Logo Passei Direto
Buscar

Ética Profissional

Biológicas / Saúde

Em 20 de março de 2020, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) publicou no Diário Oficial da União a Resolução n. 516, que dispõe sobre a suspensão temporária do art. 15, inciso II, do Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia. No inciso II deste artigo, declara-se que é proibido ao fisioterapeuta dar consulta ou prescrever tratamento fisioterapêutico de forma não presencial, salvo em casos regulamentados pelo COFFITO. A elaboração desta resolução foi pautada na necessidade de enfretamento da crise provocada pela Pandemia do COVID-19. Diante desta Resolução, um fisioterapeuta aproveitou e resolveu divulgar em suas redes sociais um serviço de Fisioterapia online para tratamento da dor lombar. Divulgou ainda que a avaliação inicial seria gratuita, que cada sessão custaria R$ 30,00 e ainda mencionou a prescrição de protocolos fisioterapêuticos que visavam à cura do problema. Diante do relato anterior, qual a alternativa está correta em relação à ética da publicidade?

A) Apesar de permitir de forma categorizada o atendimento à distância, a resolução não faz nenhuma menção a mecanismos de divulgação com o oferecimento deste tipo de serviço e muito menos de afixar valores abaixo daqueles dispostos no RNPF.

B) A conduta do fisioterapeuta em questão está em conformidade com a legalidade do exercício da profissão.

C) A conduta do fisioterapeuta não está ferindo os aspectos éticos relacionados ao exercício da profissão, propaganda, divulgação e honorários da fisioterapia.

D) Nenhuma alternativa está correta.

User badge image
Ivone Correia

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada alternativa em relação à ética da publicidade na fisioterapia, considerando a Resolução n. 516 do COFFITO: A) Apesar de permitir de forma categorizada o atendimento à distância, a resolução não faz nenhuma menção a mecanismos de divulgação com o oferecimento deste tipo de serviço e muito menos de afixar valores abaixo daqueles dispostos no RNPF. Esta afirmativa é verdadeira, pois a resolução não especifica como os serviços devem ser divulgados, e a questão dos valores deve respeitar o RNPF. B) A conduta do fisioterapeuta em questão está em conformidade com a legalidade do exercício da profissão. Esta afirmativa é questionável, pois, embora a resolução permita a prática de fisioterapia online, a forma como o fisioterapeuta divulgou seus serviços pode não estar em conformidade com as normas éticas e de publicidade. C) A conduta do fisioterapeuta não está ferindo os aspectos éticos relacionados ao exercício da profissão, propaganda, divulgação e honorários da fisioterapia. Esta afirmativa é falsa, pois a divulgação de valores e a forma de promoção podem ferir os princípios éticos da profissão. D) Nenhuma alternativa está correta. Esta afirmativa pode ser considerada verdadeira, pois as alternativas A e C têm problemas, e a B é questionável. Após a análise, a alternativa correta é: A) Apesar de permitir de forma categorizada o atendimento à distância, a resolução não faz nenhuma menção a mecanismos de divulgação com o oferecimento deste tipo de serviço e muito menos de afixar valores abaixo daqueles dispostos no RNPF.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina