Logo Passei Direto
Buscar
As Pesquisas de Orçamentos Familiares - POFs realizadas pelo IBGE visam disponibilizar informações sobre a composição dos orçamentos domésticos e as condições de vida da população brasileira, incluindo a percepção subjetiva da qualidade de vida, além de gerar bases de dados e estudos sobre o seu perfil nutricional e padrão alimentar.
Diante disso, ANALISE e ASSINALE a alternativa que apresenta um dado importante identificado pela POF realizada em 2008-2009, em relação ao padrão alimentar da população brasileira, que está assocido à transição nutricional e epidemiológica pela qual o país vem passando nos últimos anos.
O excesso de peso está diminuindo cada vez mais na população, enquanto a desnutrição está aumentando.
A ingestão de açúcar simples tem reduzido, representando 14,1% do valor calórico total da dieta, estando em consonância com recomendação da Organização Mundial da Saúde.
Arroz e feijão estão sendo cada vez mais consumidos pela população, assim como a farinha de trigo e mandioca.
A população tem optado por preparar suas refeições em casa, ao invés de se alimentar fora do domicílio e adquirir alimentos prontos para consumo.
Dados evidenciam que a população brasileira tem aumentado a preferência por alimentos ultraprocessados.
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

A alternativa que apresenta um dado importante identificado pela POF realizada em 2008-2009, em relação ao padrão alimentar da população brasileira, é: Dados evidenciam que a população brasileira tem aumentado a preferência por alimentos ultraprocessados. Esse dado está associado à transição nutricional e epidemiológica, pois reflete mudanças nos hábitos alimentares e no aumento do consumo de produtos industrializados, que têm implicações significativas para a saúde pública.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Deve-se a Josué de Castro, com sua Geografia da Fome, o trabalho pioneiro de consolidar e sistematizar informações sobre a situação alimentar e nutricional do Brasil. O livro, em sua primeira edição, foi lançado numa época em que, afora o referencial relativamente seguro sobre necessidades nutricionais, valor nutritivo dos alimentos e, por conseguinte, estimativas de adequação da dieta consumida, não se dispunha de um elenco consistente de indicadores antropométricos, clínicos e bioquímicos devidamente padronizados para a avaliação do estado nutricional em escala epidemiológica.
Dessa forma, assinale a alternativa que aponta o que se caracteriza o cenário de transição nutricional.
Forte queda na fecundidade e aumento da longevidade os quais impulsionaram um envelhecimento acelerado da população brasileira.
Aceleramento do processo de urbanização, acompanhado de importantes mudanças sociais, como nas formas de inserção da mulher na sociedade e rearranjos familiares.
Diminuição nos casos de desnutrição com aumento na incidência de obesidade, problema este atribuído, sobretudo, aos hábitos alimentares inadequados e ao sedentarismo.
Redução da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida da população brasileira, contribuindo para que o cenário de doenças degenerativas fosse cada vez mais comum.
Diminuição da mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias que, juntamente com a diminuição na incidência e prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, permitiram um maior índice de mortalidade entre as crianças.

Mais conteúdos dessa disciplina