Logo Passei Direto
Buscar

Lógica

Outros
Jaime Pinsky (2011) afirma que os mesopotâmicos (Sumérios) criaram: (...) os primeiros símbolos são praticamente auto-explicativos, são pictogramas. A escrita pictográfica não se constitui, contudo, numa exaustiva reprodução naturalista do objeto a ser representado; para falar de boi, não havia necessidade de mostrar seus pelos ou seus cascos ou o comprimento exato da cauda. Bastava traçar sua figura de forma esquemática para se saber a que se queria referir.
O texto acima refere-se à criação de que?
a. Do código de Hamurabi.
b. Da lei do Talião.
c. Da escrita cuneiforme.
d. Da administração do Patensi ou Ensi.
e. Dos Hieróglifos.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao texto que menciona a criação de símbolos auto-explicativos e a escrita pictográfica. a) Do código de Hamurabi - Este é um conjunto de leis, não se refere à criação de símbolos ou escrita. b) Da lei do Talião - Também é uma lei que se refere a uma forma de justiça, não à escrita. c) Da escrita cuneiforme - A escrita cuneiforme dos sumérios é uma forma de escrita que começou com pictogramas e evoluiu para símbolos mais abstratos, o que se alinha com a descrição do texto. d) Da administração do Patensi ou Ensi - Refere-se a um papel administrativo, não à criação de símbolos ou escrita. e) Dos Hieróglifos - Embora também sejam símbolos, os hieróglifos são associados ao Egito, não à Mesopotâmia. Diante disso, a alternativa correta que se refere à criação de símbolos auto-explicativos e à escrita pictográfica é: c) Da escrita cuneiforme.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A partir do desenvolvimento técnico ocorrido no Neolítico, há um aumento na produção de alimentos, que gerou excedentes. A produção deste último fez com que nascesse a necessidade de uma nova liderança que pudesse administrar a vida em comunidade e soubesse gerir esse alimento.
Quem pode governar? O que precisa ter ou ser para governar? A resposta está ligada a:
a. A um governo monárquico, pois o ser humano do neolítico percebia no monarca a ligação entre deus e estado.
b. Força do homem pré-histórico, pois o mesmo dominava os outros e controlava qualquer um que quisesse desobedecê-lo.
c. A um estado laico, que já começava a se desenvolver no período.
d. Religiosidade pré-histórica, pois o homem utilizou-se de explicações físicas e naturais para aliar-se ao sobrenatural e dominar-se entre si, ou seja, as lideranças das comunidades neolíticas estavam ligadas diretamente à religiosidade e ao poder divino.
e. Falta de inteligência pré-histórica, pois o homem utilizou-se de explicações comuns e naturais para aliar-se ao poder e dominar-se entre si, ou seja, as lideranças das comunidades neolíticas estavam ligadas diretamente a superioridade intelectual aos outros indivíduos.

No período pré-histórico, o homem convivia com animais muito maiores que ele, mais rápidos, mais agressivos, mais fortes. Assim, o ser humano utilizava de sua habilidade de adaptação de produzir o que na história chamamos de:
Assinale a alternativa correta.
a. “força animal”, ou seja, o homem caçando com as mãos todos os dias como um macaco até a atualidade.
b. Todas as alternativas estão erradas.
c. “Força extracorpórea”, ou seja, tudo que o homem possa produzir para superar seus inimigos mais fortes, como armas, ferramentas, utensílios e tudo que possa ajudá-lo nesse processo.
d. “Força extramental”, ou seja, tudo que o homem possa pensar para superar seus inimigos mais fortes, como toda a imaginação das pinturas rupestres.
e. “força extramacaco”, ou seja, tudo que o homem possa produzir para cooperar com seus amigos, após a evolução proposta por Darwin da evolução do macaco.

O estudo da pré-história é algo fascinante, pois através deste estudo conseguimos compreender a evolução humana, ou a evolução histórica do homem em si e em sociedade. Vale ressaltar que a pré-história ocupa um espaço extremamente longo na história em relação ao tempo cronológico, e, trabalhamos toda a pré-história em um único período, mas dividido em fases para que possamos nos situar nos diferentes níveis da evolução humana, tomando como base determinante de estudo, o grau de elaboração dos objetos, instrumentos, utilizados pelo hominídeo e sua evolução.
Essa divisão histórica é denominada através de dois termos que são:
a. Pré-História e Paleolítico.
b. Idade das pedras lascadas e Idade das pedras mascadas.
c. Paleolítico e Idade das pedras.
d. Pré-história e Neolítico.
e. Paleolítico e Neolítico.

Mais conteúdos dessa disciplina