Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Patologia

Colégio Objetivo
Paciente masculino, 60 anos de idade, compareceu a um centro de referência em Estomatologiana tendo como queixa principal "queimor e secura em toda a boca" e "fragilidade dentária". Na anamnese, o mesmo relatou ter realizado tratamento há 18 meses para uma lesão maligna (carcinoma epidermóide) localizada na borda lateral da língua. Ao exame físico foi observada mucosa oral eritematosa, sinais clínicos de hipossalivação e regiões cervicais dentárias enegrecidas com acometimento de todos os dentes remanescentes.
De acordo com o caso apresentado, avalie as alternativas:
I. O caso acima refere-se a complicações decorrentes da radiação ionizante, resultando em cáries de radiação.
II. Ocorrência de xerostomia e disfunção das glândulas salivares são os efeitos mais comuns que resultam na morbidade dos pacientes submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço.
III. O desenvolvimento de Cáries de Radiação está associado a uma alteração pós radioterápica das glândulas salivares maiores que resulta na hipossalivação e alteração dos constituintes salivares, favorecendo o aumento das bactérias cariogênicas e redução do pH salivar.
a) Todas as alternativas estão corretas.
b) Somente a alternativa I está correta.
c) Somente a alternativa II está correta.
d) Somente a alternativa III está correta.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
User badge image
patologia360

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. O caso acima refere-se a complicações decorrentes da radiação ionizante, resultando em cáries de radiação. Verdadeiro, a radiação ionizante pode causar danos às glândulas salivares, levando a xerostomia e, consequentemente, ao desenvolvimento de cáries de radiação. II. Ocorrência de xerostomia e disfunção das glândulas salivares são os efeitos mais comuns que resultam na morbidade dos pacientes submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço. Verdadeiro, a xerostomia é um efeito colateral comum da radioterapia na região da cabeça e pescoço, afetando a qualidade de vida dos pacientes. III. O desenvolvimento de Cáries de Radiação está associado a uma alteração pós-radioterápica das glândulas salivares maiores que resulta na hipossalivação e alteração dos constituintes salivares, favorecendo o aumento das bactérias cariogênicas e redução do pH salivar. Verdadeiro, essa afirmativa descreve corretamente o processo que leva ao aumento do risco de cáries em pacientes que passaram por radioterapia. Dessa forma, todas as alternativas estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: a) Todas as alternativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina