Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a estrutura e função da membrana plasmática e a interação das proteínas com a membrana, qual das seguintes afirmações é correta? Selecione a resposta: A Os lipídeos na membrana são hidrofílicos e formam o eixo central da membrana, enquanto as proteínas periféricas e integrais permitem a passagem de água e moléculas hidrofóbicas. B As proteínas periféricas da membrana possuem ligações covalentes fortes com os lipídeos da membrana, o que dificulta sua remoção, enquanto as proteínas integrais se ligam de forma fraca e podem ser removidas facilmente com soluções salinas simples. C As proteínas periféricas têm uma ligação fraca com a membrana e podem ser removidas com soluções salinas simples, ao contrário das proteínas integrais, que são ancoradas à membrana por ligações covalentes e só podem ser removidas com detergentes. D O ambiente celular não é influenciado pelas concentrações de íons no Líquido Extracelular (LEC) e no Líquido Intracelular (LIC), portanto, mudanças nas concentrações de íons não afetam a fisiologia celular. E Os lipídeos da membrana são hidrofóbicos e formam o eixo central da membrana,
User badge image
César Augusto

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: A) "Os lipídeos na membrana são hidrofílicos e formam o eixo central da membrana, enquanto as proteínas periféricas e integrais permitem a passagem de água e moléculas hidrofóbicas." - Incorreta, pois os lipídeos da membrana são hidrofóbicos e formam a bicamada lipídica. B) "As proteínas periféricas da membrana possuem ligações covalentes fortes com os lipídeos da membrana, o que dificulta sua remoção, enquanto as proteínas integrais se ligam de forma fraca e podem ser removidas facilmente com soluções salinas simples." - Incorreta, pois as proteínas periféricas têm ligações fracas e podem ser removidas facilmente, enquanto as proteínas integrais estão mais firmemente ancoradas. C) "As proteínas periféricas têm uma ligação fraca com a membrana e podem ser removidas com soluções salinas simples, ao contrário das proteínas integrais, que são ancoradas à membrana por ligações covalentes e só podem ser removidas com detergentes." - Parcialmente correta, mas as proteínas integrais não são necessariamente ancoradas por ligações covalentes; elas podem ser ligadas de forma não covalente. D) "O ambiente celular não é influenciado pelas concentrações de íons no Líquido Extracelular (LEC) e no Líquido Intracelular (LIC), portanto, mudanças nas concentrações de íons não afetam a fisiologia celular." - Incorreta, pois as concentrações de íons afetam diretamente a fisiologia celular. E) "Os lipídeos da membrana são hidrofóbicos e formam o eixo central da membrana." - Correta, pois os lipídeos realmente são hidrofóbicos e formam a bicamada lipídica, que é a estrutura central da membrana plasmática. Portanto, a alternativa correta é: E) Os lipídeos da membrana são hidrofóbicos e formam o eixo central da membrana.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

César Augusto

há 3 meses

Resposta correta: C - As proteínas periféricas têm uma ligação fraca com a membrana e podem ser removidas com soluções salinas simples, ao contrário das proteínas integrais, que são ancoradas à membrana por ligações covalentes e só podem ser removidas com detergentes.


? Explicação detalhada:

A membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídica composta principalmente de fosfolipídios, proteínas e colesterol, sendo descrita pelo modelo do mosaico fluido.


⚗️ Componentes e estrutura:

  1. Fosfolipídios:
  • Têm uma cabeça hidrofílica (polar) e caudas hidrofóbicas (apolares).
  • Formam uma bicamada, com as partes hidrofóbicas voltadas para dentro e as hidrofílicas voltadas para fora (em contato com o meio aquoso intra e extracelular).
  1. Proteínas da membrana:
  • Proteínas integrais (intrínsecas):
  • Estão inseridas na bicamada lipídica.
  • Muitas atravessam completamente a membrana (proteínas transmembrana).
  • São difíceis de remover, pois estão fortemente associadas aos lipídios — exigem detergentes para serem extraídas.
  • Proteínas periféricas (extrínsecas):
  • Associam-se superficialmente à membrana (pela interação com proteínas integrais ou com as cabeças polares dos lipídios).
  • São facilmente removidas por soluções salinas ou pequenas mudanças de pH, já que as interações são eletrostáticas (fracas).

? Por que as outras estão incorretas:

AlternativaErro principal

AOs lipídios são hidrofóbicos no centro da membrana, não hidrofílicos.

BÉ o contrário: proteínas periféricas se ligam fracamente e são removidas com facilidade, enquanto integrais são fortemente ligadas.

DFalso: alterações nas concentrações iônicas de LEC e LIC afetam diretamente a fisiologia celular (potenciais elétricos, transporte, etc.).

EOs lipídios não conferem rigidez estrutural — essa função é do colesterol; além disso, eles são hidrofóbicos no interior da bicamada.

Conclusão:

A afirmação C descreve corretamente a diferença entre proteínas periféricas e integrais na membrana plasmática.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina