Leia os textos a seguir:
Texto I:
Ao que tudo indica, é quase certo que a convergência midiática veio para estabilizar os principais meios de comunicação frente aos avanços tecnológicos e, diferente do que muitos céticos previam, não será dessa vez que algum meio de comunicação vai desaparecer ou ser substituído, como ressalta Jenkins (2009). O autor não está sozinho nesse pensamento, já que pesquisadores como Fidler (1998), com seus estudos sobre midiamorfose, Bolter e Grusin (2000), que falam de remediações, e Kischinhevsky (2013), que discute o rádio expandido, entre outros, contribuem para a ideia de que a convergência tem, efetivamente, modificada a forma de produção, emissão e recepção de seus conteúdos — o que é natural, afinal, todo processo de transformação requer adaptação. Nesse contexto, um bom exemplo de mídia convencional que tem se reestruturado em meio à convergência midiática é o rádio, que vem se reinventando desde a chegada da televisão na década de 1950.
Fonte: SILVEIRA, G. C. da [et al.]. Novas linguagens do rádio. Porto Alegre: SAGAH, 2020, pág. 76.
Texto II:
A digitalização redesenhou, a partir dos anos 1990, a criação, a produção, e a circulação de conteúdos radiofônicos. Num cenário de crescente convergência midiática, o rádio foi forçado a se reinventar mais uma vez e, surpreendentemente, mostrou maior capacidade de reação do que os outros meios de comunicação - notadamente, o segmento de jornais, com a acentuada erosão das tiragens dos diários de referência. Relegado a um papel de coadjuvante desde a popularização da TV, o rádio renasce amalgamando-se à rede mundial de computadores e as redes de telefonia móvel, encontrando novos e diversificados canais de distribuição.
Fonte: KISCHINHEVSKY, M. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad, 2014., p. 7.
Considerando as informações apresentadas acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. É possível entender o conceito de rádio expandido como a sua presença em todas as plataformas digitais, propiciada pela convergência midiática e a sua escuta em diferentes formas, tanto as convencionais quanto aquelas mediadas pelas novas tecnologias de comunicação.
PORQUE
II. A característica de instantaneidade do rádio acaba se fortalecendo à medida que o seu conteúdo adquire multimidialidade, na forma de narrativas complexas em plataformas de transmissão e distribuição imediata, com novas possibilidades de interação e participação dos ouvintes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Grupo de escolhas da pergunta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Ed
ontem
Vamos analisar as asserções I e II: I. É possível entender o conceito de rádio expandido como a sua presença em todas as plataformas digitais, propiciada pela convergência midiática e a sua escuta em diferentes formas, tanto as convencionais quanto aquelas mediadas pelas novas tecnologias de comunicação. - Essa afirmação é verdadeira, pois o conceito de rádio expandido realmente se refere à presença do rádio em diversas plataformas digitais, possibilitando novas formas de escuta. II. A característica de instantaneidade do rádio acaba se fortalecendo à medida que o seu conteúdo adquire multimodalidade, na forma de narrativas complexas em plataformas de transmissão e distribuição imediata, com novas possibilidades de interação e participação dos ouvintes. - Essa afirmação também é verdadeira, pois a instantaneidade do rádio é ampliada com a multimodalidade e as novas formas de interação proporcionadas pelas plataformas digitais. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções: - A asserção II pode ser vista como uma justificativa da I, pois a instantaneidade e a multimodalidade do rádio em plataformas digitais realmente reforçam a ideia de rádio expandido. Portanto, a opção correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.