Logo Passei Direto
Buscar
A análise da posição dos polos de uma função de transferência é uma maneira preliminar de se obter informações sobre a condição de estabilidade do sistema.
Observando a posição dos polos da função de transferência abaixo, é possível dizer que:
Estável, pois apenas possui polos e zeros no semiplano direito.
Estável, pois possui raízes no semiplano esquerdo e sobre o eixo imaginário.
Estável, pois possui zeros no semiplano direito.
Estável, pois possui zeros no semiplano esquerdo.
Instável, pois apenas possui raízes no semiplano esquerdo e sobre o eixo imaginário.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para determinar a estabilidade de um sistema a partir da análise dos polos de uma função de transferência, devemos considerar a localização desses polos no plano complexo: 1. Polos no semiplano esquerdo (SPE): Indicam que o sistema é estável. 2. Polos no eixo imaginário: Indicam que o sistema é marginalmente estável, mas não necessariamente estável. 3. Polos no semiplano direito (SPR): Indicam que o sistema é instável. Com base nas opções que você apresentou, a resposta correta depende da localização específica dos polos mencionados na função de transferência. Se você puder identificar onde estão os polos, poderá determinar a estabilidade do sistema. Se os polos estão apenas no semiplano direito, o sistema é instável. Se estão no semiplano esquerdo, o sistema é estável. Se houver polos no eixo imaginário, o sistema é marginalmente estável. Portanto, a resposta correta varia conforme a posição dos polos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O desenvolvimento de sistemas de automação e controles de processos físicos depende de sua representação no espaço de estado por meio do conhecimento de todas as variáveis envolvidas. O subconjunto de variáveis de um sistema físico que permite conhecer o comportamento de um sistema e é definido a partir de todas as variáveis do sistema é definido como:
variável de estado
variável de saída
variável de espaço
variável de entrada
condição inicial

A análise de um sistema pode ser realizada se o modelo matemático que define seu sistema físico, por meio de uma função de transferência, for conhecido. Dessa forma, seu desempenho pode ser avaliado em função do estimulo recebido, ou seja, resposta a entrada. Considerando as especificações e estimativas da resposta transitória em sistemas, é possível estimar o tempo de acomodação, em segundos, de um sistema com coeficiente de amortecimento e frequência natural iguais a 2 e 4rad/s, respectivamente:
2s
1s
4s
8s
0,5s

O desenvolvimento de sistemas de automação e controles de processos físicos depende de sua representação no espaço de estado por meio do conhecimento de todas as variáveis envolvidas.
Considere a matriz de estado definida abaixo. O produto dessa matriz pela sua matriz inversa produzirá um resultado igual a:
[ 0 1
−4 −5 ]
[ 0 1
16 25 ]
[ 1 0
0 1 ]
[ 0 1
1 0 ]
[−5 −1
4 0 ]

Mais conteúdos dessa disciplina