Logo Passei Direto
Buscar
Paciente do sexo masculino, 23 anos, foi vítima de acidente automobilístico no qual o veículo em que estava colidiu com caminhão. Usava cinto de segurança e foi retirado consciente do carro pela equipe de resgate. Apresentava amnésia anterógrada. Após atendimento pré-hospitalar, o paciente foi levado ao pronto-socorro, sem déficits motores ou sensitivos. No hospital, o médico pede uma tomografia computadorizada de crânio para avaliação. Alguns minutos depois, a equipe de enfermagem solicita avaliação de emergência para o paciente, com necessidade de intubação orotraqueal por rebaixamento do nível de consciência e anisocoria com pupila esquerda dilatada.
Tomografia computadorizada de crânio sem contraste. Ao considerar a situação clínica do paciente e a imagem tomográfica apresentada, o médico diagnosticou
(A) hematoma subdural agudo, sendo necessário realizar hidantalização do paciente e aguardar melhora clínica.
(B) contusão cerebral, sendo necessário realizar cirurgia de emergência para controle de hipertensão intracraniana.
(C) hematoma epidural, sendo necessário realizar cirurgia de emergência para controle da hipertensão intracraniana.
(D) hematoma intraparenquimatoso, sendo necessário realizar hidantalização do paciente e aguardar melhora clínica.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para analisar a situação clínica do paciente e as opções apresentadas, vamos considerar os sinais e sintomas descritos: 1. O paciente sofreu um acidente automobilístico e apresentou amnésia anterógrada, o que pode indicar uma lesão cerebral. 2. A necessidade de intubação orotraqueal devido ao rebaixamento do nível de consciência e a anisocoria (pupila esquerda dilatada) são sinais preocupantes que podem indicar um aumento da pressão intracraniana ou uma lesão cerebral significativa. 3. A tomografia computadorizada de crânio foi solicitada para avaliar possíveis lesões. Agora, vamos analisar as alternativas: (A) Hematoma subdural agudo - Geralmente, esse tipo de hematoma pode causar rebaixamento do nível de consciência, mas a anisocoria não é um sinal típico isolado desse tipo de hematoma. (B) Contusão cerebral - Embora possa causar rebaixamento do nível de consciência, a contusão não é tipicamente associada a anisocoria significativa. (C) Hematoma epidural - Este tipo de hematoma é frequentemente associado a trauma e pode causar aumento rápido da pressão intracraniana, levando a anisocoria e rebaixamento do nível de consciência. É uma emergência cirúrgica. (D) Hematoma intraparenquimatoso - Embora possa causar rebaixamento do nível de consciência, a anisocoria não é um sinal típico isolado desse tipo de hematoma. Diante da análise, a alternativa que melhor se encaixa na situação clínica do paciente, considerando a necessidade de cirurgia de emergência e os sinais apresentados, é: (C) hematoma epidural, sendo necessário realizar cirurgia de emergência para controle da hipertensão intracraniana.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina