Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
O excerto exemplifica uma situação comum em cidades que estão localizadas nas baixas latitudes e que recebem alta intensidade de raios solares.
Considerando o conteúdo sobre elementos atmosféricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A umidade relativa do ar está relacionada à quantidade de vapor disponível na atmosfera, assim, na cidade de Belo Horizonte, pode-se afirmar que havia baixa quantidade de água em estado gasoso na atmosfera.
( ) Um processo que poderia aumentar a umidade relativa do ar na cidade de Belo Horizonte é o de condensação e precipitação, isto é, a água em estado líquido na atmosfera aumentaria a umidade do ar.
( ) A umidade relativa do ar é o processo da falta de água em estado gasoso na atmosfera. Entretanto, esse processo tem início na estratosfera com a formação de nuvens localizadas que não entram em processo de precipitação.
( ) A insolação é a responsável pela baixa umidade relativa do ar, visto que o sol que atinge a superfície dispersa as gotículas de água na atmosfera, processo que acontece principalmente na região do Nordeste.
A V; F; F; F.
B V; F; F; V.
C V; V; F; F.
D F; V; V; F.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 14 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 14 horas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre umidade relativa do ar e insolação: ( ) A umidade relativa do ar está relacionada à quantidade de vapor disponível na atmosfera, assim, na cidade de Belo Horizonte, pode-se afirmar que havia baixa quantidade de água em estado gasoso na atmosfera. É verdadeira (V). A umidade relativa do ar é uma medida da quantidade de vapor d'água presente no ar em relação à quantidade máxima que o ar pode conter a uma determinada temperatura. Se a umidade relativa é baixa, isso indica que há pouca água em estado gasoso. ( ) Um processo que poderia aumentar a umidade relativa do ar na cidade de Belo Horizonte é o de condensação e precipitação, isto é, a água em estado líquido na atmosfera aumentaria a umidade do ar. É verdadeira (V). A condensação e a precipitação aumentam a umidade relativa do ar, pois a água em estado líquido que cai ou se forma na atmosfera contribui para a quantidade de vapor d'água. ( ) A umidade relativa do ar é o processo da falta de água em estado gasoso na atmosfera. Entretanto, esse processo tem início na estratosfera com a formação de nuvens localizadas que não entram em processo de precipitação. É falsa (F). A umidade relativa do ar não é um processo, mas sim uma medida. Além disso, a formação de nuvens ocorre na troposfera, não na estratosfera, e a umidade relativa não se refere apenas à falta de água. ( ) A insolação é a responsável pela baixa umidade relativa do ar, visto que o sol que atinge a superfície dispersa as gotículas de água na atmosfera, processo que acontece principalmente na região do Nordeste. É falsa (F). Embora a insolação possa contribuir para a evaporação da água, a afirmação não é precisa, pois a umidade relativa do ar é influenciada por vários fatores, e a dispersão de gotículas não é o principal mecanismo que determina a umidade. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) V; V; F; F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A atmosfera pode ser descrita como uma camada de gás, fina, presa a Terra pela força da gravidade. Ela está estruturada em camadas, que foram definidas segundo suas características de temperatura, altitude e propriedades físicas.
Observando essa representação e recordando os conhecimentos sobre esse assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É possível observar que, em todas as camadas da atmosfera, a variação térmica é inversamente proporcional à elevação da altitude. Isso quer dizer que quanto maior a distância da camada em relação ao nível médio do mar, menor será a temperatura do ar.
( ) A Troposfera é a camada mais baixa da atmosfera e demonstra importância direta para o homem, pois é nesta porção onde ocorrem, de forma mais marcante, os fenômenos do tempo atmosférico e a turbulência, ou seja, é a região em que se estabelecem as condições de tempo, que em muito condicionam as atividades humanas.
( ) As deflexões na linha de temperatura demonstram que a altitude não é o único fator que determina a temperatura do ar; as diferentes camadas apresentam variações em sua densidade e composição, concentrando maior ou menor quantidade de determinados gases, criando condições específicas para o aumento ou redução da temperatura.
( ) Na Troposfera, a média de temperatura é inversamente proporcional à elevação da altitude. Isso quer dizer que quanto maior a altitude, menor será a temperatura do ar.
A F; F; V; V.
B F; F; F; F.
C F; V; V; V.
D V; V; F; F.

Mais conteúdos dessa disciplina