A estrutura e a organização da educação brasileira são definidas por um conjunto de leis promulgadas pela União, pelos estados e pelos municípios. Historicamente, em âmbito federal, podemos destacar as diferentes LDBs da educação (1961, 1971 e 1996/atual) para compreender o desenvolvimento da educação no Brasil.
A Constituição Federal de 1988 é uma lei viva, que se atualiza a partir da criação de emendas e das conquistas de movimentos sociais, que vão incorporando ao seu texto novas demandas e propondo novos parâmetros para a educação nacional (BRASIL, 1988). É o caso da instituição do plano de carreira e dos concursos de provas e títulos para os professores da rede pública, conforme o princípio V, bem como do piso salarial nacional para os professores da rede pública, ambos acrescidos a partir da Emenda Constitucional no. 53, de 19 de dezembro de 2006.
O cenário do Brasil e de todas as nações na década de 1990 era o de instauração do processo de globalização econômica, política e cultural. Esse processo, aliado ao desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação em nível digital, transformaram o mundo. As relações entre as pessoas mudaram e, por consequência, as exigências profissionais e os aspectos relacionados à aprendizagem foram revistos e repensados para atender a essas novas demandas.
BES, Pablo. Organização e legislação da educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SAGAH, 2018.(adaptado)
Após ler o excerto acima, analise as asserções abaixo e assinale a alternativa correta:
I- Foram necessárias flexibilidade, autonomia pedagógica, administrativa e financeira para que as escolas pudessem contemplar os seus projetos político-pedagógicos.
PORQUE
II- Com a globalização, o advento das tecnologias e os discursos e movimentos de respeito e inclusão das minorias, a educação foi obrigada a acompanhar a transformação social, econômica e cultural para contribuir com a formação cidadã do educando do futuro.
Opções da pergunta 6:
a)
A proposição I está correta e a II está incorreta.
b)
A proposição I está incorreta e a II está correta.
c)
As duas proposições estão corretas, mas a II não é uma justificativa da I.
d)
As duas proposições estão incorretas.
e)
As duas proposições estão corretas e a II é uma justificativa da I
Ed
ontem
Vamos analisar as proposições: I- Foram necessárias flexibilidade, autonomia pedagógica, administrativa e financeira para que as escolas pudessem contemplar os seus projetos político-pedagógicos. Essa proposição está correta, pois a flexibilidade e a autonomia são essenciais para que as escolas possam adaptar seus projetos às realidades locais e às necessidades dos alunos. II- Com a globalização, o advento das tecnologias e os discursos e movimentos de respeito e inclusão das minorias, a educação foi obrigada a acompanhar a transformação social, econômica e cultural para contribuir com a formação cidadã do educando do futuro. Essa proposição também está correta, pois a educação realmente precisa se adaptar às novas demandas sociais e culturais trazidas pela globalização e pelas tecnologias. Agora, vamos verificar a relação entre as proposições: - Ambas as proposições estão corretas. - A proposição II pode ser vista como uma justificativa para a proposição I, pois a necessidade de adaptação da educação às novas realidades sociais e culturais (II) justifica a busca por flexibilidade e autonomia nas escolas (I). Portanto, a alternativa correta é: e) As duas proposições estão corretas e a II é uma justificativa da I.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade