Logo Passei Direto
Buscar
Os opioides são fármacos comprovadamente eficazes no que diz respeito ao seu poder analgésico, e muitas vezes incluídos em protocolos de anestesia balanceada.
Sobre os opióides, analise as seguintes afirmacoes e marque a opção CORRETA:
(A) A naloxona é um antagonista de receptores μ, usada para reverter os efeitos adversos dos agonistas μ puros, como a morfina. Possui longa duração de ação, não sendo necessárias reaplicações.
(B) A meperidina é um agonista parcial dos receptores μ e analgesia análoga à morfina.
(C) O butorfanol é um agonista dos receptores κ e antagonista dos receptores μ. Possui efeito “teto”, ou seja, a ação analgésica não é dose-dependente.
(D) A buprenorfina é um agonista parcial de receptores μ e κ, com ação analgésica dose-dependente.
(E) O tramadol é um opioide atípico, com alta afinidade por receptores μ e mecanismo de ação advindo da ação antagonista não-competitiva sobre os receptores NMDA.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os opioides: (A) A naloxona é um antagonista de receptores μ, usada para reverter os efeitos adversos dos agonistas μ puros, como a morfina. Possui longa duração de ação, não sendo necessárias reaplicações. Incorreta. A naloxona é um antagonista dos receptores μ, mas sua duração de ação é curta, muitas vezes necessitando de reaplicações. (B) A meperidina é um agonista parcial dos receptores μ e analgesia análoga à morfina. Incorreta. A meperidina é um agonista completo dos receptores μ, não um agonista parcial. (C) O butorfanol é um agonista dos receptores κ e antagonista dos receptores μ. Possui efeito “teto”, ou seja, a ação analgésica não é dose-dependente. Correta. O butorfanol é realmente um agonista dos receptores κ e antagonista dos receptores μ, e possui um efeito "teto". (D) A buprenorfina é um agonista parcial de receptores μ e κ, com ação analgésica dose-dependente. Incorreta. A buprenorfina é um agonista parcial dos receptores μ, mas sua ação analgésica não é totalmente dose-dependente devido ao seu efeito "teto". (E) O tramadol é um opioide atípico, com alta afinidade por receptores μ e mecanismo de ação advindo da ação antagonista não-competitiva sobre os receptores NMDA. Incorreta. O tramadol tem um mecanismo de ação que envolve a inibição da recaptação de serotonina e norepinefrina, além de ser um agonista fraco dos receptores μ, mas não é um antagonista não-competitivo dos receptores NMDA. Portanto, a opção correta é: (C) O butorfanol é um agonista dos receptores κ e antagonista dos receptores μ. Possui efeito “teto”, ou seja, a ação analgésica não é dose-dependente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material