Logo Passei Direto
Buscar
Na aula 6, Bernardi e Brudeki (2013, p. 153) afirmam que “na Administração Pública, improbidade significa de má qualidade, sem moral administrativa, que causa prejuízo ao público, que é prejudicial a toda coletividade”.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Gestão de serviços e obras públicas, sabemos que existem responsabilidades do servidor público. Sendo assim, assinale a alternativa correta acerca da responsabilidade administrativa.
A Resulta em infrações graves ao dever de honestidade no exercício da função pública.
B Resulta em fidelidade e exige de todo servidor a dedicação ao serviço e o integral respeito às leis e às instituições.
C Há possibilidade de responsabilização do servidor não só no código penal, ou seja, na norma geral, como também legislações especiais, esparsas.
D Resulta da violação de normas internas de caráter disciplinar pelo servidor; tais normas encontram-se geralmente no estatuto dos servidores civis, em leis específicas para os empregados públicos, em códigos de ética e outras normas internas de cada instituição.
E Guarda relação com pecúnia, ou seja, com indenização, sendo de aspecto patrimonial e não pessoal, os quais dispõe que caso o sujeito cause dano a outrem, estará este obrigado a reparar.
User badge image
PublicoGestor

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a responsabilidade administrativa do servidor público: A) Resulta em infrações graves ao dever de honestidade no exercício da função pública. - Embora a honestidade seja um aspecto importante, essa definição é muito restrita e não abrange todas as responsabilidades administrativas. B) Resulta em fidelidade e exige de todo servidor a dedicação ao serviço e o integral respeito às leis e às instituições. - Esta alternativa fala sobre deveres, mas não aborda diretamente a responsabilidade administrativa. C) Há possibilidade de responsabilização do servidor não só no código penal, ou seja, na norma geral, como também legislações especiais, esparsas. - Esta alternativa é verdadeira, pois a responsabilização pode ocorrer em diferentes esferas, mas não é a definição mais direta da responsabilidade administrativa. D) Resulta da violação de normas internas de caráter disciplinar pelo servidor; tais normas encontram-se geralmente no estatuto dos servidores civis, em leis específicas para os empregados públicos, em códigos de ética e outras normas internas de cada instituição. - Esta alternativa é a mais completa, pois aborda diretamente a responsabilidade administrativa, que se refere à violação de normas internas e disciplinares. E) Guarda relação com pecúnia, ou seja, com indenização, sendo de aspecto patrimonial e não pessoal, os quais dispõe que caso o sujeito cause dano a outrem, estará este obrigado a reparar. - Esta alternativa fala sobre responsabilidade civil, que é diferente da responsabilidade administrativa. Após essa análise, a alternativa correta é: D) Resulta da violação de normas internas de caráter disciplinar pelo servidor; tais normas encontram-se geralmente no estatuto dos servidores civis, em leis específicas para os empregados públicos, em códigos de ética e outras normas internas de cada instituição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na aula 6, Bernardi e Brudeki (2013, p. 153) afirmam que “na Administração Pública, improbidade significa de má qualidade, sem moral administrativa, que causa prejuízo ao público, que é prejudicial a toda coletividade”.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Gestão de serviços e obras públicas, sabemos que existem responsabilidades e deveres do servidor público. Sendo assim, assinale a alternativa correta acerca do dever de Probidade.
A - Também denominado dever de fidelidade, exige de todo servidor a dedicação ao serviço e o integral respeito às leis e às instituições constitucionais, identificando-o com os interesses do Estado e tal dever impede que o servidor atue contra os fins e os objetivos legítimos da Administração.
B - É constitucionalmente exigido o respeito à moralidade na conduta do administrador público como elemento necessário à legitimação de seus atos. Existem normas que incidem sobre a conduta dos agentes públicos no trato dos bens que lhes são confiados para a gestão, sujeitando-se pelo mau emprego ou dilapidação à responsabilização administrativa, civil ou criminal.
C - Impõe ao servidor o acatamento às ordens legais e sua fiel execução e tal dever resulta da subordinação hierárquica e assenta no princípio disciplinar de toda organização administrativa.
D - Resulta da violação de normas internas de caráter disciplinar pelo servidor e tais normas encontram-se geralmente no estatuto dos servidores civis, em leis específicas para os empregados públicos, em códigos de ética e outras normas internas de cada instituição.
E - Impõe ao servidor o dever contra os fins e os objetivos legítimos da Administração Pública.

Mais conteúdos dessa disciplina