Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Com base no texto e sobre a histamina, analise as afirmativas a seguir:
A histamina desempenha um papel fundamental nas reações alérgicas e de hipersensibilidade imediata. As ações da histamina no músculo liso dos brônquios e dos vasos sanguíneos são responsáveis por muitos dos sintomas da reação alérgica. A histamina é um fator quimiotóxico para leucócitos, desempenha um papel importante na regulação da secreção ácida do estômago e modula a liberação de neurotransmissores.
I. A ligação da substância anti-histamínica com o receptor impede a histamina de exercer seus efeitos característicos.
II. A histamina liberada em resposta aos vários estímulos exerce seus efeitos, ligando-se a um ou mais dos quatro tipos de receptores específicos (H1-H4).
III. Os anti-histamínicos podem ser classificados como agonistas dos receptores histamínicos H1, H2, H3 e H4, de acordo com sua afinidade por cada tipo de receptor.
IV. A histamina causa prurido e estimula a secreção da mucosa nasal, contrai alguns músculos lisos (por exemplo, brônquios e intestino) e relaxa de forma acentuada outros (por exemplo, vasos sanguíneos).
A III e IV, apenas.
B I e III, apenas.
C I, II, III e IV.
D I, II e IV, apenas.
E II, apenas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. A ligação da substância anti-histamínica com o receptor impede a histamina de exercer seus efeitos característicos. Verdadeiro, os anti-histamínicos atuam bloqueando os receptores da histamina, impedindo que ela exerça seus efeitos. II. A histamina liberada em resposta aos vários estímulos exerce seus efeitos, ligando-se a um ou mais dos quatro tipos de receptores específicos (H1-H4). Verdadeiro, a histamina se liga a diferentes tipos de receptores (H1, H2, H3 e H4) para exercer seus efeitos. III. Os anti-histamínicos podem ser classificados como agonistas dos receptores histamínicos H1, H2, H3 e H4, de acordo com sua afinidade por cada tipo de receptor. Falso, os anti-histamínicos são antagonistas, não agonistas, pois bloqueiam a ação da histamina nos receptores. IV. A histamina causa prurido e estimula a secreção da mucosa nasal, contrai alguns músculos lisos (por exemplo, brônquios e intestino) e relaxa de forma acentuada outros (por exemplo, vasos sanguíneos). Verdadeiro, essa afirmativa está correta e descreve os efeitos da histamina. Agora, vamos ver quais itens são verdadeiros: - I: Verdadeiro - II: Verdadeiro - III: Falso - IV: Verdadeiro Portanto, os itens verdadeiros são I, II e IV. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) I, II e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Com relação à atuação dos fármacos no sistema apresentado, analise as afirmativas a seguir:
A farmacologia é responsável por estudar os efeitos dos fármacos no organismo, sendo dividida em duas áreas: farmacocinética e farmacodinâmica. A primeira avalia como é o comportamento do fármaco no organismo referente à sua liberação, absorção, distribuição, metabolismo e excreção, enquanto a farmacodinâmica estuda o mecanismo de ação e seus efeitos no organismo. Com base nesses estudos, existem inúmeros sistemas farmacológicos classificados de acordo com as diversidades terapêuticas, dentre eles fármacos capazes de atuar no sistema nervoso autônomo, regulando as atividades simpática, parassimpática e entérica.
I. Os fármacos que atuam no sistema nervoso parassimpático atuam preparando o organismo para reagir em situações de excitação, acelerando os batimentos cardíacos.
II. Os fármacos podem mimetizar ou bloquear os neurotransmissores do sistema nervoso autônomo, produzindo como efeito terapêutico a alteração das funções desse sistema.
III. Os fármacos que atuam no sistema nervoso simpático são denominados simpaticomiméticos, por promoverem efeitos semelhantes ao imitarem a ação dos neurotransmissores nos receptores.
IV. Os fármacos autonômicos são capazes de promover efeitos terapêuticos no sistema nervoso simpático e parassimpático, enquanto o controle e funcionamento do sistema entérico depende do sistema nervoso central.
A I e IV, apenas.
B I, II, III e IV.
C II e III, apenas.
D III e IV, apenas.
E I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina