Logo Passei Direto
Buscar

 Sobre ATP é incorreta:

a) o mecanismo da contração muscular depende da molécula de ATP - adenosina trifosfato - para o fornecimento de energia. Por isso, tal molécula é tão importante para nosso organismo, sendo considerada uma importante moeda de troca de energia.

b) no "fornecimento de energia" a molécula de ATP é formada por uma molécula de Adenosina (adenina + ribose) e três moléculas de fosfato, por isso o nome Adenosina Trifosfato. A ligação entre a segunda e a terceira moléculas de fosfato é muito energética. O fornecimento de energia para a contração muscular - tracionamento das pontes cruzadas - ocorre pela "quebra" desta ligação. A energia liberada nessa reação é suficientemente forte para permitir que a contração muscular aconteça.

c) além de fornecer energia para a formação das pontes cruzadas, o ATP atua em outros momentos da contração muscular: no bombeamento de íons de sódio e potássio por meio do sarcolema e no retorno do cálcio ao retículo sarcoplasmático, quando encerra a contração. Como o processo da contração muscular é muito veloz e precisa acontecer repetidamente, o ATP fica estocado na própria fibra muscular, o que permite sua rápida conexão com as cabeças da miosina.

d) com a quebra de uma das ligações de fostato, o ATP se transforma em ADP, ou seja, adenosina difostato (com duas moléculas de fosfato), e a terceira molécula de fosfato (P) fica solta na fibra muscular. A grande questão é que nosso estoque de ATP é limitado e capaz de manter a contração muscular por apenas dois segundos antes que seja totalmente esgotado. Para que isso seja possível, é necessário que façamos a ressíntese dos nossos ATPs, ou seja, que os ADPs resultantes das quebras se juntem novamente aos Ps (moléculas de fósforo) soltos. A energia é fornecida por meio de dois metabolismos: o metabolismo aeróbio - que se divide em alático e lático - e o metabolismo anaeróbio.

e) todas as alternativas estão incorretas

User badge image
Heliara Rocha

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas é incorreta: a) Correta. O ATP é realmente fundamental para a contração muscular, servindo como a "moeda de troca" de energia. b) Correta. A descrição sobre a estrutura do ATP e como a quebra da ligação entre o segundo e o terceiro fosfato libera energia para a contração muscular está correta. c) Correta. O ATP não só fornece energia para a formação das pontes cruzadas, mas também é essencial para o bombeamento de íons e o retorno do cálcio ao retículo sarcoplasmático. d) Correta. A transformação de ATP em ADP e a necessidade de ressíntese do ATP estão bem explicadas, assim como a limitação do estoque de ATP. e) Incorreta. Como já analisamos, todas as alternativas anteriores estão corretas. Portanto, a alternativa incorreta é: e) todas as alternativas estão incorretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina