Logo Passei Direto
Buscar

Patologia

Colégio Objetivo
A tumefação celular representa o acúmulo de líquidos no interior das células tornando-as volumosas. Observamos que esse acúmulo ocorre quando há redução na concentração de ATP e, consequentemente, falta energia para o funcionamento correto da bomba de sódio e potássio, que é dependente do ATP.
Você lembra o que é tumefação celular?
User badge image
patologia360

anteontem

00355
56 pág.

ESTÁCIO EAD

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Sim, a tumefação celular é um processo patológico caracterizado pelo acúmulo de água e eletrólitos dentro das células, levando ao aumento do seu volume. Isso geralmente ocorre devido a uma falha na função da bomba de sódio e potássio (Na+/K+ ATPase), que depende de ATP para funcionar corretamente. Quando a concentração de ATP diminui, a bomba não consegue manter o equilíbrio iônico, resultando na entrada excessiva de sódio e água nas células, causando a tumefação. Esse fenômeno é frequentemente observado em situações de lesão celular, isquemia ou estresse celular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

00355
56 pág.

ESTÁCIO EAD

Mais perguntas desse material

Neste módulo, analisamos os diferentes tipos de degeneração celular que acontecem durante as lesões celulares reversíveis e vimos as diferenças morfológicas em relação à lesão celular irreversível.
Sobre as lesões celulares reversíveis, assinale a alternativa correta.
A- As lesões celulares reversíveis são destravadas apenas em um quadro de hipóxia a isquemia.
B- Nas lesões celulares irreversíveis, ocorre formação de bolhas na membrana plasmática e perda de microvilosidades.
C- As primeiras alterações microscópicas observadas são tumefação celular e degeneração gordurosa.
D- Nas lesões celulares reversíveis, a alteração citoplasmática mais importante é o acúmulo de proteínas.

Analisamos os diferentes padrões de degeneração celular e aprendemos que eles podem ser classificados em quatro tipos distintos.
Sobre os tipos de degeneração, assinale a alternativa correta.
A- A degeneração glicogênica é o acúmulo normal de amido, que ocorre no interior das células.
B- A degeneração hidrópica representa a tumefação celular, com acúmulo de água no interior das células.
C- A degeneração gordurosa ocorre quando há apenas o acúmulo de colesterol nas células.
D- A degeneração hialina consiste no acúmulo de proteína no citoplasma das células devido ao desbalanço da bomba de sódio e potássio.

Neste módulo, aprendemos que o sistema circulatório pode ser alterado, originando diferentes eventos denominados distúrbios da circulação.
Sobre hiperemia, hemorragia e edema, assinale a alternativa correta.
A- A hiperemia consiste no aumento da irrigação sanguínea em determinada região do corpo. Os tecidos tornam-se vermelhos pelo aumento da quantidade de sangue com oxigênio disponibilizado. A hiperemia é apenas verificada em condições patológicas.
B- A congestão ou hiperemia passiva consiste na diminuição da drenagem venosa e pode ocorrer apenas localmente.
C- A hemorragia consiste no extravasamento de sangue da corrente sanguínea para o meio exterior, interstício ou as cavidades do corpo, resultantes de defeitos na hemostasia ou em decorrência de traumas.
D- O edema caracteriza-se pelo acúmulo de líquido dentro do interstício, o que pode ocorrer limitado a uma região ou em grandes cavidades. Há dois tipos de edema, o transudato, que é rico em proteína, e o exsudato, pobre em proteína.

Verificamos, ao longo deste módulo, que a formação de um trombo no organismo pode obstruir um vaso ou levar à formação de um êmbolo, que causa infarto do tecido lesionado e o choque.
Sobre trombose, embolia, infarto e choque, assinale a alternativa incorreta.
A- O infarto consiste em uma área tecidual de necrose gerada por isquemia prolongada (diminuição ou a escassez de fluxo de sangue para um órgão ou local do organismo) causada pela obstrução de uma veia ou artéria.
B- O choque representa a falência circulatória e a capacidade de suprir os tecidos de oxigênio e nutrientes, ocasionado pelo aumento do débito cardíaco.
C- A embolia representa uma massa intravascular solta, ou seja, uma massa sólida (trombo), líquida ou gasosa que é transportada pelo sangue da sua origem até encontrar vasos sanguíneos e linfáticos que não permitem mais a sua passagem.
D- Trombose é a patologia caracterizada pela formação de uma massa sólida originada a partir do sangue (trombo) dentro de um vaso ou do coração do indivíduo vivo. A trombose é resultado de três tipos de alterações (lesão vascular, alteração no fluxo sanguíneo e hipercoagulabilidade), conhecidas como a tríade de Virchow, que podem agir de forma isolada ou simultânea.

Mais conteúdos dessa disciplina