Nos termos do artigo 145 da Constituição Federal, em seu § 1º, sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte. Na verdade, a Constituição Federal não é seguida nesse ponto, uma vez que os que têm menos capacidade econômica pagam mais impostos no Brasil.
.
Tendo como base o texto lido, analise a situação hipotética a seguir.
Artur é servidor público do Estado X e atua para que o Estado seja o mais transparente possível ao regulamentar, planejar e executar as finanças públicas.
Considerando as informações apresentadas e o princípio da Transparência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Atuando para garantir o Princípio da Transparência, Artur permite que os cidadãos sejam agentes capazes de fazer o controle dos gastos públicos que devem ser feitos em razão deles.
PORQUE
II. Os principais responsáveis pela existência de recursos no orçamento são os cidadãos que fazem pagamento de tributos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
As asserções I e II são proposições falsas.
B)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Ed
há 3 meses
Vamos analisar as asserções: I. Atuando para garantir o Princípio da Transparência, Artur permite que os cidadãos sejam agentes capazes de fazer o controle dos gastos públicos que devem ser feitos em razão deles. Essa afirmação é verdadeira, pois o princípio da transparência visa permitir que os cidadãos acompanhem e fiscalizem a utilização dos recursos públicos. II. Os principais responsáveis pela existência de recursos no orçamento são os cidadãos que fazem pagamento de tributos. Essa afirmação também é verdadeira, já que os tributos pagos pelos cidadãos são a principal fonte de receita para o orçamento público. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções: - Ambas as asserções são verdadeiras. - A asserção II justifica a I, pois a transparência na gestão pública é fundamental para que os cidadãos, que são os responsáveis pelos recursos, possam exercer o controle sobre os gastos. Portanto, a alternativa correta é: E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.