Logo Passei Direto
Buscar
A irrigação recebe cada vez mais atenção em áreas já naturalmente secas, e inclusive em outras que sentem mais seguidamente os efeitos de estiagens, a fim de assegurar a produção. A questão, junto com a abertura e a consolidação de mercados, como o chinês, esteve entre os temas em evidência na Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit, edição 2021, realizada no final de 2021 (24 a 26 de novembro), em Mossoró (RN), enaltecida pelo prefeito local, Alisson Bezerra, como a maior feira da fruticultura brasileira e a maior de melão do mundo.
Considerando o texto apresentado e os seus conhecimentos sobre a fruticultura irrigada, analise as afirmativas a seguir:
I. A manga produzida no Nordeste brasileiro tem praticamente toda sua produção anual exportada.
II. A produção de uva em Petrolina/PE tem se destacado e sua produção está atrelada ao uso da irrigação.
III. A irrigação, aliada a outras práticas, permitiu a produção e exportação de frutas produzidas em regiões de seca no Brasil, como o semiárido.
IV. O Vale São Francisco se tornou referência na produção de frutas, como uva e manga e tem sua produção toda em sistemas de irrigação.
A - II e III, apenas.
B - I e IV, apenas.
C - II, III e IV, apenas.
D - III e IV, apenas.
E - I, II e III, apenas.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A manga produzida no Nordeste brasileiro tem praticamente toda sua produção anual exportada. Falso, embora uma parte significativa da produção de manga no Nordeste seja exportada, não é correto afirmar que "praticamente toda" a produção é exportada, pois uma parte considerável é consumida internamente. II. A produção de uva em Petrolina/PE tem se destacado e sua produção está atrelada ao uso da irrigação. Verdadeiro, a produção de uva em Petrolina é realmente destacada e depende fortemente da irrigação, especialmente em uma região semiárida. III. A irrigação, aliada a outras práticas, permitiu a produção e exportação de frutas produzidas em regiões de seca no Brasil, como o semiárido. Verdadeiro, a irrigação é uma prática essencial que possibilita a produção e exportação de frutas em regiões áridas e semiáridas do Brasil. IV. O Vale São Francisco se tornou referência na produção de frutas, como uva e manga e tem sua produção toda em sistemas de irrigação. Verdadeiro, o Vale do São Francisco é conhecido por sua produção de frutas irrigadas, especialmente uvas e mangas. Agora, vamos ver quais alternativas contêm todos os itens verdadeiros: - A - II e III, apenas. (Correta) - B - I e IV, apenas. (Incorreta) - C - II, III e IV, apenas. (Correta) - D - III e IV, apenas. (Correta) - E - I, II e III, apenas. (Incorreta) As alternativas A, C e D estão corretas, mas a que contém todos os itens verdadeiros é a alternativa C: C - II, III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Antes de implantar um pomar, deve-se responder alguns questionamentos: O que plantar? Onde plantar? Qual será o mercado existente ou potencial? Em quanto tempo teremos o retorno do investimento? Hoje, a fruticultura deve ser vista como um negócio e, assim, todas as etapas que envolvem questões técnicas, econômicas e ecológicas devem ser consideradas antes da decisão de plantar.
É correto o que se afirma em:
I. O período de carência da espécie frutícola, a vida útil, o mercado e a produtividade devem ser considerados como requisitos básicos no planejamento para a instalação de pomares.
II. O pomar requer grandes investimentos no momento da implantação. Os custos envolvem o valor da terra e seu preparo, mudas, insumos, equipamentos, infraestrutura e mão de obra, entre outras, fazendo com que esta atividade tenha um alto investimento inicial.
III. No planejamento para a implantação de um pomar deve-se considerar além dos aspectos de ordem técnica, os de ordem financeira para que o produtor tenha garantia no empreendimento, melhorias na sua condição socioeconômica e um aproveitamento racional no uso da terra.
IV. A perecibilidade das frutas é um fator irrelevante na instalação de pomares, seja para o mercado de consumo in natura ou indústria, além disso, pode se “deixar de lado” a gestão adequada da colheita, armazenamento e transporte pois, está relacionado indiretamente com a preservação da qualidade e durabilidade dos produtos.
A - I, II e III, apenas.
B - III e IV, apenas.
C - I, II, III e IV.
D - I, apenas.
E - II e IV, apenas.

A colheita das maçãs deve acontecer quando atingirem o estádio de maturação comercial, caracterizado pelo estádio de desenvolvimento em que os frutos apresentam as características de qualidade desejadas para consumo. A colheita no ponto exato de maturidade contribui significativamente para a qualidade e durabilidade dos frutos, assegurando uma experiência sensorial agradável aos consumidores e maximizando o valor comercial da produção.
Considerando o texto apresentado e os seus conhecimentos sobre a colheita e pós-colheita da maçã, analise as afirmativas a seguir:
I. Na região Sudeste, a safra da macieira ocorre de junho a agosto.
II. As cultivares do grupo Fuji podem ser mantidas por 6 a 7 meses sob refrigeração e 7 a 9 meses sob atmosfera controlada.
III. As cultivares do grupo Gala podem ser armazenadas por 4 meses sob refrigeração e por até 7 meses sob atmosfera controlada.
IV. As maçãs são colhidas manualmente ao torcer o pedúnculo, e este deve ser mantido, para uma melhor conservação pós-colheita.
A I e IV, apenas.
B II e III, apenas.
C I, II e III, apenas.
D III e IV, apenas.
E II, III e IV, apenas.

Em condições ideais, 5 a 10% das flores fecundadas é considerado o suficiente para uma produção normal. Contudo, em condições ambientais favoráveis à polinização, a frutificação efetiva tende a ser excessiva, necessitando da remoção de parte das frutas para atingir tamanho comercial de frutas e evitar a alternância de produção. Nesse sentido, o eficiente uso de tecnologias existentes, assim como a adoção de novas tecnologias nos sistemas de produção de frutas torna-se fundamental para obtenção de frutos com qualidade exigida pelo mercado consumidor. Entre as técnicas possíveis de ser implementadas no manejo das culturas, como ameixeira, macieira, pereira, pessegueiro, quivi e caquizeiro, insere-se o raleio, que tem por objetivo a redução dos frutos das plantas.
Considerando o texto apresentado e seus conhecimentos sobre a técnica do raleio, analise as afirmativas a seguir:
I. A espécie e o método utilizado, qualquer que seja, o raleio deve ser mais intenso nas cultivares de maturação mais precoce e ciclo mais curto.
II. O número de frutas a serem deixadas na planta é variável com a espécie, cultivar, idade, vigor, nutrição, estado fitossanitário, entre outros.
III. O raleio deve ser realizado de acordo com o objetivo, ou seja, se desejar frutas de maior tamanho, deve-se deixar um maior número de frutas na planta, caso contrário, recomenda-se uma menor quantidade.
IV. O raleio, antes de executar ou determinar a quantidade de frutas que se vai deixar na planta, deve-se lembrar, que ao se intensificar o raleio, melhora-se a qualidade das frutas, a produção total aumenta e o valor da colheita aumenta até um certo ponto, decrescendo se o raleio for muito intenso.
A - II e III, apenas.
B - II, III e IV, apenas.
C - I e II, apenas.
D - III e IV, apenas.
E - I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina