As relações entre o Brasil e populações africanas são parte de sua essência, mas elas percorrem um contexto de escravização, violência e discriminação. Ao longo de nossa colonização e período imperial, que abarcam quase 400 anos dos pouco mais de 500 anos de nossa história, a escravidão esteve muito focada na utilização da mão de obra do negro africano, sendo permitida e obtendo base jurídica para tanto. O seu fim, a partir do ano de 1888 com a Lei Áurea, não significou o fim das desigualdades sobre as populações afrodescendentes que se estenderam do acesso ao mercado formal de trabalho à representação política, pois os antigos escravizados foram preteridos no mercado de trabalho assalariado, onde os imigrantes europeus eram mais facilmente empregados e do mesmo modo, enquanto maioria analfabeta, não tinham acesso ao voto nos anos iniciais da República.
Segundo Domingues (2005, p.117) " a competência, inteligência, capacidade e esforço individual não poderiam ter sido os únicos requisitos que iriam determinar o acesso aos bens públicos e privados. Já que o mérito não era o único critério para o indivíduo vencer na vida em uma sociedade marcada pela desigualdade, qualquer infortúnio pessoal poderia ser entendido como reflexo das injustiças raciais ou como distorções do sistema social".
Acerca do mito da democracia racional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Muitos estudiosos, dentre os quais Florestan Fernandes, combateram a ideia de que no Brasil existe uma democracia racial.
PORQUE
II. Essa ideia acaba por corroborar com uma estrutura desigual ao mascarar as raízes de nossas diferenças sociais, para que elas não sejam questionadas e modificadas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Ed
mês passado
Vamos analisar as asserções: I. Muitos estudiosos, dentre os quais Florestan Fernandes, combateram a ideia de que no Brasil existe uma democracia racial. Essa afirmação é verdadeira. Florestan Fernandes e outros críticos argumentaram que a ideia de democracia racial no Brasil é uma ilusão que mascara as desigualdades raciais existentes. II. Essa ideia acaba por corroborar com uma estrutura desigual ao mascarar as raízes de nossas diferenças sociais, para que elas não sejam questionadas e modificadas. Essa afirmação também é verdadeira. A ideia de democracia racial pode desviar a atenção das desigualdades raciais e sociais, impedindo que sejam abordadas de forma crítica. Agora, vamos verificar a relação entre as duas asserções. A asserção II justifica a I, pois explica como a ideia de democracia racial contribui para a manutenção das desigualdades. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.