Logo Passei Direto
Buscar
Nos primeiros anos dos anos 1990, o chamado Relatório Cadbury identificou uma mudança na personalidade dos acionistas das empresas britânicas de capital aberto. Pouco a pouco, as ações dessas empresas passaram de acionistas individuais para acionistas institucionais, como fundos de pensão e fundos de investimentos. O relatório aponta, então, três recomendações para o estabelecimento de relações saudáveis entre os proprietários e as empresas.
É correto o que se afirma em.
I. O relatório Cadbury recomenda a concentração de poder nos executivos que compõem o conselho de administração.
II. O relatório Cadbury identificou uma tendência de organizações serem proprietárias de outras organizações.
III. O relatório Cadbury recomenda que apenas acionistas individuais possam ter direito a voto.
IV. O relatório Cadbury recomenda que outras organizações não interfiram nas decisões umas das outras.
A I,apenas.
B II, apenas.
C I e III, apenas.
D II e III, apenas.
E II e IV, apenas
User badge image
GovernancaCorp

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa em relação ao Relatório Cadbury: I. O relatório Cadbury recomenda a concentração de poder nos executivos que compõem o conselho de administração. Falso, o relatório enfatiza a importância da governança corporativa e a necessidade de um equilíbrio de poder, não a concentração de poder nos executivos. II. O relatório Cadbury identificou uma tendência de organizações serem proprietárias de outras organizações. Verdadeiro, o relatório reconhece a crescente presença de acionistas institucionais, que muitas vezes são organizações que possuem ações de outras empresas. III. O relatório Cadbury recomenda que apenas acionistas individuais possam ter direito a voto. Falso, o relatório não faz tal recomendação; na verdade, ele reconhece a importância dos acionistas institucionais e suas participações. IV. O relatório Cadbury recomenda que outras organizações não interfiram nas decisões umas das outras. Falso, o relatório não aborda essa questão de forma direta; ele se concentra mais na governança e na relação entre acionistas e a administração da empresa. Com base nas análises, apenas a afirmativa II é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: B) II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o conceito e as práticas de governança corporativa, analise as afirmacoes a seguir assinalando V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.
Agora, marque a sequência correta:
( ) Um dos princípios da governança corporativa é a emissão de ações preferenciais sem direito a voto.
( ) A governança corporativa visa reduzir problemas de agência, no qual gestores e proprietários possuem interesses divergentes.
( ) A governança corporativa pode ser definida como um conjunto de práticas cujo objetivo é o recrutamento e a seleção eficiente de trabalhadores.
( ) Stakeholders diversos se beneficiam das práticas de governança corporativas uma vez que elas tornam mais transparentes as ações organizacionais.
A F, V, F, V.
B V, F, V, F.
C V, V, F, F.
D F, F, V, V.
E F, V, V, F.

A governança corporativa pode ser entendida como um ambiente gerencial cujo objetivo é o de alinhar as ações dos atores organizacionais diversos, como gestores e acionistas, por meio de práticas que visam a continuidade da organização.
Diante do que foi exposto, relacione os princípios básicos da governança corporativa com as explicações a seguir, enumerando-as na ordem correta: ( ) diz respeito à sustentabilidade organizacional incorporando preocupações de ordem social e ambiental. ( ) diz respeito à abertura de informações das organizações que possam ser relevantes para os stakeholders. ( ) diz respeito à prestação de contas e à responsabilização das ações tomadas pelos membros da organização. ( ) diz respeito à isonomia no tratamento dispensado aos diversos interessados (stakeholders) na organização.
A III, II, IV, I.
B I, II, IV, III.
C II, IV, III, I.
D IV, I, III, II.
E III, II, I, IV.

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
Considerando o conceito de governança corporativa apresentado no texto e os conceitos a ela relacionados, avalie as afirmacoes a seguir.
I. A equidade na governança corporativa significa que as empresas devem elencar seus stakeholders prioritários, começando pelos proprietários/acionistas, e definir a hierarquia no tratamento dispensado aos mesmos.
II. A transparência na governança corporativa significa a obrigatoriedade, por lei, das empresas apresentarem seus dados econômico-financeiros aos stakeholders e à sociedade como um todo.
III. O accountability implica na admissão de responsabilidade pelos atos praticados pelos atores organizacionais, e na prestação de contas das ações que impactam no valor da organização.
IV. Transparência, na governança corporativa, implica na apresentação de informações relevantes aos stakeholders, e não apenas as informações econômico-financeiras exigidas por lei.
A II, apenas.
B IV, apenas.
C I e III, apenas.
D II e III, apenas.
E III e IV, apenas.

A empresa ABC quer aprimorar suas relações com o mercado. Para isso, ela desenhou uma estrutura de governança corporativa baseada em 4 dos 8 (oito) princípios da governança corporativa, conforme demonstra as ações expostas a seguir.
Diante do que foi exposto, os 4 (quatro) princípios de governança corporativa que fazem parte de sua estrutura são, respectivamente.
A - Práticas; pessoas; propósitos; e princípios.
B - Propriedade; papéis; perenidade; e poder.
C - Práticas; poder; princípios; e pessoas.
D - Propriedade; papéis; propósitos; e princípios.
E - Princípios; pessoas; poder; e perenidade.

Mais conteúdos dessa disciplina