Com base no regime jurídico da Ação Popular, é correto afirmar que:
Opções da pergunta 2:
A sentença que, julgando procedente a ação popular, decretar a invalidade do ato impugnado, condenará ao pagamento de perdas e danos os responsáveis pela sua prática e os beneficiários dele, ressalvada a ação regressiva contra os funcionários causadores de dano, quando incorrerem em culpa.
A sentença terá sempre eficácia de coisa julgada oponível "erga omnes", e não poderá ser intentada novamente por qualquer cidadão, mesmo no caso de haver sido a ação julgada improcedente por deficiência de prova.
Caso decorridos 60 (sessenta) dias da publicação da sentença condenatória de segunda instância, sem que o autor ou terceiro promova a respectiva execução, o processo deverá ser arquivado.
A sentença que concluir pela carência ou pela improcedência da ação não está sujeita ao duplo grau de jurisdição.
Ed
há 2 meses
Com base no regime jurídico da Ação Popular, a opção correta é: A sentença que, julgando procedente a ação popular, decretar a invalidade do ato impugnado, condenará ao pagamento de perdas e danos os responsáveis pela sua prática e os beneficiários dele, ressalvada a ação regressiva contra os funcionários causadores de dano, quando incorrerem em culpa. As demais afirmações contêm incorreções em relação ao tratamento da coisa julgada, à execução da sentença e ao duplo grau de jurisdição.