“Dá-se também em todo o Brasil muito arroz, que é o mantimento da Índia Oriental, e muito milho zaburro que é o das Antilhas e Índia Ocidental. Dão-se muitos inhames grandes, que é mantimento de São Tomé e Cabo Verde, e outros mais pequenos, e muitas batatas, as quais plantadas uma só vez sempre fica a terra inçada delas. Mas o ordinário e principal mantimento do Brasil é o que se faz da mandioca, que são raízes maiores que nabos e de admirável propriedade, porque, se as comem cruas ou assadas, são mortíferas peçonha [...]” (SALVADOR, 1982, p. 69).
A obra de Frei Vicente de Salvador é muito valiosa para compreendermos nosso passado colonial. O religioso escreve em uma época em que o Brasil era uma “descoberta” recente de Portugal e apresenta uma série de condições e características das terras tropicais. Tendo por referência as atividades econômicas desenvolvidas América Portuguesa, analise as afirmações que estão em destaque:
I. O açúcar foi uma das atividades econômicas mais expressivas da colônia portuguesa, florescendo, sobretudo nas capitanias da Bahia e Pernambuco a partir de 1570. Entre esse período e meados do século XVII, o açúcar brasileiro dominou o mercado europeu.
II. A produção de farinha de mandioca teve um papel muito relevante na economia colonial, pois supria as necessidades das capitanias e ainda se destinava a exportação e manutenção do comércio de escravos africanos.
III. A produção de alimentos apresentava-se, portanto, não como mero apêndice da produção açucareira, mas pelo contrário, dotada de considerável autonomia em relação a ela.
IV. Na capitania de São Paulo, inicialmente a produção estava baseada no plantio de arroz, milho, batatas e mandioca, assim como retrata o excerto documental acima.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II apenas.
Alternativa 2:
III e IV apenas.
Alternativa 3:
I, II e III apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações: I. O açúcar foi uma das atividades econômicas mais expressivas da colônia portuguesa, florescendo, sobretudo nas capitanias da Bahia e Pernambuco a partir de 1570. Entre esse período e meados do século XVII, o açúcar brasileiro dominou o mercado europeu. Verdadeiro, essa afirmação é correta e reflete a importância da produção de açúcar na economia colonial. II. A produção de farinha de mandioca teve um papel muito relevante na economia colonial, pois supria as necessidades das capitanias e ainda se destinava a exportação e manutenção do comércio de escravos africanos. Verdadeiro, a farinha de mandioca era um alimento básico e também estava ligada ao comércio de escravos, pois a produção de alimentos era necessária para sustentar a mão de obra escrava. III. A produção de alimentos apresentava-se, portanto, não como mero apêndice da produção açucareira, mas pelo contrário, dotada de considerável autonomia em relação a ela. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois a produção de alimentos tinha sua própria importância e não era apenas um complemento à produção de açúcar. IV. Na capitania de São Paulo, inicialmente a produção estava baseada no plantio de arroz, milho, batatas e mandioca, assim como retrata o excerto documental acima. Verdadeiro, essa afirmação também é correta, pois o excerto menciona esses cultivos. Agora, considerando que todas as afirmações (I, II, III e IV) são verdadeiras, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: Alternativa 5: I, II, III e IV.