Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“A Corte Africana de Direitos Humano e dos Povos foi criada com o escopo de fortalecer a proteção dos direitos previstos na Carta Africana e de complementar o mandato protetivo da Comissão ADHP (art. 2º do Protocolo à Carta). Para tal, realiza quatro sessões ordinárias por ano, cada uma com duração de 15 dias, e pode funcionar em sessões extraordinárias, pela iniciativa do presidente da Corte ou da maioria de seus membros - arts. 14 e 15 do Regimento Interno da Corte”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 4).
Tendo como referência os conteúdos apresentados na disciplina de “Direitos Humanos”, que trata sobre a Corte Africana de Direitos Humano e dos Povos, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta:
I. Para o exercício de sua jurisdição, a Corte ADHP dispõe de competências contenciosa e consultiva.
II. A Corte pode, a pedido da União Africana ou de seus órgãos, dos Estados da organização, ou de outras organizações africanas, elaborar opiniões consultivas a respeito da interpretação dos dispositivos da Carta Africana ou de quaisquer outros instrumentos de proteção dos direitos humanos ratificados pelos Estados em questão.
III. No exercício de sua competência contenciosa, a Corte tem o papel de apreciar os casos a ela submetidos e julgar se as violações alegadas de fato ocorreram, ordenando as reparações e as indenizações cabíveis.
IV. A Carta Africana de Direitos Humanos e dos Povos contém cláusula que autoriza a derrogação de alguns direitos em circunstâncias excepcionais, como em contextos de instabilidade política e conflitos armados.
A)Apenas as afirmativas I e III estão corretas
B)Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C)Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
D)Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
E)Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
Ed
ontem
Vamos analisar cada afirmativa: I. Para o exercício de sua jurisdição, a Corte ADHP dispõe de competências contenciosa e consultiva. Verdadeiro, a Corte Africana de Direitos Humanos e dos Povos possui tanto competências contenciosas quanto consultivas. II. A Corte pode, a pedido da União Africana ou de seus órgãos, dos Estados da organização, ou de outras organizações africanas, elaborar opiniões consultivas a respeito da interpretação dos dispositivos da Carta Africana ou de quaisquer outros instrumentos de proteção dos direitos humanos ratificados pelos Estados em questão. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a Corte pode emitir opiniões consultivas. III. No exercício de sua competência contenciosa, a Corte tem o papel de apreciar os casos a ela submetidos e julgar se as violações alegadas de fato ocorreram, ordenando as reparações e as indenizações cabíveis. Verdadeiro, a Corte realmente tem essa função de julgar casos e determinar reparações. IV. A Carta Africana de Direitos Humanos e dos Povos contém cláusula que autoriza a derrogação de alguns direitos em circunstâncias excepcionais, como em contextos de instabilidade política e conflitos armados. Verdadeiro, a Carta permite a derrogação de certos direitos em situações excepcionais. Agora, vamos verificar as alternativas: A) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. (Incorreta, pois II e IV também estão corretas) B) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. (Incorreta, pois I e III também estão corretas) C) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. (Incorreta, pois III também está correta) D) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. (Incorreta, pois IV também está correta) E) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. (Incorreta, pois I também está correta) Como todas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas, não há uma alternativa que contenha todas as afirmativas verdadeiras. Portanto, a resposta correta não está entre as opções apresentadas.