Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

História

UNICESUMAR

De acordo com as reflexões realizadas por Azevedo (2009, p. 10), a história do Brasil dos primeiros séculos confunde-se com a história do açúcar. Foi no engenho que se formou a sociedade patriarcal açucareira, da qual uma das sínteses pode ser representada pelo binário casa-grande e capela. Os engenhos eram grandes complexos arquitetônicos com edificações que cumpriam funções diferenciadas e imbricadas entre si. Desde o século XVI, há notícias de engenhos que se destacavam por reunir casas de moendas, cozimento e purga, além da casa-grande e capela, todas construídas em pedra e cal. Havia ainda construções mais simples, como as casas de trabalhadores livres e senzalas, construídas em taipa ou adobe e recobertas com palha.

 


 

Neste âmbito, podemos considerar que:


​I. os colonizadores portugueses atuaram como grandes mestres do açúcar, mesmo em um universo tão hostil ao cultivo da cana-de-açúcar devido ao grande volume de chuvas e um solo arenoso e pobre de nutrientes.

II. os portugueses já tinham experiência com a indústria açucareira desde o século XV nas Ilhas Atlânticas, juntamente com a escravização dos africanos que já eram utilizados como mão de obra pelos lusos.

III. em um engenho colonial podíamos observar tanto a existência de indígenas e africanos em condição escrava, como de trabalhadores assalariados e especializados no preparo do açúcar. 

IV. a atividade açucareira implantada na América Portuguesa no século XVI foi a primeira esfera econômica que colocou o Brasil em evidência.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas


Alternativa 1:


I, II e III apenas.


Alternativa 2:


II e III apenas.


Alternativa 3:


II, III e IV apenas.


Alternativa 4:


III e IV apenas.


Alternativa 5:


I, II, III e IV.


User badge image
ANDERSON LUIZ DOS SANTOS

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os colonizadores portugueses atuaram como grandes mestres do açúcar, mesmo em um universo tão hostil ao cultivo da cana-de-açúcar devido ao grande volume de chuvas e um solo arenoso e pobre de nutrientes. Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, pois os portugueses realmente enfrentaram desafios, mas conseguiram desenvolver técnicas que permitiram o cultivo da cana-de-açúcar com sucesso. Portanto, essa afirmativa é um pouco exagerada. II. Os portugueses já tinham experiência com a indústria açucareira desde o século XV nas Ilhas Atlânticas, juntamente com a escravização dos africanos que já eram utilizados como mão de obra pelos lusos. Essa afirmativa é verdadeira, pois os portugueses já estavam envolvidos na produção de açúcar nas ilhas antes de se estabelecerem no Brasil. III. Em um engenho colonial podíamos observar tanto a existência de indígenas e africanos em condição escrava, como de trabalhadores assalariados e especializados no preparo do açúcar. Essa afirmativa é verdadeira, pois os engenhos realmente contavam com mão de obra escrava e também com trabalhadores assalariados. IV. A atividade açucareira implantada na América Portuguesa no século XVI foi a primeira esfera econômica que colocou o Brasil em evidência. Essa afirmativa é verdadeira, pois a produção de açúcar foi a principal atividade econômica que destacou o Brasil no cenário internacional. Agora, vamos resumir as análises: - I: Parcialmente verdadeira (exagerada). - II: Verdadeira. - III: Verdadeira. - IV: Verdadeira. Com isso, as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta que contém todas as afirmativas verdadeiras é: Alternativa 3: II, III e IV apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina