direitos Humanos.
Nota: 0.0
A
Está correta apenas a afirmativa II
B
Estão corretas apenas as afirmativas I e III
C
Estão corretas apenas as afirmativas II e III
D
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV). As afirmativas I (Existem dois sistemas de proteção em Direitos Humanos e Justiça internacional que embasam o sistema interamericano de proteção dos direitos humanos), II (O primeiro é o sistema de responsabilização dos Estados americanos, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o segundo é o sistema da Convenção Americana de Direitos Humanos) e IV (O SIDH é fundamentado por questões normativas, como a Declaração Americana de Direitos e Deveres do Homem, a Carta da Organização dos Estados Americanos, a Convenção Americana de Direitos Humanos) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “O SIDH é composto por dois regimes: um baseado na Carta da OEA, cujo órgão de salvaguarda é a Comissão IDH, e outro fundamentado na CADH, conhecida como Pacto de São José da Costa Rica, o qual compreende a mesma Comissão e a Corte IDH. Os antecedentes do SIDH são marcados pela Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem, de 1948, bem como por outros instrumentos jurídicos que o precederam. É o caso de convenções sobre direitos de estrangeiros e de cidadãos naturalizados, sobre asilo, sobre direitos da mulher, bem como de resoluções e declarações das conferências interamericanas sobre direitos humanos. O período de formação do sistema propriamente dito surgiu com a criação da Comissão CIDH e com o gradual aumento de suas competências. O sistema foi, então, consolidado a partir da entrada em vigor da CADH e vive sua fase de aperfeiçoamento por meio do surgimento de novos tratados, além da importante jurisprudência desenvolvida pela Corte IDH (Trindade, 2000, p. 107-108). Apesar de a Comissão IDH fazer parte de ambos os regimes (tanto da OEA quanto da CADH), estes não se confundem. Enquanto no âmbito da OEA todos os Estados-membros da organização compõem essa estrutura, no âmbito da CADH apenas aqueles que a ratificaram se comprometem com o seu texto. O regime baseado na CADH conta, ainda, com a Corte IDH, cuja jurisdição precisa ser aceita de forma expressa pelos Estados”.
A afirmativa III (Os antecedentes do SIDH são marcados pela Declaração Europeia de Direitos Humanos, de 1948, bem como por outros instrumentos jurídicos que o precederam) está incorreta porque apresenta uma informação equivocada acerca do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 132 e 133).
E
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III
Questão 2/10 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“O primeiro caso em que aparece é Handyside vs. Reino Unido, no qual se discutia a comercialização de um livro considerado obsceno e que fora editado pelo Sr. Richard Handyside. Nesse caso, apreciação, a Corte Europeia de Direitos Humanos se manifestou no sentido de que caberia à sociedade britânica - com base em seus valores morais - decidir se deveria ou não adotar as restrições ao direito à liberdade de expressão que estavam sendo discutidas” (Adaptado).
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 2).
Tendo como referência o conteúdo abordado sobre o sistema europeu de direitos humanos, que trata sobre a margem de apreciação, analise os enunciados abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta entre as afirmativas verdadeiras e falsas.
( ). A margem de apreciação é uma doutrina criada jurisprudencialmente e consolidada ao longo do tempo por meio de julgamentos de casos.
( ). Desde a primeira aparição, foi fundamento de centenas de decisões, passando a ser aplicada em outras Cortes além da Corte Europeia de Direitos Humanos.
( ). Para o conceito de “margem de apreciação” a responsabilidade pela proteção dos direitos humanos pertence a todos os Estados do globo. A ideia é que o Estado não possui espaço para definir e processar determinados casos.
( ). Ela encontra seu fundamento na subsidiariedade da jurisdição internacional e dispõe que determinadas questões polêmicas relacionadas com as restrições estatais a direitos protegidos devem ser discutidas e dirimidas pelas comunidades nacionais, não podendo o juiz internacional apreciá-las.
Nota: 0.0
A
V, F, V, V
B
V, V, F, V
A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (V, V, F, V). As afirmativas I (A margem de apreciação é uma doutrina criada jurisprudencialmente e consolidada ao longo do tempo por meio de julgamentos de casos), II (Desde a primeira aparição, foi fundamento de centenas de decisões, passando a ser aplicada em outras Cortes além da Corte Europeia de Direitos Humanos) e IV (Ela encontra seu fundamento na subsidiariedade da jurisdição internacional e dispõe que determinadas questões polêmicas relacionadas com as restrições estatais a direitos protegidos devem ser discutidas e dirimidas pelas comunidades nacionais, não podendo o juiz internacional apreciá-las) são verdadeiras. De acordo com o livro base da disciplina, “Uma das características mais significativas da jurisdição da Corte EDH é a doutrina da “margem de apreciação" (margin of appreciation). A função jurisdicional de qualquer tribunal é marcada pelo caráter definitivo de seus pronunciamentos finais, que não podem ser revogados nem alterados por nenhuma outra instância. Tal força se materializa nas sentenças do Tribunal, as quais, no âmbito do SEDH, são expressadas a partir do art. 46.1 da Convenção EDH, estabelecendo que os Estados-membros se comprometem a acatar as decisões da Corte (Council of Europe, 2013). A margem de apreciação não está prevista no texto da Convenção EDH, mas foi construída pela Corte em sua jurisprudência, sendo o primeiro dos Tribunais a trazer esse conceito. Desde a primeira aparição, foi fundamento de centenas de decisões, passando a ser aplicada em outras Cortes além da Corte EDH - contudo, em menor frequência. Sua relevânciapara o direito internacional dos direitos humanos é indiscutível, permanecendo até hoje como grande objeto de discussão internacionalmente. Ao mesmo tempo, sua definição é vista de forma problemática por muitos autores (Legg, 2012, p. 39), havendo sido amplamente comentada e, não raro, criticada. De toda forma, é a margem de apreciação uma doutrina criada jurisprudencialmente, consolidada ao longo do tempo por meio dos julgamentos de casos. Ela encontra seu fundamento na subsidiariedade da jurisdição internacional e dispõe que determinadas questões polêmicas relacionadas com as restrições estatais a direitos protegidos devem ser discutidas e dirimidas pelas comunidades nacionais, não podendo o juiz internacional apreciá-las. Assim, reflete a concepção de que a responsabilidade pela proteção dos direitos humanos está atrelada primariamente aos Estados contratantes da Convenção. A ideia de deferência no exercício judicial aparece no sentido de que o Estado tem espaço para definir e processar determinado caso”.
A afirmativa III (Para o conceito de “margem de apreciação” a responsabilidade pela proteção dos direitos humanos pertence a todos os Estados do globo. A ideia é que o Estado não possui espaço para definir e processar determinados casos.) é falsa porque apresenta informações equivocadas acerca da margem de apreciação.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 88 e 89).
C
V, F, V, F
D
F, V, F, V
E
F, V, F, F
Questão 3/10 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“A origem do sistema global de proteção dos direitos humanos guarda forte relação com os conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX, marcadamente as duas grandes Guerras Mundiais. Diante das violações perpetradas com base em uma ideia de soberania estatal absoluta, a comunidade internacional viu a necessidade de criar mecanismos de defesa dos indivíduos em um âmbito global, os quais teriam o condão de mitigar os limites territoriais em prol do valor da pessoa humana”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 1).
Com base no livro “Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional”, analise as opções abaixo e assinale a alternativa que contém o nome de um mecanismo extraconvencional do sistema global de proteção dos direitos humanos.
Nota: 10.0
A
A Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de todos os Trabalhadores Migrantes e suas famílias e seu comitê.
B
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006) e seu protocolo facultativo e seu comitê.
C
O Comitê sobre Direitos das Crianças.
D
O Comitê sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
E
O Conselho de Direitos Humanos da Organizações da Nações Unidas (ONU).
Você acertou!
A alternativa correta é: (O Conselho de Direitos Humanos da Organizações da Nações Unidas (ONU)). Segundo o livro base da disciplina, “Por meio dos mecanismos convencionais - representados pelos comitês vinculados a esses instrumentos - e extraconvencionais - entre os quais se destaca o Conselho de Direitos Humanos da ONU -, o sistema global de proteção busca atuar de maneira eficiente na promoção, na proteção e na reparação em casos de violações de direitos humanos”. Essa informação pode ser verificada na página 73 do livro base da disciplina. As demais afirmativas estão incorretas porque não se referem ao sistema extraconvencional de proteção global dos direitos humanos.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 73).
Questão 4/10 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Em 27 de maio de 1970, a Resolução n. 1503 (XLVI11) do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) autorizou que a Comissão de Direitos Humanos instituísse um procedimento para analisar comunicações individuais relativas a um padrão consistente de graves violações de direitos humanos. Esse mecanismo confidencial, cujo trâmite era restrito ao conhecimento dos membros da Comissão, ficou conhecido como Procedimento 1503. A sobrevivência desse instrumento quando da criação do Conselho foi garantida pela mesma disposição que impôs a continuidade dos procedimentos especiais, visto que a revisão dos mandatos, dos mecanismos, das funções e das responsabilidades herdados da Comissão teria também o fim de manter o procedimento de queixas (complaints procedure). O Conselho, portanto, em seu art. 85, dispõe de um procedimento de queixas iniciado por comunicações individuais para tratar, com base em informações verossímeis, de padrões consistentes de graves violações de “todos os direitos humanos e todas as liberdades fundamentais que ocorram em qualquer lugar do mundo e em qualquer circunstância" (UN, 2007a). O tratamento das comunicações deve ser imparcial, objetivo, eficiente, orientado às vítimas, conduzido tempestivamente e, para que se maximize a cooperação dos Estados, confidencial - art. 86 da Resolução n. 5/1 do Conselho (UN, 2007a)”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 1).
As assertivas abaixo tratam dos requisitos necessários para admissibilidade do procedimento de queixas no âmbito do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Partindo dos conteúdos trabalhados em Direitos Humanos, classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Não tiver motivação manifestamente política e tiver objeto compatível com a Carta da ONU, com a DUDH e com outros instrumentos de direitos humanos.
II. Contiver uma descrição fática das violações alegadas, incluindo a discriminação dos direitos supostamente violados.
III. Utilizar uma linguagem agressiva e abusiva.
IV. Ser baseada exclusivamente em informações disseminadas por meios de comunicação de massa.
Nota: 10.0
A
V, F, V, V
B
V, V, F, F
Você acertou!
A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (V, V, F, F). As afirmativas I (Não tiver motivação manifestamente política e tiver objeto compatível com a Carta da ONU, com a DUDH e com outros instrumentos de direitos humanos) e II (Contiver uma descrição fática das violações alegadas, incluindo a discriminação dos direitos supostamente violados) são verdadeiras. De acordo com o livro base da disciplina “Segundo o art. 87 da Resolução n. 5/1 (UN, 2007a) do Conselho de Direitos Humanos, uma comunicação será admissível para o procedimento de queixas se:
a. Não tiver motivação manifestamente política e tiver objeto compatível com a Carta da ONU, com a DUDH e com outros instrumentos de direitos humanos.
b. Contiver uma descrição fática das violações alegadas, incluindo a discriminação dos direitos supostamente violados.
c. Não utilizar linguagem abusiva.
d. For submetida por uma pessoa ou por um grupo de pessoas que aleguem ser vítimas, ou por qualquer pessoa ou grupo de pessoas, incluindo ONGs, que estejam agindo de boa-fé e de acordo com os princípios dos direitos humanos.
e. Não for baseada exclusivamente em informações disseminadas por meios de comunicação de massa.
f. Não se referir a um caso que aparente revelar, por meio de informações verossímeis, um padrão consistente de graves violações de direitos já sendo tratado por um procedimento especial, por um Comitê temático vinculado a uma Convenção específica ou por qualquer outro procedimento de queixas similar em matéria de direitos humanos nas Nações Unidas ou cm órgãos regionais.
g. Os recursos internos forem previamente esgotados, exceto se esses recursos aparentam ser inefetivosou injustificada mente demorados”.
As afirmativas III (Utilizar uma linguagem agressiva e abusiva) e IV (Ser baseada exclusivamente em informações disseminadas por meios de comunicação de massa) são, portanto, falsas.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 44).
C
V, V, F, V
D
F, V, F, V
E
V, F, V, F
Questão 5/10 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Na Conferência Interamericana sobre Problemas da Guerra e da Paz, que ocorreu de 21 de fevereiro a 8 de março de 1945, na Cidade do México, havia uma forte vontade de criar um instrumento na região americana cujo objetivo principal seria a proteção dos direitos humanos. Dessa conferência, foi encomendada ao Comitê Jurídico Interamericano a redação de um anteprojeto da Declaração de Direitos e Deveres Internacionais do Homem (Ledesma, 2004, p. 31). Na IX Conferência Internacional Americana, celebrada em Bogotá, de 30 de março a 2 de maio de 1948, os Estados americanos aprovaram dois importantes instrumentos jurídicos em matéria de direitos humanos: a Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 3).
Com base nos seus conhecimentos sobre a Organização dos Estados Americanos (OEA), analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise correta:
I. A Carta da OEA proclama, já em seu preâmbulo, “um regime de liberdade individual e de justiça social, fundado no respeito dos direitos essenciais do homem".
II. A Carta da OEA consagra, dentro das Nações Unidas, a OEA como um organismo de abrangência estritamente regional (quer dizer, subnacional).
III. Dentre os seus princípios, reafirma os direitos fundamentais da pessoa humana, sem fazer distinção de raça, nacionalidade, credo ou sexo.
IV. O único (e exclusivo) requisito para a titularidade de direitos é a condição de pessoa dotada de saber e conhecimento técnico.
Nota: 10.0
A
Está correta apenas a afirmativa II
B
Estão corretas apenas as afirmativas I e III
Você acertou!
A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Estão corretas apenas as afirmativas I e III). As afirmativas I (A Carta da OEA proclama, já em seu preâmbulo, “um regime de liberdade individual e de justiça social, fundado no respeito dos direitos essenciais do homem") e III (Dentre os seus princípios, reafirma os direitos fundamentais da pessoa humana, sem fazer distinção de raça, nacionalidade, credo ou sexo) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “A Carta da OEA proclama, já em seu preâmbulo, “um regime de liberdade individual e de justiça social, fundado no respeito dos direitos essenciais do homem" (OEA, 1948a), e consagra, dentro das Nações Unidas, a OEA como um organismo regional. Dentre os seus princípios, reafirma os direitos fundamentais da pessoa humana, sem fazer distinção de raça, nacionalidade, credo ou sexo”.
As afirmativas II (A Carta da OEA consagra, dentro das Nações Unidas, a OEA como um organismo de abrangência estritamente regional (quer dizer, subnacional)) e IV (O único (e exclusivo) requisito para a titularidade de direitos é a condição de pessoa dotada de saber e conhecimento técnico) estão incorretas porque apresentam informações equivocadas acerca da OEA.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 127 e 128).
C
Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
D
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III
Questão 6/10 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“O Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais (doravante, PIDESC), adotado pela Assembleia Geral da ONU, em 1966, entrou em vigor no dia 3 de janeiro de 1976. O PIDESC consagra diversos direitos sociais, como o direito à segurança social, incluindo a assistência social, bem como o direito a um nível de vida suficiente (artigos 9.º e 11.º, respetivamente). Mas os direitos económicos, sociais e culturais constantes do Pacto devem ser lidos numa perspectiva de acordo com a qual os particulares “devem usufruir dos direitos, das liberdades e da justiça social de forma simultânea”, sendo que a proteção desses mesmos direitos é necessária na medida em que “o direito a uma vida condigna não pode ser atingido a não ser que as necessidades básicas da vida – trabalho, alimentação, habitação, saúde, educação e cultura – estejam, adequada e equitativamente, acessíveis a todos" (Adaptado).
Fonte: BRAS, Afonso. O Núcleo Essencial dos Direitos Sociais na Ordem Jurídica Internacional. e-Pública, Lisboa, v. 3, n. 2, p. 194-208, nov. 2016. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183184X2016000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2019.
Partindo da contextualização acima e do livro base da disciplina de “Direitos Humanos”, assinale a alternativa que descreve corretamente dois dos principais direitos econômicos, sociais e culturais previstos pelo Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
Nota: 10.0
A
“Direito à não discriminação” e “Direito à propriedade privada”.
B
“Direito à seguridade social” e “Auxílio moradia”.
C
“Direito a condições dignas de vida” e “Direito à educação”.
Você acertou!
A alternativa correta é: (Direito a condições dignas de vida - Direito à educação). Essa informação pode ser verificada na página 59 do livro base da disciplina. De acordo com o mesmo os principais direitos econômicos, sociais e culturais são:
“• Direito à não discriminação.
Direito ao trabalho.
Direito de associação.
Direito à seguridade social.
Proteção da família.
Direito a condições dignas de vida.
Direito à saúde.
Direito à educação.
Direito à participação na vida cultural”.
As demais alternativas estão, portanto, incorretas.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 59).
D
“Direito à participação na vida cultural” e “Direito à discriminação”.
E
“Proteção da família” e “Seguro desemprego”.
Questão 7/10 - Direitos Humanos
Leia o trecho a seguir:
"No corredor da morte no Malauí, na África Oriental, Byson Kaula quase foi executado três vezes, mas a cada ocasião o algoz parou de trabalhar antes de enforcar todos os condenados da lista. E assim ele foi sobrevivendo, até que o país encerrou a política de execuções [...] Isso aconteceu no final da era do regime totalitário de Hastings Banda, que controlava o país desde 1964. Byson lembra bem do horror de esperar sua vez no que chama de "máquina da morte". "Quando me disseram 'pode ir à área dos condenados e esperar a sua vez de ser enforcado', senti que já tinha morrido", diz ele. Na época, só havia um algoz, um homem da África do Sul que viajava por países executando condenados. Quando chegava ao Malauí, a cada dois meses, os prisioneiros sabiam que seu tempo estava acabando".
Fonte: GOODHART, Mark. Pena de morte: ‘Escapei porque o algoz estava cansado demais para me enforcar’. BBC News Malauí. 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47326281>.
A discussão sobre a pena de morte é um tema de grande importância para os Direitos Humanos. Desse modo, no continente americano essa questão também é regulada pelo Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Tendo isso em conta e os conteúdos trabalhados na disciplina, analise as afirmações abaixo:
I. A Convenção Americana de Direitos Humanos consagra o direito à vida em seu artigo 4°, de modo que em suadimensão negativa a Convenção proíbe em qualquer circunstância a aplicação da pena de morte.
II. Dessa maneira, os países nos quais a pena de morte ainda não foi abolida sofrem sanções proveniente da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
III. De acordo com a Convenção Americana de Direitos Humanos, uma vez abolida a pena de morte por um Estado, ela não poderá mais ser restituída.
IV. A Convenção Americana de Direitos Humanos protege, ainda, a dimensão positiva do direito à vida, uma vez que o Estado deve garantir as condições adequadas e necessárias para a vida do ser humano.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
A
Apenas as afirmações III e IV estão corretas
Apenas as afirmações III e IV estão corretas. Isso porque, de acordo com o livro base, a afirmação III está correta porque segundo a Convenção Americana de Direitos Humanos uma vez abolida a pena de morte por um Estado, ela não poderá mais ser restituída nessa localidade (p. 136). A afirmação IV está correta porque a Convenção Americana de Direitos Humanos protege, ainda, a dimensão positiva do direito à vida, uma vez que o Estado deve garantir as condições adequadas e necessárias para a vida do ser humano (p. 136). A afirmação I está incorreta porque a Convenção Americana de Direitos Humanos consagra o direito à vida em seu artigo 4°. Porém, a Convenção veda a pena de morte com ressalvas em casos específicos (p. 136). A afirmação II está incorreta porque os países nos quais a pena de morte ainda não foi abolida não sofrem sanções proveniente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (p. 136).
Fonte: FACHIN, Melina Girardi. Guia de proteção dos Direitos Humanos: sistemas internacionais e constitucionais. Curitiba: Intersaberes, 2019. Capítulo 3.
B
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas
C
Apenas as afirmações II e IV estão corretas
D
Apenas as afirmações I, II e III estão corretas
E
Apenas as afirmações II e III estão corretas
Questão 8/10 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“A Resolução n. 60/251 da Assembleia Geral criou o Conselho de Direitos Humanos e atribuiu a esse órgão a função de empreender uma Revisão Periódica Universal (RPU) do cumprimento, por parte de cada Estado, de suas obrigações e de seus compromissos de direitos humanos, de modo que garanta universalidade de cobertura e tratamento igualitário em relação a todos os Estados. Também dispôs, em seu art. 50, que essa revisão deve ser “um mecanismo cooperativo, baseado em um diálogo interativo, com o envolvimento integral do país em questão” (UN, 2006)”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 1).
Com base nos seus conhecimentos sobre a Revisão Periódica Universal mencionada na contextualização acima, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A revisão é “imprevisível”, ou seja, não possui um cronograma fixo, é realizado por meio de um sorteio aleatório. Essa medida tem por objetivo proporcionar um caráter incerto ao processo facilitando a identificação de crimes contra os direitos humanos.
II. Por meio da RPU, os Estados componentes do Conselho analisam o histórico e a situação de direitos humanos de todos Estados-membros da ONU, com o objetivo de verificar o cumprimento das obrigações internacionais por eles assumidas em matéria de direitos humanos.
III. A PRU é realizada por meio de um mecanismo de revisão por pares (peer review), de caráter voluntário e cooperativo, criado para eliminar a politização e a seletividade identificadas no funcionamento da Comissão.
IV. A revisão tem como parâmetros a Carta das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os instrumentos de direitos humanos dos quais o Estado é parte e, ainda, as promessas e os compromissos voluntários assumidos pelo Estado.
Nota: 10.0
A
Estão corretas apenas as afirmativas II e III
B
Estão corretas apenas as afirmativas I e II
C
Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
D
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E
Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV
Você acertou!
A alternativa correta é: (Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV). As afirmativas II (Por meio da RPU, os Estados componentes do Conselho analisam o histórico e a situação de direitos humanos de todos Estados-membros da ONU, com o objetivo de verificar o cumprimento das obrigações internacionais por eles assumidas em matéria de direitos humanos), III (A PRU é realizada por meio de um mecanismo de revisão por pares (peer review), de caráter voluntário e cooperativo, criado para eliminar a politização e a seletividade identificadas no funcionamento da Comissão) e IV (A revisão tem como parâmetros a Carta das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os instrumentos de direitos humanos dos quais o Estado é parte e, ainda, as promessas e os compromissos voluntários assumidos pelo Estado) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “Por meio da RPU, os Estados componentes do Conselho analisam o histórico e a situação de direitos humanos de todos Estados-membros da ONU, com o objetivo de verificar o cumprimento das obrigações internacionais por eles assumidas em matéria de direitos humanos. Trata-se de um mecanismo de revisão por pares {peer review), de caráter voluntário e cooperativo, criado para eliminar a politização e a seletividade identificadas no funcionamento da Comissão” (p.34). “...Busca-se alcançar esse objetivo em duas principais frentes. Em primeiro lugar, a revisão é “universal”: todos os Estados-membros da ONU estão sujeitos ao escrutínio de seus pares no Conselho, sem que haja arbitrariedade para a escolha dos sujeitos da revisão. A universalidade também diz respeito à análise da situação geral dos direitos humanos no Estado revisado, diferentemente do trabalho dos comitês, limitados ao tema das convenções específicas. Em segundo lugar, a revisão é “periódica”, ou seja, segue um cronograma fixo e previsível, com o objetivo de que tenha caráter sistemático e não reflita preocupações momentâneas de Estados ou grupos de Estados...”. “A revisão tem como parâmetros a Carta das Nações Unidas, a DUDH, os instrumentos de direitos humanos dos quais o Estado é parte e, ainda, as promessas e os compromissos voluntários assumidos pelo Estado (inclusive durante a candidatura para a eleição ao Conselho)” (p. 35).
A afirmativas I (A revisão é “imprevisível”, ou seja, não possui um cronograma fixo, é realizado por meio de um sorteio aleatório. Essa medida tem por objetivo proporcionar um caráter incerto ao processo facilitando a identificação de crimes contra os direitos humanos) é incorreta porque apresenta informações equivocadas acerca da Revisão Periódica Universal (RPC).
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 34 e 35).
Questão 9/10 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Segundo Luiz Felipe Lampreia, na data de 10 de dezembro de 1948 foi adotada, pela ONU, na Assembleia Geral, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nesse período o mundo estava ainda sofrendo os impactos da Segunda Guerra Mundial, e sentiram a necessidade de um documento que positivasse e estabelecesse os direitos humanos fundamentais. Dessa forma, a Organização das Nações Unidas não poderia se omitir, deveria se posicionar e colocar esse assunto à frente, dando a devida importância a ele. Essa declaração foi o primeiro documento de âmbito internacional e específico sobre os direitos humanos. Anteriormente, na elaboração da Carta da ONU, ficou estabelecido que os direitos humanos precisavam de expansão, e que não poderiam mais ser somente de jurisdição interna dos Estados. Então, além da criação da ONU, foi dado o pontapé inicial de compromisso com a proteção dessesdireitos. A referida Declaração, elaborada com o intuito de atingir todos os povos e nações, traz em seu bojo os direitos fundamentais, civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, sem distinção de raça, cor, etnia, sexo e outros”.
Fonte: LENCI PACCOLA, Amanda Thereza. Proteção internacional dos direitos humanos. Rev. secr. Trib. perm. revis., Asunción, v. 5, n. 10, p. 227-245, Oct. 2017. Available from <http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017001000227&lng=en&nrm=iso>. access on 19 Feb. 2019. http://dx.doi.org/10.16890/rstpr.a5.n10.p227.
Partindo do conteúdo trabalhado no livro “Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional”, que aborda o sistema universal de proteção dos direitos humanos, analise os enunciados abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta.
I. O sistema universal de proteção dos direitos humanos é definido como o conjunto de instrumentos legais, órgãos, competências e procedimentos que, por ser institucionalmente vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), não pode ser restrito a uma região geográfica do planeta, pois tem aplicabilidade global.
II. Diante dessa perspectiva, o indivíduo deixa de ser apenas cidadão de seu país e passa a ser visto como membro da sociedade humana, como cidadão do mundo.
III. O único e exclusivo requisito para a titularidade de direitos é a condição de pessoa dotada de saber e conhecimento técnico. Assim é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado no mérito.
IV. A agenda internacional passou a conjugar emergentes preocupações relativas à promoção e à proteção dos direitos humanos, de modo que apenas com a fundação das Nações Unidas tornou-se possível afirmar a existência de uma preocupação consciente e organizada dos direitos humanos, baseada na cooperação econômica e social e na coexistência pacífica entre os Estados.
Nota: 0.0
A
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
A alternativa correta é: (Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas). As afirmativas I (O sistema universal de proteção dos direitos humanos é definido como o conjunto de instrumentos legais, órgãos, competências e procedimentos que, por ser institucionalmente vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), não pode ser restrito a uma região geográfica do planeta, tem aplicabilidade global), II (Diante dessa perspectiva, o indivíduo deixa de ser apenas cidadão de seu país e passa a ser visto como membro da sociedade humana, como cidadão do mundo) e IV (A agenda internacional passou a conjugar emergentes preocupações relativas à promoção e à proteção dos direitos humanos, de modo que apenas com a fundação das Nações Unidas tornou-se possível afirmar a existência de uma preocupação consciente e organizada dos direitos humanos, baseada na cooperação econômica e social e na coexistência pacífica entre os Estados) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “...O sistema universal de proteção dos direitos humanos é entendido como o conjunto de instrumentos legais, órgãos, competências e procedimentos que, por ser institucionalmente vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) — não pode ser restrito a uma região geográfica do planeta -, tem aplicabilidade global...”. “...A agenda internacional passou a conjugar emergentes preocupações relativas à promoção e à proteção dos direitos humanos, de modo que apenas com a fundação das Nações Unidas tornou-se possível afirmar a existência de uma preocupação consciente e organizada dos direitos humanos, baseada na cooperação econômica e social e na coexistência pacífica entre os Estados...”. “...O indivíduo, a partir desse momento, deixa de ser apenas cidadão de seu país e passa a ser visto como membro da sociedade humana, como cidadão do mundo. O único e exclusivo requisito para a titularidade de direitos é, assim, a condição de pessoa e, em contraposição aos modelos totalitários que os negavam de forma absoluta a certas coletividades, o fundamento da noção contemporânea de direitos humanos é o princípio da dignidade da pessoa humana...” (p. 24, 25 e 26). A afirmativa III (O único e exclusivo requisito para a titularidade de direitos é a condição de pessoa dotada de saber e conhecimento técnico. Assim é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado no mérito) está, portanto, incorreta.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 24, 25 e 26).
B
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
C
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
D
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
E
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Questão 10/10 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“O procedimento da Corte EDH é regido pela Convenção, em menor parte, mas principalmente seu Regulamento (Rules of Court). Este é composto por 111 artigos e é de autoria da própria Corte, conforme previsto no art. 25, “d”, da Convenção. A legitimidade ativa se refere a indivíduos, a grupos de indivíduos, a ONGs ou mesmo Estado que alegue ter sido vítima de violação, caso no qual um Estado apresentará queixa em face de outro. Além disso, a jurisprudência da Corte EDH reconheceu a possibilidade de pessoas jurídicas no polo ativo das demandas, como no Caso Autronic AG vs. Suíça (Council of Europe, 1990). É um elemento marcante do SEDH a possibilidade de que indivíduos acionem diretamente o sistema de proteção por meio da Corte, sendo que qualquer pessoa, grupo ou ONG poderá acessar o organismo responsável pela supervisão no caso de queixas individuais”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 2).
Partindo dos conteúdos trabalhado no livro “Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional”, que trata sobre a política de prioridades da Corte Europeia de Direitos Humanos no processamento de petições, analise as afirmativas abaixo, entre verdadeiras (V) e falsas (F), e selecione a alternativa que apresenta a sequência correta acerca das categorias que possuem prioridade na tramitação.
( ). Questões de opinião pública: queixas de violações apresentadas e disseminadas por meios de comunicação de massa.
( ). Queixas urgentes: em que há risco particular à vida ou à integridade física do peticionário.
( ). Questões de interesse geral: são as primeiras queixas que possam ter efeitos na efetividade do sistema, seja uma situação estrutural, sejam aquelas situações que se referem a questões capazes de trazer implicações à legislação doméstica do Estado.
( ). Queixas potencialmente bem fundamentadas nos artigos alegados.
Nota: 10.0
A
V, F, V, V
B
F, V, V, V
Você acertou!
A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (F, V, V, V). As afirmativas II (Queixas urgentes: em que há risco particular à vida ou à integridade física do peticionário), III (Questões de interesse geral: são as primeiras queixas que possam ter efeitos na efetividade do sistema, seja uma situação estrutural, sejam aquelas situações que se referem a questões capazes de trazer implicações à legislação doméstica do Estado) e IV (Queixas potencialmente bem fundamentadas nos artigos alegados) são verdadeiras. De acordo com o livro base da disciplina “Além desse instrumento, em junho de 2009 a Corte EDH adotou uma política de prioridade no processamento das petições, visando agilizar o procedimento de casos mais urgentes, estabelecendo sete categorias. Essa política foi revista em maio de 2017, sendo atualmente as categorias que têm prioridade na tramitação (Council o f Europe, 2017):
(i) Queixas urgentes: em que há risco particular à vida ou à integridade física do peticionário; quando o peticionário estiver preso como consequência direta da violação da Convenção alegada; quandose trate de circunstâncias relacionadas à esfera pessoal ou familiar do peticionário, especialmente quando o bem-estar de uma criança é envolvido.
(ii) Impacto na efetividade do Sistema Convencional ou Questões de Interesse Geral: são as primeiras queixas que possam ter efeitos na efetividade do sistema, seja uma situação estrutural que não tenha sido analisada pela Corte EDH até o momento, como os julgamentos piloto, sejam aquelas situações que se referem a questões capazes de trazer implicações à legislação doméstica do Estado ou ao SEDH.
(iii) Artigos 2 ,3 ,4 ou 5, parágrafo 1°, da Convenção Europeia: as queixas que se relacionem a esses artigos, definidos como “core rights".
(iv) Queixas potencialmente bem fundamentadas nos artigos alegados.
(v) Queixas que tragam questões já julgadas por meio de um caso paradigmático de ou julgamento piloto {“well established case-law cases").
(vi) Queixas identificadas como tendo problemas de admissibilidade.
(vii) Queixas que sejam manifestamente inadmissíveis”.
A afirmativa I (Questões de opinião pública: queixas de violações apresentadas e disseminadas por meios de comunicação de massa) é, portanto, falsa.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 107 e 108).
C
F, V, V, F
D
V, V, F, F
E
F, V, F, V