Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

14.03 – Segunda-feira
Nutrição –
Alimentos são divididos em matéria seca e umidade.
Matéria seca é dividida em: compostos orgânicos e inorgânicos 
Orgânicos: azotados, lipídios, hidratos de carbono, vitamina, diversos
Inorgânicos: elementos essenciais, possivelmente essenciais, não essenciais, frequentemente tóxico. 
Revisando:
Nutrição: é a utilização adequada dos principais nutrientes por parte do organismo par satisfação das necessidades nutricionais dos animais, considerando sempre exigência de mantença + produção.
Nutrientes: qualquer constituinte alimentar que entra no metabolismo celular e contribui para promover a vida do organismo. Os 6 grandes grupos químicos são: proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, minerais e água. 
Alimentos: mistura complexa de nutrientes, os constituintes dos alimentos podem ser expressos em MS – matéria seca, ou na base úmida considerando o teor de água do alimento.
Água: em todas as espécies participa do controle da temperatura corporal.
Nutriente essencial: é aquele que é EXIGIDO pelo animal e que NÃO É sintetizado pelo organismo ou, se sintetizado, a velocidade de síntese não é suficiente para preencher as necessidade diárias, deve ser contemplado na dieta. Exemplo: água. 
Nutriente não essencial: é aquele, igualmente exigido pelo animal, mas que é sintetizado pelo organismo em quantidade suficiente a fim de preencher as necessidades diárias. Alimentar vs. nutrir.
	
Gordura é altamente atrativa para o animal!!
Conceitos em nutrição animal –
Dieta e ração: dieta é uma mistura de alimento que é fornecida aos animais. Ração é todo alimento que o animal ingere num período de 24 horas. Dieta indica os componentes de uma ração, ou seja, é o ingrediente alimentar ou mistura de ingredientes, incluindo a água, a qual é ingerida pelos animais. 
Ração balanceada: é uma mistura de alimentos convenientemente equilibrada para fornecer “todos” os nutrientes exigidos pelos animais. 
Ração concentrada: mistura de grãos e cereais.
Aditivos: são substâncias não nutritivas, adicionadas ao alimento para melhorar sua propriedade e seu aproveitamento. Exemplos: enzimas vão melhorar a digestibilidade e aproveitamento dos nutrientes (na alimentação animal e na nutrição animal temos um problema, porém na produção animal esse problema é mais evidente, dieta economicamente viável geralmente possui um volume muito grande que o animal não consegue ingerir tudo em 24h, especialmente quando se trabalha com produtos concentrados e não concentrados, animais depois que ingerem certo volume de comida já estão saciados, não comendo todo o volume e acabam apenas alimentos ++ palatáveis selecionados por eles maior preferência do animal, melhorar essa situação: disponibilizar enzimas, tendo maior aproveitamento do alimento e consequentemente diminuindo volume)
Deficiência nutritiva: inexistência ou insuficiência de um nutriente essencial tendo como base a sua exigência, ou seja, a quantidade requerida por determinada espécie e categoria animal para sua boa manutenção, produção e reprodução eficientes.
Digestibilidade: representa a porcentagem de alimento consumido que não foi eliminado pelas fezes e consequentemente, foi utilizado pelo animal para suprir as funções de manutenção, produção e reprodução.
Palatabilidade: é a livre escolha do animal por um alimento dentre outros que foram oferecidos no cocho ou em piquetes divididos em parcelas experimentais de pastejo de forragens teste. Compreende também escolha das melhores porções de alimento, animais com mais atração por alimentos mais palatáveis (exemplo, bovinos), animal sem fome escolha de alimentos. *Macete: alimento mais palatável no final. Vaca de leite: precisa ter variação, pois elas sabem que virá o mais palatável (concentrado) após o volumoso mudar de concentrado, mudar horário.
Conversão alimentar: capacidade do animal em converter um alimento em uma unidade de produto animal, (come 1kg de ração e ganha 1kg de peso corporal)
Eficiência alimentar: quantidade de produto animal obtido por uma quantidade unitária de alimento (%), (em percentual, esse animal tem uma conversão de x por cento). 
Prebiótico: substância que impede ou dificulta a fixação de microrganismos potencialmente patogênicos na mucosa do TGI.

Mais conteúdos dessa disciplina