As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX, sob forte influência das ideias trazidas pela Revolução Francesa (1789), de “igualdade, liberdade, fraternidade”. Receberam também contribuições do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdo) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado. Em relação às Tendências Pedagógicas Liberais, associe as colunas abaixo:
(1) Tendência Liberal Tradicional.
(2) Tendência Liberal-Renovada.
(3) Tendência Liberal-Tecnicista.
( ) O professor sai do papel centralizador e o conhecimento passa a ser visto como fruto da pesquisa e não um conhecimento fechado; o aluno busca conhecer e experimentar.
( ) Essa prática defende que o professor é o detentor do saber em que manterá a ordem e a disciplina através de ações impositivas e castradoras; o aluno é visto como um ser inferior, apenas um receptor.
( ) Essa prática volta a reafirmar o professor como centralidade de poder e os conteúdos são trabalhados de forma fechada e sem reflexões. A ideia é garantir a mão de obra para o mercado de trabalho; o aluno volta a assumir o papel de apenas reproduzir.
A sequência correta é:
A
3, 2, 1.
B
1, 2, 3.
C
2, 1, 3.
D
2, 3, 1.
E
1, 3, 2.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das descrições e associá-las às tendências pedagógicas liberais: 1. Tendência Liberal Tradicional: Essa tendência é caracterizada pela visão do professor como detentor do saber, mantendo a ordem e a disciplina, e o aluno como receptor passivo. Isso se encaixa na descrição: "Essa prática defende que o professor é o detentor do saber em que manterá a ordem e a disciplina através de ações impositivas e castradoras; o aluno é visto como um ser inferior, apenas um receptor." 2. Tendência Liberal-Renovada: Essa tendência busca uma abordagem mais centrada no aluno, onde o conhecimento é visto como fruto da pesquisa e a experiência do aluno é valorizada. Isso se encaixa na descrição: "O professor sai do papel centralizador e o conhecimento passa a ser visto como fruto da pesquisa e não um conhecimento fechado; o aluno busca conhecer e experimentar." 3. Tendência Liberal-Tecnicista: Essa tendência reafirma o professor como centralidade de poder, com conteúdos trabalhados de forma fechada, visando preparar o aluno para o mercado de trabalho. Isso se encaixa na descrição: "Essa prática volta a reafirmar o professor como centralidade de poder e os conteúdos são trabalhados de forma fechada e sem reflexões. A ideia é garantir a mão de obra para o mercado de trabalho; o aluno volta a assumir o papel de apenas reproduzir." Agora, vamos associar as descrições às tendências: - (1) Tendência Liberal Tradicional: 3 - (2) Tendência Liberal-Renovada: 1 - (3) Tendência Liberal-Tecnicista: 2 Portanto, a sequência correta é: 3, 1, 2. Analisando as alternativas: A) 3, 2, 1. B) 1, 2, 3. C) 2, 1, 3. D) 2, 3, 1. E) 1, 3, 2. Nenhuma das alternativas corresponde à sequência correta que encontramos. Parece que houve um erro nas opções apresentadas. Você pode verificar se as opções estão corretas ou se há mais informações?
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade