Logo Passei Direto
Buscar

Cultura

UNINGÁ

A quem remete a concepção moderna de dialética? a. Sócrates. b. Heráclito de Éfeso. c. Anaxímenes de Mileto. d. Tales de Mileto. e. Parmênides.

User badge image
Poliana Barão

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

A concepção moderna de dialética é frequentemente associada a Hegel e Marx, mas, entre as opções apresentadas, a figura que mais se relaciona com a ideia de mudança e contradição, que são fundamentais na dialética, é Heráclito de Éfeso. Ele é conhecido por sua afirmação de que "tudo flui" e por enfatizar a importância do conflito e da mudança. Portanto, a alternativa correta é: b) Heráclito de Éfeso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nos estudos do capítulo intitulado “O ser Humano como ser social”, é correto o que se afirma em:
a. A partir da razão, o ser humano desenvolve a capacidade de ter e de demonstrar sentimentos, necessidades e aspirações, essas atribuições, contudo, não são de exclusividade da espécie humana e podem ser encontradas em outros animais. b. O fato de o ser humano ser racional e pensante possibilita se projetar no futuro, criando realidades e transcendendo os limites que lhe são impostos. Desse modo, a razão apenas permite que o homem viva desvinculado da sociedade à qual pertence. c. O ser humano é um ser social e político. Além dos impulsos vitais que levam os homens a se juntar ou a se opor uns aos outros, eles são estimulados a compartilhar sua existência com os demais e a impor as suas vontades sobre os mais fracos. d. A habilidade reflexiva do ser humano não vai além de uma percepção crítico-reflexiva dos acontecimentos e dos seres vivos, uma vez que o ser humano já vem dotado de autoconhecimento. e. Um dos aspectos que compõem o ser humano é a razão. Essa racionalidade permite que o ser humano seja capaz de julgar, emitir pensamentos críticos, refletir e modificar a natureza ao seu redor, além de questionar o sentido de sua existência, por que e para que vive.
a. A partir da razão, o ser humano desenvolve a capacidade de ter e de demonstrar sentimentos, necessidades e aspirações, essas atribuições, contudo, não são de exclusividade da espécie humana e podem ser encontradas em outros animais.
b. O fato de o ser humano ser racional e pensante possibilita se projetar no futuro, criando realidades e transcendendo os limites que lhe são impostos. Desse modo, a razão apenas permite que o homem viva desvinculado da sociedade à qual pertence.
c. O ser humano é um ser social e político. Além dos impulsos vitais que levam os homens a se juntar ou a se opor uns aos outros, eles são estimulados a compartilhar sua existência com os demais e a impor as suas vontades sobre os mais fracos.
d. A habilidade reflexiva do ser humano não vai além de uma percepção crítico-reflexiva dos acontecimentos e dos seres vivos, uma vez que o ser humano já vem dotado de autoconhecimento.
e. Um dos aspectos que compõem o ser humano é a razão. Essa racionalidade permite que o ser humano seja capaz de julgar, emitir pensamentos críticos, refletir e modificar a natureza ao seu redor, além de questionar o sentido de sua existência, por que e para que vive.

O que significa dizer que o ser humano é considerado um ser da práxis? a. Que o ser humano está envolvido em ações conscientes, de forma obrigatória e racional. b. Que o ser humano está envolvido em ações inconscientes, de forma livre. c. Que o ser humano está envolvido em ações conscientes, de forma livre e racional. d. Que o ser humano está envolvido em ações conscientes, de forma livre e irracional. e. Que o ser humano está envolvido em ações arbitrárias.

A necessidade de se socializar é algo inerente à humanidade uma vez que não só garante a perpetuação da espécie como também de sua história. Conforme vimos no capítulo intitulado “O ser Humano como ser social”, o que garante ao ser humano esse sociabilizar-se?
a. O uso das tecnologias digitais. b. O uso de meios de transporte. c. O conviver socialmente propicia o compartilhamento de vivências e experiências ocorridas somente no presente. Isso se torna possível a partir do uso da linguagem para a interação entre os indivíduos. d. O conviver socialmente propicia o compartilhamento de vivências e experiências ocorridas no passado e/ou no presente. Isso se torna possível a partir do uso da linguagem como um veículo de comunicação e interação entre os indivíduos. e. O conviver socialmente propicia o compartilhamento de vivências e experiências ocorridas. Isso se torna possível graças às tecnologias digitais.
a. O uso das tecnologias digitais.
b. O uso de meios de transporte.
c. O conviver socialmente propicia o compartilhamento de vivências e experiências ocorridas somente no presente. Isso se torna possível a partir do uso da linguagem para a interação entre os indivíduos.
d. O conviver socialmente propicia o compartilhamento de vivências e experiências ocorridas no passado e/ou no presente. Isso se torna possível a partir do uso da linguagem como um veículo de comunicação e interação entre os indivíduos.
e. O conviver socialmente propicia o compartilhamento de vivências e experiências ocorridas. Isso se torna possível graças às tecnologias digitais.

De acordo com Souza (1995), qual é a importância da linguagem para o desenvolvimento da humanidade?
a. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. A comunicação pessoal e social é intermediada pelo uso que os homens fazem dos meios de transporte. b. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. Por outro lado, a comunicação só é possível pelo uso que os homens fazem das tecnologias digitais. c. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado e o registro do presente. Sendo assim, a comunicação é importante para a socialização, mas não contribui para o desenvolvimento da humanidade. d. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. A comunicação se torna cada vez mais possível graças ao uso das redes sociais, logo, não será necessária a linguagem. e. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. A comunicação pessoal e social é intermediada pelo uso que os homens fazem da linguagem nas suas mais variadas formas.
a. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. A comunicação pessoal e social é intermediada pelo uso que os homens fazem dos meios de transporte.
b. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. Por outro lado, a comunicação só é possível pelo uso que os homens fazem das tecnologias digitais.
c. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado e o registro do presente. Sendo assim, a comunicação é importante para a socialização, mas não contribui para o desenvolvimento da humanidade.
d. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. A comunicação se torna cada vez mais possível graças ao uso das redes sociais, logo, não será necessária a linguagem.
e. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. A comunicação pessoal e social é intermediada pelo uso que os homens fazem da linguagem nas suas mais variadas formas.

Mais conteúdos dessa disciplina