Ed
há 3 meses
Vamos analisar cada afirmativa sobre o uso do alfabeto manual em Libras: I. O alfabeto manual pode ser utilizado para soletrar nomes próprios, como M-A-R-I-A. Correto. II. É usado em nomes comuns, quando o sinalizador não conhece o sinal de determinada palavra. Correto. III. Utiliza-se o alfabeto manual para soletrar termos específicos para os quais ainda não há sinais convencionados em Libras, como em alguns termos médicos. Correto. IV. O alfabeto manual pode ser usado na Libras como empréstimo linguístico, comumente pela primeira letra da palavra, para compor um sinal. Correto. V. O alfabeto manual é parte da Libras e serve para se conhecer a ortografia das palavras em português. Incorreto, pois o alfabeto manual não serve para conhecer a ortografia do português, mas sim para representar letras e soletrar palavras dentro da Libras. Portanto, as assertivas corretas são I, II, III e IV. A alternativa correta é: c) Apenas as assertivas I, II, III e IV estão corretas.