Logo Passei Direto
Buscar
Leia a afirmativa a seguir e complete a lacuna, assinalando a alternativa CORRETA: __________ também conhecida como autodefesa, é a forma mais primitiva de resolução de um conflito intersubjetivo. Ela foi, particularmente, importante quando não havia um Estado capaz de impor suas decisões sobre indivíduos.
A) A correição parcial.
B) A legítima defesa.
C) A súplica pela força.
D) A autotutela.
E) A defesa indireta.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para completar a lacuna na afirmativa, precisamos identificar qual das opções se refere à autodefesa e à resolução primitiva de conflitos intersubjetivos, especialmente em contextos onde não havia um Estado para impor decisões. Analisando as alternativas: A) A correição parcial - Refere-se a uma intervenção em um conflito, mas não é sinônimo de autodefesa. B) A legítima defesa - É um conceito jurídico que se refere à defesa de si mesmo em situações de agressão, mas não é exatamente a forma primitiva de resolução de conflitos. C) A súplica pela força - Não é uma expressão comum e não se relaciona diretamente com autodefesa. D) A autotutela - Refere-se à autodefesa e é a forma mais primitiva de resolver conflitos, especialmente em contextos sem um Estado. E) A defesa indireta - Refere-se a uma forma de defesa em processos, mas não se relaciona com a autodefesa. A alternativa que melhor se encaixa na definição apresentada é: D) A autotutela.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No exercício da jurisdição, cabe ao Poder Judiciário a solução pacífica dos conflitos sociais.
Com relação ao Direito Processual, sobre a ação e o processo, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo é instrumento utilizado para o exercício dos poderes definidos constitucionalmente, para o particular ou para o Estado; diferente da ação, que se perfaz na busca do Estado por meio do Poder Judiciário.
II. O processo, assim como a ação, pressupõe uma livre escolha, assemelhando-se aos contratos, pois dois indivíduos manifestam suas vontades de buscar o Poder Judiciário visando à solução, ainda que litigiosa, de problema resultante da relação jurídica.
III. A relação jurídica processual é exposta no conjunto de atos praticados pelas partes, seja a manifestação, seja a respectiva resposta, enquanto a ação é o resultado final buscado pelas partes ao apresentar o caso concreto a juízo que possua atribuição legal para analisá-lo.
IV. Para o processo atingir sua eficácia, devem ser observadas as garantias e princípios constitucionais, assegurando a ordem jurídica e a solução pacífica dos conflitos, destacando-se o direito de ação pelo qual o jurisdicionado tem o direito de apresentar suas demandas ao Judiciário.
V. A conclusão do juiz exposta na sentença, após análise do caso concreto, não interfere na existência ou inexistência da ação, haja vista ser instituto autônomo ao direito material, todavia, essa análise não se aplica ao processo, que pode ser existente ou não a depender do direito ser confirmado ou afastado.
A) I, II, IV e V.
B) II, III e V.
C) IV, apenas.
D) I, II e III.
E) I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina