Ao contribuir com a formação integral ofertada pelas redes de ensino, o psicopedagogo contribui para que a interdisciplinaridade seja promotora de uma escola que cumpra sua função social e legitime os processos de ensinar e aprender ali desenvolvidos cotidianamente. Há toda uma dinâmica em curso para esse atendimento que, de forma contínua desafia as instituições a prever novos encaminhamentos para os desafios do cotidiano. Desse modo, constatou-se que o psicopedagogo, em seu trabalho de interventor e articulador, deve interpretar e analisar os impasses do contexto escolar em todas as suas faces, mas preocupando-se sobremaneira com o atendimento das necessidades de aprendizagem e desenvolvimento das competências e habilidades individuais (NEPOMOCENO, 2020, p. 3).
Os direitos de quem aprende e a responsabilidade de quem ensina necessitam construir-se de modo que o processo de ensino e aprendizagem se torne gradativamente um espaço de:
Opções da pergunta 8:
experiências de sucesso
contrato social
atendimento social
memorização
decoreba e ação
Ed
ontem
A partir do texto apresentado, a contribuição do psicopedagogo para a formação integral e a promoção da interdisciplinaridade visa transformar o processo de ensino e aprendizagem em um espaço de "experiências de sucesso". Isso se alinha com a ideia de que o aprendizado deve ser significativo e atender às necessidades dos alunos, promovendo um ambiente mais colaborativo e eficaz.