Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Os cartórios cobram valores diferentes para fazer a alteração do registro civil e a emissão dos documentos necessários, os quais são determinados pelos diferentes Tribunais de Justiça.
Marque a resposta correta sobre como uma pessoa deverá proceder caso não possa pagar as taxas dos cartórios:
a. Não poderá solicitar a gratuidade, sendo necessária a assessoria da Defensoria Pública.
b. Poderá solicitar a gratuidade, bastando fazer uma declaração nesse sentido no próprio cartório.
c. Não é necessária a assessoria da Defensoria Pública.
d. Poderá solicitar a gratuidade fazendo uma declaração nesse sentido no Tribunal de Justiça do Estado.
e. Poderá solicitar a gratuidade por meio da assessoria de um advogado ao Tribunal de Justiça.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Para responder a essa pergunta, precisamos entender como funciona o processo de solicitação de gratuidade em relação aos serviços cartoriais. Analisando as opções: a) Não poderá solicitar a gratuidade, sendo necessária a assessoria da Defensoria Pública. - Isso não está correto, pois a gratuidade pode ser solicitada diretamente. b) Poderá solicitar a gratuidade, bastando fazer uma declaração nesse sentido no próprio cartório. - Esta opção é correta, pois muitas vezes é possível solicitar a gratuidade diretamente no cartório com uma declaração. c) Não é necessária a assessoria da Defensoria Pública. - Embora isso possa ser verdade, não responde diretamente ao procedimento para solicitar a gratuidade. d) Poderá solicitar a gratuidade fazendo uma declaração nesse sentido no Tribunal de Justiça do Estado. - Isso não é o mais comum, já que a solicitação pode ser feita no cartório. e) Poderá solicitar a gratuidade por meio da assessoria de um advogado ao Tribunal de Justiça. - Isso não é necessário, pois a solicitação pode ser feita diretamente no cartório. Portanto, a resposta correta é: b) Poderá solicitar a gratuidade, bastando fazer uma declaração nesse sentido no próprio cartório.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A qualificação registral em títulos e documentos não diz respeito unicamente ao ato de visualizar as questões legais relativas à possibilidade de registro de um título e/ou documento, mas uma operação formalmente intelectiva por parte do registrador oficial que pode tornar juízo qualificador positivo - em ordem a seu fim, que é registro ou negativo juízo desqualificador.
Em relação às questões práticas da qualificação registral, analise as proposições, assinalando a alternativa correta:
a. registro do contrato de usufruto de estabelecimento, quando apresentados documento original e todas as atribuições necessárias de registro, será qualificado a registro junto ao Cartório de Títulos e Documentos.
b. A Lei de Registros Públicos dispõe sobre a obtenção do registro de cópias de documentos, indicando que ocorrerá registro integral dos documentos, observando questões como ortografia e pontuação.
c. A legislação pátria prevê expressamente sobre direitos autorais e órgãos de efetivação de seu registro. Portanto, a comprovação da anterioridade torna-se desnecessária quando da qualificação registral em títulos e documentos.
d. Para que ocorra a qualificação registral de um instrumento particular de compra e venda de imóveis no Cartório de Títulos e Documentos, deve ser assistido de pedido subscrito pelo registrador oficial do Registro de Imóveis.
e. Na inocorrência de cessão civil de títulos de crédito, o fomento mercantil tem, no Registro de Títulos e Documentos seu órgão de registro, conforme estabelecido no artigo 129, item 9, da Lei de Registros Públicos.

O registro de regulamento interno de condomínio edilício precisava ser registrado, além da ata de assembleia na qual se deliberou sobre a prestação de contas do exercício de 2019, a apresentação de candidatos a síndico e a remuneração do síndico.
No que tange à competência do ofício que deve registrar regulamento interno do condomínio e a ata de assembleia na qual se deliberou sobre a prestação de contas do exercício de 2019, a apresentação de candidatos a síndico e a remuneração do síndico, nessa respectiva ordem, assinale a resposta correta:
a. regulamento interno e a ata de assembleia na qual se deliberou sobre a prestação de contas do exercício de 2019, a apresentação de candidatos a síndico e a remuneração do síndico devem ser registrados no Registro de Títulos e Documentos.
b. regulamento interno e os demais documentos, tais como: a ata de assembleia, na qual se deliberou sobre a prestação de contas do exercício de 2019, a apresentação de candidatos a síndico e a remuneração do síndico no Registro de Títulos e Documentos.
c. regulamento interno deve ser registrado no Registro de Imóveis, e os demais documentos, como a ata de assembleia na qual se deliberou sobre a prestação de contas do exercício de 2019, a apresentação de candidatos a síndico e a remuneração do síndico, devem ser registrados no Registro de Títulos e Documentos.
d. regulamento interno e a ata de assembleia na qual se deliberou sobre a prestação de contas do exercício de 2019 devem ser registrados no Registro de Imóveis, e os demais documentos, no Registro de Títulos e Documentos.
e. regulamento interno e a ata de assembleia na qual se deliberou sobre a prestação de contas do exercício de 2019 devem ser registrados no Registro de Títulos e Documentos, e os demais documentos, no Registro de Imóveis.

Mais conteúdos dessa disciplina