Logo Passei Direto
Buscar

Prova CREFITO 1 - IPAD - 2009 - para Fiscal de Terapia Ocupacional.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em relação ao internetês, o Texto 1 tem a intenção de:
A) propagar seus possíveis benefícios para a comunicação.
B) apontar soluções para pais e educadores aflitos com ele.
C) atenuar seus possíveis efeitos nocivos para a educação.
D) criticar seus evidentes malefícios para a escrita escolar.
E) alertar os pais quanto aos riscos que ele causa às crianças.

A partir da compreensão do conteúdo global do Texto 1, assinale a alternativa na qual se apresenta outro título que lhe seria adequado.
A) Os jovens não sabem mais escrever.
B) O português está em perigo!
C) A internet está destruindo a língua.
D) Jovens viciados em computador.
E) Cai o mito do internetês.

Considerada no contexto em que se insere, podemos dizer que, com a afirmação de que “o temido internetês não passa de um simpático bichinho de uma cabecinha só”, o autor do Texto 1 pretendeu dizer que o internetês é:
A) inútil.
B) interessante.
C) imprevisível.
D) inofensivo.
E) imprestável.

“Ainda que a maioria dos professores e educadores se preocupe com ele, a ocorrência do internetês nas provas escolares, vestibulares e em concursos públicos é insignificante.” Nesse trecho, o segmento destacado estabelece com o seguinte uma relação semântica de:
A) causa.
B) concessão.
C) condição.
D) conclusão.
E) adição.

Analise as proposições a seguir, que tratam da função de alguns elementos linguísticos do Texto 1.
1. No trecho: “ele diz ser lamentável que pessoas com anos de escolaridade utilizem essa escrita”, o segmento destacado exemplifica uma oração em sua forma reduzida. Sua correspondente desenvolvida seria “ele diz que é lamentável que pessoas...”.
2. No trecho: “Dentre vários outros, Ednilson Quarenta, orientador do Ensino Médio, sinaliza o internetês como um problema menor”, o segmento destacado tem a função de esclarecer, para leitor, de quem se trata a pessoa anteriormente mencionada no texto.
3. No trecho: “Há uma grande dificuldade em elaborar textos mais desenvolvidos, e isso é sem dúvida uma consequência desse crescimento da internet”, a expressão destacada indica o grau de certeza que tem o enunciador, acerca daquilo que está afirmando.
4. No trecho: “O fato é que o mito do internetês como monstro devorador de gramáticas e dicionários está, ao que tudo indica, desfeito. Podemos todos dormir tranquilos.”, evidenciamos uma relação conclusiva entre o segmento destacado e o segmento que se lhe antecede.
A) 1, 2 e 3, apenas.
B) 1, 2 e 4, apenas.
C) 1, 3 e 4, apenas.
D) 2, 3 e 4, apenas.
E) 1, 2, 3 e 4.

Em consonância com a norma culta da língua, as regras de concordância (verbal e nominal) devem ser cumpridas, especialmente em contextos formais de escrita. Assinale a alternativa em que essas regras foram seguidas.
A) Hoje em dia, não devem mais haver muitos educadores angustiados com o uso do internetês, pois ele não é o monstro que pintaram os gramáticos.
B) Pais e educadores parecem menos preocupados com o internetês, haja vista o aumento do tempo gasto pelas crianças à frente do computador.
C) Em nosso país, atualmente, não falta críticos ao uso exagerado do computador pelas crianças e pelos adolescentes.
D) O resultado de diversas pesquisas educacionais apontam para o uso cada vez mais intenso do computador pelos jovens.
E) Os educadores nunca antes havia imaginado que a internet despertaria tanta polêmica, dentro e fora das escolas.

Assinale a alternativa em que se apresenta um enunciado no qual as regras de regência foram cumpridas.
A) Com o desenvolvimento tecnológico, não é mais possível prescindir da internet.
B) Ao invés de criticar, os educadores têm elogiado à intervenção da internet.
C) Muitos adolescentes desobedecem seus pais e ficam todo o dia na internet.
D) O computador é, para alguns jovens, o amigo de quem compartilham seus problemas.
E) As famílias de adolescentes carecem uma melhor orientação quanto ao uso da internet.

“Internetês” é neologismo formado por um sufixo que também está presente na palavra:
A) gravidez.
B) interino.
C) mês.
D) francês.
E) interno.

Do ponto de vista temático, o Texto 2 trata, principalmente:
A) do relacionamento conflituoso entre pais e filhos, na atualidade.
B) da alimentação cada vez mais deficiente das crianças de hoje.
C) do exagerado uso que os adolescentes fazem do computador.
D) das diferenças entre a escrita de textos formais e a de informais.
E) das variedades linguísticas que caracterizam as diferentes gerações.

De acordo com o artigo 17 da Lei nº. 8080/90 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências não compete à direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS):
A) promover a descentralização para os Municípios dos serviços e das ações de saúde.
B) acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de Saúde (SUS).
C) elaborar normas para regular as relações entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os serviços privados contratados de assistência à saúde.
D) participar, junto com os órgãos afins, do controle dos agravos do meio ambiente que tenham repercussão na saúde humana.
E) participar das ações de controle e avaliação das condições e dos ambientes de trabalho.

A lei nº. 8.142, de 28 de dezembro de 1990 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências estabelece que:
1. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada dois anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder legislativo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.
2. O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
3. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.
4. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será majoritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
A) 1, 2, 3 e 4.
B) 1 e 2, apenas.
C) 2, 3 e 4, apenas.
D) 2 e 3, apenas.
E) 3 e 4, apenas.

le a afirmativa incorreta no que se refere à Resolução nº. 08 do COFFITO, que aprova as Normas para Habilitação ao exercício das profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional e dá outras providências.
De acordo com o Art. 2º., constituem atos privativos, comuns ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional, nas áreas de atuação:
A) O planejamento, a programação, a ordenação, a coordenação, a execução e a supervisão de métodos e técnicas fisioterápicos e/ou terapêuticos ocupacionais que visem à saúde nos níveis de prevenção primária, secundária e terciária.
B) A avaliação, reavaliação e determinação das condições de alta do cliente submetido à fisioterapia e/ou terapia ocupacional.
C) A direção dos serviços e locais destinados a atividades fisioterápicas e/ou terapêuticas ocupacionais, bem como a responsabilidade técnica pelo desempenho dessas atividades.
D) Ação, isolada ou concomitante, de agente termoterápico ou crioterápico, hidroterápico, aeroterápico, fototerápico, eletroterápico ou sonidoterápico.
E) A divulgação de métodos e técnicas de fisioterapia e/ou terapia ocupacional, ressalvados os casos de produção científica autorizada na Lei.

De acordo com a Resolução nº. 08 do COFFITO, analise as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa correta
1. A franquia profissional era um vínculo criado pelo Conselho Federal a fim de possibilitar, a critério do CREFITO, o exercício profissional, a título precário e por prazo determinado, na área da respectiva jurisdição, ao fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional ao qual não podia ser deferida, de imediato, a inscrição, mesmo que comprovada, pelo interessado, a existência das condições exigidas para a futura inscrição. A Resolução n.º 218, de 14 de dezembro de 2000 determinou a extinção do Instituto e a Concessão de Franquia Profissional de Fisioterapeuta e/ou de Terapeuta Ocupacional.
2. É vetada a concomitância de inscrições para o exercício simultâneo das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional pelo portador dos diplomas pertinentes às duas profissões.
3. É vetado ao Presidente do CREFITO autorizar ao inscrito em outro CREFITO, mesmo que em pleno gozo de seus direitos profissionais, o exercício profissional temporário, isento de inscrição.
A) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
B) Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas.
C) Apenas a afirmativa 1 está correta.
D) As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
E) As afirmativas 1, 2 e 3 estão incorretas.

A Resolução 10 nº. do COFFITO aprova o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Sobre o Código de Ética, analise as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa correta
1. A responsabilidade do fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional, por erro cometido em sua atuação profissional, é diminuída, quando cometido o erro na coletividade de uma instituição ou de uma equipe.
2. É dever do fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social, sem pleitear vantagem pessoal.
3. É proibido ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional dar consulta ou prescrever tratamento por meio de correspondência, jornal, revista, rádio, televisão ou telefone.
A) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
B) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
C) Apenas a afirmativa 1 está correta.
D) As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
E) As afirmativas 1, 2 e 3 estão incorretas.

Considerando o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, estabelecido pela Resolução 10 do COFFITO, assinale (V) quando verdadeira ou (F) quando considerar a afirmativa falsa.
A sequência correta de cima para baixo é:
( ) O fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional poderão trabalhar em caráter provisório em empresa não registrada no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da região.
( ) É dever do fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional pertencer, no mínimo, a uma entidade associativa da respectiva classe, de caráter cultural e/ou sindical, da jurisdição onde exerce sua atividade profissional.
( ) O fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional poderão emprestar, apenas e somente a título gratuito, seu nome, fora do âmbito profissional para propaganda de medicamento ou outro produto farmacêutico, tratamento, instrumental ou equipamento, ou publicidade de empresa industrial ou comercial com atuação na industrialização ou comercialização dos mesmos.
( ) Quando a título gratuito, o fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional podem permitir que seu nome conste do quadro de pessoal de hospital, casa de saúde, ambulatório, consultório clínica, policlínica, escola, curso, empresa balneária hidro-mineral, entidade desportiva ou qualquer outra empresa ou estabelecimento congênere similar ou análogo, sem nele exercer as atividades de fisioterapia e/ou terapia ocupacional pressupostas.
( ) É proibido ao fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional prestar assistência profissional gratuita ou a preço ínfimo, ressalvado o disposto no art. 29 do Código de Ética, e encaminhar a serviço gratuito de instituição assistencial ou hospitalar, cliente possuidor de recursos para remunerar o tratamento, quando disso tenha conhecimento.
A) V; V; F; F; V.
B) F; V; F; F; V.
C) V; V; F; V; F.
D) V; F; F; F; F.
E) V; F; V; V; F.

Considerando as Resoluções nº. 80 e nº. 81 do COFFITO, é incorreto afirmar que:
A) ao profissional fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional é vedado, em atividade profissional nos Serviços de Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional, atribuir ou delegar funções de sua exclusividade e competência para profissionais não habilitados ao exercício profissional da Fisioterapia.
B) somente poderão usar a expressão Terapia Ocupacional e Fisioterapia as empresas registradas na Junta Comercial do Estado.
C) por sua formação acadêmico-profissional, pode o Terapeuta Ocupacional e/ou Fisioterapeuta atuar juntamente com outros profissionais nos diversos níveis de assistência à Saúde, na administração de serviços, na área educacional e no desenvolvimento de pesquisas.
D) a reabilitação é um processo de consolidação de objetivos terapêuticos, não caracterizando área de exclusividade profissional, e sim uma proposta de atuação multiprofissional, voltada para a recuperação e o bem-estar biopsicossocial do indivíduo.
E) o Terapeuta Ocupacional e/ou Fisioterapeuta pode buscar todas informações que julgar pertinentes no acompanhamento evolutivo do tratamento do paciente sob sua responsabilidade, recorrendo a outros profissionais da Equipe de Saúde, através de solicitação de laudos técnicos especializados acompanhados dos resultados dos exames complementares, a eles inerentes.

Assinale (V) quando verdadeira ou (F) quando considerar a afirmativa falsa.
( ) Ficam obrigados a inscrever-se no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de sua jurisdição o Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional que exerçam o magistério apenas em disciplina de formação profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional que exijam, para a sua ministração, conhecimentos técnicos, científicos e práticos, obteníveis através do continuado exercício profissional.
( ) No exercício de suas atividades profissionais, o Fisioterapeuta poderá aplicar, complementarmente, os princípios, métodos e técnicas da acupuntura desde que apresente, ao respectivo CREFITO, título, diploma ou certificado de conclusão de curso específico patrocinado por entidade de acupuntura de reconhecida idoneidade científica, ou por universidade. O CREFITO poderá, segundo normas baixadas pelo COFFITO, solicitar que o Fisioterapeuta com registro de qualificação em acupuntura demonstre, periodicamente, a atualidade científica dos conhecimentos obtidos na área de acupuntura.
( ) A substituição das titulações de Fisioterapeuta e/ou Terapeuta Ocupacional, por expressões genéricas, tais como: Terapeuta Corporal, Terapeuta de Mão, Terapeuta Funcional, Repegistas, Terapeuta Morfoanalista e assemelhadas, por profissional registrado/inscrito no Sistema COFFITO/CREFITOS configura descumprimento legal, passível de enquadramento em procedimento ético-disciplinar.
( ) A existência de qualquer débito do profissional no CREFITO não interrompe o processo de transferência, entretanto, o CREFITO para o qual se transfere o profissional assume a obrigatoriedade de cobrar ou parcelar o débito existente.
A) V; V; F; F.
B) F; V; F; F.
C) V; V; F; V.
D) V; F; F; F.
E) F; V; V; V.

A Resolução n.º 194, de 9 de dezembro de 1998, aprova a instituição na Estrutura dos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - CREFITOS, do Departamento de Fiscalização – DEFIS. De acordo com esta Resolução, analise as afirmativas abaixo:
1. O Presidente do CREFITO encaminhará para conhecimento e deliberação da Diretoria todo e qualquer processo administrativo-fiscalizador que depender de aplicabilidade de medidas legais, ou mesmo aquele que, no seu entender, seja de relevância e necessária sua discussão pelos membros da Diretoria.
2. Avaliado o processo administrativo-fiscalizador pela Diretoria, constatado ser o assunto de necessário conhecimento ou deliberação do Plenário, caberá ao Presidente do CREFITO, determinar a inclusão da matéria em pauta de reunião Plenária.
3. É proibido em veículo CREFITO, a identificação do Conselho Regional e respectiva sigla, mediante pintura apropriada ou uso de adesivo que permita visibilidade.
4. Laudos Técnicos e/ou Pareceres Especializados em atos de fiscalização ou no processo administrativo-fiscalizador e/ou interseção ética, quando não for de autoria de profissional da atividade envolvida, é nulo de pleno direito.
A) 1 e 2, apenas.
B) 1, 2 e 4, apenas.
C) 1 e 3, apenas.
D) 1, 2, 3 e 4.
E) 2, 3 e 4, apenas.

A Constituição Federal Brasileira no seu Art. 203 determina que a assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social e tem vários objetivos.
Nas alternativas abaixo assinale (V) quando o objetivo for verdadeiro ou (F) quando for falso.
( ) A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
( ) O amparo às crianças e adolescentes carentes.
( ) Despesas com pessoal e encargos sociais.
( ) A promoção da integração ao mercado de trabalho.
( ) Normatizar a fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas esferas federal, estadual, distrital e municipal.
A) V; V; F; F; V.
B) F; V; F; F; V.
C) V; V; F; V; F.
D) V; F; V; V; V.
E) V; F; F; V; V.

A Resolução n.º 131, de 26 de Novembro de 1991– COFFITO dispõe sobre o registro de Diplomas de graduados no estrangeiro, em cursos de Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional, perante a Autarquia.
Assinale (V) quando verdadeira ou (F) quando considerar a afirmativa falsa.
( ) Concede-se a revalidação de diplomados no estrangeiro desde que seja comprovada sua formação técnica específica, perante o COFFITO.
( ) Considera-se que a revalidação de diplomados no estrangeiro, por parte dos órgãos competentes, exige uma isonomia de estudos superiores por parte do candidato nas Instituições Estrangeiras.
( ) Considera-se que é obrigação da Instituição responsável pela revalidação, constatar se o Diploma corresponde, na origem, a estudos superiores, compatíveis com a duração mínima exigível no Brasil.
( ) Uma vez constatada qualquer outorga já concedida, em desacordo com o previsto no art. 1º., desta Resolução, deverá o CREFITO da jurisdição fazer sindicância, encaminhando relatório conclusivo para deliberação do Egrégio Conselho Federal, que tomará as medidas legais cabíveis, inclusive, formalizando a cassação da outorga concedida indevidamente.
( ) Não será concedida outorga de exercício profissional para diplomado no exterior, sem que haja comprovação formal de que sua graduação se estabeleceu em estudo de nível superior, em Instituição de Ensino Superior, com curso reconhecido pelo Governo do país de origem.
A) V; V; F; F; V.
B) F; V; F; F; V.
C) V; V; F; V; F.
D) F; V; V; V; V.
E) V; F; F; V; V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em relação ao internetês, o Texto 1 tem a intenção de:
A) propagar seus possíveis benefícios para a comunicação.
B) apontar soluções para pais e educadores aflitos com ele.
C) atenuar seus possíveis efeitos nocivos para a educação.
D) criticar seus evidentes malefícios para a escrita escolar.
E) alertar os pais quanto aos riscos que ele causa às crianças.

A partir da compreensão do conteúdo global do Texto 1, assinale a alternativa na qual se apresenta outro título que lhe seria adequado.
A) Os jovens não sabem mais escrever.
B) O português está em perigo!
C) A internet está destruindo a língua.
D) Jovens viciados em computador.
E) Cai o mito do internetês.

Considerada no contexto em que se insere, podemos dizer que, com a afirmação de que “o temido internetês não passa de um simpático bichinho de uma cabecinha só”, o autor do Texto 1 pretendeu dizer que o internetês é:
A) inútil.
B) interessante.
C) imprevisível.
D) inofensivo.
E) imprestável.

“Ainda que a maioria dos professores e educadores se preocupe com ele, a ocorrência do internetês nas provas escolares, vestibulares e em concursos públicos é insignificante.” Nesse trecho, o segmento destacado estabelece com o seguinte uma relação semântica de:
A) causa.
B) concessão.
C) condição.
D) conclusão.
E) adição.

Analise as proposições a seguir, que tratam da função de alguns elementos linguísticos do Texto 1.
1. No trecho: “ele diz ser lamentável que pessoas com anos de escolaridade utilizem essa escrita”, o segmento destacado exemplifica uma oração em sua forma reduzida. Sua correspondente desenvolvida seria “ele diz que é lamentável que pessoas...”.
2. No trecho: “Dentre vários outros, Ednilson Quarenta, orientador do Ensino Médio, sinaliza o internetês como um problema menor”, o segmento destacado tem a função de esclarecer, para leitor, de quem se trata a pessoa anteriormente mencionada no texto.
3. No trecho: “Há uma grande dificuldade em elaborar textos mais desenvolvidos, e isso é sem dúvida uma consequência desse crescimento da internet”, a expressão destacada indica o grau de certeza que tem o enunciador, acerca daquilo que está afirmando.
4. No trecho: “O fato é que o mito do internetês como monstro devorador de gramáticas e dicionários está, ao que tudo indica, desfeito. Podemos todos dormir tranquilos.”, evidenciamos uma relação conclusiva entre o segmento destacado e o segmento que se lhe antecede.
A) 1, 2 e 3, apenas.
B) 1, 2 e 4, apenas.
C) 1, 3 e 4, apenas.
D) 2, 3 e 4, apenas.
E) 1, 2, 3 e 4.

Em consonância com a norma culta da língua, as regras de concordância (verbal e nominal) devem ser cumpridas, especialmente em contextos formais de escrita. Assinale a alternativa em que essas regras foram seguidas.
A) Hoje em dia, não devem mais haver muitos educadores angustiados com o uso do internetês, pois ele não é o monstro que pintaram os gramáticos.
B) Pais e educadores parecem menos preocupados com o internetês, haja vista o aumento do tempo gasto pelas crianças à frente do computador.
C) Em nosso país, atualmente, não falta críticos ao uso exagerado do computador pelas crianças e pelos adolescentes.
D) O resultado de diversas pesquisas educacionais apontam para o uso cada vez mais intenso do computador pelos jovens.
E) Os educadores nunca antes havia imaginado que a internet despertaria tanta polêmica, dentro e fora das escolas.

Assinale a alternativa em que se apresenta um enunciado no qual as regras de regência foram cumpridas.
A) Com o desenvolvimento tecnológico, não é mais possível prescindir da internet.
B) Ao invés de criticar, os educadores têm elogiado à intervenção da internet.
C) Muitos adolescentes desobedecem seus pais e ficam todo o dia na internet.
D) O computador é, para alguns jovens, o amigo de quem compartilham seus problemas.
E) As famílias de adolescentes carecem uma melhor orientação quanto ao uso da internet.

“Internetês” é neologismo formado por um sufixo que também está presente na palavra:
A) gravidez.
B) interino.
C) mês.
D) francês.
E) interno.

Do ponto de vista temático, o Texto 2 trata, principalmente:
A) do relacionamento conflituoso entre pais e filhos, na atualidade.
B) da alimentação cada vez mais deficiente das crianças de hoje.
C) do exagerado uso que os adolescentes fazem do computador.
D) das diferenças entre a escrita de textos formais e a de informais.
E) das variedades linguísticas que caracterizam as diferentes gerações.

De acordo com o artigo 17 da Lei nº. 8080/90 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências não compete à direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS):
A) promover a descentralização para os Municípios dos serviços e das ações de saúde.
B) acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de Saúde (SUS).
C) elaborar normas para regular as relações entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os serviços privados contratados de assistência à saúde.
D) participar, junto com os órgãos afins, do controle dos agravos do meio ambiente que tenham repercussão na saúde humana.
E) participar das ações de controle e avaliação das condições e dos ambientes de trabalho.

A lei nº. 8.142, de 28 de dezembro de 1990 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências estabelece que:
1. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada dois anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder legislativo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.
2. O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
3. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.
4. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será majoritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
A) 1, 2, 3 e 4.
B) 1 e 2, apenas.
C) 2, 3 e 4, apenas.
D) 2 e 3, apenas.
E) 3 e 4, apenas.

le a afirmativa incorreta no que se refere à Resolução nº. 08 do COFFITO, que aprova as Normas para Habilitação ao exercício das profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional e dá outras providências.
De acordo com o Art. 2º., constituem atos privativos, comuns ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional, nas áreas de atuação:
A) O planejamento, a programação, a ordenação, a coordenação, a execução e a supervisão de métodos e técnicas fisioterápicos e/ou terapêuticos ocupacionais que visem à saúde nos níveis de prevenção primária, secundária e terciária.
B) A avaliação, reavaliação e determinação das condições de alta do cliente submetido à fisioterapia e/ou terapia ocupacional.
C) A direção dos serviços e locais destinados a atividades fisioterápicas e/ou terapêuticas ocupacionais, bem como a responsabilidade técnica pelo desempenho dessas atividades.
D) Ação, isolada ou concomitante, de agente termoterápico ou crioterápico, hidroterápico, aeroterápico, fototerápico, eletroterápico ou sonidoterápico.
E) A divulgação de métodos e técnicas de fisioterapia e/ou terapia ocupacional, ressalvados os casos de produção científica autorizada na Lei.

De acordo com a Resolução nº. 08 do COFFITO, analise as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa correta
1. A franquia profissional era um vínculo criado pelo Conselho Federal a fim de possibilitar, a critério do CREFITO, o exercício profissional, a título precário e por prazo determinado, na área da respectiva jurisdição, ao fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional ao qual não podia ser deferida, de imediato, a inscrição, mesmo que comprovada, pelo interessado, a existência das condições exigidas para a futura inscrição. A Resolução n.º 218, de 14 de dezembro de 2000 determinou a extinção do Instituto e a Concessão de Franquia Profissional de Fisioterapeuta e/ou de Terapeuta Ocupacional.
2. É vetada a concomitância de inscrições para o exercício simultâneo das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional pelo portador dos diplomas pertinentes às duas profissões.
3. É vetado ao Presidente do CREFITO autorizar ao inscrito em outro CREFITO, mesmo que em pleno gozo de seus direitos profissionais, o exercício profissional temporário, isento de inscrição.
A) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
B) Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas.
C) Apenas a afirmativa 1 está correta.
D) As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
E) As afirmativas 1, 2 e 3 estão incorretas.

A Resolução 10 nº. do COFFITO aprova o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Sobre o Código de Ética, analise as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa correta
1. A responsabilidade do fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional, por erro cometido em sua atuação profissional, é diminuída, quando cometido o erro na coletividade de uma instituição ou de uma equipe.
2. É dever do fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social, sem pleitear vantagem pessoal.
3. É proibido ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional dar consulta ou prescrever tratamento por meio de correspondência, jornal, revista, rádio, televisão ou telefone.
A) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
B) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
C) Apenas a afirmativa 1 está correta.
D) As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
E) As afirmativas 1, 2 e 3 estão incorretas.

Considerando o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, estabelecido pela Resolução 10 do COFFITO, assinale (V) quando verdadeira ou (F) quando considerar a afirmativa falsa.
A sequência correta de cima para baixo é:
( ) O fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional poderão trabalhar em caráter provisório em empresa não registrada no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da região.
( ) É dever do fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional pertencer, no mínimo, a uma entidade associativa da respectiva classe, de caráter cultural e/ou sindical, da jurisdição onde exerce sua atividade profissional.
( ) O fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional poderão emprestar, apenas e somente a título gratuito, seu nome, fora do âmbito profissional para propaganda de medicamento ou outro produto farmacêutico, tratamento, instrumental ou equipamento, ou publicidade de empresa industrial ou comercial com atuação na industrialização ou comercialização dos mesmos.
( ) Quando a título gratuito, o fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional podem permitir que seu nome conste do quadro de pessoal de hospital, casa de saúde, ambulatório, consultório clínica, policlínica, escola, curso, empresa balneária hidro-mineral, entidade desportiva ou qualquer outra empresa ou estabelecimento congênere similar ou análogo, sem nele exercer as atividades de fisioterapia e/ou terapia ocupacional pressupostas.
( ) É proibido ao fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional prestar assistência profissional gratuita ou a preço ínfimo, ressalvado o disposto no art. 29 do Código de Ética, e encaminhar a serviço gratuito de instituição assistencial ou hospitalar, cliente possuidor de recursos para remunerar o tratamento, quando disso tenha conhecimento.
A) V; V; F; F; V.
B) F; V; F; F; V.
C) V; V; F; V; F.
D) V; F; F; F; F.
E) V; F; V; V; F.

Considerando as Resoluções nº. 80 e nº. 81 do COFFITO, é incorreto afirmar que:
A) ao profissional fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional é vedado, em atividade profissional nos Serviços de Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional, atribuir ou delegar funções de sua exclusividade e competência para profissionais não habilitados ao exercício profissional da Fisioterapia.
B) somente poderão usar a expressão Terapia Ocupacional e Fisioterapia as empresas registradas na Junta Comercial do Estado.
C) por sua formação acadêmico-profissional, pode o Terapeuta Ocupacional e/ou Fisioterapeuta atuar juntamente com outros profissionais nos diversos níveis de assistência à Saúde, na administração de serviços, na área educacional e no desenvolvimento de pesquisas.
D) a reabilitação é um processo de consolidação de objetivos terapêuticos, não caracterizando área de exclusividade profissional, e sim uma proposta de atuação multiprofissional, voltada para a recuperação e o bem-estar biopsicossocial do indivíduo.
E) o Terapeuta Ocupacional e/ou Fisioterapeuta pode buscar todas informações que julgar pertinentes no acompanhamento evolutivo do tratamento do paciente sob sua responsabilidade, recorrendo a outros profissionais da Equipe de Saúde, através de solicitação de laudos técnicos especializados acompanhados dos resultados dos exames complementares, a eles inerentes.

Assinale (V) quando verdadeira ou (F) quando considerar a afirmativa falsa.
( ) Ficam obrigados a inscrever-se no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de sua jurisdição o Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional que exerçam o magistério apenas em disciplina de formação profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional que exijam, para a sua ministração, conhecimentos técnicos, científicos e práticos, obteníveis através do continuado exercício profissional.
( ) No exercício de suas atividades profissionais, o Fisioterapeuta poderá aplicar, complementarmente, os princípios, métodos e técnicas da acupuntura desde que apresente, ao respectivo CREFITO, título, diploma ou certificado de conclusão de curso específico patrocinado por entidade de acupuntura de reconhecida idoneidade científica, ou por universidade. O CREFITO poderá, segundo normas baixadas pelo COFFITO, solicitar que o Fisioterapeuta com registro de qualificação em acupuntura demonstre, periodicamente, a atualidade científica dos conhecimentos obtidos na área de acupuntura.
( ) A substituição das titulações de Fisioterapeuta e/ou Terapeuta Ocupacional, por expressões genéricas, tais como: Terapeuta Corporal, Terapeuta de Mão, Terapeuta Funcional, Repegistas, Terapeuta Morfoanalista e assemelhadas, por profissional registrado/inscrito no Sistema COFFITO/CREFITOS configura descumprimento legal, passível de enquadramento em procedimento ético-disciplinar.
( ) A existência de qualquer débito do profissional no CREFITO não interrompe o processo de transferência, entretanto, o CREFITO para o qual se transfere o profissional assume a obrigatoriedade de cobrar ou parcelar o débito existente.
A) V; V; F; F.
B) F; V; F; F.
C) V; V; F; V.
D) V; F; F; F.
E) F; V; V; V.

A Resolução n.º 194, de 9 de dezembro de 1998, aprova a instituição na Estrutura dos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - CREFITOS, do Departamento de Fiscalização – DEFIS. De acordo com esta Resolução, analise as afirmativas abaixo:
1. O Presidente do CREFITO encaminhará para conhecimento e deliberação da Diretoria todo e qualquer processo administrativo-fiscalizador que depender de aplicabilidade de medidas legais, ou mesmo aquele que, no seu entender, seja de relevância e necessária sua discussão pelos membros da Diretoria.
2. Avaliado o processo administrativo-fiscalizador pela Diretoria, constatado ser o assunto de necessário conhecimento ou deliberação do Plenário, caberá ao Presidente do CREFITO, determinar a inclusão da matéria em pauta de reunião Plenária.
3. É proibido em veículo CREFITO, a identificação do Conselho Regional e respectiva sigla, mediante pintura apropriada ou uso de adesivo que permita visibilidade.
4. Laudos Técnicos e/ou Pareceres Especializados em atos de fiscalização ou no processo administrativo-fiscalizador e/ou interseção ética, quando não for de autoria de profissional da atividade envolvida, é nulo de pleno direito.
A) 1 e 2, apenas.
B) 1, 2 e 4, apenas.
C) 1 e 3, apenas.
D) 1, 2, 3 e 4.
E) 2, 3 e 4, apenas.

A Constituição Federal Brasileira no seu Art. 203 determina que a assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social e tem vários objetivos.
Nas alternativas abaixo assinale (V) quando o objetivo for verdadeiro ou (F) quando for falso.
( ) A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
( ) O amparo às crianças e adolescentes carentes.
( ) Despesas com pessoal e encargos sociais.
( ) A promoção da integração ao mercado de trabalho.
( ) Normatizar a fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas esferas federal, estadual, distrital e municipal.
A) V; V; F; F; V.
B) F; V; F; F; V.
C) V; V; F; V; F.
D) V; F; V; V; V.
E) V; F; F; V; V.

A Resolução n.º 131, de 26 de Novembro de 1991– COFFITO dispõe sobre o registro de Diplomas de graduados no estrangeiro, em cursos de Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional, perante a Autarquia.
Assinale (V) quando verdadeira ou (F) quando considerar a afirmativa falsa.
( ) Concede-se a revalidação de diplomados no estrangeiro desde que seja comprovada sua formação técnica específica, perante o COFFITO.
( ) Considera-se que a revalidação de diplomados no estrangeiro, por parte dos órgãos competentes, exige uma isonomia de estudos superiores por parte do candidato nas Instituições Estrangeiras.
( ) Considera-se que é obrigação da Instituição responsável pela revalidação, constatar se o Diploma corresponde, na origem, a estudos superiores, compatíveis com a duração mínima exigível no Brasil.
( ) Uma vez constatada qualquer outorga já concedida, em desacordo com o previsto no art. 1º., desta Resolução, deverá o CREFITO da jurisdição fazer sindicância, encaminhando relatório conclusivo para deliberação do Egrégio Conselho Federal, que tomará as medidas legais cabíveis, inclusive, formalizando a cassação da outorga concedida indevidamente.
( ) Não será concedida outorga de exercício profissional para diplomado no exterior, sem que haja comprovação formal de que sua graduação se estabeleceu em estudo de nível superior, em Instituição de Ensino Superior, com curso reconhecido pelo Governo do país de origem.
A) V; V; F; F; V.
B) F; V; F; F; V.
C) V; V; F; V; F.
D) F; V; V; V; V.
E) V; F; F; V; V.

Prévia do material em texto

pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNTowMCAtMDMwMA==
 
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 
Concurso Público – 2009 
Tipo 1 Cargo: Fiscal de Terapia Ocupacional / Nível Superior 
Página 1/14 
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 
CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
 
TEXTO 1 
O internetês na escola 
 
O internetês – expressão grafolinguística criada na 
internet pelos adolescentes na última década – foi durante 
algum tempo um bicho-de-sete-cabeças para gramáticos e 
estudiosos da língua. Eles temiam que as abreviações fonéticas 
comprometessem o uso da norma culta do português para além 
das fronteiras cibernéticas. Mas ao que tudo indica o temido 
internetês não passa de um simpático bichinho de uma 
cabecinha só. Ainda que a maioria dos professores e 
educadores se preocupe com ele, a ocorrência do internetês 
nas provas escolares, vestibulares e em concursos públicos é 
insignificante. O “problema” é, no fim das contas, menor do 
que se imaginou. (...) 
O professor Eduardo de Almeida Navarro, livre-
docente de língua tupi e literatura colonial da USP, é um dos 
que podem se sentir aliviados com o fato de o internetês ainda 
estar restrito a seu habitat natural: a internet. Crítico dessa 
forma de expressão, ele diz ser lamentável que pessoas com 
anos de escolaridade utilizem essa escrita. Para ele, é natural e 
aceitável que os neologismos aconteçam. – Mas eles não 
podem fazer com que a gente deixe de se entender daqui a 
vinte anos – ressalta. 
Bem, ao que parece, não estamos caminhando para 
isso. A Fuvest, que coordena e corrige as provas de vestibular 
da Universidade de São Paulo (USP), foi taxativa ao afirmar 
que “o chamado internetês não aparece nas redações da 
Fuvest”. Coerentemente com esse diagnóstico, as escolas 
particulares parecem lidar com o problema, mas não sofrer 
com ele. Dentre vários outros, Ednilson Quarenta, orientador 
do Ensino Médio, sinaliza o internetês como um problema 
menor: “Nas avaliações, ele não tem aparecido tanto. Vejo um 
comprometimento maior na ausência de repertório, isso sim. 
Há uma grande dificuldade em elaborar textos mais 
desenvolvidos, e isso é sem dúvida uma consequência desse 
crescimento da internet, já que os meninos só ficam e 
escrevem no computador” – avalia. O fato é que o mito do 
internetês como monstro devorador de gramáticas e 
dicionários está, ao que tudo indica, desfeito. Podemos todos 
dormir tranquilos. 
 
Fabiano Rampozzo. Revista Língua Portuguesa. 
Ano 3. Nº 40, fevereiro de 2009, p.28-29. Adaptado 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dentre as ideias apresentadas abaixo, assinale a única que não 
está em consonância com as informações do Texto 1. 
 
A) Apesar de a Fuvest afirmar categoricamente que não tem 
identificado a presença do internetês nas redações do seu 
vestibular, tem crescido, nas escolas particulares, um 
movimento de oposição ao uso dessa forma de escrita. 
B) Embora atualmente haja evidências de que as pessoas 
usam muito pouco o internetês nas avaliações acadêmicas 
e em contextos mais formais, a maioria dos professores e 
educadores ainda se tem preocupado com essa forma de 
comunicação. 
C) O fato de o internetês permanecer confinado ao espaço 
virtual é comemorado por um professor de língua tupi e 
literatura colonial da USP, porque ele é um dos 
acadêmicos que não concordam com essa forma de 
expressão, e lamenta que ela exista. 
D) A grande dificuldade demonstrada pelos alunos na 
elaboração de textos mais desenvolvidos é, na opinião do 
educador Ednilson Quarenta, uma consequência do longo 
tempo que eles dedicam ao computador e, 
consequentemente, à internet. 
E) A disseminação do internetês provocou, inicialmente, 
uma certa apreensão entre alguns estudiosos da língua, 
pois estes recearam que a língua da internet tivesse 
influência negativa sobre o domínio da norma culta do 
português. 
 
 
 
 
Em relação ao internetês, o Texto 1 tem a intenção de: 
 
A) propagar seus possíveis benefícios para a comunicação. 
B) apontar soluções para pais e educadores aflitos com ele. 
C) atenuar seus possíveis efeitos nocivos para a educação. 
D) criticar seus evidentes malefícios para a escrita escolar. 
E) alertar os pais quanto aos riscos que ele causa às crianças. 
 
 
 
 
A partir da compreensão do conteúdo global do Texto 1, 
assinale a alternativa na qual se apresenta outro título que lhe 
seria adequado. 
 
A) Os jovens não sabem mais escrever. 
B) O português está em perigo! 
C) A internet está destruindo a língua. 
D) Jovens viciados em computador. 
E) Cai o mito do internetês. 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 01
QUESTÃO 02
QUESTÃO 03
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNTowMCAtMDMwMA==
 
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 
Concurso Público – 2009 
Tipo 1 Cargo: Fiscal de Terapia Ocupacional / Nível Superior 
Página 2/14 
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 
 
 
 
Considerada no contexto em que se insere, podemos dizer que, 
com a afirmação de que “o temido internetês não passa de um 
simpático bichinho de uma cabecinha só”, o autor do Texto 1 
pretendeu dizer que o internetês é: 
 
A) inútil. 
B) interessante. 
C) imprevisível. 
D) inofensivo. 
E) imprestável. 
 
 
 
 
 “Ainda que a maioria dos professores e educadores se 
preocupe com ele, a ocorrência do internetês nas provas 
escolares, vestibulares e em concursos públicos é 
insignificante.” Nesse trecho, o segmento destacado estabelece 
com o seguinte uma relação semântica de: 
 
A) causa. 
B) concessão. 
C) condição. 
D) conclusão. 
E) adição. 
 
 
 
Analise as proposições a seguir, que tratam da função de 
alguns elementos linguísticos do Texto 1. 
 
1. No trecho: “ele diz ser lamentável que pessoas com anos 
de escolaridade utilizem essa escrita”, o segmento 
destacado exemplifica uma oração em sua forma 
reduzida. Sua correspondente desenvolvida seria “ele diz 
que é lamentável que pessoas...”. 
2. No trecho: “Dentre vários outros, Ednilson Quarenta, 
orientador do Ensino Médio, sinaliza o internetês como 
um problema menor”, o segmento destacado tem a função 
de esclarecer, para leitor, de quem se trata a pessoa 
anteriormente mencionada no texto. 
3. No trecho: “Há uma grande dificuldade em elaborar 
textos mais desenvolvidos, e isso é sem dúvida uma 
consequência desse crescimento da internet”, a expressão 
destacada indica o grau de certeza que tem o enunciador, 
acerca daquilo que está afirmando. 
4. No trecho: “O fato é que o mito do internetês como 
monstro devorador de gramáticas e dicionários está, ao 
que tudo indica, desfeito. Podemos todos dormir 
tranquilos.”, evidenciamos uma relação conclusiva entre 
o segmento destacado e o segmento que se lhe antecede. 
 
Estão corretas: 
 
A) 1, 2 e 3, apenas. 
B) 1, 2 e 4, apenas. 
C) 1, 3 e 4, apenas. 
D) 2, 3 e 4, apenas. 
E) 1, 2, 3 e 4. 
 
 
 
Em consonância com a norma culta da língua, as regras de 
concordância (verbal e nominal) devem ser cumpridas, 
especialmente em contextos formais de escrita. Assinale a 
alternativa em que essas regras foram seguidas. 
 
A) Hoje em dia, não devem mais haver muitos educadores 
angustiados com o uso do internetês, pois ele não é o 
monstro que pintaram os gramáticos. 
B) Pais e educadores parecem menos preocupados com o 
internetês, haja vista o aumento do tempo gasto pelas 
crianças à frente do computador. 
C) Em nosso país, atualmente, não falta críticos ao uso 
exagerado do computador pelas crianças e pelos 
adolescentes. 
D) O resultado de diversas pesquisas educacionais apontam 
para o uso cada vez mais intenso do computadorpelos 
jovens. 
E) Os educadores nunca antes havia imaginado que a internet 
despertaria tanta polêmica, dentro e fora das escolas. 
 
 
 
Assinale a alternativa em que se apresenta um enunciado no 
qual as regras de regência foram cumpridas. 
 
A) Com o desenvolvimento tecnológico, não é mais possível 
prescindir da internet. 
B) Ao invés de criticar, os educadores têm elogiado à 
intervenção da internet. 
C) Muitos adolescentes desobedecem seus pais e ficam todo 
o dia na internet. 
D) O computador é, para alguns jovens, o amigo de quem 
compartilham seus problemas. 
E) As famílias de adolescentes carecem uma melhor 
orientação quanto ao uso da internet. 
 
 
 
 “Internetês” é neologismo formado por um sufixo que 
também está presente na palavra: 
 
A) gravidez. 
B) interino. 
C) mês. 
D) francês. 
E) interno. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 04 
QUESTÃO 05 
QUESTÃO 06 
QUESTÃO 07
QUESTÃO 08
QUESTÃO 09
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNTowMCAtMDMwMA==
 
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 
Concurso Público – 2009 
Tipo 1 Cargo: Fiscal de Terapia Ocupacional / Nível Superior 
Página 3/14 
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 
 
TEXTO 2 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Do ponto de vista temático, o Texto 2 trata, principalmente: 
 
A) do relacionamento conflituoso entre pais e filhos, na 
atualidade. 
B) da alimentação cada vez mais deficiente das crianças de 
hoje. 
C) do exagerado uso que os adolescentes fazem do 
computador. 
D) das diferenças entre a escrita de textos formais e a de 
informais. 
E) das variedades linguísticas que caracterizam as diferentes 
gerações. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
 
 
 
De acordo com o artigo 17 da Lei nº. 8080/90 que dispõe 
sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação 
da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços 
correspondentes e dá outras providências não compete à 
direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS): 
A) promover a descentralização para os Municípios dos 
serviços e das ações de saúde. 
B) acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas 
do Sistema Único de Saúde (SUS). 
C) elaborar normas para regular as relações entre o Sistema 
Único de Saúde (SUS) e os serviços privados contratados 
de assistência à saúde. 
D) participar, junto com os órgãos afins, do controle dos 
agravos do meio ambiente que tenham repercussão na 
saúde humana. 
E) participar das ações de controle e avaliação das condições 
e dos ambientes de trabalho. 
 
A lei nº. 8.142, de 28 de dezembro de 1990 que dispõe sobre 
a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de 
Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de 
recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências 
estabelece que: 
 
1. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada dois anos com 
a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar 
a situação de saúde e propor as diretrizes para a 
formulação da política de saúde nos níveis 
correspondentes, convocada pelo Poder legislativo ou, 
extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde. 
2. O Conselho de Saúde, em caráter permanente e 
deliberativo, órgão colegiado composto por representantes 
do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde 
e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle 
da execução da política de saúde na instância 
correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e 
financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe 
do poder legalmente constituído em cada esfera do 
governo. 
3. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e 
o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde 
(Conasems) terão representação no Conselho Nacional de 
Saúde. 
4. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e 
Conferências será majoritária em relação ao conjunto dos 
demais segmentos. 
 
Estão corretas 
 
A) 1, 2, 3 e 4. 
B) 1 e 2, apenas. 
C) 2, 3 e 4, apenas. 
D) 2 e 3, apenas. 
E) 3 e 4, apenas. 
QUESTÃO 10 
QUESTÃO 11
QUESTÃO 12
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNTowMCAtMDMwMA==
 
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 
Concurso Público – 2009 
Tipo 1 Cargo: Fiscal de Terapia Ocupacional / Nível Superior 
Página 4/14 
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 
 
 
 
Sobre o artigo 7º da Constituição Federal Brasileira que 
assegura como direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além 
de outros que visem à melhoria de sua condição social. De 
acordo com este artigo, assinale a alternativa incorreta: 
A) A relação de emprego é protegida contra despedida 
arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei. 
B) É direito do trabalhador o seguro contra acidentes de 
trabalho, a cargo do empregado, sem excluir a indenização 
a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa. 
C) É proibição de diferença de salários, de exercício de 
funções e de critério de admissão por motivo de sexo, 
idade, cor ou estado civil. 
D) É assegurada a igualdade de direitos entre o trabalhador 
com vínculo empregatício permanente e o trabalhador 
avulso. 
E) É direito do trabalhador o gozo de férias anuais 
remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o 
salário normal. 
 
São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores 
nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de 
concurso público. De acordo com o artigo 41. da Constituição 
Federal Brasileira, é correto afirmar 
1. O servidor estável perderá o cargo em virtude de sentença 
judicial transitada em julgado 
2. O servidor estável perderá o cargo mediante processo 
administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. 
3. Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o 
servidor estável ficará em disponibilidade, com 
remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu 
adequado aproveitamento em outro cargo. 
Assinale a alternativa correta 
A) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas. 
B) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas. 
C) As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas. 
D) Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas. 
E) As afirmativas 1, 2 e 3 estão incorretas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
De acordo com a Constituição Federal Brasileira assinale (V) 
quando verdadeira ou (F) quando considerar a afirmativa falsa. 
( ) É vedada a criação de mais de uma organização sindical, 
em qualquer grau, representativa de categoria profissional 
ou econômica, na mesma base territorial, que será 
definida pelos trabalhadores ou empregadores 
interessados. 
( ) O aposentado filiado não tem direito a votar ou ser 
votado nas organizações sindicais. 
( ) Às empresas de mais de cinquenta empregados é 
assegurada a eleição de um representante destes com a 
finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento 
direto com os empregadores. 
( ) É assegurado o direito de greve, competindo aos 
trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e 
sobre os interesses que devam por meio dele defender. 
( ) Em caso de greve, a lei definirá os serviços ou atividades 
essenciais e disporá sobre o atendimento das 
necessidades inadiáveis da comunidade. 
 
A sequência correta de cima para baixo é 
 
A) V; V; F; F; V. 
B) F; V; F; F; V. 
C) V; V; F; V; F. 
D) V; F; V; V; V. 
E) V; F; F; V; V. 
 
 
 
Assinale a afirmativa incorreta no que se refere à Resolução 
nº. 08 do COFFITO, que aprova as Normas para Habilitação 
ao exercício das profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta 
Ocupacional e dá outras providências.De acordo com o Art. 
2º., constituem atos privativos, comuns ao fisioterapeuta e ao 
terapeuta ocupacional, nas áreas de atuação: 
 
A) O planejamento, a programação, a ordenação, a 
coordenação, a execução e a supervisão de métodos e 
técnicas fisioterápicos e/ou terapêuticos ocupacionais que 
visem à saúde nos níveis de prevenção primária, 
secundária e terciária. 
B) A avaliação, reavaliação e determinação das condições de 
alta do cliente submetido à fisioterapia e/ou terapia 
ocupacional. 
C) A direção dos serviços e locais destinados a atividades 
fisioterápicas e/ou terapêuticas ocupacionais, bem como a 
responsabilidade técnica pelo desempenho dessas 
atividades. 
D) Ação, isolada ou concomitante, de agente termoterápico 
ou crioterápico, hidroterápico, aeroterápico, fototerápico, 
eletroterápico ou sonidoterápico. 
E) A divulgação de métodos e técnicas de fisioterapia e/ou 
terapia ocupacional, ressalvados os casos de produção 
científica autorizada na Lei. 
QUESTÃO 13 
QUESTÃO 14 
QUESTÃO 15
QUESTÃO 16
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNTowMCAtMDMwMA==
 
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 
Concurso Público – 2009 
Tipo 1 Cargo: Fiscal de Terapia Ocupacional / Nível Superior 
Página 5/14 
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 
 
 
 
De acordo com a Resolução nº. 08 do COFFITO, analise as 
afirmativas abaixo: 
 
1. A franquia profissional era um vínculo criado pelo 
Conselho Federal a fim de possibilitar, a critério do 
CREFITO, o exercício profissional, a título precário e por 
prazo determinado, na área da respectiva jurisdição, ao 
fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional ao qual não 
podia ser deferida, de imediato, a inscrição, mesmo que 
comprovada, pelo interessado, a existência das condições 
exigidas para a futura inscrição. A Resolução n.º 218, de 
14 de dezembro de 2000 determinou a extinção do 
Instituto e a Concessão de Franquia Profissional de 
Fisioterapeuta e/ou de Terapeuta Ocupacional. 
2. É vetada a concomitância de inscrições para o exercício 
simultâneo das profissões de fisioterapeuta e terapeuta 
ocupacional pelo portador dos diplomas pertinentes às 
duas profissões. 
3. É vetado ao Presidente do CREFITO autorizar ao inscrito 
em outro CREFITO, mesmo que em pleno gozo de seus 
direitos profissionais, o exercício profissional temporário, 
isento de inscrição. 
 
Assinale a alternativa correta 
 
A) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas. 
B) Apenas as afirmativas 1 e 3 estão corretas. 
C) Apenas a afirmativa 1 está correta. 
D) As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas. 
E) As afirmativas 1, 2 e 3 estão incorretas. 
 
 
 
A Resolução 10 nº. do COFFITO aprova o Código de Ética 
Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Sobre o 
Código de Ética, analise as afirmativas abaixo 
 
1. A responsabilidade do fisioterapeuta e/ou terapeuta 
ocupacional, por erro cometido em sua atuação 
profissional, é diminuída, quando cometido o erro na 
coletividade de uma instituição ou de uma equipe. 
2. É dever do fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional 
colocar seus serviços profissionais à disposição da 
comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou 
crise social, sem pleitear vantagem pessoal. 
3. É proibido ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional 
dar consulta ou prescrever tratamento por meio de 
correspondência, jornal, revista, rádio, televisão ou 
telefone. 
 
Assinale a alternativa correta 
A) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas. 
B) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas. 
C) Apenas a afirmativa 1 está correta. 
D) As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas. 
E) As afirmativas 1, 2 e 3 estão incorretas. 
 
 
 
 
 
Considerando o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e 
Terapia Ocupacional, estabelecido pela Resolução 10 do 
COFFITO, assinale (V) quando verdadeira ou (F) quando 
considerar a afirmativa falsa. 
 
( ) O fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional poderão 
trabalhar em caráter provisório em empresa não 
registrada no Conselho Regional de Fisioterapia e 
Terapia Ocupacional da região. 
 
( ) É dever do fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional 
pertencer, no mínimo, a uma entidade associativa da 
respectiva classe, de caráter cultural e/ou sindical, da 
jurisdição onde exerce sua atividade profissional. 
 
( ) O fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional poderão 
emprestar, apenas e somente a título gratuito, seu nome, 
fora do âmbito profissional para propaganda de 
medicamento ou outro produto farmacêutico, tratamento, 
instrumental ou equipamento, ou publicidade de empresa 
industrial ou comercial com atuação na industrialização 
ou comercialização dos mesmos. 
 
( ) Quando a título gratuito, o fisioterapeuta e/ou terapeuta 
ocupacional podem permitir que seu nome conste do 
quadro de pessoal de hospital, casa de saúde, 
ambulatório, consultório clínica, policlínica, escola, 
curso, empresa balneária hidro-mineral, entidade 
desportiva ou qualquer outra empresa ou estabelecimento 
congênere similar ou análogo, sem nele exercer as 
atividades de fisioterapia e/ou terapia ocupacional 
pressupostas. 
 
( ) É proibido ao fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional 
prestar assistência profissional gratuita ou a preço ínfimo, 
ressalvado o disposto no art. 29 do Código de Ética, e 
encaminhar a serviço gratuito de instituição assistencial 
ou hospitalar, cliente possuidor de recursos para 
remunerar o tratamento, quando disso tenha 
conhecimento. 
 
A sequência correta de cima para baixo é: 
 
A) V; V; F; F; V. 
B) F; V; F; F; V. 
C) V; V; F; V; F. 
D) V; F; F; F; F. 
E) V; F; V; V; F. 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 17 
QUESTÃO 18 
QUESTÃO 19
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNTowMCAtMDMwMA==
 
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 
Concurso Público – 2009 
Tipo 1 Cargo: Fiscal de Terapia Ocupacional / Nível Superior 
Página 6/14 
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 
RA
SC
U
N
H
O
 
 
 
 
Considerando as Resoluções nº. 80 e nº. 81 do COFFITO, é 
incorreto afirmar que: 
 
A) ao profissional fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional é 
vedado, em atividade profissional nos Serviços de 
Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional, atribuir ou delegar 
funções de sua exclusividade e competência para 
profissionais não habilitados ao exercício profissional da 
Fisioterapia. 
B) somente poderão usar a expressão Terapia Ocupacional e 
Fisioterapia as empresas registradas na Junta Comercial 
do Estado. 
C) por sua formação acadêmico-profissional, pode o 
Terapeuta Ocupacional e/ou Fisioterapeuta atuar 
juntamente com outros profissionais nos diversos níveis 
de assistência à Saúde, na administração de serviços, na 
área educacional e no desenvolvimento de pesquisas. 
D) a reabilitação é um processo de consolidação de objetivos 
terapêuticos, não caracterizando área de exclusividade 
profissional, e sim uma proposta de atuação 
multiprofissional, voltada para a recuperação e o bem-
estar biopsicossocial do indivíduo. 
E) o Terapeuta Ocupacional e/ou Fisioterapeuta pode buscar 
todas informações que julgar pertinentes no 
acompanhamento evolutivo do tratamento do paciente sob 
sua responsabilidade, recorrendo a outros profissionais da 
Equipe de Saúde, através de solicitação de laudos técnicos 
especializados acompanhados dos resultados dos exames 
complementares, a eles inerentes. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Assinale (V) quando verdadeira ou (F) quando considerar a 
afirmativa falsa. 
 
( ) Ficam obrigados a inscrever-se no ConselhoRegional 
de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de sua jurisdição 
o Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional que 
exerçam o magistério apenas em disciplina de formação 
profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional que 
exijam, para a sua ministração, conhecimentos técnicos, 
científicos e práticos, obteníveis através do continuado 
exercício profissional. 
 
( ) No exercício de suas atividades profissionais, o 
Fisioterapeuta poderá aplicar, complementarmente, os 
princípios, métodos e técnicas da acupuntura desde que 
apresente, ao respectivo CREFITO, título, diploma ou 
certificado de conclusão de curso específico 
patrocinado por entidade de acupuntura de reconhecida 
idoneidade científica, ou por universidade. O CREFITO 
poderá, segundo normas baixadas pelo COFFITO, 
solicitar que o Fisioterapeuta com registro de 
qualificação em acupuntura demonstre, periodicamente, 
a atualidade científica dos conhecimentos obtidos na 
área de acupuntura. 
 
( ) A substituição das titulações de Fisioterapeuta e/ou 
Terapeuta Ocupacional, por expressões genéricas, tais 
como: Terapeuta Corporal, Terapeuta de Mão, 
Terapeuta Funcional, Repegistas, Terapeuta 
Morfoanalista e assemelhadas, por profissional 
registrado/inscrito no Sistema COFFITO/CREFITOS 
configura descumprimento legal, passível de 
enquadramento em procedimento ético-disciplinar. 
 
( ) A existência de qualquer débito do profissional no 
CREFITO não interrompe o processo de transferência, 
entretanto, o CREFITO para o qual se transfere o 
profissional assume a obrigatoriedade de cobrar ou 
parcelar o débito existente. 
 
A sequência correta de cima para baixo é: 
 
A) V; V; F; F. 
B) F; V; F; F. 
C) V; V; F; V. 
D) V; F; F; F. 
E) F; V; V; V. 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 20 QUESTÃO 21
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNTowMCAtMDMwMA==
 
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 
Concurso Público – 2009 
Tipo 1 Cargo: Fiscal de Terapia Ocupacional / Nível Superior 
Página 7/14 
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 
RA
SC
U
N
H
O
RA
SC
U
N
H
O
 
 
A Resolução n.º 194, de 9 de dezembro de 1998, aprova a 
instituição na Estrutura dos Conselhos Regionais de 
Fisioterapia e Terapia Ocupacional - CREFITOS, do 
Departamento de Fiscalização – DEFIS. De acordo com esta 
Resolução, analise as afirmativas abaixo: 
 
1. O Presidente do CREFITO encaminhará para 
conhecimento e deliberação da Diretoria todo e qualquer 
processo administrativo-fiscalizador que depender de 
aplicabilidade de medidas legais, ou mesmo aquele que, 
no seu entender, seja de relevância e necessária sua 
discussão pelos membros da Diretoria. 
 
2. Avaliado o processo administrativo-fiscalizador pela 
Diretoria, constatado ser o assunto de necessário 
conhecimento ou deliberação do Plenário, caberá ao 
Presidente do CREFITO, determinar a inclusão da 
matéria em pauta de reunião Plenária. 
 
3. É proibido em veículo CREFITO, a identificação do 
Conselho Regional e respectiva sigla, mediante pintura 
apropriada ou uso de adesivo que permita visibilidade. 
 
4. Laudos Técnicos e/ou Pareceres Especializados em atos 
de fiscalização ou no processo administrativo-
fiscalizador e/ou interseção ética, quando não for de 
autoria de profissional da atividade envolvida, é nulo de 
pleno direito. 
 
Estão corretas 
 
A) 1 e 2, apenas. 
B) 1, 2 e 4, apenas. 
C) 1 e 3, apenas. 
D) 1, 2, 3 e 4. 
E) 2, 3 e 4, apenas 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
De acordo com a Resoluções do COFFITO, analise as 
afirmativas que se seguem: 
 
1. Os certificados de conclusão de cursos de quiropraxia 
e/ou de osteopatia somente serão aceitos, se oriundos de 
instituição de reconhecida idoneidade no ensino das linhas 
de conhecimento referenciadas, devendo comprovar uma 
carga horária mínima de 1500 h (um mil e quinhentas 
horas), sendo 1/3 (um terço) de atividades práticas, com 
duração mínima de 2 (dois) anos. 
 
2. As Instituições mantenedoras de Pós-Graduação na 
modalidade Residência deverão obter para fins de 
reconhecimento de seus Títulos, prévia aprovação de seu 
projeto pedagógico junto ao COFFITO. 
 
3. Serão reconhecidos como Especialistas, os portadores de 
Títulos de Pós-Graduação, realizados na modalidade 
Residência - Treinamento em Serviço em 2 anos - cujo 
projeto, tenha obtido a aprovação e o reconhecimento do 
COFFITO. 
 
4. Os Cursos de Aprimoramento deverão apresentar uma 
carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas 
aula com, no mínimo, 40% de aulas práticas, devendo seu 
corpo docente satisfazer as exigências de comprovação do 
domínio intelectual da disciplina, através de trabalhos e 
outras ações, desenvolvidas no exercício da prática do 
magistério e/ou do exercício profissional, no âmbito da 
informação técnico-científica objeto do Projeto do Curso. 
 
Estão corretas 
 
A) 1 e 2, apenas. 
B) 1, 2 e 3, apenas. 
C) 1 e 3, apenas. 
D) 1, 2, 3 e 4. 
E) 1, 2 e 4, apenas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 22 QUESTÃO 23
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNTowMCAtMDMwMA==
 
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 
Concurso Público – 2009 
Tipo 1 Cargo: Fiscal de Terapia Ocupacional / Nível Superior 
Página 8/14 
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 
RA
SC
U
N
H
O
 
 
 
 
Considerando a Resolução nº. 182, de 25 de novembro de 
1997, assinale (V) quando verdadeira ou (F) quando 
considerar a afirmativa falsa. 
 
( ) Os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia 
Ocupacional – CREFITOS são organizados e instalados 
por ato específico do Conselho Federal de Fisioterapia e 
Terapia Ocupacional-COFFITO, segundo critério da 
divisão do país em regiões de jurisdição que, em função 
do número de profissionais e pessoas jurídicas em 
atividade, assegure funcionamento autônomo e regular, 
administrativo e financeiro. 
 
( ) Os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia 
Ocupacional – CREFITOS fiscalizam o exercício 
profissional na área de sua jurisdição e funcionam como 
Tribunal Regional de Ética, conhecendo, processando e 
decidindo os casos que lhes forem submetidos. 
 
( ) O mandato da Diretoria dos CREFITOS é de dois anos, 
podendo ser reconduzida por igual período de tempo. 
 
( ) A estrutura do Conselho Regional de Fisioterapia e 
Terapia Ocupacional – CREFITO compreende: I – 
Plenário; II – Diretoria; III – Comissão de Tomada de 
Contas – CTC; IV – Comissão de Ética Profissional – 
COEP; V – As Assessorias Técnicas; VI – Secretaria 
Geral. 
 
A sequência correta de cima para baixo é: 
 
A) V; V; F; F. 
B) F; V; F; F. 
C) V; V; F; V. 
D) V; F; F; F. 
E) F; V; V; V. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Analise as afirmativas abaixo: 
 
1. Entidades Beneficentes de Assistência Social, prestadoras 
de assistência profissional nas áreas da Fisioterapia e/ou 
da Terapia Ocupacional, agasalhadas pelos princípios e 
exigências fixadas pela Lei Federal nº 8742/1993, 
Decretos de números 2536/1998, 3504/2000 e Art. 5º da 
MP nº 2129-6/2001 são dispensadas do pagamento de 
emolumentos de registro e anuidade, ao CREFITO da 
jurisdição. 
2. De acordo com o Art.1º da Lei n.º 8.856, de 1º de março 
de 1994 os profissionais Fisioterapeuta e Terapeuta 
Ocupacional ficarão sujeitos à prestação máxima de 40 
horas semanais de trabalho, assegurado o intervalo para 
almoço, o gozo de férias anuais remuneradas acrescidas 
de 1/3 do valor do salário e décimo terceiro salário com 
base na remuneração integral. 
3. Em caso de transferência de jurisdição haverá a 
transferênciado número de inscrição de um profissional 
para outro, evitando a descontinuidade na seqüência de 
registros nos CREFITOS. 
4. No impresso de receituário de instituição em que 
trabalhar, ou outro qualquer em que fizer prescrição para 
cliente, o fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional 
consignará, obrigatoriamente, imediatamente abaixo de 
sua assinatura, em carimbo ou manuscrito, o nome 
completo e o número de do CPF (Cadastro de Pessoas 
Físicas). 
Está(ão) correta(s) 
A) 1 e 2 apenas. 
B) 1 e 3 apenas. 
C) 2 e 3 apenas. 
D) 1 apenas. 
E) 1, 2, 3 e 4. 
 
 
 
A Constituição Federal Brasileira no seu Art. 203 determina 
que a assistência social será prestada a quem dela necessitar, 
independentemente de contribuição à seguridade social e tem 
vários objetivos. Nas alternativas abaixo assinale (V) quando o 
objetivo for verdadeiro ou (F) quando for falso. 
 
( ) A proteção à família, à maternidade, à infância, à 
adolescência e à velhice. 
( ) O amparo às crianças e adolescentes carentes. 
( ) Despesas com pessoal e encargos sociais. 
( ) A promoção da integração ao mercado de trabalho. 
( ) Normatizar a fiscalização, avaliação e controle das 
despesas com saúde nas esferas federal, estadual, distrital 
e municipal. 
 
A sequência correta de cima para baixo é: 
 
A) V; V; F; F; V. 
B) F; V; F; F; V. 
C) V; V; F; V; F. 
D) V; F; V; V; V. 
E) V; F; F; V; V. 
QUESTÃO 24 QUESTÃO 25
QUESTÃO 26
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNTowMCAtMDMwMA==
 
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 
Concurso Público – 2009 
Tipo 1 Cargo: Fiscal de Terapia Ocupacional / Nível Superior 
Página 9/14 
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 
RA
SC
U
N
H
O
 
 
 
De acordo com a Resolução nº. 244 – COFFITO, de 28 de 
novembro de 2002, que dispõe sobre o instituto da Licença 
Temporária de Trabalho para os fins a que destina, analise as 
afirmativas abaixo: 
1. É um ato administrativo destinado à permissão do 
exercício profissional pelo período de até um ano, não 
renovável, ao indivíduo em aguardo da expedição do 
diploma de graduação pela IES. 
2. A Licença Temporária de Trabalho também poderá ser 
concedida em situações especiais pelo CREFITO, não 
prevista no Art. 2º desta Resolução, desde que autorizada 
pelo Plenário do COFFITO. 
3. Este ato administrativo é devido ao tempo demandado 
pelas IES para processar os registros e expedir os 
diplomas de graduação. 
4. Este ato administrativo é decorrente da necessidade de o 
indivíduo graduado ingressar de imediato no mercado de 
trabalho para sua automanutenção, sem sofrer os entraves 
decorrentes das falhas administrativas das IES. 
5. O Instituto da Franquia Profissional vigora pelo disposto 
na Resolução COFFITO nº. 218, de 14 de dezembro de 
2000. 
 
Estão corretas 
A) 1, 2, 4 e 5, apenas. 
B) 2, 3, 4 e 5, apenas. 
C) 1, 2, 3, 4 e 5. 
D) 1, 2, 3 e 4, apenas. 
E) 1, 2, 3 e 5, apenas. 
 
 
Não correspondem ao que se dispõe a Resolução nº. 242– 
COFFITO: 
 
1. É vedado o registro de Título de Tecnólogo em 
Fisioterapia no COFFITO. 
2. É vedado a portadores de Título de Tecnólogo em 
Fisioterapia, o exercício profissional da atividade, nos 
termos da lei. 
3. O profissional que atua como Tecnólogo em Fisioterapia 
tem amparo legal junto ao COFFITO. 
4. As instituições que contratam Tecnólogos em Fisioterapia 
têm amparo legal junto aos CREFITO / COFFITO. 
5. O sistema CREFITO / COFFITO reconhece a necessidade 
do Tecnólogo em Fisioterapia na assistência de pacientes. 
A) 1, 2 e 4, apenas. 
B) 3, 4 e 5, apenas. 
C) 1 e 2, apenas. 
D) 3 e 4, apenas. 
E) 1, 2 e 3, apenas. 
 
 
 
A Resolução n.º 131, de 26 de Novembro de 1991– 
COFFITO dispõe sobre o registro de Diplomas de graduados 
no estrangeiro, em cursos de Fisioterapia e/ou Terapia 
Ocupacional, perante a Autarquia. Assinale (V) quando 
verdadeira ou (F) quando considerar a afirmativa falsa. 
( ) Concede-se a revalidação de diplomados no estrangeiro 
desde que seja comprovada sua formação técnica 
específica, perante o COFFITO. 
( ) Considera-se que a revalidação de diplomados no 
estrangeiro, por parte dos órgãos competentes, exige uma 
isonomia de estudos superiores por parte do candidato 
nas Instituições Estrangeiras. 
( ) Considera-se que é obrigação da Instituição responsável 
pela revalidação, constatar se o Diploma corresponde, na 
origem, a estudos superiores, compatíveis com a duração 
mínima exigível no Brasil. 
( ) Uma vez constatada qualquer outorga já concedida, em 
desacordo com o previsto no art. 1º., desta Resolução, 
deverá o CREFITO da jurisdição fazer sindicância, 
encaminhando relatório conclusivo para deliberação do 
Egrégio Conselho Federal, que tomará as medidas legais 
cabíveis, inclusive, formalizando a cassação da outorga 
concedida indevidamente. 
( ) Não será concedida outorga de exercício profissional para 
diplomado no exterior, sem que haja comprovação formal 
de que sua graduação se estabeleceu em estudo de nível 
superior, em Instituição de Ensino Superior, com curso 
reconhecido pelo Governo do país de origem. 
 
A sequência correta de cima para baixo é: 
 
A) V; V; F; F; V. 
B) F; V; F; F; V. 
C) V; V; F; V; F. 
D) F; V; V; V; V. 
E) V; F; F; V; V. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 27 
QUESTÃO 28 
QUESTÃO 29
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNTowMCAtMDMwMA==
 
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 
Concurso Público – 2009 
Tipo 1 Cargo: Fiscal de Terapia Ocupacional / Nível Superior 
Página 10/14 
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 
 
 
 
Em relação à Resolução n.º 81- COFFITO, sobre a atuação do 
Terapeuta Ocupacional, assinale a alternativa incorreta: 
 
A) O profissional deve reavaliar sistematicamente o paciente 
para fins de reajuste ou alterações das condutas 
terapêuticas próprias empregadas, adequando-as à 
evolução da metodologia adotada. 
B) O Terapeuta Ocupacional é profissional competente para 
buscar todas as informações que julgar necessárias no 
acompanhamento evolutivo do tratamento do paciente sob 
sua responsabilidade, recorrendo a outros profissionais da 
Equipe de Saúde, através de solicitação de laudos técnicos 
especializados acompanhados dos resultados dos exames 
complementares, a eles inerentes. 
C) Ao profissional Terapeuta Ocupacional é vedado, em 
atividade profissional nos Serviços de Terapia 
Ocupacional, atribuir ou delegar funções de sua 
exclusividade e competência para profissionais não 
habilitados ao exercício da Terapia Ocupacional. 
D) Somente poderão usar a expressão Terapia Ocupacional 
as empresas registradas no Conselho Regional de 
Fisioterapia e Terapia Ocupacional - CREFITO - da 
jurisdição, na conformidade com o preceituado no § 
único, do artigo 12, da Lei nº. 6.316, de 17.12.75. 
E) O uso da expressão Terapia Ocupacional por qualquer 
estabelecimento, sob qualquer objetivo, caracteriza 
prestação de serviços à saúde ampliada, portanto, fora de 
abrangência fiscalizadora do COFFITO. 
 
 
Considerando a Resolução nº. 211 - COFFITO, de 17 de 
agosto de 2000, assinale a alternativa que expressa a 
determinação dessa Resolução. 
 
A) É proibido o exercício profissional da Fisioterapia ao 
portador de Certificado de Curso Seqüencial, mesmo que 
reconhecido no âmbito educacional. 
B) O COFFITO considera que o Certificado obtido em curso 
seqüencial valida exercício profissional. 
C) Autorizar o Terapeuta Ocupacional a usar 
complementarmente a Acupuntura em suas condutas 
profissionais, após a comprovação da suaformação 
técnica específica, perante o COFFITO. 
D) O Fisioterapeuta no âmbito da sua atividade profissional 
está qualificado e habilitado para prestar serviços de 
auditoria, consultoria e assessoria especializada. 
E) São atribuições do Terapeuta Ocupacional, que presta 
assistência a saúde do trabalhador, independentemente do 
local em que atue, prestar serviços de auditoria, 
consultoria e assessoria especializada no seu campo de 
intervenção profissional. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Entre as diretrizes do Sistema Único de Saúde inscritas no 
Capítulo 2, Seção 2 (da Saúde), Art. 198 da Constituição 
Federal de 1988 inclui-se: 
A) participação da comunidade. 
B) prioridade para o atendimento hospitalar. 
C) centralização das ações de saúde no governo federal. 
D) financiamento privado da saúde. 
E) regulação do setor de saúde suplementar. 
 
 
Segundo o Art. 200 do Capítulo 2, Seção 2 (da Saúde), ao 
Sistema Único de Saúde compete, nos termos da lei, entre 
outras, as seguintes atribuições, exceto: 
A) colaborar na proteção do meio ambiente, nele 
compreendido o do trabalho. 
B) executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, 
bem como as de saúde do trabalhador. 
C) ordenar a formação de recursos humanos na área de 
saúde. 
D) participar da formulação da política e da execução das 
ações de saneamento básico. 
E) prover cobertura de pensão e aposentadoria dos eventos 
de doença, invalidez, morte, incluídos os resultantes de 
acidentes do trabalho, velhice e reclusão. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 30 
QUESTÃO 31 
QUESTÃO 32
QUESTÃO 33
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNTowMCAtMDMwMA==
 
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 
Concurso Público – 2009 
Tipo 1 Cargo: Fiscal de Terapia Ocupacional / Nível Superior 
Página 11/14 
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 
RA
SC
U
N
H
O
 
 
Considerando a Resolução nº. 139 – COFFITO, de 28 de 
Novembro de 1992, que dispõe sobre as atribuições do 
Exercício da Responsabilidade Técnica nos campos 
assistenciais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, analise 
as afirmativas abaixo: 
 
1. A responsabilidade técnica somente poderá ser exercida 
por Fisioterapeuta e/ou Terapeuta Ocupacional em, no 
máximo, 2 (dois) serviços, devendo o CREFITO de a 
jurisdição manter controle próprio, através de livro, ficha 
ou sistema informatizado. 
2. O responsável técnico responderá perante o CREFITO, 
por ato de administração do agente empregador, que 
corroborar ou não denunciar e que concorra, de qualquer 
forma, para lesão dos direitos da clientela. 
3. É atribuição do responsável técnico, garantir que durante 
os horários de atendimento à clientela, estejam em 
atividades no serviço, profissionais Fisioterapeutas e/ou 
Terapeutas Ocupacionais, em número compatível com a 
natureza da atenção à ser prestada. 
4. A responsabilidade técnica cessa pelo cancelamento, o 
qual é processado pelo CREFITO, quando cancelada a 
inscrição do profissional ou registro da empresa. 
5. A empresa, órgão, entidade ou instituição, deverá 
substituir o responsável técnico, no prazo máximo de 15 
(quinze) dias, contados a partir da cessação da 
responsabilidade técnica anterior, estando impedido de 
oferecer estas práticas assistenciais se, no período não 
constar com a presença do Fisioterapeuta e/ou do 
Terapeuta Ocupacional, de acordo com a assistência 
proposta. 
 
Estão corretas: 
A) 1, 2, 3, 4 e 5. 
B) 2, 3, 4 e 5, apenas. 
C) 3, 4, e 5, apenas. 
D) 1, 2 e 3, apenas. 
E) 1, 2 e 4, apenas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Segundo a Resolução 29 – COFFITO, que regulariza a 
fiscalização do exercício profissional e provê competência aos 
Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, 
nos termos da lei, entre outras, o COFFITO tem as seguintes 
atribuições, exceto: 
 
A) Promover, a partir de denúncia ou visita de inspeção, a 
apuração de infração disciplinar e a aplicação das penas 
cabíveis, nos termos do art. 7º., nºs. III e VII da Lei nº. 
6.316, de 12.12.75. 
B) Estabelecer, cada Conselho Regional, os procedimentos 
administrativos para apuração de infração disciplinar e 
respectiva punição. 
C) Fiscalizar direta e permanentemente através de serviço 
específico, e indireta e eventualmente, através dos 
profissionais em geral e de pessoa especialmente 
credenciada pela Presidência do COFFITO ou do 
CREFITO. 
D) Classificar as infrações conforme a intenção e o dano 
delas decorrente, a critério do CREFITO, e respeitando o 
que dispõe o § 2º do art. 17 da Lei nº. 6.316/75, em três 
níveis de gradação. 
E) Não advertir ou repreender o profissional ou a pessoa 
jurídica na omissão da indicação do número de inscrição 
e/ou do registro no CREFITO em placas, anúncios e 
qualquer outro veículo de divulgação ou concorrer para a 
omissão. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 34 
QUESTÃO 35
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNTowMCAtMDMwMA==
 
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 
Concurso Público – 2009 
Tipo 1 Cargo: Fiscal de Terapia Ocupacional / Nível Superior 
Página 12/14 
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 
RA
SC
U
N
H
O
RA
SC
U
N
H
O
 
 
Sobre a Resolução 37 - COFFITO, que regulamenta o registro 
de empresas nos Conselhos Regionais de Fisioterapia e 
Terapia Ocupacional, assinale a alternativa incorreta : 
A) O registro da empresa, ou do órgão dela integrante, é 
requerido por representante legal da mesma, em 
formulário próprio, ao Presidente do CREFITO. 
B) Está obrigada ao registro no Conselho Regional de 
Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), com 
jurisdição sobre a região do respectivo funcionamento, a 
empresa constituída ou que venha a ser constituída, no 
todo ou em parte, individualmente ou em sociedade ou em 
condomínio, inominadamente ou sob qualquer designação 
ou razão social, com finalidade lucrativa ou não. 
C) Do requerimento deverá constar apenas e expressamente 
nome e/ou razão social; nome do proprietário e, se for o 
caso, dos sócios proprietários, diretores ou condôminos; 
nomes e números de inscrição no CREFITO dos 
fisioterapeutas e/ou terapeutas ocupacionais vinculados à 
empresa, ou ao órgão dela integrante, seja qual for a 
natureza do vínculo, indicado o horário de atividade 
profissional de cada um, na empresa. 
D) A vigência do registro da empresa, ou do órgão dela 
integrante, no CREFITO, é comprovada pela posse do 
Certificado de Registro de que trata o art. 10, 
acompanhado da declaração de regularidade de situação 
expedida anualmente. 
E) O requerimento de registro constitui processo específico e é 
julgado em reunião da Diretoria, depois de instituído com 
parecer de um Relator, escolhido e designado pelo 
Presidente, dentre os membros efetivos que não fazem parte 
da Diretoria e os suplentes. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sobre uma empresa registrada no CREFITO para fins de 
publicidade, segundo a Resolução 37- COFFITO, assinalar 
(V) quando verdadeira ou (F) quando considerar a afirmativa 
falsa. 
( ) É obrigatório a menção expressa do número de registro 
da empresa no CREFITO em anúncio ou propaganda 
próprios ou de órgão a ela subordinada. 
( ) É vedado o uso, em placas, letreiros, impressos e 
anúncios, de símbolo, logotipo, fotografia e o conceito 
das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, 
bem como dos que as exerçam. 
( ) As expressões "fisioterapia" e "terapia ocupacional" e 
suas derivações somente podem integrar, conforme o 
caso, nome ou razãosocial da empresa da qual participe 
fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional como 
proprietário, condômino ou sócio, respeitadas as 
existentes anteriormente a 1978. 
( ) É obrigatório a divulgação do número de pacientes/dia 
atendidos pelo setor de fisioterapia e/ou terapia 
ocupacional, e número de pacientes/dia atendidos pela 
empresa, no total. 
( ) É obrigado nas divulgações a apresentação das Armas 
da República, em arte de fundo, impressa em verde de 
tonalidade mais clara que a da grega (inciso III) e a 
autenticação pela impressão, em relevo seco, do sinete 
do CREFITO. 
 
A sequência correta de cima para baixo é: 
 
A) V; V; F; F; V. 
B) F; V; F; F; V. 
C) V; V; F; V; F. 
D) V; F; V; V; V. 
E) V; V; V; F; F. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 36 QUESTÃO 37
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNTowMCAtMDMwMA==
 
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 
Concurso Público – 2009 
Tipo 1 Cargo: Fiscal de Terapia Ocupacional / Nível Superior 
Página 13/14 
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 
RA
SC
U
N
H
O
 
 
 
 
De acordo com a Resolução nº. 29 - COFFITO assinale (V) 
quando verdadeira ou (F) quando considerar a afirmativa falsa. 
 
( ) O autor da infração pode ser a pessoa física de quem, 
embora possuidor da formação universitária necessária 
para o exercício profissional da Fisioterapia ou Terapia 
Ocupacional, não tenha a habilitação legal conferida pela 
inscrição em CREFITO. 
( ) O autor da infração pode ser a pessoa física da 
Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional habilitado, pela 
inscrição em CREFITO, para o exercício profissional. 
( ) Para a classificação da infração se levarão em conta, 
combinadamente, dentre outros, alguns elementos tais 
como existência ou não de dolo; se o dano a terceiro se 
efetivou ou poderia ter-se efetivado; natureza e extensão 
do dano; se reparável ou irreparável; e se atingiu ou 
poderia ter atingido a área de interesse diversa da de 
atuação do infrator. 
( ) Responde solidariamente pela infração quem, por 
qualquer modo, concorrer para sua prática ou dela se 
beneficiar. 
( ) O autor da infração pode ser a pessoa física ou jurídica, 
vinculada ou não ao CREFITO, por inscrição ou registro, 
responsável, na qualidade de proprietário, sócio, 
empregador, administrador, diretor, gerente, agente, 
representante, condômino, usuário ou qualquer 
designativo similar que confira responsabilidade do 
funcionamento de empresa, organização entidade ou local 
estabelecido ou anunciado, por qualquer meio de 
divulgação público ou particular. 
 
A sequência correta de cima para baixo é: 
 
A) V; V; V; F; V. 
B) F; F; V; F; F. 
C) V; V; F; V; F. 
D) V; V; V; V; V. 
E) V; V; V; F; F. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Resolução n.º 213, de 19 de setembro de 2000, dispõe sobre 
o reconhecimento do Título Acadêmico de Kinesiólogo como 
equivalente ao Título Acadêmico de Fisioterapeuta. Este 
reconhecimento deveu-se: 
1. à necessidade de melhor fundamentar e facilitar a 
equalização e a interlocução corporativa entre os Estados-
parte do Mercosul. 
2. à compreensão de que os profissionais detentores dos 
títulos acadêmicos superiores de Fisioterapeuta e de 
Kinesiólogo detêm a mesma formação acadêmica e 
profissional. 
3. à sinonímia da titularidade profissional de Fisioterapeuta e 
Kinesiólogo, no âmbito do Mercosul. 
4. ao reconhecimento das Entidades representativas dos 
profissionais detentores dos títulos acadêmicos 
referenciados no art. 1º desta Resolução, como 
interlocutores oficiais sobre assuntos de Fisioterapia no 
âmbito do Mercosul. 
5. à imposição do Governo Federal sobre os Conselhos 
representativos das classes profissionais durante as 
negociações do Mercosul. 
 
Está (ão) correta(s) apenas 
A) 1, 2, 3 e 4. 
B) 1, 3, 4 e 5. 
C) 2, 3, 4 e 5. 
D) 4 e 5. 
E) 4. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 38 QUESTÃO 39
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNTowMCAtMDMwMA==
 
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região - CREFITO 1 
Concurso Público – 2009 
Tipo 1 Cargo: Fiscal de Terapia Ocupacional / Nível Superior 
Página 14/14 
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 
RA
SC
U
N
H
O
 
 
 
Considerando a Resolução n.º 241-COFFITO, de 23 de maio 
de 2002, que dispõe sobre o exercício ilegal de atividade 
regulamentada por portadores de certificados de técnico em 
reabilitação e/ou fisioterapia, assinale a alternativa incorreta : 
A) É vedado ao portador de certificado de Técnico de 
Reabilitação e/ou Fisioterapia a prática de ato profissional 
que por sua natureza metodológica, científica e técnica, 
esteja caracterizada na sua prescrição e na sua indução 
terapêutica como ato próprio e privativo de profissional 
Fisioterapeuta. 
B) A prática referida no artigo 1º desta Resolução é tipificada 
como exercício ilegal de atividade regulamentada, que 
deverá ser interrompida pela ação institucional do 
CREFITO, preventivo a ocorrência de lesões econômicas 
e sociais nos termos da lei. 
C) O Fisioterapeuta com registro profissional no COFFITO 
que se associar e/ou se acumpliciar com ações indutoras 
ao exercício ilegal da atividade regulamentada 
“Fisioterapia” responderá solidariamente nos termos da 
lei, pelas ofensas éticas e legais cometidas e também, 
pelas lesões econômicas e sociais resultantes do ilícito 
praticado. 
D) O Fisioterapeuta com registro profissional no COFFITO, 
que delegar a leigo ato que por sua natureza 
técnico/científica seja próprio e privativo de profissional 
Fisioterapeuta na tipicidade do artigo 1º desta Resolução, 
responderá solidariamente nos termos da lei, pelas ofensas 
éticas e legais cometidas e também, pelas lesões 
econômicas e sociais resultantes do ilícito praticado. 
E) É permitido a portadores de Título de Tecnólogo em 
Fisioterapia, o exercício profissional da atividade, nos 
termos da lei. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 40 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNDo1NSAtMDMwMA==
CONCURSO PÚBLICO - CREFITO 1 
GABARITO DEFINITIVO 
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - TIPO 1 
QUESTÃO ALTERNATIVA QUESTÃO ALTERNATIVA 
1 C 21 B 
2 C 22 B 
3 B 23 D 
4 B 24 E 
5 D 25 C 
6 E 26 A 
7 B 27 C 
8 C 28 E 
9 A 29 B 
10 D 30 E 
11 B 31 A 
12 E 32 C 
13 B 33 E 
14 C 34 C 
15 E 35 D 
16 D 36 A 
17 A 37 E 
18 A 38 D 
19 D 39 C 
20 C 40 B 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNDo1NSAtMDMwMA==
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - TIPO 1 
QUESTÃO ALTERNATIVA QUESTÃO ALTERNATIVA 
1 B 21 B 
2 E 22 C 
3 D 23 D 
4 C 24 A 
5 B 25 D 
6 A 26 C 
7 C 27 D 
8 A 28 B 
9 E 29 E 
10 B 30 E 
11 C 31 D 
12 A 32 C 
13 A 33 C 
14 B 34 B 
15 B 35 E 
16 A 36 C 
17 D 37 A 
18 B 38 A 
19 C 39 E 
20 B 40 D 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNDo1NSAtMDMwMA==
FISCAL DE FISIOTERAPIA - TIPO 1 
QUESTÃO ALTERNATIVA QUESTÃO ALTERNATIVA 
1 A 21 E 
2 C 22 B 
3 E 23 B 
4 D 24 C 
5 B 25 D 
6 E 26 C 
7 B 27 D 
8 A 28 B 
9 D 29 D 
10 C 30 E 
11 C 31 A 
12 D 32 A 
13 B 33 E 
14 C 34 A 
15 E 35 E 
16 D 36 C 
17 C 37 E 
18 B 38 D 
19 B 39 A 
20 B 40 E 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNDo1NSAtMDMwMA==FISCAL DE TERAPIA OCUPACIONAL - TIPO 1 
QUESTÃO ALTERNATIVA QUESTÃO ALTERNATIVA 
1 A 21 E 
2 C 22 B 
3 E 23 B 
4 D 24 C 
5 B 25 D 
6 E 26 C 
7 B 27 D 
8 A 28 B 
9 D 29 D 
10 C 30 E 
11 C 31 A 
12 D 32 A 
13 B 33 E 
14 C 34 A 
15 E 35 E 
16 D 36 C 
17 C 37 E 
18 B 38 D 
19 B 39 A 
20 B 40 E 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNDo1NSAtMDMwMA==
TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR - TIPO 1 
QUESTÃO ALTERNATIVA QUESTÃO ALTERNATIVA 
1 A 21 B 
2 C 22 D 
3 E 23 A 
4 D 24 E 
5 B 25 D 
6 E 26 D 
7 B 27 A 
8 A 28 C 
9 D 29 E 
10 C 30 B 
11 ANULADA 31 D 
12 D 32 B 
13 A 33 B 
14 C 34 E 
15 B 35 B 
16 C 36 D 
17 C 37 A 
18 A 38 B 
19 B 39 A 
20 E 40 C 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAwNDozNDo1NSAtMDMwMA==
VIGIA - TIPO 1 
QUESTÃO ALTERNATIVA QUESTÃO ALTERNATIVA 
1 B 21 B 
2 E 22 C 
3 D 23 D 
4 C 24 A 
5 B 25 D 
6 A 26 C 
7 C 27 D 
8 A 28 B 
9 E 29 E 
10 B 30 E 
11 C 31 D 
12 A 32 C 
13 A 33 C 
14 B 34 B 
15 B 35 E 
16 A 36 C 
17 D 37 A 
18 B 38 A 
19 C 39 E 
20 B 40 D 
 
www.pciconcursos.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina