Prévia do material em texto
Questão 1/10 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“O procedimento da Corte EDH é regido pela Convenção, em menor parte, mas principalmente seu Regulamento (Rules of Court). Este é composto por 111 artigos e é de autoria da própria Corte, conforme previsto no art. 25, “d”, da Convenção. A legitimidade ativa se refere a indivíduos, a grupos de indivíduos, a ONGs ou mesmo Estado que alegue ter sido vítima de violação, caso no qual um Estado apresentará queixa em face de outro. Além disso, a jurisprudência da Corte EDH reconheceu a possibilidade de pessoas jurídicas no polo ativo das demandas, como no Caso Autronic AG vs. Suíça (Council of Europe, 1990). É um elemento marcante do SEDH a possibilidade de que indivíduos acionem diretamente o sistema de proteção por meio da Corte, sendo que qualquer pessoa, grupo ou ONG poderá acessar o organismo responsável pela supervisão no caso de queixas individuais”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 2).
Partindo dos conteúdos trabalhado no livro “Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional”, que trata sobre a política de prioridades da Corte Europeia de Direitos Humanos no processamento de petições, analise as afirmativas abaixo, entre verdadeiras (V) e falsas (F), e selecione a alternativa que apresenta a sequência correta acerca das categorias que possuem prioridade na tramitação.
( ). Questões de opinião pública: queixas de violações apresentadas e disseminadas por meios de comunicação de massa.
( ). Queixas urgentes: em que há risco particular à vida ou à integridade física do peticionário.
( ). Questões de interesse geral: são as primeiras queixas que possam ter efeitos na efetividade do sistema, seja uma situação estrutural, sejam aquelas situações que se referem a questões capazes de trazer implicações à legislação doméstica do Estado.
( ). Queixas potencialmente bem fundamentadas nos artigos alegados.
Nota: 0.0
A
V, F, V, V
B
F, V, V, V
A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (F, V, V, V). As afirmativas II (Queixas urgentes: em que há risco particular à vida ou à integridade física do peticionário), III (Questões de interesse geral: são as primeiras queixas que possam ter efeitos na efetividade do sistema, seja uma situação estrutural, sejam aquelas situações que se referem a questões capazes de trazer implicações à legislação doméstica do Estado) e IV (Queixas potencialmente bem fundamentadas nos artigos alegados) são verdadeiras. De acordo com o livro base da disciplina “Além desse instrumento, em junho de 2009 a Corte EDH adotou uma política de prioridade no processamento das petições, visando agilizar o procedimento de casos mais urgentes, estabelecendo sete categorias. Essa política foi revista em maio de 2017, sendo atualmente as categorias que têm prioridade na tramitação (Council o f Europe, 2017):
(i) Queixas urgentes: em que há risco particular à vida ou à integridade física do peticionário; quando o peticionário estiver preso como consequência direta da violação da Convenção alegada; quando se trate de circunstâncias relacionadas à esfera pessoal ou familiar do peticionário, especialmente quando o bem-estar de uma criança é envolvido.
(ii) Impacto na efetividade do Sistema Convencional ou Questões de Interesse Geral: são as primeiras queixas que possam ter efeitos na efetividade do sistema, seja uma situação estrutural que não tenha sido analisada pela Corte EDH até o momento, como os julgamentos piloto, sejam aquelas situações que se referem a questões capazes de trazer implicações à legislação doméstica do Estado ou ao SEDH.
(iii) Artigos 2 ,3 ,4 ou 5, parágrafo 1°, da Convenção Europeia: as queixas que se relacionem a esses artigos, definidos como “core rights".
(iv) Queixas potencialmente bem fundamentadas nos artigos alegados.
(v) Queixas que tragam questões já julgadas por meio de um caso paradigmático de ou julgamento piloto {“well established case-law cases").
(vi) Queixas identificadas como tendo problemas de admissibilidade.
(vii) Queixas que sejam manifestamente inadmissíveis”.
A afirmativa I (Questões de opinião pública: queixas de violações apresentadas e disseminadas por meios de comunicação de massa) é, portanto, falsa.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 107 e 108).
C
F, V, V, F
D
V, V, F, F
E
F, V, F, V
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 2/10 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“O continente americano nos dá o segundo exemplo de regionalização dos Direitos Humanos, no âmbito da OEA e da cooperação interamericana, ao instituir um mecanismo de proteção sofisticado, fortemente inspirado no modelo europeu. A qualidade do discurso de proclamação contrasta - deve-se afirmar - singularmente, com a situação real dos Direitos Humanos na América Central ou na América do Sul”.
Fonte: BICUDO, Hélio. Defesa dos direitos humanos: sistemas regionais. Estud. av., São Paulo, v. 17, n. 47, p. 225-236, Apr. 2003. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000100014&lng=en&nrm=iso>. access on 19 Feb. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142003000100014.
Com base nos seus conhecimentos sobre o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos (SIDH), analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise correta.
I. Existem dois sistemas de proteção em Direitos Humanos e Justiça internacional que embasam o sistema interamericano de proteção dos direitos humanos.
II. O primeiro é o sistema de responsabilização dos Estados americanos, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o segundo é o sistema da Convenção Americana de Direitos Humanos.
III. Os antecedentes do SIDH são marcados pela Declaração Europeia de Direitos Humanos, de 1948, bem como por outros instrumentos jurídicos que o precederam.
IV. O SIDH é fundamentado por questões normativas, como a Declaração Americana de Direitos e Deveres do Homem, a Carta da Organização dos Estados Americanos, a Convenção Americana de Direitos Humanos.
Nota: 10.0
A
Está correta apenas a afirmativa II
B
Estão corretas apenas as afirmativas I e III
C
Estão corretas apenas as afirmativas II e III
D
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV). As afirmativas I (Existem dois sistemas de proteção em Direitos Humanos e Justiça internacional que embasam o sistema interamericano de proteção dos direitos humanos), II (O primeiro é o sistema de responsabilização dos Estados americanos, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o segundo é o sistema da Convenção Americana de Direitos Humanos) e IV (O SIDH é fundamentado por questões normativas, como a Declaração Americana de Direitos e Deveres do Homem, a Carta da Organização dos Estados Americanos, a Convenção Americana de Direitos Humanos) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “O SIDH é composto por dois regimes: um baseado na Carta da OEA, cujo órgão de salvaguarda é a Comissão IDH, e outro fundamentado na CADH, conhecida como Pacto de São José da Costa Rica, o qual compreende a mesma Comissão e a Corte IDH. Os antecedentes do SIDH são marcados pela Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem, de 1948, bem como por outros instrumentos jurídicos que o precederam. É o caso de convenções sobre direitos de estrangeiros e de cidadãos naturalizados, sobre asilo, sobre direitos da mulher, bem como de resoluções e declarações das conferências interamericanas sobre direitos humanos. O período de formação do sistema propriamentedito surgiu com a criação da Comissão CIDH e com o gradual aumento de suas competências. O sistema foi, então, consolidado a partir da entrada em vigor da CADH e vive sua fase de aperfeiçoamento por meio do surgimento de novos tratados, além da importante jurisprudência desenvolvida pela Corte IDH (Trindade, 2000, p. 107-108). Apesar de a Comissão IDH fazer parte de ambos os regimes (tanto da OEA quanto da CADH), estes não se confundem. Enquanto no âmbito da OEA todos os Estados-membros da organização compõem essa estrutura, no âmbito da CADH apenas aqueles que a ratificaram se comprometem com o seu texto. O regime baseado na CADH conta, ainda, com a Corte IDH, cuja jurisdição precisa ser aceita de forma expressa pelos Estados”.
A afirmativa III (Os antecedentes do SIDH são marcados pela Declaração Europeia de Direitos Humanos, de 1948, bem como por outros instrumentos jurídicos que o precederam) está incorreta porque apresenta uma informação equivocada acerca do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 132 e 133).
E
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III
Questão 3/10 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Na Conferência Interamericana sobre Problemas da Guerra e da Paz, que ocorreu de 21 de fevereiro a 8 de março de 1945, na Cidade do México, havia uma forte vontade de criar um instrumento na região americana cujo objetivo principal seria a proteção dos direitos humanos. Dessa conferência, foi encomendada ao Comitê Jurídico Interamericano a redação de um anteprojeto da Declaração de Direitos e Deveres Internacionais do Homem (Ledesma, 2004, p. 31). Na IX Conferência Internacional Americana, celebrada em Bogotá, de 30 de março a 2 de maio de 1948, os Estados americanos aprovaram dois importantes instrumentos jurídicos em matéria de direitos humanos: a Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 3).
Com base nos seus conhecimentos sobre a Organização dos Estados Americanos (OEA), analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise correta:
I. A Carta da OEA proclama, já em seu preâmbulo, “um regime de liberdade individual e de justiça social, fundado no respeito dos direitos essenciais do homem".
II. A Carta da OEA consagra, dentro das Nações Unidas, a OEA como um organismo de abrangência estritamente regional (quer dizer, subnacional).
III. Dentre os seus princípios, reafirma os direitos fundamentais da pessoa humana, sem fazer distinção de raça, nacionalidade, credo ou sexo.
IV. O único (e exclusivo) requisito para a titularidade de direitos é a condição de pessoa dotada de saber e conhecimento técnico.
Nota: 10.0
A
Está correta apenas a afirmativa II
B
Estão corretas apenas as afirmativas I e III
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Estão corretas apenas as afirmativas I e III). As afirmativas I (A Carta da OEA proclama, já em seu preâmbulo, “um regime de liberdade individual e de justiça social, fundado no respeito dos direitos essenciais do homem") e III (Dentre os seus princípios, reafirma os direitos fundamentais da pessoa humana, sem fazer distinção de raça, nacionalidade, credo ou sexo) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “A Carta da OEA proclama, já em seu preâmbulo, “um regime de liberdade individual e de justiça social, fundado no respeito dos direitos essenciais do homem" (OEA, 1948a), e consagra, dentro das Nações Unidas, a OEA como um organismo regional. Dentre os seus princípios, reafirma os direitos fundamentais da pessoa humana, sem fazer distinção de raça, nacionalidade, credo ou sexo”.
As afirmativas II (A Carta da OEA consagra, dentro das Nações Unidas, a OEA como um organismo de abrangência estritamente regional (quer dizer, subnacional)) e IV (O único (e exclusivo) requisito para a titularidade de direitos é a condição de pessoa dotada de saber e conhecimento técnico) estão incorretas porque apresentam informações equivocadas acerca da OEA.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 127 e 128).
C
Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
D
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III
Questão 4/10 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“O Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais (doravante, PIDESC), adotado pela Assembleia Geral da ONU, em 1966, entrou em vigor no dia 3 de janeiro de 1976. O PIDESC consagra diversos direitos sociais, como o direito à segurança social, incluindo a assistência social, bem como o direito a um nível de vida suficiente (artigos 9.º e 11.º, respetivamente). Mas os direitos económicos, sociais e culturais constantes do Pacto devem ser lidos numa perspectiva de acordo com a qual os particulares “devem usufruir dos direitos, das liberdades e da justiça social de forma simultânea”, sendo que a proteção desses mesmos direitos é necessária na medida em que “o direito a uma vida condigna não pode ser atingido a não ser que as necessidades básicas da vida – trabalho, alimentação, habitação, saúde, educação e cultura – estejam, adequada e equitativamente, acessíveis a todos" (Adaptado).
Fonte: BRAS, Afonso. O Núcleo Essencial dos Direitos Sociais na Ordem Jurídica Internacional. e-Pública, Lisboa, v. 3, n. 2, p. 194-208, nov. 2016. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183184X2016000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2019.
Partindo da contextualização acima e do livro base da disciplina de “Direitos Humanos”, assinale a alternativa que descreve corretamente dois dos principais direitos econômicos, sociais e culturais previstos pelo Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
Nota: 10.0
A
“Direito à não discriminação” e “Direito à propriedade privada”.
B
“Direito à seguridade social” e “Auxílio moradia”.
C
“Direito a condições dignas de vida” e “Direito à educação”.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A alternativa correta é: (Direito a condições dignas de vida - Direito à educação). Essa informação pode ser verificada na página 59 do livro base da disciplina. De acordo com o mesmo os principais direitos econômicos, sociais e culturais são:
“• Direito à não discriminação.
· Direito ao trabalho.
· Direito de associação.
· Direito à seguridade social.
· Proteção da família.
· Direito a condições dignas de vida.
· Direito à saúde.
· Direito à educação.
· Direito à participação na vida cultural”.
As demais alternativas estão, portanto, incorretas.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 59).
D
“Direito à participação na vida cultural” e “Direito à discriminação”.
E
“Proteção da família” e “Seguro desemprego”.
Questão 5/10 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Segundo Luiz Felipe Lampreia, na data de 10 de dezembro de 1948 foi adotada, pela ONU, na Assembleia Geral, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nesse período o mundo estava ainda sofrendo os impactos da Segunda Guerra Mundial, e sentiram a necessidade de um documento que positivasse e estabelecesse os direitos humanos fundamentais. Dessa forma, a Organização das Nações Unidas não poderia se omitir, deveria se posicionar e colocar esseassunto à frente, dando a devida importância a ele. Essa declaração foi o primeiro documento de âmbito internacional e específico sobre os direitos humanos. Anteriormente, na elaboração da Carta da ONU, ficou estabelecido que os direitos humanos precisavam de expansão, e que não poderiam mais ser somente de jurisdição interna dos Estados. Então, além da criação da ONU, foi dado o pontapé inicial de compromisso com a proteção desses direitos. A referida Declaração, elaborada com o intuito de atingir todos os povos e nações, traz em seu bojo os direitos fundamentais, civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, sem distinção de raça, cor, etnia, sexo e outros”.
Fonte: LENCI PACCOLA, Amanda Thereza. Proteção internacional dos direitos humanos. Rev. secr. Trib. perm. revis., Asunción, v. 5, n. 10, p. 227-245, Oct. 2017. Available from <http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017001000227&lng=en&nrm=iso>. access on 19 Feb. 2019. http://dx.doi.org/10.16890/rstpr.a5.n10.p227.
Partindo do conteúdo trabalhado no livro “Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional”, que aborda o sistema universal de proteção dos direitos humanos, analise os enunciados abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta.
I. O sistema universal de proteção dos direitos humanos é definido como o conjunto de instrumentos legais, órgãos, competências e procedimentos que, por ser institucionalmente vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), não pode ser restrito a uma região geográfica do planeta, pois tem aplicabilidade global.
II. Diante dessa perspectiva, o indivíduo deixa de ser apenas cidadão de seu país e passa a ser visto como membro da sociedade humana, como cidadão do mundo.
III. O único e exclusivo requisito para a titularidade de direitos é a condição de pessoa dotada de saber e conhecimento técnico. Assim é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado no mérito.
IV. A agenda internacional passou a conjugar emergentes preocupações relativas à promoção e à proteção dos direitos humanos, de modo que apenas com a fundação das Nações Unidas tornou-se possível afirmar a existência de uma preocupação consciente e organizada dos direitos humanos, baseada na cooperação econômica e social e na coexistência pacífica entre os Estados.
Nota: 10.0
A
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A alternativa correta é: (Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas). As afirmativas I (O sistema universal de proteção dos direitos humanos é definido como o conjunto de instrumentos legais, órgãos, competências e procedimentos que, por ser institucionalmente vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), não pode ser restrito a uma região geográfica do planeta, tem aplicabilidade global), II (Diante dessa perspectiva, o indivíduo deixa de ser apenas cidadão de seu país e passa a ser visto como membro da sociedade humana, como cidadão do mundo) e IV (A agenda internacional passou a conjugar emergentes preocupações relativas à promoção e à proteção dos direitos humanos, de modo que apenas com a fundação das Nações Unidas tornou-se possível afirmar a existência de uma preocupação consciente e organizada dos direitos humanos, baseada na cooperação econômica e social e na coexistência pacífica entre os Estados) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “...O sistema universal de proteção dos direitos humanos é entendido como o conjunto de instrumentos legais, órgãos, competências e procedimentos que, por ser institucionalmente vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) — não pode ser restrito a uma região geográfica do planeta -, tem aplicabilidade global...”. “...A agenda internacional passou a conjugar emergentes preocupações relativas à promoção e à proteção dos direitos humanos, de modo que apenas com a fundação das Nações Unidas tornou-se possível afirmar a existência de uma preocupação consciente e organizada dos direitos humanos, baseada na cooperação econômica e social e na coexistência pacífica entre os Estados...”. “...O indivíduo, a partir desse momento, deixa de ser apenas cidadão de seu país e passa a ser visto como membro da sociedade humana, como cidadão do mundo. O único e exclusivo requisito para a titularidade de direitos é, assim, a condição de pessoa e, em contraposição aos modelos totalitários que os negavam de forma absoluta a certas coletividades, o fundamento da noção contemporânea de direitos humanos é o princípio da dignidade da pessoa humana...” (p. 24, 25 e 26). A afirmativa III (O único e exclusivo requisito para a titularidade de direitos é a condição de pessoa dotada de saber e conhecimento técnico. Assim é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado no mérito) está, portanto, incorreta.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 24, 25 e 26).
B
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
C
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
D
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
E
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Questão 6/10 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Após recebimento do Primeiro Informe pela Secretaria da Corte, as partes (vítimas, seus representantes e o Estado-réu) serão notificadas e será estipulado prazo improrrogável de dois meses para que a petição inicial seja apresentada autonomamente pelas vítimas, de acordo com o art. 40 do Regulamento da Corte IDH”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 3).
Tendo como referência a Convenção Americana de Direitos Humanos (CADH), que trata sobre os requisitos para admissão de uma petição perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), analise os enunciados abaixo e assinale a alternativa que descreve corretamente a ideia de Rationae materiae:
I. É a definição dos legitimados a postular casos perante a Corte IDH. Somente os Estados-membros e a Comissão IDH apresentam essa competência, ante a inexistência do direito de petição individual.
II. É a definição dos legitimados a postular casos perante a Corte IDH. Somente pessoas físicas possuem essa competência, ante a inexistência do direito de petição coletiva.
III. A Corte tem competência para conhecer qualquer caso relativo à interpretação e à aplicação das disposições dessa Convenção que lhe seja submetido, atentando-se ao fato da necessidade de o Estado-membro ter reconhecida sua jurisdição.
IV. As denúncias devem ser apresentadas em prazo determinado, ou seja, o Estado-membro, quando aceitar a jurisdição da Corte IDH, pode delimitar se as violações ocorridas antes da data de ratificação podem ser objeto de litígio, ou se somente as violações ocorridas após o aceite podem ser demandadas.
Nota: 10.0
A
Está correta apenas a afirmativa I
B
Está correta apenas a afirmativa II
C
Está correta apenas a afirmativa III
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A alternativa correta é a seguinte: (Está correta apenas a afirmativa III). A afirmativa III (A Corte tem competência para conhecer qualquer caso relativo à interpretação e à aplicação das disposições dessa Convenção que lhe seja submetido, atentando-se ao fato da necessidade de o Estado-membro ter reconhecida sua jurisdição) está correta. De acordo com o livro base da disciplina, por Rationae materiae entende-se “A Corte tem competência para conhecer qualquer caso relativo à interpretação e à aplicação das disposições dessa Convenção que lhe seja submetido, atentando-se ao fato da necessidade de o Estado-membro ter reconhecida sua jurisdição”. Essa competência é tida também como requisito de admissibilidade perante a Corte IDH. Essa definição pode ser verificadano quadro 3.1 Competência da Corte IDH, na página 153.
As afirmativas I (É a definição dos legitimados a postular casos perante a Corte IDH. Somente os Estados-membros e a Comissão IDH apresentam essa competência, ante a inexistência do direito de petição individual), II (É a definição dos legitimados a postular casos perante a Corte IDH. Somente pessoas físicas possuem essa competência, ante a inexistência do direito de petição coletiva) e IV (As denúncias devem ser apresentadas em prazo determinado, ou seja, o Estado-membro, quando aceitar a jurisdição da Corte IDH, pode delimitar se as violações ocorridas antes da data de ratificação podem ser objeto de litígio, ou se somente as violações ocorridas após o aceite podem ser demandadas) estão, portanto, incorretas.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 153).
D
Está correta apenas a afirmativa IV
E
Estão corretas apenas as afirmativas III e IV
Questão 7/10 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“O Conselho de Direitos Humanos é o principal fórum intergovernamental no âmbito das Nações Unidas para tratar de questões relativas aos direitos humanos. Foi criado em 2006 para substituir a Comissão de Direitos Humanos, figurando, portanto, como fruto de um processo reformador dos mecanismos para proteção e promoção dos direitos humanos no seio da ONU. A antiga Comissão de Direitos Humanos foi criada pelo Conselho Econômico e Social (ECOSOC) em 1946. Tinha a função primordial de formular propostas, recomendações e relatórios sobre qualquer matéria relativa a direitos humanos e era composta por representantes de Estados eleitos pelo ECOSOC para mandatos renováveis com duração de três anos. A composição do órgão foi alargada sucessivas vezes até contar com 53 membros na data de sua extinção. A Comissão elaborou a DUDH em 1948 e, em 1966, o PIDCP e o PIDESC, além de outras sete das nove grandes convenções temáticas para a proteção de direitos humanos no âmbito da ONU. Ademais, desenvolveu a prerrogativa de receber comunicações individuais e de estabelecer procedimentos especiais". Entretanto, passou a ser constante alvo de crítica: a percepção que se difundiu é a de que teria se tornado excessivamente politizada”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 1).
Com base nos seus conhecimentos sobre o Conselho de Direitos Humanos da ONU, analise as afirmativas abaixo assinalando V para verdadeiro e F para falso. Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Em substituição à Comissão, o Conselho foi mantido como o principal órgão formador de standards de proteção de direitos humanos da ONU. Foi encarregado de promover o respeito universal aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos.
II. O Conselho é guiado pelos seguintes princípios: universalidade, imparcialidade, objetividade, não seletividade, bem como pelo diálogo e pela cooperação internacionais.
III. O Conselho é composto por representantes de todos os Estados democráticos do globo. São eleitos pela maioria absoluta dos membros da Assembleia Geral, por meio de voto aberto, para um mandato de cinco anos. É permitida reeleição imediata depois de cumpridos dois mandatos subsequentes.
IV. A candidatura para o Conselho é aberta a todos os Estados-membros da ONU. Os Estados votantes na Assembleia Geral devem considerar a contribuição dos candidatos para a promoção e a proteção dos direitos humanos, bem como os compromissos assumidos pelos candidatos durante a campanha para a eleição.
Nota: 10.0
A
V, F, V, V
B
V, V, F, V
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (V, V, F, V). As afirmativas I (Em substituição à Comissão, o Conselho foi mantido como o principal órgão formador de standards de proteção de direitos humanos da ONU. Foi encarregado de promover o respeito universal aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos), II (O Conselho é guiado pelos seguintes princípios: universalidade, imparcialidade, objetividade, não seletividade, bem como pelo diálogo e pela cooperação internacionais) e IV (A candidatura para o Conselho é aberta a todos os Estados-membros da ONU. Os Estados votantes na Assembleia Geral devem considerar a contribuição dos candidatos para a promoção e a proteção dos direitos humanos, bem como os compromissos assumidos pelos candidatos durante a campanha para a eleição) são verdadeiras. De acordo com o livro base da disciplina, “Em substituição à Comissão, o Conselho foi mantido como o principal órgão formador de standards de proteção de direitos humanos da ONU e foi encarregado de promover o respeito universal aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos - art. 20 da Resolução n. 60/251 da Assembleia Geral. Para tal, deve se guiar pelos princípios de universalidade, imparcialidade, objetividade, não seletividade, bem como pelo diálogo e pela cooperação internacionais - conforme art. 40 da Resolução n. 60/251 da Assembleia Geral. O Conselho é composto por representantes de 47 Estados eleitos pela maioria absoluta dos membros da Assembleia Geral, por meio de voto direto e secreto, para um mandato de três anos. Não se permite reeleição imediata depois de cumpridos dois mandatos subsequentes. Os assentos do Conselho são distribuídos entre grupos regionais, para garantia de divisão geográfica equitativa: cabem 13 assentos ao Grupo dos Estados Africanos; outros 13 ao Grupo dos Estados Asiáticos; seis para o Grupo dos Estados da Europa Oriental; oito ao Grupo dos Estados da América Latina e do Caribe; e sete ao Grupo dos Estados da Europa Ocidental e Outros (art. 70 da Resolução n. 60/251 da Assembleia Geral. A candidatura para o Conselho é aberta a todos os Estados-membros da ONU. Os Estados votantes na Assembleia Geral devem considerar a contribuição dos candidatos para a promoção e a proteção dos direitos humanos, bem como os compromissos assumidos pelos candidatos durante a campanha para a eleição. Exige-se, ainda, que os membros do Conselho respeitem os mais altos padrões de proteção e promoção de direitos humanos e que cooperem com o órgão - conforme arts. 80 e 90 da Resolução n. 60/251 da Assembleia Geral (UN ,2006). Essas exigências são vistas como acertos do processo reformador, visto que buscam garantir mandatos coerentes, comprometidos e não seletivos” (p. 31, 32 e 33).
A afirmativa III (O Conselho é composto por representantes de todos os Estados democráticos do globo. São eleitos pela maioria absoluta dos membros da Assembleia Geral, por meio de voto aberto, para um mandato de cinco anos. É permitido reeleição imediata depois de cumpridos dois mandatos subsequentes) é, portanto, falsa.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 31, 32 e 33).
C
V, F, F, V
D
F, V, F, V
E
V, F, V, F
Questão 8/10 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Inicialmente, acreditava-se que a Corte IDH não teria um impacto tão grande na proteção dos direitos humanos, considerando o contexto das ditaduras civil-militares vividas em muitos Estados. E, de fato, durante muito tempo, a experiência do órgão foi reduzida: a Corte foi estabelecida em 1979, mas só em 1986 recebeu seu primeiro caso contencioso”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 3).
Com base nos seus conhecimentos sobre a Corte Interamericana de Direitos Humanos, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta:
I. Com vistas a assegurar a proteção,o respeito e o cumprimento dos direitos consagrados na Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH), foi criada a Corte Interamericana de Direitos Humanos, como seu órgão judicial autônomo.
II. O principal objetivo da Corte é julgar casos de violações dos direitos consagrados na Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH).
III. Trata-se de um órgão que tem as funções consultiva e contenciosa de solução de casos, sendo esta última realizada por meio de sentenças ou medidas provisórias de proteção.
IV. Trata-se de um órgão que tem as funções de promoção e de controle e supervisão dos direitos humanos no continente africano.
Nota: 10.0
A
Está correta apenas a afirmativa I
B
Estão corretas apenas as afirmativas I e III
C
Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
D
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III). As afirmativas I (Com vistas a assegurar a proteção, o respeito e o cumprimento dos direitos consagrados na Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH), foi criada a Corte Interamericana de Direitos Humanos, como seu órgão judicial autônomo), II (O principal objetivo da Corte é julgar casos de violações dos direitos consagrados na Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH)) e III (Trata-se de um órgão que tem as funções consultiva e contenciosa de solução de casos, sendo esta última realizada por meio de sentenças ou medidas provisórias de proteção) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “Com vistas a assegurar a proteção, o respeito e o cumprimento dos direitos consagrados na Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH), foi criada a Corte Interamericana de Direitos Humanos, como seu órgão judicial autônomo. O principal objetivo da Corte é julgar casos de violações dos direitos consagrados na CADH. Apesar de a Corte IDH ter realizado seus primeiros julgamentos na sede da OEA, em Washington, D.C., ela logo se instalou com sede permanente em São José da Costa Rica (Trindade, 2000, p. 119). Trata-se de um órgão que tem, desde o início, as funções consultiva (art. 64.1 da CADH) e contenciosa (art. 62.1 da CADH) de solução de casos, sendo esta última realizada por meio de sentenças ou medidas provisórias de proteção (art. 63.2 da CADH)”.
A afirmativa IV (Trata-se de um órgão que tem as funções de promoção e de controle e supervisão dos direitos humanos no continente africano) está, portanto, incorreta.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 131).
Questão 9/10 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Em 27 de maio de 1970, a Resolução n. 1503 (XLVI11) do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) autorizou que a Comissão de Direitos Humanos instituísse um procedimento para analisar comunicações individuais relativas a um padrão consistente de graves violações de direitos humanos. Esse mecanismo confidencial, cujo trâmite era restrito ao conhecimento dos membros da Comissão, ficou conhecido como Procedimento 1503. A sobrevivência desse instrumento quando da criação do Conselho foi garantida pela mesma disposição que impôs a continuidade dos procedimentos especiais, visto que a revisão dos mandatos, dos mecanismos, das funções e das responsabilidades herdados da Comissão teria também o fim de manter o procedimento de queixas (complaints procedure). O Conselho, portanto, em seu art. 85, dispõe de um procedimento de queixas iniciado por comunicações individuais para tratar, com base em informações verossímeis, de padrões consistentes de graves violações de “todos os direitos humanos e todas as liberdades fundamentais que ocorram em qualquer lugar do mundo e em qualquer circunstância" (UN, 2007a). O tratamento das comunicações deve ser imparcial, objetivo, eficiente, orientado às vítimas, conduzido tempestivamente e, para que se maximize a cooperação dos Estados, confidencial - art. 86 da Resolução n. 5/1 do Conselho (UN, 2007a)”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 1).
As assertivas abaixo tratam dos requisitos necessários para admissibilidade do procedimento de queixas no âmbito do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Partindo dos conteúdos trabalhados em Direitos Humanos, classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Não tiver motivação manifestamente política e tiver objeto compatível com a Carta da ONU, com a DUDH e com outros instrumentos de direitos humanos.
II. Contiver uma descrição fática das violações alegadas, incluindo a discriminação dos direitos supostamente violados.
III. Utilizar uma linguagem agressiva e abusiva.
IV. Ser baseada exclusivamente em informações disseminadas por meios de comunicação de massa.
Nota: 10.0
A
V, F, V, V
B
V, V, F, F
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (V, V, F, F). As afirmativas I (Não tiver motivação manifestamente política e tiver objeto compatível com a Carta da ONU, com a DUDH e com outros instrumentos de direitos humanos) e II (Contiver uma descrição fática das violações alegadas, incluindo a discriminação dos direitos supostamente violados) são verdadeiras. De acordo com o livro base da disciplina “Segundo o art. 87 da Resolução n. 5/1 (UN, 2007a) do Conselho de Direitos Humanos, uma comunicação será admissível para o procedimento de queixas se:
a. Não tiver motivação manifestamente política e tiver objeto compatível com a Carta da ONU, com a DUDH e com outros instrumentos de direitos humanos.
b. Contiver uma descrição fática das violações alegadas, incluindo a discriminação dos direitos supostamente violados.
c. Não utilizar linguagem abusiva.
d. For submetida por uma pessoa ou por um grupo de pessoas que aleguem ser vítimas, ou por qualquer pessoa ou grupo de pessoas, incluindo ONGs, que estejam agindo de boa-fé e de acordo com os princípios dos direitos humanos.
e. Não for baseada exclusivamente em informações disseminadas por meios de comunicação de massa.
f. Não se referir a um caso que aparente revelar, por meio de informações verossímeis, um padrão consistente de graves violações de direitos já sendo tratado por um procedimento especial, por um Comitê temático vinculado a uma Convenção específica ou por qualquer outro procedimento de queixas similar em matéria de direitos humanos nas Nações Unidas ou cm órgãos regionais.
g. Os recursos internos forem previamente esgotados, exceto se esses recursos aparentam ser inefetivos ou injustificada mente demorados”.
As afirmativas III (Utilizar uma linguagem agressiva e abusiva) e IV (Ser baseada exclusivamente em informações disseminadas por meios de comunicação de massa) são, portanto, falsas.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 44).
C
V, V, F, V
D
F, V, F, V
E
V, F, V, F
Questão 10/10 - Direitos Humanos e Cidadania
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“A atividade primária de todos os comitês, exceto do Subcomitê para a Prevenção da Tortura, é o recebimento de relatórios produzidos pelos Estados-partes, nos quais são demonstrados os avanços e os desafios no cumprimento das previsões de cada convenção. Assim, o envio de relatórios periódicos opera como uma forma de supervisão dos Estados que ratificaram os instrumentos de direitos humanos do sistema universal (Ramos, 2016, p. 84). Os relatórios devem ser enviados pela primeira vez em um ou dois anosapós a entrada em vigor da convenção ou da adesão do Estado ao instrumento e, depois disso, periodicamente a cada quatro ou cinco anos, a depender da previsão constante em cada convenção. Apesar da periodicidade prevista, alguns comitês aceitam “informes conjugados”, ou seja, a união de vários relatórios em um, quando determinado Estado está em atraso. O envio de relatórios não deve ser encarado apenas como o cumprimento de uma obrigação internacional. Sua relevância está essencialmente na elaboração, pois permite aos países revisar seu ordenamento jurídico interno e harmonizá-lo com os tratados internacionais de direitos humanos, monitorar a implementação de políticas públicas, identificar problemas, propor soluções e planejar sua efetivação. A obrigação de relatar, portanto, incentiva uma postura revisional e autocrítica”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 1).
Tendo como base os conteúdos da disciplina Direitos Humanos, relacione as etapas do procedimento do sistema de relatórios adotados pelos comitês temáticos das Nações Unidas, (identificadas por letras) com a sua devida sequência (identificada por algarismos). Depois assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.
A. Submissão do relatório nacional
B.. Elaborar a lista de questões e a lista de temas.
C. Resposta escrita à lista de questões ou à lista de temas.
D. Outras fontes de informação.
E. Apreciação formal do relatório.
F. Observações conclusivas e recomendações.
G. Implementação das observações e submissão do próximo relatório periódico.
---
1. Primeira etapa
2. Segunda etapa
3. Terceira etapa
4. Quarta etapa
5. Quinta etapa
6. Sexta etapa
7. Sétima etapa
Nota: 10.0
A
1A, 2B, 3C, 4D, 5E, 6F e 7G.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A alternativa correta é a seguinte: 1A, 2B, 3C, 4D, 5E, 6F e 7G. A ordem pode ser verificada na página 51 e 52 do livro base da disciplina. Segundo o mesmo, “O procedimento do sistema de relatórios adotado pelos comitês apresenta, como regra, as seguintes etapas:
1. Submissão do relatório nacional pelo Estado ao Secretário-Geral das Nações Unidas, representado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos. O Secretariado processa o relatório e agenda uma data no período de sessões para que o comitê o analise. Reside, aqui, um dos principais problemas do sistema convencional, já que alguns comitês demoram até dois anos para avaliar o documento.
2. Elaborar a lista de questões e a lista de temas. Antes da sessão cm que analisará o relatório, o comitê elabora uma lista de temas (list of themes) ou uma lista de questões (list of issues) e a envia ao Estado. Isso confere a oportunidade de requerer informações adicionais e permite ao órgão de monitoramento inquirir o país sobre assuntos específicos. Alguns comitês designam relatores para a produção da lista. Esse relator a enviará ao Estado, procurando construir um diálogo construtivo entre a delegação estatal e o comitê.
3. Resposta escrita à lista de questões ou à lista de temas. O Estado elabora as respostas por escrito, as quais são consideradas no momento de avaliação do relatório. As respostas escritas são relevantes especialmente quando o relatório foi apresentado há muito tempo.
4. Outras fontes de informação. Além dos relatórios enviados pelos Estados, os comitês podem receber os chamados relatórios sombra (shadow reports), elaborados por outras fontes, incluindo agências especializadas da ONU, outras organizações internacionais, ONGs, grupos profissionais e acadêmicos, entre outros (Ramos, 2016. p. 87). Considerando os desafios da produção de um documento completo, as fontes alternativas, principalmente instituições nacionais de direitos humanos, podem, alternativamente, sugerir temas para constarem na lista de questões (APF, 2012, p. 74).
5. Apreciação formal do relatório. Nesse momento, ocorrem sessões orais na sede do comitê, nas quais, usualmente, concede-se um momento prévio para que representantes das fontes adicionais de informação se manifestem (APF, 2012, p. 74). Os Estados respondem às questões elaboradas e fornecem mais informações sobre a implementação dos dispositivos do tratado. Ocorre, de fato, um diálogo construtivo entre os membros do comitê, os representantes de outras instituições e a delegação do Estado.
6. Observações conclusivas e recomendações. A apreciação do relatório culmina com a elaboração, por parte do Comitê, de observações e recomendações que reconhecem os avanços na implementação dos direitos humanos e apontam áreas deficitárias, resultando em instruções concretas e práticas para a solução de problemas (OHCH R, 2012, p. 28). Os Estados são encorajados a publicizar as recomendações, a fim de estimular o debate a nível nacional.
7. Implementação das observações e submissão do próximo relatório periódico. Uma das maiores dificuldades do sistema de relatórios é garantir o cumprimento de suas recomendações (Ramos, 2016, p. 89). Dada a frágil vinculatividade das observações conclusivas, os comitês instituíram mecanismos para garantir a elas maior efetividade. Assim, em alguns casos (como no Comitê de Direitos Humanos), requer-se ao Estado que informe sobre medidas adotadas para a incorporação das recomendações. Ademais, é comum que, nos procedimentos de relatoria subsequentes, o comitê requeira informações acerca da aplicação das conclusões do relatório anterior”.
As demais alternativas estão, portanto, incorretas.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (p. 51 e 52), adaptado.
B
1G, 2B, 3A, 4D, 5C, 6F e 7E.
C
1A, 2C, 3B, 4D, 5F, 6G e 7E.
D
1F, 2C, 3G, 4D, 5E, 6B e 7A.
E
1E, 2B, 3C, 4D, 5A, 6F e 7G.