Logo Passei Direto
Buscar
Sócrates (469-399 a.C.) é considerado um marco divisório na filosofia grega e ocidental. Embora muito já se tenha estudado sobre ele, é importante lembrar que viveu com o povo ateniense do século V a.C. (Era de Péricles) em plena glória daquela civilização.
Acerca de Sócrates, assinale a alternativa CORRETA:
A Era um radical defensor da ambição pelo poder por entender que as razões espirituais eram superiores às causas políticas.
B Resistiu até o fim e lutou contra a morte por entender que as leis injustas da cidade não devem ser obedecidas.
C Na escola ateniense de atletismo - o ginásio, local também de torneio de pensamentos - torna-se uma figura indispensável, por ser um autêntico médico preocupado com o bem-estar físico e espiritual de seus amigos.
D Sócrates tinha claro que ética e política eram conceitos iguais, afirmando, neste sentido, ser o homem, um ser dono da lógica e da ética.
User badge image
DireitosHumanizados

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre Sócrates: A) Era um radical defensor da ambição pelo poder por entender que as razões espirituais eram superiores às causas políticas. - Esta afirmação não é correta, pois Sócrates não defendia a ambição pelo poder, mas sim a busca pela verdade e pela virtude. B) Resistiu até o fim e lutou contra a morte por entender que as leis injustas da cidade não devem ser obedecidas. - Sócrates, ao ser condenado à morte, aceitou seu destino e não lutou contra a morte, mas sim defendeu a obediência às leis da cidade, mesmo que considerasse a condenação injusta. C) Na escola ateniense de atletismo - o ginásio, local também de torneio de pensamentos - torna-se uma figura indispensável, por ser um autêntico médico preocupado com o bem-estar físico e espiritual de seus amigos. - Embora Sócrates tenha se preocupado com o bem-estar de seus amigos, ele não era um médico e não se destacava em ginásios, mas sim nas praças e debates filosóficos. D) Sócrates tinha claro que ética e política eram conceitos iguais, afirmando, neste sentido, ser o homem, um ser dono da lógica e da ética. - Esta alternativa é a mais próxima da visão de Sócrates, que acreditava na interconexão entre ética e política, enfatizando a importância da virtude na vida pública. Portanto, a alternativa correta é: D) Sócrates tinha claro que ética e política eram conceitos iguais, afirmando, neste sentido, ser o homem, um ser dono da lógica e da ética.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O pensamento socrático desemboca diretamente nas obras de Platão. Por meio de seus diálogos são abordados temas elementares de seu mestre Sócrates, tais como a virtude e a ética, bem como o sentido da filosofia.
Acerca das obras platônicas, analise as sentenças a seguir:
I- Para Platão, a verdadeira política deve estar a salvo das paixões e ilusões e a 'chave' para a verdadeira política seria a Filosofia. Por esta razão, a Alegoria, ou Mito da Caverna, é um dos núcleos centrais de suas ideias.
II- Na República, Platão idealiza uma cidade hierarquizada, governada por filósofos com virtude própria, fundada na Razão ou 'Ciência do Bem' (ciência política). Nesta linha de pensamento, a justiça nada mais é do que o respeito à hierarquia: cada um deve exercer 'na' e 'para' a Cidade o papel que lhe cabe.
III- Reconhecendo a diversidade humana, a Cidade de Platão seria constituída por três classes distintas: a primeira, dos chefes de governo com sabedoria e virtudes próprias; a segunda, de auxiliares ou guerreiros dotados de coragem; e a terceira, dos artífices ou camponeses - quer sejam proprietários ou não - virtuosos por sua temperança, ou seja, com capacidade de resistir aos apetites.
IV- A convivência com tal diversidade permitiria a realização da perfeita justiça na medida em que cada qual cumprisse sua função. Para compor o corpo da cidade seria necessária uma única classe: a dos filósofos.
A As sentenças I e IV estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina