Logo Passei Direto
Buscar
O fragmento n° 91 de Heráclito de Éfeso tornou-se muito famoso. Nele lê-se que um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio. Qual a justificativa de Heráclito para essa afirmação?
a. Porque, segundo o filósofo, a água é a origem de tudo, e isso garante a continuidade do ciclo de mudança.
b. Porque, da segunda vez, não será o mesmo homem nem estará se banhando no mesmo rio (ambos — terão mudado).
c. Porque, apesar de o homem ser o mesmo, a água do rio já não será a mesma.
d. Porque, ao contrário do homem, o mundo está em constante movimento, com cada coisa sendo e não sendo do mesmo tempo.
e. Porque, apesar de se banhar no mesmo rio, o homem já terá mudado.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para entender a afirmação de Heráclito de que "um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio", é importante considerar a filosofia do fluxo e da mudança constante que ele defendia. Heráclito acreditava que tudo está em constante transformação, tanto o homem quanto o rio. Vamos analisar as alternativas: a) Porque, segundo o filósofo, a água é a origem de tudo, e isso garante a continuidade do ciclo de mudança. - Embora a água tenha um papel importante, essa opção não aborda diretamente a mudança do homem e do rio. b) Porque, da segunda vez, não será o mesmo homem nem estará se banhando no mesmo rio (ambos — terão mudado). - Esta opção reflete bem a ideia de Heráclito sobre a mudança constante, tanto do homem quanto do rio. c) Porque, apesar de o homem ser o mesmo, a água do rio já não será a mesma. - Esta opção é parcialmente correta, mas não considera a mudança do próprio homem. d) Porque, ao contrário do homem, o mundo está em constante movimento, com cada coisa sendo e não sendo do mesmo tempo. - Essa opção é mais geral e não se concentra especificamente na relação entre o homem e o rio. e) Porque, apesar de se banhar no mesmo rio, o homem já terá mudado. - Essa opção é verdadeira, mas não aborda a mudança do rio. A alternativa que melhor resume a justificativa de Heráclito é: b) Porque, da segunda vez, não será o mesmo homem nem estará se banhando no mesmo rio (ambos — terão mudado).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“Segue-se que todas as lutas no âmbito do Estado, a luta entre a democracia, a aristocracia e a monarquia, a luta pelo direito do voto, etc. nada mais são do que formas ilusórias sob as quais são travadas as lutas efetivas entre as diferentes classes” (MARX, 2001).
Segundo Karl Marx, qual seria o combustível da mudança do mundo social?
a. A luta de classes.
b. A divisão entre o indivíduo e o Estado.
c. A luta contra o capitalismo.
d. A união entre as classes.
e. A luta contra o socialismo.

Mais conteúdos dessa disciplina