Logo Passei Direto
Buscar
(CELESC-2018) Na construção de disjuntores para linhas de alta e média tensão existem vários tipos de disjuntores que têm a mesma finalidade, mas foram construídos de forma diferentes em relação à isolação e forma de extinção de arco elétrico na abertura dos contatos. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que indica o componente ou a forma de extinção de arco
A - Metano, óleo e prespan
B - Óleo, borracha EPR (Etileno Propileno), parafina
C - Cloreto de polivinila (PVC), etileno propileno EPR e óleo mineral
D - Somente o ar, mantendo uma distância mínima entre os contatos para cada nível de tensão
E - Óleo, ar comprimido, hexafluoreto de enxofre (SF6).
User badge image
Questões para o Sucesso

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para responder à pergunta sobre os disjuntores para linhas de alta e média tensão, precisamos considerar os diferentes métodos de extinção de arco elétrico e os materiais utilizados na isolação. Analisando as alternativas: A - Metano, óleo e prespan: Metano não é um material comum para disjuntores, e "prespan" não é um termo técnico reconhecido nesse contexto. B - Óleo, borracha EPR (Etileno Propileno), parafina: O óleo é um meio de extinção de arco, mas a borracha EPR e a parafina não são os principais materiais utilizados para essa finalidade. C - Cloreto de polivinila (PVC), etileno propileno EPR e óleo mineral: O PVC e o EPR são materiais de isolação, mas não são especificamente usados para extinção de arco. D - Somente o ar, mantendo uma distância mínima entre os contatos para cada nível de tensão: O ar é um meio de extinção de arco, mas a distância mínima é uma consideração de projeto, não um componente. E - Óleo, ar comprimido, hexafluoreto de enxofre (SF6): Esta opção menciona o óleo e o SF6, que são amplamente utilizados em disjuntores para extinção de arco e isolação. A alternativa que melhor indica o componente ou a forma de extinção de arco é: E - Óleo, ar comprimido, hexafluoreto de enxofre (SF6).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(IBFC, 2020) A principal lógica de proteção digital aplicada a grandes transformadores de potência é a diferencial. Sobre esse método de proteção, analise as sentenças a seguir, indicando-as como Verdadeiro (V) ou Falso (F). I. A lógica diferencial determina a incidência de faltas por meio da análise das correntes de entrada e saída no primário e secundário do transformador. II. O desfasamento de fases nos enrolamentos do transformador não afeta a lógica diferencial de proteção. III. A identificação de falta pela subtração do módulo das correntes do primário e do secundário de um transformador acusa como falta apenas curtos-circuitos externos à máquina. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para as avaliações das afirmações I, II e III, respectivamente.

(Adaptado de FUMARC 2023) Os religadores vêm substituindo os disjuntores instalados nas subestações, para proteção dos alimentadores de distribuição. Entre as diversas características dos religadores, podemos citar: I. Não possuem unidades de proteção, apenas seccionamento. II. São disponibilizados, quanto ao meio extintor do arco, em religadores a óleo, a vácuo e a SF6. III. Reduzem consideravelmente o tempo de falta de energia, nas ocorrências em redes de distribuição, quando comparados aos disjuntores. É correto o que se afirma em

(Adaptado de Marinha, 2014) Analise as afirmativas a seguir em relação à operação com fusíveis e disjuntores e marque a alternativa correta. I - Os fusíveis e disjuntores são dispositivos de proteção que abrem o circuito quando o limite de corrente é ultrapassado. II - Para evitar queimar um fusível, deve-se usar como elemento fusível um fio muito resistente. III - O fusível é descartável, pois o elemento fusível queima. IV - O disjuntor desarma e pode ser rearmado.

Em uma linha de transmissão, a menor corrente de curto-circuito calculada é de 3500 A, enquanto a corrente nominal de carga é de 250 A. Qual o valor de ajuste de corrente de relé eletromecânico de tempo inverso para proteção dessa linha? Considerar um TC cuja RTC seja 400/5.

Mais conteúdos dessa disciplina